Como configurar um domínio personalizado no Google Sites (incluindo SSL)

Como configurar um domínio personalizado no Google Sites

Construir um site atualmente é uma tarefa fácil, graças à quantidade de ferramentas disponíveis para tal no mercado. Uma destas ferramentas — talvez não muito conhecida — é o Google Sites.

O Google Sites é uma plataforma de criação de sites criada pelo Google. A ferramenta está disponível gratuitamente para qualquer usuário que possua uma conta no Google — e também para usuários do G Suite, que é o pacote de serviços do Google para empresas. Os recursos para criação são os mesmos em ambas as modalidades.

Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Sites apresenta um diferencial: permite a configuração de um domínio personalizado. Isso significa que você pode criar o seu próprio site e publicá-lo sob um endereço como www.meusite.com.br.

Os únicos pré-requisitos para o uso de um domínio personalizado no Google Sites são possuir um domínio e ter um site publicado no Google Sites. Tendo estes dois recursos, você está pronto para extrair o máximo do Google Sites.

Atenção: se você é usuário do G Suite, o uso de domínios personalizados vem desativado por padrão na plataforma. Para ativar o recurso, o administrador do G Suite deve seguir estes passos.

Se você ainda não possui um domínio, veja aqui os passos para registrar um. Confira também nossa seleção das melhores empresas para registro de domínio nacionais e internacionais.

Para saber como configurar um domínio personalizado no Google Sites, acompanhe o tutorial a seguir. 🙂

1. Crie um novo site no Google Sites

Se você já criou o site, vá direto ao passo 2. Se você ainda não criou um, acesse a página do serviço, em sites.google.com/ e faça login com sua conta Google ou do G Suite. A página inicial do painel exibe a lista dos sites que você já possui. Se não houver nenhum, basta clicar no ícone “+”, no canto inferior da página.

Página inicial do Google Sites, antes da criação de qualquer site
Página inicial do Google Sites, antes da criação de qualquer site

Você pode criar quantos sites quiser e testar a ferramenta à vontade. A interface para criação do Google Sites é limpa e intuitiva. Os recursos para edição lembram os presentes no programa Apresentações (ou Slides), do Google Drive. Ocupando a maior parte da tela está a visualização da página. Na coluna direita, você encontra o menu de recursos e layouts que podem ser inseridos na página, assim como opções para criação de novas páginas e alteração da aparência geral do site (temas).

Tela de edição de um site no Google Sites
Tela de edição de um site no Google Sites

Não espere encontrar no Google Sites os recursos avançados de outros criadores de sites, como o Wix, por exemplo. Apesar disso, é uma ferramenta que pode ser perfeita para aqueles que desejam criar um site institucional simples. Todos os sites criados com o Google Sites são responsivos, isto é, se adaptam ao tamanho da tela dos dispositivos, permitindo assim uma ótima navegação tanto em computadores quanto em tablets e celulares.

2. Publique o site

Faça as customizações que desejar e, ao finalizar a edição, clique em “Publicar”, no canto superior direito. Nesse momento, ainda não temos um domínio personalizado no Google Sites, mas não se preocupe, faremos isso mais adiante.

Tela de edição com o botão de publicação em destaque
Tela de edição com o botão de publicação em destaque

Uma janela vai se abrir com as opções de publicação. O primeiro campo, “Endereço da Web”, corresponde ao endereço do site que estará subordinado ao Google Sites. Este é um endereço atribuído a todos os sites criados na plataforma e permite que você publique o site mesmo sem um domínio personalizado, customizando apenas a porção final da URL. Ao clicar em publicar, seu site fica acessível através de um endereço como https://sites.google.com/view/meu-projeto-online/.

Opções de publicação do Google Sites
Opções de publicação do Google Sites

O campo “URL personalizado” é justamente a área onde podemos configurar um domínio para o site. Para isso, devemos clicar na opção “Gerenciar” e seguir os passos indicados (mostrarei detalhes sobre isso mais adiante).

A opção “Quem pode ver meu site” permite que você defina a visibilidade do mesmo para o público em geral ou para apenas algumas pessoas. Funciona de maneira semelhante ao compartilhamento de arquivos no Google Drive. Se você desejar que o seu site seja público, mantenha a opção “Qualquer pessoa” selecionada.

Se por algum motivo você não quiser que o seu site seja exibido nos resultados de busca, marque a opção “solicitar que os mecanismos de pesquisa públicos não mostrem meu site”, na base da janela. Não use esta opção se você está criando um site cujo objetivo é atrair novos visitantes.

3. Configure o domínio personalizado no Google Sites

Nesta mesma janela de configuração, ao clicar em “Gerenciar”, na área “URL personalizado”, uma pequena janela se abre para que você informe o domínio que deseja configurar.

Janela para customização do domínio personalizado no Google Sites
Janela para customização do domínio personalizado no Google Sites

Insira o domínio desejado usando o formato www.dominio.com. Lembre-se de usar o “www” antes do domínio. Aqui vale uma observação: o Google Sites só permite o uso de subdomínios para endereços personalizados. Por isso, não é possível configurar um endereço no formato dominio.com, mas somente subdomínios, como www.dominio.com, site.dominio.com, exemplo.dominio.com e assim por diante. Saiba o que são subdomínios aqui.

Ao inserir o domínio, se você está usando-o pela primeira vez, um aviso vai aparecer logo abaixo do campo, com a frase “Este URL não foi verificado”. Isso ocorre porque o domínio precisa ser verificado na plataforma para Webmasters do Google. Para isso, clique no link “Verifique a propriedade”.

Link para verificação da propriedade do domínio
Link para verificação da propriedade do domínio

4. Verifique a propriedade do domínio na central do webmaster

Ao clicar no link, você será direcionado para a central do webmaster. A página exibe as instruções para verificação do domínio. A opção padrão é a inserção de uma entrada do tipo TXT no local de administração do DNS do seu domínio. Geralmente, o local onde você registrou o domínio oferece um painel de administração para tal. No entanto, se o domínio estiver apontado para uma hospedagem, o gerenciamento deve ser feito no painel da hospedagem.

Primeiro passo para verificação do domínio na central do webmaster
Primeiro passo para verificação do domínio na central do webmaster

Para visualizar o valor TXT que deve ser usado, clique na caixa de seleção e escolha um provedor de serviços (onde registrou o domínio). Se o seu provedor de domínio não aparece na lista, sem problemas, clique em “outro” e as instruções são exibidas na tela.

Código fornecido para verificação do domínio junto à empresa de registro
Código fornecido para verificação do domínio junto à empresa de registro

Copie o código que aparece em destaque na tela. Ele deve ser inserido no local onde registrou o domínio ou na empresa que administra o DNS do seu domínio, em um procedimento que veremos a seguir.

5. Acesse a zona de edição de DNS do domínio

Com o código copiado na central do webmaster, acesse o local onde administra o seu domínio. Neste exemplo, vamos usar o Registro.br. No painel de administração do Registro.br, clique sobre o domínio que deseja alterar e em seguida no link “Editar zona”.

Link para edição da zona de DNS no painel do Registro.br
Link para edição da zona de DNS no painel do Registro.br
Importante: a opção “Editar zona” só aparece em domínios que estão sendo gerenciados pelo Registro.br. Se você apontou seu domínio para uma hospedagem, deve realizar este mesmo procedimento no painel da hospedagem. Apesar do caminho e da interface variar de acordo com a empresa, o procedimento é o mesmo.

Na tela de edição de zona, clique em “Nova entrada”.

Observação: Se a tela neste passo não for semelhante à exibida abaixo, o seu painel de gerenciamento pode estar no “modo básico” de gerenciamento de domínios. O modo básico permite a criação de redirecionamentos simples, mas impede configurações avançadas, como a que estamos explicando neste tutorial. Se este for o seu caso, basta clicar no botão “modo avançado” para ter acesso ao painel de edição de zona. (Obrigado ao leitor Cidadão e Reporter, pela observação)

Tela de edição da zona de DNS do domínio no Registro.br
Tela de edição da zona de DNS do domínio no Registro.br

Em seguida, escolha a opção “TXT”, na caixa de seleção, e insira o código fornecido pelo Google na caixa de inserção.

Inserindo uma entrada TXT no Registro.br
Inserindo uma entrada TXT no Registro.br

Clique novamente em “Nova entrada” e insira uma entrada do tipo CNAME com o valor www no primeiro campo e ghs.googlehosted.com no segundo campo.

Inserindo a entrada CNAME do Google Sites no Registro.br
Inserindo a entrada CNAME do Google Sites no Registro.br

Enquanto a entrada TXT é necessária para validar o domínio, a entrada CNAME é responsável por apontar o endereço www.dominio.com para os servidores do Google Sites.

Após inserir cada valor, clique em “Adicionar” e depois em “Salvar”.

Salve as alterações na zona de DNS para publicá-las na internet
Salve as alterações na zona de DNS para publicá-las na internet

6. Retorne à central do webmaster e valide o domínio

Após inserir a entrada TXT no painel de administração do DNS, retorne ao painel da central do Webmaster e clique no botão “verificar”, na base da página.

Pode ser que demore alguns minutos, ou até mesmo algumas horas, até o Google identificar a inserção do valor TXT no domínio. Isso ocorre devido ao funcionamento natural do sistema de domínios. Nesse caso, o Google vai exibir um aviso do tipo “não foi possível verificar o domínio”. Se você visualizar uma mensagem semelhante, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Após a verificação bem sucedida, a central do webmaster vai exibir um aviso como o exemplo abaixo.

Verificação bem sucedida na central do webmaster
Verificação bem sucedida na central do webmaster

7. Retorne ao Google Sites e dê continuidade à inserção do domínio personalizado

Agora que a propriedade do domínio foi verificada, retorne ao Google Sites e insira novamente o endereço no campo de URL personalizado. Repare que, desta vez, não aparece nenhum aviso sobre domínio não verificado. Sendo assim, clique em “Atribuir” para conectar o domínio ao site.

Atribuindo um domínio personalizado no Google Sites
Atribuindo um domínio personalizado no Google Sites

Se você abrir novamente a janela de configurações de publicação, verá que o endereço personalizado está visível logo abaixo da mensagem “Quando for publicado, este site também estará disponível em”.

Sendo assim, clique no botão “Publicar” para disponibilizar o site no endereço personalizado.

Publicação do site já com o endereço personalizado
Publicação do site já com o endereço personalizado

8. Aguarde alguns instantes e acesse o seu site

Isso é tudo. Após realizar os procedimentos acima, seu site deve estar disponível em alguns instantes com o domínio personalizado no Google Sites. Repare que a publicação não é imediata. Além do tempo de propagação da alteração do DNS, também há um procedimento automático de emissão de um certificado SSL (HTTPS) para o seu domínio. Você não precisa tomar nenhuma ação para que isso ocorra.

Portanto, após alguns minutos, abra uma nova aba do seu navegador e acesse o endereço que configurou para o seu site. Lembre-se de usar a versão com www, como por exemplo www.meusite.com.br. Se ele ainda não estiver disponível, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Se conseguiu seguir todos os passos, o seu site estará publicado e será redirecionado automaticamente para a versão HTTPS na URL.

Site publicado com um endereço personalizado e certificado SSL no Google Sites
Site publicado com um endereço personalizado e certificado SSL no Google Sites

Conclusão

Neste tutorial, vimos como conectar um domínio personalizado no Google Sites. Esta plataforma pode ser útil para muita gente. Além dos recursos disponíveis e da fácil utilização, ela possui um aspecto especialmente interessante: é gratuita.

O Google Sites pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma conta Google ou por usuários do G Suite. Caso você encontre alguma dificuldade ou tenha dúvidas sobre a configuração do Google Sites, deixe um comentário e podemos te ajudar.

E se você está criando um site profissional, para você ou para sua empresa, aproveite a oportunidade e leia nosso review sobre o G Suite, a plataforma de serviços do Google para empresas.

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. =)

46 Comentários

  1. Kevin Cristiano

    Olá Bill, segui todo o seu passo a passo, consegui fazer tudo certinho e consegui colocar o dominio no site do google, só que quando digito a url não vai para o meu site aparece a seguinte frase “Não é possível acessar esse site”
    já faz mais ou menos umas duas horas que coloquei a propriedade.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kevin,
      Pode levar algumas horas até que o domínio fique acessível em toda a internet. Essa demora é normal e se deve ao tempo de propagação do DNS.
      Se você obteve sucesso na configuração de todos os passos, em breve o seu site deve estar disponível. Caso contrário, revise as configurações e verifique se algo ficou faltando.
      Se puder ajudar com alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  2. Silvio Aparecido Fonseca

    Olá,
    Primeiramente, obrigado por disponibilizar tanto conteúdo bacana.
    Seguinte, estou desde ontem (12:30) tentando configurar o domínio, mas a resposta é sempre a mesma: Falha na verificação: O registro TXT de verificação do DNS não foi encontrado.

    Fiz todos os procedimentos com cuidado e cfme sugerido, mas não está dando certo.
    Enfim, não tem algum ponto cego que não estou enxergando. Sabes o que pode ser?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Silvio,
      Infelizmente muitas pessoas passam por esta falha na verificação. Alguns casos comuns envolvem soluções simples, como um erro de digitação no domínio, ou, quando não há nenhum erro, apenas o tempo de propagação do DNS, que pode variar bastante. Mas podem existir outros motivos que fogem do meu conhecimento.
      No caso da verificação do domínio, sugiro que tente um dos métodos alternativos e que tenha bastante atenção ao inserir uma entrada de DNS. Esse tipo de operação não é intuitiva e um campo fora do lugar pode ser o suficiente para a não verificação.
      Se puder ajudar com alguma orientação específica, fique à vontade para entrar em contato. Farei o possível para ajudá-lo.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  3. felipe

    ola tudo bem bill? assinei com o registro br ontem, na parte de compra foi tudo rápido e tive sucesso, porem na parte de configuração do google sit deu fail. segui todos os passos indicados e nao tive retorno e sucesso, ja se passaram 24h e nada. oque posso esta fazendo pra obter sucesso e conseguir registrar ele no googlesits? lembrando que segui todos os passos indicados a cima.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Felipe,
      Para que possamos ajudá-lo, por favor, forneça mais detalhes sobre o seu problema, como por exemplo o erro que está sendo exibido ao tentar acessar o site (e outros, se existirem).
      Abraços.

      Responder
  4. Guilherme

    Estou tentando colocar o CNAME do google ghs.googlehosted.com no Registro.br e também estou recebendo o retorno: Erro ao adicionar o record.
    O TXT de verificação deu tudo certo. Já tirei todos os outros tipos e mesmo assim não consigo.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Guilherme,
      Verifique se está preenchendo corretamente os campos para inserção da entrada CNAME. O “www” deve ser inserido no primeiro campo, enquanto o “ghs.googlehosted.com” no segundo. A opção CNAME deve estar selecionada na caixa de seleção. Poderia tentar realizar este procedimento novamente, por gentileza, observando estes pontos?
      Abraços.

      Responder
      • André Benicio

        Olá, tudo bem?
        Fiz esse procedimento inúmeras vezes, mais nada de sucesso. Liguei no registro.br e não soube explicar.
        Disse que precisa de um código e tal mais não com solução. =/

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, André,
          Existem outras entradas de DNS na zona deste domínio? Se puder enviar um screenshot de todas as entradas deste domínio no Registro.br, podemos tentar identificar o problema. Nesse caso, envie um e-mail para .
          Abraços.

  5. Matheus Henrique de Faria

    Bom dia, eu fiz a verificação e deu certo. Tem problema de deletar o txt depois disso? Pois eu acabei deletando todos pois havia feito várias tentativas que não deram certo.
    Agora consta como dominio verificado, mas estou sem o txt e estou esperando propagar o cname do tipo ghs.googlehosted.com. Teria problema estar sem o txt?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus,
      Nunca cheguei a deletar a entrada TXT depois de verificar a propriedade do domínio, então não consigo te dizer se existe ou não um problema. Pelo que informou, que o domínio consta como verificado, acredito que você pode prosseguir assim, já que a verificação foi feita com sucesso. Depois da propagação do apontamento CNAME, acho que você poderá ter certeza. 🙂
      Abraços.

      Responder
  6. Cidadão e Repórter

    Bill, estamos de volta. E agora com uma situação um pouco confusa. O site, o domínio e o Google Sites estão funcionando perfeitamente conforme suas instruções. O meu problema atual é da URL do Google Sites para o Facebook.
    É o seguinte: imagine que eu crio um post no Facebook com a URL ‘www.cidadaoereporter.com.br/sobre’. Acontece que no Facebook, ao invés de aparecer ‘Cidadao e Reporter’, aparece ‘Sites.Google.com’.
    Segue um exemplo do que estou descrevendo:
    https://www.facebook.com/2134565599995273/posts/2352570808194750/
    Vc pode ter alguma ideia do que esteja ocorrendo?
    Obrigado novamente

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      Fico feliz em saber que conseguiu configurar um domínio personalizado no Google Sites seguindo o tutorial. 🙂
      Sobre o problema que relatou, o que ocorre é o seguinte: apesar do Google Sites permitir a configuração de um endereço personalizado, o sistema continua considerando como URL principal aquela gerada pelo próprio Google Sites. E esta informação é incluída na meta tag que informa ao Facebook os dados da publicação que está sendo compartilhada. Se você abrir o código-fonte de uma das postagens do seu site e buscar pela tag <meta> com o atributo og:url (que é a informação de URL repassada para o Facebook), verá algo como:

      <meta itemprop="url" property="og:url" content="https://sites.google.com/view/cidadaoereporter/sebastiao-salgado"/>

      Portanto, o Facebook lê que a URL da postagem é https://sites.google.com/view/cidadaoereporter/sebastiao-salgado, ao invés de https://www.cidadaoereporter.com.br/sebastiao-salgado.
      Infelizmente não há uma maneira de alterar isso.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  7. Matheus

    Boa tarde, tudo bem?
    Estou com problemas para registrar o dominio no site, o meu dominio foi adquirido pelo google domains, esse dominio estava sendo usado em um site criado pelo google negocios, voce sabe me dizer como eu posso migrar o dominio do google negocios para o google site?
    Desde já agradeço. Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus,
      Para usar um domínio no Google Sites, você deve primeiro removê-lo do Google Meu Negócio. Para isso, no painel do Google Meu Negócio, vá na seção Site -> Configurações. Lá você pode alterar o nome do site, usando outro domínio (ou um subdomínio fornecido gratuitamente pelo Google), ou simplesmente usar a opção “remover site”. Esta última opção vai despublicar o site.
      Depois de desvincular o domínio do Google Meu Negócio, você poderá usá-lo no Google Sites. Lembrando que o Google Sites só permite o uso de um subdomínio (ex.: www.dominio.com ou site.dominio.com). A versão “nua” do domínio (ex: dominio.com) não pode ser configurada no Google Sites.
      Espero ter ajudado. 🙂
      Abraços!

      Responder
      • ANDERSON LOPES GUIMARAES

        bom dia. tenho um site hospedado na ig. caso queira migrar para o google sites, terei que excluir o google meu negocios?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Anderson,
          O Google Meu Negócio envolve mais recursos que apenas o site, como por exemplo as informações da sua empresa que são exibidas em resultados de busca no Google. Portanto, mesmo que você migre seu site para outra plataforma, recomendo que mantenha o seu cadastro no Google Meu Negócio ativo e atualizado. Se você possui um site no Google Meu Negócio, então este site provavelmente precisará ser revisto. No entanto, como mencionei, as demais informações podem ser mantidas.
          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta retornar o contato.
          Abraços.

  8. Florisvaldo Américo Pinto

    Olá Bill.
    Estou tentando configurar o meu domínio (www.fpgrafica.com.br) do Registro.br, no meu site do google sites e não estou conseguindo, mesmo seguindo o passo a passo.
    Sempre aparece este aviso: Não foi possível verificar sua propriedade: www.fpgrafica.com.br.
    Estou preenchendo o TXT e CNAME no editor do registro. Br, de acordo às instruções.
    Faz uma semana que estou tentando e não consigo.
    Pela sua experiência, o que será que está acontecendo?
    Será que falta preencher outro campo?
    Por favor me ajude para que possa colocar este site no ar.
    Obrigado.
    Florisvaldo Pinto

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Florisvaldo,
      As entradas TXT e CNAME aparecem no seu domínio. Em muitos casos, esse erro aparece quando o domínio não é completamente validado pelo Google Site.
      Você conseguiu validar o domínio com sucesso? Isto é, no painel do Google Sites, na janela de publicação, é exibida alguma mensagem de que o domínio não foi validado?
      Se o domínio está validado, você foi até o final e clicou em “publicar”, no Google Sites?
      Fico à disposição para ajudar.
      Abraços.

      Responder
  9. Cidadão e Repórter

    Olá Bill, agradecido por ter encontrado esta sua página e feliz por, até o momento, tudo ter dado certo (estou no aguardo do ‘tempo’ do item ‘8’).
    Se me permite, gostaria de fazer uma observação: no item 5, quando diz para clicar em ‘Editar Zona’, a imagem que me apareceu não é a mesma da 2a. tela onde tem o botão ‘Nova Entrada’. Parece que o Registro.br está tentando facilitar e fez uma tela mais simples. Bem, acontece que para ir para a sua tela onde tem o botão Nova Entrada tive que, nesta nova tela, clicar um botão chamado ‘Modo Avançado’. Enfim, agradecido.

    Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Que bom, fico feliz em saber! 🙂

        Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      Obrigado pelo comentário e pela observação. Fiz um ajuste no texto para explicar esta questão e informar sobre a necessidade de alteração para o modo avançado.
      Abraços.

      Responder
  10. Fabio da Silva

    Olá, Bill. Tudo bem?
    Por favor, você pode me auxiliar?
    Criei o site no google sites, que já confirmou a propriedade do meu domínio, porém, não consigo adicionar o registro CNAME à configuração do DNS para o meu site. Estou digitando “ghs.googlehosted.com” e retorna a mensagem: “Erro ao adicionar o record”.
    Por favor, poderia me orientar?
    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fabio,
      Verifique se você possui alguma outra entrada (A ou CNAME) com o valor www. Se houver, isso pode estar causando o erro. Nesse caso, você deve removê-la antes de inserir uma nova. Mas cuidado para não remover a entrada de um serviço que está funcionando normalmente. Nesse caso, você poderia criar um subdomínio diferente (ex: site.dominio.com).
      Qualquer dúvida, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
      • Fabio da Silva

        Muito Obrigado Bill, era isso mesmo que mencionou, agora está funcionando perfeitamente.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Fabio! Obrigado por retornar. 🙂
          Precisando de ajuda com mais alguma coisa, é só entrar em contato.
          Abraços!

  11. Anna Maria

    Olá Bill, tudo bom?

    Também estou com problemas para configurar meu domínio. Já tentei diversas vezes e não estou conseguindo. Como vi nos comentários que você está disposto à ajudar, vou enviar um e-mail com meus dados e você poderia tentar verificar pra mim a origem do erro, por favor?

    Agradeço muito,

    Anna

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anna,
      Acabei de responder seu e-mail. Qualquer dúvida, basta entrar em contato. 🙂
      Abraços.

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Anna! ?

    • Ana Soares

      Olá Bill, estou com o mesmo problema da Ana. Tinha um domínio no Godaddy (e passei uma semana inteira sem conseguir) agora comprei um novo no Registro.br e estou com o mesmo problema. Mesmo depois de 24h não reconhece o domínio. Você poderia me ajudar?

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Ana,
        Claro, será um prazer ajudá-la. 🙂
        Primeiramente, é importante verificar se todos os passos de configuração foram seguidos corretamente. Já houve casos em que um erro de digitação do domínio, na plataforma do Google Sites, estava impedindo o site de ser acessado pelo domínio personalizado.
        Outro ponto importante é a verificação do e-mail na central do webmaster. Certifique-se de que isso foi feito.
        Verifique também se o apontamento da entrada do tipo CNAME foi feita corretamente para os servidores do Google. Para isso, acesse o DNS Checker e faça uma busca no formato www.seusite.com com a opção CNAME selecionada. O resultado deve ser um apontamento para ghs.googlehosted.com.
        Caso ainda encontre dificuldades, entre em contato novamente. Fico à disposição.
        Abraços!

        Responder
  12. Alexandre

    Olá Bill.

    Agradeço pelo tutorial, Tentei por duas vezes, aguardei um tempo e aparece a seguinte mensagem: ” Falha na verificação. O registro TXT de verificação do DNS não foi encontrado. Aguarde alguns minutos até que o Google detecte as alterações nesses registros.” Tem alguma dica, sabe onde pode ter alguma falha? Tem outro procedimento que posso realizar?

    Agradecido

    Abraço

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Alexandre,
      Por se tratar de uma alteração de DNS, a mudança precisa se propagar pela internet e pode não ser identificada imediatamente, como está ocorrendo com você (saiba mais sobre a propagação do DNS aqui).
      Em geral, basta aguardar algumas horas e verificar novamente. Se a validação não ocorrer em até 24 horas, sugiro que tente realizar a verificação com um dos métodos alternativos, como o upload de um arquivo HTML.
      Para verificar a propagação de uma entrada de DNS, você pode usar ferramentas como o DNS Checker. Basta inserir o domínio, selecionar o tipo de entrada e fazer a busca. A tela de resultado deve exibir o registro que você inseriu (no caso, TXT) e uma amostra dos locais onde ele foi identificado globalmente.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

        Olá Bill,

        Agradeço por sua atenção e breve resposta. Então, fiquei feliz por alguns instantes, após 48 horas, a partir do momento que mudou o status “Publicar”, do site, com as opções de publicar, mas ainda continua com problema de verificação. Tentei os métodos alternativos, mas como não sou da área não consegui evoluir. Consegue dar mais algumas dicas para um leigo em TI? Agradecido

        Abraço

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Alexandre,
          Nesse caso, acho que pode ser válido verificar os detalhes básicos do processo, começando pelo registro do domínio.

          O domínio está registrado e publicado? O mesmo foi inserido corretamente no Google Sites? E quanto à grafia do domínio, ela está correta? Às vezes um pequeno erro de digitação pode causar muita dor de cabeça.

          Quanto à parte mais sensível do processo, que é a inserção da entrada TXT ou CNAME na zona de DNS do domínio, ela foi publicada e está propagada na internet? Para isso, use a ferramenta DNS Checker para verificar — ela deve retornar exatamente o valor que você configurou ao informar o domínio e selecionar o tipo de entrada correspondente.

          Se ainda assim estiver encontrando dificuldades, informe o domínio que está tentando configurar e posso tentar investigar. Se preferir, envie o domínio por e-mail, para contato.
          Fico à disposição.
          Abraços!

      • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

        Olá Bill.

        Agradeço pela atenção e pronta resposta.
        Consegui evoluir, após 48 horas mudou o status e agora consigo publicar, acontece que, quando vou configurar a URL personalizada, aparace novamente a questão da verificação, para verificar a propriedade, e assim, não consigo evoluir.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Alexandre,
          Não sei se entendi. Você conseguiu publicar o site no domínio personalizado, mas a verificação ainda aparece como pendente? Poderia dar mais detalhes, por favor?
          Abraços.

        • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

          Olá, Bill

          O site é publicado com o domínio do google sites, quando eu teto personalizar o domínio é que aparece a seguinte mensagem: URL não identificada, verifique a propriedade. Tem ideia de onde eu possa estar errando?

          Agradecido

          Abraço

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Alexandre,
          Nesse caso, recomendo que revise todos os passos da configuração do domínio, como sugerido no comentário que deixei acima.
          Se quiser enviar a URL do site por e-mail, posso tentar analisar com mais profundidade onde está o problema.
          Abraços.

  13. Sidinei Barbosa

    Olá,

    o google faz a verificação, mas quando volto na tela da URL personalizada ele diz q não está verificado ainda, faço novamente, fica ok, mas não habilita o botão atribuir, já viu esse erro?

    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sidinei,
      Esse erro nunca aconteceu comigo. O que já vi acontecer é a confirmação da validação demorar um pouco mais do que o esperado. Nesse caso, o site pode ser acessado perfeitamente, mas a tela de edição ainda exibe um aviso de que a verificação ainda não foi feita. Depois de algumas horas o erro desaparece.
      Se ainda estiver enfrentando dificuldades, envie mais detalhes do problema e tentarei ajudá-lo.
      Abraços.

      Responder
  14. Jonathan Nobrega

    a opção URL personalizado não parece para mim ! teve alguma mudança recente ? meus emails estão todos funcionando pelo GSUITE mas o site n abre a opção do URL personalizado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jonathan,
      Obrigado pelo comentário.
      Para usuários do G Suite, o uso de domínios personalizados vem desativado por padrão. Para ativar o recurso, o administrador do G Suite deve seguir estes passos.
      Atualizei o artigo com esta informação. 🙂
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉