Como configurar um domínio personalizado no Google Sites (incluindo SSL)

Como configurar um domínio personalizado no Google Sites

Construir um site atualmente é uma tarefa fácil, graças à quantidade de ferramentas disponíveis para tal no mercado. Uma destas ferramentas — talvez não muito conhecida — é o Google Sites.

O Google Sites é uma plataforma de criação de sites criada pelo Google. A ferramenta está disponível gratuitamente para qualquer usuário que possua uma conta no Google — e também para usuários do G Suite, que é o pacote de serviços do Google para empresas. Os recursos para criação são os mesmos em ambas as modalidades.

Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Sites apresenta um diferencial: permite a configuração de um domínio personalizado. Isso significa que você pode criar o seu próprio site e publicá-lo sob um endereço como www.meusite.com.br.

Os únicos pré-requisitos para o uso de um domínio personalizado no Google Sites são possuir um domínio e ter um site publicado no Google Sites. Tendo estes dois recursos, você está pronto para extrair o máximo do Google Sites.

Atenção: se você é usuário do G Suite, o uso de domínios personalizados vem desativado por padrão na plataforma. Para ativar o recurso, o administrador do G Suite deve seguir estes passos.

Se você ainda não possui um domínio, veja aqui os passos para registrar um. Confira também nossa seleção das melhores empresas para registro de domínio nacionais e internacionais.

Para saber como configurar um domínio personalizado no Google Sites, acompanhe o tutorial a seguir. 🙂

1. Crie um novo site no Google Sites

Se você já criou o site, vá direto ao passo 2. Se ainda não criou um, acesse este tutorial detalhado sobre como criar um site gratuito no Google Sites ou acompanhe os passos a seguir.

Acesse a página do serviço, em sites.google.com/ e faça login com sua conta Google ou do G Suite. A página inicial do painel exibe a lista dos sites que você já possui. Se não houver nenhum, basta clicar no ícone “+”, no canto inferior da página.

Página inicial do Google Sites, antes da criação de qualquer site
Página inicial do Google Sites, antes da criação de qualquer site

Você pode criar quantos sites quiser e testar a ferramenta à vontade. A interface para criação do Google Sites é limpa e intuitiva. Os recursos para edição lembram os presentes no programa Apresentações (ou Slides), do Google Drive. Ocupando a maior parte da tela está a visualização da página. Na coluna direita, você encontra o menu de recursos e layouts que podem ser inseridos na página, assim como opções para criação de novas páginas e alteração da aparência geral do site (temas).

Tela de edição de um site no Google Sites
Tela de edição de um site no Google Sites

Não espere encontrar no Google Sites os recursos avançados de outros criadores de sites, como o Wix, por exemplo. Apesar disso, é uma ferramenta que pode ser perfeita para aqueles que desejam criar um site institucional simples. Todos os sites criados com o Google Sites são responsivos, isto é, se adaptam ao tamanho da tela dos dispositivos, permitindo assim uma ótima navegação tanto em computadores quanto em tablets e celulares.

2. Publique o site

Faça as customizações que desejar e, ao finalizar a edição, clique em “Publicar”, no canto superior direito. Nesse momento, ainda não temos um domínio personalizado no Google Sites, mas não se preocupe, faremos isso mais adiante.

Tela de edição com o botão de publicação em destaque
Tela de edição com o botão de publicação em destaque

Uma janela vai se abrir com as opções de publicação. O primeiro campo, “Endereço da Web”, corresponde ao endereço do site que estará subordinado ao Google Sites. Este é um endereço atribuído a todos os sites criados na plataforma e permite que você publique o site mesmo sem um domínio personalizado, customizando apenas a porção final da URL. Ao clicar em publicar, seu site fica acessível através de um endereço como https://sites.google.com/view/meu-projeto-online/.

Opções de publicação do Google Sites
Opções de publicação do Google Sites

O campo “URL personalizado” é justamente a área onde podemos configurar um domínio para o site. Para isso, devemos clicar na opção “Gerenciar” e seguir os passos indicados (mostrarei detalhes sobre isso mais adiante).

A opção “Quem pode ver meu site” permite que você defina a visibilidade do mesmo para o público em geral ou para apenas algumas pessoas. Funciona de maneira semelhante ao compartilhamento de arquivos no Google Drive. Se você desejar que o seu site seja público, mantenha a opção “Qualquer pessoa” selecionada.

Se por algum motivo você não quiser que o seu site seja exibido nos resultados de busca, marque a opção “solicitar que os mecanismos de pesquisa públicos não mostrem meu site”, na base da janela. Não use esta opção se você está criando um site cujo objetivo é atrair novos visitantes.

3. Configure o domínio personalizado no Google Sites

Nesta mesma janela de configuração, ao clicar em “Gerenciar”, na área “URL personalizado”, uma pequena janela se abre para que você informe o domínio que deseja configurar.

Janela para customização do domínio personalizado no Google Sites
Janela para customização do domínio personalizado no Google Sites

Insira o domínio desejado usando o formato www.dominio.com. Lembre-se de usar o “www” antes do domínio. Aqui vale uma observação importante:

O Google Sites só permite o uso de subdomínios para endereços personalizados. Por isso, não é possível configurar um endereço no formato dominio.com, mas somente subdomínios, como www.dominio.com, site.dominio.com, exemplo.dominio.com e assim por diante.

Ao inserir o domínio, se você está usando-o pela primeira vez, um aviso vai aparecer logo abaixo do campo, com a frase “Este URL não foi verificado”. Isso ocorre porque o domínio precisa ser verificado na plataforma para Webmasters do Google. Para isso, clique no link “Verifique a propriedade”.

Link para verificação da propriedade do domínio
Link para verificação da propriedade do domínio

4. Verifique a propriedade do domínio na central do webmaster

Ao clicar no link, você será direcionado para a central do webmaster. A página exibe as instruções para verificação do domínio. A opção padrão é a inserção de uma entrada do tipo TXT no local de administração do DNS do seu domínio. Geralmente, o local onde você registrou o domínio oferece um painel de administração para tal. No entanto, se o domínio estiver apontado para uma hospedagem, o gerenciamento deve ser feito no painel da hospedagem.

Primeiro passo para verificação do domínio na central do webmaster
Primeiro passo para verificação do domínio na central do webmaster

Para visualizar o valor TXT que deve ser usado, clique na caixa de seleção e escolha um provedor de serviços (onde registrou o domínio). Se o seu provedor de domínio não aparece na lista, sem problemas, clique em “outro” e as instruções são exibidas na tela.

Código fornecido para verificação do domínio junto à empresa de registro
Código fornecido para verificação do domínio junto à empresa de registro

Copie o código que aparece em destaque na tela. Ele deve ser inserido no local onde registrou o domínio ou na empresa que administra o DNS do seu domínio, em um procedimento que veremos a seguir.

5. Acesse a zona de edição de DNS do domínio

Com o código copiado na central do webmaster, acesse o local onde administra o seu domínio. Neste exemplo, vamos usar o Registro.br. No painel de administração do Registro.br, clique sobre o domínio que deseja alterar e em seguida no link “Editar zona”.

Link para edição da zona de DNS no painel do Registro.br
Link para edição da zona de DNS no painel do Registro.br
Importante: a opção “Editar zona” só aparece em domínios que estão sendo gerenciados pelo Registro.br. Se você apontou seu domínio para uma hospedagem, deve realizar este mesmo procedimento no painel da hospedagem. Apesar do caminho e da interface variar de acordo com a empresa, o procedimento é o mesmo.

Na tela de edição de zona, clique em “Nova entrada”.

Observação: Se a tela neste passo não for semelhante à exibida abaixo, o seu painel de gerenciamento pode estar no “modo básico” de gerenciamento de domínios. O modo básico permite a criação de redirecionamentos simples, mas impede configurações avançadas, como a que estamos explicando neste tutorial. Se este for o seu caso, basta clicar no botão “modo avançado” para ter acesso ao painel de edição de zona. (Obrigado ao leitor Cidadão e Reporter, pela observação)

Tela de edição da zona de DNS do domínio no Registro.br
Tela de edição da zona de DNS do domínio no Registro.br

Em seguida, escolha a opção “TXT”, na caixa de seleção, e insira o código fornecido pelo Google na caixa de inserção.

Inserindo uma entrada TXT no Registro.br
Inserindo uma entrada TXT no Registro.br

Clique novamente em “Nova entrada” e insira uma entrada do tipo CNAME com o valor www no primeiro campo e ghs.googlehosted.com no segundo campo.

Inserindo a entrada CNAME do Google Sites no Registro.br
Inserindo a entrada CNAME do Google Sites no Registro.br

Enquanto a entrada TXT é necessária para validar o domínio, a entrada CNAME é responsável por apontar o endereço www.dominio.com para os servidores do Google Sites.

Após inserir cada valor, clique em “Adicionar” e depois em “Salvar”.

Salve as alterações na zona de DNS para publicá-las na internet
Salve as alterações na zona de DNS para publicá-las na internet

6. Retorne à central do webmaster e valide o domínio

Após inserir a entrada TXT no painel de administração do DNS, retorne ao painel da central do Webmaster e clique no botão “verificar”, na base da página.

Pode ser que demore alguns minutos, ou até mesmo algumas horas, até o Google identificar a inserção do valor TXT no domínio. Isso ocorre devido ao funcionamento natural do sistema de domínios. Nesse caso, o Google vai exibir um aviso do tipo “não foi possível verificar o domínio”. Se você visualizar uma mensagem semelhante, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Após a verificação bem sucedida, a central do webmaster vai exibir um aviso como o exemplo abaixo.

Verificação bem sucedida na central do webmaster
Verificação bem sucedida na central do webmaster

7. Retorne ao Google Sites e dê continuidade à inserção do domínio personalizado

Agora que a propriedade do domínio foi verificada, retorne ao Google Sites e insira novamente o endereço no campo de URL personalizado. Repare que, desta vez, não aparece nenhum aviso sobre domínio não verificado. Sendo assim, clique em “Atribuir” para conectar o domínio ao site.

Atribuindo um domínio personalizado no Google Sites
Atribuindo um domínio personalizado no Google Sites

Se você abrir novamente a janela de configurações de publicação, verá que o endereço personalizado está visível logo abaixo da mensagem “Quando for publicado, este site também estará disponível em”.

Sendo assim, clique no botão “Publicar” para disponibilizar o site no endereço personalizado.

Publicação do site já com o endereço personalizado
Publicação do site já com o endereço personalizado

8. Aguarde alguns instantes e acesse o seu site

Isso é tudo. Após realizar os procedimentos acima, seu site deve estar disponível em alguns instantes com o domínio personalizado no Google Sites. Repare que a publicação não é imediata. Além do tempo de propagação da alteração do DNS, também há um procedimento automático de emissão de um certificado SSL (HTTPS) para o seu domínio. Você não precisa tomar nenhuma ação para que isso ocorra.

Portanto, após alguns minutos, abra uma nova aba do seu navegador e acesse o endereço que configurou para o seu site. Lembre-se de usar a versão com www, como por exemplo www.meusite.com.br. Se ele ainda não estiver disponível, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Se conseguiu seguir todos os passos, o seu site estará publicado e será redirecionado automaticamente para a versão HTTPS na URL.

Atenção: o certificado SSL é emitido apenas na versão nova da plataforma. O Google Sites clássico não realiza a instalação de um certificado SSL, também não sendo possível instalar certificados SSL externos. Portanto, para obter um endereço que contenha HTTPS na URL, faça a criação do site usando o novo Google Sites.
Site publicado com um endereço personalizado e certificado SSL no Google Sites
Site publicado com um endereço personalizado e certificado SSL no Google Sites

Conclusão

Neste tutorial, vimos como conectar um domínio personalizado no Google Sites. Esta plataforma pode ser útil para muita gente. Além dos recursos disponíveis e da fácil utilização, ela possui um aspecto especialmente interessante: é gratuita.

O Google Sites pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma conta Google ou por usuários do G Suite. Caso você encontre alguma dificuldade ou tenha dúvidas sobre a configuração do Google Sites, deixe um comentário e podemos te ajudar.

E se você está criando um site profissional, para você ou para sua empresa, aproveite a oportunidade e leia nosso review sobre o G Suite, a plataforma de serviços do Google para empresas.

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

335 Comentários

  1. Ricardo Martins

    Boa tarde;
    Preciso de criar um site, ao qual gostaria de atribuir um domínio para facilitar a busca; a introdução de domínio é paga, ou posso introduzir um domínio gratuitamente?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      O Google Sites permite a utilização de um domínio gratuitamente, no entanto, o registro do domínio é pago, com renovação anual.
      Para entender melhor como isso funciona, recomento a leitura do artigo como registrar um domínio.
      Se estiver interessado em um domínio, veja aqui boas opções de empresas para registro.
      Abraços!

      Responder
  2. Flávio

    Oi Bill, excluí acidentalmente meu site “www.fcbrasilseguros.com.br” no Drive Google. Após o restabelecimento não consigo acessá-lo pelo subdomínio (já faz uma semana).
    No DNS CHECK está tudo ok; no Search Console diz que o URL está disponível para o Google (Se for indexado e selecionado como canônico, o URL poderá aparecer nos resultados da Pesquisa Google).
    Já refiz o procedimento no “registro br” tanto no txt como dns.

    Enfim, pode ajudar? grato!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Flávio,
      Vejo que o site está publicado, então entendo que conseguiu resolver seu problema, o que é ótimo!
      Se eu puder ajudar com alguma outra informação, basta entrar em contato.
      Abraços e sucesso!

      Responder
      • Flávio

        Sim Bill, resolvi na maneira menos conhecida, creio. Refiz o site. Por algum motivo, o google não aceita indexar site restabelecido. Quando refiz, aceitou quase que de imediato. Fica aí mais um aprendizado pra nós todos – abç, valeu!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Legal, Flávio!
          Obrigado por retornar aqui e explicar como resolveu. Tenho certeza que essa informação vai ajudar outras pessoas. 🙂
          Abraços!

      • Guilherme Cleto Bavia

        Olá, estou com problema no meu google sites na questão do dominio. O problema é o seguinte… Já configurei no Go Daddy DNS e tudo (inclusive já fiz 4 sites e deu tranquilo), porém este dominio agora que é o www.primebotpro.club eu digitou na barra de endereço, ele entra no site, porém automaticamente a barra de endereço fica como se fosse o do google mesmo. Que estranho! Tem como me ajudar???

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Guilherme,
          Neste momento, verifico que o seu site está carregamento normalmente no endereço informado. Acredito que está tudo resolvido então.
          Abraços.

  3. Gedean

    Olá, meu dominio está na Godaddy.
    Fiz tudo como falado e o resultado:
    – na “Configuração de publicação” do googlesites diz que:
    ->”este site tambem está disponivel em www.deantec.com.br”

    Mas quando eu entro no meu site, da como se estive fora.
    Não entendi. ta tudo verificado. Tem como ajudar?
    Adicionei o CNAME

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gedean,
      A mensagem “este site também está disponível em…” indica que a verificação de propriedade foi realizada com sucesso e que o domínio foi publicado no painel do Google Sites.
      No entanto, me parece que a entrada CNAME de apontamento para os servidores do Google não foi inserida corretamente. Pelo que vejo no DNS Checker, está ausente a entrada www apontando para ghs.googlehosted.com (veja aqui a consulta).
      Recomendo que revise o passo de apontamento do domínio (inserção da entrada CNAME), conforme explicado aqui no tutorial.
      Abraços!

      Responder
  4. Makson

    Boa tarde! fiz o procedimento todo ja coloquei meu dominio mas nao publica meu dominio e quando vou olhar a as configurações no site google da dns inativo!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Makson,
      Qual seria o domínio que está tentando configurar?

      Responder
      • Makson

        comprei um dominio no registro.br e nao estou conseguindo configurar ja fiz a validação no google sites ja adicionei no registro.br como no seu post mas ao configurar ele nao publica e com um tempo aparece dns invalido nas configurações de link personalizado.
        www.genyusinformatica.com.br

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Makson,
          Pelo que posso verificar na ferramenta de consulta DNS Checker, não há nenhuma entrada CNAME presente na versão www do seu domínio (veja aqui). Também não encontrei a entrada TXT para a versão nua do domínio (veja aqui).
          Recomendo que refaça o processo de configuração do domínio, conforme descrito aqui no tutorial.
          Lembrando que após a inserção de uma entrada, a mesma deve ser salva no sistema do Registro.br, para que seja publicada. A publicação pode levar algumas horas. Você pode consultar o status e a propagação de cada publicação na ferramenta DNS Checker.
          Abraços.

  5. Makson

    Boa tarde! fiz este passo a passo, validei normal coloquei o meu dominio no google sites e esta tudo certo so que quando vou acessar nao pelo meu dominio nao acessa da DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN e quando vou no google sites diz q o dns esta inativo! preciso configurar quais DNSs no registro.br ? estou usando os dns do registro.br mesmo!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Makson,
      O apontamento se dá através de uma entrada CNAME com o valor www apontando para ghs.googlehosted.com. Recomendo que revise os passos do tutorial para identificar a configuração que está faltando.
      Abraços.

      Responder
  6. Renato

    Bom dia Bill,

    Ontem de tão entusiasmado q fiquei por colocar o site no ar, acabei que não retornei para agradecer a ajuda q vc me prestou!!!

    Minha falha foi em não ter voltado ao google sites, e na parte da URL personalizada não puxei o domínio, que graças ao seu belo tutorial consegui rever as etapas e acertar a falha!!

    Mais uma vez agradeço a ajuda!!!

    Abraços

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Renato,
      Obrigado por voltar aqui e pelo comentário. Fico feliz em saber que pude te ajudar. 😀
      Um abraço!

      Responder
  7. Renato Domingues

    Boa tarde e parabéns!!!

    Texto de fácil entendimento e ajuda, mto bem elaborado!!!

    Comigo desde ontem após fazer todo o procedimento, o sistema informa que a confirmação de domínio falhou por não conseguir ligar ao meu servidor. O dominio foi adquirido na registro.br e o site feito no Google Sites.
    Vou entrar em contato com o pessoal da registro.br amanhã e ver se podem me ajudar de alguma forma ou se tenho que esperar mesmo pelo reconhecimento no Google.

    Muito obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Renato,
      Esse erro geralmente ocorre quando se tenta alterar o servidor de DNS no Registro.br, o que não é o procedimento recomendado para configurar o domínio no Google Sites (as informações sobre o procedimento estão aqui no tutorial).
      Recomendo que entre em contato com o suporte do Registro.br para verificar o que houve de errado. Se tiver outras dúvidas, forneça mais detalhes sobre sua configuração e tentarei ajudá-lo.
      Abraços.

      Responder
      • Renato

        Bom dia Bill, obg pelo retorno!!
        A única coisa que fiz foi colocar o TXT e o CNAME na “Edição de Zona” do Registro.br. Falei a pouco com o pessoal do suporte do Registro.br e 2º eles, o procedimento esta correto! Meu problema esta em na página da Central Webmaster do Google na validação do domínio, a mensagem é a mesma desde sábado. Seguem telas do que foi feito:

        (conteúdo removido)

        Se puder me ajudar agradeço.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Renato,

          Pelas informações que forneceu, você precisa repetir a verificação de propriedade do domínio, pois há um aviso de que não foi possível realizar a verificação. Você pode gerar um novo código TXT ou usar um dos métodos alternativos explicados nesta página de ajuda.

          Mais uma observação: a entrada CNAME que inseriu parece estar incorreta. O correto é inserir apenas www no primeiro campo e ghs.googlehosted.com no segundo. Não é isso que está sendo exibido ao verificar a entrada no DNS Checker (veja aqui).

          Recomendo que refaça o procedimento seguindo as orientações do tutorial.
          Abraços.

  8. Kleber Ferreira

    olá, desde já grato pelo tutorial, pois bem fiz o processo de verificação e deu certo, aparece como atribuido, mas no Registro.Br quando tento fazer a nova entrada para inserir o CNAME, quando tento salvar sou informado assim
    “Não é possível adicionar record(s) – Conflito em Record CNAME”

    Como devo proceder?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kleber,
      Este aviso indica que existe outra entrada com o mesmo valor que você está tentando inserir. Por exemplo, se você está tentando inserir uma entrada CNAME com o valor www, provavelmente já existe uma entrada prévia (CNAME ou A) gravada com o valor www.
      Para corrigir, basta remover a entrada gravada previamente e inserir a nova. Mas lembre-se de que, se essa entrada está apontando para algum serviço válido (ex.: um outro site com o endereço www.exemplo.com.br), o apontamento anterior deixará de funcionar, sendo substituído pelo novo.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
      • Kleber

        Blz Bill ?! então, nas configurações da zona de DNS no Registro.BR, tenho apenas a entrada de vefiricação TXT do google, se tivesse algum “Conflito em Record CNAME” conseguiria ver essa entrada? ou tenho que ir em outro lugar?
        apenas com a entrada de verificação TXT que está válida, quando tento apontar com a entrada no CNAME e salvar sou informado “Não é possível adicionar record(s) – Conflito em Record CNAME” isso persiste 🙁

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Kleber,
          Verifique se a sua entrada TXT existente está exibindo o endereço do seu site no formato www.seusite.com.br. Se sim, é possível que você tenha inserido o www no primeiro campo ao configurar a entrada TXT? Se isso ocorreu, o sistema do Registro.br vai identificar que já existe uma entrada com o valor www e vai gerar o conflito. Nesse caso, remova a entrada TXT existente e insira-a novamente, mas dessa vez, deixe o primeiro campo em branco. Em seguida, insira a entrada CNAME com o www no primeiro campo.
          Me diga depois se funcionou. 😉
          Abraços!

      • Kleber Ferreira

        Rapaiz, ta complicadinho colocar esse site no ar eim! rrs pois bem, oque você disse de fato estava ocorrendo, na entrada TXT eu inseri com www, entendemos o porque do Conflito de records no CNAME, exclui o TXT, fiz nova entrada de verificação e salvei o CNAME corretamente foi tranquilo porém no google site o dominio atribuido continua com DNS inválido, qual seria o problema agora?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Kleber,
          Se as entradas foram inseridas corretamente, então deve ser apenas uma questão de tempo até a alteração se propagar. Em alguns casos, o redirecionamento (de erro do navegador) fica gravado em cache. Por isso, pode ser interessante tentar acessar o site usando outro navegador ou outro dispositivo.
          Você pode ainda usar a ferramenta DNS Checker para verificar a propagação das entradas TXT e CNAME.
          Abraços!

        • Naoami

          Estava com esse mesmo problema!
          Vi nesse site que colocou ai Bill, o DNS checker e esta aparecendo erro no TXT
          O que deve ser será?

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Naoami,
          A qual erro se refere? A busca pela entrada TXT de verificação de propriedade deve ser feita com o domínio puro no primeiro campo (ex.: dominio.com.br) e a opção TXT selecionada. Esta consulta deve retornar o código de verificação que inseriu para verificar a propriedade em todos os pontos exibidos no mapa.
          Caso não exista nenhum valor a ser exibido na consulta, então o código TXT não foi inserido ou foi inserido corretamente.

        • Naoami

          Bill tirei o WWW no site DNS e deu certo !!!
          Mas ainda não está liberado para atribuir no google sites, será que tenho que esperar mais tempo?
          Fiz isso ontem a tarde

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Naoami,
          Sim, o correto, caso da entrada TXT de verificação de propriedade, é não usar o www. Geralmente em algumas horas já é possível verificar a propriedade no Google Search Console. Se a verificação não ocorrer em até 24 horas, recomendo que tente gerar um novo código TXT ou usar um dos métodos alternativos.
          Abraços.

  9. Lisiane

    Olá!
    Fiz todos os procedimentos e parecia tudo certo.Só que na parte que aparece a mensagem:
    Seu site tbm esta disponível em:
    www....
    Não aparece pra mim a opção “publicar”

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Lisiane,
      Se você estiver usando uma conta de usuário vinculada ao G Suite, então é necessário que o administrador do G Suite libere o mapeamento de URLs do Google Sites para os usuários do G Suite. Seria este o seu caso?
      Se for, dê uma olhada nesta página de ajuda. Ela contém as instruções para que o administrador do G Suite configure o mapeamento de URLs.
      Se este não é o seu caso, forneça mais informações e tentarei ajudá-la.
      Abraços!

      Responder
  10. LISANDRO DO AMARAL

    Não sei se ajuda de alguma coisa, mas eu só queria agradecer. Pelas instruções do Google eu jamais conseguiria. Quebrei a cabeça, fiquei com raiva. Meu site estava usando DNS da Hostgator e não consegui. mas aí entrei na Registro.br e mudei pros servidores deles e segui seu procedimento. Consegui verificar no Google e adicionar o domínio No g sites. Muito obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Lisandro,
      Obrigado pelo comentário! Com certeza será útil para outros leitores que estão na mesma situação.
      Fico feliz em saber que o tutorial foi útil para você. 🙂
      Abraços!

      Responder
  11. Junior

    Uma dúvida! Se meu site já está hospedado em uma plataforma, fazendo esse processo ele passa a ser hospedado no google?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Junior,
      Isso mesmo. O Google Sites é uma plataforma para criação de sites que fica hospedada nos servidores do Google. Se você possui um site em uma hospedagem de sites e mudar para o Google, não precisará mais do serviço de hospedagem em questão. A não ser que existam outros serviços associados, como e-mail.
      Qualquer dúvida, entre em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  12. Flávio

    Bom dia Bill, td bem.. fiz o registro do meu domínio “www.olharphoto.com.br” no registro.br e, seguindo seu passo a passo, o ferramenta do Google ñ acha.. liguei no domínio e falaram q lá estava tudo certo, (já passou de 48h tb q registrei no Google).. pode me ajudar?
    Grato!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Flávio,
      Me parece que você inseriu as entradas corretamente (TXT e CNAME). O seu domínio está apontado para os servidores do Google, mas uma página de erro é exibida, o que me leva a crer que o problema é de verificação de propriedade do domínio. Recomendo que refaça o processo de verificação de propriedade do domínio.
      Esta página de ajuda contém diversas maneiras de fazer a verificação. Escolha a que for mais conveniente para você.
      Abraços!

      Responder
  13. Daniel Salazar

    Oi, Bill!

    Conteúdo fantástico. Pesquisei e só encontrei o que procurava aqui com você, contudo, fiz o procedimento e está dando ”Não foi possível verificar sua propriedade”. Li os comentários e vi um problema similar ao meu que você sugeriu gerar um novo TXT, você poderia me dizer como faço isso?

    Abraços,

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Daniel,
      Para gerar um novo código TXT é necessário refazer o processo de verificação do domínio. Alternativamente, você pode voltar à página de verificação e selecionar um dos outros métodos disponíveis. Esta página de ajuda do Google contém explicações e um passo a passo para a verificação em todos os métodos disponíveis. Escolha aquele que for mais fácil para você. 🙂
      Qualquer dúvida, basta retornar.
      Abraços!

      Responder
      • Daniel Salazar

        Oi, Bill!

        Consegui uma solução através do link que me mostrou, muitíssimo obrigado! Atitude irada em dispor do seu tempo para ajudar a galera! Você tem canal no youtube? Se sim, poderia me mandar para eu me inscrever?

        Abraços e boa semana! 😉

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Daniel,
          Obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que pude te ajudar!
          Quanto ao YouTube, ainda não temos um canal, mas está nos nossos planos fazer isso em breve. Quando o canal for lançado, avisaremos nossos leitores via site, e-mail e redes sociais. Se inscreva em nossa newsletter para ser avisado sobre isso. 🙂
          Abraços!

  14. Vinicius Lopes

    Boa noite! Será que poderia me ajudar? Comprei a URL pelo Registro.br, já segui todos os passos acima varias vezes, mas meu site não aparece com o URL personalizado. Meu URL é www.florevini.com.br. No DNS Checker o CNAME não está verificando. Não sei mais o que devo fazer.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Vinicius,
      De fato, a consulta CNAME para a versão www do seu domínio não exibe nenhum registro no DNS Checker. Posso sugerir duas coisas para você:

      Certifique-se de que preencheu corretamente a inserção da entrada no painel do Registro.br. Depois de clicar em “Nova entrada”, o primeiro campo deve conter apenas o texto www. A caixa de seleção deve estar com a opção CNAME selecionada e o último campo deve ser preenchido com o texto ghs.googlehosted.com. Depois de preencher, clique em “Adicionar” e, por último, clique no botão “Salvar”.

      Se você já realizou a inserção acima e a propagação não ocorreu, mesmo depois de várias horas, então recomendo que entre em contato com o suporte do Registro.br. Veja as opções de suporte nesta página.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  15. Vinicius Vieira

    Meu caro, gostaria de agradecer suas valiosas dicas. Aqui foi o único lugar em que eu realmente encontrei o que precisava. Principalmente nos comentários, os quais serviram para esclarecer ainda mais quaisquer dúvidas.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Vinicius,
      Obrigado pelo comentário! 😀
      Nos esforçamos por aqui para ajudar todos os que nos procuram e é muito bom saber que pudemos te ajudar também.
      Um abraço!

      Responder
  16. Andrei

    Olá Bill, parabéns pelo material!

    Como faço para que meu domínio apareça na barra de endereços? Quando digito meu site/dominio, ele entra na página, mas o endereço na barra aparece a URL do Google Sites (onde fiz meu site) e não mais o meu dominio.

    Meu dominio é: www.meditacaosoul.com.br

    Eu não tenho conta G Suite, seria isso?

    Grato,
    Andrei

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Andrei,
      Ao consultar a entrada CNAME configurada para a versão www do seu domínio, vejo que não há um apontamento para os servidores do Google Sites (veja aqui a consulta). Me parece que há apenas um redirecionamento simples configurado em seu domínio, que encaminha todos os acessos para o seu endereço no Google Sites (sites.google.com/view/meditaosoul/page).

      Para configurar seu domínio, recomendo que siga os passos descritos aqui no tutorial. Não é necessário ter uma conta G Suite.

      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Andrei

        Olá Bill,

        Aqui estou novamente… …seguinte, não consegui ainda colocar meu dominio no ar do meu site google sites. Com isso decidi refazer todo o processo, e dessa vez está dando falha na certificação na Central Webmaster, eu fiz a solicitação ontem (11/08) próximo das 9:00 hrs, e ainda não certificou, sabe me dizer o que pode estar acontecendo? …tentei novamente agora pela manhã e segue dando a mensagem: “Não foi possível verificar sua propriedade: www.meditacaosoul.com.br”

        Grato,
        Andrei

        Responder
        • Andrei

          Olá Bill,

          Avancei, consegui verificar a propriedade através do Google Search Console. Entrei no DNS Checker e vi que CNAME está ok, mas o TXT me parece que não e consequentemente, não consigo acessar o site www.meditacaosoul.com.br

          Gentileza comentar.
          Grato,
          Andrei

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Andrei,
          Vejo que o seu domínio está apontado para o Google Sites corretamente, no entanto, a falha na verificação de propriedade impede que o site seja publicado.

          Recomendo que repita os passos de verificação do domínio ou escolha um dos métodos alternativos. Esta página de ajuda do Google informa todas as possibilidades de verificação do domínio. Escolha o método que achar mais conveniente.

          Qualquer dúvida, estou à disposição.
          Abraços.

  17. Leonardo

    Olá, Bill. Excelente material!
    Até onde entendi, a hospedagem com o google sites (mesmo sem o GSuite) é gratuita, correto? Nesse caso, não é necessário pagar as mensalidades de hosts como hostgator, hostinger…

    Sendo assim, a única variável paga com o google sites é o domínio? Se for isso a configuração eu aprendi com o post e tudo fica mais fácil.

    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Leonardo,
      É exatamente isso: não é necessário ter uma hospedagem para usar o Google Sites e a única despesa, nesse caso, é o registro do domínio, que deve ser renovado anualmente.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abraços!

      Responder
  18. Franco

    Boa noite Bill,

    Primeiramente uma boa noite e parabéns pelo material, está realmente muito claro.
    Estou tentando verificar a proriedade do URL personalizado, fiz todo o procedimento conforme explicado, consegui alterar o TXT e DNS no registro.br, porém quando tento verificar no google webmasters aparece o seguinte erro: Não foi possível verificar sua propriedade: www.psicologathamara.com.br. Se puder dar uma ajuda ficaria imensamente grato

    Responder
      • Franco

        Boa noite Bill,

        Consegui verificar o domínio gerando um novo TXT como você mesmo sugeriu.
        Nas configurações de publicação já aparece o URL personalizado coma mensagem de que o site também esta disponível no URL personalizado, porém quando tento entrar no site não abre. “Não é possível acessar esse site encerrou a conexão inesperadamente”. Sabe o que pode ser agora?
        Muito obrigado!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Franco,
          Se o domínio foi configurado corretamente e o acesso ao site está configurado como “público”, nas configurações de compartilhamento, então pode ser que o redirecionamento incorreto esteja gravado em cache. Experimente acessar o site usando outro navegador, ou então limpe os cookies e o cache do navegador para o seu domínio.
          Abraços!

  19. Lucas

    Boa noite Bill
    Estou com o site do google sites funcionando com o dominio .COM.BR do REGISTRO.BR, mas, o https:// não está aparecendo ainda…;.Seria viável fazer a certificação SSL na cloudflare? Porque você comentou que o Https apareceria automaticamente no google sites, mas não está.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lucas,
      O novo Google Sites gera um certificado SSL automaticamente após a configuração de um domínio personalizado. A instalação pode levar algumas horas.

      O Google Sites Clássico infelizmente não possui essa funcionalidade, não sendo possível utilizar certificados SSL externos, como os do CloudFlare. Portanto, se você criou o seu site com o Google Sites Clássico e deseja ter um certificado SSL, considere recriar o site usando o novo Google Sites.

      Relendo o artigo, vejo que não mencionei essa limitação do Sites Clássico. Vou atualizar o texto para conter um aviso sobre isso. Obrigado por levantar a questão.

      Se eu puder ajudar com mais alguma coisa, fico à disposição.
      Abraços.

      Responder
  20. Cristiano

    Olá Bill.. Obrigado pelas dicas! As melhores e mais didáticas que encontrei!
    Seguinte, nós tinhamos um site (www.styl.com.br) da empresa publicado pelo wix e gerenciado pelo g-suite. Nos cancelamos a publicação no wix e migramos para um google sites. Na hora de publica-lo, fizemos a alteração no g-suite e corrigimos o dns e o cname no registro.br porém, ao digitar o endereço do site, ele aparece com a url:

    https://sites.google.com/styl.com.br/uniformes-profissionais?pli=1.

    Acho que está faltando fazer alguma coisa, mas ainda não encontrei o erro. você pode ria ajudar?

    Abraço,
    Cristiano

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Cristiano,
      Obrigado pelo comentário.
      Para usuários do G Suite, o Google Sites demanda algumas configurações adicionais para poder receber uma URL personalizada. Basicamente, o administrador precisa acessar o painel Admin do G Suite e ir até as configurações do Google Sites (Apps -> G Suite -> Sites). Na tela de edição, siga os passos descritos nesta página de ajuda.

      Também é fundamental que a configuração de compartilhamento do site esteja definida como “pública” (qualquer pessoa da web pode acessar).

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida me fale.
      Abraços.

      Responder
      • Cristiano

        Obrigado Bill! Realmente, não tinha notado a questão do compartilhamento… fui no Google Drive e, de acordo com a indicação deles, todas as permissões estão corretas, mas mesmo assim o mesmo não está aberto para a web… não tenho ideia do que pode ser e nem onde recorrer para ajuda… alguma dica?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Cristiano,
          Você chegou a verificar, no painel Admin do G Suite, se o domínio está listado, conforme descrito na seção “Acessar a tabela de URLs personalizados” da página de ajuda?

  21. Luan Carlos

    Cara,
    Eu fiz todo esse passo-a-passo mas quando acesso meu domínio não abre a minha página google.Sabe dizer como posso resolver isso?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Luan,
      Qual seria o seu domínio?

      Responder
      • Luan Carlos

        bonafarma.com
        Fiz pela Godaddy. Quando tento acessar aparece a mensagem “Não foi possível encontrar o endereço do IP do servidor www.bonafarma.com”

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Luan,
          Obrigado por informar. Neste momento, ao fazer uma consulta no DNS Checker (veja aqui), nenhuma entrada CNAME está configurada para o subdomínio www.bonafarma.com. Para que o seu domínio funcione, é necessário inserir uma entrada CNAME com o valor www apontando para ghs.googlehosted.com.

          No caso da GoDaddy, acesse a área de Gerenciamento de DNS do seu domínio e clique em “adicionar” para inserir uma nova entrada. Escolha a opção CNAME. No campo “Host”, insira apenas www. No campo “Aponta para” insira ghs.googlehosted.com. O campo TTL pode deixar como está. Salve a alteração. Se o seu domínio estiver verificado e com as demais configurações corretas no Google Sites, em alguns minutos o site estará publicado.

          Qualquer dúvida me fale.
          Abraços!

        • Luan Carlos

          Consegui!!!!
          Muito obrigado, cara!

          Eu estava colocando no host: www.”meudominio”, quando tinha que colocar apenas o www.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Luan! Fico feliz em poder ajudar! 🙂
          Abraços.

  22. João de Oliveira Manuel

    Gostei bastante do conteúdo. Bill, me responda ainda. Gostaria de saber se é possível ganhar dinheiro com um site criado totalmente de graça ou seja sem nenhum investimento? Qual é a melhor hospedagem totalmente grátis e confiável que permite ganhar dinheiro? Agradeceria se me respondesses no meu email. Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, João,
      Sim, é possível ganhar dinheiro com um site criado gratuitamente ou com baixo investimento financeiro. Mas devo dizer que existem muitas maneiras de ganhar dinheiro na internet e o sucesso (ou fracasso) depende de inúmeros fatores. Não há garantias.

      Primeiramente, mesmo que você não queira investir dinheiro, não há como fugir do investimento de tempo. E, como dizem, “tempo é dinheiro”, então, mesmo que indiretamente, você estará investindo algum dinheiro no assunto. Caso contrário, poderia estar utilizando este tempo investido para ganhar dinheiro de outras formas.

      Como mencionei acima, existem muitas maneiras de monetizar um site. Se você pretende atrair tráfego orgânico para o seu site (ou seja, sem pagar pelo tráfego), então uma boa plataforma é o Blogger. Por ser uma plataforma de blogs, possui um potencial de indexação maior do que o Google Sites, que é mais indicado para sites estáticos. Assim como o Google Sites, o Blogger também permite a configuração de um domínio personalizado (veja aqui como fazer). Para saber mais, leia este tutorial sobre como criar um blog no Blogger.

      Por falar em domínio personalizado, um endereço exclusivo (ex.: meusite.com.br) pode dar mais credibilidade ao seu projeto online do que o endereço gratuito fornecido por plataformas como o Blogger ou o Google Sites (ex.: meusite.blogspot.com). Por isso, é interessante utilizar um domínio personalizado sob diversos aspectos, seja qual for o seu objetivo. Mas, nesse caso, não é possível usá-lo gratuitamente. O registro de um domínio nacional (terminado em .br) custa R$ 40 por ano no Registro.br, que é a entidade responsável por esta terminação. O custo é baixo, mas não é gratuito. Tirando esse investimento, as plataformas que mencionei acima são completamente gratuitas.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  23. Adriano

    Boa tarde Bill. Se puder da uma força ai. Fiz la o recomendado para configurar o domínio. Já tem 5 dias e, quando peço para verificar la na central web master apareçe :”Falha na verificação para www.açaídasol.com.br…””.
    Eu ate tentei registrar novamente, faço o registro txt, ok e quando faço o CNAME e salvo, ai aparece que” não é possivel adicionar o record. Conflito em recorde CNAME”.
    Até tentei excluir o registro anterior, mas não consigo. Se puder da uma força. Obrigado desde já.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Adriano,
      Acredito que o problema esteja no fato de que o seu domínio possui caracteres especiais e acentuados. Apesar de ser possível registrar domínios assim, infelizmente muitos servidores não estão preparados para receber apontamentos de domínios com essa características.

      Recomendo que registre um domínio similar, mas sem caracteres especiais, como por exemplo acaidasol.com.br. Depois de ter o registro, refaça a configuração com o novo domínio.

      Depois de ter o novo domínio configurado, você poderia fazer um redirecionamento simples do domínio antigo para o site publicado (veja aqui como fazer).

      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
      • Jaqueline Fernandes de oliveira

        Eu fiz um site no Google sites, tentei configurar meu domínio que adiquiri na Registro.Br e não está aceitando, fiz as entradas TXT e CNAME e até agora nada, já faz 6 dias.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Jaqueline,
          Você poderia informar o domínio, por favor? Assim posso tentar te ajudar a descobrir onde está o problema. 🙂

        • jaqueline fernandes de oliveira

          O meu domínio é www.osegredodamassoterapia.com.br

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Jaqueline,
          Obrigado por informar. Pelo que vejo no DNS Checker, tanto a entrada CNAME quanto a TXT foram inseridas corretamente no seu domínio. Por isso, é possível que o problema esteja em uma das opções abaixo:

          1. Retorne ao Google Search Console ou à Central do Webmaster e certifique-se de que a verificação da propriedade do domínio foi realizada. Este é um passo fundamental para a publicação do seu site. Em alguns casos, pode ser necessário gerar um novo código TXT e configurá-lo novamente no Registro.br.

          2. Verifique se o domínio foi configurado corretamente no painel do Google Sites. Às vezes um erro de digitação pode ser a causa do problema. Também é possível que o domínio ainda não tenha sido publicado no painel, o que se resolve facilmente.

          De acordo com os comentários que tenho recebido aqui, a causa mais provável é a primeira. Raramente o problema está na segunda opção.
          Se ainda estiver encontrando dificuldades, entre em contato novamente.
          Abraços!

      • Daniel

        Infelizmente estou com o mesmo problema… o Google sites aceita o domínio que já está verificado, mas algum tempo depois aparece “DNS inválido”

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Daniel,
          Você poderia informar o domínio que está tentando configurar, por favor?

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Daniel,
          Obrigado por informar o domínio. Fazendo uma consulta no site DNS Checker, vejo que, nesse momento, não há nenhuma entrada CNAME apontando a versão www do seu domínio para os servidores do Google (ghs.googlehosted.com). Veja aqui a consulta.
          Portanto, recomendo que retorne ao painel de administração do seu domínio e faça a inserção da respectiva entrada, conforme descrito aqui no tutorial, na seção 5. Se estiver encontrando dificuldades, descreva suas dúvidas e tentarei ajudá-lo.
          Abraços!

        • Daniel

          Bom dia Bill, muito obrigado pela atenção!
          Então, eu estou tentando este procedimento desde ontem e hoje acabei de tentá-lo, mas aparece esta mensagem ao adicionar a entrada CNME: “Não é possível adicionar record(s) – Conflito em Record CNAME”. Estou colocando o “www” no campo à esquerda, entrada CNAME e o link “ghs.googlehosted.com” à direita…
          Obs.: Este domínio estava sendo usado em um site do WIX anteriormente, será que ficou alguma configuração da WIX atrelada ao domínio ainda? Antes de passar para o Google fiz a desvinculação na WIX… E também o sistema do Google já reconheceu como pertencente a nós… O que poderia estar acontecendo? Novamente muito obrigado!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Daniel,
          Essa mensagem (Conflito em Record…) geralmente aparece quando já existe uma entrada com o mesmo valor www gravada. Pode ser uma entrada de outro tipo, como A, TXT ou outra CNAME. Pelo que vejo aqui no DNS Checker, a entrada TXT foi inserida com o www no primeiro campo. O primeiro campo deveria ficar em branco, no caso da entrada TXT (veja aqui a consulta). Repare que, ao fazer a consulta TXT pelo domínio puro (coletty.com.br), nenhuma entrada é exibida (veja aqui).
          Para corrigir, remova a entrada TXT que contém www e insira a mesma entrada com o domínio puro (sem www). Em seguida, acredito que você conseguirá inserir a entrada CNAME necessária.
          Depois me diga se conseguiu resolver (nossos leitores agradecem)! 🙂
          Abraços.

        • Daniel

          Olá Bill,
          Gostaria de agradecer por ter me ajudado a resolver este problema no domínio! Consegui, até que enfim!
          Muito obrigado e parabéns pelo site! Excelente!
          Abraços.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Daniel,
          Que bom que conseguiu, obrigado por retornar aqui para comentar!
          Fico feliz em saber que pude ajudar! 😀
          Abraços.

    • Jaqueline

      Eu ainda não consegui configurar meu domínio no Google sites, já fiz as entradas novamente e nada.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Jaqueline,
        As entradas do seu domínio estão corretas, então é possível que o problema esteja na verificação de propriedade do domínio. Você confirmou, na central do Webmaster ou no Google Search Console, se a propriedade do seu domínio foi verificada com sucesso?

        Responder
    • Marcelo Burattini

      Bill
      Segui as instruções, mas… depois de + 1 semana, o Google sites dizia que não era possível verificar a propriedade.
      Olhei no DNS checker e estava tudo ok.
      Agora estou na base da tentativa e erro… bem difícil.
      Dúvidas:
      1 quem poderia dar suporte nesse caso, a Google ou o registro.br?
      2 quanto tempo devemos esperar entre 1 tentativa e outra?
      3 na configuração do CNAME há diferenças entre suas instruções (ghs.googlehosted.com) e as instruções do Google, que passa outro string pra colar lá, tanto no primeiro quanto no segundo campos. Como proceder?
      4 faz sentido tentar só o TXT , pra depois usar o CNAME?
      Enfim, sabe quem poderia ajudar nesse caso?
      Obrigado e parabéns

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Marcelo,
        Se as entradas de DNS foram propagadas (como verificou no DNS Checker), então é bastante provável que o problema esteja na verificação de propriedade do domínio. Sem ela, o site não é publicado, mesmo que as entradas estejam apontando corretamente para os servidores do Google. Outra causa menos frequente, mas também possível, poderia ser algum erro de digitação do domínio no Google Sites. Há ainda a possibilidade das permissões para acesso ao site não estarem definidas como “públicas” nas configurações de compartilhamento.

        Quanto às suas dúvidas:
        1. O Google não oferece suporte para o Google Site, apenas disponibiliza esta base de conhecimento. O Registro.br fornece suporte, mas apenas para questões ligadas à configuração do seu domínio. Os canais de suporte estão nesta página.

        2. Em geral, novas entradas na zona de DNS são publicadas em poucas horas. Portanto, em até 24 horas após a mudança, a publicação deveria estar funcionando plenamente, se estiver tudo correto.

        3. Poderia ser mais claro quanto a essa diferença? Até onde sei, a configuração de apontamento de um subdomínio (ex.: www) para o Google Sites consiste em inserir uma entrada CNAME com o valor www e o destino ghs.googlehosted.com. Essa inserção diz respeito única e exclusivamente ao apontamento do seu domínio, no formato www.dominio.com, para os servidores do Google Sites.

        No quesito de verificação de propriedade do domínio, existem diversos métodos disponíveis, sendo o método principal a inserção de uma entrada TXT e, alternativamente, uma entrada CNAME completamente diferente desta que exemplifiquei acima, que tem como propósito apenas a confirmação de propriedade do domínio, sem relação com o apontamento para os servidores do Google.

        4. Sim. A verificação de propriedade do domínio é o “passo zero” para a publicação. O Google precisa ter certeza de que você é mesmo o proprietário do domínio antes de permitir o apontamento. E o método de inserção de uma entrada TXT é a opção recomendada para esta verificação. Portanto, você poderia, em um primeiro momento, inserir apenas a entrada TXT, aguardar a propagação e retornar ao painel do Search Console (ou Central do webmaster) e verificar a propriedade do domínio. Estando esta verificada, aí sim você poderia partir para o apontamento do seu domínio para os servidores do Google, configurando uma entrada CNAME com o valor www apontado para ghs.googlehosted.com.

        Vale reforçar aqui que o Google fornece métodos alternativos para verificação de propriedade, que podem incluir, além da entrada TXT, entradas CNAME, código de acompanhamento do Google Analytics ou a inserção de uma tag HTML no seu site. No entanto, as entradas de DNS são as mais simples de serem implementadas. Para saber mais sobre o assunto e ver todos os métodos de verificação, consulte esta página.

        Para finalizar, antes de tomar qualquer medida, recomendo que retorne à Central do Webmaster ou ao Google Search Console (dependendo de onde tiver começado o procedimento de verificação de propriedade) e confirme a verificação de propriedade do seu domínio. Pelo que tenho acompanhado junto aos nossos leitores, esta é a causa número 1 para a não publicação do domínio.

        Qualquer dúvida, entre em contato novamente e será um prazer ajudá-lo. Se possível, informe o domínio que está tentando configurar.
        Abraços e boa sorte!

        Responder
        • Marcelo

          Fala Bill
          Refiz todo o processo e percebi uma coisa. Usando o dns checker, da pra ver que os servidores de algumas localidades “retrocedem”, isto é, uma hora estão “ok” e algum tempo depois, não estão mais.
          Não poderia ser esta a causa do Google não conseguir verificar a propriedade?
          www.splc.com.br

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Marcelo,
          Nunca observei esse comportamento no DNS Checker, mas minhas consultas geralmente são pontuais. Pessoalmente, não acho que esta seja a causa da falha na verificação, mas não tenho dados para provar isso. Talvez o próprio sistema de verificação do Google seja o “culpado”, mas também não tenho como afirmar isso.

          O que sei é que, geralmente, após a inserção de uma entrada na zona de DNS de um domínio que já está propagado, em até uma ou duas horas a verificação já é identificada. Se não ocorrer nesse tempo, peça um novo código TXT ou use um dos métodos de verificação alternativos.

          No caso do seu domínio, vejo que ele contém tanto a entrada TXT quanto à CNAME, então acredito que se você resolver o aspecto da validação, seu site estará disponível rapidamente.

          Qualquer dúvida, fico à disposição.
          Abraços!

  24. thallys hwygen

    Ola amigo quando compartilho meu site no facebook na prévia mostra site.google.com e uma previa de texto , Como faser para aparecer a imagem do meu site sem que apareça que foi criado no google sites?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thallys,
      Infelizmente o Google Sites é bem limitado nesse aspecto, não sendo possível customizar nada do que é compartilhado externamente, como por exemplo o endereço do site ou a imagem da página. Também não há previsão para que este recurso seja implementado na plataforma.
      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
      • Adriano

        Entendi irmão.. Sem palavras para te agradecer…Parabéns por vc está aqui dando soluções pra um monte de gente…. Muita disposição… Muito Obrigado.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Adriano,
          Que bom que pude ajudar, fico feliz em saber. Obrigado por retornar aqui para deixar esse comentário. 🙂
          Se tiver outras dúvida, fique à vontade para entrar em contato novamente.
          Um abraço.

  25. Ricardo Guimarães

    Amigo Bordallo,

    continuo com o mesmo problema. gravei um vídeo para que você possa me ajudar de maneira mais fácil. acesse:

    https://youtu.be/rgo8mR_hxxY

    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      Obrigado pelo envio do vídeo.
      De fato, o procedimento feito por você foi executado corretamente e o problema está na verificação da propriedade. Na verdade, é bastante comum que ocorram falhas na verificação de propriedade. Felizmente, o Google oferece algumas alternativas.

      Recomendo que tente uma das opções abaixo:
      – Gerar um novo código TXT e substituí-lo no Registro.br.
      – Tentar um método alternativo para verificar a propriedade. Veja todos os métodos nesta página.

      Após substituir o código (ou usar um segundo método), aguarde alguns minutos e retorne ao painel para verificar a propriedade. Repare que, no link que enviei acima, existem algumas opções específicas para o Google Sites, como usar uma tag do Google Analytics. Use a opção que achar mais conveniente.

      Tirando essa questão da verificação de propriedade, todas as outras configurações que fez parecem estar corretas. Portanto, acredito que, assim que conseguir verificar a propriedade, seu site será publicado em instantes.

      Qualquer dúvida, entre em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  26. Jessica Guissoni

    Bill Bordallo, só tenho gratidão pela sua contribuição!
    Segui o que você recomendou e deu tudo certo.
    Obrigada!
    Sucesso!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jessica,
      Que bom, fico feliz em saber que o tutorial foi útil para você!
      Obrigado pelo comentário. 🙂
      Abraços!

      Responder
  27. Fernanda

    Olá Bill, boa tarde!

    Fiz o procedimento no dia 03/07/2020 e até agora o Google sites não consegue verificar a propriedade. Você pode me ajudar? Meu domínio é inspireconsultambiental.com.br
    Grata.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernanda,

      Nesse momento, vejo que o seu site está publicado normalmente no endereço www.inspireconsultambiental.com.br. Portanto, acredito que o problema já foi resolvido, certo?

      Se puder ajudar com alguma coisa, basta entrar em contato novamente. 🙂

      Abraços.

      Responder
  28. Ricardo Guimarães

    Boa tarde meu amigo Bordallo

    Segui seu tutorial a risca como você pode ver abaixo e já se passa quase uma semana e o Google Sites ainda não reconheceu meu site.
    O que fiz de errado? Você pode me dar uma ajuda?

    ceip.net.br TXT “google-site-verification=4ahLiA6k8OhL8xTgTVBhtZISVmS6C9GaraX6vhBiHLM”

    www.ceip.net.br CNAME ghs.googlehosted.com

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,

      Obrigado pelo comentário.

      Pelo que vejo através da ferramenta de consulta DNS Checker, as entradas foram inseridas corretamente no seu domínio (veja as consultas aqui e aqui).

      Por isso, acredito que o problema pode estar na confirmação de propriedade do domínio (na Central do Webmaster ou Google Search Console). Verifique se, depois de inserir a entrada TXT, você retornou ao painel e solicitou a verificação de propriedade. Este é um passo fundamental na configuração do domínio.

      Se a propriedade do domínio estiver confirmada, então há ainda uma outra possibilidade. Verifique se o site foi publicado corretamente no painel do Google Sites e se a digitação do domínio está correta. Já aconteceu de outros leitores descobrirem erros de digitação ao configurar o domínio no painel do Google Sites.

      Se ainda estiver encontrando dificuldades, retorne o contato e tentarei ajudá-lo.

      Abraços!

      Responder
  29. Simone Ribeiro

    Acho que não soube me explicar nos post anteriores. Criei meu site no google sites, comprei o domínio www.papelariaestudantil.com, ao acessar a área do provedor que é hotsgator não aparece a opção de editar a zona DNS para incluir o txt.Como devo proceder ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Simone,
      Sem problemas. 🙂
      Até o momento, a capacidade de inserir entradas na zona de DNS no novo painel do cliente da HostGator é limitada, sendo possível apenas realizar apontamentos para servidores de DNS externos ou da própria HostGator (o que não ajuda no seu caso).

      Para inserir as entradas necessárias para configurar o Google Sites (TXT e CNAME), é necessário solicitar a inserção das mesmas para o suporte da HostGator.

      Para entrar em contato com o suporte, acesse o painel do cliente com seu login e senha e clique no link “Suporte”, no canto superior direito da tela. Na tela de suporte, clique no botão “Abrir novo chamado”. Selecione a opção “Suporte técnico” e descreva o que deseja. Inclua também as entradas que deseja inserir, conforme indicado pelo Google site, como por exemplo:

      TXT
      papelariaestudantil.com
      google-site-verification=wyg32gjsdahg2j3hansbdlkjsdha

      CNAME
      www
      ghs.googlehosted.com

      A equipe de suporte fará as inserções e você poderá dar continuidade à configuração do domínio no seu site.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abraços.

      Responder
      • Simone

        Já pedi para o suporte do hostgator e eles me enviaram a mensagem de que já incluiram as entradas acima como proceder daqui pra frente?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Simone,
          O próximo passo é retornar à central do Webmaster (ou Google Search Console) e confirmar a propriedade do domínio (a entrada TXT serve para esta finalidade).

          Depois da confirmação, retorne ao painel do Google Sites e faça a publicação do seu site, como descrito aqui no tutorial a partir do passo 7.

          Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.

  30. Simone Ribeiro

    Tenho o domínio do www.papelariaestudantil.com, porém não consigo realizar a configuração txt no hotsgator.

    Responder
    • Simone Ribeiro

      Também montei um site no google sites mas nao consigo configurar o domínio que comprei do hotsgator.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Simone,
        Caso se refira às dúvidas que enviou no comentário acima, basta seguir conforme indicado.
        Precisando de ajuda, entre em contato novamente. 🙂

        Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Simone,
      Se você apenas registrou o domínio na HostGator e não possui hospedagem, então deve solicitar ao suporte a inserção de qualquer entrada de DNS. Entre em contato com o suporte e informe todas as entradas que deseja inserir.

      Caso possua uma hospedagem, acesse o cPanel e faça a inserção na área “Editar zona de DNS”.

      Se eu puder ajudar com mais alguma dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  31. Juliana

    Olá! Eu montei o meu site pelo google sites e o meu dominio no Registro.br, segue os passos informados acima, deu tudo certo apareceu a mensagem falando que eu sou proprietária igual a que você mostrou no tutorial. Porem toda vez que eu entro no meu dominio www.julianascampi.com.br aparece essa mensagem DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN. Já tentei reconfigurar e não deu certo. Será que você pode me auxiliar?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Juliana,
      Segundo posso ver através do DNS Checker, não há nenhuma entrada CNAME configurada para o endereço que você informou (veja a consulta aqui). Da mesma forma, também não encontrei nenhuma entrada TXT configurada no domínio puro (veja aqui).

      Recomendo que revise e refaça todos os passos do tutorial.

      Se puder ajudar com mais alguma informação, fique à vontade para entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  32. Carlos Eduardo

    Olá Bill! Fiz as configurações, porém ao acessar o site www.ag0408.com.br aparece: ERR_CONNECTION_CLOSED
    Sabes informar o que pode ser?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      No momento, seu site pode ser acessado normalmente. Acredito que qualquer problema que tenha ocorrido foi resolvido, certo?
      Se puder ajudar com alguma coisa, estou à disposição.
      Abraços.

      Responder
  33. Regina

    Olá, Bill.
    Registrei o domínio no registro.br
    Segui todo o passo a passo, primeiro adicionei o TXT e depois o CNAME (inserindo www antes). Mas ao verificar, mesmo aguardando algumas horas, aparece Não foi possível verificar sua propriedade: www.serbimerodriguesadvocacia.com.br

    🙁 o que pode ser?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Regina,
      A verificação de propriedade do domínio é um passo fundamental nesta configuração. A mensagem indica exatamente o problema: que não foi possível verificar a propriedade do seu domínio. Por isso, mesmo com o apontamento CNAME correto (posso verificar que está correto no DNS Checker), o domínio não funciona, pois o Google não obteve a confirmação.

      Recomendo que você refaça a etapa de verificação de propriedade. Caso encontre dificuldades em fazer pelo método recomendado, use um dos alternativos. Veja mais informações sobre a verificação de propriedade nesta página.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, fico à disposição.
      Abraços.

      Responder
  34. jorge

    boa tarde bill bordallo, entao , há mais ou enos 3 semanas comprei um dominio na hostgator, sem hospedagem. dai agora pela facilidade do google sites, montei minha humilde pagina . percebi que era possivel utilizar esse meu dominio, mas desde entao e so dor de cabeça. nao consigo fazer o link, entrei em contato com o suporte passei o tal do CNAME eles falaral que modificaram o dns, mas nada aconteceu, depois passei o Txt do google e isso tambem não deu certo.

    me de um help por favor!!!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jorge,
      Obrigado por entrar em contato. Farei o possível para ajudar.
      Se puder, por favor me informe o domínio que está tentando configurar. Assim posso verificar as entradas de DNS que estão publicadas na internet.
      Se preferir, envie o domínio para o e-mail .
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Jorge,
          Pelo que vejo no DNS Checker, a entrada CNAME para o Google Sites está ausente (veja aqui). Ela deve apontar para ghs.googlehosted.com. Também não encontrei a entrada TXT, de validação de propriedade do domínio (veja aqui).

          Recomendo que entre em contato com o suporte da HostGator e solicite a inserção das entradas CNAME e TXT, conforme fornecidas pelo Google Sites.

          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
          Abraços.

        • jorge

          bill , entâo fiz o contato com o pessoal do supore e eles adicionaram o TXT e o CNAME

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Jorge,
          Se as entradas foram inseridas, então em algumas horas elas devem ser propagadas pela internet. Nesse momento, verifico que a entrada TXT está presente no seu domínio. Portanto, recomendo que você conclua o procedimento de verificação de propriedade do domínio no painel do Google Search Console.
          Após fazer isso, certifique-se de que o apontamento CNAME foi feito, pois até o momento ele não aparece no DNS Checker.
          Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato novamente.
          Abraços.

  35. Ellen Sousa

    Olá, adorei seu site e como você explicou detalhadamente tudo. Estou entrando no mundo de criação de site então algumas coisas ainda são confusas pra mim. Tenho uma dúvida, pois o site atual que tenho está com domínio na wix e queria mudar para o google site devido a todas as vantagens dele, então gostaria de saber se o wix seria essa hospedagem que você menciona. Ah a atual conta que tenho é no google suite, não sei isso interfere em algo do domínio.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ellen,
      Fique tranquila, vou tentar ajudá-la com suas dúvidas. 🙂

      O Wix e o Google Sites fazem parte da mesma categoria de serviço: ambos são criadores de sites, ou seja, plataformas usadas para criar sites de maneira fácil, sem necessidade de conhecimento técnico ou ferramentas especiais. Assim como qualquer outro criador de sites, o Wix e o Google Sites incluem a hospedagem no serviço, ou seja, não é necessário contratar nenhuma hospedagem para usar um serviço como esse.

      Apesar disso, o Wix e o Google Sites possuem muitas diferenças. A primeira delas: o Google Sites é 100% gratuito, enquanto o Wix possui alguns recursos gratuitos, mas com a maior parte disponível apenas em planos pagos.

      O Google Sites possui os recursos básicos para a criação de um site e permite a configuração de um domínio personalizado. Mas não vai muito além disso. Ele é bom para a criação de sites institucionais simples. Se você deseja criar um blog, uma loja virtual, ou qualquer outro tipo de site mais robusto, o Google Sites provavelmente não é a plataforma ideal.

      Já o Wix possui recursos mais avançados e atende a uma gama bem grande de finalidades. No entanto, como mencionei acima, os recursos mais interessantes para a criação de sites profissionais só estão disponíveis em planos pagos. Para conhecer melhor a plataforma, sugiro a leitura deste review do Wix.

      Quanto ao G Suite, trata-se de um pacote de serviços que inclui, entre outras coisas, e-mail, serviço de armazenamento na nuvem, ferramentas de comunicação e programas de escritório. Uma das premissas do G Suite é o uso de um domínio personalizado. Portanto, sobre sua última colocação, sim, o uso do G Suite interfere no domínio. No caso, ao migrar de plataforma de criação de sites, você deve ficar atenta às configurações necessárias para manter o G Suite funcionando. Dependendo de onde registrou o domínio e das configurações que foram feitas, pode ser necessário realizar alguma ação para que o G Suite continue funcionando após a migração de plataforma.

      Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, basta entrar em contato e farei o possível para ajudá-la.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
      • Ellen Sousa

        Olá Bil muito obrigada pela resposta explicativa e rápida!
        Tenho mais uma dúvida, pois ontem mexendo nas configurações da minha conta no G Suite, descobri que tem um domínio principal lá, mas não consegui entender se ele é um que veio atrelado a conta ou se é o domínio que tenho na wix, já que o nome do domínio é igual ao que tenho no site deles. Junto a isso queria saber se caso esse domínio presente na G Suite não seja da wix, se é possível a transferência de domínio wix > G suite.

        Uma outra coisa que notei, é que a opção “URL personalizadas” não consta quando tento publicar o site criado pela conta G Suite, mas quando tento publicar algum site pela minha conta pessoal essa opção aparece.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Ellen,
          Pelo que descreveu, você deve estar usando o mesmo domínio para o site Wix e para a sua conta G Suite. Isso é bastante comum, uma vez que se tratam de serviços diferentes e que podem coexistir.

          Você pode ter registrado este domínio tanto no Wix quanto no momento da criação da conta no G Suite.

          Para descobrir se o domínio foi registrado no Wix, acesse o seu painel do Wix e vá em Configurações -> Domínios. Nesta página, se o seu domínio exibe a informação “Gerenciado por terceiros”, então significa que você o registrou em outra empresa e apenas apontou-o para o Wix. Se esta informação não aparece, significa que você o registrou no próprio Wix.

          O G Suite não registra domínios diretamente, no entanto, ele oferece esta possibilidade durante o processo de cadastro através do Google Domains. Para descobrir se o seu domínio foi registrado dessa forma, acesse o painel do Google Domains e clique em Meus Domínios. Se o seu domínio estiver listado nesta página, então significa que ele foi registrado e pode ser administrado pelo Google Domains.

          Existe ainda uma terceira possibilidade, que é ele ter sido registrado em outra empresa. Se não encontrar o domínio em nenhuma das opções mencionadas acima, me avise a ajudarei-a a descobrir onde o registrou.

          Quanto à transferência de domínio, isso é possível e ocorre com frequência. Para saber como fazer isso, recomendo a leitura do artigo Como transferir um domínio: tudo o que você precisa saber.

          Quanto à opção de URL personalizada no Google Sites, de fato, para os usuários com conta pessoal, esta opção vem habilitada por padrão. Já para os usuários do G Suite, ela deve ser habilitada no painel de administração. Saiba como fazer isso neste link.

          Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato novamente.
          Abraços!

  36. Vanildo Soares dos santos

    Boa tarde Bill, eu criei um site no Google sites e registrei o dominio no registro BR o dominio é www.juniorcredito.com.br. Fiz a verificação do dominio, coloquei o codigo TXT lá na zona DNS e tbm o CNAME tudo conforme voi explicado. Mas até hoje continua dando erro. O que pode estar errado? Me ajude por favor

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Vanildo,

      Pelo que posso ver na ferramenta DNS Checker, a entrada CNAME que aponta para o Google Sites foi inserida corretamente. No entanto, a página de erro indica que o site ainda não está disponível nos servidores do Google.

      A hipótese mais comum, quando isso ocorre, é um problema na verificação de propriedade do domínio. Retorne ao painel da Central do Webmaster ou do Google Search Console e certifique-se de que o domínio foi verificado como sendo de sua propriedade.

      Se ainda assim o error persistir, vá ao painel do Google Sites e verifique se as configurações de publicação estão corretas. Já aconteceu de um erro de digitação do domínio ser o problema. Mas outros erros também podem ocorrer, como o site salvo em rascunho, mas ainda não publicado.

      Acredito que o problema está em um desses lugares. Se ainda estiver encontrando dificuldades, retorne o contato e tentarei ajudá-lo.
      Abraços.

      Responder
      • Vanildo Soares dos santos

        Olá Bill muito obrigado por responder rapidamente. Então fiz o primeiro procedimento que vc disse. No email vou llhe enviar um print da tela pra vc ver o que apareceu.

        Responder
  37. Sandra Zanetti

    Ola Bill,
    Estou há dias tentando resolver este problema e agora encontrei seu site, que está muito bem explicado.
    O meu problema e que o meu dominio e do Registro.br e esta apontado para a hostgator e nao seu aonde colocar aquele texto que o google site envia. ja tentei de tudo e nao consigo.
    Voce informa que (Se você apontou seu domínio para uma hospedagem, deve realizar este mesmo procedimento no painel da hospedagem.) mas aonde e este painel, no registro.br ou no hostgator
    Obrigada desde ja

    ,

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sandra,
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que o artigo está sendo útil para você. 🙂

      Sobre sua dúvida: se o seu domínio no Registro.br está apontado para os servidores de DNS da HostGator, então é no painel da HostGator que você deve fazer qualquer alteração de zona de DNS, como inserir entradas CNAME, TXT etc.

      Quanto à localização desta configuração na HostGator, isso vai depender do seu plano de hospedagem. Se você possui uma hospedagem que inclui o painel cPanel, é neste painel que você fará as alterações. Você pode chegar ao cPanel acessando o painel do cliente (em financeiro.hostgator.com.br). Na lista de sites, clique em cPanel.

      Uma vez no cPanel, clique no item Editor de Zona de DNS, localize o seu domínio e clique em Gerenciar. Na tela seguinte, adicione as entradas TXT e CNAME necessárias para configurar o Google Sites, de acordo com o descrito aqui no tutorial. Obs.: pode deixar o campo TTL com o valor padrão (14400).

      Se a sua hospedagem na HostGator não oferece o cPanel, então entre em contato com o suporte (pode ser por chat) e explique que deseja fazer alterações na zona de DNS do seu domínio. Eles poderão fazer as inserções para você, nesse caso.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  38. Gilderlan

    Bill, só para complementar minha dúvida o domínio que estou tentando publicar é o www.corretorasafe.com.br

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gilderlan,
      Segundo o exibido no DNS Checker, a entrada CNAME de www.corretorasafe.com.br está apontando para o próprio domínio, quando deveria apontar para ghs.googlehosted.com.
      Recomendo que acesse o painel de edição de DNS do seu domínio e refaça o apontamento CNAME de www. Se houver outra entrada utilizando o valor www, substitua-a pela entrada correta (ghs.googlehosted.com).
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.

      Responder
      • Gilderlan

        Bill, deu certo, fiz a mudança do CNAME conforme você indicou, mais, tive que acrescentar o CNAME também indicado pelo google sites para verificação com os dois endereços de HOST e DESTINO e também tive que alterar o HOST do TXT para meu endereço www.meusite.com.br, pois o suport do GoDaddy usa @, só depois que fiz estas mudanças o site foi publicado corretamento.
        Valeu pelas dicas meu amigo.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Gilderlan,
          Que bom que deu certo!
          Deixo aqui uma observação que pode ser útil para outras pessoas: ao editar uma zona de DNS, o símbolo @ (arroba) equivale ao próprio domínio. Assim, inserir uma entrada com o símbolo @ no campo “host” ou “valor” é o mesmo que inserir o próprio domínio neste campo (ex.: meusite.com.br).
          Abraços!

  39. Gilderlan

    Olá Bill, fiz site pelo Google sites tudo conforme as regras do google, atribui minha URL personalizada, fiz a verificação do CNME e DO TXT do DSN até ai tudo ok. quando tento publicar com pouto tempo depois o Google Sies dar “DNS inválido”, já entrei em contato com o o GODADDY que foi onde adquiri o domínio e já fizeram todas as verificações possível, eles me pediram por último o ip da minha página no Google Sites, mas o google não fornece e não sei onde encontrar, a GoDaddy pede para incluir na classificação tipo A. Eu nunca tinha tido esse tipo de problema. Você tem alguma sugestão para eu poder resolver este problema???
    Agradeço pela atenção.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gilderlan,
      O erro DNS inválido indica que há algum problema no apontamento do seu domínio.
      Para configurar o Google Sites não é necessário inserir nenhuma entrada do tipo A (que é o tipo de entrada que aceita IPs). Você precisa apenas de uma entrada TXT (para verificação do domínio) e uma CNAME (para apontar o seu domínio para os servidores do Google). A entrada CNAME deve ter como valor o subdomínio que você deseja configurar (ex.: www) e como endereço final o subdomínio do Google Sites, que é sempre ghs.googlehosted.com.
      Para verificar se as entradas foram inseridas corretamente, você pode usar a ferramenta DNS Checker.
      Recomendo que revise o seu painel de entradas DNS na GoDaddy e verifique se estas duas entradas estão presentes, com os valores fornecidos pelo Google Sites.
      Qualquer dúvida, fico à disposição.
      Abraços.

      Responder
      • Gilderlan

        Amigo, muitíssimo obriga do pela sua atenção, vou fazer as alterações e testar mais uma vez.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha! 🙂

  40. Bárbara

    Muito obrigada! Consegui com a sua ajuda atribuir meu domínio ao google sites, mas na parte de atribuição, eu só precisei usar o txt. Quando usei o txt e o cname ele não aceitou. Quando deletei o cname ele funcionou perfeitamente.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Bárbara,
      Estranho que o seu domínio esteja funcionando dessa forma. A entrada TXT apenas verifica a propriedade. A entrada CNAME é a responsável pelo apontamento em si. É necessário manter as duas entradas na zona de DNS do domínio para configurá-lo no Google Sites. Se puder fornecer mais informações sobre onde registrou o seu domínio e como o configurou, pode ser útil para outros leitores.
      Abraços.

      Responder
  41. Margot

    Olá, criei um site no google sites e não consegui atribuir meu domínio que tenho na url personalizada, em configurações não aparece esta opção.
    tentei de todas as formas pesquisando e ai eu exclui minha conta do G Suite, pois estava exigindo que eu configurasse uma forma de pagamento de faturamento e eu não quero pagar já que o site do google sites é grátis e me permite usar, só que agora tendo acessar o google sites e informa que tenho que fazer inscrição no G suite para acessar o google sites. Não sei o que fazer, preciso criar outra conta para acessar o google sites?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Margot,
      Para os usuários do G Suite, a opção de atribuir uma URL personalizada para o Google Sites deve ser liberada no painel de administração do G Suite. Por esse motivo, esta opção não estava aparecendo para você.

      Se você excluiu sua conta do G Suite, não será mais possível acessar nenhum recurso que existia dentro desta conta, incluindo o site que criou.

      Para utilizar o Google Sites de maneira gratuita, não é necessário criar uma conta no G Suite. Você precisa apenas de uma conta Google gratuita. Se você possui um Gmail, então já tem uma conta Google. Caso contrário, pode criar uma em accounts.google.com/signup.

      Como você excluiu sua conta G Suite, temo que não seja possível recuperar o site que criou. Nesse caso, recomendo que recrie o site, mas dessa vez usando uma conta Google gratuita. Depois de criar seu login, basta acessar sites.google.com e criar seu site.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
      • Margot

        Obrigada pelas informações, fiz exatamente o que me informou o consegui personalizar a url e publiquei mas infelizmente meu site não aparece nos registros de buscas do google, só aparece o google meu negócio que já exclui a ficha. Tem alguma sugestão ?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Margot,
          Que bom que conseguiu reconstruir e publicar o seu site. 🙂

          Se você já excluiu o seu cadastro no Google Meu Negócio, mas ele continua aparecendo nos resultados de busca, isso pode indicar que o índice do Google ainda não identificou esta mudança.

          A indexação de um site pelo Google é um processo que depende de diversos fatores e sites recém publicados podem não estar imediatamente visíveis, muito menos bem posicionados. Algo que pode ajudar bastante é cadastrar o seu site no Google Search Console. Trata-se de um serviço gratuito do Google que permite acompanhar e otimizar a presença do seu site nos resultados de buscas. Após cadastrar o site na plataforma, você terá insights e sugestões para melhorar a sua presença nas buscas.

          Vale lembrar que muitos outros fatores influenciam na presença de um site nos resultados de busca. Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo 8 dicas para otimizar seu site com SEO.

          Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
          Abraços!

        • Margot

          Bom dia, parece que não estou com sorte, fiz a busca no google digitando a url do meu domínio e aparece https://mlscorretoradeseguros.negocio.site/ erro 404 esta é a url do google meu negócio que eu exclui a ficha da empresa ontem e atribui o meu domínio ao site do google sites e nas configurações do site dentro do google sites informa que www.mlscorretoradeseguros.com.br
          DNS inválido. Saiba mais, agora não sei o que fazer mais!!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Margot,
          Como informei no comentário anterior, o seu site do Google Meu Negócio — que foi deletado — aparece nos resultados porque o índice do Google ainda não foi atualizado com esta nova informação. É somente uma questão de tempo até este site não ser mais exibido.

          Quando ao novo site, no Google Sites, há algum erro de configuração no domínio ou no Google Sites. Recomendo que revise todas as etapas de configuração, conforme descritas aqui neste tutorial. Como sugestão, você poderia remover o domínio completamente do Google Sites e refazer todos os passos de configuração.

          Se puder ajudar com mais alguma informação, estou à disposição.
          Abraços.

  42. Williams

    Opa..consegui configurar (após uma certa demora na ativação) e estou com o seguinte problema: meu site somente abre quando estou logado em alguma conta google, se abro num navegador privado ou no celular ao invés de levar para o meu site, leva para a tela de login do google……teria ideia de como resolver?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Williams,
      Isso está ocorrendo, provavelmente, porque as permissões de compartilhamento do seu site não estão definidas como “públicas”. Para corrigir isso, acesse o painel de edição do site e, na barra superior, localize o ícone de compartilhamento, ao lado da roda de configurações (ao passar o mouse, aparece o texto “compartilhar com outras pessoas“). Na caixa que se abre, localize a opção “Links” e clique em “alterar“. A opção “Site publicado” deve estar definida como “Público“. Salve esta opção e publique o site com as alterações.

      Acredito que isso deve resolver seu problema. Caso tenha outras dúvidas, basta retornar o contato.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Williams! Disponha!

  43. Célia

    Olá!
    Sabe me dizer se consigo vincular o site do google meu negócio com o meu dominio. Eu comprei um dominio e nesse momento gostaria que ele apontasse para esse site do google meu negócio, mas não estou conseguindo fazer isso. Obrigada pela ajuda!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Célia,
      O Google Meu Negócio permite configurar domínios personalizados ao seu site criado na plataforma, desde que o domínio tenha sido comprado usando o Google Domains. Nesse caso, o registro do domínio pode ser feito por dentro da plataforma do Google Meu Negócio ou pelo Google Domains.

      Para domínios registrados em outras empresas, não é possível configurar um domínio personalizado. Nesse caso, o Google recomenda que você faça um redirecionamento para o seu site no Google Meu Negócio, cujo endereço final será aquele configurado na plataforma (ex.: minhaempresa.negocio.site). Veja aqui a recomendação, na seção “Encaminhar seu domínio de terceiros para o site do Google Meu Negócio“.

      Se você registrou um domínio no Registro.br, pode fazer um redirecionamento simples pelo painel. Se registrou em outro lugar, por gentileza informe o nome da empresa para que possa ajudá-la com instruções.

      Fico à disposição!
      Abraços.

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Célia! Fico feliz em saber!

  44. felipe

    Tive problemas para colocar a minha página do google no ar. O Registro BR não apontava para a página criada no google mesmo seguinto todo o tutorial corretamente e a verificação em TXT do google ter dado tudo correto. Então fiz um processo diferente e tudo se acertou, foi o seguinte: segui conforme o tutorial, fiz a verificação em TXT e guando chegou a parte de adicionar o CNAME no Registro BR ao inves de colocar apenas o texto o “ghs googlehosted com” eu na verdade coloquei o código que pegue no google webmaster na opção de verificação em CNAME. Pois notei que ele era o mesmo texto descrito no tutorial (googlehosted) mas com alguns caracteres aleatórios a mais. E felizmente para mim funcionou. Espero ter ajudado. e Obrigado pelo tutorial.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Felipe,
      Obrigado pela contribuição!
      Abraços.

      Responder
  45. Andre

    Olá,

    tenho uma dúvida quanto ao Google Sites / Gsuite. Se eu usar o google sites para a hospedagem do mesmo, e quiser acessar o meu site sem o subdomínio “www.”, existe alguma alternativa?
    Pelo que eu entendi, só pagando o pacote do Gsuite, mas não tenho a necessidade dele por enquanto… só gostaria que os visitantes pudessem acessar o site sem a necessidade do “www.”

    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, André,
      Infelizmente, não é possível configurar um domínio personalizado no Google Sites sem utilizar um subdomínio, como “www”. O Google Sites não oferece integração com a versão “nua” do domínio (ex.: dominio.com.br). Esta limitação ocorre tanto na versão gratuita quanto na versão do G Suite. Portanto, mesmo que você contratasse o G Suite, não seria possível configurá-lo como deseja.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, André!

  46. ALEX DOMINGUES DA SILVA

    Olá!
    Acabei de mandar uma menssagem pra vc.
    E consegui fazer dar certo aqui.
    Repassando.
    Primeiro o txt COM o www. Espera refletrir no googlesites
    Depois que refletir tira o txt o registro br e adiciona o CNAME tmbm COM o www. espera um pouco e ja pode publicar que vai dar certo.
    Se quiser da pra chegar nesse site aqui se o dominio ja refletiu nos servidores da google – https://dnschecker.org/.
    O meu estava dando erro pq eu não tinha publicado o site como “público” no google. Agora esta belezinha.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alex,
      Devo dizer que o procedimento que você descreveu não está correto. Por gentileza, observe a descrição que enviei no comentário anterior, que repito abaixo:

      1. A entrada TXT deve ser inserida com o primeiro campo em branco (sem www), como nesta imagem de exemplo. Esta entrada apenas verifica a propriedade do domínio.
      2. Já a entrada CNAME, essa sim, deve ser inserida com o www no primeiro campo, como demonstrado nesta outra imagem de exemplo.

      Além disso, não é necessário remover a entrada TXT. Ao fazer isso, caso haja necessidade de uma nova verificação de propriedade por parte do Google, seu site não será verificado e o apontamento passará a apresentar erro (seu site pode ficar fora do ar).

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  47. ALEX DOMINGUES DA SILVA

    Olá! Muito bom o tutrorial, mas infelizmente não consegui fazer, entrei em contato com o suporte do Registrobr e me disseram que o txt tem que ser colocado com o www primeiro, sem o CNAME. Fiz e deu certo, minutos depois o google me reconheceu como proprietário do domínio.
    E somente depois de reconhecido que me disseram que era pra coloca o CNAME SEM o www, mas, essa info esta errada pois o sistema não deixa. Coloquei com o www e alguns minutos depois o meu domino me leva pro site do que fiz no google. No entanto quando entro no meu site, ele ai pro google mas o endereço na barra de enderço se tranforma no google sites. o que poderia ser???
    www.taskforbot.com.br

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alex,
      A entrada TXT deve ser inserida com o primeiro campo em branco (sem www), como nesta imagem de exemplo. Esta entrada apenas verifica a propriedade do domínio.
      Já a entrada CNAME, essa sim, deve ser inserida com o www no primeiro campo, como demonstrado nesta outra imagem de exemplo.
      Quanto ao site redirecionar para o endereço do Google Sites, isso não deveria ocorrer. Verifique se o seu site está publicado e com as configurações de compartilhamento definidas como “públicas”.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abraços.

      Responder
  48. Catarina Domingos

    Olá Bill,

    Obrigada pela ajuda!!!
    De facto o problema estava na entrada duplicada do CNAME, apaguei o duplicado deixando apenas o que direciona para o ghs.googlehosted.com.
    Fui verificar agora e o site já aparece já está a a funcionar!! 😀

    Mais uma vez obrigada!
    Cumprimentos

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Catarina,
      Que bom que conseguiu corrigir o problema e publicar o seu site. Fico feliz em poder ajudá-la. 😁
      Abraços e sucesso!

      Responder
  49. Catarina Domingos

    Boa Tarde,
    tenho estado a ter problemas em publicar o meu site no google sites com o URL.
    O que fiz de errado?
    Criei o TXT no dominio e o CNAME, tudo bem e passado algum tempo vou tentar verificar se o site já estava publico e não está aparece esta informação “Welcome to the home of maxiganho.pt
    To change this page, upload your website into the public_html directory”

    Segui todos os paços mas continuo a não conseguir ver o site, e aparecer-me agora o seguinte erro no URL. “DNS INVÀLIDO”

    Como posso resolver esta situação?

    Desde já agradeço!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Catarina,
      Pelo que posso verificar na ferramenta DNS Checker, a entrada CNAME de www.maxiganho.pt não está apontada para os servidores do Google. Nessa consulta, a entrada CNAME de www deveria apontar para ghs.googlehosted.com, o que não ocorre (consulte aqui).

      Para resolver, revise as entradas de DNS do seu domínio seguindo as instruções descritas aqui no tutorial. Lembre-se de que, antes de fazer a inserção da entrada CNAME para www, a propriedade do seu domínio deve estar verificada junto ao Google.

      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
      • Catarina Domingos

        Olá Bill,

        Obrigada pela resposta.
        Eu no menu CNAME tenho dois CNAME com o Hostname “www.maxiganho.pt”
        – um deles tem o Traget “ghs.googlehosted.com” (da google)
        – e o segundo tem o Target “maxiganho.pt”
        Será que pode ser este o problema de estarem em conflito os dois?

        A propriedade do Domínio já está verificado na Google desde ontem, e eu segui os restantes passos do tutorial só que continuo com este problema.
        Acha que será solução Apagar o CNAME com o Target “maxiganho.pt” não fui eu que criei este CNAME suponho que já estivesse lá por defeito, não sei.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Catarina,
          Provavelmente esta entrada duplicada para www.maxiganho.pt está causando o problema. Ao fazer a verificação, somente ela aparece como publicada. Pode apagar a entrada que aponta para maxiganho.pt, sem problemas, deixando apenas a que aponta para ghs.googlehosted.com.
          Após o procedimento, se tudo mais estiver correto, em algumas horas seu site estará publicado.
          Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
          Abraços.

  50. Junior AM

    Bill, boa tarde.

    Excelente o texto com o tutorial. Achei muito interessante. Obrigado!

    Estou mudando a minha empresa e preciso pensar nos aspectos que isto iria impactar. Hoje eu uso o serviço da Locaweb e quero mudar pra o Google.

    Por exemplo, gostaria de saber se posso colocar o meu site feito em WordPress dentro do G-Suite?

    Atualmente uso o exchange 2017, para as minhas contas de e-mail. Sobre o uso do e-mail para fins corporativo do Google, qual é a nota que você daria para o serviço? Algum ponto negativo relevante?

    Abraço e obrigado antecipadamente.

    Jr.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Junior,
      Obrigado pelo comentário. Respondendo suas perguntas:

      Não é possível utilizar o G Suite para hospedar o seu site WordPress, porque não há o serviço de hospedagem no pacote do Google. O G Suite oferece, no entanto, o Google Sites, que é um criador de sites simples. Mas devo dizer que ele possui muitas limitações em relação ao WordPress. Para conhecer um pouco melhor a ferramenta, veja o artigo Como criar um site grátis no Google Sites. Caso queira continuar com o seu site WordPress, você pode mantê-lo na Locaweb ou escolher outra empresa de hospedagem concomitantemente ao uso do G Suite.

      Quanto à nota que dou para o G Suite como e-mail corporativo, a nota é 10, com toda certeza. É um dos serviços de e-mail mais confiáveis do mercado e o utilizo em minha empresa há pelo menos 10 anos (quando ainda se chamava Google Apps). Outro ponto interessante do G Suite é que não se trata apenas do serviço e-mail, mas de uma grande suíte de aplicativos incluídos no serviço.

      O ponto negativo é a cobrança, que é calculada por usuário. Isso pode tornar o preço desvantajoso, especialmente em empresas com muitos funcionários.

      Para saber mais, recomendo que o artigo G Suite: análise detalhada do serviço profissional do Google.

      Por último, mas não menos importante, quando falamos de e-mail profissional + suíte de aplicativos, os concorrentes diretos do G Suite são o Office 365, da Microsoft, e o Zoho. Veja aqui um comparativo entre os serviços de e-mail profissional mais relevantes do mercado.

      Se eu puder te ajudar com mais alguma questão, basta comentar aqui novamente. Ficarei feliz em ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
  51. Sidnei

    Oi, Bill, obrigado pelas instruções!
    Segui-as e tudo deu certo, exceto pelo fato de que meu domínio não funciona sem o “www”: quando tento adicionar mais um CNAME no registro.br para o servidor ghs.googlehosted.com retornam o erro “Record CNAME inválido – o campo ‘nome’ é obrigatório”. Você sabe me dizer o que eu coloco no “nome’ para ativar o meu domínio sem o “www”?
    Grato!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sidnei,
      Que bom que conseguiu configurar o seu domínio!
      Quanto à versão sem www, infelizmente o Google Sites não permite configurá-la. Nesta combinação (Registro.br + Google Sites) seu site só pode ser acessado usando a versão com www da URL. Esta é uma limitação do Google Sites, que só permite o uso de subdomínios (ex.: www.site.com, blog.site.com, qualquercoisa.site.com).
      Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato novamente!
      Abraços.

      Responder
      • Luiz

        Chato esta questão de não ter sem o WWW, mas será que há alguma outra forma? Não consegui utilizando o registro.br como DNS. Mas será que utilizando outro, como digitalocean, consigo configurar algum apontamento o do dominioabc.com para o www.dominioabc.com.br ?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Luiz,
          Como o Google Sites não permite a configuração da versão nua do domínio, é necessário usar um serviço externo para fazer tal redirecionamento, como um servidor de hospedagem. A grande questão é se vale a pena pagar por um serviço de hospedagem apenas para manter um redirecionamento em funcionamento.
          Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo como redirecionar um domínio ou página.
          Abraços!

  52. antonio

    Oi, muito obrigado por compartilhar o conteudo.
    Eu fiz o passoa a passo e estou com erro de conflito no registro.br no dominio antoniomafra.com.br coloco o www cname e endereco ghs e o erro persiste… Voce ja passou por isso:

    obrigado e parabens!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Antonio,
      Esse tipo de erro é incomum no Registro.br. Verifique se você possui alguma outra entrada com o valor www (do tipo A ou CNAME). Se houver, isso pode estar causando o erro.
      Caso contrário, entre em contato com o suporte de Registro.br e eles podem verificar diretamente as suas entradas de DNS para encontrar o problema. O contato pode ser feito por telefone, e-mail ou correspondência. Veja aqui todas as formas de contato.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  53. Adriana

    Olá, fiz tudo que vocês mostraram porém não aparece a informação atribuir.

    Como devo proceder:

    Abaixo copiei o texto que aparece ao publicar.

    Configurações de publicação
    wwwcriatividadenalatacom
    https://sites.google.com/criatividadenalata.com/
    wwwcriatividadenalatacom
    URL personalizado
    Este site também está disponível em www.criatividadenalata.com Saiba mais
    Analisar alterações e publicar
    Os editores precisam analisar as alterações antes da publicação
    Tem o botão; Cancelar e Salvar

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Adriana,
      A mensagem “Este site também está disponível em www.criatividadenalata.com” indica que o endereço foi atribuído corretamente ao site. Mas quando tento acessar um dos endereços que informou, sou redirecionado para a página de login do Google. Isso indica que possivelmente o site não está com a permissão de compartilhamento definida como “pública”. Nesse caso, apenas pessoas específicas podem acessá-lo. Se este não é o seu objetivo, recomendo que revise as opções de compartilhamento do site (saiba mais aqui).
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  54. Cristina

    Já criei meu site google, fiz, o domínio, configurei DNS, a URL já foi verificada, mas quando vou atribuir, aparece falha na atribuição, para tentar novamente, Já limpei os dados e tentei por infinitas vezes, mas o erro persiste. O que posso fazer?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Cristina,
      Verifique se você digitou corretamente o domínio. Erros de digitação podem acontecer. Lembre-se também que o Google Sites só aceita endereços que contenham um subdomínio, como por exemplo www.meusite.com.br.
      Se puder informar o endereço do seu site, posso verificar as entradas de DNS públicas e tentar identificar problemas de configuração.
      Abraços.

      Responder
      • Cristina

        Segue o endereço do site: https://sites.google.com/view/economizandonainternet/in%C3%ADcio

        O domínio que estou tentando atribuir está no formato que você mencionou.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Cristina,
          Obrigado pelo retorno.
          Envie por favor o domínio que está tentando configurar. É através dele que posso verificar as entradas públicas de DNS.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Cristina,
          A ferramenta DNS Checker informa que não há nenhuma entrada CNAME para o subdomínio www.promoçõesdelojas.com.br (veja aqui). Apesar disso, ao acessar o seu domínio, uma página de erro do Google é exibida, indicando que o endereço está apontado para os servidores da empresa.

          Meu palpite é o de que o problema reside no fato de você estar usando um domínio que contém caracteres especiais (ç e õ). Apesar disso ser permitido pelo Registro.br (entidade que regula os domínios terminados em .br), muitos servidores apresentam problemas ao lidar com domínios acentuados. Por esse motivo, a recomendação da nossa equipe é usar o domínio acentuado como um endereço secundário, deixando a versão sem acentos como principal. No seu caso, o equivalente seria usar o domínio www.promocoesdelojas.com.br.

          Portanto, acredito que a solução para o seu caso seria utilizar um domínio sem acentos e caracteres especiais.

          Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato novamente.
          Abraços!

      • Cristina

        Grata pelas orientações. Eu imaginei, depois de ter criado o domínio, que pudesse ser isso.

        Muito obrigada por toda atenção.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Cristina!
          E boa sorte com o site. 🙂

    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Renata,
      Infelizmente não é possível vincular um banco de dados ao Google Sites. A plataforma é bastante limitada nesse sentido, priorizando usuários sem conhecimento técnico e a integração com as outras ferramentas do Google, como documentos, apresentações etc. O Google Sites clássico possuía a opção de inserção de scripts do Google Apps, mas essa funcionalidade foi removida na nova versão da plataforma.

      É possível, no entanto, incorporar elementos externos, como players de vídeo e outros códigos que contenham HTML, CSS e Javascript. Veja aqui como fazer.

      Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  55. Rafael

    Bill, bom dia! Primeiramente quero expressar minha gratidão pela disponibilidade em auxiliar. Seguindo teu tutorial consegui validar meu domínio para o site que acabei de criar (estou há horas na função, nunca havia feito). Muito obrigado! Uma outra questão, como faço para criar emails, com meu domínio?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rafael,
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que o tutorial foi útil para você.

      Quanto à criação de e-mails com o seu domínio, para isso, é necessário que você utilize um serviço de e-mail profissional. Após contratar o serviço, você fará uma configuração no DNS do seu domínio apontando os e-mails para os servidores do serviço contratado. A partir desse momento, poderá enviar e receber e-mails usando uma ou mais contas sob o seu domínio.

      Para ter uma visão geral do serviço de e-mail profissional, recomendo a leitura do artigo Como criar um e-mail profissional. Também deixo aqui um link com 10 ótimos provedores de e-mail profissional, para seu conhecimento.

      Em tempo: se estiver procurando um provedor de e-mail profissional gratuito, considere usar o Zoho Mail. Trata-se de um ótimo provedor de e-mail profissional e que, além dos planos pagos, possui uma modalidade gratuita, que dá direito a até 5 contas de e-mail (usando o seu domínio), cada uma com 5 GB cada. Para saber mais, veja o nosso artigo Zoho mail: veja como se cadastrar neste e-mail profissional gratuito.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Rafael

        Bill, mais uma vez, grato pela atenção e disponibilidade! É ótimo contar com pessoas que propagam conhecimento! Passei a madrugada tentando descobrir como vincular os Gmails que uso, antes de saber que não é possível, pois são contas pessoais gratuitas. Gostaria de obter um conta gratuita, porém não consegui fechar no Zoho, não abre a alternativa gratuita (traduzi a page para português antes de ler teu artigo). Ademais, não estou conseguindo efetuar a verificação. Temos mais alguma alterativa gratuita? Em caso negativo, qual provedor pago tu indicas? Verifiquei que o GoDaddy tem um bom custo benefício. O que achas?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Rafael,
          Obrigado por retornar.
          Realmente, o Gmail não permite a configuração de um domínio personalizado. Há, no entanto, um pacote de serviços que oferece as principais ferramentas do Google, incluindo o Gmail, mas na modalidade profissional, que inclui o domínio personalizado. Trata-se do G Suite. O serviço custa R$ 24,30 por usuário por mês e o e-mail é apenas um dos aspectos da plataforma. Devo alertá-lo, no entanto, que se você procura apenas o serviço de e-mail, esta solução pode ser mais robusta do que o necessário. Saiba mais em nosso review: G Suite: análise detalhada do serviço profissional do Google.

          Quanto ao Zoho, a versão gratuita fica um pouco escondida na página. Ao você visitar esta página de planos, role a página para baixo até encontrar a área Plano gratuito vitalício. Basta se cadastrar e seguir os passos. Não conheço nenhum outro serviço gratuito que seja tão bom quanto o Zoho, infelizmente.

          A GoDaddy realmente possui um bom custo-benefício e oferece um serviço confiável. Está entre as mais baratas do mercado para o plano individual. Se está inclinado a fechar com eles, acredito que terá um bom serviço.

          Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato novamente.
          Abraços e boa sorte!

        • Rafael

          Bill, ótimas tuas considerações. Tentei refazer o cadastro, para obter o plano gratuito, porém agora não consigo cadastrar. Quando insiro meu domínio, aponta que referido domínio já está cadastrado. Quando clico para logar, vem uma mensagem informando que erro nas credenciais. Vou na opção de recuperação e tranca, não loga. Não consigo mais ingressar. Acho que terei que abandonar o Zoho.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Rafael,
          Esta página de ajuda do Zoho Mail possui algumas opções para recuperação de de senha. Espero que consiga recuperar seu cadastro.
          Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato, estou à disposição.
          Abraços.

  56. Deive

    Olá, tudo bem? estou com o mesmo problema que a maioria acima, adquiri um dominio no godaddy e solicitei ajuda de um atendente para fazer a instalação (não sabia que era tão complicado assim) o fato é que não sei por qual motivo sempre aparece erro na verificação, sou leigo no assunto, entei seguir as instruções acima mas acho que piorei a situação.Poderia me ajudar?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Deive,
      Realmente, lidar com alterações no DNS de um domínio pode ser mais trabalhoso do que aparenta. Além disso, a localização das informações no painel muda de acordo com a empresa. Mas não se preocupe, vou tentar ajudá-lo.
      Você poderia informar o domínio que está tentando configurar, por gentileza? Se preferir, envie um e-mail para .
      Abraços.

      Responder
      • Silvia

        Ola, boa noite. Estou com o mesmo problema do colega Dave. Comprei um dominio ontem, segui todos os passos descritos aqui e hoje fui verificar e aparece a mesma mensagem dizendo que nao foi possivel verificar minha propriedade. Pode me ajudar?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Silvia,
          A verificação da propriedade do domínio pode ser bastante confusa. Recomendo que crie uma conta no Google Search Console (que é a nova Central do Webmaster) e faça a verificação de propriedade do domínio por lá. Existem vários métodos para se fazer isso e todos eles estão explicados nesta página de ajuda.
          Uma vez que o domínio esteja verificado no Google Search Console, retorne ao Google Sites e dê continuidade ao processo de publicação.
          Qualquer dúvida ou dificuldade, basta entrar em contato novamente informando o erro ou a dúvida.
          Abraços!

        • Silvia

          Boa noite Bill. Eu desisto, creio que perdi o dominio e a paciencia…rs. Realmente é tudo bem confuso, ja tentei de tudo e nada da certo, devo estar fazendo varias coisas erradas, enfim…passei aqui só para agradecer sua boa vontade em ajudar. Muito obrigada. Abraços.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Silvia,
          Entendo. Obrigado por retornar.
          Se desejar retomar esta configuração em alguma momento, entre em contato novamente e tentarei ajudá-la.
          Abraços.

        • Silvia

          Oi Bill, resolvi dar uma olhada hoje e vi que a propriedade de dominio foi verificada, porem existe outro problema, ao clicar em definiçoes novamente agora consta dns invalido. Depois ao clicar em definiçoes de publicaçao nao aparece o botao publicar. Miga pergunta é : o que eu estou fazendo de errado ou deixando de fazer? Desde ja muito obrigada.

        • Silvia

          Oi Bill, resolvi dar uma olhada hoje e vi que a propriedade de dominio foi verificada porem ao seguir os passos descritos nesta pagina para a inspeçao de url surge a mensagem de que a url nao esta no google. O dns é invalido. Nao existe o botao publicar ao clicar em definiçoes de publicaçao. Enfim tentei seguir todos os passos ao abrir as paginas de ajuda e nada. Nao sei mais o que fazer. Se puder me ajudar novamente agradeço.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Silvia,
          As causas podem ser diversas e uma investigação mais de perto seria necessária. Se puder informar o seu domínio ou enviá-lo por e-mail (), posso tentar identificar alguma entrada de DNS que esteja faltando.
          Independente disso, verifique se você inseriu o endereço com www na caixa de publicação do Google Sites (ex.: www.site.com). O Google Sites não aceita acessos com o domínio puro, ou seja, se você tentar acessar o endereço site.com (exemplo), um erro de DNS será exibido. Erros de digitação do domínio também podem ocorrer. Verifique se digitou o domínio corretamente.
          Fico à disposição.

  57. Vanessa

    Olá, Bill

    Parabéns pela máteria!
    Gostaria de tirar uma dúvida, se puder me ajudar lhe agradeço.
    Estou com site pronto lá no google sites o txt e cname foi confirmada com sucesso, mas meu site não vai para o ar, a empresa antiga da hospedagem é a Godaddy eles lá dizem que está tudo certo, que agora só depende do google, só me questionaram sobre o arquivo tipo A. Não sei dizer, achei muito legal o google oferecer hospedagem gratuita, mas sem suporte é muito ruim, estou a uma semana tentando resolver isso, mas sem sucesso até agora já fui no Google Search Console, mas não resolveu.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Vanessa,
      Obrigado pelo comentário.
      Você pode consultar a propagação das alterações de DNS do seu domínio usando a ferramenta DNS Checker. Ao realizar a consulta, verifique se todas as entradas que inseriu foram propagadas. Geralmente é uma questão de poucas horas. Se o problema não se resolve há mais de 1 dia, pode haver alguma configuração faltando.
      Você poderia informar o domínio que está tentando configurar, por favor? Se preferir, envie-o por e-mail () e responderei em seguida. 🙂
      Abraços.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Disponha, Vanessa! 🙂

        Responder
  58. Carlos Santiago

    Boa tarde Bill,

    Parabéns pelo trabalho!
    Vc sabe porque as pessoas precisam se deslogar de suas contas pra ter acesso a um ‘google sites’? Digo isso porque criei uma página gratuita no google pra colocar algumas informações e aí, as pessoas quando vão acessar, não conseguem ter acesso. Meu site criado:

    https://sites.google.com/view/ejud5online/home

    Desde já, muito obrigado pela atenção

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      Nesse momento, consigo acessar normalmente o seu site, sem distinção de estar logado ou não. Talvez tenha sido apenas uma questão de tempo de propagação da publicação ou armazenamento do conteúdo antigo em cache. Se o erro persistir, recomende para as pessoas que estão com dificuldades de acessar o site que limpem o cache do navegador e os cookies referentes ao Google Sites.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  59. Kaue lino

    Bom dia…fiz tudo como explicado acima…porém quando vou atribuir o meu domínio aparece escrito ”falha ao atribuir a URL tente novamente” já tentei varias vezes e aparece a mesma mensagem…se puder me ajudar desde já agradeço.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kaue,
      Certifique-se de que você inseriu a URL corretamente, incluindo o www (o Google Sites não aceita URLs nuas, como por exemplo site.com.br, mas apenas www.site.com.br).
      Certifique-se também que a URL foi verificada corretamente.
      Se o erro persistir, sugiro que feche o painel e limpe o cache e os cookies referentes ao Google Sites e tente novamente.
      Caso outro erro seja exibido, comente novamente aqui e tentarei ajudá-lo. 🙂
      Abraços.

      Responder
  60. Camila

    Bom dia!
    Excelente explicação!
    Li todos os comentários e apresentam o mesmo problema, porém sem muitas informações adicionais e se o caso foi resolvido. A mensagem “Verifique a propriedade”. Tenho um domínio no registro.br e nenhuma hospedagem. Fiz o passo a passo de acordo com o material e mesmo após um longo tempo persiste. Verifiquei no DNSChecker e o CNAME está funcionando corretamente, maas o TXT não. Será que falta alterar os servidores DNS no registro.br (Master e Slave 1) ou permanece os servidores gratuitos do registro.br?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Camila,
      Pode permanecer com os servidores do Registro.br. Para alterar os servidores de DNS, é necessário apontá-los para um servidor de hospedagem externo, que passaria a comandar todas as entradas DNS do seu domínio (ao invés dos servidores do Registro.br). Se você não possui uma hospedagem de sites ou um servidor de DNS externo, então não altere esta opção.

      Quanto à validação do seu domínio através da inserção de uma entrada TXT, muitas pessoas não conseguem concluir a validação com este método, talvez por algum bug do sistema de validação. Como alternativa, recomendo que faça o caminho inverso para validar a propriedade do seu domínio: Crie uma conta no Google Search Console, se ainda não possui (https://search.google.com/search-console) e insira o domínio que deseja utilizar no Google Sites. Siga os passos para validação sugeridos pela ferramenta. Se tiver dificuldades em validar o domínio usando uma entrada TXT, use um dos métodos alternativos sugeridos nesta página.
      Depois de validar o domínio, retorne ao Google Sites e conclua o processo de configuração do domínio personalizado.

      Se tiver alguma dificuldade, entre em contato novamente e tentarei ajudá-la. Se conseguir configurar o domínio, seria ótimo se pudesse voltar aqui e informar como conseguiu resolver. Assim outros leitores poderão se beneficiar da sua resposta. 🙂

      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Camila

        Consegui!
        Entrei no Google Search e digitei a URL personalizada (lembrando que tem que digitar httpS:// e não só http://) com o nome do meu site e em poucos minutos já consegui publicá-lo.
        Gratidão pela atenção e excelente trabalho. Você é o profissional diferenciado tão raro de acharmos hoje em dia!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Camila,
          Obrigado pelo retorno e pelo comentário. Fico feliz em saber que pude ajudá-la. 😀
          Um abraço e boa sorte com o site!

  61. david andrade

    Ola tudo bem? Obrigado pelas dicas, estou com um problema comprei um dominio na Hostgator sem hospedagem, minha pagina está no google.sites
    não encontro a opção para adicionar TXT. ou CNMA, eu vou ter que comprar hospedagem tb? eu não preciso de hospedagem

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, David,
      De fato, a opção de criar entradas TXT ou CNAME não está disponível no painel do cliente HostGator. No entanto, entrei em contato com o suporte da empresa e fui informado de que é possível inserir as referidas entradas. Para isso, o cliente deve entrar em contato com o suporte técnico da HostGator e solicitar a inserção das mesmas. O pedido pode ser feito por chat ou ticket, diretamente no painel do cliente.
      Também fui informado pelo atendimento que há um projeto para criação desta funcionalidade no painel, mas ainda sem previsão de lançamento.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente!
      Abraços.

      Responder
  62. Cacilda Andrade

    Olá Bill!
    inicialmente parabéns e muito grata por seu trabalho.
    Segui todos os passos, já publiquei minha página há cerca de três dias e ainda não está de acesso público na WEB.
    O que posso fazer, uma vez que já conferi tudo, inclusive junto ao meu provedor?
    Quando tento acessar aparece a tela de me logar no site.
    Grata

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Cacilda,
      Pelo que descreveu, é possível que a configuração visibilidade do site esteja restrita. Ao acessar o editor do site, clique no ícone de compartilhamento (é o primeiro link à esquerda do menu de três pontinhos) e veja se a opção “Quem pode acessar” -> “Publicado” está definida como “qualquer pessoa pode encontrar e ver”. Se estiver definida uma opção diferente dessa, apenas pessoas específicas poderão acessar o endereço.
      Outro ponto importante: se estiver usando o G Suite, certifique-se de que o administrador da conta configurou o Google Sites como público.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Cacilda Andrade

        Oi Bill!
        perfeito…já consigo acessar meu site via web, mas agora estou com problemas com o Moodle que está instalado no meu provedor.
        Preciso adicionar nova url direcionando para o Moodle?
        Grata

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Cacilda,
          Seria necessário analisar as entradas de DNS do seu domínio para identificar o problema. A princípio, isso só ocorreria se você usou o mesmo endereço para configurar o site no Google Sites (ex.: www.meusite.com). Seria esse o caso?
          Se puder fornecer mais detalhes, posso tentar ajudar com mais informações.
          Fico à disposição.

  63. Eduardo

    Olá Bill Bordallo,

    Primeiramente gostaria de agradecer sua disposição em ajudar pessoas que encontram dificuldades em realizar este tipo de operação.

    Estou encontrando dificuldade ainda, pois segui seu passo – a – passo e não consigo obter êxito.

    No caso lá no site do registro.br eu tenho a entrada TXT e CNAME conforme vc nos orienta, porém ainda diz que “não é possivel verificar minha propriedade”.

    No aguardo,

    Grato

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Eduardo,
      Em alguns casos pode levar algumas horas até que a inserção das entradas no Registro.br seja identificada pela Central do Webmaster. Uma dica é deixar a página de verificação (na Central do Webmaster) aberta e tentar validar de tempos em tempos. Se o erro persistir, mesmo depois de várias horas, recomendo que utilize um dos métodos alternativos para verificação.
      Se quiser informar seu domínio (por aqui ou por e-mail), posso verificar se as entradas estão visíveis na internet. Caso queira conferir por conta própria, use o site DNS Checker.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abraços.

      Responder
  64. Yuri

    Olá Bill! Primeiramente parabéns pelo artigo!
    Eu tenho uma dúvida, você disse que o “Google Sites só permite o uso de subdomínios para endereços personalizados. Por isso, não é possível configurar um endereço no formato dominio.com”.
    Ainda assim eu gostaria que meu site fosse encontrado mesmo sem o “www” como posso fazer para isso acontecer? É possível?

    meu site: >www.tripliceambiental.com.brtripliceambiental.com.br< não sou redirecionado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Yuri,
      Infelizmente, até o momento, ainda não é possível configurar um site criado no Google Sites usando a versão “nua” do domínio (sem www). Esta é uma limitação do Google Sites.

      Por conta do seu comentário, tentei acessar o endereço do seu site sem www no Google Chrome e fui redirecionado corretamente para o site publicado. No entanto, ao repetir o mesmo teste em outros navegadores, não foi possível acessar o site sem www. Acredito que este seja um recurso do Chrome que, ao não encontrar o site na versão sem www, redirecionou a requisição para o endereço correspondente com www.

      Verifiquei também, no site DNS Checker, que por algum motivo você possui entradas do tipo A apontando para os IPs dos servidores do Google (os mesmos usados para configurar domínios personalizados no Blogger). Isso me levou a crer, a princípio, que seria possível realizar a configuração, pois, como relatei acima, fui redirecionado corretamente para o site no navegador Chrome. Tentei então repetir esta configuração em um domínio de testes que uso no Google Sites e o resultado fui uma página de erro 404 nos servidores do Google. Concluo, portanto, que a configuração de um domínio personalizado sem www ainda não é possível no Google Sites. Essa configuração também não está prevista na página de ajuda do Google que contém as instruções de configuração de domínios no Google Sites.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
      • Yuri

        Obrigado pela resposta Bill.
        Já tinha reparado que o Chrome redirecionava para o site mesmo sem o “www” mas pensei que era algo relacionado ao cache, de qualquer forma os demais navegadores não possuem essa função e agora você sanou minhas dúvidas. Parabéns pelo trabalho.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Yuri. 🙂

  65. Cesar

    Bill
    Acompanho suas publicações e parabenizo por tanto desprendimento em apoiar pessoas desconhecidas.

    Fiz um site no google site e salvei em uma pasta, anexei o dominio personalizado. Pergunto: se eu mover o arquivo para outra pasta, da mesma conta google, vou perder o vinculo com o dominio?
    Se eu mover para outra conta google compartilhando e dando a propriedade a outra pessoa vou perder o vinculo com o dominio registrado e validade na google?
    Existe backup do google site ou se uso comercialmente posso ficar vulneravel em apagar acidentalmente?
    Numa primeira tentativa solicitando o arquivo TXT veio um codigo, na segunda no dia seguinte veio outro codigo. Fiquei com a duvida se esse codigo muda por dia, se ele muda por tentativa, se ele nao devia sempre ser o mesmo para mim. Qual eh o criterio?
    O que pode levar a uma interrupcao na conexao do meu dominio com esse site do google site que eu vinculei? A duvida se da ao fato que vou divulgar o endereco eletronico da empresa e um dia pode interromper ate propagar novamente reverificar pode levar um largo tempo

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Cesar,
      Obrigado pelo comentário.
      Ao criar um site no Google Sites, cria-se uma instância do site, que carrega diversas propriedades, como o seu conteúdo e as configurações de domínio. Ao mover o site de diretório no Drive — dentro de uma mesma conta de usuário — ou ao delegar a propriedade para outra pessoa, todas as configurações do site são mantidas. Ou seja, você não corre o risco de perder o site ou remover o domínio por engano ao realizar uma destas ações.
      Quanto ao código de verificação TXT, ele é gerado no aleatoriamente e pode mudar se solicitado em duas ocasiões diferentes. No entanto, ele serve para uma validação única. Depois de validado, você não precisa mais se preocupar com ele. Ao gerar um código, use-o para validar o site. Se a validação for realizada com sucesso, não é necessário gerar outro código.
      Os motivos que podem levar a uma interrupção da conexão com o domínio são relacionados ao domínio, como por exemplo a expiração do mesmo ou alteração nos apontamentos da zona de DNS, ou alguma alteração na configuração do site, como a ação manual de desvincular o domínio dentro das configurações do site.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas. Precisando, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Opa! Sem problemas, respondi seu comentário há pouco. 😉

      Responder
  66. Ana

    Olá Alexandre, obrigada pela ajuda! Fiz todo o procedimento, porém ainda não liberou a verificação. Meu domínio é do Registro.br, segui o passo a passo certinho, editei a zona. Será necessário também editar o DNS? Meu domínio é www.anapennaimoveis.com.br
    Obrigada!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ana!
      Neste momento, me parece que o seu domínio está configurado corretamente no Google Sites. 🙂
      Se precisar de ajuda com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  67. Alexandre

    No meu google sites, ao publicar, não aparece a opção url personalizada. O que posso fazer para liberar essa opção?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alexandre,
      A opção de URL personalizada vem desativada por padrão em contas G Suite. A liberação do recurso pode ser feita pelo administrador da conta, no painel de aplicativos do G Suite. As instruções para liberação estão descritas nesta página.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato!
      Abraços.

      Responder
      • Gabriel

        Obrigado pelo post, Bill.
        Estou travado nesse passo: não aparece a opção URL personalizada. Não estou conseguindo encontrar a liberação do recurso no painel do G Suite.
        Poderia dar uma luz? Obrigado.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Gabriel,
          Essa página tem todas as informações para liberar o URL personalizado pelo G Suite.
          De maneira resumida, você precisa:

          1. Nas configurações de compartilhamento do Google Drive, você deve permitir que seus usuários compartilhem arquivos com usuários fora do G Suite (saiba mais aqui e aqui).
          2. No admin Console, vá em Apps -> G Suite -> Sites.
          3. Clique em URL personalizado.
          4. Na tabela de URLs, clique no ícone “+“, no canto superior direito.
          5. Na janela que se abre, escolha a versão do Google Sites.
          6. Insira o endereço atual do site (ex.: sites.google.com/seudominio.com.br/nome-do-site).
          7. Insira a URL que deseja configurar.
          8. Pegue o registro CNAME informado e insira no painel onde administra o DNS do seu domínio.

          É meio chato de fazer, principalmente porque erros podem surgir devido às configurações do Google Drive. Mas com um pouco de paciência dá pra resolver tudo e publicar o seu site. 🙂

          Ah! Vale lembrar que o G Suite tem um suporte excelente e que pode ser de grande ajuda nesse caso. O telefone está dentro do Admin Console, no ícone de ajuda (canto superior direito). Na janela, escolha a opção Entrar em contato com o suporte e escolha a opção chat, telefone ou e-mail.

          Espero ter ajudado.
          Abraços!

  68. Fernanda

    Queria ter lido isso antes! Quebrei a cabeça fazendo essa configuração haha
    Tenho uma dúvida: o site fica hospedado no Google mesmo?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernanda,
      Obrigado pelo comentário. 🙂
      Sim, o site fica hospedado nos servidores do Google.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  69. Josue santos

    Clico en publicar anuncios e nao aparece a opçao gerenciar..so aparece meusite do google..sem as opçoes de gerenciamento…

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Josue,
      Desculpe, acho que não entendi. Quais anúncios você deseja gerenciar no Google Sites? Poderia explicar melhor, por favor?

      Responder
      • Joao Vitor

        Ola, eu nao consegui adicionar o TXT, uso o loca web e por la tem que colocar aspas duplas no TXT, ja fiz isso 2 vezes e nao deu certo, ja com o CNAME de certo!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, João,
          Você consegue salvar a inserção no painel? Alguma mensagem de erro é exibida?
          Pelo que vejo neste exemplo da Locaweb, não é necessário utilizar aspas na entrada TXT. No primeiro campo, deve-se adicionar um ponto (.) ou deixar em branco.
          Poderia verificar e fornecer mais detalhes sobre o problema?
          Abraços!

  70. Frank

    Caro Bill.

    Parabéns pelo excelente passo a passo.

    Estou com uma dificuldade para inserir o CNAME – ghs.googlehosted.com. O registro.br informa que há um erro: “Erro ao adicionar o record”

    Já enviei e-mail para o suporte do registro.br porém ainda não consegui uma solução.

    Grato.

    Frank

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Frank,
      Este erro pode ser exibido se o preenchimento do campo for feito de maneira incorreta ou quando já existe uma outra entrada com o mesmo valor. No caso do CNAME, o primeiro campo deve conter apenas “www”, enquanto o segundo “ghs.googlehosted.com”. Não pode existir nenhuma outra entrada com o valor “www” (A ou CNAME).
      Caso necessário, o Registro.br também atende por telefone. Veja todas as formas de contato aqui.
      Espero ter ajudado!
      Abraços e boa sorte!

      Responder
      • Marcio Pereira

        Olá Bill.
        Estava ocorrendo o mesmo erro comigo informado acima no item 5 e verifiquei que havia incluído o código de validação do google com o “www” na frente. Para incluir o servidor “CNAME” com o “www”, não pode haver nenhuma outra entrada com “www”. Após excluir o código com a entrada incorreta com o www, consegui inserir o “CNAME” com o “www”, salvar e não apresentar nenhum erro.

        Espero ter ajudado!
        Abraços e que Deus abençoe a todos!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Marcio,
          Que bom que encontrou e corrigiu o problema! Obrigado por retornar para deixar sua explicação. Com certeza vai ajudar outros leitores.
          Um grande abraço!

    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gustavo,
      O que exatamente não funcionou? Se puder passar mais detalhes, posso tentar te ajudar.
      Abraços!

      Responder
  71. Luciano Nunes

    Após uma exaustiva busca de informações para sincronizar meu google sites com meu provedor de domínio, encontrei seu site com este passo a passo, Foi excelente sua explicação, aliás foi até melhor que os próprios fornecedores de serviços. É preciso paciência e dedicação para fazer um trabalho desse em prol dos menos abastados, enquanto há tantos por aí que só pensam em lucrar com a falta de conhecimento alheia, Deus te abençoe, você merece, agora estou esperando o site entrar no ar.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Luciano!
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que o tutorial foi útil para você! 🙂
      Um abraço e sucesso com o site!

      Responder
  72. Paulo Henrique

    Olá! Não consegui fazer a verificação pelo método que você indicou, no entanto achei uma verificação alternativa via Google Search Console e agora consegui adicionar a URL personalizada e publicar o site.

    Acontece que agora, ao acessar o meu site (www.art9.com.br), retorna um erro “ERR_CONNECTION_CLOSED”. Eu já adicionei a entrada CNAME no DNS e ela já propagou.

    Você sabe o que pode ser esse problema?

    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paulo,
      Nesse momento, o site está sendo carregado normalmente para mim. Acredito que o problema está resolvido, certo?
      Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  73. Sara Viana

    Olá Bill,
    Primeiramente, esse post foi super importante e relevante pra mim, muito obrigada. Eu consegui publicar pelo o site com domínio personalizado, porém quando fui verificar se deu certo recebi essa mensagem:

    Web Page Blocked!
    You have tried to access a web page which is in violation of your internet usage policy.
    URL: http://www.saraviana.com.br/
    Category: Newly Observed Domain
    User name:
    Group name:
    To have the rating of this web page re-evaluated please click here

    Sabe como posso resolver?
    Muito obrigada,
    Sara

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sara,
      Obrigado pelo comentário.
      Neste momento eu consigo acessar normalmente a URL do seu site. Se o bloqueio era neste endereço, então acho que está tudo resolvido, certo?
      Se puder ajudar com mais alguma coisa, é só entrar em contato. 🙂
      Abraços!

      Responder
  74. Frank Pereira

    Bom dia meu amigo, primeiramente quero parabenizar pela explicação e aproveitar para informar que estou tendo problemas para verificar propriedade do meu dominio no google sites.
    No entanto, já foi realizado todos os procedimentos do CNAME e TXT corretamente a aproximadamente 20 hrs atras e ainda não consegui verificar a propriedade.
    Informo também que já verifiquei no DNS checker meu dominio e pude verificar que está ok também . o único problema mesmo é validade a propriedade para atribuir ao google sites.
    caso queira verificar o dominio é apacsaomateus.com.br.

    se puder me ajudar ficarei grato.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Frank,
      Os apontamentos foram feitos corretamente para o seu domínio, então, me parece que a verificação da propriedade é o passo restante para a configuração do seu site.
      Se estiver tendo dificuldades com a verificação recomendada pelo Google, tente uma das opções alternativas. Veja outras opções de verificação nesta página.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Bom saber, Diego! Obrigado! 🙂

      Responder
  75. André Benicio

    Galera, boa noite!
    Acho que tenho uma solução.
    Eu fiz esse procedimento e deu certo!

    Na 3° terceira etapa que o Bill mencionou, na janela que colocamos o nosso domínio, antes de colocar o domínio, na cor azul, tem um nome acima escrito, saiba mais.

    Segue o link:
    https://www.google.com/webmasters/verification/home?hl=pt-PT

    Você deve adicionar uma propriedade URL e você terá outro TXT. Faz o processo anterior do Bill mencionou e só verificar.

    Espero que todos entendam .

    Responder
      • André Benicio

        Marilaine, eu não fiz esse processo.
        Fiz igual o processo do Bill conforme sua orientação, só que de modo diferente quando adicionar o domínio.

        Sobre o HTML ao Site, só o Bill para ter orientar melhor.
        Abç

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, André! O upload de um arquivo HTML também pode ser utilizado para verificação, mas ele necessita de um serviço de hospedagem com acesso ao servidor, o que não é o caso do Google Sites.
          De qualquer forma, vi que a Marilaine conseguiu verificar com uma entrada TXT, então está tudo certo! 🙂
          Abraços.

  76. Nathan Jesus

    Boa tarde,
    Comprei meu domínio na Godaddy, realizei todos os passos, porém não tem o registro “a”, me disseram que não tinha problema, esperei as 48 máximas para propagação, porém desde então está dando o seguinte erro “Não é possível acessar esse site, não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de www.fundacaoracanegra.com.br DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAINS.”
    Liguei na Godaddy e disseram que eu preciso do ip do meu site, mas aonde consigo esse ip?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Natan,
      Você poderia explicar melhor o que está tentando configurar? No momento, seu domínio parece apontar para os servidores da GoDaddy.
      Para conectar um domínio personalizado ao Google Sites, é necessário inserir apenas uma entrada TXT (para validação do domínio) e uma CNAME (para apontar para os servidores do Google Sites). O painel da GoDaddy é um pouco diferente deste do Registro.br, mas a configuração das entradas é a mesma. Se puder passar mais informações, posso tentar te ajudar.
      Abraços!

      Responder
  77. Marilaine

    Olá Bill, tudo bem?

    Fiz o passo a passo que você indicou e, passadas 24 horas, ainda recebo a mensagem de erro “Verification failed for www.viser.com.br using the DNS TXT record method (less than a minute ago). Your verification DNS TXT record was not found. You might need to wait a few minutes before Google sees your changes to the TXT records.” na verificação.

    Você tem algum e-mail em que eu possa enviar os prints pra ver se fiz tudo corretamente?

    Agradeço muito, desde já!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marilaine,
      Uma ótima ferramenta para verificar a propagação de entradas DNS é o DNS Checker. Fiz uma consulta com seu domínio e me parece que há uma entrada TXT de verificação do Google (veja aqui). Se ainda assim a mensagem de erro persiste, é possível que a inserção esteja incorreta.
      Fique à vontade para enviar os prints para o e-mail .
      Abraços!

      Responder
      • André Benicio

        Bill, até quantos domínios o Google site permite para colocamos no URL Personalizado de sua plataforma ?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Não há um limite declarado. Nesta página de ajuda do Google Sites, eles mencionam a inclusão máxima de “até 20 domínios mapeados por semana“, o que sugere que você pode inserir quantos domínio quiser, desde que não sejam na mesma semana.
          Abraços.

      • Marilaine

        Olá Bill, consegui verificar o site utilizando o Google Search Console, inserindo o TXT que aparece por lá, juntamente com o CNAME que você utilizou.
        Foi bem rápida a verificação.
        Obrigada pela ajuda!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Marilaine! Que bom que deu certo! 🙂

    • André Benicio

      Também eu estou encontrando esse problema.
      O meu domínio anterior era .com.br ; não funciona no URL Personalizados no Google site, comprei um .com e funcionou.
      Ontem eu comprei outro .com para incluir no mesmo site e não esta funcionando no URL Personalizados do google site.

      Bill Bordallo, por favor nos passa alguma ferramentas que possamos acompanhar esse trâmite de associação de site.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, André,
        Depois que publiquei este artigo, tenho recebido o contato de diversas pessoas que encontram problemas para configurar o domínio personalizado. Aparentemente, todas seguiram os passos descritos aqui corretamente. Eu mesmo realizei o procedimento algumas vezes, em domínios diferentes, e não encontrei problemas. Infelizmente não há, na documentação do Google Sites, nada referente a estes erros de domínios que não são verificados corretamente, apesar da configuração correta. No final desta página há uma lista de erros comuns do Google Sites, mas não mencionam os erros descritos aqui por outros leitores.
        Quanto à uma ferramenta para acompanhar a associação do domínio, o DNS Checker é muito bom. Atente-se para o formato do domínio ao realizar a busca, pois ele pode variar dependendo do tipo de entrada buscado (ex.: www.dominio.com para buscas do tipo A ou CNAME, dominio.com para buscas do tipo TXT, entre outros).
        Abraços!

        Responder
  78. Kevin Cristiano

    Fiz todos os paços e já foi registrada a dns.
    verifiquei que a Url que esta reservada para mim na hostgator é a seguinte http://www.fomedekill.com
    E a url que aparece no google sites para a minha página é a seguinte
    https://www.fomedekill.com/página-inicial
    será que tem alguma coisa haver com http ou https ?
    por que ambas urls levam a uma pagina diferente, uma de erro dizendo que não é possível acessa o site e outra da hostgator de reserva.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kevin,
      Nesse momento, ambas as páginas exibem o mesmo conteúdo. Acredito que o problema já foi resolvido. 🙂
      Qualquer dúvida, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
  79. Kevin Cristiano

    Olá Bill, segui todo o seu passo a passo, consegui fazer tudo certinho e consegui colocar o dominio no site do google, só que quando digito a url não vai para o meu site aparece a seguinte frase “Não é possível acessar esse site”
    já faz mais ou menos umas duas horas que coloquei a propriedade.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kevin,
      Pode levar algumas horas até que o domínio fique acessível em toda a internet. Essa demora é normal e se deve ao tempo de propagação do DNS.
      Se você obteve sucesso na configuração de todos os passos, em breve o seu site deve estar disponível. Caso contrário, revise as configurações e verifique se algo ficou faltando.
      Se puder ajudar com alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Kevin

        Bill verifiquei que a Url que esta reservada para mim na hostgator é a seguinte http://www.fomedekill.com
        E a url que aparece no google sites para a minha página é a seguinte
        https://www.fomedekill.com/página-inicial
        será que tem alguma coisa haver com http ou https ?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Kevin,
          Ambos os endereços exibem a mesma página para mim. Esta configuração não tem relação com o https, que está corretamente configurado no seu site, pelo que pude ver.
          Para ver como alterar a página inicial, entre outras ações, consulte esta página de ajuda do Google Sites.
          Abraços!

  80. Silvio Aparecido Fonseca

    Olá,
    Primeiramente, obrigado por disponibilizar tanto conteúdo bacana.
    Seguinte, estou desde ontem (12:30) tentando configurar o domínio, mas a resposta é sempre a mesma: Falha na verificação: O registro TXT de verificação do DNS não foi encontrado.

    Fiz todos os procedimentos com cuidado e cfme sugerido, mas não está dando certo.
    Enfim, não tem algum ponto cego que não estou enxergando. Sabes o que pode ser?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Silvio,
      Infelizmente muitas pessoas passam por esta falha na verificação. Alguns casos comuns envolvem soluções simples, como um erro de digitação no domínio, ou, quando não há nenhum erro, apenas o tempo de propagação do DNS, que pode variar bastante. Mas podem existir outros motivos que fogem do meu conhecimento.
      No caso da verificação do domínio, sugiro que tente um dos métodos alternativos e que tenha bastante atenção ao inserir uma entrada de DNS. Esse tipo de operação não é intuitiva e um campo fora do lugar pode ser o suficiente para a não verificação.
      Se puder ajudar com alguma orientação específica, fique à vontade para entrar em contato. Farei o possível para ajudá-lo.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  81. felipe

    ola tudo bem bill? assinei com o registro br ontem, na parte de compra foi tudo rápido e tive sucesso, porem na parte de configuração do google sit deu fail. segui todos os passos indicados e nao tive retorno e sucesso, ja se passaram 24h e nada. oque posso esta fazendo pra obter sucesso e conseguir registrar ele no googlesits? lembrando que segui todos os passos indicados a cima.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Felipe,
      Para que possamos ajudá-lo, por favor, forneça mais detalhes sobre o seu problema, como por exemplo o erro que está sendo exibido ao tentar acessar o site (e outros, se existirem).
      Abraços.

      Responder
  82. Guilherme

    Estou tentando colocar o CNAME do google ghs.googlehosted.com no Registro.br e também estou recebendo o retorno: Erro ao adicionar o record.
    O TXT de verificação deu tudo certo. Já tirei todos os outros tipos e mesmo assim não consigo.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Guilherme,
      Verifique se está preenchendo corretamente os campos para inserção da entrada CNAME. O “www” deve ser inserido no primeiro campo, enquanto o “ghs.googlehosted.com” no segundo. A opção CNAME deve estar selecionada na caixa de seleção. Poderia tentar realizar este procedimento novamente, por gentileza, observando estes pontos?
      Abraços.

      Responder
      • André Benicio

        Olá, tudo bem?
        Fiz esse procedimento inúmeras vezes, mais nada de sucesso. Liguei no registro.br e não soube explicar.
        Disse que precisa de um código e tal mais não com solução. =/

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, André,
          Existem outras entradas de DNS na zona deste domínio? Se puder enviar um screenshot de todas as entradas deste domínio no Registro.br, podemos tentar identificar o problema. Nesse caso, envie um e-mail para .
          Abraços.

    • Felipe Pereira

      Estou com o mesmo problema Guilherme, a confirmação foi ok e o CNAME da essa mesma falha. Você conseguiu arrumar?

      Responder
  83. Matheus Henrique de Faria

    Bom dia, eu fiz a verificação e deu certo. Tem problema de deletar o txt depois disso? Pois eu acabei deletando todos pois havia feito várias tentativas que não deram certo.
    Agora consta como dominio verificado, mas estou sem o txt e estou esperando propagar o cname do tipo ghs.googlehosted.com. Teria problema estar sem o txt?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus,
      Nunca cheguei a deletar a entrada TXT depois de verificar a propriedade do domínio, então não consigo te dizer se existe ou não um problema. Pelo que informou, que o domínio consta como verificado, acredito que você pode prosseguir assim, já que a verificação foi feita com sucesso. Depois da propagação do apontamento CNAME, acho que você poderá ter certeza. 🙂
      Abraços.

      Responder
  84. Cidadão e Repórter

    Bill, estamos de volta. E agora com uma situação um pouco confusa. O site, o domínio e o Google Sites estão funcionando perfeitamente conforme suas instruções. O meu problema atual é da URL do Google Sites para o Facebook.
    É o seguinte: imagine que eu crio um post no Facebook com a URL ‘www.cidadaoereporter.com.br/sobre’. Acontece que no Facebook, ao invés de aparecer ‘Cidadao e Reporter’, aparece ‘Sites.Google.com’.
    Segue um exemplo do que estou descrevendo:
    https://www.facebook.com/2134565599995273/posts/2352570808194750/
    Vc pode ter alguma ideia do que esteja ocorrendo?
    Obrigado novamente

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      Fico feliz em saber que conseguiu configurar um domínio personalizado no Google Sites seguindo o tutorial. 🙂
      Sobre o problema que relatou, o que ocorre é o seguinte: apesar do Google Sites permitir a configuração de um endereço personalizado, o sistema continua considerando como URL principal aquela gerada pelo próprio Google Sites. E esta informação é incluída na meta tag que informa ao Facebook os dados da publicação que está sendo compartilhada. Se você abrir o código-fonte de uma das postagens do seu site e buscar pela tag <meta> com o atributo og:url (que é a informação de URL repassada para o Facebook), verá algo como:

      <meta itemprop="url" property="og:url" content="https://sites.google.com/view/cidadaoereporter/sebastiao-salgado"/>

      Portanto, o Facebook lê que a URL da postagem é https://sites.google.com/view/cidadaoereporter/sebastiao-salgado, ao invés de https://www.cidadaoereporter.com.br/sebastiao-salgado.
      Infelizmente não há uma maneira de alterar isso.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  85. Matheus

    Boa tarde, tudo bem?
    Estou com problemas para registrar o dominio no site, o meu dominio foi adquirido pelo google domains, esse dominio estava sendo usado em um site criado pelo google negocios, voce sabe me dizer como eu posso migrar o dominio do google negocios para o google site?
    Desde já agradeço. Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus,
      Para usar um domínio no Google Sites, você deve primeiro removê-lo do Google Meu Negócio. Para isso, no painel do Google Meu Negócio, vá na seção Site -> Configurações. Lá você pode alterar o nome do site, usando outro domínio (ou um subdomínio fornecido gratuitamente pelo Google), ou simplesmente usar a opção “remover site”. Esta última opção vai despublicar o site.
      Depois de desvincular o domínio do Google Meu Negócio, você poderá usá-lo no Google Sites. Lembrando que o Google Sites só permite o uso de um subdomínio (ex.: www.dominio.com ou site.dominio.com). A versão “nua” do domínio (ex: dominio.com) não pode ser configurada no Google Sites.
      Espero ter ajudado. 🙂
      Abraços!

      Responder
      • ANDERSON LOPES GUIMARAES

        bom dia. tenho um site hospedado na ig. caso queira migrar para o google sites, terei que excluir o google meu negocios?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Anderson,
          O Google Meu Negócio envolve mais recursos que apenas o site, como por exemplo as informações da sua empresa que são exibidas em resultados de busca no Google. Portanto, mesmo que você migre seu site para outra plataforma, recomendo que mantenha o seu cadastro no Google Meu Negócio ativo e atualizado. Se você possui um site no Google Meu Negócio, então este site provavelmente precisará ser revisto. No entanto, como mencionei, as demais informações podem ser mantidas.
          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta retornar o contato.
          Abraços.

  86. Florisvaldo Américo Pinto

    Olá Bill.
    Estou tentando configurar o meu domínio (www.fpgrafica.com.br) do Registro.br, no meu site do google sites e não estou conseguindo, mesmo seguindo o passo a passo.
    Sempre aparece este aviso: Não foi possível verificar sua propriedade: www.fpgrafica.com.br.
    Estou preenchendo o TXT e CNAME no editor do registro. Br, de acordo às instruções.
    Faz uma semana que estou tentando e não consigo.
    Pela sua experiência, o que será que está acontecendo?
    Será que falta preencher outro campo?
    Por favor me ajude para que possa colocar este site no ar.
    Obrigado.
    Florisvaldo Pinto

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Florisvaldo,
      As entradas TXT e CNAME aparecem no seu domínio. Em muitos casos, esse erro aparece quando o domínio não é completamente validado pelo Google Site.
      Você conseguiu validar o domínio com sucesso? Isto é, no painel do Google Sites, na janela de publicação, é exibida alguma mensagem de que o domínio não foi validado?
      Se o domínio está validado, você foi até o final e clicou em “publicar”, no Google Sites?
      Fico à disposição para ajudar.
      Abraços.

      Responder
  87. Cidadão e Repórter

    Olá Bill, agradecido por ter encontrado esta sua página e feliz por, até o momento, tudo ter dado certo (estou no aguardo do ‘tempo’ do item ‘8’).
    Se me permite, gostaria de fazer uma observação: no item 5, quando diz para clicar em ‘Editar Zona’, a imagem que me apareceu não é a mesma da 2a. tela onde tem o botão ‘Nova Entrada’. Parece que o Registro.br está tentando facilitar e fez uma tela mais simples. Bem, acontece que para ir para a sua tela onde tem o botão Nova Entrada tive que, nesta nova tela, clicar um botão chamado ‘Modo Avançado’. Enfim, agradecido.

    Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Que bom, fico feliz em saber! 🙂

        Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      Obrigado pelo comentário e pela observação. Fiz um ajuste no texto para explicar esta questão e informar sobre a necessidade de alteração para o modo avançado.
      Abraços.

      Responder
  88. Fabio da Silva

    Olá, Bill. Tudo bem?
    Por favor, você pode me auxiliar?
    Criei o site no google sites, que já confirmou a propriedade do meu domínio, porém, não consigo adicionar o registro CNAME à configuração do DNS para o meu site. Estou digitando “ghs.googlehosted.com” e retorna a mensagem: “Erro ao adicionar o record”.
    Por favor, poderia me orientar?
    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fabio,
      Verifique se você possui alguma outra entrada (A ou CNAME) com o valor www. Se houver, isso pode estar causando o erro. Nesse caso, você deve removê-la antes de inserir uma nova. Mas cuidado para não remover a entrada de um serviço que está funcionando normalmente. Nesse caso, você poderia criar um subdomínio diferente (ex: site.dominio.com).
      Qualquer dúvida, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
      • Fabio da Silva

        Muito Obrigado Bill, era isso mesmo que mencionou, agora está funcionando perfeitamente.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Fabio! Obrigado por retornar. 🙂
          Precisando de ajuda com mais alguma coisa, é só entrar em contato.
          Abraços!

  89. Anna Maria

    Olá Bill, tudo bom?

    Também estou com problemas para configurar meu domínio. Já tentei diversas vezes e não estou conseguindo. Como vi nos comentários que você está disposto à ajudar, vou enviar um e-mail com meus dados e você poderia tentar verificar pra mim a origem do erro, por favor?

    Agradeço muito,

    Anna

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anna,
      Acabei de responder seu e-mail. Qualquer dúvida, basta entrar em contato. 🙂
      Abraços.

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Anna! ?

    • Ana Soares

      Olá Bill, estou com o mesmo problema da Ana. Tinha um domínio no Godaddy (e passei uma semana inteira sem conseguir) agora comprei um novo no Registro.br e estou com o mesmo problema. Mesmo depois de 24h não reconhece o domínio. Você poderia me ajudar?

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Ana,
        Claro, será um prazer ajudá-la. 🙂
        Primeiramente, é importante verificar se todos os passos de configuração foram seguidos corretamente. Já houve casos em que um erro de digitação do domínio, na plataforma do Google Sites, estava impedindo o site de ser acessado pelo domínio personalizado.
        Outro ponto importante é a verificação do e-mail na central do webmaster. Certifique-se de que isso foi feito.
        Verifique também se o apontamento da entrada do tipo CNAME foi feita corretamente para os servidores do Google. Para isso, acesse o DNS Checker e faça uma busca no formato www.seusite.com com a opção CNAME selecionada. O resultado deve ser um apontamento para ghs.googlehosted.com.
        Caso ainda encontre dificuldades, entre em contato novamente. Fico à disposição.
        Abraços!

        Responder
        • Verônica Ramos

          Boa tarde,
          Tenho um domínio no godaddy e já consegui fazer a validação no googles sites. Porém, não consigo publicar meu site. Criei um registro CNAME com o host “www.norttec.com” (meu domínio) e no campo “apontar para” coloquei ghs.ggolgehosted.com. Mas quando tento acessar o site diz que o endereço de IP é inválido. Já exclui os registros tipo A e nada funciona!! Poderia me ajudar??
          Agradeço desde já!
          Att,
          Verônica

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Verônica,
          Pela ferramenta DNS Checker, a entrada CNAME www aponta para o próprio domínio, ou seja, o apontamento para os servidores do Google não foi realizado corretamente.

          Como você informou que está usando a GoDaddy, faça o seguinte procedimento para inserir a entrada CNAME:
          Acesse a área de Gerenciamento de DNS do seu domínio e clique em “adicionar” para inserir uma nova entrada. Escolha a opção CNAME. No campo “Host”, insira apenas www. No campo “Aponta para” insira ghs.googlehosted.com. O campo TTL pode deixar como está. Salve a alteração. Se o seu domínio estiver verificado e com as demais configurações corretas no Google Sites, em alguns minutos o site estará publicado.
          Abraços!

        • Verônica Ramos

          Corrigindo:
          ghs.googlehosted.com***

        • Verônica

          Muito obrigada pelo feedback! Mas infelizmente não consegui adicionar a entrada CNAME com “www” no campo host. Aparece a seguinte mensagem “Houve um erro ao processar sua solicitação. Tente novamente. Se o problema continuar, entre em contato com o suporte ao cliente.”

          Vou entrar em contato novamente com eles pra tentar solucionar!!
          Obrigada!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Verônica,
          Disponha! Acredito que o suporte poderá ajudá-la, já que eles têm acesso a todas as configurações existentes no seu domínio.
          Se eu puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato novamente.
          Abraços.

  90. Alexandre

    Olá Bill.

    Agradeço pelo tutorial, Tentei por duas vezes, aguardei um tempo e aparece a seguinte mensagem: ” Falha na verificação. O registro TXT de verificação do DNS não foi encontrado. Aguarde alguns minutos até que o Google detecte as alterações nesses registros.” Tem alguma dica, sabe onde pode ter alguma falha? Tem outro procedimento que posso realizar?

    Agradecido

    Abraço

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Alexandre,
      Por se tratar de uma alteração de DNS, a mudança precisa se propagar pela internet e pode não ser identificada imediatamente, como está ocorrendo com você (saiba mais sobre a propagação do DNS aqui).
      Em geral, basta aguardar algumas horas e verificar novamente. Se a validação não ocorrer em até 24 horas, sugiro que tente realizar a verificação com um dos métodos alternativos, como o upload de um arquivo HTML.
      Para verificar a propagação de uma entrada de DNS, você pode usar ferramentas como o DNS Checker. Basta inserir o domínio, selecionar o tipo de entrada e fazer a busca. A tela de resultado deve exibir o registro que você inseriu (no caso, TXT) e uma amostra dos locais onde ele foi identificado globalmente.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

        Olá Bill,

        Agradeço por sua atenção e breve resposta. Então, fiquei feliz por alguns instantes, após 48 horas, a partir do momento que mudou o status “Publicar”, do site, com as opções de publicar, mas ainda continua com problema de verificação. Tentei os métodos alternativos, mas como não sou da área não consegui evoluir. Consegue dar mais algumas dicas para um leigo em TI? Agradecido

        Abraço

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Alexandre,
          Nesse caso, acho que pode ser válido verificar os detalhes básicos do processo, começando pelo registro do domínio.

          O domínio está registrado e publicado? O mesmo foi inserido corretamente no Google Sites? E quanto à grafia do domínio, ela está correta? Às vezes um pequeno erro de digitação pode causar muita dor de cabeça.

          Quanto à parte mais sensível do processo, que é a inserção da entrada TXT ou CNAME na zona de DNS do domínio, ela foi publicada e está propagada na internet? Para isso, use a ferramenta DNS Checker para verificar — ela deve retornar exatamente o valor que você configurou ao informar o domínio e selecionar o tipo de entrada correspondente.

          Se ainda assim estiver encontrando dificuldades, informe o domínio que está tentando configurar e posso tentar investigar. Se preferir, envie o domínio por e-mail, para contato.
          Fico à disposição.
          Abraços!

      • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

        Olá Bill.

        Agradeço pela atenção e pronta resposta.
        Consegui evoluir, após 48 horas mudou o status e agora consigo publicar, acontece que, quando vou configurar a URL personalizada, aparace novamente a questão da verificação, para verificar a propriedade, e assim, não consigo evoluir.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Alexandre,
          Não sei se entendi. Você conseguiu publicar o site no domínio personalizado, mas a verificação ainda aparece como pendente? Poderia dar mais detalhes, por favor?
          Abraços.

        • ALEXANDRE DAMASIO DA SILVA

          Olá, Bill

          O site é publicado com o domínio do google sites, quando eu teto personalizar o domínio é que aparece a seguinte mensagem: URL não identificada, verifique a propriedade. Tem ideia de onde eu possa estar errando?

          Agradecido

          Abraço

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Alexandre,
          Nesse caso, recomendo que revise todos os passos da configuração do domínio, como sugerido no comentário que deixei acima.
          Se quiser enviar a URL do site por e-mail, posso tentar analisar com mais profundidade onde está o problema.
          Abraços.

  91. Sidinei Barbosa

    Olá,

    o google faz a verificação, mas quando volto na tela da URL personalizada ele diz q não está verificado ainda, faço novamente, fica ok, mas não habilita o botão atribuir, já viu esse erro?

    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sidinei,
      Esse erro nunca aconteceu comigo. O que já vi acontecer é a confirmação da validação demorar um pouco mais do que o esperado. Nesse caso, o site pode ser acessado perfeitamente, mas a tela de edição ainda exibe um aviso de que a verificação ainda não foi feita. Depois de algumas horas o erro desaparece.
      Se ainda estiver enfrentando dificuldades, envie mais detalhes do problema e tentarei ajudá-lo.
      Abraços.

      Responder
  92. Jonathan Nobrega

    a opção URL personalizado não parece para mim ! teve alguma mudança recente ? meus emails estão todos funcionando pelo GSUITE mas o site n abre a opção do URL personalizado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jonathan,
      Obrigado pelo comentário.
      Para usuários do G Suite, o uso de domínios personalizados vem desativado por padrão. Para ativar o recurso, o administrador do G Suite deve seguir estes passos.
      Atualizei o artigo com esta informação. 🙂
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉