Melhor provedor de e-mail profissional: Ranking 2019

Procurando o melhor e-mail profissional para sua empresa? Compare e encontre os melhores serviços de e-mail em nosso ranking feito por especialistas. Conheça os diferenciais de cada empresa e escolha a melhor opção para você. Confira!

*Valor equivalente mensal na contratação do ciclo de pagamento mais longo do plano de e-mail profissional.
**As informações contidas nesta página foram retiradas dos sites das empresas de hospedagem, por isso podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
***Parte das vendas realizadas com origem em nosso site gera uma comissão. Isso não influencia o posicionamento das empresas nem os preços praticados. Pelo contrário, algumas ofertas são oferecidas com exclusividade pelo nosso site. Esta é apenas uma forma de manter o nosso site e conteúdo gratuito para os nossos leitores.

Conheça os melhores provedores de e-mail profissional

As empresas que você vai conhecer a seguir lideram o nosso ranking de melhor provedor de e-mail profissional porque oferecem uma ótima combinação de qualidade, recursos e preço.

G Suite

1. G Suite

Para quem deseja o poder dos serviços do Google, como Gmail e Drive, em um domínio personalizado, o G Suite é uma excelente opção (clique aqui e teste grátis por 14 dias). A suíte de aplicativos do Google foi criada com foco na colaboração, através das diversas ferramentas presentes na plataforma. Os novos aplicativos Hangouts Chat e Meet, para comunicação instantânea, também estão incluídos. O serviço custa a partir de R$ 24,30/mês/usuário. Se estiver pensando em contratar o G Suite, pegue um cupom de 20% de desconto por um ano.

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Microsoft Office 365

2. Office 365

O Office 365 é a suíte de aplicativos da Microsoft. Esta é uma ótima opção para quem quer usar as ferramentas clássicas da empresa, como Word, Excel e Power Point, e ainda ter um e-mail com domínio personalizado na plataforma Outlook. A licença básica, que oferece o uso apenas online dos programas Microsoft Office, custa a partir de R$ 21,70/mês por usuário no ciclo anual. Também é possível comprar a licença de empresas parceiras, como a Locaweb, que vende planos de e-mail dentro da suíte Office 365 a partir de R$ 22,20.

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Zoho Mail

3. Zoho Mail

O terceiro lugar no ranking de melhor provedor de e-mail profissional é o único a possuir a modalidade gratuita. O Zoho Mail é uma ótima opção para quem deseja ter um e-mail profissional, pagando nada ou muito pouco (apenas o registro do domínio se faz necessário). O plano grátis possui limitações, como a não disponibilização dos protocolos pop e imap, mas basta usar o aplicativo do próprio Zoho para acessar o e-mail em dispositivos móveis. Para saber mais, leia nosso review do Zoho Mail ou acesse o site da empresa.

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Como escolher o melhor provedor de e-mail profissional?

Como existem muitas diferenças entre os serviços oferecidos, é importante ficar atento aos detalhes. Vamos conhecer alguns pontos importantes para avaliar na hora de escolher um provedor de e-mail profissional.

Melhor e-mail profissional - como escolher

Compare custo e quantidade de contas de e-mail

Ao avaliar o preço de um provedor de e-mail profissional, leve em consideração o número de contas oferecidas. Algumas empresas cobram por conta, enquanto outras vendem planos com uma quantidade de contas incluídas. Quem trabalha sozinho ou tem um time pequeno, pode encontrar nos planos individuais uma opção interessante. Já quem tem uma empresa que utiliza dezenas de e-mails, pode economizar bastante com um plano que inclua um número maior de contas.

Fique atento ao espaço de armazenamento

Outro ponto que merece atenção são os limites de armazenamento das contas de e-mail. É preciso se certificar que o provedor de e-mail profissional oferece um bom espaço de armazenamento. Caso contrário, com o passar do tempo você se verá obrigado a deletar e-mails e anexos, algo que quase não precisa mais ser feito nos dias de hoje. Um bom espaço por conta estaria entre 5 GB e 10 GB, para apenas e-mails. Serviços como o G Suite e Office 365 têm um espaço maior porque incluem os documentos criados pela suíte de aplicativos.

Além disso, algumas empresas oferecem um espaço determinado individualmente para cada conta. Outras determinam o espaço total, para ser compartilhado entre todas as contas. Fique atento a isso antes de contratar, para evitar restrições no futuro.

Verifique quais programas de e-mail podem ser usados

Uma das funcionalidades mais importantes em um e-mail é poder acessá-lo de qualquer dispositivo, por isso é interessante verificar se o serviço pode ser utilizado em programas de e-mail de terceiros. Em seu computador, você pode querer usar programas instalados para receber e enviar e-mails, como por exemplo o Outlook, o Thunderbird, o Email, do Windows 10, entre outros. Já os smartphones trazem pré-instalados um programa para envio e recebimento de e-mails, que pode variar dependendo da plataforma (Android ou iOS) e do fabricante.

Todos esses programas se valem de um protocolo padrão para envio e recebimento de mensagens. Um protocolo é um conjunto de regras que definem a comunicação entre dois computadores. No caso dos e-mails, os protocolos utilizados são o SMTP, para envio de mensagens, e o POP ou IMAP, para recebimento. Estes protocolos precisam estar disponíveis no provedor de e-mail profissional para tornar a comunicação com os programas de e-mail possível.

Planos gratuitos, como o Zoho Mail, por exemplo, permitem o uso de programas de e-mail apenas nos planos pagos. Como alternativa, a empresa oferece um aplicativo próprio, que funciona em diferentes dispositivos, o que pode não agradar a todos. Portanto, se você deseja ter liberdade para escolher o programa de envio e recebimento de mensagens no seu celular e em outros dispositivos, vale checar as opções oferecidas.

Considere os recursos e programas adicionais

Muitas empresas oferecem aplicativos junto com o serviço de e-mail profissional. O G Suite, do Google, e o Office 365, da Microsoft, por exemplo, oferecem um pacote de softwares de escritório (textos, planilhas, apresentações e outros) incluídos nos planos.

Embora isso encareça o valor do plano, pode se tornar uma economia para quem usa esses tipos de aplicativo. Por exemplo, ao contratar o G Suite você talvez não precise mais pagar por outros programas que possuem as mesmas finalidades. Cabe avaliar se vale a pena pagar para ter acesso aos aplicativos ou ficar apenas com o e-mail profissional.

Certifique-se sobre o antispam

Quanto aos recursos básicos do e-mail, praticamente todas elas oferecem algum tipo de antispam integrado ao e-mail. Se este é um recurso importante para você, verifique se a solução oferecida pela empresa é satisfatória, porque nem todos funcionam com a mesma eficiência. Serviços mais robustos de e-mail, como o G Suite, costumam ter um antispam mais eficiente, pois têm por trás empresas especializadas em e-mail, como o Google.

Avalie a sua necessidade de suporte

Em geral, todas as empresas oferecem algum tipo de suporte ao cliente. Uma base de conhecimento para esclarecer as dúvidas mais comuns é algo esperado. No entanto, diante de alguma dificuldade, pode ser necessário entrar em contato com a empresa que fornece o serviço. Verifique como funciona o suporte ao cliente antes de contratar um provedor de e-mail profissional. Também vale pesquisar como é a satisfação geral dos clientes da empresa para descobrir se o atendimento é satisfatório.

Veja a seguir outras informações importantes sobre o serviço de e-mail profissional e esclareça todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão.

O que é um e-mail profissional

E-mail profissional é nome dado ao serviço de e-mail que utiliza um domínio personalizado, como por exemplo nome@meudominio.com. Da mesma forma que ocorre quando queremos hospedar um site, o serviço de e-mail profissional precisa de um servidor próprio para seu funcionamento. Muitas empresas oferecem serviços de e-mail profissional. Dessa forma, é possível encontrar funcionalidades bastante distintas entre os provedores de e-mail.

Vale lembrar que, mesmo que você utilize uma plataforma de e-mail gratuita como o Gmail ou Outlook para fins profissionais, você não está usando de fato o chamado e-mail profissional. Isso porque o endereço de e-mail, nesse caso, fará parte do domínio da empresa que fornece o serviço, como por exemplo nome@gmail.com ou nome@outlook.com.

Por que usar um provedor de e-mail profissional

O principal motivo para usar um e-mail profissional é a credibilidade que você irá transmitir ao se comunicar com clientes e parceiros. Da mesma forma que uma marca contribui para a imagem que as pessoas têm de uma empresa, um domínio próprio tem um papel importante na forma como as pessoas vão interagir com um profissional ou empresa. Seja ele freelancer ou um grande negócio. E é através do e-mail profissional que essa imagem começará a ser construída, uma vez que ele traz o nome do seu domínio.

Outros aspectos também fazem parte dos motivos pelos quais as empresas utilizam serviços de e-mail profissional. De maneira resumida, podemos citar:

  • Credibilidade – como mencionamos, seus clientes e parceiros terão outra visão do seu negócio ao se deparar com um endereço de e-mail personalizado, como nome@empresa.com, ao invés de pedro_rocha1985@gmail.com.
  • Novos clientes – com um e-mail profissional, mais pessoas verão que o seu negócio é confiável e mais chances você terá de fechar novas vendas.
  • Reforço da marca – o domínio da sua empresa (ex.: empresa.com.br) será divulgado “por tabela” em todos os e-mails que você trocar com alguém, reforçando assim a sua marca.
  • Recursos extras – muitos provedores de e-mail profissional oferecem serviços integrados ao e-mail, como programas de edição de texto e planilhas, agenda e  armazenamento de arquivos.
  • Colaboração – seus parceiros e colegas de trabalho podem se valer das suítes de aplicativos integradas ao serviço de e-mail para colaborar na criação de documentos, organização de projetos, calendários e muito mais.
  • Sem anúncios – plataformas de e-mail profissionais não exibem propaganda no webmail, ao contrário de serviços de e-mails gratuitos.
  • Controle de recursos – uma empresa com muitos funcionários pode se beneficiar do alto controle de recursos oferecidos pelos e-mails profissionais. É possível analisar o uso dos recursos individualmente e aumentar ou reduzir seus limites.

Como funciona um serviço de e-mail profissional?

Após contratar e configurar um e-mail profissional, o administrador da conta terá acesso à uma plataforma para administrar o serviço. Nela é possível criar e gerenciar todas as contas de e-mail. Outros recursos comuns, como a criação de endereços alternativos para uma conta (também conhecida como alias), encaminhamento de mensagens, respostas automáticas, e muitos outros, também são realizados nesta área.

Os recursos disponíveis variam de acordo com o serviço contratado. E-mails integrados com suítes de escritório, como é o caso do G Suite e do Office 365, por exemplo, oferecem controles adicionais, como a permissão para criação de arquivos, acesso aos aplicativos, entre outros.

O painel de administração depende da empresa que fornece o serviço. Veja alguns exemplos a seguir.

Painel de administração do provedor de e-mail profissional G Suite
Painel de administração do G Suite
Painel de administração do Zoho Mail
Painel de administração do Zoho Mail

É importante mencionar que o painel de administração só pode ser acessado pelo(s) administrador(es) da conta. Os usuários normais, como por exemplo os funcionários de uma empresa, terão acesso apenas aos recursos oferecidos pelo serviço. Por exemplo, no caso do e-mail, todos os funcionários terão acesso à plataforma webmail de sua própria conta, mas não têm permissão para criar ou excluir outras contas de e-mail.

Abaixo estão alguns exemplos da plataforma webmail de alguns e-mails profissionais.

O webmail do G Suite usa a mesma interface do Gmail
O webmail do G Suite usa a mesma interface do Gmail
Webmail do e-mail profissional da Locaweb
Webmail do e-mail profissional da Locaweb

É possível ter um provedor de e-mail profissional junto com a hospedagem de sites?

Sim. Muitas empresas de hospedagem, inclusive, oferecem o serviço de e-mail gratuitamente em conjunto com a hospedagem (veja as melhores hospedagens aqui). Da mesma forma que os serviços de e-mail dedicados, a empresa de hospedagem também fornece um painel de administração, onde é possível gerenciar o uso e criar novas contas de e-mail.

O usuário do e-mail tem a possibilidade de receber e enviar mensagens na plataforma web e/ou configurar um programa específico para isso no computador, tablet e/ou celular.

Para aqueles que já possuem um site, o serviço de e-mail na hospedagem pode ser muito conveniente. Além disso, pode representar uma economia contratar uma hospedagem que já oferece o e-mail profissional, principalmente para empresas que estão começando e que não farão um uso massivo do serviço de e-mail.

Quando o e-mail profissional é contratado em conjunto com a hospedagem, é importante ficar atento às capacidades e limites do plano. Em alguns casos, o armazenamento de mensagens é compartilhado com o armazenamento de arquivos da hospedagem. Em outros, o espaço é separado por conta. Seja qual for o cenário, é importante avaliar qual será o perfil de uso do serviço e se o oferecido pela hospedagem está alinhado com isso.

Posso acessar a minha conta de e-mail profissional usando meu celular?

Sim. Os serviços de e-mail profissional trabalham utilizando o protocolo padrão para troca de mensagens de e-mail. Dessa forma, através das tecnologias POP/IMAP e SMTP, os usuários podem enviar e receber mensagens usando programas de e-mail instalados em smartphones, tablets e, é claro, computadores.

O recurso de troca de mensagens deve estar habilitado no painel de administração, o que muitas vezes já vem configurado por padrão. Se por algum motivo, o administrador da conta não quiser que os usuários tenham acesso ao recurso, ele pode ser desativado da mesma forma. Alguns serviços, como o Zoho Mail, permitem a ativação dos protocolos de troca de mensagens apenas em planos pagos.

Qual a diferença entre e-mail e webmail

O termo webmail se refere exclusivamente à caixa de e-mail que é acessada diretamente no navegador de internet (browser). Ao acessar seus e-mails pelo navegador de sua preferência, como Chrome, Firefox, Internet Explorer, e outros, você está usando o webmail. Ao utilizar um programa de terceiros para receber e enviar e-mails, como o Outlook, Thunderbird ou aplicativo de smartphone, não estamos usando o webmail. Estes programas de terceiros usados para ler e receber e-mails são chamados de clientes de e-mail.

o termo e-mail pode se referir tanto às mensagens em si (ex.: “te enviei um e-mail“) quanto ao serviço de mensagens (ex.: “contratei um e-mail profissional“).

Como configurar um serviço de e-mail profissional?

Após contratar um provedor de e-mail profissional, o dono ou responsável pelo domínio deve realizar uma pequena configuração para o serviço funcionar. O procedimento em si é um pouco técnico, mas a maioria das empresas ajuda fornecendo instruções detalhadas, Além disso, ele é feito somente uma vez.

Ao realizar a configuração do serviço, os e-mails daquele domínio passam a ser direcionados para determinado servidor de e-mails. O processo envolve a inserção de entradas de DNS do tipo MX (a sigla MX vem de Mail Exchange, que em tradução livre seria algo como “troca de correspondência”). Ao apontar as entradas MX para determinado servidor de e-mail, a informação é propagada pela internet, que passa a direcionar todas as mensagens do domínio para o servidor em questão.

Em alguns casos, principalmente quando o serviço de e-mail é oferecido junto com a hospedagem de sites, o apontamento MX não precisa ser realizado pelo usuário, porque o serviço de hospedagem se encarrega automaticamente do encaminhamento das mensagens no servidor. Nesse caso, o DNS do domínio deve ser apontado para o servidor de hospedagem. Dessa forma, as entradas de DNS passam a ser gerenciadas pela hospedagem.

O sistema de DNS é uma espécie de catálogo de endereços da internet. Nele ficam gravados a associação entre todos os domínios na internet e seus respectivos servidores de hospedagem. Assim, quando um usuário acessa o endereço de um site, a solicitação será encaminhada para o local de hospedagem do site em questão, independente de sua localização.

Posso contratar um provedor de e-mail profissional diferente do que hospeda o meu site?

Sim, isso é perfeitamente possível. Como mencionamos anteriormente, a configuração do serviço de e-mail profissional depende do apontamento das entradas MX para o servidor de e-mails. Portanto, para configurar o serviço de e-mail profissional em uma empresa diferente da que hospeda o seu site, basta acessar o painel onde as entradas de DNS são gerenciadas e configurar as entradas MX apropriadamente.

E-mail profissional grátis – onde encontrar?

As opções de e-mail profissional grátis não são muitas, mas existem. Um provedor de e-mail profissional grátis que oferece qualidade é o Zoho Mail. A modalidade gratuita permite criar até 5 usuários (contas de e-mail), sendo 5 GB para cada conta. Dentre as limitações do serviço no modo gratuito, estão o uso de apenas um domínio e a restrição para enviar e receber mensagens usando programas de e-mail de terceiros via POP/IMAP.

É importante entender que o e-mail profissional gratuito não é totalmente livre de custos. Para fazê-lo funcionar é preciso ter um domínio, que custa em média R$ 40 por ano.

Para saber mais sobre o Zoho Mail, leia artigo Zoho mail: veja como se cadastrar neste e-mail profissional gratuito.

Por que pagar por um provedor de e-mail profissional quando há opções gratuitas?

Porque as opções de e-mail profissional gratuitas são limitadas em comparação às opções pagas. Essas limitações podem ser de espaço, número de contas, recursos, entre outros aspectos. Por isso, cabe avaliar, antes de escolher, se isso será um problema ou não no seu caso. Se você ainda não possui nenhum e-mail profissional, é um ótimo passo para começar!

Por que o G Suite e o Office 365 são tão mais caros que os demais?

Para estas empresas, o e-mail é apenas um dos componentes do serviço prestado. A proposta, nesse caso, é oferecer um pacote completo de programas, que vai atender diversos aspectos da sua empresa.

Dentre os serviços oferecidos, além do e-mail, existem programas de edição de texto, apresentações e planilhas. Agenda e recursos para armazenamento de arquivos na nuvem também estão presentes. Serviços de comunicação, que incluem chat e vídeo, também fazem parte dos produtos destas empresas. E todos estes recursos extras podem ser gerenciados em uma plataforma única para a empresa, facilitando bastante a administração das contas e dos serviços pelos responsáveis.

Como podemos ver, o e-mail profissional é apenas um dos componentes do G Suite, do Google, e do Office 365, da Microsoft. Cabe ao cliente avaliar se estes extras são necessários para a empresa.

Conclusão

Podemos afirmar que o e-mail profissional é cada vez mais importante para profissionais e empresas que querem transmitir credibilidade e confiança para os seus clientes. Apesar da grande maioria ser paga, há provedores de e-mail gratuitos e baratos que permitem ter um e-mail profissional, mesmo que com algumas limitações. Na outra ponta, temos serviços robustos e mais caros para aqueles que buscam uma variedade maior de serviços, e não somente o e-mail. Em resumo, há soluções diversas, em recursos e preços, para quem quer dar seu próximo passo na internet e ter o seu e-mail profissional.

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para escolher o melhor provedor de e-mail profissional para você, deixe um comentário que teremos prazer em responder.

Atualizado em 1 de outubro de 2019


60 Comentários

  1. Rogerio Zago

    Boa tarde, tenho UOL Mais Pro, e para minha praticidade e costume, utilizo o Outlook para envio e recebimento de mensagens. Utilio o App do UOL para eventuais consultas de emails estando fora do escritório. Funciona bem até certo ponto, mas corriqueiramente há problemas de conexão com o servidor da empresa e ficamos sem receber e-mails em nossas contas. Possuo cerca de 8 contas de e-mail e migrar para o G-Suite se tornaria oneroso, uma vez que pagaria por conta, correto? O Zoho-mail foi o primeiro que usei e tive os mesmos problemas que o UOL com relação à conexão.
    O que recomendam no meu caso, que possuo entre 8 – 10 contas de email e quero me desligar do UOL, porém, não onerando demais o valor mensal e ainda mantendo a compatibilidade com o Outlook?
    Obrigado,

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rogerio,
      Falando sobre confiabilidade, o G Suite e o Office 365 são imbatíveis! Até onde sei, o Zoho também é uma opção muito confiável, mas possui limitações de conexão no plano gratuito.
      Quanto ao custo, realmente o G Suite e o Office são mais caros, o que se justifica pela qualidade e pelos serviços/ferramentas disponibilizadas. Se você busca uma opção alternativa à UOL, a Locaweb pode ser uma boa escolha. O plano inicial, que inclui até 25 caixas de e-mail e 15 GB por conta, sai pelo equivalente a R$ 26,30 no ciclo anual. Este plano também permite a leitura e recebimento via POP, IMAP e SMTP (para uso com o Outlook).
      Espero ter ajudado! Precisando, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  2. Marcus

    Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo Site! Um dos únicos que respondem ao usuário!
    Nós temos uma hospedagem do Google, desde 2002 quando era gratuita. Mas temos observado que o Office 365 tem várias ferramentas acessórias que poderiam nos ajudar em muito! O problema é que se movermos o domínio principal para a Microsoft, perdemos o nosso espaço no Google…Como somos Microsoft Silver, temos uma conta “barata” com a Microsoft… mas no Google é gratuito… Vocês tem alguma sugestão de como manter essa conta do Google? Temos um domínio alternativo: .tl
    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marcus,
      Pelo que entendi, você tem uma conta legada do G Suite e deseja mantê-la em paralelo ao serviço da Microsoft. As contas legadas do G Suite não permitem alterações no domínio principal, então acredito que você pode manter a sua conta do G Suite como está, configurando apenas as entradas de DNS da Microsoft para os serviços utilizados.
      Por exemplo: se você deseja utilizar o serviço de e-mail da Microsoft, mas deseja manter a suíte de aplicativos do Google G Suite (Drive, Documentos, Apresentações…), então pode apenas alterar as entradas MX do seu domínio e apontá-las para a Microsoft. Os acessos aos demais serviços do Google continuarão funcionando. Apenas o serviço de e-mail será direcionado para a Microsoft. A conta G Suite vai continuar existindo enquanto você não cancelá-la voluntariamente.
      Se entendi certo, acredito que você consegue manter ambos os serviços funcionando dessa forma. Caso o cenário seja diferente, basta retornar o contato e tentarei ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Marcus! 🙂

  3. Fernando

    Boa tarde! Estou buscando a melhor alternativa para compra de e-mail profissional, onde a minha necessidade inicial são 5 contas de e-mail. Estou em dúvida entre a Gsuite (Basic) e GoDaddy (Equipe) e, vejo muitos comentários positivos da Gsuite como o melhor serviço, mas gostaria de saber sobre a GoDaddy, se possui um serviço de qualidade e se é compatível com a Gsuite?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernando,
      Do ponto de vista do serviço de e-mail, ambas as soluções são confiáveis e profissionais. Certamente as duas vão te atender perfeitamente. No entanto, quando comparamos os dois serviços, o G Suite leva vantagem por oferecer diversos outros recursos e funcionalidades que não estão presentes no e-mail profissional da GoDaddy.

      Dentro do G Suite, o e-mail é apenas um dos itens oferecidos. Além dele, você ainda conta com armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem (Drive), suíte de programas de escritório (Documentos de texto, apresentações, planilhas, sites, formulários e outros), facilita o compartilhamento de arquivos entre os membros da sua empresa, entre muitas outras funções. O serviço de e-mail da GoDaddy oferece apenas o compartilhamento de agenda como recurso extra.

      Portanto, acredito que a sua decisão deve se basear se estes diversos recursos serão usados por você. Se você estiver buscando apenas o serviço de e-mail, talvez a GoDaddy seja o mais indicado, além de sair bem mais em conta. Mas se você pretende se beneficiar dos diversos outros recursos do G Suite, esta plataforma pode ser mais interessante. Caso ajude, dê uma olhada neste review do G Suite.
      E se eu puder ajudar com mais alguma coisa, basta retornar o contato.
      Abraços!

      Responder
  4. Ludmila

    Olá, minha dúvida é : se depois de contratar uma empresa e já estiver utilizando o e-mail e quiser trocar para outra tem como?, perderei tds os e-mails q tinha na outra empresa ou não?
    Obs:( ou fica armazenado em meu Domínio?)

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Ludmila,
      Os e-mails ficam hospedados em um servidor (assim como ocorre com um site) e não no domínio. Portanto, sua preocupação é válida. Se em algum momento você desejar mudar de provedor de e-mails, será necessário migrar as mensagens do antigo provedor para o novo. Existem diversas formas de fazer isso. Em alguns casos, as próprias empresas fornecem ferramentas para a importação de e-mails hospedados em outros servidores. Em outros casos, cabe ao cliente realizar a migração.
      Uma maneira bem simples de fazer um backup e migrar os e-mails é usando um programa instalado no computador, como o Outlook ou o Thunderbird. Com eles é possível realizar o download das mensagens via POP ou IMAP e depois sincronizá-las com o novo provedor. No entanto, dependendo da quantidade de e-mails e contas, esse processo pode ser bastante trabalhoso. Mas não se assuste com esta possibilidade. De maneira geral, os e-mails estão seguros nos provedores de hospedagem e é possível migrá-los de diversas formas.
      Eventualmente, se desejar mudar de provedor, estude as opções e faça a migração das mensagens antes de cancelar o serviço anterior. Isso certamente é possível e você não perderá nenhuma mensagem no processo.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  5. Regis

    Meu deus, a uolhost é o maior lixo que existe! Por favor não caiam na asneira de contratar os serviços deles. O email está seguidamente dando problemas, e o suporte deles é uma PIADA. Esses dias eu liguei para o suporte e uma vendedora tentou me empurrar outros produtos para sanar meu problema (e não tinha nada a ver uma coisa com a outra)

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Regis! Lamento que a sua experiência com a UOL Host tenha sido negativa. Não tenho como avaliar a questão, pois desconheço o seu problema, mas vou deixar seu comentário para que outros leitores possam ler. Como alguém que também já teve problemas em outras empresas, recomendo que continue experimentando até encontrar um serviço que atenda às suas necessidades. Eu utilizo o G Suite, mas entendo que esta solução pode ser onerosa para muitos usuários. Por isso, pode ser uma boa ideia testar.

      Responder
  6. Ricardo

    Eu abri uma empresa e fiz o registo.
    Agora preciso decidir onde colocar meu email profissional, mas não quero usar webmail, preciso usar a ferramenta do Outlook senao vou ficar maluco…kkk

    tenho então 2 duvidas:
    – consigo neste inicio ter um email profissional gratuito até a empresa se pagar? ( qual indicam?)

    – Para meu desespero, meu office não veio com o Outlook e preciso desta ferramenta para usar meus e-mails de trabalho. Tentei usar o Outlook web, mas não gostei, consigo baixar ele de graça? Não consigo descobrir como fazer…

    Li que o Office 365 já me permite ter o email profissional e o Outlook tb, além de outros recursos, mas e caro demais para minha empresa neste momento.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      Obrigado pelo comentário. Vamos às suas dúvidas:

      Sobre usar um e-mail profissional gratuito, recomendo o Zoho Mail (leia nosso review aqui). A modalidade gratuita permite criar até 5 contas de e-mail, cada uma com 5 GB de espaço. A desvantagem é que não dá para conectar um programa de e-mail, como o Outlook, no modo gratuito. Apesar disso, eles fornecem um programa próprio, que pode ser instalado no computador, para que você não precise usar o webmail. Também disponibilizam um aplicativo para iOS e Android.

      Sobre o programa Outlook para desktop, a Microsoft disponibiliza o aplicativo E-mail e Calendário (baixe no site da Microsoft). Ele parece ser uma versão mais simples do Outlook, mas que pode lhe atender. Este aplicativo é compatível com qualquer serviço de e-mail que permita conexão POP/IMAP e SMTP. Sendo assim, você poderia contratar um serviço de e-mail que esteja dentro do seu orçamento e usar este programa para gerenciar seus e-mails.

      De fato, o Outlook tradicional está disponível no Office 365. Se ainda não compensa assiná-lo, então acho que pode tentar uma das opções acima.

      Espero ter ajudado. 🙂
      Abraços!

      Responder
  7. Laila

    Tínhamos Localweb e realmente, como comentado acima, o serviço estava bem precário. Fizemos a besteira de migrar para UOL Host. Está bem pior que Localweb. Indisponibilidades constantes, serviço de pós venda horrível e a gente acaba se sentindo refém.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que chato, Laila. Às vezes é preciso testar diferentes serviços até encontrar o ideal. Infelizmente os melhores serviços de e-mail atualmente são os mais caros, como o G Suite e o Office 365 (especialmente para empresas com muitos funcionários). Enfim, espero que consiga resolver seu problema.

      Responder
    • Oi Laila

      Nós trabalhamos com a Kinghost desde março es estamos satisfeitos. Também não ganho nada indicando eles..só comentando que estou satisfeita com o serviço deles

      Responder
  8. Vinicius oliveira

    Gostaria de deixar uma dica sobre um provedor bom e barato chamado “Digital Ocean”, Não tenho nenhum vinculo com eles, apenas gostei de ser cliente deles, valeu!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado pela sugestão, Vinicius!

      Responder
  9. Mirelle

    Ola. Sou advogada e gostaria de saber como ter um e-mail profissional! Como consigo o domínio?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Mirelle!
      Para ter um e-mail profissional, o primeiro passo é registrar um domínio e depois contratar um serviço de e-mail (pago ou gratuito).
      Sobre o domínio, neste ranking nós mostramos as principais empresas de registro de domínio, mas você pode optar por qualquer empresa que seja da sua preferência. Em relação ao endereço do domínio, muitos advogados registram com a terminação .adv.br, específica para essa profissão. Se for este o caso, poderá fazer pelo Registro.br ou por uma empresa de hospedagem.
      Com o domínio registrado, precisará contratar o provedor de e-mail. As principais empresas que conhecemos estão aqui nesta página, mas você pode contratar qualquer empresa que forneça este serviço. Posteriormente, precisará fazer as devidas configurações, para que o domínio seja conectado ao serviço de e-mail.
      Temos este artigo que pode ser útil para você, pois explica como criar um e-mail profissional. Boa sorte e qualquer dúvida basta comentar novamente! 🙂

      Responder
  10. Márcia

    Olá, gostaria de uma orientação.
    Eu estou iniciando uma MEI voltada para treinamentos, quero fazer e-mail profissional e gostaria de saber se posso utilizar o mesmo para conta de skype, é possível? Podem me indicar qual provedor é o mais indicado? Obrigada!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Márcia,
      Sim, você pode usar qualquer endereço de e-mail para criar uma conta Skype. Não existe restrição quanto a isso — o e-mail para cadastro no Skype pode ser tanto gratuito quanto profissional.
      Quanto ao melhor provedor, isso depende de suas necessidades. Se você quer apenas ter um endereço de e-mail com um domínio personalizado (ex.: marcia@suaempresa.com), o Zoho Mail pode ser uma ótima opção, ainda mais por possuir um plano gratuito (veja aqui como criar sua conta e configurar o e-mail). A versão gratuita possui algumas limitações, no entanto.
      Se você procura algo mais robusto, talvez deva considerar outras opções. Mas repito, se o objetivo for apenas ter um serviço de e-mail eficiente, o Zoho pode ser uma ótima escolha.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  11. Darlene Oliveira

    Artigo excelente! 🙂

    Atualmente, utilizamos a Locaweb e, realmente não atende mais nossas necessidades, visto aos problemas enfrentados ultimamente, como os bloqueios nas mensagens enviadas, devido às regras de spam. Temos um fluxo de envio muito alto, e por mais que estejamos “enquadrados” de forma correta nessas regras, diariamente os envios são bloqueados. Já recorri ao suporte via chat, chamado e telefone, porém as respostas genéricas são as mesmas “verificar as condições dos e-mails, verificar o programa utilizado no envio (Outlook), verificar isso, verificar aquilo e, assim vai… Solicitei uma análise mais rigorosa ou até mesmo pagar por uma visita, mas infelizmente o descaso é grande.
    Gostaria de mudar de provedor, porém, confesso que está complicado.
    Dúvida: Existe algum serviço/empresa que ao informar nosso cenário em relação aos e-mails, nos indique qual melhor empresa para contratar?

    Muito obrigada.

    Darlene Oliveira

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Darlene,
      Obrigado pelo comentário! 🙂
      Sinto que esteja passando por esses problemas. Imagino que o volume de uso do e-mail cresceu na sua empresa ao longo do tempo, e é sempre importante rever a adequação dos serviços utilizados de tempos em tempos.

      Não ficou claro no seu comentário se vocês usam o e-mail profissional para fazer e-mail marketing. Caso sim, o ideal seria utilizar uma plataforma específica para isso. Dessa forma, o serviço de e-mail dos funcionários não é afetado pelo envio de e-mails em massa. Além disso, o domínio também fica menos vulnerável a ser classificado como fonte de spam, se configurado corretamente. Se for o caso, recomendo fortemente que pesquise o assunto. 😉

      Agora, falando de e-mail profissional, somos fãs do G Suite. O utilizamos há muitos anos e nunca nos deixou na mão. Mas entendo que o custo pode ser alto se a empresa tiver muitos funcionários. Se quiser dar uma olhada nas quantidades de e-mails permitidos por dia no G Suite, veja este link.

      Quanto à sua dúvida, a resposta é sim, certamente você pode contratar uma empresa para avaliar as suas necessidades e sugerir uma alternativa. Esta empresa poderia até mesmo realizar a migração do serviço de e-mail para vocês, o que certamente será algo trabalhoso. Infelizmente não tenho uma empresa para te indicar, mas procuraria por alguma agência ou empresa de tecnologia que também trabalhe com infraestrutura.

      Espero ter ajudado. Se precisar, fique à vontade para entrar em contato.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  12. Gabriel

    Seria bom uma atualização. Já é possível o acesso via POP/IMAP pelo Zoho Mail e o limite de contas gratuitas são de apenas duas. O serviço é bem limitado mas excelente para profissionais liberais ou autônomos que apenas desejam um serviço de e-mail simples. E também, seria interessante uma matéria sobre o Migadu, que é muito mais simples mas que pode ser interessante a várias pessoas.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gabriel,
      Obrigado pelo comentário e pela sugestão de tema. Vamos considerar um review do Migadu em uma futura oportunidade. 🙂
      Quanto ao Zoho, pelo que identifico em minha conta, e também na página de planos do Zoho Mail, o limite do plano gratuito continua sendo de 5 usuários, sem acesso via POP/IMAP nesta modalidade.
      Obrigado de qualquer maneira. Esta página é atualizada com frequência e estamos atentos às mudanças por parte das empresas.
      Abraços!

      Responder
  13. Marcio

    Por favor possuo um dominio no registro.br . Nao contratei hospedagem ainda.Para eu ter o email profissional é preciso ter hospedado o site? Obrigado

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Marcio! Não é preciso hospedar um site para usar o e-mail profissional. Você precisa somente do domínio e do serviço de e-mail. O e-mail é oferecido tanto separadamente, como na lista que fizemos neste artigo, como parte integrante de um serviço de hospedagem de sites. Deixo aqui um comparativo, caso tenha dúvidas sobre qual serviço escolher: G Suite ou empresa de hospedagem: onde contratar meu e-mail profissional?

      Responder
  14. Tatiana Golin

    Oi Bill, obrigada pelo material.
    Eu preciso saber se posso ter endereços de email com o mesmo dominio em dois provedores diferentes. Por exemplo:
    5 emails com dominio @televa.com.br no GSuite, para uso da diretoria, com gmail, agenda, drive, etc…
    e os demais emails do meu pessoal operacional na Kinghost ?
    Eu mesma que configurei as entradas MX do meu dominio no Registro br. Já estão apontando para o GSuite.
    Posso ter outras apontando para KingHost ?

    Obrigada

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Tatiana,
      Sim, a entrega de e-mails em múltiplos servidores é possível e o G Suite está preparado para isso. Quando esse tipo de configuração é realizada, todas as mensagens chegam nos servidores do G Suite, e, dependendo das regras de roteamento, determinadas mensagens podem ser enviadas para servidores externos.
      Esta página de ajuda do G Suite contém um guia sobre o assunto. Pelo que você descreveu, o que deseja configurar está descrito na seção “Rotear mensagens usando entrega dividida“.
      As instruções de roteamento de domínios no G Suite estão disponíveis aqui.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço e boa sorte. 🙂

      Responder
      • Tatiana

        Oi Bill, obrigada pela sua ajuda e atenção
        Mas… eu não consegui fazer o roteamento não.
        Eu li os materiais do google mas não tive sucesso

        Obrigada

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Tatiana,
          Como cliente do G Suite, você tem direito a um suporte técnico (excelente, por sinal). Eles com certeza podem te ajudar com esta configuração.
          Para ter acesso ao suporte, acesse o painel de administração do G Suite e clique no ícone “?” no canto superior direito. Na janela que se abre, clique em “Entrar em contato com o suporte” e escolha a opção que for mais conveniente para você. Elas são Bate-papo (chat), Telefone e E-mail. Particularmente, já usei várias vezes o suporte telefônico e eles sempre ajudaram bastante.
          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
          Abraços e boa sorte!

        • Tatiana Golin

          Oi Bill, muito obrigada pela indicação. Realmente… o suporte do Google foi maravilhoso ( ahhh quem dera outros serviços tivessem um suporte assim né, ahhh ).
          Resolvemos tudo rapidinho e até o momento, estou muito satisfeita com o Google ( sempre !! ) e a Kinghost.
          Abraços

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Tatiana,
          Que bom que deu tudo certo! Sim, eles são demais, hehe.
          Precisando de ajuda com mais alguma coisa, é só entrar em contato!
          Abraços.

  15. RICARDO FRANCISCO DIETRICH

    A LocaWeb é um verdadeiro LIXO de servidor, eles criaram um link que mostra o status de seus servidores, esta desde o dia 05/02 ate hoje 08/02 fora do ar. http://statusblog.locaweb.com.br/

    Veja o resumo abaixo:
    8/2 – Seguindo com o update referente aos ocorridos nos dias 5, 6, 7 e hoje, informamos que devido ao alto volume de dados em algumas operadoras que utilizamos, está ocorrendo saturação de parte dos links, o que gera instabilidades nos nossos serviços.

    As instabilidades não causam nenhum tipo de perda de dados, sites ou e-mails, etc.

    Uma alternativa que tem funcionado para alguns clientes, é acessar os serviços utilizando outra operadora.

    Seguimos em esquema de monitoramento especial e trabalhando junto às operadoras para minimizar os impactos.

    Agradecemos a compreensão e continuamos à disposição.

    Última atualização: 8h30

    5/2 – No dia 05/02, tivemos uma instabilidade nos nossos servidores de DNS. De fato, isso gerou intermitência no acesso aos sites, e-mails e sistemas dos nossos clientes e também eventual lentidão para enviar e receber e-mails. Imediatamente, a nossa equipe começou a trabalhar para solucionar o problema.

    Nenhum cliente sofreu perda de arquivos, e-mails ou sistemas, embora essa situação tenha gerado lentidão e até instabilidade no acesso.

    A nossa equipe segue em um esquema de monitoramento especial para evitar que isso ocorra novamente.

    Sabemos que essa situação pode ter gerado transtorno para você e, desde já, pedimos desculpas pelo ocorrido e nos colocamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

    05/02 – 15h00 – Identificamos uma instabilidade em alguns dos nossos serviços.

    Devido a isso é possível que você tenha dificuldades para acessar seu site ou e-mail.

    Estamos trabalhando para resolver o mais breve possível.

    Previsão de normalização: Normalizado 23h50

    05/02 – 08h10 – Identificamos uma instabilidade em alguns dos nossos serviços.

    Devido a isso é possível que você tenha dificuldades para acessar seu site ou e-mail.

    Estamos trabalhando para resolver o mais breve possível.

    Previsão de normalização: Normalizado 10h20

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo!
      Entendo o seu descontentamento. É muito ruim ter um serviço tão importante, como é o e-mail, indisponível.
      Infelizmente isso pode acontecer (e acontece) com todas as empresas, em maior ou menor frequência. Minha recomendação é que use os canais da Locaweb e o site Reclame Aqui para fazer sua reclamação, pois são canais onde você poderá ser atendido pela empresa. E se não houver possibilidade de conciliação com a Locaweb, recomendo que procure outra empresa para hospedar seus e-mails. Nós utilizamos o G Suite para empresas, que é de longe o melhor serviço de e-mail profissional. Se desejar, podemos te fornecer por e-mail um cupom para você testar gratuitamente.

      Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Mônica! Te enviei o cupom por e-mail. Qualquer dúvida é só responder por lá. 🙂

  16. Lucas

    Muito bom o artigo!
    Tenho uma dúvida: utilizo atualmente a plataforma de e-mails Zimbra, porém vamos mudar para um servidor que não trabalha com esta plataforma. Gostaria de saber se é possível salvar os e-mails atuais para não perdê-los na nova plataforma?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lucas,
      Obrigado pelo comentário.
      Sim, é perfeitamente possível migrar mensagens de e-mail entre serviços distintos. Isso é possível porque as mensagens de e-mail possuem um padrão universal, sendo interpretadas pelas plataformas de e-mail existentes.
      A migração pode ser feita de várias formas. Quando estamos falando de poucas contas de e-mail e um número de mensagens não muito grande, uma opção bem simples — e que pode ser feita mesmo por pessoas que não possuem conhecimento técnico —, é usar um programa cliente de e-mail para baixar as mensagens e sincronizá-las no novo servidor. Isso pode ser feito, por exemplo, com programas como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird. Esse processo, no entanto, pode ser trabalhoso e demorado, dependendo do número de mensagens a serem migradas.
      Algumas plataformas, como por exemplo o Google G Suite e o Microsoft Office 365, oferecem uma ferramenta para importação de e-mails e contatos. Esse tipo de ferramenta simplifica bastante o processo.
      Há ainda a opção de migrar as mensagens de um servidor de e-mail para o outro. No entanto, este processo exige conhecimento técnico e pode ser complexo dependendo das diferenças entre as plataformas.
      Para que nenhuma mensagem se perca, sempre existe a opção de baixar os e-mails para um computador, como mencionei acima, se as demais soluções não forem uma opção para você.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado pelo comentário, Luiz. 🙂

      Responder
  17. Rennan

    Otimo artigo estão de Parabéns,

    Estou tentando fazer um orçamento com Zoho para e-mail PRO vcs tem contato ou e-mail do comercial

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rennan,
      Obrigado pelo comentário. O Zoho Pro pode ser contratado diretamente nesta página. Se desejar falar com o atendimento da empresa, há uma janela de chat na mesma página. Acredito que eles podem te ajudar.
      Abraços!

      Responder
  18. Erick Ayres

    Existe algum provedor de e-mail profissional que me permita monitorara e gerenciar os e-mail enviados? E com a finalidade de descobrir qual conta está enviando SPAM ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Erick,
      Sim, o responsável pela conta de e-mail profissional (o administrador) possui privilégios para gerenciar e monitorar as contas de e-mail. Dependendo do serviço utilizado os recursos podem ser um pouco diferentes nesse sentido, mas em geral é possível controlar este aspecto. É possível inclusive definir políticas e restrições para as contas de e-mail individualmente. Se este for um ponto crucial para você, recomendo avaliar o que é oferecido neste quesito pelo serviço que deseja contratar.
      Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Luiz Paulo Costa

        Quanto ao email profissional da Zoho, não são 25 contas de e-mails gratis, mas sim apenas 5 contas gratis

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Luiz,
          Obrigado por avisar! Me parece que este item foi revisado recentemente pela Zoho, porque até bem pouco tempo era possível criar 25 contas no plano gratuito.
          A informação já foi atualizada na página.
          Abraços!

    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom que gostou, Trevisan. Obrigada!

      Responder
  19. Kleber

    Excelente artigo, hoje tenho adquirido 100 licenças do office 365 de 50GB, mas não tenho a necessidade de utilizar todas essas licenças, e possível manter 50 contas de exchange e contratar 50 contas de e-mail smtp ? para os funcionários interno fico com as contas exchange e para os funcionários externo contas de smtp pois eles só precisam enviar e receber poucos e-mails, Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kleber,
      Para esclarecer sua dúvida, recomendo que entre em contato com o suporte à administradores do Office 365. O atendimento pode ser feito por telefone, de segunda à sexta em horário comercial, pelo número 0800-762-1146 (ligação gratuita). Há ainda uma opção de ajuda online, disponível dentro do painel de administração. Para saber mais, acesse esta página.
      Abraços.

      Responder
  20. regina de oliveira ferreira

    Muito bom! Essa matéria foi muito esclarecedora.
    Trabalho no Facebook como afiliado. Como criar um e-mail profissional?
    Pelo que entendi os e-mails profissionais somente para blogs e sites.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Regina,
      Para criar um e-mail profissional você precisa apenas ter um domínio registrado. O serviço de e-mail em si pode ser usado gratuitamente se você optar pelo Zoho Mail. Fizemos um tutorial sobre a criação de uma conta no Zoho, que você pode ler aqui. Para outros provedores há um custo que varia de acordo com a empresa e com os itens contemplados no pacote.
      Espero ter esclarecido sua dúvida! Precisando, estamos à disposição.
      Abraços.

      Responder
      • Bruno

        Agora a versão gratuita do Zoho não permite mais acesso POP/IMAP fazendo com isso a impossibilidade de usar no Outlook.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Bruno,
          De fato, o acesso POP/IMAP do Zoho Mail só está disponível nos planos pagos da plataforma. Os usuários do plano gratuito podem utilizar os aplicativos próprios do Zoho para Android e iOS, além do webmail, claro.
          Um abraço!

  21. Kati

    Achei muito legal o artigo. Me ajudou bastante. Tenho apenas uma dúvida.Digamos que eu inicie com um email profissional gratuito, e posteriormente tenha necessidade de obter maiores recursos, posso mudar de empresa? É muito complicado?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kati,
      Obrigado pelo comentário. 🙂
      Sim, você pode começar com um e-mail profissional gratuito e depois fazer um upgrade ou mudar de empresa. O procedimento para isso vai depender do que escolher.
      Em geral, upgrades são mais simples, porque você simplesmente muda de plano dentro da mesma empresa. Nesse caso, todas as suas mensagens e configurações são preservadas, adicionando-se os recursos do plano que contratou.
      A migração de empresa, no caso do e-mail profissional, envolve a configuração inicial para apontar o e-mail para a nova empresa. O procedimento é igual ao que se realiza ao configurar um e-mail profissional pela primeira vez e é realizado uma única uma vez. Um ponto importante, nesse caso, é a migração das mensagens de e-mail. Ao mudar de empresa, os e-mails que recebeu até aquele momento ficam nos servidores da empresa antiga. Por isso, recomenda-se um backup das mensagens antes de alterar a configuração para recebimento de e-mails. O backup de e-mails pode ser feito de várias formas. Uma das mais simples envolve conectar-se à empresa usando um programa de e-mail (ex.: Thunderbird, Outlook etc.) e fazer download das mensagens. Esta técnica, no entanto, não leva as mensagens do serviço antigo para o novo. Se desejar isso, o procedimento vai depender da empresa que contratar.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, é só entrar em contato.
      Abraços.

      Responder

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