HostGator Brasil: Review

HostGatorBlack Friday HostGator - 50% de desconto e domínio grátis na hospedagem
  • Empresa: HostGator Brasil
  • Preço: a partir de R$ 5,99/mês
  • Indicada para: sites, blogs, lojas virtuais e outras aplicações de todos os tamanhos
  • Avaliação geral: hospedagem com melhor custo-benefício do Brasil (recomendada pela nossa equipe)
  • Resumo: filial brasileira com ótimo serviço, suporte em português e preços bastante competitivos.

Visitar HostGator

Sobre a HostGator

A HostGator é uma das maiores empresas de hospedagem de sites do mundo, com mais de 9 milhões de domínios sob sua gestão. Fundada nos Estados Unidos em 2002, a empresa também está presente no Brasil, México, Índia, Rússia e China e possui clientes em todo o mundo. Dentre os serviços oferecidos, destaca-se a hospedagem de sites como carro-chefe. Outros serviços incluem registro de domínios, revenda de hospedagem, servidores virtuais (VPS), cloud hosting (apenas no site americano), servidores dedicados, certificados SSL e criador de sites.

A HostGator foi adquirida em 2012 pelo grupo Endurance International Group, corporação detentora de outras empresas do ramo. A história da HostGator Brasil começou em 2007, ano em que o primeiro escritório da empresa foi inaugurado por aqui. A sede brasileira está localizada na cidade de Florianópolis e possui mais de 200 funcionários somente no Brasil.

A HostGator Brasil oferece os mesmos serviços de hospedagem da matriz americana, mas com suporte em português e pagamento em Real.

Prós e contras

 

Pontos positivosPontos negativos
Ótimo custo-benefícioServidores nos EUA (exceto Plus)
Ótimo tempo de disponibilidade (frequentemente 100%)Hospedagem Windows apenas para servidores dedicados
Certificado SSL gratuito em diversos planosNão possui atendimento telefônico
E-mail incluído e gratuito em todos os planos de hospedagemTempo de espera para atendimento pode ser um pouco demorado
Site e suporte em português
Suporte 24 horas, 7 dias por semana
Pagamento em Real
Painel de controle cPanel

 

Localização dos servidores da HostGator

Os servidores da HostGator ficam localizados nos Estados Unidos e no Brasil. Nos EUA, as cidades escolhidas para abrigar os data centers são Houston (Texas), nas instalações da CyrusOne Houston West, e Provo (Utah), do Ace Data Centers. No Brasil, os servidores ficam na cidade de São Paulo. A maior parte dos planos é hospedada em data centers nos EUA. Se o cliente desejar servidores no Brasil, a opção é escolher o plano de hospedagem Plus, que oferece esta localização por padrão.

Embora a localização do servidor seja um fator a ser considerado, para a maioria dos usuários, a diferença entre um servidor localizado nos EUA ou no Brasil é praticamente irrelevante. Isso porque estamos falando de milissegundos de diferença entre o tempo de resposta de um servidor no Brasil e nos EUA. O exemplo abaixo mostra um teste real de ping, que é um comando usado para se medir o tempo de resposta de um servidor.

Ping Brasil - EUA

No primeiro teste, o servidor de hospedagem está localizado no Brasil, e o tempo de resposta médio foi de 15 milissegundos. O segundo teste é contra um site hospedado nos EUA, e o tempo de resposta médio foi de 199 milissegundos. Apesar de parecer uma diferença grande, em números, estamos falando de frações de segundo. Um segundo inteiro possui 1000 (mil) milissegundos.

Vale lembrar que a localização do servidor é apenas um dos fatores que contribuem para o bom ou mau desempenho de um site. Outros fatores, incluindo a otimização do código e o uso de recursos adicionais, como um sistema de cache e uma CDN, podem contribuir em muito para o reduzir a velocidade de carregamento das páginas e melhorar a experiência do usuário.

Produtos e serviços

A HostGator atende pessoas e empresas de todos os tamanhos quando o assunto é hospedagem de sites. Seus planos possuem preços bastante competitivos quando comparados com a concorrência. Vamos conhecer os detalhes dos planos e produtos oferecidos a seguir.

Hospedagem de sites compartilhada

Ver planos Também conhecido simplesmente como hospedagem de sites, este é o produto que oferece os menores preços da empresa, e o que a maioria das pessoas escolhe para hospedar um site. Nesta modalidade, diversos clientes compartilham um único servidor de hospedagem (daí o nome “compartilhada”), o que torna o custo do serviço atraente.

A hospedagem de sites compartilhada é uma das mais populares da internet, sendo usada para diversas finalidades, como a hospedagem de blogs, sites institucionais e até mesmo lojas virtuais de pequeno porte. Custa a partir de R$ 8,39, mas pode ser adquirido por R$ 5,99 por mês neste link promocional exclusivo. Expandir

A hospedagem de sites HostGator está disponível em 3 planos distintos:

Hospedagem de sites
PlanosPlano PPlano MPlano Business
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento100 GB100 GB150 GB
Certificado SSLGrátisGrátisGrátis
Preço inicial/mês
[até 50% OFF]
R$ 5,99
Ver plano
R$ 8,99
Ver plano
R$ 19,99
Ver plano

Os planos listados acima ainda oferecem o registro de domínio grátis no primeiro ano. Todos eles também incluem contas de e-mail e SSL para todos os domínios utilizados na hospedagem. A empresa ainda oferece migração de sites gratuita para clientes vindos de outras empresas.

Principais destaques:

  • Criador de sites gratuito
  • Migração de sites gratuita
  • Painel de controle cPanel
  • Acesso SSH disponível
  • Contas de e-mail e bancos de dados ilimitados
  • Transferência ilimitada
  • Certificado SSL (HTTPS) gratuito para todos os domínios
  • Backup semanal gratuito

Para ver mais, leia nosso review da hospedagem de sites HostGator.

Ler review Ver planos

Hospedagem WordPress

Ver planos O plano de hospedagem para WordPress da HostGator foi pensado para oferecer mais performance e segurança para os usuários da plataforma. Recursos como CDN, firewall e backups automáticos são alguns dos diferenciais destes planos. Além disso, os planos contam com SSL gratuito.

Com preços regulares a partir de R$ 19,99 por mês, o serviço pode ser contratado com desconto de 50% neste link promocional, custando o equivalente a R$ 9,99 mensais.  Expandir

A hospedagem WordPress da HostGator está disponível em 4 planos distintos:

Hospedagem WordPress
PlanosBlogStartupProVip
Sites151020
Visitas25 mil125 mil250 mil500 mil
Espaço50 GB100 GB150 GB200 GB
E-mail5 contas25 contascontas ilimitadascontas ilimitadas
CDN (SiteLock)SimSimSimSim
Backup e controle de versãoNãoa cada 5 diasdiáriodiário
Preço inicial/mês
[até 50% OFF]
R$ 9,99
Ver plano
R$ 13,49
Ver plano
R$ 34,99
Ver plano
R$ 54,99
Ver plano

Alguns dos recursos diferenciais deste plano são fornecidos por sistemas de empresas parceiras. Para o backup e controle de versão do WordPress, o serviço é disponibilizado pelo CodeGuard. Já a CDN e o firewall ficam a cargo do SiteLock. As atualizações do WordPress, temas e plugins são realizados automaticamente.

Dentre os recursos do plano, podemos destacar:

  • Instalação automática do WordPress
  • Atualização de versão, temas, plugins automática
  • Painel de controle amigável
  • E-mail incluído nos planos
  • Certificado SSL (HTTPS) gratuito em todas as instalações do WordPress
  • Sistema de backup e controle de versão CodeGuard
  • Firewall e proteção contra malware (SiteLock)
  • CDN via SiteLock

Para ver mais, leia nosso review da hospedagem WordPress HostGator.

Ler review Ver planos

Hospedagem empresarial Plus

Ver planos Este um plano de hospedagem semelhante em muitos aspectos com a hospedagem de sites tradicional. Também utiliza o cPanel como painel de controle em um servidor Linux. A principal diferença está na localização dos servidores, que estão no Brasil. A empresa também informa que os planos Plus possuem um número menor de clientes por servidor.

O serviço, que normalmente é vendido a R$ 44,99, está com 30% de desconto no site da empresa, podendo ser adquirido por R$ 31,49 por mês. Expandir

A hospedagem empresarial Plus possui apenas um plano, com as seguintes características:

Hospedagem empresarial Plus
PlanoPlus
SitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)100 GB
Contas de e-mailIlimitadas
Certificado SSLGrátis
Preço inicial/mês
[30% OFF]
R$ 31,49
Ver plano

Principais destaques:

  • Criador de sites gratuito
  • Migração de site gratuita
  • Painel de controle cPanel
  • Acesso SSH disponível
  • Contas de e-mail e bancos de dados ilimitados
  • Transferência ilimitada
  • Certificado SSL (HTTPS) gratuito para todos os domínios
  • Backup semanal gratuito

Para ver mais, visite a página do serviço.

Ver planos

Criador de sites

Ver planos O criador de sites é a ferramenta para aqueles que desejam criar um site por conta própria, mas não possuem conhecimentos técnicos na área. Através de uma interface intuitiva e fácil de usar, é possível montar um site, arrastando e soltando elementos na tela do navegador. Não é necessário instalar nenhum programa para criar e editar o site.

O criador de sites é oferecido em 3 planos distintos e pode ser adquirido com desconto de até 50% neste link promocional exclusivo, custando a partir de R$ 4,99 por mês. Expandir

Confira abaixo os planos do criador de sites da HostGator.

Criador de sites
PlanosPessoalProfissionalLoja online
Número de páginas6IlimitadasIlimitadas
Armazenamento25 GB50 GB75 GB
Contas de e-mail525Ilimitadas
Loja virtualNãoNãoSim
Certificado SSLGrátisGrátisGrátis
Preço inicial/mês
[até 50% OFF]
R$ 4,99
Ver plano
R$ 7,49
Ver plano
R$ 14,99
Ver plano

A ferramenta foi desenvolvida pela própria empresa e oferece dezenas de templates para serem usados como ponto de partida na criação do site.

Para saber mais, acesse a página do produto ou leia o nosso review do criador de sites da HostGator.

Ler review Ver planos

VPS

Ver planos Os planos de servidores virtuais da HostGator são indicados para sites com em crescimento ou desenvolvedores que precisam de acesso root para customizar o ambiente de hospedagem. Os planos são oferecidos com e sem painel de controle e começam em R$ 77,34/mês no ciclo anual. Expandir

Há quatro planos distintos para servidores VPS na HostGator. Confira as diferenças abaixo.

VPS
PlanosVPS 1000VPS 2000VPS 4000VPS 8000
CPU1 core2 cores2 cores4 cores
Memória RAM1 GB2 GB4 GB8 GB
Armazenamento60 GB120 GB165 GB240 GB
Transferência1 TB1,5 TB2 TB3 TB
Endereços de IP2 IPs2 IPs2 IPs2 IPs
Backup e controle de versãoNãoa cada 5 diasdiáriodiário
Preço mensal
sem cPanel
R$ 77,34
Ver plano
R$ 142,79
Ver plano
R$ 208,24
Ver plano
R$ 273,69
Ver plano
Preço mensal
com cPanel
R$ 89,24
Ver plano
R$ 154,69
Ver plano
R$ 220,14
Ver plano
R$ 285,59
Ver plano

Um VPS, que significa servidor privado virtual, possui funcionalidades semelhantes às de um servidor dedicado, por conta do ambiente virtualizado. O custo é inferior, pois o servidor é compartilhado com outros clientes, em um número bem menor do que nos ambientes de hospedagem compartilhada tradicionais. Pode ser útil em um grande número de aplicações, como por exemplo, pessoas que desejam instalar sistemas de envio de e-mails em massa (e-mail marketing), já que os planos compartilhados não permitem o envio de e-mails em massa.

Para conhecer mais detalhes sobre os planos de VPS da HostGator, visite a página de VPS da empresa.

Ver planos

Servidor dedicado

Ver planos Os servidores dedicados são indicados para sites, blogs ou lojas virtuais com alto volume de tráfego e/ou que precisam de muitos recursos. Neste plano é possível escolher o sistema operacional Windows ou Linux e configurar o servidor de acordo com as suas necessidades.

Nosso site conseguiu uma oferta exclusiva para os planos de servidores dedicados Linux e Windows, que podem ser adquiridos com 50% de desconto somente neste link. O servidor de entrada, que normalmente custa R$ 459,99, fica por R$ 229,99 por mês.   Expandir

Os dedicados são oferecidos em 4 planos com características semelhantes nas configurações, diferenciando-se apenas no sistema operacional do painel de controle (cPanel para Linux e Plesk para Windows) e no preço. Confira as diferenças abaixo.

Dedicado Linux/Windows
PlanosBásicoStandardElitePro
CPUDual core 2.3 GHzQuad core 2.5 GHzQuad core 2.5 GHzQuad core 3.3 GHz
Memória RAM4 GB4 GB8 GB16 GB
Armazenamento500 GB1.000 GB1.000 GB1.000 GB
Transferência10 TB15 TB20 TB25 TB
Endereços de IP2 IPs2 IPs2 IPs2 IPs
Uplink100 Mbps250 Mbps500 Mbps1 GB
IPs dedicados2 IPs3 IPs4 IPs5 IPs
Painel de controlecPanel/PleskcPanel/PleskcPanel/PleskcPanel/Plesk
P. inicial Linux/mês
[até 50% OFF]
R$ 229,99
Ver plano
R$ 249,99
Ver plano
R$ 324,99
Ver plano
R$ 404,99
Ver plano
P. inicial Windows/mês
[até 50% OFF]
R$ 259,99
Ver plano
R$ 274,99
Ver plano
R$ 349,99
Ver plano
R$ 424,99
Ver plano

Todos os planos permitem acesso root ao servidor e oferecem um atendimento exclusivo para os clientes de dedicados, batizado de Gator Concierge. Para conhecer mais detalhes sobre os planos, visite a página do servidor dedicado.

Ver planos

Revenda de hospedagem

Ver planos A HostGator oferece 5 planos distintos para os revendedores de hospedagem. Os planos vão de 50 a 200 GB de armazenamento em servidores Linux. O painel de controle para criação das contas é o WHM/cPanel e WHMCS para emissão e controle de cobranças. A partir de R$ 31,49/mês. Expandir

É possível fazer upgrade a qualquer momento, sem necessidade de migração, fazendo com que o usuário possa expandir os recursos de acordo com a demanda. Confira os planos de revenda da HostGator abaixo.

Revenda
PlanosRevenda 1Revenda 2Revenda 3Revenda 4Revenda 5
Armazenamento50 GB80 GB120 GB160 GB200 GB
Transferência500 GB700 GB1000 GB1200 GB1400 GB
DomíniosIlimitadosIlimitadosIlimitadosIlimitadosIlimitados
Contas de e-mailIlimitadasIlimitadasIlimitadasIlimitadasIlimitadas
Certificado SSLGrátis/ilimitadoGrátis/ilimitadoGrátis/ilimitadoGrátis/ilimitadoGrátis/ilimitado
Preço inicial/mês
[até 30% OFF]
R$ 36,39
Ver plano
R$ 65,79
Ver plano
R$ 83,99
Ver plano
R$ 111,99
Ver plano
R$ 142,79
Ver plano

Todos os planos de revenda contam com certificado SSL gratuito, tanto para o revendedor quanto para seus clientes. Para conhecer mais detalhes sobre os planos, visite a página dos planos de revenda.

Ver planos

Registro de domínios

A HostGator realiza o registro de domínios nacionais e internacionais. Todas as terminações disponíveis no Registro.br, órgão que regulamenta a extensão .br, podem ser registradas pela empresa, incluindo as novas terminações regionais, como .sampa.br, .rio.br, .floripa.br, entre outras. O registro de extensões internacionais também foi ampliado recentemente e inclui terminações como .life, .tech, .online, entre muitas outras. Sendo assim, o registro de domínios na HostGator pode ir muito além dos tradicionais .com e .com.br.

Página de registro de domínio da HostGator

A renovação do registro dos domínios, assim como em qualquer outra empresa, ocorre anualmente, podendo ser renovado automaticamente, se o cliente desejar. Se o cliente tiver domínio(s) registrado(s) em outra(s) empresa(s), pode levá-lo(s) para a HostGator independente de ter ou não um plano de hospedagem.

A empresa está com uma promoção que oferece 40% de desconto no registro de domínios com as extensões mais conhecidas, incluindo todas as nacionais. Dessa forma, o registro de um domínio .com.br, que normalmente sai por R$ 44,99, fica por R$ 26,99 no primeiro ano. Na renovação, o preço regular volta a ser cobrado.

Ver domínios disponíveis

Suporte no Brasil e em português

O suporte ao cliente da HostGator é feito 100% em português, através dos diversos canais de atendimento da empresa. A empresa oferece atendimento para a área de vendas, suporte financeiro, técnico e ainda uma ouvidoria, para casos que não forem resolvidos pelos canais convencionais. Há ainda uma ampla base de conhecimento, com tutoriais e documentação para todas as ferramentas oferecidas pela empresa.

O suporte técnico da empresa funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os canais de atendimento são chat e ticket (e-mail).

A HostGator não oferece atendimento por telefone, o que faz falta para assuntos que seriam resolvidos facilmente em uma conversa telefônica, como questões financeiras e outras dúvidas rápidas.

Por outro lado, em assuntos mais técnicos, a ausência de atendimento telefônico não chega a ser um problema. Imagine ter que passar um link ou explicar uma correção de código por telefone. Ou ainda, orientar o cliente a localizar uma página de ajuda específica no site. Neste tipo de situação, o atendimento por chat e ticket se mostra mais eficiente, já que é possível compartilhar links, trechos de código, imagens e muito mais através da comunicação escrita.

Para que você possa ver como funciona na prática o atendimento da HostGator, nós testamos o suporte técnico por chat e ticket. O resultado você confere a seguir.

Atendimento via chat

O link para atendimento via chat está presente em todas as páginas do site da empresa, mas para conseguir suporte técnico por chat, é necessário estar logado como cliente. Sendo assim, acessei a área do cliente, em financeiro.hostgator.com.br, e cliquei no link Ajuda, no topo da página. Na janela que se abre, ao clicar em Atendimento online, a caixa de chat é exibida na tela.

O atendimento via chat é feito dentro da área do cliente

Nesse momento você deve selecionar a área para a qual deseja atendimento. No nosso caso, suporte técnico. Em seguida deve-se informar o motivo do contato. Basta selecionar o motivo e clicar em Acessar chat.

Botão de acesso ao chat HostGator

Você será então direcionado para a fila de espera do atendimento online. O tamanho da fila pode aumentar ou diminuir, dependendo da hora do dia e de outros fatores. O sistema sugere que você informe o domínio para o qual necessita suporte, antes mesmo de iniciar o atendimento. Basta inserir o domínio na caixa de mensagem e clicar em Enter.

Tela de chat HostGator

Na base da janela de chat há um link opções, onde é possível realizar algumas ações, como ativar ou desativar os avisos sonoros do chat, enviar um arquivo (ex.: captura de tela) e solicitar a transcrição da conversa por e-mail. Há ainda um botão para encerrar o chat.

Botão para encerramento do chat

A espera pelo atendimento levou cerca de 28 minutos, o que considero um tempo de espera elevado, na minha opinião. Escrevi então minha dúvida e a enviei para o agente de atendimento. Fiz uma pergunta sobre a instalação do SSL e sua compatibilidade com o criador de sites. A atendente respondeu imediatamente todas as minhas perguntas.

Tela durante o atendimento de chat

Apesar da espera, o atendimento em si foi bem rápido, com intervalos bem curtos entre o envio de uma pergunta e sua resposta. A profissional demonstrou conhecimento do assunto ao responder prontamente todos os meus questionamentos.

Atendimento via chat HostGator

Após o encerramento do chat, o sistema fornece um link para a avaliação do atendimento. Achei a experiência positiva, apesar do tempo de espera.

Atendimento por ticket (e-mail)

O atendimento por ticket também está disponível 24 horas por dia. O suporte via ticket é usado, em muitos casos, para situações mais complexas, que não serão resolvidas no atendimento via chat. No entanto, algumas questões podem ser rapidamente resolvidas também por este canal, como veremos agora.

Para realizar um teste de atendimento, criei dois subdomínios na hospedagem e abri um ticket pedindo orientações sobre como instalar um certificado SSL em um dos subdomínios. O desfecho do atendimento surpreendeu positivamente.

A primeira surpresa foi com relação ao tempo de resposta do ticket. Após enviar meu questionamento, o ticket foi respondido com uma solução em 15 minutos após o envio da mensagem, já com o problema resolvido. Por conta de experiências anteriores, sabemos que um ticket pode levar horas e até dias para ser respondido, principalmente para assuntos mais complexos.

O responsável técnico não me deu apenas a orientação sobre como proceder, como solicitei, mas realizou a instalação do certificado SSL em todos os subdomínios que eu havia criado para o teste, incluindo o domínio principal. Além disso, ele configurou os redirecionamentos necessários para que todo o tráfego fosse redirecionado para a versão HTTPS das URLs.

Atendimento via ticket na HostGator

É claro que a rapidez deste atendimento provavelmente também se deu pelo fato de ter sido uma solicitação simples e fácil de resolver. Mas mesmo assim a impressão deixada foi muito boa.

Base de conhecimento

A HostGator possui uma ampla base de conhecimento, que cobre a maior parte dos assuntos que envolvem seus produtos. Desde os primeiros passos até questões avançadas possuem seu espaço na base de conhecimento.

Base de conhecimento HostGator

A plataforma também conta com um sistema de buscas que varre a base de conhecimento à medida que se digita. Dessa forma, os resultados mais prováveis para a sua busca são apresentados sem que a página seja carregada novamente.

Busca inteligente na base de conhecimento HostGator

Desempenho e recursos do servidor

Os servidores de hospedagem da HostGator contam com armazenamento nos tradicionais discos rígidos (HD). Isso parece ir na contramão de muitos serviços de hospedagem, que estão, gradativamente migrando para o armazenamento em SSD. O SSD, por não possuir partes móveis, oferece maior rapidez na busca de informações armazenadas. Guardadas as devidas proporções, ele funciona mais ou menos como o sistema de armazenamento de uma pen drive. Por outro lado, a empresa investiu em outras formas de manter seus servidores rápidos e estáveis.

Uma delas é o uso do sistema de proxy reverso NGINX em conjunto com Varnish cache em todos os planos de hospedagem. O NGINX atua como um intermediário entre o usuário e o servidor, otimizando requisições, uma vez que possui um sistema de cache, e também atuando na segurança, impedindo que potenciais ameaças cheguem ao servidor. O Varnish é um sistema de cache usado para acelerar as requisições ao entregar conteúdo em cache. Com este conjunto de recursos, muitas requisições não precisam ser processadas no servidor, o que alivia a carga e aumenta a velocidade de resposta. Segundo seus criadores, o Varnish pode deixar o desempenho de um site 300 vezes mais rápido em comparação com sites que não utilizam o recurso.

Em termos de recursos, a empresa também oferece as versões estáveis mais recentes dos softwares usados nos servidores de hospedagem. Isso inclui desde o ambiente de administração, como é o caso do cPanel, que está na versão 70, até os usados efetivamente pelas aplicações hospedadas, como é o caso do PHP, cuja versão 7.1 está disponível para todos os clientes. Caso necessário, ainda é possível alterar a versão do PHP para compatibilizar aplicações mais antigas. As versões de todos os softwares usados pela HostGator pode ser vista aqui.

Estabilidade dos servidores

A HostGator oferece 99,9% de garantia de disponibilidade. Isso significa que, se o um servidor ficar indisponível por um período maior do que 43 minutos por mês, a empresa pode reembolsar o cliente prejudicado com base em uma tabela pré-definida. Para solicitar o desconto, basta entrar em contato com o setor de relacionamento da empresa informando o domínio principal da conta e o período de indisponibilidade observado.

Apesar desta política, raramente os clientes precisam se valer desse direito. Nós realizamos o monitoramento de diversos sites hospedados na empresa e é incomum o uptime ficar abaixo de 100%.

A empresa oferece uma plataforma para acompanhamento do uptime de todos os seus serviços. O site de status dos servidores pode ser acessado em status.hostgator.com.br.

Status dos servidores da HostGator

Backups gratuitos e automáticos via cPanel

A HostGator possui uma rotina de backup semanal para todos os planos de hospedagem compartilhada, no entanto, esta política possui algumas restrições. As contas incluídas no backup devem ter no máximo 20 GB de dados no total, e 100 mil inodes. Inodes são as meta informações de um arquivo, que contém sua localização, permissões, tamanho, entre outros dados. Todos os arquivos no servidor de hospedagem, incluindo e-mails, possuem um inode correspondente. Contas que estejam acima destes limites não são incluídas na rotina de backups.

O status e as informações do último backup ficam disponíveis no painel de controle cPanel associado à conta de hospedagem. Esta é uma maneira interessante de acompanhar a saúde de sua conta. Se a conta estiver ultrapassando um dos limites mencionados anteriormente, será possível identificar por aqui.

Tela de status de backups no cPanel da HostGator

Apenas o último backup é armazenado, ou seja, a cada semana, o backup antigo é removido para dar lugar ao novo. No caso de uma eventualidade que demande a restauração do backup, a empresa cobra o valor de R$ 50 pelo serviço.

Servidores dedicados e VPS não estão incluídos nesta política e devem providenciar seus backups por conta própria.

Uma exceção para esta política são os planos de hospedagem para WordPress, que contam com backups regulares a partir do plano Startup. No caso destes planos, a restauração é gratuita e pode ser feita a qualquer momento, pelo próprio cliente, através da ferramenta CodeGuard, que está incluída no plano.

Clientes de outros planos podem contratar separadamente o serviço de backups CodeGuard, a partir de R$ 4,99 por mês. Veja mais informações sobre o CodeGuard nesta página.

Certificado SSL gratuito

A HostGator disponibiliza quatro modalidades de certificado SSL para seus clientes. São elas: SSL Grátis, Privado, Empresarial e Wildcard. O certificado Grátis e o Privado são semelhantes, realizando a validação apenas do domínio. Esta validação é suficiente para a maioria dos sites. A diferença entre os dois, além do preço, está em uma garantia oferecida em caso de quebra de criptografia, no caso do SSL Privado.

O SSL Grátis está disponível para todos os clientes e inclui todos os domínios e/ou subdomínios existentes na conta de hospedagem. A instalação do certificado é feita de maneira automatizada e pode ser solicitada pelo próprio cliente dentro do painel do cliente (veja como).

Tela para aquisição de certificado SSL na HostGator

Se o site demandar outro tipo de certificado, como o Empresarial, que exibe a identidade da empresa na barra de endereços, ou o Wildcard, que certifica múltiplos domínios/subdomínios com um único certificado, eles também podem ser solicitados no painel. Os custos são de R$ 300 e R$ 415,99, respectivamente, pagos anualmente.

Painel de controle da HostGator

A HostGator possui um painel do cliente separado do painel de administração da hospedagem. Vamos conhecer um pouco melhor as duas plataformas a seguir.

Painel do cliente

O painel do cliente HostGator, localizado em financeiro.hostgator.com.br, é um painel simples e objetivo. Através dele é possível ter acesso a todos os serviços contratados na empresa e administrar seus respectivos pagamentos.

Também é possível realizar algumas configurações como por exemplo a instalação de certificados SSL ou a administração dos domínios registrados. Da mesma forma, é possível acessar o painel de controle da hospedagem, bastando para isso localizar o link no serviço correspondente.

Painel do cliente HostGator

Os chamados de suporte (tickets) também ficam armazenados no painel do cliente. As interações com o atendimento via ticket podem ser feitas pelo painel ou por e-mail.

Painel da hospedagem (cPanel)

O painel de controle cPanel é utilizado por diversas empresas de hospedagem, não sendo uma exclusividade da HostGator. Talvez sua versatilidade e a grande quantidade de recursos existentes na plataforma expliquem seu sucesso. O cPanel permite a configuração e administração de diversos aspectos da hospedagem, como redirecionamentos, e-mails, bancos de dados, domínios adicionais, entre muitos outros.

A HostGator criou um tema próprio para o cPanel que oferece aos seus clientes. Dessa forma, além de uma experiência mais personalizada, o cliente ainda tem acesso a recursos exclusivos, como a pesquisa diretamente na base de conhecimento da empresa.

Painel de controle cPanel da HostGator

Instalador de scripts e aplicações Softaculous

A instalação de aplicativos e scripts de código-aberto está disponível dentro do cPanel, gratuitamente para todos os clientes da HostGator. O software responsável por isso é o Softaculous.

O Softaculous é um sistema web que permite a instalação de outros softwares gratuitos de maneira automatizada e com poucos cliques. A ferramenta beneficia tanto leigos como programadores experientes, uma vez que poupa tempo fornecendo atalhos para o uso de recursos que muitas vezes requerem instalação manual e complexa.

Muitos dos sistemas e aplicações web da atualidade podem ser instaladas com o Softaculous. Por exemplo, sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, Joomla e Drupal, estão lá. Para lojas online, há opções como o Magento e o OpenCart. Até mesmo sistemas de educação, como o Moodle, estão presentes na plataforma.

Softaculous, o instalador de scripts e aplicações da HostGator

O Softaculous reúne mais de 250 aplicações, à disposição para serem instaladas na hospedagem gratuitamente.

Migração gratuita de sites

A HostGator oferece o serviço gratuito de migração de sites, arquivos e contas de e-mail para novos clientes. Assim, pessoas que estão vindo de outra hospedagem podem fazer uma transição suave, sem ter que se preocupar com os aspectos técnicos de uma migração.

Vale notar que o serviço gratuito possui algumas restrições. A primeira delas é que ele deve ser solicitado em até 30 dias após a contratação de um plano de hospedagem na HostGator. Caso a migração seja solicitada após esta data, o serviço poderá ser cobrado.

Outro ponto importante é com relação à migração de e-mails. Ela será realizada apenas se a hospedagem anterior também utilizar o cPanel como painel de controle. Serviços de e-mails em outras plataformas não estão cobertos pela migração gratuita. Mesmo nesse caso, o cliente pode solicitar a migração do site e mover por conta própria apenas os e-mails, se for de seu interesse.

A migração também vale para upgrades dentro da própria HostGator. Outras restrições podem se aplicar, nesse caso. Para saber de todos os detalhes do serviço, visite esta página.

Satisfação dos clientes

A HostGator possui um índice avaliado como “Bom” no site ReclameAQUI, tanto na avaliação de 6 quanto na de 12 meses. Nos últimos 12 meses, a empresa respondeu mais de 1600 reclamações na plataforma. O índice de solução, que é medido quando os clientes avaliam que o problema foi resolvido, é de 80%.

Índice da HostGator no ReclameAQUI

Formas de pagamento

As formas de pagamento aceitas pela empresa são cartão de crédito Mastercard, Visa e Diners (nacional e internacional), Pay Pal e boleto bancário.

Formas de pagamento disponíveis no site da HostGator

A HostGator oferece a opção de ciclos de pagamento mensais, trimestrais, semestrais, anuais, bienais e trienais.

Conclusão

Em nossa avaliação, a HostGator Brasil é uma empresa confiável e que oferece planos e serviços com ótimo custo-benefício. A empresa está apta para atender a clientes de todos os tamanhos, no entanto, se destaca quando falamos de hospedagem de sites compartilhada, pelo ótimo uptime e desempenho dos servidores.

Para saber mais informações, visite o site da empresa.

Visitar HostGator


24 Comentários

  1. thais

    Tenho um dominio , porem preciso mudar o cnpj cadastrado para que os boletos e NF saiam com outra razao social, sera que isso é possivel abrindo um tickeT?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Thais!
      Creio que sim. Você pode entrar em contato via ticket ou chat, e eles irão te informar o procedimento correto para o seu caso.
      Caso o domínio esteja apontado para a HostGator, mas tenha sido registrado em outra empresa (ex: Registro.br), então será necessário fazer o procedimento na empresa onde registrou o domínio. No entanto, recomendo que mesmo nessa situação, entre em contato com o suporte da HostGator, pois eles poderão dar uma orientação mais precisa sobre isso, já que possuem os dados da sua conta.
      Qualquer outra dúvida, fico à disposição. 🙂

      Responder
  2. Elisângela

    Preciso acessar meu e-mail, aparece uma mensagem como Login inexistente.

    Por gentileza um número de telefone no Brasil para contato.

    Preciso com urgência.

    No aguardo…

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Elisângela. Como falamos pelo Facebook, você precisa entrar em contato com o suporte da HostGator. Eles poderão te ajudar a resolver o problema que você está enfrentando com o seu e-mail. Como eles não possuem atendimento telefônico, você irá precisar entrar em contato pelo chat ou enviar um ticket pelo seu painel de cliente. Se pudermos ajudar em algo mais, é só falar.

      Responder
  3. Dan Roussel

    Nesse post da HostGator vale colocar uma informação indispensável para os interessados em adquirir um site lá, para evitar os mesmos dissabores que estou passando:
    O produto “criador de site”, segundo eles, não permite a colocação do SSL, uma condição hoje indispensável para qualquer site, o que para mim significa uma empresa muito atrasada tecnologicamente, pois já deveriam ter resolvido esse tipo de problema há muito tempo ou, pelo menos, informar a limitação antes da aquisição pelo comprador! (Comprei o produto, investi tempo e dinheiro em domínio, criação e AdWords, para “morrer na praia” com o “clique no link-clique no fechar janela” do cliente ao ver o alerta do google, e eles até agora, passados quase 10 dias, não me oferecem nenhuma alternativa de solução. Frustração total).
    Parabéns pelo site e esclarecimentos! Me foram muito úteis!

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Dan,
      Obrigado pelo comentário. 🙂
      Sobre o Criador de Sites da HostGator, sinto muito que tenha passado por isso. Realmente ele não oferece a opção de utilizar um certificado SSL. Vamos produzir em breve uma avaliação sobre a ferramenta e com certeza essa informação será incluída.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, estamos à disposição.
      Abraços e boa sorte com o site!

      Responder
  4. Bartolomeu

    Eu tinho um domínio hospedado com vocês, só perdi o domínio, mas consegui recuperar, é preciso fazer outro site, ou pagando o mesmo domínio o site volta ao ar?
    obrigado

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Bartolomeu,
      Para esclarecer sua dúvida peço que entre em contato diretamente com a HostGator. O contato pode ser feito dentro da área do cliente, disponível em financeiro.hostgator.com.br. Uma vez dentro do painel, você poderá ser atendido por ticket ou chat.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta avisar.
      Abraços.

      Responder
  5. Érik Álvaro

    Olá sempre acompanho as notícias e informações que vocês dispõe, aprendi muito com vocês, obrigado!
    Minha sugestão é incluir na análise os prós e contras do SSL Free (características, condições e limitações) para cada uma das empresas de hospedagem!
    Abraços

    Responder
  6. Eliseu

    voces possuem o software de criacao de sites e tambem de lojas virtuais?
    se sim podem me dar mais informacoes, estou nos usa e preciso tb de lojas virtuais

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Eliseu!
      Muitas empresas oferecem plataformas para criação de sites, incluindo lojas virtuais. Nós fizemos uma seleção dos melhores criadores de site, que você pode ver aqui.
      Como seu interesse envolve lojas virtuais, temos diversos artigos sobre o tema, que você pode conferir aqui.
      Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato.
      E boa sorte com o site!
      Abraços.

      Responder
  7. Boa tarde

    Ola
    Criando um domínio da loja virtual, na HostGator, e se por algum motivo eu vier a sair para outra hospedagem, eu perco meu domínio ou posso migrar para outro e continuar com o mesmo domínio.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde! Ao registrar um domínio, ele é seu e pode ser usado em qualquer plataforma ou hospedagem, bastando para isso fazer o apontamento. 🙂

      Responder
  8. LAB.IMED

    BOA TARDE, PRECISO DE UMA NOVA FATURA PARA PAGAMENTO COM CÓDIGO DE BARRAS, SE PRECISAREM DE ALGUMA INFORMAÇÃO NO EMAIL QUE DEIXEI,POSSO PASSAR PRA VCS .

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      Para gerar um novo boleto para pagamento da HostGator, você pode acessar a área do cliente e clicar no item “Faturas”, no menu superior. Acesse a página diretamente através do link financeiro.hostgator.com.br/clientarea.php?action=invoices. Na lista de faturas, basta localizar o item marcado como não pago e clicar em “ver fatura”.
      Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  9. Leandro Moura

    Eu tenho conta no registro BR e deu falha no registro do domínio, já fiz a configuração lá no registro BR, porém o domínio ainda não foi ativado, qual o prazo para que isso ocorra?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Leandro! Você sabe informar qual foi a falha no registro? É provável que esse tenha sido o motivo dele ainda não ter sido ativado. No entanto, outro motivo para esse atraso poderia ser a compensação do pagamento, mas é difícil avaliar sem mais informações.

      Responder
      • Leandro Moura

        O novo cadastro não foi criado porque o documento informado (CPF/CNPJ) já está sendo utilizado no sistema do Registro.br – entidade responsável pelos domínios nacionais.
        Esse foi erro e já foi corrigido!
        O pagamento já foi compensado, pois já recebi os e-mails de inicialização! No campo onde altero o DNS aprece uma mensagem assim: domínio ainda não registrado

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Ok, entendi! No seu painel administrativo no Registro.br é possível ver o status do seu novo domínio. Talvez encontre ali mais informações sobre o problema. Caso não ajude, outro caminho é acessar esta página do registro.br: https://registro.br/ajuda.html?secao=novosDominios. No item “Registrando um domínio” você encontra algumas informações e orientações sobre possíveis problemas no registro de um novo domínio. Espero que esse material possa ajudá-lo, mas se ainda assim tiver dúvidas, estamos à disposição! 🙂

  10. luana

    olà!
    Eu abri um site com hospedagem pela hostgator com plano p de tres meses, esse periodo acaba amanha e decidi não continuar com o site. A fatura foi gerada para pagar por mais tres meses de hospedagem, como devo proceder agora? como cancelo a hospedagem e se eu simplesmente não pagar o site fechará automaticamente e não terei mais problemas?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Hola, Paola!
      HostGator Brasil no tiene soporte telefónico. Se desea llamar a HostGator en los Estados Unidos, estos son los números de teléfono:
      Toll Free:(866) 964 – 2867
      Local:(713) 574 – 5287
      International:00+1-713-574-5287

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉