Wix Criador de Sites

Criador de sites Wix

Wix é uma plataforma de criação de sites grátis que nasceu em 2006. Criada pela empresa Wix.com, em Tel Aviv, Israel, o Wix possui mais de 77 milhões de usuários, em mais de 190 países. Em 2011, o criador de sites Wix ganhou sua versão em português e desde então vem crescendo no Brasil.

A Wix.com é uma empresa sólida, com mais de 1.000 funcionários em seus 5 escritórios, e tem como propósito ser uma plataforma que permite a qualquer pessoa criar o seu próprio site sem conhecimentos de design ou programação, e de graça. A motivação para construir e oferecer um criador de sites grátis, segundo seus fundadores, é que “essa é a forma como a web deve ser”.

Como funciona o criador de sites Wix?

Wix home

O Wix funciona de forma simples e fácil. Você se cadastra com o seu e-mail (ou conta do Facebook ou Google) e já pode começar a criar seu site. O primeiro passo é selecionar uma categoria de acordo com o tema do seu site (restaurante, hotel, negócios etc.). Para cada categoria há uma série de templates (temas) para você visualizar e escolher. Quando tiver escolhido seu tema, o editor abrirá para você começar a personalizar o seu site.

A edição do site é fácil, graças ao recurso de arrastar e soltar da ferramenta. Aliás, neste ponto o Wix é campeão. Nunca experimentei um criador de sites que desse tanta liberdade. Com ele você pode inserir ou mover um conteúdo para qualquer lugar no site (literalmente!). Além disso, há diversos recursos e opções que te ajudam a criar um ar profissional e original para o seu site.

Durante a criação você pode salvar o seu site quantas vezes quiser, e ir construindo-o aos poucos, sem se preocupar em perder nada. Uma vez que esteja satisfeito com o resultado, basta clicar em publicar e pronto: seu site está no ar! Isso vale para qualquer conta, paga ou gratuita. Ou seja, realmente é possível publicar um site grátis no Wix. 🙂

Criar uma conta grátis no Wix

Recursos do Wix

O Wix é o criador de sites mais completo do mercado, com funcionalidades variadas e de ótima qualidade. Conheça os principais recursos da ferramenta:

Mais de 500 temas profissionais

Um dos pontos fortes do Wix está nos temas oferecidos. São mais de 500 templates para você criar seu site, divididos em mais de 70 categorias. Seja você um fotógrafo, dentista, profissional liberal, dono de restaurante, designer, arquiteto, estudante, há muitos templates profissionais criados para aquilo que você faz. Além disso, o Wix também disponibiliza temas de uma página, ideal para sites com pouco conteúdo, e temas em branco, para quem prefere começar do zero. Veja abaixo alguns dos temas oferecidos pela ferramenta.

Wix templates novosWix templates novos

Operador Turístico Template WIX mobileTemas otimizados para celular

Os temas do Wix são otimizados para celular e podem ser editados separadamente, caso você queira adicionar ou remover conteúdos apenas para o mobile. Ou seja, você tem liberdade para exibir um conteúdo personalizado para quem acessa pelo celular. Por exemplo, se você possui um negócio local, pode dar mais evidência ao seu endereço e telefone logo na página principal.

Para ficar ainda melhor, só faltava eles oferecerem temas responsivos, que se ajustam dinamicamente aos diferentes tipos de telas. No caso do Wix, ele possui apenas a versão principal (desktop) e a versão mobile. Esta melhoria já vem sendo analisada pela empresa e deve ser implementada em breve, pois é uma tendência que veio para ficar.
Crie seu próprio site grátis

Editor de sites fácil e intuitivo

A ferramenta de edição de sites do Wix é bem fácil de usar. Os menus são bem localizados e todos estão bem divididos e organizados, com imagens de apoio e texto em português. Também é possível editar clicando diretamente em algum elemento na página, que traz as opções disponíveis para aquele elemento. Se algo deu errado, basta clicar em voltar para retornar ao estado anterior.

As possibilidades de customização são muitas. É possível editar imagens, cores, fontes, texto, formas, links e botões, inserir transições entre as páginas, customizar o menu, as páginas, inserir formulários de contato, ícones de redes sociais e tudo mais que você quiser. Veja abaixo uma prévia de alguns dos recursos que acabamos de citar.

Editor-de-Site-Wix-background-texto-botao

Imagens e galerias profissionais

Outro diferencial do Wix em comparação com outras ferramentas está na qualidade das imagens e recursos visuais. Como por exemplo, o banco de imagens profissionais grátis, que inclui fotos, ícones e cliparts customizáveis. O criador também permite que você importe suas imagens do computador, importe imagens das suas redes sociais (o que é uma mão na roda!) e utilize um banco de imagens externo, a preços reduzidos.

Editor de Site Wix banco de imagens

Formas e objetos também podem ser usados no seu site e são úteis para dar um toque diferente em um título ou seção do site. Se você não possui um logotipo, pode usar um símbolo para dar apoio ao nome do seu site. No tema que escolhemos, o título do site vem com um ícone desses.

Editor de Site Wix galeria de formas

Um recurso interessante oferecido pelo Wix é o editor de imagens gratuito. Com ele você pode retocar, editar e realçar qualquer imagem. Dá para testar e ver os resultados no próprio editor.

Editor de Site Wix editor de imagem

O Wix também oferece recursos que valorizam as imagens do site, como as galerias de imagens e faixas, que incluem gifs e imagens com rolagem parallax. Esses recursos visuais são tendência e passam uma imagem bonita e profissional do site. Também é possível adicionar músicas e vídeos com muita facilidade, já integrados a aplicativos como YouTube e Spotify.

Editor-de-Site-Wix-galerias-faixa-musicas

Blog

Em um clique é possível adicionar um blog ao seu site. Há diversos templates para escolher e o editor é fácil de usar. Você também pode inserir partes do seu blog em qualquer página do site, convidando o visitante a ler o conteúdo do seu blog (ex: posts mais lidos). O blog está disponível para contas gratuitas e pagas e é interessante para tornar seu site mais dinâmico e ajudá-lo a ganhar visibilidade no Google.

Editor de Site Wix blog

Loja Virtual

Criar uma loja virtual também é simples: a opção está disponível no editor de sites. A loja virtual é otimizada para mobile, possui galerias de produtos, gerenciamento de inventário e diversas formas de pagamento, dentre elas, PayPal e PagSeguro. É possível criar uma loja virtual gratuitamente, mas para aceitar pagamentos online é preciso fazer upgrade para o plano eCommerce do Wix. Este plano custa R$ 37,25 por mês no plano anual. Não há nenhuma comissão para o Wix pela venda dos seus produtos no site.

Editor de Site Wix loja virtual

Aplicativos

O Wix oferece mais de 140 aplicativos para você adicionar no seu site, sendo vários gratuitos. Alguns dos aplicativos incluem: formulário de contato, vale-presente, enquete, chat ao vivo, calendário de eventos, reservas em restaurante, e-mail marketing e muito mais.

Wix App Market Wix.com

Planos Premium

Apesar do Wix ser um criador de sites grátis, ele possui planos pagos, que contam com mais recursos e flexibilidade. As principais diferenças da conta gratuita das pagas estão no domínio personalizado, na exibição de anúncios do Wix e nas funcionalidades do e-commerce. Abaixo nós explicamos com mais detalhes essas diferenças.

tabela planos wix

Conheça as diferenças entre os planos premium e para quem eles são indicados:

  • Connect domain: é o plano mais simples do Wix. Nele você pode conectar seu domínio personalizado, mas ainda possui anúncios no seu site. O limite de armazenamento é reduzido, então só permite sites bem pequenos. Também não permite e-commerce.
  • Combo: é um plano interessante, pois não exibe anúncios do Wix e a capacidade de armazenamento é 6 vezes maior do que o plano mais simples. É um plano adequado para sites pequenos. O e-commerce não está incluído neste plano.
  • Unlimited: é igual ao Combo, porém com maior capacidade de armazenamento e banda ilimitada. Se o seu site precisa de mais espaço ou recebe muitas visitas, então este plano é ideal.
  • eCommerce: único plano com recurso de e-commerce. Se você deseja ter uma loja virtual, este plano é o certo para você. O espaço de armazenamento é o maior de todos, e a banda é de 10GB. Os demais recursos estão incluídos.

Os seguintes recursos estão incluídos em todos os planos:

  • Hospedagem – os usuários não precisam contratar uma hospedagem, pois ela já é oferecida gratuitamente pelo Wix.
  • Domínio grátis – planos anuais vêm com 1 ano de domínio grátis.
  • Suporte – o Wix possui uma central de ajuda online, além de um fórum e vídeos tutoriais. A empresa não oferece suporte via chat, nem telefone.

serviço de e-mail não está incluído nos planos do Wix. Caso você queira ter o serviço de e-mail profissional, deverá contratar um plano de hospedagem com e-mail incluído ou um serviço como o Google Apps, vendido pela própria empresa.

Experimente o Wix grátis

Avaliação do Criador de Sites Wix

Agora que nós mostramos os principais pontos do criador de sites Wix, é hora de fazer um resumo dos prós e contras desta ferramenta.

pontos positivosPontos positivos

  • Ferramenta flexível e muito fácil de usar
  • Temas modernos e profissionais
  • Permite criar um site profissional sem conhecimento técnico
  • Banco de imagens gratuito e de ótima qualidade
  • Variedade de recursos avançados para diferentes tipos de sites
  • Oferece versão gratuita (você pode testar a ferramenta sem custo)

pontos negativosPontos negativos

  • Um site criado no Wix não pode ser transferido para outra empresa
  • O tema não pode ser modificado após o início da criação do site
  • Mesmo flexível, possui limitações de programação mais avançada
  • Não possui serviço de e-mail
  • Suporte limitado

Conclusão: podemos dizer que o Wix é ideal para pessoas que desejam criar o seu próprio site, mas não possuem conhecimento técnico. Se este é o seu caso, recomendamos que experimente o Wix ou outro criador de sites (leia nosso artigo sobre criador de sites). Se você possui conhecimento técnico, vale a pena conhecer e experimentar o WordPress.

Crie já sua conta grátis no Wix


2 Comentários

  1. edy

    Oi. Estou em dúvida ainda. Adquiri um domínio e hospedagem (Hostgator), então tenho domínio próprio(.com.br). Estou tentando fazer um blog pelo WordPress, mas é muito complicado. Já experimentei o Wix (quando não pensei em customizar um blog como afiliado). A pergunta é: de posse do meu domínio próprio, posso criar um site no wix e usar o meu domínio nele??? E o meu email corporativo também??? Como faço isso???

    Responder
    • Redação

      Olá, Edy!
      Sim, você pode criar o seu site no Wix e usar o domínio que registrou na HostGator. Poderá também criar suas contas de e-mail profissional usando a hospedagem que contratou na HostGator. Para isso funcionar, você precisará realizar as duas configurações a seguir:
      1 – Apontar o DNS do seu domínio para o Wix.
      2 – Apontar o servidor de e-mails do Wix para a HostGator.

      Para apontar o DNS do seu domínio para o Wix você deve seguir estes passos no Wix e depois seguir estes passos na HostGator (para apontar o domínio para o Wix). Após a finalização desta configuração, pode levar até 48 horas para o domínio funcionar em toda a internet.

      Depois disso, você precisará configurar o Wix para enviar seus e-mails para a HostGator. Nesse caso, fará a inserção de um valor do tipo MX no Wix. O passo a passo dessa configuração está nesta página do Wix. Quanto às informações que você precisa para configurar esta área, o host será mail.seudominio.com.br e o IP pode ser localizado no seu cPanel (painel de controle da hospedagem HostGator), em estatísticas -> Informações do Servidor -> IP dedicado.
      Caso tenha dificuldade em localizar essas informações, o suporte da HostGator poderá te ajudar.

      Aproveitando, o WordPress, apesar de um pouco mais complicado inicialmente, apresenta mais possibilidade de customização do que o Wix. Se quiser dar mais uma chance para o WordPress, separei alguns artigos que acredito que lhe serão úteis. São eles:
      Como criar um site WordPress em apenas 4 passos
      7 Dicas para montar um site WordPress profissional
      Como instalar o WordPress na HostGator via QuickInstall

      Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte com o site! 🙂

      Responder

Deixe um comentário