Criador de Sites: aprenda tudo sobre esta ferramenta

criador de sites

Tipo: Criador de Sites
Custo: desde grátis até R$ 40 por mês (plano inicial)
Indicado para: quem quer criar seu próprio site, mas não possui conhecimento técnico
Nível de dificuldade: muito fácil de usar
Avaliação geral: boas opções de ferramenta, com custos acessíveis e fáceis de usar

Comparar os melhores criadores de sites

Nesta página:

Criar um site atualmente é mais fácil e barato, graças aos criadores de sites. Há alguns anos, para criar um site era necessário contratar uma agência ou um especialista. Isso às vezes custava caro, levava muito tempo e não ficava do jeito que a gente queria. Não havia alternativas, já que as ferramentas eram complexas e exigiam um conhecimento técnico que a maioria das pessoas não tinha.

Os criadores de sites são ferramentas que permitem que pessoas comuns possam criar sites por conta própria, sem a ajuda de especialistas em design ou programação. Isso não significa que esses profissionais tenham parado de criar sites. Pelo contrário, eles são cada vez mais importantes e indispensáveis em diversos tipos de sites, como os que envolvem conceitos ou sistemas mais elaborados e complexos. A boa notícia, no entanto, é que agora qualquer pessoa pode criar seu próprio site, independentemente do seu conhecimento técnico ou de quanto tem para investir. Há sites para todos os tipos e bolsos. 🙂

Comparativo criadores de sites

Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, o criador de site é a solução mais fácil e acessível para quem deseja criar um site. Há muitas ferramentas disponíveis no mercado, com recursos interessantes e preços variados, que vão desde o grátis até cerca de R$ 40 por mês. Mas como escolher o melhor criador de sites? Como saber se essa ferramenta é indicada para você? Neste artigo vamos mostrar pontos importantes que te ajudarão a identificar se esta é a ferramenta mais adequada para o seu site. Você saberá, entre outras coisas:

  • Para quem é indicado o criador de sites
  • O que é o criador de sites e como funciona
  • Quais são os seus principais recursos

Após ler esses pontos, você conseguirá identificar se o construtor de sites é a solução para o seu site e qual ferramenta atende o que está buscando. Vamos lá?

Para quem o Criador de Sites é indicado?

O criador de site é indicado para qualquer pessoa que deseja criar um site e que:

  • queira criar o site do seu jeito e no seu ritmo
  • não tenha conhecimento técnico
  • não deseja contratar uma agência ou desenvolvedor

O criador de sites não é indicado para sites muito customizados, nem para pessoas que já possuem conhecimento técnico em desenvolvimento de sites, pois a edição de CSS e HTML é mais limitada nessas ferramentas. Se você tem familiaridade com o assunto, a melhor opção é criar um site em WordPress.

O que é e como funciona o Criador de Sites?

como funciona criador de sites

O criador de site é uma ferramenta que permite que qualquer pessoa crie seu próprio site, mesmo sem conhecimento técnico. Através de uma plataforma amigável e fácil de usar, você escolhe um tema para o seu site e personaliza-o, tornando seu site original e exclusivo. Depois é só publicar e pronto: seu site está disponível na internet.

Algumas ferramentas permitem que você tenha um site gratuito, como o Wix e o Webnode, enquanto outros permitem que você teste a ferramenta gratuitamente e só pague ao publicar o site, como o Impress.ly, mas na maioria dos casos você precisa assinar um plano e ter um domínio para publicar o seu site. Domínio é o endereço do seu site (ex: meusite.com.br) e pode ser contratado na mesma empresa ou em outras empresas e entidades. Para saber mais sobre domínio, veja nosso artigo sobre registro de domínio. Já a hospedagem está incluída no plano do criador de sites.

Como falamos, a criação do site neste tipo de plataforma é sempre feita a partir de um template, que então pode ser modificado e personalizado conforme o usuário quiser, até que se torne um site totalmente novo para a sua marca ou negócio. Essa personalização é bem fácil de fazer e não requer nenhum conhecimento técnico, pois é feita através de um editor de site amigável e intuitivo. A seguir, falaremos dos templates e do editor de sites, partes fundamentais em qualquer criador de site.

Templates ou temas de site

templates wix

Templates Wix – clique para ampliar

Ao entrar em um criador de sites, o primeiro passo é escolher um template, que será usado como base para a criação do seu site. Na maioria dos casos você poderá filtrar os templates por categoria, e selecionar aquela que tenha relação com o site que deseja criar.

Por exemplo, se você tem um restaurante, poderá buscar uma categoria como alimentação ou restaurantes. A vantagem deste filtro é que o template será mais parecido com o site que pretende criar para o seu negócio, facilitando assim a customização do tema e economizando o seu tempo.

A quantidade e variedade de templates dependerá da ferramenta que escolher, mas o construtor ideal precisa oferecer pelo menos dezenas de opções.

Editor de Site

Editor de Site Wix

Uma vez que você tenha selecionado um template para o seu site, poderá editá-lo por completo. São cores, fontes, textos, imagens, vídeos e diversos outros elementos que você pode inserir, excluir, redimensionar e editar. O funcionamento varia conforme a ferramenta, mas para você ter uma ideia, a imagem acima é do editor de sites Wix.

Uma característica que faz com que o criador de sites seja fácil de usar é a função arrastar e soltar, usada pela maioria das ferramentas. Em outras palavras, você pode mover os elementos da página apenas clicando e arrastando o que quiser. Além disso, ao clicar em qualquer elemento da página, as opções de edição aparecem, facilitando a troca de fotos, cores, fontes, textos, entre outros.

Em um criador de site é possível inserir ou customizar praticamente qualquer coisa, incluindo imagens, textos, vídeos, áudios, mapas, formulários de contato e redes sociais (Facebook, Twitter etc.), que por sinal, já costumam vir integradas à ferramenta. Também é possível visualizar todas as estatísticas de acesso ao seu site.

São muitos recursos interessantes, que permitem deixar o seu site profissional, sem que seja necessário escrever uma linha de código sequer. 🙂

Quais recursos avaliar em um construtor de sites?

Além do editor e dos temas, que abordamos acima, há outros recursos importantes, que você deve analisar em um criador de sites. Alguns desses recursos podem ser mais ou menos importantes para o seu site, mas todos devem ser considerados. Vamos lá?

Templates com versões adaptadas para celulares

template para celular

Os principais construtores vêm com centenas de modelos de site, cada vez mais eles são adaptados para celulares e tablets. Sendo assim, ao avaliar um criador de sites, verifique se oferece temas adaptados para celular (ou responsivos) e só prossiga se tiver. Hoje em dia é fundamental ter um site otimizado para dispositivos móveis, já que cada vez mais usuários acessam sites por esses aparelhos. Uma pesquisa mostra que no Brasil, mais de 70% dos usuários de internet já utilizam o celular para acessar a rede (fonte: Cetic.br).

E por falar em responsividade, melhor ainda se a própria ferramenta puder ser usada de um dispositivo móvel. O Impress.ly, que mostramos na imagem abaixo, tem um editor que funciona em qualquer dispositivo, incluindo celulares e tablets. Toda a criação e atualização do site pode ser feita pelo celular, não sendo necessário o uso de computador.

criador de site impress.ly

Criador de sites Impress.ly

Imagens profissionais gratuitas

A maioria das ferramentas oferece imagens gratuitas para você utilizar no seu site, mas a quantidade e a qualidade das imagens varia bastante de uma ferramenta para outra. Se você já possui imagens profissionais para usar no seu site, talvez este recurso seja menos importante, mas certamente será útil para a maioria das pessoas.

Imagens gratuitas wix

Galeria de imagens gratuitas – Wix

Se você gostar muito de uma ferramenta, mas ela não oferecer imagens boas, não desista dela só por causa disso. Você pode utilizar a centenas de bancos de imagens gratuitos e pagos, disponíveis na internet. Só em um artigo, listamos 11 bancos de imagens grátis para você utilizar no seu site.

E-mail profissional

email profissional

Se você possui ou pretende ter um domínio (www.suaempresa.com.br) para o seu site, uma boa ideia é ter um e-mail profissional para se comunicar com os seus clientes, como [email protected]. Neste caso, verifique se a empresa oferece gratuitamente o serviço de e-mail ou se cobra como um serviço à parte, como o Google Apps ou Microsoft, por exemplo.

A cobrança pelo serviço de e-mail parece ser uma tendência entre os criadores de sites, mas algumas empresas ainda oferecem pacotes com e-mail incluído. Se isso for importante para você, avalie suas alternativas, pois este pode ser um diferencial na escolha do melhor criador de site para o seu negócio.

Em geral, as empresas de hospedagem costumam oferecer o e-mail no criador de sites. Já as empresas especializadas em criador de sites oferecem e-mail à parte, pois o negócio delas é o criador.

Blog integrado ao criador de sites

blog

É cada vez mais comum ter um blog para o seu negócio, além do site. É uma forma de se relacionar com os seus clientes e também conquistar novos clientes em potencial. Se este for o seu caso, saiba que infelizmente muitos criadores de sites não possuem ferramentas de blog integradas. E dentre as que possuem, o recurso de blog é bem mais limitado do que ferramentas como o WordPress. Isso porque o WordPress nasceu como plataforma de blog e é incomparável a qualquer outra ferramenta nesse quesito.

Por outro lado, isso não significa que você não possa ter um blog no criador de sites. Se o objetivo do seu blog é apenas ser um apoio para manter seus clientes informados, e você não tem uma grande preocupação em ganhar audiência, então o blog integrado ao criador de site pode ser suficiente para você.

Apesar de não serem iguais ao WordPress, esses blogs funcionam de maneira semelhante. Ou seja, possuem um editor de texto e permitem a inserção de título, categorias, tags, imagens, links, vídeos etc. É mais do que suficiente para você publicar um artigo completo para os seus leitores.

Agora, se o blog é uma estratégia importante do seu negócio, sugiro que utilize um WordPress para o seu blog. Você poderá ter site e blog no WordPress, o que seria ideal, ou ter seu site no criador e o blog no WordPress, em um subdomínio, como blog.minhaempresa.com.br. Veja neste artigo como criar um blog no WordPress.

E-commerce e suas funcionalidades

e-commerce

O e-commerce é oferecido apenas por algumas ferramentas e isso precisa ser considerado se você planeja montar uma loja virtual. E mesmo entre as ferramentas que oferecem o e-commerce, há muitas diferenças entre elas, no que se refere aos meios de pagamento, tipos de integração, número de produtos, cobrança por transação, entre outros. É preciso ficar atento e avaliar o que cada criador de site oferece neste sentido.

Se o foco principal do seu site for o e-commerce, pesquise também as soluções prontas de loja virtual. Elas podem ser mais completas nesses recursos do que o criador de sites.

O mercado de criadores de sites no Brasil

O mercado de criadores de sites existe há muito tempo, mas vem mudando nos últimos anos. Essa evolução vem acompanhando a própria internet, que deixou de ter apenas páginas estáticas para ter sites dinâmicos, repletos de funcionalidades e acessíveis de qualquer dispositivo.

Dentre os criadores de sites, notamos um movimento de modernização de ferramentas mais antigas, para acompanhar as tendências. É por isso que ainda vemos ferramentas com partes novas e antigas (ex: Webnode, IM Creator) e outras totalmente ultrapassadas.

Ferramentas mais novas, como o Wix e o Squarespace, conquistaram seu espaço rapidamente, pois o mercado desejava um criador de sites fácil de usar, moderno e que criasse sites profissionais, semelhantes aos feitos por agências e designers. Assim surgiram as novas ferramentas, e com elas, um novo padrão de criador de sites. Atualmente o mercado está repleto de ferramentas modernas, que permitem que pessoas sem conhecimento técnico criem seu próprio site, com resultados muito profissionais. Além disso, o e-commerce é tendência e as ferramentas já estão se adequando à esta nova realidade.

No Brasil, infelizmente estamos atrás, provavelmente porque as ferramentas oferecidas são de outros países. Ainda vemos ferramentas não traduzidas para o português, com e-commerce restrito e limitação no suporte. As empresas que apostaram no Brasil e se adaptaram estão ganhando mercado rapidamente, como é o caso do Wix, atualmente o melhor criador de sites do Brasil. Até existem ferramentas superiores, mas que não foram adaptadas, se tornando menos vantajosa para os usuários brasileiros.

Conheça e compare os melhores criadores de sites de 2016

O criador de sites grátis vale a pena?

criador de sites gratis

Há diversas ferramentas gratuitas no mercado, dentre elas o próprio Wix.com, e pode parecer tentador publicar um site grátis em uma dessas plataformas. Apesar de ser uma possibilidade, e em muitos casos a única – como em uma ONG ou novo negócio com poucos recursos -, você precisa saber que a ferramenta gratuita possui limitações e características bem específicas. Veja as principais delas:

Anúncios de terceiros no seu site

Ao optar por criar um site grátis, terá que permitir a veiculação de anúncios de terceiros em seu site, sem ganhar nada por isso. A explicação é simples: como você não paga nada pela ferramenta, a empresa que ofereceu essa solução veicula anúncios para rentabilizar o site que você criou gratuitamente. Em um criador de sites pago, não costuma haver exibição de anúncios de terceiros.

Impossibilidade de usar o seu domínio

Se você tem um domínio (www.seunome.com.br) e deseja utilizá-lo em seu site, saiba que isso não será possível no modelo gratuito (salvo raras exceções). Esse é um dos recursos mais importantes e só está disponível no plano pago. Caso opte pelo gratuito, o endereço do seu site terá o nome da ferramenta que você escolher, como nome-de-usuario.wix.com/nome-do-site. Tudo bem, se você está começando ou testando ideias, mas para passar uma imagem profissional é recomendável usar um domínio próprio.

Recursos limitados

Na opção gratuita você tem acesso limitado aos recursos da ferramenta, incluindo espaço, largura de banda, integração com o Google Analytics, e-commerce, entre outros. A empresa faz isso porque quer que você faça um upgrade para a versão paga, onde você terá acesso completo à ferramenta. A versão gratuita é ideal para testar a ferramenta, ou para quem precisa de um site, mas não pode investir.

Dica: aproveite a versão grátis para experimentar a ferramenta. Algumas empresas oferecem a versão gratuita, outras, um período de teste. Você também pode criar um site grátis e se tudo der certo no seu negócio, contratar um plano no futuro.

Avaliação do criador de sites

avaliacao criador de site

Ainda que o criador de sites tenha muitas vantagens e seja a melhor solução para quem deseja criar um site de forma fácil, rápida e barata, ele possui prós e contras que devem ser considerados antes de se tomar uma decisão. Veja quais são:

Pontos positivos

  • É possível criar um site sem conhecimento técnico, pois a ferramenta é fácil de usar.
  • Você tem liberdade para criar o site no seu tempo e do seu jeito.
  • muitas ferramentas com temas profissionais e versões otimizadas para celular.
  • O investimento é baixo para iniciar e manter o site, já que não precisará contratar um profissional.
  • O risco também é baixo. Precisará apenas dedicar seu tempo para criar o site.
  • Em muitos casos, é possível experimentar a ferramenta antes de contratar.
  • hospedagem é gratuita e vem incluída no plano do criador de sites.
  • Algumas empresas oferecem o e-mail profissional gratuito no criador de sites.

Pontos negativos

  • Você precisará investir tempo na criação do site, já que o fará por conta própria.
  • Você ficará dependente da ferramenta onde o site foi criado. Não será possível mover seu site para outra empresa, sem recriá-lo. No criador de sites, a mensalidade paga lhe dá direito ao uso da ferramenta, como um aluguel.
  • O nível de personalização está limitado ao que a ferramenta oferece. Ou seja, em alguns casos não é possível fazer tudo como planejado. Algumas opções já estão pré-definidas para você escolher. A sorte é que as ferramentas evoluíram muito e atualmente oferecem muitas opções de customização.

Conclusão

O criador de sites é indicado para muitas pessoas, pois torna possível criar um site sem conhecimento técnico e com um investimento baixo. Apesar de ser fácil, vale lembrar que criar um site exige tempo e dedicação. É preciso planejar a estrutura do site e ter conteúdo para inserir no site, como texto e imagens. Este é o maior investimento que se faz em um site como esse.

Sobre as empresas que oferecem o criador de sites, são muitas e com recursos diferentes, o que às vezes dificulta a comparação. Para ajudá-lo nessa análise, criamos um comparativo dos melhores construtores de sites. Aproveite para conhecer as ferramentas e escolha aquela que atenda melhor as suas necessidades.

Se gostou do nosso post, compartilhe com os amigos! Se ficou com dúvidas, deixe um comentário que teremos prazer em ajudá-lo! 🙂

Comparativo criadores de sites

23 Comentários

  1. Vera Lúcia Rios

    Olá,
    Obrigada por tanta gentileza.

    Entendi que o wordPress é uma ferramenta, como qualquer criador de sites.

    Então,
    Posso fazer um site pelo wordPress, com a hospedagem da HostGator, depois (no mesmo WordPress) criar quantos mini sites eu quizer?
    Espero resposta.

    Bem, se assim for,
    vou tentar pelo WordPress.org

    Graças a Deus,
    sei que poderei contar com sua ajuda, não é mesmo?

    Mas,
    Se acaso, não der pra ser agora, por conta do tempo,
    ficarei com o webnode ou o da HostGator.

    Só mais uma coisa:
    sobre o domínio, qual o melhor:
    o Registro.br ou o da GoDaddy?

    Mais uma vez,
    conto com vossa grande ajuda,
    para que eu possa sair deste impasse.

    Só Deus sabe
    da minha urgência
    em resolver essa questão.

    Sempre muito grata.
    Abraço.

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Oi, Vera!

      Podemos dizer que o WordPress é uma ferramenta que permite criar sites, com algumas diferenças em relação a um criador de sites. 🙂 Agora sobre as suas dúvidas:

      1. Sim, você pode criar um site no WordPress e hospedá-lo na HostGator. Sobre criar minissites em um mesmo WordPress, não sei se entendi o que quer dizer com “minissites”, mas vou tentar responder. Se quiser criar páginas ou landing pages dentro do mesmo domínio, sim, é possível. Se os minissites estiverem em subdomínios (ex: blog.dominio.com.br), também. Se forem sites independentes (com domínios distintos), poderá fazer isso, mas precisará fazer mais de uma instalação do WordPress na hospedagem, então o plano deverá permitir mais de 1 domínio. Se estiver se referindo à funcionalidade de multissite do WordPress, ela também poderá rodar em uma hospedagem compartilhada da HostGator.

      2. Sobre o domínio, depende do que quiser registrar. Para domínios com final “.BR” (ex: .com.br ou .net.br), recomendo o Registro.br, que é a entidade que controla e mantém esses domínios no Brasil (e costuma ter os menores preços). Se for um domínio internacional (ex: .com ou .net), não poderá fazê-lo no Registro.br. Precisará registrar em uma empresa como a GoDaddy. Existem outras razões para optar por uma ou outra empresa na hora de registrar um domínio, como por exemplo, o preço. Além disso, algumas empresas de hospedagem oferecem domínio gratuito na contratação de um plano anual. Para entender melhor as diferenças, recomendo que leia este post: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/registro-br-ou-empresa-de-hospedagem/.

      Espero ter ajudado! Grande abraço!

      Responder
  2. Vera Lúcia Rios

    Olá, tudo bem?

    Voltando ao assunto (desculpe minha insistência), no caso de querer um criador de site. Deixa ver se entendi bem:

    Posso ter o criador de site da HostGator, com a ferramenta da WorPress.org?

    E a hospedagem, pode ser da HostGator?

    Com o domínio da GoDaddy?

    Preciso entender.
    Por favor!!!

    Muito grata.

    Responder
    • Redação

      Olá, Vera!
      Não se preocupe, pode perguntar. 🙂
      Na verdade, o criador de sites é uma ferramenta, e o WordPress é outra. Logo, não é possível usar o WordPress dentro de um criador de sites. Para entender as principais diferenças entre eles, recomendo a leitura deste artigo que publicamos recentemente: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/criador-de-site-ou-wordpress/. É super completo e irá te ajudar bastante!
      Sobre a hospedagem: caso opte pelo criador de sites, não precisará se preocupar com hospedagem, pois ela já estará incluída no plano. Caso use o WordPress, poderá hospedar seu site em qualquer empresa, inclusive na HostGator.
      Sobre o domínio: é possível usar o seu domínio registrado na GoDaddy em qualquer empresa, mesmo optando pelo criador de sites ou pelo WordPress. Você precisará fazer apenas algumas configurações para ele funcionar corretamente.
      Espero ter ajudado!

      Responder
  3. Vera Lúcia Rios

    Olá Tathiana,

    Bom saber que é possível.
    Vejo que não será tão rápido, como eu preciso, mas… Que posso fazer, além de encarar? Colocar a mão na massa?

    Peço a Deus que eu tenha força e coragem para vencer esta grande batalha.
    Ao ver este site, com tão boas explicações; e ainda pessoas assim, como você, com tanta gentileza em responder; e responder generosamente as nossas dúvidas! Sei que Ele já está me ajudando.

    Poder contar sempre com você, nada me deixa mais tranquila.

    Te desejo tudo de bom.
    Abraço.
    Vera

    Responder
  4. Vera Lúcia Rios

    Olá… tudo bem?

    Parabéns pelo site, pelas explicações.

    Muito bom! Era tudo que estava procurando!
    Agora, pra ficar mais completo, só preciso que você me responda. É tudo que eu preciso!

    Quero muito ter um site (tenho muito o que aprender, e o que compartilhar; Sinto muito desejo de ajudar…)

    Preciso muito também vender, como afiliado… quem sabe, ser uma empreendedora digital.

    Comprei alguns cursos, comecei a aprender…
    Mas, juntando algumas dúvidas que não tinha respostas, principalmente com a falta de tempo,
    terminei à procura por criadores de sites.

    Pois bem, ainda tenho algumas dúvidas e por favor, responda-me essas três perguntas:

    1- Estou pensando no webnode;
    Mas tem o wix…
    E o que você acha do conversionwp?

    Parece que webnode é mais em conta…
    Por favor, fale-me (novamente)
    os prós e os contras de cada um;
    E ( no meu caso, para iniciar como afiliado), o que você acha!

    2- Contratando um criador de site
    só poderei ter domínio e hospedagem deles?

    3- Escolhendo um desses,
    depois de algum tempo,
    se eu quiser criar eu mesma o meu site e
    comprar o domínio (da godaddy) e a hospedagem (da hostgator), poderei cancelar?
    Ou terei que ficar com os dois modos?

    Preciso muitíssimo de respostas!
    Por favor!

    Desde já agradeço
    E aguardo ansiosa.

    Um abraço
    VeraLúcia

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Olá, Vera Lúcia!

      Que legal que você quer criar um site e ser uma empreendedora digital! 😀

      Vou responder as suas perguntas na mesma sequência que você escreveu, ok?

      1. Tanto o Webnode quanto o Wix são criadores de sites. Já o conversionwp é apenas um tema para WordPress. Coincidentemente, fiz um post esta semana comparando a diferença entre os criadores de sites e o WordPress. Acho que será muito útil para esclarecer as suas dúvidas! O link é este: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/criador-de-site-ou-wordpress/. Sobre o conversionwp, é um tema popular, mas nunca o utilizei. De qualquer forma, caso opte pelo WordPress, poderá escolher o conversionwp ou qualquer outro tema com a mesma finalidade. O primeiro ponto é decidir se o melhor para você é o criador de sites ou o WordPress.

      Pensando nos seus objetivos, eu diria que o WordPress é mais indicado, pois é mais flexível e otimizado para os buscadores. Por outro lado, é um pouco mais trabalhoso para começar. Separei alguns links de artigos que poderão ajudá-la a entender as suas possibilidades:

      – Wix ou WordPress? – https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/wix-ou-wordpress/
      – WordPress, o que é e quais as suas vantagens? – https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/wordpress/
      – Como criar um site WordPress – https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/como-criar-um-site-wordpress/
      – Comparativo dos criadores de sites – https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/melhor-criador-de-sites-comparativo/

      2. Ao contratar um criador de sites, você poderá utilizar um domínio registrado em qualquer empresa, porém a hospedagem será sempre deles. Isso significa que você não poderá migrar o seu site de ferramenta. No WordPress (versão instalada – WordPress.org) você tem liberdade de hospedar onde desejar.

      3. Se você optar pelo criador de sites e depois quiser migrar para uma hospedagem, poderá cancelar, mas precisará recriar o seu site em outra ferramenta. Não há possibilidade de migração de site quando você utiliza um construtor. Já o domínio poderá continuar sendo usado, bastando apontá-lo para a nova hospedagem.

      Espero ter conseguido ajudá-la, mas qualquer dúvida não hesite em perguntar. Sucesso na sua empreitada digital!

      Abraços!

      Responder
      • Vera Lúcia Rios

        Olá Tathiana,

        Obrigada por sua atenção.
        Entendi que ter criador de sites, não é muita vantagem. Pois não lhe dar liberdade depois, para você escolher outra plataforma que quiser. Que a melhor ferramenta é o WordPress.org
        Então, queria saber:
        É possível criar um site (com essa ferramenta), mesmo
        começando do zero e com pouquíssimo tempo?
        Preciso muito vender como afiliado.
        Ainda estou na dúvida, não sei por onde começar…
        Tenho pressa.
        Ajude-me, por favor!!
        Espero muito poder contar com você!
        Abraço
        Vera

        Responder
        • Tathiana Sobroza

          Olá, Vera Lúcia!
          Sim, é possível criar um site no WordPress a partir do zero, mas precisará dedicar algum tempo para isso. Esse tempo pode ser maior ou menor dependendo do nível de complexidade do seu site, do tema que irá escolher, do seu conhecimento técnico, entre outras questões. De qualquer forma, mesmo no criador de sites é preciso dedicar tempo, como na escolha e personalização do tema, por exemplo.
          Uma forma de reduzir o tempo na criação do seu site é selecionar um tema adequado ao que está procurando. Quanto mais parecido ele for com o que busca, menos ajustes você precisará fazer nele.
          Por último, acho importante dizer que para um site ou blog ter sucesso, precisa de muitas horas de trabalho e dedicação. Primeiro na criação do site, e depois ainda mais, quando ele fica pronto. 🙂
          Abraços e boa sorte!

  5. Eddie

    Aqui encontrei um vasto material, os quais dão suporte até mesmo para quem é totalmente leigo no assunto de design e programação de sites. Desde a criação, publicação e manutenção.

    Responder
  6. Gabriel

    Olá! Eu já tenho o domínio, mas antigamente conseguia conectar o domínio à um serviço de hospedagem de site gratuíto. Hoje já não consigo mais encontrar nenhum. A pergunta é: Ainda existe algum serviço de hospedagem de site gratuito que te dá o direito à conectar ao seu domínio próprio? Pois é muito frustrante não poder utilizar algo que eu paguei para ter.

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Olá, Gabriel!
      Você conhece a Hostinger? Eles possuem um plano gratuito que permite usar domínio próprio. Você pode ver mais informações sobre o plano neste link da Hostinger: https://www.hostinger.com.br/hospedagem-web#plans-pricing.
      É importante dizer que uma hospedagem gratuita possui uma série de limitações, e que por isso este tipo de hospedagem pode ou não atender às suas necessidades.
      Nós fizemos um artigo sobre hospedagem grátis, que talvez possa ajudá-lo de alguma forma. O link é este: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/hospedagem-gratis/.
      Caso opte por uma hospedagem paga, neste link você pode conhecer e comparar as principais empresas de hospedagem do mercado: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/ranking-melhor-hospedagem-de-sites/. Para uma lista mais abrangente de empresas, esta lista poderá te ajudar: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/empresas-de-hospedagem-de-sites/.
      Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida pode entrar em contato novamente. 🙂

      Responder
      • Gabriel

        Caramba! Eu já tinha entrado no site da Hostinger mas eu li “Registro de Domínio Grátis” no plano gratuito e logo de cara já descartei, mas é porque eu confundi isso com o “Redirecionamento de Domínios”. Acho que o gratuito vai atender pois é um site super simples e a grana tá bem curta agora rs. Por isso é bom falar com quem entende do assunto! MUUUUITO Obrigado Tathiana! O serviço da Hostinger parece muito bom, vou me cadastrar lá e testar agora mesmo. 😉

        Responder
        • Tathiana Sobroza

          Que bom, Gabriel! Claro, em algumas situações a hospedagem gratuita é um bom começo. Sucesso com o seu site e obrigada pelo retorno! Precisando de mais alguma coisa, estamos por aqui. 😀

  7. Gisele

    Gostaria de saber qual é a melhor ferramenta para criar site, estou pesquisando sobre, vi que tem algumas ferramentas que inclusive estão anunciadas na 89 que não estão no texto. Qual seria a melhor?
    Wix ,Webnode, Impress.ly, Criador de Sites Locaweb?

    Responder
  8. Bianca

    Boa tarde,

    Adorei o site e achei as explicações e comparações bem interessantes. Mas fiquei com uma dúvida. No caso do criador de sites da HostGator, o Weebly, ele é fornecido como a versão limitada? Ou pagando o HostGator terei acesso ilimitado aos benefícios oferecidos pelo Weebly?

    Responder
    • Redação

      Oi Bianca, boa tarde!
      Na HostGator você tem duas opções:
      1) Contratar o produto criador de sites, que traz a versão completa da ferramenta (Weebly).
      2) Contratar a hospedagem de sites, que traz uma versão limitada e gratuita da ferramenta, mas que por um valor adicional você tem acesso completo à ferramenta.
      Espero ter ajudado! 🙂

      Responder
  9. Thais

    Olá!
    Gostaria de perguntar, para poder utilizar os criadores de site é cobrada uma taxa a parte do preço de hospedagem?? Então, se, por exemplo, eu contratasse o plano anual de R$9,90/mês da UOL, eu teria que pagar mais 39,90/mês por ter utilizado o criador?
    E se optasse pelo criador da Wix acaba acontecendo o contrário, crio gratuitamente e depois contrato planos para hospedagem para ter o domínio?

    Obrigada pela atenção!! Estou gostando muito das matérias aqui do site!!

    Responder
    • Redação

      Olá, Thais!

      1. Na maioria dos casos você contrata o criador de sites e ele já vem com a hospedagem incluída.
      2. Se optar por um plano de hospedagem e quiser usar o criador para construir o seu site, quase sempre precisará pagar o criador à parte. Algumas empresas oferecem versões limitadas gratuitas, mas você acabará pagando pela ferramenta quando o seu site precisar de mais recursos (como mais páginas, por exemplo).
      3. O Wix oferece a ferramenta de criação e a hospedagem gratuitamente, mas com limitações. Se quiser conectar o seu domínio, por exemplo, precisará contratar um plano pago. Ainda assim, precisará registrar um domínio ou contratar um plano que ofereça o domínio gratuitamente, que neste caso costuma ser apenas no primeiro ano.

      Espero ter ajudado com as suas dúvidas, mas se precisar de mais alguma ajuda é só comentar aqui.
      Ficamos felizes que esteja gostando das matérias. Obrigado! 🙂

      Responder
  10. Yuri

    Olá colegas, gostaria de saber se recomendam o criador de sites do HostGator tbm… acham q fica atrás destes? Pelo site deles me pareceu interessante sendo q tem algumas vantagens como email e tals

    Responder
    • Redação

      Olá, Yuri!
      O criador de sites da HostGator é fornecido pela Weebly, que é uma das maiores empresas de criador de sites do mundo. A interface de criação do site é bem intuitiva e a ferramenta possui recursos muito similares aos outros criadores de sites. E no caso da HostGator, o e-mail incluído no plano é realmente uma vantagem, mas a escolha da ferramenta ideal vai depender daquilo que você está buscando para o seu site.
      Boa sorte e qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

      Responder

Deixe um comentário