Wix ou WordPress: qual é a melhor?

wix ou wordpress
Escolher a ferramenta certa para criar um site pode parecer difícil, ainda mais quando você tem opções tão boas. Por isso, neste artigo vou comparar e mostrar qual ferramenta é melhor: Wix ou WordPress.

Já posso adiantar que ambas são ferramentas excelentes para a criação de sites. No entanto, cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, que a tornam mais indicada para um tipo de perfil e necessidade. Ao terminar essa análise, espero que você se sinta seguro para escolher a melhor plataforma para o seu site.

Resumo da comparação

A tabela abaixo traz um resumo de cada item analisado do Wix e do WordPress. Para saber mais detalhes e entender melhor as avaliações, basta me acompanhar neste artigo.

WixWordPress
Facilidade de Uso54
Flexibilidade45
Recursos45
Suporte44
PreçoDesde gratuito até R$ 57,29/mêsCusto variável, iniciando no gratuito
Indicado paraQuem procura uma ferramenta fácil e não possui conhecimento técnicoQuem procura flexibilidade e escalabilidade, tendo ou não conhecimento técnico
Comece jáExperimente grátisExperimente grátis

Apresentando: Wix e WordPress

Tanto o Wix como o WordPress são ótimas plataformas para criação de sites, porém muito diferentes entre si. Cada uma é mais adequada a um tipo de perfil e necessidade e é isso que vamos detalhar a seguir. Para começar, vamos explicar rapidamente o que é cada ferramenta e em seguida comparar as diferenças. Se você já conhece as duas ferramentas, pode pular para o próximo tópico. 😉

Wix

wix criador de sites

O Wix é um criador de sites moderno e cada vez mais popular, com milhões de usuários no Brasil e no mundo. A ferramenta, oferecida gratuitamente e com versões superiores pagas, é intuitiva e fácil de usar. Graças a esta interface amigável, é possível criar e publicar um site de maneira simples e rápida, sem nenhum conhecimento técnico.

WordPress

wordpress criador de sites

O WordPress é uma ferramenta gratuita e de código aberto, utilizada por mais de 60 milhões de pessoas no mundo. É uma plataforma robusta, flexível, e ao mesmo tempo, fácil de utilizar. Nela é possível criar sites, blogs, apps, fóruns e lojas virtuais.

É importante saber que há duas versões de WordPress. Eu citarei ambas neste post, pois cada uma é ideal para um tipo de necessidade. A primeira versão é o WordPress.com, que é bem fácil de usar e já vem com tudo integrado, não sendo necessário ter nenhum conhecimento técnico. Ele funciona quase como um criador de sites, porém do WordPress. Há uma versão gratuita e outras opções pagas, com mais recursos. Para visitar o site do WordPress.com, clique aqui.

A outra versão é o WordPress.org, que pode ser baixado gratuitamente e instalado em qualquer hospedagem. Esta versão oferece maior flexibilidade e customização, mas também requer um pouco de conhecimento técnico. Para ajudar as pessoas que querem criar um site na versão instalada do WordPress, nós criamos este tutorial bem detalhado.

Espero que tenha conseguido explicar as diferenças entre as duas versões do WordPress. Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo a leitura do artigo WordPress.com X WordPress.org.

Agora que apresentamos cada uma das ferramentas, vamos analisá-las nos aspectos relacionados à facilidade de uso, flexibilidade, recursos, suporte e preço, para que você descubra o que é melhor para o seu site: Wix ou WordPress.

#1 – Facilidade de uso

Wix 5

O criador de sites Wix é, sem dúvidas, a ferramenta mais fácil de usar no mercado. Após criar uma conta gratuita, em poucos cliques você escolhe a categoria do site, o template e já começa a usar a ferramenta. É muito simples e rápido. Não precisa instalar nada. Você ainda conta com duas opções de ferramenta: o Editor Wix e o ADI Wix. A primeira é mais completa, já a segunda é mais fácil — graças à um assistente virtual que cria o site para você.

A interface do editor foi feita para que qualquer pessoa possa criar o seu site, sem necessidade de conhecimento técnico. As edições de texto, imagens e design são feitas com facilidade, bastando clicar no item desejado. No Editor Wix também é possível arrastar e soltar os elementos na página. Tudo muito intuitivo e visível no editor, como na imagem abaixo (clique para ampliar). O editor do ADI consegue ser ainda mais simples.

editor de site wix

Editando um site no Editor Wix

WordPress 4

O WordPress também é uma ferramenta amigável, mas um pouco menos que o Wix. A interface é fácil de utilizar, mas menos óbvia que no Wix. A edição de imagens, textos e design das páginas é feita por um painel que não mostra exatamente como a página vai ficar, a não ser que você clique em “visualizar”. Além disso, em alguns casos é preciso ter noções básicas de HTML para fazer edições avançadas, ou seja, o WordPress tende a se tornar mais complexo, dependendo do nível de customização.

Agora analisando as duas versões, no WordPress.com a ferramenta é bem mais fácil de usar que na versão .org, pois possui um painel simplificado, como mostra a imagem abaixo. Ainda assim, ela não é de arrastar e soltar, função que o Wix possui e que funciona muito bem.

Área de administração do WordPress.com

Área de administração do WordPress.com

A versão instalada do WordPress (.org) possui algumas etapas até você começar a customizar o seu site. É preciso instalar a ferramenta (algumas empresas de hospedagem oferecem instalação automática do WordPress) e então fazer algumas configurações básicas para começar a usá-la. A pesquisa e escolha do tema para o site é fácil e pode ser feita pelo próprio painel do WordPress.

O ponto positivo do WordPress é que ele tem se tornado cada vez mais fácil de usar e as empresas de hospedagem têm feito de tudo para tornar o processo de criação do site em WordPress mais fácil para pessoas sem conhecimento técnico.

painel wordpress
Resumo – Facilidade de Uso (Wix é vencedora)
Ambas as ferramentas são fáceis de usar, mas na comparação a Wix leva vantagem, sendo mais amigável e intuitiva. Como o WordPress é uma ferramenta mais complexa, sua curva de aprendizado é mais demorada e ela pode se tornar mais difícil, dependendo do nível de customização do site.

#2 – Flexibilidade

Wix 4

O Wix é bem flexível quando comparado aos demais criadores de sites. Por exemplo, com ele é possível construir um site, um blog e até mesmo uma loja virtual. A maioria das ferramentas deste tipo deixam a desejar em um ou outro quesito.

Ainda assim, o Wix possui algumas restrições. A mais importante é que uma vez que você construa seu site no Wix, não poderá levá-lo para outra empresa. Ele só funciona enquanto você estiver lá. Para mudar de plataforma, você precisa reconstruir o seu site. Também não é possível trocar de tema, uma vez que ele já tenha sido escolhido.

Além disso, só é possível utilizar temas e plugins oferecidos pelo Wix. É verdade que há mais de 500 temas e 250 plugins, o que é ótimo, mas esse número é inferior aos milhares de temas e plugins disponíveis no WordPress.

WordPress 5

O WordPress, por outro lado, é muito flexível, em ambas as versões. Além de ser a melhor plataforma para blogs, o WordPress possibilita a criação de sites diversos, de simples a robustos, e também de lojas virtuais, através do plugin WooCommerce.

Além disso, ao criar um site em WordPress (seja qual for a versão), você fica livre para levá-lo para onde quiser. Até mesmo migrar do WordPress.com para o WordPress.org. Neste caso, você só precisa escolher onde seu site ficará hospedado. Quem já usa o WordPress.org e quer migrar seu WordPress de hospedagem, também pode levar seu site para qualquer empresa.

E por fim, no WordPress é possível customizar praticamente tudo, utilizando HTML, CSS e outros recursos avançados. Também estão disponíveis mais de 3.000 de temas e 40.000 plugins, gratuitos e pagos, oferecidos pelo WordPress e por centenas de desenvolvedores em todo o mundo. Vale a pena comentar que a versão WordPress.com possui limitações de customização nos planos gratuito e mais baratos.

Resumo – Flexibilidade (WordPress é vencedor)
Em termos de flexibilidade, o WordPress ganha do Wix. Primeiramente, pelo número de temas e plugins, que é muito superior. Em segundo, pelo grande nível de customização oferecido pelo WordPress. E finalmente, pela liberdade que o WordPress oferece, ao permitir que você leve seu site para onde quiser, uma vez que ele pertence a você.

#3 – Recursos

Wix 4

O Wix é bem completo e possui uma série de recursos, como: temas modernos em HTML5, aplicativos variados, versão do site para celulares, imagens gratuitas para usar no  site, integração com redes sociais, SEO, estatísticas e todos os recursos para você montar a sua loja virtual, além da hospedagem gratuita. É o tipo de ferramenta para quem prefere ter tudo à mão, ao invés de ter que pesquisar e fazer as customizações manualmente. Você também tem a garantia de que tudo que é oferecido no Wix foi criado ou aprovado pela própria empresa, o que lhe garante qualidade.

Um recurso que falta no Wix é o serviço de e-mail, que precisa ser contratado à parte. A empresa oferece o G Suite, mas você pode optar por manter seu e-mail em qualquer outra empresa, deixando apenas o domínio no Wix.

templates wix

WordPress 5

Já o WordPress possui todos os recursos acima e muitos outros que você precisar, afinal são centenas de desenvolvedores aperfeiçoando o WordPress, e milhares criando plugins e temas. Na versão WordPress.com a quantidade de recursos disponíveis irá variar conforme o plano escolhido. Já na versão instalada (.org) você tem acesso a todos os plugins e temas criados para esta plataforma.

Quanto ao e-mail, o WordPress.com também não possui, mas no WordPress.org isso é bem fácil de conseguir. Como é necessário ter uma hospedagem nesta versão, basta contar com o serviço de e-mail incluído na empresa que hospeda o seu site. Há muitas empresas de hospedagem de sites que oferecem este serviço, o que certamente fará você economizar no final do mês. Vale ressaltar também que é possível aumentar ou diminuir os recursos, de acordo com a hospedagem. No Wix (e no WordPress.com) os recursos de espaço e transferência, por exemplo, estão limitados pela ferramenta.

wordpress galeria de temas
Resumo – Recursos (WordPress é vencedor)
Ambas as ferramentas possuem recursos para você publicar o seu site de forma profissional, mas o WordPress ganha por ter maior variedade e escalabilidade. O Wix tem ao seu favor a conveniência. No WordPress, você precisa pesquisar para encontrar os melhores temas e plugins, enquanto no Wix isso já foi filtrado e escolhido para você.

#4 – Suporte

Wix 4

No Wix você tem à disposição uma série de tutoriais e materiais de ajuda, além de uma equipe dedicada para esclarecer dúvidas e solucionar problemas (por email). Por ser uma equipe do Wix, eles têm um grande conhecimento técnico sobre a ferramenta, e portanto, podem te ajudar com praticamente qualquer coisa.

Outro ponto positivo do Wix é que as atualizações da ferramenta são feitas automaticamente pela empresa, ou seja, você não precisa fazer nada. Tudo é feito pelo Wix.

Central de Ajuda Wix

WordPress 4

No WordPress, o suporte funciona de forma diferente em cada versão. No WordPress.com há suporte 24 horas via chat ao vivo e e-mail, porém apenas nos planos pagos. No plano gratuito não há suporte e o funcionamento é parecido com o WordPress.org, que detalho abaixo.

No WordPress.org a ajuda se dá através de uma comunidade de usuários que compartilha questões e problemas em um fórum do WordPress. Também há uma vasta documentação disponível no site do WordPress. Caso você compre um tema ou um plugin, o fornecedor lhe dará suporte sobre o que você adquiriu. Se precisar de suporte para a sua hospedagem, como alguma configuração ou instalação do WordPress, você poderá contar com o suporte da empresa que hospedou seu site.

Em relação às atualizações, o WordPress costuma lançar algumas por ano. No WordPress.com elas são automáticas, enquanto na versão instalada elas devem ser feitas pelo dono do site. Na versão instalada (.org) é possível contratar uma hospedagem WordPress, que oferece a atualização automática, mas ainda assim você precisará acompanhar as atualizações de plugins e temas, que são feitos por quem os desenvolveu. Note que o WordPress instalado demanda manutenção por parte do usuário, enquanto o Wix e o WordPress.com não.

suporte wordpress
Resumo – Suporte (Wix e WordPress empatam)
Tanto o Wix como o WordPress possuem equipes de suporte, ainda que com restrições. Além disso, as duas empresas possuem atualizações automáticas da ferramenta. Apenas a versão instalada do WordPress é diferente nos dois aspectos. Nesta versão as atualizações costumam ser feitas manualmente pelo usuário e o suporte é via fóruns e documentação, ou por especialistas, se contratá-los.

#5 – Preço

Wix 5

O Wix possui diversos planos, que vão desde o gratuito, que é o mais simples e inclui anúncios do Wix, até R$ 57,29 por mês no plano anual VIP, que é o mais completo.

Caso você construa seu site com o Wix, seu custo será basicamente o valor da assinatura, do domínio (anual) e algum adicional de plugin premium, já que os temas e a maioria dos plugins são oferecidos pela empresa. Se desejar ter um e-mail profissional, poderá contratar o G Suite à parte ou qualquer outro serviço de e-mail profissional disponível no mercado. Veja na tabela abaixo todos os detalhes dos planos e seus preços.

WordPress 5

O custo do WordPress pode variar muito e dependerá também da versão escolhida.

No WordPress.com os planos vão desde gratuito até R$ 83 por mês, no plano mais caro. Este plano é o mais completo e permite acesso ilimitado a temas (inclusive premium) e plugins, além de personalização avançada. Os detalhes dos planos podem ser vistos na tabela abaixo. Além deste custo é preciso incluir o domínio (gratuito no plano anual) e um serviço de e-mail, caso opte por um pago.

RecursosGratuitoPessoalPremiumNegócios
Armazenamento3 GB6 GB13 GBIlimitado
Personalização de designBásicaBásicaAvançadaAvançada
Preço mensalGrátisR$ 12R$ 26R$ 83
Domínio personalizadonãosimsimsim
Remoção de anúncios do WordPress.comnãosimsimsim
Suporte via chat e e-mailnãosimsimsim
Temas Premium ilimitadosnãonãosimsim
Monetização com anúnciosnãonãosimsim
Suporte ao VideoPressnãonãosimsim
Ajuda personalizadanãonãonãosim
Instalação de Pluginsnãonãonãosim
Envio de temas personalizadosnãonãonãosim
Integração com Google Analyticsnãonãonãosim
Remoção da marca WordPress.comnãonãonãosim
VisitarVisitarVisitarVisitar

Já no WordPress.org a ferramenta é gratuita, então seu custo vai variar de acordo com o tema, plugins e hospedagem que escolher para o seu site. Se você instalar tema e plugins gratuitos, pagará apenas pelo domínio (anual) e pela hospedagem, que custa a partir de R$ 7 por mês (conheça aqui as melhores hospedagens com ofertas especiais). Se comprar um tema, gastará entre US$ 50 e US$ 100 (apenas uma vez). Plugins pagos costumam ser baratos, exceto os mais robustos, como o de e-commerce. Se for contratar alguém para desenvolver seu site, leve em conta o custo deste profissional também.

Resumo – Preço (Wix e WordPress empatam)
Tanto o Wix como o WordPress.com possuem opções gratuitas e pagas, de acordo com os recursos. O investimento inicial é baixo, pois não é preciso pagar para criar o site (é opcional). Já o WordPress.org possui um custo inicial mais alto, mas pode ser mais barato no longo prazo, se for um site mais simples. Isso porque o pagamento recorrente será apenas da hospedagem, do domínio (anual) e de alguma manutenção periódica.

Para quem o Wix e o WordPress são indicados?

WixWordPress
O Wix é indicado para quem quer criar um site por conta própria, mas não tem conhecimento técnico. Por isso, procura uma ferramenta intuitiva, que necessite de poucas configurações para funcionar.

Também pretende atualizar o site por conta própria e se sente mais segurança tendo um suporte para esclarecer qualquer dúvida. Não se importa em ficar “preso” a uma ferramenta, desde que goste dela.

Seja qual for a versão, o WordPress é indicado para quem valoriza a flexibilidade e o poder de customização da ferramenta e a ideia de poder levar seu site onde quiser.

Quanto ao conhecimento técnico, o WordPress.com é indicado para pessoas que não têm conhecimento técnico e querem poder contar com suporte.

Já o WordPress.org é indicado para quem possui algum conhecimento técnico ou planeja contratar um profissional.

Qual é melhor: Wix ou WordPress?

Nós vimos que ambas as ferramentas permitem criar um site com rapidez e facilidade, assim como exigem alguma dedicação, para que o site fique bonito e atraente. Como vimos, os preços atendem a todos os bolsos e os recursos permitem a criação de uma grande variedade de sites.

O que escolher para criar o seu site: Wix ou WordPress? A resposta é depende. Não há uma opção melhor do que a outra, e sim uma ferramenta melhor para cada tipo de perfil e de site. Leia nosso comparativo abaixo e veja em qual você se encaixa. Esse é um bom caminho para escolher a melhor ferramenta.

Wix

WixNo Wix você tem acesso à uma ferramenta muito fácil de usar, que vai te permitir criar um site profissional e de forma rápida. Ainda conta com toda a conveniência da ferramenta e uma opção gratuita para começar.

Por outro lado, no Wix você não é o dono do site e não pode levá-lo para onde quiser. Da mesma forma, fica restrito aos temas e plugins oferecidos pela empresa. Para mais detalhes, leia nosso review do Wix.

WordPress

wordpress logoPor ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress oferece muitas opções. De modo geral, você pode criar o site que desejar, praticamente sem restrições. Na versão WordPress.com você conta com a facilidade de um serviço integrado, como no Wix. Nele é possível criar desde um site ou blog gratuito e simples até algo profissional, bastando escolher o plano adequado. Leia nosso review sobre o WordPress.com.

No WordPress.org (instalado), tudo que você possui é controlado por você, como domínio e hospedagem, e você é o responsável pelos temas, plugins, atualizações, segurança e SEO do seu site. É provável que você gaste dinheiro com temas e plugins, porém você terá um site com mais flexibilidade. A hospedagem é você quem escolhe, e se um dia quiser mudar, poderá levar seu site para outra, sem problemas.

As configurações e customizações de temas e plugins tendem a levar tempo e exigem dedicação, porém é possível começar com o básico e ir personalizando o site aos poucos. Por ser mais flexível e customizável, pode se tornar mais difícil, complexo e caro.

Conclusão

O Wix é melhor pela facilidade e conveniência. O WordPress.org é melhor pela flexibilidade e escalabilidade. Já o WordPress.com tem um pouco de cada. E você, descobriu se a ferramenta ideal para o seu site é o Wix ou WordPress? Confira abaixo as opções e comece já a criar o seu site!

, , ,

Publicado originalmente em 13/01/2016 - Atualizado em 13/12/2018

Por:

Profissional de marketing com MBA pela FGV e mais de 10 anos de experiência na área digital. Já trabalhou em rádio, em empresa de tecnologia, teve uma agência digital e atualmente empreende no Tudo sobre Hospedagem de Sites. É apaixonada por sites desde o surgimento das primeiras ferramentas e adora ajudar as pessoas a criar os seus próprios sites.

115 Comentários

  1. Serkan

    Olá,
    Gostaria de saber se o serviço de e-mails personalizados já está incluso no pacote premium? Caso contrario qual seria o valor?

    Grato,

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Serkan! O e-mail não está incluso nos pacotes premium do Wix. Ele é vendido separadamente e fornecido pelo Google (G Suite). Você pode contratar o e-mail a qualquer momento, a partir do painel do Wix. O valor atual é de R$ 17,50 por conta de e-mail/mês, mas periodicamente eles oferecem 50% de desconto na assinatura anual, que custa o equivalente a R$ 7,29 por conta de e-mail/mês.

      Responder
  2. Douglas

    Boa tarde, parabens pelo site e o artigo.
    A minha duvida é, para e-commerce qual é o mais recomendado ?
    Em questão de ferramentas, pagamentos etc

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, Douglas. Obrigada pelo comentário!

      A ferramenta ideal dependerá, em parte, do que você está buscando. O WordPress possui o WooCommerce, um plugin gratuito e robusto que permite transformar a plataforma em um e-commerce. O WooCommerce vem com diversas extensões, algumas pagas e outras gratuitas, que adicionam funcionalidades à loja virtual. Entre elas estão os intermediadores de pagamento, como o PayPal e o PagSeguro. O WooCommerce pode ser instalado na versão hospedada (WordPress.com) ou na versão instalada (WordPress.org), sendo que a última é necessário contratar uma hospedagem à parte.

      No Wix a funcionalidade já vem embutida a partir do plano e-commerce. Entre os criadores de sites comuns, considero o Wix o mais completo para e-commerce (no mercado brasileiro). Vale considerar que o plano tem um limite de 20GB de armazenamento, o que é bastante coisa, mas deve ser avaliado conforme o projeto de e-commerce. Em termos de pagamento, o Wix atualmente aceita PagSeguro, PayPal, Mercado Pago e o Wix Pagamentos, que é uma solução parecida com as demais opções, porém voltada apenas para cartões de crédito.

      Você tem ainda outras opções de ferramentas criadas exclusivamente para lojas virtuais, que são as plataformas de e-commerce SaaS. Se a sua ideia é criar um e-commerce (e não um site com loja virtual), vale a pena considerar esse tipo de plataforma. Elas costumam ser mais completas, pois são constantemente atualizadas e voltadas apenas para essa finalidade, ao contrário de ferramentas como o Wix e o WordPress, que servem para blogs, sites e lojas virtuais. Neste artigo nós listamos as principais plataformas de e-commerce que conhecemos.

      Não quero dizer com isso que o Wix e o WordPress não são boas ferramentas para e-commerce. Dependendo da sua necessidade, elas atenderão plenamente. O que pode ocorrer no Wix, por exemplo, é você encontrar limitações de recursos, caso queira algo bem específico. No WordPress pode acontecer do seu e-commerce demandar algum desenvolvimento e alguma manutenção da sua parte. É uma plataforma mais escalável, mas que pode tornar-se mais complexa e/ou cara dependendo das suas necessidades. No final, a ferramenta ideal será aquela que atende em específico às necessidades da sua loja. 🙂

      Responder
  3. Glaysson

    Muito bom o artigo! Tenho uma dúvida:

    Fiz o registro do domínio via godaddy, já com possibilidade de ter e-mail gratuito. Qual o melhor meio de seguir os próximos passos: utilizar o e-mail do godaddy (e-mail Godaddy Business) ou usar, por exemplo, o Wix e comprar o e-mail por fora, como o GSuite?

    Nesse caso seria o combo Godaddy (registro)+ Wix (hospedagem e criação do site)+ GSuite (mail) OU Godaddy (registro)+ Wix (hospedagem e criação do site)+ Godaddy (mail).

    O Email Business da Godaddy é bom??

    Abraço!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Glaysson. Obrigada!

      Pelo que entendi, você está planejando usar o Wix para criar e hospedar o seu site, e está em dúvida apenas sobre o uso do e-mail. Se usa o e-mail fornecido gratuitamente pela GoDaddy (por conta do registro de domínio) ou se contrata outro serviço, como o G Suite.

      Sobre isso, acredito que um ponto importante a considerar é quanto você está disposto a investir em uma solução de email profissional. Quando comparamos as duas ferramentas, não há dúvidas de que o G Suite é melhor, porém ele tem um custo que gira em torno de 5 dólares mensais por conta, enquanto a GoDaddy oferece 1 ano de email gratuito (pelo que vi no site), com renovação a R$ 39,99 por ano (R$ 3,33 por mês).

      Eu uso o G Suite, pois uso o Gmail há muitos anos e também a suíte de aplicativos que vem nele. Mas para quem usa pouco o email ou não quer fazer esse investimento, o Email Business da GoDaddy talvez possa resolver. Há ainda uma possibilidade, que é testar os serviços antes de contratar. O da GoDaddy você já tem acesso, e o G Suite você consegue testar por 14 dias gratuitamente. Se ainda quiser um desconto, temos um cupom de 20% de desconto para o primeiro ano, caso queira. Basta avisar que te enviamos por email.

      Antes de concluir, deixo abaixo 2 artigos sobre isso que podem te interessar:
      G Suite ou empresa de hospedagem: onde contratar meu email?
      Soluções de e-mail profissional da GoDaddy

      Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida fico à disposição!

      Responder
      • Glaysson Muller

        Muito obrigado pela resposta! É isso mesmo, penso em fazer pelo Wix.

        Como o site será informativo, acredito que vou tentar o Godaddy. Se eu achar muito ruim e o site crescer, posso tentar o GSuite.

        Parabéns pelo site!

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Legal, Glaysson! Me parece uma ótima decisão. 🙂
          Obrigada e sucesso para o seu site também!

  4. Márcia Salete Baldo Góes mendes

    Boa tarde!
    Minha duvida no proprio wordpress oferece plano para ter o domínio e também recebo ofertas em meu email da hostgator para hospedagem e domínio. Se eu agora que pronto pagar esse da hostgator perco tudo que fiz ou continuo…estou confusa. Eu tinha da wix gratuito ai paguei o domínio e fiquei por um ano tudo fácil. Hoje quis mudar para esse wordpress porém tenho essa dúvida. Qual a diferença de pagar a hostgator ou de pagar o worpress. Atenciosamente.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Já respondi sua dúvida no outro comentário. Precisando de algo mais, é só escrever. ?

      Responder
  5. Márcia Salete Baldo Góes mendes

    Boa tarde!
    Montei um site gratuito no wordpress. Agora minha duvida no proprio wordpress oferece plano para ter o domínio e também recebo ofertas em meu email da hostgator para hospedagem e domínio. Se eu agora que pronto pagar esse da hostgator perco tudo que fiz ou continuo…estou confusa. Eu tinha da wix gratuito ai paguei o domínio e fiquei por um ano tudo fácil. Hoje quis mudar para esse wordpress porém tenho essa dúvida. Qual a diferença de pagar a hostgator ou de pagar o worpress. Atenciosamente.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, Márcia!
      O WordPress.com e a HostGator funcionam de forma diferente. O primeiro oferece mais conveniência e facilidade; o segundo, mais flexibilidade, e em alguns casos, economia.
      O WordPress.com, onde você criou o seu site gratuito, oferece um pacote completo, em uma modalidade parecida com a do Wix. Existe a conveniência de não precisar se preocupar com questões técnicas, pois tudo é oferecido e configurado pela empresa. É uma boa opção para quem é leigo e quer focar apenas no conteúdo.
      Já a HostGator vende hospedagem. Lá você pode ter um site em WordPress também, bastando instalá-lo na hospedagem. Porém, precisará lidar com algumas questões técnicas e de configuração do seu site. Em contrapartida, tem a vantagem da mensalidade ser mais barata em comparação ao WordPress.com (na opção paga).
      Caso opte por ficar com a HostGator, poderá migrar o seu site atual (que está na versão .com) para a versão .org, que é a usada pelas empresas de hospedagem. O procedimento é um pouco trabalhoso, mas em geral não é muito complicado. Caso tenha interesse, pode seguir este nosso tutorial: como migrar do WordPress.com para o WordPress.org. Também poderá usar seu domínio, fazendo um redirecionamento.
      Se pudesse te dar uma sugestão, diria para avaliar sua solução atual e ver se vale a pena fazer esta mudança, levando em consideração esses fatores que mencionei.
      Qualquer dúvida, fico à disposição. 🙂

      Responder
  6. Monica Braga Pinto

    Olá,

    Eu preciso de alguma plataforma para criar um blog para um percurso, no caso, Percurso AfroCuritiba, e preciso disponibilizar mapas, fotos, até videos se possível. Não sei qual usar, entre wix, wordpress ou blogger.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Mônica!

      Como você disse que precisa criar um blog, eu diria que o WordPress é a melhor opção, seguida do Blogger. O Wix não é ideal para blogs. O WordPress ainda seria a minha opção favorita por ser uma plataforma mais completa e moderna, mas o Blogger pode ser mais indicado se você tem restrições de orçamento. Por exemplo, no WordPress não é possível ter um blog gratuito com domínio personalizado (ex: http://www.percursoafrocuritiba.com.br), enquanto no Blogger isso é possível. A propósito, recomendo registrar um domínio com o nome do projeto, aproveitando que está disponível.

      Voltando para a plataforma, vou deixar aqui 3 artigos para você conhecer melhor o WordPress e o Blogger:
      Blogger ou WordPress: qual escolher – um comparativo entre as duas plataformas.
      WordPress.com ou WordPress.org – o artigo explica as diferenças entre as duas versões, para você ver qual é mais adequada para você.
      Como criar um blog no WordPress -um tutorial que ensina a criar um blog na plataforma (em ambas versões).

      Se precisar de mais alguma ajuda, basta deixar um comentário e será um prazer ajudar! 😀

      Responder
  7. Gustavo

    Li este seu artigo e foi esclarecedor, simples e direto. Parabéns.
    Já possuo domínio e preciso de criar um site para minha academia. Neste caso qual a ferramenta mais indicada a fim de permitir a atualização das informações oferecidas aos já clientes como fotos de eventos e dicas de saúde, e ser uma vitrine adequada aos futuros clientes. Comprei um Template de site para academia e estou tendo dificuldades de adapta-lo à minha empresa. Grato.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Gustavo! Desculpe a demora em responder seu comentário.
      Para a necessidade que você informou, tanto o Wix quanto o WordPress vão te atender. No entanto, cada uma será mais indicada para uma situação.
      O Wix é mais fácil e atende bem quem quer um site bonito e fácil de criar e manter. Dá para ter um blog, criar galerias e tudo mais que você comentou.
      Já o WordPress é ideal se você quer algo mais flexível e robusto, e principalmente, que você possa levar para onde quiser e editar como quiser. Isso porque é uma plataforma de código-aberto, diferente do Wix. A questão com o WordPress é que dependendo da versão (instalada ou hospedada) você precisará da ajuda de um desenvolvedor para deixar o site prontinho e rodando pra você, caso não tenha afinidade com o assunto ou tempo para se dedicar. Sobre a versão, eu recomendaria o seguinte: WordPress.com (hospedado) se você busca conveniência e quer fazer por conta própria e não tem conhecimento técnico, ou WordPress.org (instalado) se você quer ter mais controle e customização do seu site WordPress, mesmo sabendo que talvez precise contratar um especialista para dar uma ajuda.
      Se quiser conhecer melhor as diferenças, dê uma olhada nesse artigo recente que a gente publicou sobre o WordPress.com. 🙂

      Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Gustavo, sobre o template de site, não sei exatamente qual tipo de template comprou (HTML, WordPress etc.). De qualquer forma, no Wix você precisará usar um template deles (ou criar um a partir da ferramenta deles). No WordPress você também vai precisar usar um template compatível com a ferramenta ou criar um do zero, sendo o primeiro mais comum e recomendável na maioria das situações. Em todos os casos, os templates podem ser adaptados, tanto em termos de layout quanto de funcionalidades.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida basta deixar um novo comentário.

      Responder
  8. Márcia Salete Baldo Góes mendes

    Bom dia! Hj tenho um site gratuito wix e nele tenho a opção do blog e SEO e se eu pagar o domínio tenho tudo incluso. Já no WordPress se eu pagar o domínio tenho que pagar a parte essas hospedagens que vc mencionou em comentários anteriores. Queria ter uma ideia total de custo no WordPress. Poderia me esclarecer nesse assunto. Obrigada.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Márcia! No WordPress você tem duas possibilidades:
      1. Usar o WordPress.com e ter a hospedagem incluída. O custo básico, neste caso, seria a do plano que escolhesse (a partir de R$ 12 por mês).
      2. Usar o WordPress.org e instalar a ferramenta em uma hospedagem. Neste caso, você precisa pagar a hospedagem, que custa entre R$ 6 e R$ 25 por mês para a maioria dos sites e blogs. Sites muito grandes ou com muito tráfego podem exigir uma hospedagem com mais recursos.
      Há ainda outras questões para considerar, como o tema do site, que é gratuito no Wix e no WordPress pode ser gratuito ou pago, dependendo do tema que escolher. Vou deixar aqui alguns links para artigos que podem ajudar a esclarecer as suas dúvidas:
      Quanto custa ter um site
      Como criar um blog no WordPress .com ou .org (também serve para sites)
      Sobre o WordPress.com
      Espero ter ajudado, mas se ficar alguma dúvida, é só comentar! 🙂

      Responder
  9. Abel de Jesus

    Olá, Vanessa!
    Muito interessante todas as informações colocadas aqui.

    Estou prestes a comprar um curso que ensina a criar sites premium e estou em dúvida, já que existem estas plataformas para criação de site gratuito. Assisti um vídeo num site chamado [link removido] e gostaria de saber se atualmente este tipo de investimento vale à pena.

    Se puder assisti-lo e dar sua opinião ficaria agradecido.

    Parabéns pelo belo trabalho de informação sobre este assunto.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Abel! Obrigada pelo comentário.
      O site que comentou se propõe a ensinar uma pessoa leiga a construir um site no WordPress, que é gratuito. O que eles vendem na verdade é o curso. Não conheço esse curso especificamente, mas acho que deve considerar se vale a pena investir esse valor para aprender a criar o seu próprio site ou se neste caso seria melhor contratar alguém para fazê-lo. Lembre que além de dinheiro você precisará investir bastante tempo para criar um site por conta própria. Agora se estiver planejando criar sites para outras pessoas, o custo é diluído com o tempo e se paga rapidamente.
      Nós temos conteúdos gratuitos ensinando a criar um site em WordPress. Não é tão detalhado quanto o que é oferecido nesse curso, mas tem um passo a passo completo. Um deles é um artigo “Como criar um site WordPress” e o outro é este minicurso por email.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só perguntar. 🙂

      Responder
  10. Glória

    Olá, muito boa sua matéria! Esclareceu muito..
    Sera que poderias me tirar uma dúvida?
    Eu tenho um site em outra plataforma ja com o domínio pago
    tenho que levar este dominio para meu novo site no wix?
    Obrigada!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Glória!
      Obrigada pelo comentário. Você pode aproveitar o mesmo domínio para o seu site no Wix ou registrar um novo. Em ambos os casos, você precisa assinar um plano pago do Wix (qualquer um), pois não é possível configurar um domínio no plano gratuito. Se desejar utilizar o domínio que já possui, você terá que apontar o domínio para o Wix após a contratação do plano.
      Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato. Será um prazer ajudá-la. 🙂

      Responder
  11. Thida

    Parabéns pela forma tão profissional como são conduzidas as respostas. Conhecimento, paciência, atenção, simpátia… Qualidades tão presentes aqui. Gostei muito do site, vou marcá-lo como meu favorito para esse segmento. Abços.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Thida, muito obrigada pelo carinho e pelo comentário tão generoso! Ficamos sempre à disposição. 🙂

      Responder
  12. Leonardo

    Gostaria de criar um site para Dentista (minha esposa rsrs). O Wix seria uma ferramenta mais adequada para quem não tem experiência do que o worpress? Eu já comprei o domínio na domínio.com.
    Obrigado !

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Leonardo!
      Sim, o Wix é a ferramenta mais amigável para quem não tem experiência. Considerando o tipo de site que planeja criar, acho que o Wix atenderá bem às suas necessidades. Boa sorte e sucesso com o site! 🙂

      Responder
      • Salomão Veiga

        Qual dessas plataformas, versão grátis, é melhor ranqueada nas pesquisas Google

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Salomão! O WordPress, entre todos, é o mais amigável para os buscadores. Porém, é importante dizer que ter um domínio próprio é fundamental se você quiser ficar entre os primeiros resultados no Google, principalmente para termos mais concorridos. Infelizmente, nenhuma dessas ferramentas permite domínio próprio na versão gratuita. Além disso, tão importante quanto a ferramenta é o trabalho de SEO que deve ser feito para ficar bem ranqueado. É trabalhoso, leva tempo, mas vale muito a pena. Espero ter ajudado!

  13. Vicente Neto

    Tathiana,
    Bom dia…
    Gostaria de tirar uma dúvida, para cada site criado é necessário contratar um plano ok?! Iniciei a pouco o desenvolvimento de sites para alguns clientes, e fiquei com essa dúvida.
    1 site = 1 plano
    2 sites = 2 planos
    E assim por diante… é isso?!
    Preciso saber para incluir o valor e repassar ao cliente. Obrigado!

    Responder
  14. Cel

    Oi! Quero começar minha loja mas não sei qual escolher.
    Tenho duas grandes questões que são fundamentais:
    1- Não tenho dinheiro suficiente para pagar um plano anual. Só tenho como pagar as parcelas todos mês. Pelo que vi, no wordpress é preciso pagar tudo de uma vez, né? E no wix, o plano que paga todo mês não inclui a hospedagem.
    2- Meus produtos são virtuais, ou seja, o cliente paga e faz o download. Pelo que pesquisei as duas plataformas apresentam isso. Além do Woocomerce pro wordpress existe um plugin gratuito que também faz o serviço. Queria saber se no wix é preciso instalar algum plugin ou isso já está incluso no plano.
    Estava inclinada a seguir pelo wix, que é mais fácil e mais prático visto que não entendo muito do assunto. Porém as pessoas costumam falar tão mal. E você citou algo que me deixou preocupada: depois que escolher um tema não posso mais mudar. Isso quer dizer que vou ter que seguir o “esqueleto” do tema e posso modificar detalhes ou não posso mudar mais nada pra sempre? Porque como é a primeira vez que crio uma loja, provavelmente as coisas irão mudar com o tempo, se ajustar.
    Ouvi dizer também que é preciso pagar algumas coisas caso você queira parar de utilizar o serviço. Isso procede?
    Obrigada

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Cel!
      Vamos às respostas:
      1. No Wix todos os planos incluem hospedagem, independente do ciclo de pagamento. A diferença dos planos está no espaço de armazenamento (onde ficam os arquivos do seu site) e a largura de banda (que tem relação com o tráfego do seu site). Já o WordPress, depende da versão. No WordPress.com, que é o mais fácil de usar e que se parece mais com o modelo do Wix, realmente é preciso pagar o anual. Mas há uma opção do WordPress que é gratuita e que você só precisa pagar a hospedagem, que pode ser mensal. O único porém é que essa versão do WordPress exige um pouco mais de conhecimento técnico, já que você fica responsável por todos os aspectos da sua loja. Neste artigo nós explicamos como criar um site com WordPress instalado.
      2. Sobre os plugins de e-commerce do WordPress, existem outras opções com versão gratuita (ex: https://easydigitaldownloads.com/), mas em todos os casos alguns recursos estão disponíveis somente na versão paga, então leve isso em consideração ao escolher a ferramenta. O Shopify também criou um plugin para o WordPress, mas somente na versão paga (https://pt.shopify.com/). Já no Wix o que você precisa fazer é contratar um plano com recurso de loja virtual. Você pode até testar a funcionalidade na versão gratuita. Só para publicar é que é necessário ter o plano com e-commerce.
      3. O Wix é uma boa ferramenta, mas realmente tem algumas limitações. Sobre a mudança do tema, você pode personalizá-lo sempre que quiser. O que não é possível fazer é trocar o template por outro da galeria do Wix. É preciso seguir com esse ou refazer o site em outro template.
      4. Sobre a sua última dúvida, nunca ouvi dizer que algo é cobrado do usuário caso ele saia do Wix. Talvez em algum caso excepcional, por exemplo, você contrata um plano anual, ganha um domínio e em alguns meses você desiste do serviço. Pode ser que neste caso eles cobrem o valor do domínio, já que não existe devolução para este tipo de serviço.
      Espero ter ajudado! Boa sorte com a sua loja. 🙂

      Responder
      • Cel

        Oi, desculpa, acabaram surgindo mais algumas dúvidas. Será que você pode me ajudar?
        Acabei vendo mais sobre o wordpress gratuito, aquele .org e queria saber algumas coisas
        1- Posso hospedar o site com o plano “startup” do hostgator ou preciso escolher o “pro” (lá no site eles falam que o “pro” que é o plano pra loja virtual, se eu escolher o startup, que é mais barato, vou conseguir usar pra vendas do mesmo jeito?)
        2- Apenas os planos anuais do hostgator disponibilizam domínio grátis, sendo assim teria que contratar um domínio, certo? Pensei no registro.br mesmo.
        3- Recapitulando: wordpress gratuito com hospedagem no hostgator e domínio do registro.br
        4- Com essas “configurações” queria saber se consigo instalar o plugin que você mencionou, o easydigitaldownloads. Ou preciso pagar por um serviço diferente ou algo a mais? Com esses planos consigo instalar plugins? Só os gratuitos? Ou nenhum?
        5- Com essas configurações consigo instalar o Woocommerce?
        6- Pra aceitar o pagamento pelo paypal com easy e o woo, posso usar a conta pessoal do paypal ou preciso fazer um upgrade pra uma conta maior, empresarial ou algo do tipo?
        Ufa, acho que é isso! Se puder me ajudar com essas perguntas vai ser demais. To tão perdida que não sei nem como pesquisar as informações. E muita coisa é inglês, entendo pouco.
        Obrigada mil vezes!

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Cel. Claro, vamos lá!
          1 – Para ter uma loja virtual é necessário usar um certificado SSL, que garante a segurança na troca de informações entre o usuário e o site. No caso da hospedagem WordPress da HostGator, ela só permite o uso de SSL a partir do plano Pro, por isso o “Startup” não seria indicado. Se estiver à procura de um plano mais em conta, você pode optar pela hospedagem comum da HostGator, que também permite a instalação do WordPress. A diferença, neste caso, é que você precisa fazer tudo por conta própria (instalação, backup etc.). O plano mais indicado, neste caso, seria o Business, pois já vem com o SSL gratuito. Neste tutorial a gente ensina a criar um site WordPress usando esta hospedagem.
          Caso se interesse por algum dos planos da HostGator, eles acabaram de lançar uma campanha de aniversário e estão oferecendo 50% de desconto para os leitores do nosso site, tanto no plano WordPress (ver oferta) como no de Hospedagem comum (ver oferta). Você também pode conhecer outras opções de hospedagem WordPress neste comparativo. O mais importante é você se certificar que o plano tem os recursos que deseja, incluindo a compatibilidade com SSL.
          2 – Correto. O Registro.br costuma ser a melhor opção mesmo. Agora, se a sua ideia é registrar um domínio internacional (ex: .com), é preciso usar uma empresa de hospedagem, como a HostGator.
          3 – Correto. O WordPress.org é gratuito e pode ser instalado em praticamente qualquer hospedagem, inclusive a HostGator. 🙂
          4 – Com o WordPress.org e uma hospedagem compatível com o WordPress você consegue instalar qualquer plugin, pago ou gratuito, no seu site. A hospedagem não traz nenhuma limitação nesse sentido.
          5 – Sim, o WooCommerce pode ser instalado com essas configurações. Temos este artigo sobre o WooCommerce, caso queira se aprofundar.
          6 – Acredito que possa cadastrar qualquer conta do PayPal. Minha recomendação, para o futuro, é que crie uma conta de pessoa jurídica no PayPal. Assim você separa suas finanças pessoais e da sua empresa.
          Espero ter conseguido ajudar. Às vezes é difícil ser sucinta nas respostas, porque há muitas opções para seguir, mas tentei ser o mais direta e clara possível. Caso tenha mais alguma dúvida, pode comentar novamente e eu vou te ajudando no que puder! Boa sorte! 🙂

  15. Samantha

    Se eu migrar do WordPress para o Wix, eu posso perder o conteudo do site?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Samantha!
      Toda migração demanda cuidados para que o conteúdo não seja perdido. Vou listar abaixo os pontos mais importantes sobre a migração:
      – Até o momento, o Wix não oferece um recurso de importação de conteúdo do WordPress. Portanto, para fazer a migração será necessário recriar as páginas do site no Wix e inserir manualmente o conteúdo atualmente no WordPress.
      – Para fazer isso, é preciso manter os dois serviços funcionando até que a migração seja finalizada. Se você planeja usar o mesmo domínio na nova plataforma, salve o conteúdo atual antes de fazer o apontamento do domínio para o Wix.
      – Procure criar as mesmas URLs das suas páginas no site novo, para evitar que o seu site perca visibilidade nos mecanismos de busca. Caso alguma URL seja modificada, não esqueça de fazer um redirecionamento 301.
      A ideia geral é essa, mas se precisar de mais alguma informação estou à disposição. 🙂

      Responder
  16. Ismael

    Sensacional pessoal! Vocês estão de parabéns, fui de Blogger a WordPress e de WordPress a Wix, que quase não paro mais de ler tantos assuntos interessantes com respostas inteligentes e práticas. O respeito que vocês tem com cada situação que cada um enfrenta é de tirar o chapéu. E finalmente o mais louvável, é tudo muito esclarecedor, sem enrolação, encontrei no tudosobrehospedagemdesites.com uma verdadeira biblioteca. Obrigado por este acervo. Sucesso!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Ismael! Sem palavras para agradecer o seu comentário. 🙂
      Esperamos oferecer sempre o melhor conteúdo para você e para todos os nossos leitores. Mais uma vez, obrigada em nome de toda a equipe!

      Responder
  17. ANDREA WESCHENFELDER

    Olá, gostaria de sabe se há algum aplicativo para wordpress que traduza textos dos blogs em línguas diversas. Obrigada

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Andrea!
      Sim, existem vários plugins para transformar o WordPress em um site multilíngue.
      Se você deseja realizar a tradução automaticamente, pode usar o Google Language Translator. Caso queira traduzir o site manualmente, uma boa opção é o WPML. Ele é bem completo e permite traduzir não apenas o conteúdo de posts e páginas, mas do site com o um todo. Infelizmente ele não é um plugin gratuito. Para saber mais, acesse https://wpml.org/.
      Estes são apenas alguns exemplos.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Um abraço.

      Responder
  18. ANDREA WESCHENFELDER

    Muito bom o conteúdo e as orientações! Faço sites no Wix e vejo alguns problemas. A facilidade é o principal diferencial. No wordpress não tem imagens?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Andrea! Verdade, o Wix ganha pela facilidade (e pelo banco de imagens, que é ótimo). Sobre o WordPress, ele não tem um banco de imagens gratuito, mas é muito fácil isso resolver fora da plataforma. Na verdade, várias ferramentas oferecem imagens gratuitas já disponíveis na internet para qualquer usuário. Eles só facilitam o acesso, tornando-as disponíveis na ferramenta. Uma dessas fontes de imagens é o site Unplash (https://unsplash.com/), mas há muitas opções de altíssima qualidade e totamente gratuitas. Eu publiquei um post aqui no blog onde eu listo 11 sites de imagens gratuitas e profissionais. Caso queira dar uma olhada, o link é este: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/bancos-de-imagens-gratis/.

      Responder
  19. Lindolfo

    Olá,
    Atualmente tenho um blog no WordPress e o que me deixa chateado é o fato de que para curtir o post a pessoa tem que se cadastrar e registrar um blog para ele. Isso inibe a pessoa e nós ficamos sem referência do que as pessoas acham de nossas postagens. O Wix funciona assim também? Tem alguma outra plataforma que não seja obrigatória o cadastro do leitor para poder curtir ou comentar?
    Obrigado!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lindolfo!
      Poxa, que chato! Isso não deveria estar acontecendo no seu WordPress. É comum precisar preencher alguns campos para comentar, como nome e email, como você fez para comentar aqui no blog (que também é um WordPress).
      Pelo que entendi, você utiliza o WordPress.com, mas mesmo esse também não exige a criação de um blog para comentar. Eu mesma fiz um teste aqui e consegui comentar em um blog do WordPress.com. Imagino que seja alguma configuração do seu WordPress, mas não uma restrição da ferramenta. O Wix também não tem essa restrição de comentários.
      Sobre curtir ou compartilhar, basta ter os ícones das redes sociais no seu site. Neste caso, é necessário apenas que o usuário esteja conectado à rede social, mas isso não tem relação com a plataforma do seu site.
      Sugiro que dê uma olhada nas suas configurações de comentários e veja se há algo habilitado sobre isso. Se mesmo assim não conseguir resolver o problema, escreva pra gente por email que te ajudamos! 🙂

      Responder
      • Lindolfo

        Boa tarde, não é problema de configuração, é condição para curtir posts no WordPress criar um blog e isso só serve para utilizar de estatística para divulgar ter tantos milhões de usuários no mundo. Estou pesquisando outra plataforma para substituir o WordPress e gostaria de saber se o Wix também funciona desta forma. Obrigado pelo retorno.

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Lindolfo, tenho uma boa notícia! Acho que vou conseguir te ajudar. 🙂
          De fato o WordPress.com vem com botões próprios para quem tem um blog na plataforma, mas você pode adicionar botões de compartilhamento de praticamente todas as redes sociais, mesmo no plano gratuito.
          Para isso, vá na seção Configurar e clique em Compartilhamento. Uma vez nesta página, clique em Botões de compartilhamento, que fica no topo da página. Ali você escolhe todos os botões que quer inserir, incluindo Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e outros. Até Skype e Whatsapp estão disponíveis. Depois que adicionar os botões que desejar, basta clicar em “Salvar alterações” e as mudanças já serão publicadas no seu blog. É bem fácil. Depois me conte se deu certo pra você!

  20. sheila souza

    Olá. Tenho um site com domínio no hostgator e estava pensando em migrar para o wix pq não consigo mexer em algumas partes do mesmo. Sou 100% leiga e meu site foi feito por uma empresa. Infelizmente não tenho grana pra contratá-los novamente para renovar o conteúdo do site, então estou na vibe do DIY – faça vc mesmo. É possível fazer um novo site no wordpress e migrar meu dominio pra lá? Posso usar as mesmas estruturas que já existem no site atual pra o novo que tô querendo fazer? eu preciso de um programador pra fazer isso? Quero um site onde eu possa mexer e customizar de acordo com minhas demandas. Pedi um site em wordpress pra poder ter essa autonomia mas infelizmente não consigo mexer numa grande parte dele. Ou talvez é melhor migrar pro Wix? Por favor dá um help….

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sheila!

      Entendo a sua situação. Com o Wix você poderá alterar a estrutura e o conteúdo do site com facilidade, sem precisar de programador. Por outro lado, o WordPress é uma ferramenta excelente, flexível e ótima para quem tem blog, como no seu caso. Você ainda tem a vantagem de já conhecer e usar o WordPress no dia a dia. Minha sugestão seria você continuar no WordPress, talvez criando um novo site, que te ofereça mais possibilidades de customização. Não sei quais funcionalidades você precisa atualmente, mas é possível comprar um tema que já te ofereça o que você precisa. Sobre migrar a estrutura, você precisaria de um desenvolvedor (ou programador) para fazê-lo, e tenho dúvidas se vale a pena, pois talvez reproduza os mesmos problemas do tema atual.

      Ainda sobre isso, queria ressaltar que o WordPress tem duas versões, sendo uma do WordPress.com e outra o WordPress.org. Atualmente você utiliza o WordPress.org, que é a versão instalada em uma hospedagem e a que considero mais interessante. O WordPress.com é mais fácil de usar e já vem com a hospedagem, mas é mais caro e mais engessado. Sobre o domínio, sim, você tem liberdade para apontá-lo para o novo site, seja qual for a opção que escolher, mas só faça isso depois que o seu outro site estiver pronto. Caso contrário, você ficará com o seu site fora do ar.

      Agora falando sobre o lado prático: caso queira criar um site no WordPress, temos este tutorial que pode te ajudar: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/como-criar-um-site-wordpress/, mas queria que ficasse super à vontade para pedir ajuda no que precisar, aqui ou no nosso email de contato (contato@tudosobrehospedagemdesites.com.br). Seu projeto é muito bacana e no que pudermos ser úteis, será um prazer ajudar! 🙂

      Responder
  21. EDUARDO

    OLÁ BOA TARDE, PRETENDO CRIAR UM SITE DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS DE SALÃO DE BELEZA, ESTOU SEM CONHECIMENTO POR ONDE COMEÇAR, TEM ALGUM PROGRAMA QUE VOCÊS ME INDICAM, TIPO WIX OU WORDPRESS, QUE POSSUI ESSA FERRAMENTA DE PLATAFORMA ONDE POSSIBILITA A COMPARAÇÃO DE PREÇOS? MUITO OBRIGADO!
    AGUARDO RESPOSTA

    Responder
  22. Joice

    Bastante esclarecedor! Vlw mesmo.
    Saberia me dizer quais os arquivos suportados por ambas as plataformas?
    Por exemplo: Em um site free eu conseguiria postar catálogos em PDF?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Joice! Obrigada. 🙂
      O Wix permite upload de documentos .doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx, .odt, .odp e .pdf no site, mesmo na versão gratuita. No teste que fiz, o limite de upload foi de 25MB. Para inserir um arquivo desse tipo é necessário adicionar um “botão de documento”. Mais informações neste link do Wix. No WordPress isso também é possível, mesmo na versão gratuita (WordPress.com). Nesse caso, você subirá o arquivo via biblioteca de mídia. Nas duas plataformas você terá um botão ou link no site, que ao ser clicado exibirá o seu arquivo PDF.
      Caso queira que o PDF funcione como uma revista dentro do site, poderá usar uma plataforma externa como o issuu, que está disponível gratuitamente nas duas plataformas. No WordPress, basta inserir um código (embed) no site e no Wix basta usar o app gratuito da issuu, disponível no App Market. É possível que haja outras formas de fazer isso e talvez algumas limitações, dependendo do arquivo que quiser usar, mas em linhas gerais é assim que funciona. Espero ter ajudado!

      Responder
  23. João Ruiz

    Parabéns pelas análises objetivas e diretas. Simplicidade com conteúdo. Parece fácil, mas não é. Muito sucesso para toda a equipe envolvida!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, João! Ficamos muito felizes com o seu feedback. 🙂

      Responder
  24. Anderson Amorim dos Santos

    Olá muito boa a comparação concordo com vocês! Parabéns!
    Eu fiquei com uma dúvida, no Wix é possível criar usuários com níveis (assim como no WP) ?
    Por exemplo, vou criar um site e quero deixar um usuário, sem acessos administrativos, para que ele mesmo possa fazer postagens no blog.

    Grande abraço!
    Anderson

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anderson!
      Obrigado pelo comentário! 🙂
      Sim, é possível adicionar outras pessoas para colaborar com o seu site Wix e o esquema de permissões é parecido com o do WordPress, mas não igual. A pessoa precisa ter uma conta no Wix para poder colaborar com o seu site.
      Para conceder o acesso, vá até o painel do Wix e depois em Gerenciar Site -> Funções e permissões. Clique no botão “+ Adicionar colaborador”. Você verá uma tela para inserir o e-mail do colaborador. Nesta mesma tela, você poderá definir o nível de permissão do colaborador. Há uma opção para o usuário editar apenas o blog, exatamente como você procura.
      Para ver todas as funções permitidas aos diferentes níveis de colaboradores, veja a página do Wix “Função dos colaboradores“.
      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Anderson! 🙂

  25. Danilo Mecenas

    Olá, pessoal.

    Estou com uma dúvida em relação ao WIX. Estou construíndo há um tempo um site no wix (realmente, a plataforma é fácil para construir), mas tem algo que tem me deixado decepcionado. Não consigo colocar sub-menu, dentro de um outro sub-menu. Li que o wix não dá esse suporte. Vocês teriam uma dica, ou realmente não tem como fazer? Saberiam me responder esse questionamento.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Danilo!
      De fato, o Wix não permite a criação de submenus com mais de um nível. Vimos que existem outros usuários com esta demanda, mas infelizmente o recurso ainda não foi implementado.
      Como sugestão, deixo duas alternativas:

      1 – Você pode tentar montar um rodapé com um mapa do site, que contenha todas as páginas que você possui no site (incluindo as de sub-sub-nível).
      2 – Você pode criar uma página que contenha uma lista de links para páginas não listadas no menu. Assim, você consegue fazer o usuário navegar por subníveis, mesmo sem que todas as páginas estejam visíveis no menu. Seria algo como, na barra principal você teria um link pai e logo abaixo (submenu) um link para uma página filha que contém uma lista de links para sub-páginas.
      Obs.: uma opção não exclui a outra, ou seja, as duas podem ser usadas simultaneamente.

      Vale lembrar que navegações muito complexas podem prejudicar a usabilidade de um site. Assim, seria interessante avaliar se realmente estes sub-links são necessários, para garantir que o usuário tenha acesso fácil a qualquer página. Uma das boas práticas de usabilidade em um site diz que nenhuma informação deve estar a mais de 3 cliques de distância.
      Esperamos ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  26. YNGRID

    Ponto super negativo do wix que não foi ressaltado!!!!
    Ele não é um site responsivo!!!! Fiz toda criação do site, e quando fui ver ele aparece em cada monitor de um jeito e no celular entao…. é pessimo, perdi meu tempo e vou ter que refazer em outra plataforma, isso é lamentavel e o suporte do Wix diz q nao tem prazo para esse tipo de alteração!!!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Yngrid! Poxa, que pena. Realmente o Wix não é responsivo, mas possui versão para celular, que pode ser editada separadamente. Não sei qual tema escolheu, mas nos testes que eu fiz a versão mobile funciona bem e a desktop também. Não sei o que pode ter ocorrido no seu caso. Se pudermos ajudar de alguma forma, nos envie um e-mail para . Sobre a resposta do Wix quanto ao prazo, imagino que seja por conta da complexidade em mudar o editor e os temas para o modo responsivo. Mas este certamente é um ponto que o Wix pode melhorar como ferramenta. Obrigada pelo seu comentário! 🙂

      Responder
    • erick

      estou iniciando no wix queria tirar umas duvidas de que ja o utiliza

      O mito do google é vdd? ele não apare mesmo no google? não indexa?

      é possível usar google adwords

      Responder
      • Tathiana Sobroza
        Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Oi, Erick!
        Os sites do Wix são indexados e aparecem no Google sim. Um jeito fácil de confirmar isso é entrar nesse link de sites publicados pelo Wix (https://pt.wix.com/explore/websites), escolher um deles, e depois procurar no Google pelo nome do site que escolheu. Você verá que ele irá aparecer no Google. 🙂
        Só é importante esclarecer que um site pode ser propositalmente “escondido” do Google, caso o dono não queira que ele seja indexado. Esta opção também está disponível na ferramenta do Wix (e em outras, como o WordPress).
        Sobre o Google AdWords, é perfeitamente possível. Todas as configurações do AdWords são feitas na própria ferramenta e não há nenhuma diferenciação por conta da plataforma onde o site foi criado, a não ser que o site esteja com algum problema ou indisponível. Mas não exclusivamente uma restrição de uma plataforma em específico.

        Responder
  27. Priscila

    Parabéns pelo post! Muito esclarecedor, muito útil mesmo. Meu site está no wordpress e estava na dúvida se mudava pro Wix. Agora que entendi o que isso significa fica mais fácil escolher. Fico no WordPress. Obrigada!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Priscila. Fico feliz que tenha gostado! 🙂
      Sucesso com o seu site!

      Responder
  28. Angelica

    Realmente muito esclarecedor! Agradeço muito a ajuda! Vou de Wix!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom, Angelica! Obrigada e sucesso com o seu site! 🙂

      Responder
  29. Babis Dias

    Eu não gosto da lentidão dos sites do Wix ,prefiro e gosto mais do WordPress pois é mais rápido e tem mais recursos também.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Babis!
      Realmente o WordPress é mais flexível e versátil que o Wix. Já a velocidade depende de cada site. Há temas pesados do WordPress que podem até ser mais lentos que o Wix. Para não correr esse risco, é fundamental utilizar um tema otimizado no WordPress. 😉

      Responder
    • Dieldson Valença

      É o que notei também, moça. Comecei a fazer o meu blog por lá ontem (25/4), e achei bem interessante o layout da coisa toda. Pensei até que foi pq escolhi usar o “Wix ADI” que se monta praticamente sozinho a partir das dicas que vc vai dando, que ele estava lento no andamento. Mas pelo jeito ele se mantém assim depois também, né…

      Responder
  30. Romeu

    Olá!

    Eu estava lendo alguns artigos na internet e encontrei uma informação , que diz que a Google não inidexa dos sites Wix.

    Essa informação procede?

    Responder
      • Redação
        Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Romeu!
        Provavelmente essas informações são antigas. O Wix já teve muitos problemas de indexação no Google, mas a ferramenta evoluiu nos últimos anos e hoje não apresenta mais este tipo de problema. Apesar de não ter o melhor SEO, o Wix já oferece muitos recursos nessa área.
        É importante considerar que, quando falamos em SEO, temos uma infinidade de possibilidades e objetivos. Desde o site pequeno que quer ser encontrado pelo seu nome até grandes e-commerces que trabalham arduamente para conquistar as primeiras posições em segmentos competitivos. Cada tipo de objetivo exige um determinado investimento de tempo e recursos para SEO.
        Sendo assim, podemos considerar que o Wix é para quem quer fazer o SEO básico. Para quem deseja obter resultados significativos em tráfego orgânico, uma das melhores opções é o WordPress, sem dúvidas. É uma ferramenta amigável para os buscadores e ideal para quem publica (ou deseja publicar) conteúdos com frequência, através de um blog.
        Ainda assim, vale lembrar que os resultados de SEO de um site dependem muito do dono do site, e não somente da ferramenta. É preciso dedicar tempo para ter um site otimizado para os buscadores, mesmo usando uma ferramenta como o WordPress. Isso passa por configurações e questões técnicas, mas também por conteúdos e links de qualidade. É um tema muito vasto para me aprofundar no comentário. O importante é ter esta visão mais abrangente do SEO, que às vezes é mostrada como algo simples e que não dá trabalho.
        Para se aprofundar um pouco mais no SEO do Wix, listo alguns artigos abaixo. Apesar de terem sido publicados pelo próprio Wix, é uma forma de entender melhor o funcionamento do SEO da ferramenta.
        http://pt.wix.com/blog/2015/05/10-fatos-interessantes-sobre-seo-do-wix/
        http://pt.wix.com/blog/2017/01/10-razoes-porque-o-seo-do-wix-e-o-melhor/
        Espero ter ajudado! 🙂

        Responder
  31. Marcio

    Muito obrigado pelas dicas. Tenho meu site de viagens e passeios no WIX e estou pensando em migrar para WordPress. Ressalto aqui duas características do negativas do WIX: 01º para agencias de viagens os Plugins de são inexistentes… e 02º muitos dos Plugins são serviços pagos a parte, que caso você opte por utilizar acabam encarecendo bastante a assinatura.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marcio. Obrigada por nos contar sobre a sua experiência no Wix. Considero o WordPress uma ótima escolha, pois a quantidade de plugins é imensa, e muitos deles são gratuitos. Além disso, o WordPress é mais flexível e escalável. Boa sorte com o site! 🙂

      Responder
  32. Maicon Martins

    Olá, então estou nessa dúvida, alias, já utilizei o Joomla, e WordPress, estou pensando em ir de Wix Pela praticidade. Meu site é simples de fotografia, quando fiz no wordpress foi tranquilo, porem necessita de tempo, de estudo, e isso depois eu acabo esquecendo.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Maicon!
      Se você for olhar pelo lado da praticidade, o Wix é uma boa alternativa. É fácil de editar e possui diversos templates prontos para fotógrafos. Vale a pena tentar!
      Boa sorte com o site!

      Responder
  33. Rita

    Muito bacana seu texto! Vc é super didático.
    Mas, na sua experiência, o Wix é a melhor opção atualmente para um e-commerce? Levando em consideração todos os pontos, preço, funcionalidades, facilidades, etc.
    obrigada

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada pelo comentário, Rita! 🙂

      É difícil apontar a melhor solução de e-commerce, pois ela depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho da loja. O Wix, por exemplo, é fácil de usar, tem um preço na média de mercado, porém é indicado apenas para lojas virtuais de pequeno porte. Há outras soluções disponíveis, com a mesma proposta do Wix, que talvez valha a pena você conhecer. Nós escrevemos um artigo detalhado sobre essas plataformas no link: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/plataforma-de-e-commerce-saas/. Nele, explicamos como esses tipos de loja funcionam, suas vantagens e desvantagens, e citamos algumas ferramentas disponíveis no mercado, incluindo o Wix.

      Mudando de plataforma, uma alternativa é o WooCommerce, que é uma solução de e-commerce para o WordPress. Apesar de simples e gratuita, costuma exigir algum conhecimento técnico para colocar a loja para funcionar e um investimento maior por parte do dono da loja. Por outro lado, a loja virtual será sua, e não alugada, como nas demais lojas citadas acima. Também escrevemos uma matéria sobre o WooCommerce neste link: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/woocommerce-plugin-e-commerce-wordpress/.

      Desculpe-me por não ser precisa na resposta, mas é que ela realmente depende da loja que planeja ter. Espero ter ajudado, mas se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que eu farei o possível para ajudá-la!

      Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom, Tiago! Obrigada. 😀

    • Danilo

      Sigo as mesmas palavras do comentário acima, este artigo sem duvida nenhuma me esclareceu bastante. Parabéns Tathiana Sobroza !

      Responder
      • Tathiana Sobroza
        Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Que bom, Danilo! Fico feliz. Obrigada! 😀

        Responder
  34. Moacir

    Bom, bem explicado. Mas vamos a prática. tenho um site no wix e o problemas é que no Desktop ele é lindo, maravilhoso, cheio de recursos e designers.. Mas, considerando que a maioria das pessoas acessa pelo celular e com planos limitados de velocidade, o wix torna-se pesado demais, muitas vezes nem abre. O meu site nem pensar. Portanto num mundo em que o celular é o computador o wix precisa melhorar, e muito. O wordpress é mais simples, visualmente falando, mas abre o site todo, e isso é o que te faz entrar num site, que ele abra, certo??Abs

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Moacir!
      Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência com o Wix. Realmente, um site precisa carregar com rapidez, mesmo quando acessado via celulares com conexões mais lentas. Inclusive escrevemos um artigo que explica a importância da velocidade para o ranqueamento nos mecanismos de busca e dá dicas para otimizar um site (https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/velocidade-do-site-seo/).
      Por outro lado, mesmo um site criado no WordPress pode ser lento para carregar, se não estiver otimizado. Scripts desnecessários, imagens muito pesadas e a falta de um plug-in de cache são alguns itens que podem contribuir para essa lentidão.
      Uma ferramenta que indicamos para medir a velocidade de carregamento de um site, sob diversos aspectos, é o PageSpeed Insights. A ferramenta é gratuita, do Google, e atualmente um dos melhores guias para identificar se o seu site carrega com velocidade e os pontos em que ele precisa melhorar.
      Espero que esta ferramenta te ajude a identificar os pontos que estão tornando o carregamento do seu site lento para acessos mobile. Precisando de alguma ajuda, entre em contato. 🙂

      Responder
  35. Vanessa

    Obrigada pelo direcionamento.
    Tenho um domínio e uso muito e-mail para contato com os alunos.
    Como ficaria a questão do domínio e e-mail no caso do wix?
    Hoje pago a hospedagem do e-mail para uma empresa.
    Como devo proceder?
    Aguardo
    Obrigada
    Abraços!!

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Vanessa!
      Em relação ao domínio, você pode usá-lo no Wix, mesmo que ele esteja em outra empresa. Basta apontar o domínio para o Wix. É algo relativamente simples.
      Já o e-mail é um pouco mais complicado, mas você tem algumas opções. A primeira seria manter o e-mail na empresa atual. É uma configuração um pouco mais avançada, mas totalmente viável. Se optar por isso, recomendo que procure este tutorial no site da empresa ou entre em contato com o suporte para pedir ajuda. Sua segunda opção seria mudar para o Google Apps, que é um ótimo serviço para quem usa muito e-mail. O custo é de 5 dólares por mês, para cada conta. É um preço alto para quem possui muitas contas de e-mail, mas pode ser vantajoso para quem tem poucas. A desvantagem é que você terá que fazer backup dos seus e-mails ou transferi-los para o Gmail. Acredito que seja viável fazer isso, mas provavelmente será um processo trabalhoso.
      Espero ter ajudado, mas se tiver mais dúvidas, conte conosco. Boa sorte! 🙂

      Responder
  36. Tom Fernandes

    Muitooo esclarecedor. Fiz há alguns anos, um módulo básico de web design, ao longo desse período, não utilizei mais ferramenta alguma ou trabalhei na área. Hoje, preciso criar um site mais dinâmico, flexível, etc. Sua matéria me ajudou a definir a escolha: WordPress. Demora um pouco mais, porém, o resultado, sem dúvida, para o que eu preciso, será o diferencial. Parabéns pelo post. =D

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Tom, obrigado pelo seu comentário! Acho que fez uma excelente escolha ao optar pelo WordPress.
      Boa sorte com o seu site e qualquer dúvida estamos por aqui. 🙂

      Responder
  37. Rodolfo

    gente se vocês forem criar sites para algum cliente, não criem sites no word press, porque o wp o teu site fica muito vulnerável nele porque ele não tem contato de suporte para te reclamar na empresa word press ou alguma empresa que esteja representando ela,se caso o teu site der algum problema, e outro problema do word press também é que a plataforma dele está sempre mudando de configuração a todo momento, e a empresa não te avisa por email que ela está atualizando a plataforma dela. E outro problema também que os plugins todo tempo se desatualiza, ou seja, se voce instala um plugin do nada ele começa a te avisar que esta desatualizado, ai tu tem que ficar todo o tempo atualizando desnecessariamente, e os plugins mesmo assim não são muito confiáveis porque geralmente esse plugins são feito por pessoas que nem sempre tem conhecimento do programação para manter a segurança do site, mesmo ela tendo conhecimento, mas a maioria desses usuários não são confiáveis. E mesmo assim todas as plataformas são sujeitas a serem invadidas por hackers devido essas mudanças de configuração que o word press tem e mesmo as outras plataformas não sofrendo essas mudanças de configuração, e isso é ruim para o rankeamento do teu site no google, principalmente no word press, porque por mais que o teu site seje aceito pelo google, o google vai perceber essas falhas no wp e não vai rankear o wp na sua plataforma porque a velocidade de rankeamento do word press vai ficando fraca com o tempo pela forma como ele é configurada dentro de sua plataforma. Eu sei que a maioria usa o word press pelas facilidades, Layouts prontos, mas o word press pela experiencia que eu tive mesmo pagando hospedagem com base no estudo que eu fiz na plataforma dele, porque eu ja tive site no word press, foi uma decepção! É muito melhor voce escolher criar site em outras plataformas confiáveis e que você tenha menos problemas e não esses problemas que citei. Eu sugiro que vocês não criem sites usando a plataforma do word press, o Word Press não é uma plataforma confiável para se criar sites ou blogs, escolham outras plataformas

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Rodolfo, obrigado por compartilhar a sua opinião sobre o WordPress.

      Permita-me comentar sobre os pontos que colocou, pois creio que será muito importante e útil para os leitores do site.

      1. Suporte: o WordPress (.org) é gratuito e não possui uma equipe de suporte, mas na internet há um vasto material publicado e fóruns especializados sobre ele. Além disso, o WordPress conta com a colaboração de desenvolvedores de todo o mundo no aperfeiçoamento da ferramenta. Para receber suporte do próprio WordPress, é preciso contratar um plano no WordPress.com, que é pago e funciona de modo diferente do WordPress.org. Caso contrate uma empresa para criar o seu site no WordPress (.org), ela poderá lhe dar suporte da ferramenta. Em outras palavras, é possível contar com suporte para o seu site WordPress de diversas formas. Inclusive essa é uma das vantagens do WordPress.

      2. Atualizações: realmente o WordPress e os plugins são atualizados periodicamente, mas isso é um ponto positivo. Essas atualizações trazem melhorias de segurança e funcionamento, e fazem com que o WordPress e os plugins fiquem cada vez melhores. Fazendo uma analogia com o celular, é como receber atualizações do sistema operacional (Android, iOS etc.) e dos aplicativos. Isso é comum e esperado pelos usuários, que contam sempre com versões superiores e atualizadas.

      3. Confiabilidade dos plugins: este ponto que citou é muito importante, pois há plugins bons e ruins no WordPress. Antes de instalar um plugin, é recomendado que veja sua nota, a opinião de usuários e o número de downloads. Há muitas empresas e profissionais sérios construindo plugins para o WordPress. Plugins bons são confiáveis, bem avaliados e populares.

      4. Ranqueamento do Google: diversos fatores podem influenciar o ranqueamento de um site e isso não depende exclusivamente da ferramenta. E se fosse, o WordPress é uma das plataformas mais otimizadas para o Google. Ela permite que você utilize URLs amigáveis, a maioria dos temas vem com as marcações de HTML (ex: title, description, H1, H2 etc.), que permitem que o Google compreenda e indexe melhor o seu conteúdo e por aí vai. Naturalmente, qualquer vulnerabilidade no seu site, seja qual for a ferramenta, poderá facilitar a invasão de hackers. Se isso acontecer, seu site poderá sair do ar e então prejudicar seu ranqueamento no Google. Para evitar isso, é muito importante manter o seu WordPress atualizado, assim como os seus plugins, que precisam ser seguros e confiáveis, como falamos anteriormente.

      Nós acreditamos muito no WordPress, tanto que o escolhemos para ser a plataforma deste site! 😀

      É uma pena que tenha tido uma experiência ruim com o WordPress. Se você tiver alguma dúvida que possamos esclarecer sobre essa plataforma, deixe um comentário, que teremos prazer em responder.

      Responder
  38. Bruna Vieira

    Parabéns pela análise e comparativos bem didáticos!
    Vou de WordPress. Muito obrigada !

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom que gostou, Bruna! =)
      Boa sorte com o site!

      Responder
  39. Bruno Dantas

    Dificilmente deixo comentários na internet, mas não poderia deixar de reconhecer seu trabalho. Parabéns pelo belo artigo sobre o comparativo entre Wix e WordPress. Não sou profissional da área e construo meu conhecimento sobre construção de sites via internet. Sua didática, habilidade com as palavras e poder de síntese são de chamar a atenção. Em minhas leituras na web, faz tempo que não leio um texto tão bem redigido e esclarecedor . Parabéns mais uma vez!

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Bruno!
      Seu comentário é muito importante para nós. Sempre escrevemos pensando em fazer o melhor para os leitores, mas são feedbacks como o seu que nos indicam o caminho certo. Obrigado por nos deixar essa mensagem! Precisando de algo, estamos por aqui. Abraços!

      Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Vanessa!
      Essa pergunta é muito pertinente. Em resumo, o WordPress oferece mais flexibilidade e autonomia para otimização (SEO) do que o Wix, mas todas essas configurações precisam ser feitas por você ou por algum profissional. Explico melhor abaixo:
      No WordPress, por exemplo, você precisará configurar as URLs amigáveis (ex: site.com.br/como-criar-um-site), pois como padrão elas vêm com caracteres e números (ex: site.com.br/?p=123), que não são legíveis para os buscadores. Você também precisará instalar um plug-in de SEO (nós utilizamos e recomendamos o Yoast SEO), que te fornecerá vários recursos, dentre eles a palavra-chave do artigo, e os campos de título e a descrição de cada página, que serão exibidos nos resultados de busca. Outro ponto, bem interessante, é que você pode otimizar outros itens para melhorar o desempenho do site, desde a estrutura da página (html) até a velocidade de carregamento dele, contribuindo para o seu posicionamento no Google.
      No Wix, a plataforma já vem com o módulo de SEO funcionando, e a hospedagem é oferecida pela própria empresa. Por conta disso, você tem menos liberdade para fazer algumas configurações. No entanto, continua tendo liberdade para escolher as palavras-chave, URLs e outros dados citados acima. Além disso, é muito mais simples e fácil de usar, principalmente para quem não tem conhecimento técnico.
      Sendo assim, nossa sugestão é que:
      – Se você não quer se preocupar com nenhum tipo de configuração, vá de Wix, que já traz tudo pronto, cabendo à você cuidar apenas do conteúdo.
      – Se você não tem medo de lidar com algumas configurações adicionais (que podem ser encontradas em diversos tutoriais na internet), então vá de WordPress, pois você terá mais liberdade em diversos aspectos do seu site.
      Esperamos ter ajudado! Se ainda tiver dúvidas, basta entrar em contato.
      E boa sorte com o site!

      Responder
      • Iris

        O Wix tem um SEO cheio de problemas. Os posts dos blogs, por exemplo, nunca aparecem no google. O meu site, às vezes eu digito nome e sobrenome e não aparece no google. Digito assim: “Iris Lopes Wix” e não aparece. Por isso estou procurando alternativas. Queria algum outro fácil de customizar como o WIX. O tumblr parece possível para quem sabe html, mas eu não sei muito.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Íris!

          Vi que o seu site tem 185 resultados indexados no Google. Para ver isso, insira site:ilopesart.wix.com no campo de busca e ele mostrará todas as URLs encontradas pelo Google para o site. De qualquer forma, realmente os posts do blog não parecem estar sendo indexados. O Wix afirma que segue à risca todas as recomendações de SEO do Google e do Bing, então é mesmo muito estranho que esse conteúdo não tenha sido indexado. Veja o que o Wix fala sobre o SEO deles neste artigo. Uma sugestão seria você entrar em contato com o suporte antes de criar seu site em outra plataforma. Acredito que eles poderão dizer o que fazer para corrigir esse problema.

          Caso queira trocar de plataforma e SEO seja uma prioridade para você (o que faz muito sentido), recomendo que crie seu site com o WordPress. Ele é menos intuitivo que o Wix, mas é muito versátil e ótimo para quem tem blog. Ele já vem preparado de maneira nativa para o SEO e pode ficar ainda melhor com a instalação de alguns plugins. É uma ferramenta que você levará “para a vida toda”, se quiser, pois seu site não ficará preso à uma empresa. Os criadores de sites em geral não conseguem oferecer esse nível de customização de uma ferramenta como o WordPress. Já o tumblr eu não conheço a fundo, mas ele parece muito limitado para o que você precisa.

          Vou deixar alguns links aqui do blog que podem te ajudar a tomar uma decisão, ok?

          13 motivos para criar seu site no WordPress
          Como criar um site WordPress
          Criador de Sites (o que é, quais são as empresas e como funciona)

          Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato novamente! Esperamos conseguir ajudá-la a tomar a melhor decisão para o seu site! 🙂

        • Babis Dias

          Verdade. Os posta do Wix não aparecem no Google.

        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, na verdade os conteúdos postados no Wix aparecem no Google. Se não estão aparecendo, é possível que esteja com alguma configuração ativada no site, para que ele não seja indexado pelos mecanismos de busca. Você pode acessar essas opções no painel do Wix, na seção SEO.

      • Iris

        Vocês são top! Obrigada pela resposta informativa. Ainda estou avaliando todas as possibilidades.
        🙂

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigado, Iris! Estamos à disposição 😀

  40. Gabriel

    Também curti bastante a sua matéria! Bem esclarecedora para quem não tem conhecimento técnico mas tem vontade de empreender! Continuem nessa linha que vocês vão longe.

    Grande abraço

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gabriel. Muito obrigado pelo seu comentário! Ficamos felizes em saber que pudemos ajudar. Um grande abraço e sucesso no seu empreendimento!

      Responder
  41. Marcelo

    Parabéns pela matéria!
    Altamente esclarecedora. Cheguei aqui com um ponto de interrogação na testa, sem ter a mínima ideia do quê eu precisava e quais seriam as diferenças entre os dois, dos quais somente havia ouvido falar até agora por anúncios que vi em minha timeline do Facebook.
    Após ler o texto claro, direto, didaticamente elaborado, ilustrado, facílimo e agradável de ler, saio com a certeza de que no meu caso o Wix resolve plenamente e me facilita a vida.
    Gostaria de agradecer sinceramente, a quem se deu ao trabalho de redigir esta matéria, gastou seu tempo e teve tanto capricho no informar bem.
    Fez toda a diferença para mim, que quero iniciar agora um negócio digital. Minha vontade é de apertar a mão olhando nos olhos de quem escreveu.
    Um grande abraço e MUITO OBRIGADO!!

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marcelo!
      Muito obrigado pelo seu comentário! Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi útil para você! Apesar de escrevemos sempre com esse intuito, receber uma mensagem como a sua nos motiva a continuar dando o nosso melhor. Desejamos muito sucesso no seu negócio digital, e conte conosco para o que precisar!
      Um grande abraço da nossa equipe! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉