Criador de sites GoDaddy

Criador de sites GoDaddy
  • Produto: Novo Criador de Sites GoDaddy.Novo criador de sites GoDaddy: comece gratuitamente
  • Preço: a partir de R$ 23,99/mês (teste grátis).
  • Indicado para: quem quer criar um site profissional e otimizado, de forma rápida.
  • Avaliação geral: Muito bom.
  • Resumo: É uma ferramenta que permite criar um site atraente e funcional, com uma ótima experiência tanto para o dono do site quanto para os visitantes. Sua simplicidade, por outro lado, pode frustrar usuários avançados, que buscam mais recursos e personalização.

Visitar site

Prós e contras

PrósContras
Muito fácil e rápido criar um siteE-mail não incluído
Pode-se testar gratuitamente por 30 diasNão possui versão gratuita
Permite publicar um site, mesmo sem domínioTemas customizáveis, com limitações
Bom nível de personalização E-commerce restrito (integração PayPal)
Imagens profissionais gratuitas Não possui recurso de blog
Ferramenta em português
Suporte técnico por telefone
Certificado SSL grátis a partir do plano Business
Temas responsivos (adaptados para dispositivos móveis)

Sobre o criador de sites GoDaddy

A GoDaddy, empresa líder mundial no registro de domínios, lançou recentemente um novo criador de sites. Nós, que dois anos atrás fizemos um review da antiga ferramenta, experimentamos o novo criador de sites para contar para vocês como foi a experiência.

templates criador de sites godaddy

O que mudou?

Antes de iniciar a análise, gostaria de destacar as mudanças que mais me chamaram a atenção, em comparação com o construtor antigo.

A primeira mudança é que a ferramenta é totalmente nova e muito mais fácil de usar. A segunda, também positiva, é que agora todos os planos possuem temas responsivos, ou seja, que se ajustam automaticamente conforme a tela do usuário. Em terceiro lugar está o certificado de segurança SSL, que vem por padrão nos planos a partir do Business e que é uma das grandes tendências do momento. E por último, uma novidade que eu considero muito boa para os usuários: é possível testar a ferramenta por 30 dias gratuitamente, não sendo necessário inserir nenhum cartão de crédito.

O único ponto negativo do novo criador é que ele não conta mais com o e-mail, recurso que era oferecido na ferramenta antiga. Para ter um e-mail, é preciso contratar o serviço à parte.

Como funciona o novo criador de sites GoDaddy

Como toda ferramenta deste tipo, o criador de site da GoDaddy permite que qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, possa criar o seu próprio site com facilidade e rapidez.

Através de um painel intuitivo e fácil de usar, você pode personalizar o tema do seu site, inserir o seu conteúdo e publicá-lo em poucas horas, sem inserir uma linha de código sequer. Uma vez publicado, é possível editar e atualizar o seu site quantas vezes quiser, bastando acessar o painel do criador da GoDaddy.

Para mostrar a vocês como a ferramenta funciona na prática, nós testamos e registramos abaixo todos os passos desta experiência. Vamos lá? Se preferir, clique aqui e veja a avaliação final.

Acesso à ferramenta

A primeira novidade foi que consegui acessar a ferramenta pela minha conta no Facebook. A GoDaddy então identificou que eu já tinha uma conta no site e me perguntou se eu preferia criar uma nova conta ou acessar a conta atual.

Criar conta

Optei por acessar a conta atual e imediatamente comecei a usar a ferramenta, sem precisar colocar nenhum cartão de crédito nem me comprometer de nenhuma forma. Achei isso uma grande sacada deles, já que incentiva os usuários a experimentarem o construtor.

A ferramenta começa abrindo uma tela com perguntas sobre o meu site, tipo um assistente, com 2 perguntas básicas: qual o tema e o nome do meu site.

Assistente etapa 1-2

Aqui eu fiquei impressionada com a preocupação que eles tiveram com a experiência do usuário. Ao digitar o tema do site, aparece uma lista de sugestões para você escolher. Ao selecionar uma delas, aparecem várias imagens que remetem ao tema que você escolheu, que serão disponibilizadas gratuitamente naquele tema.

Basta escolher o tema do site, escrever o nome dele e clicar em “Comece já” para abrir o editor e dar continuidade à personalização do site.

Editor boas-vindas

Temas

Dentro do segmento que escolhi, que foi “conserto de automóveis”, o editor abriu 7 opções de tema, cada um com um estilo um pouco diferente. Confesso que fiquei um pouco desapontada com as variações, pois achei todas muito parecidas, mas não deixa de ser interessante para personalizar ainda mais o layout do site. Abaixo está um vídeo que gravei com as variações de tema que acabei de mencionar.

Sobre as possibilidades de customização do tema:

  • É possível escolher as cores do tema dentro de uma paleta pré-definida de 30 cores.
  • Pode-se customizar as fontes, de uma lista de 20 fontes bem interessantes. Optei por manter a fonte sugerida.
  • A qualquer momento você pode visualizar como o site está ficando (no desktop e no mobile) e as alterações vão sendo salvas automaticamente, o que é uma mão na roda para quem se esquece de fazer isso (como eu!). O único problema é que não encontrei um lugar para voltar (desfazer) alguma ação. Troquei uma foto para testar e depois tive dificuldade em colocá-la de volta.

Editor de sites

Como disse anteriormente, o editor é bem fácil de usar e em alguns minutos você já começa a se familiarizar com os recursos e o funcionamento da ferramenta.

A área “Editar” é onde está a maioria das opções de personalização do site. Já a área “Tema” é onde ficam as fontes, cores e estilos, que você provavelmente mudará uma vez apenas, até ficar satisfeito.

Para customizar qualquer conteúdo do tema, basta clicar na seção correspondente, que ela abrirá as opções de configurações. Em geral, as seções se dividem entre cabeçalho, rodapé e páginas do site. Vou explicar as principais abaixo, para você entender o que é possível fazer com a ferramenta.

Cabeçalho

O cabeçalho é a área superior do seu site e uma das mais importantes, pois é a de maior visibilidade. É nela que você irá inserir o nome do seu site (ou logotipo) e definir a imagem de destaque, por exemplo. Também poderá inserir outras informações importantes, como uma chamada para ação, convidando o usuário a fazer uma ação que você espera (como um cadastro, uma compra ou o download de um e-book).

Escolha layout cabeçalho

O criador de sites GoDaddy permite fazer diversas edições no cabeçalho, como:

  • Carregar uma imagem de logotipo (ou inserir um texto, como eu fiz no teste).
  • Inserir e editar um botão, usado para destacar alguma área do site ou promoção.
  • Editar a área de texto, inserindo ou removendo títulos e parágrafos. Tudo de forma muito fácil, apenas com alguns cliques.
  • Mudar totalmente o layout, escolhendo outra opção sugerida pela ferramenta (como na imagem acima).

Imagens profissionais

Para personalizar o site, é possível usar as imagens profissionais que já vêm no próprio criador de sites ou subir as suas imagens. O mais interessante é que o tema já traz imagens profissionais da Getty Images (um dos melhores bancos de imagens do mundo) de acordo com o seu negócio. As imagens do acervo são muito bonitas e profissionais. Uma pena que são apenas 13 imagens (pelo menos no tema que escolhi).

Páginas

O tema que eu escolhi é de uma página apenas, o que é adequado para sites pequenos ou com pouco conteúdo. Mas inserir uma página no tema foi bem tranquilo e a ferramenta automaticamente criou um menu no topo do site. A sensação é de tudo foi pensado para facilitar a vida do usuário.

Ainda sobre as páginas, é possível inserir seções ou editar as existentes com facilidade. Para cada seção do site há uma variedade de layouts possíveis, que você pode visualizar e testar na hora.

Personalizar seção

Agora um ponto importante que deixa a desejar na ferramenta: é possível escolher um layout para determinada seção do site, mas há pouca liberdade para editá-lo. Por exemplo, na imagem do cabeçalho, queria mover o texto e o botão para a direita, pois a foto que escolhi tinha informação à esquerda, e não consegui.

Em outro caso, ilustrado na imagem abaixo, queria mover a foto para a esquerda e o bloco de texto para a direita, mas não pude, pois não existia um layout deste tipo, e não é possível arrastar e soltar elementos dentro de um mesmo layout de seção. Neste ponto, o criador de sites GoDaddy perde para outras ferramentas, que contam o recurso de arrastar e soltar.

Editor personalizar seção

Outras edições que realizei em páginas e vale a pena comentar:

Cadastro de e-mail para envio de newsletter

Na seção de cadastro de e-mails é possível editar o texto, o botão e até mesmo a mensagem de agradecimento, que já vem com uma sugestão pronta para você usar. No entanto, não encontrei espaço para editar ou inserir novos campos do cadastro. Isso significa que não é permitido, por exemplo, inserir o campo “nome” no formulário, o que pode ser limitador em muitos casos.

Editor - personalizar seção

Uma funcionalidade interessante, no entanto, está no botão “criar um e-mail”, que te leva para uma ferramenta de e-mail marketing da própria GoDaddy, oferecida gratuitamente no plano superior do criador de sites (o Business Plus).

Não testamos essa ferramenta, mas vimos que ela possui diversos recursos úteis de gerenciamento de e-mails e criação de templates. Os templates do e-mail, por exemplo, são sugeridos com base no design do seu site, tornando os e-mails mais atraentes para os seus clientes. Também é possível acompanhar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing e gerenciar sua lista de e-mails de forma fácil.

Painel e-mail marketing

Mapas e formulários

Inserir um mapa no site é extremamente simples, bastando colocar o endereço no respectivo campo do editor. Já o layout é um pouco limitado e pelo menos no tema que escolhi, havia apenas uma opção de cor de mapa, em duas disposições diferentes: largura total e metade da largura. Esta limitação não chega a ser um problema, mas significa que não dá para ser muito criativo neste momento.

Personalizar mapa

Também é possível inserir e/ou editar formulários, mas de forma limitada. Ao editar um formulário de contato, que já vinha pronto no tema, não pude, por exemplo, inserir um campo extra para telefone. Pude apenas editar o texto dos campos já existentes.

Otimização de sites

Um dos grandes benefícios divulgados pela GoDaddy para este produto é de que ele é otimizado para o Google. De fato ele é em alguns pontos, como na responsividade dos temas. O próprio Google já afirmou que sites que se adaptam aos celulares têm vantagem nos resultados de pesquisas feitas por este tipo de dispositivo.

Site pronto desktop e mobile

Mas nós sabemos que para estar bem posicionado no Google é preciso cuidar de outros aspectos, relacionados ao código-fonte do site, à qualidade do conteúdo publicado, à reputação do site e por aí vai. Por isso, é importante entender que, para ter um site otimizado para os buscadores, é fundamental, antes de mais nada, seguir as técnicas de SEO (sigla que em português significa otimização para os mecanismos de busca).

E por falar em SEO, ele está presente no criador de site da GoDaddy, no menu de configurações do editor. Nele é possível fazer um SEO bem básico.

Nos planos a partir do Business é possível utilizar gratuitamente a ferramenta de visibilidade em mecanismos de busca, oferecida pela GoDaddy. A ferramenta funciona como uma espécie de assistente, que ajuda o usuário a seguir boas práticas de SEO, sem que seja preciso entender do assunto. Quem conhece ou trabalha com SEO no dia a dia pode achar a ferramenta bastante limitada.

SEO assistente

Configurações do site

Esta área fica localizada no menu à esquerda do painel (imagem abaixo) e permite que sejam realizadas as seguintes configurações:

  1. Dados gerais do site – são as informações já preenchidas no assistente de criação e que podem ser editadas a qualquer momento (ex: categoria do site).
  2. Configuração de domínio – para criar um site no criador de sites GoDaddy, não é necessário ter um domínio, ainda que seja altamente recomendável ter um. Caso não tenha um domínio, o seu site será publicado em um subdomínio como nomedosite.godaddysites.com.
  3. Contas sociais – local onde você insere os links dos seus perfis nas redes sociais, que serão exibidos no site (que no nosso tema, está no rodapé).
  4. Google Analytics – você pode inserir o seu código da ferramenta para acompanhar as estatísticas do seu site.
  5. Redefinir site – neste recurso, é possível apagar todo o seu site e começar de novo. Apesar de ser útil para quando está se testando a ferramenta, deve ser usado com cuidado.
configurações do site

Blog

Ao contrário dos construtores de sites mais populares, o criador de sites GoDaddy não oferece o recurso de blog.

É verdade que nenhum construtor de sites possui um recurso de blog completo, como temos em uma plataforma como o WordPress. Mas muitas vezes esse recurso “quebra um galho”, quando a empresa quer apenas compartilhar novidades esporádicas para a sua base de clientes.

E-mail

O novo criador de sites GoDaddy não oferece e-mail, o que talvez seja o único ponto negativo desta nova ferramenta em comparação com a antiga. Por outro lado, esta parece ser uma tendência da GoDaddy e de outras empresas, que não tem mais oferecido o e-mail gratuito no plano.

Isso não chega a ser um problema, mas torna-se uma desvantagem da GoDaddy frente a outros construtores que incluem o e-mail, como os criadores da HostGator e da Locaweb, por exemplo.

Clientes deste plano que queiram usar e-mail, podem contratar o serviço à parte na própria GoDaddy ou em um provedor como o Gmail, que oferece a versão paga G Suite.

E-commerce

O recurso de loja virtual da GoDaddy é bastante restrito e não atende aos clientes interessados em criar um e-commerce. Há apenas uma integração com o PayPal, que funciona muito bem, mas que não traz muitas opções.

São oferecidos apenas 3 layouts, que servem para pequenas vendas online ou doações. O dono do site cadastra um produto ou serviço à venda, conforme o exemplo abaixo. Os visitantes que tiverem interesse, podem clicar no botão e comprar o que está sendo vendido, desde que o pagamento seja feito via PayPal.

Integração PayPal

Você pode adicionar diversos produtos, mas irá enfrentar algumas limitações de layout. Provavelmente precisará empilhar blocos de conteúdo e customizar cada um deles com um produto ou serviço. Ou seja, nada parecido com uma interface de loja virtual.

Sobre o cadastro no PayPal, até onde vi é feito de maneira automática e parece funcionar assim que o site é publicado. É possível que seja preciso completar o cadastro no site, caso você já não tenha um.

Certificado de Segurança (SSL)

Um dos diferenciais desta nova ferramenta da GoDaddy, e que é tendência na criação de sites, é o uso padrão do protocolo HTTPS. Em outras palavras, os sites criados nesta plataforma utilizam o certificado de segurança SSL, que vem se tornando cada vez mais importante para quem quer estar bem posicionado no Google.

SSL

O SSL vem habilitado a partir do plano Business, tanto no subdomínio da GoDaddy, como em um domínio próprio.

Edição do site pelo celular

A interface “wipe-to-style”, como é chamada pela GoDaddy, é a versão mobile do editor e parece funcionar muito bem, até onde testei. O acesso ao editor de sites foi rápido (em rede banda larga) e todas as seções da ferramenta funcionaram corretamente.

É um excelente recurso para quem precisa atualizar o site e está sem acesso a um computador. Todas as edições podem ser feitas diretamente pelo celular e publicadas imediatamente na internet. Abaixo você pode conferir algumas telas da ferramenta mobile.

Editor smartphone

Criação de fanpage automática

A GoDaddy oferece um recurso muito interessante no criador, que eu fiz questão de testar porque queria confirmar se realmente funcionava. Ao criar um site, é possível criar uma fanpage no Facebook para ela de forma automática, com a ajuda da ferramenta da GoDaddy.

O processo é rápido e funciona mesmo. Você dá um clique, autoriza o app da GoDaddy no Facebook e pronto! Ele cria uma fanpage usando as imagens e informações do seu site e coloca você como administrador. Você só precisa terminar de personalizar a página. 🙂

Recurso FanpageFanpage

Para quem já tem uma fanpage, a ferramenta ajuda a mantê-la atualizada. Não sei bem como funciona, mas basta experimentar.

Avaliação final

De modo geral, criar um site no criador de sites GoDaddy foi uma tarefa fácil e divertida. A simplicidade da ferramenta faz com que você se sinta um verdadeiro designer, o que o incentiva a continuar e não abandonar a criação do site. Sei que esta etapa pode ser difícil, principalmente para quem não tem conhecimento técnico, mas a ferramenta GoDaddy faz com que essa atividade seja prazerosa (pelo menos para mim). 🙂

Das ferramentas que já testei, esta foi uma das mais rápidas para criar um site. Em cerca de duas horas o site já estava criado e publicado. E olha que eu fiz edições em todo o tema.

Para clientes exigentes e que esperam um nível de customização avançado, o construtor pode deixar a desejar. Esta é uma ferramenta para quem quer um site com layout pronto e com algumas opções de personalização.

Os recursos são bons, com alguns diferenciais, como responsividade e SSL. Por outro lado, faltam outros, como blog, e-commerce e e-mail.

Ainda assim, o resultado é um site profissional, funcional e que se adapta perfeitamente aos mais variados tamanhos de tela. No vídeo abaixo você pode visualizar o site que criamos na ferramenta.

Aproveite para testar grátis por 30 dias

Planos e preços

Os planos do novo criador de sites GoDaddy são divididos em 3 opções: Pessoal, Business e Business Plus. O plano mais básico já conta com ótimas funcionalidades, mas perde pontos por não ter o certificado SSL, nem a integração com o PayPal, que não podem ser feitas por conta própria. Por conta disso, na maioria dos casos o plano intermediário é a opção com melhor custo-benefício.

Planos e preços novo criador de sites GoDaddy

Para que você possa entender melhor as diferenças entre os planos, vou explicar um pouco sobre cada recurso oferecido.

Design móvel receptivo

Nada mais é do que o design responsivo, que vem gratuitamente em todos os planos. Isso significa que o site se adapta à tela do usuário, o que melhora a experiência do usuário e favorece o posicionamento do site nos mecanismos de busca. Um recurso indispensável hoje em dia.

Hospedagem de sites

A hospedagem é necessária para que um site funcione na internet, e como em qualquer criador de sites, é oferecida gratuitamente em todos os planos.

Integração com PayPal

Os clientes que desejam aceitar doações ou pagamentos via PayPal podem contar com a integração automática oferecida a partir do plano Business. É um recurso útil apenas para os que precisam desta funcionalidade.

Segurança (SSL)

Os planos Business e Business Plus contam com um certificado de segurança gratuito. Antes recomendado apenas para lojas virtuais, o SSL vem tornando-se uma necessidade cada vez maior para qualquer tipo de site.

Otimização de sites (SEO)

Esta é uma ferramenta externa da GoDaddy, oferecida gratuitamente para clientes a partir do plano Business. Apesar de ser um assistente útil para quem não entende nada de SEO, esta ferramenta cobre uma parte bem pequena do tema.

Clientes que desejam investir em SEO devem considerar o uso de uma ferramenta mais amigável para os buscadores, como o WordPress.

E-mail marketing

A ferramenta de e-mail marketing da GoDaddy é oferecida apenas no plano mais caro, o Business Plus. É uma ferramenta útil, mas opcional, já que há diversas opções no mercado, inclusive gratuitas, como o MailChimp.

Integração com mídia social

O plano Business Plus do criador de sites GoDaddy também oferece integração com as redes sociais. O criador de sites cria uma página no Facebook de forma automática ou administra a que você já tem, publicando na sua fanpage toda vez que você inserir alguma novidade no seu site.

Velocidade otimizada de forma global

Embora não expliquem muitos detalhes, este recurso parece se referir à CDN, rede de entrega de conteúdo que acelera o carregamento de um site ao distribuir cópias para servidores espalhados no mundo. Como a explicação técnica é longa, o mais importante é entender que o objetivo é aumentar a velocidade de carregamento do site e melhorar a experiência dos visitantes. Este recurso está disponível apenas no plano Business Plus.

Suporte

A GoDaddy oferece suporte técnico aos clientes de segunda a sexta, em horário comercial. O suporte é o mesmo, independente do plano contratado.

Sobre a GoDaddy

GoDaddyA GoDaddy é líder mundial no registro de domínios e uma das maiores empresas de hospedagem do mundo, com mais de 13 milhões de clientes. Desde 2013, a empresa marca presença no Brasil, com um site em português e pagamento em Real.

As formas de pagamento aceitas incluem boleto, cartão de crédito e pré-pago (Visa, Mastercard, Diners, Elo, Hipercard e Mercado Pago), cartão de débito e transferência bancária.

Visitar site

Deixe um comentário