Criador de sites GoDaddy: saiba tudo sobre a ferramenta

Criador de sites GoDaddy

Escolher um criador de sites pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, por conta da grande variedade de opções e de recursos presentes em uma solução desse tipo. Afinal, como descobrir se uma ferramenta é boa, antes mesmo de experimentá-la?

Este artigo tem como objetivo te ajudar a encontrar essa resposta, através de uma análise detalhada do criador de sites da GoDaddy. Para quem não conhece, a GoDaddy é uma empresa mundialmente conhecida e líder em registro de domínios. Nós testamos a ferramenta e vamos compartilhar tudo sobre ela, para que você também possa conhecer e decidir se é ideal para você! Vamos lá? 🙂

O que é e como funciona o criador de sites da GoDaddy

Tela exibindo um dos templates do criador de sites da GoDaddy, com o tema montanhismo

O criador de sites da GoDaddy se propõe a ser uma ferramenta que vai além da criação do site. Chamada de Sites + Marketing, ele conta com o construtor de sites e também uma série de recursos de marketing digital, com o objetivo de ajudar o usuário a promover, rentabilizar e melhorar sua presença online. E-mail marketing e publicação em redes sociais são exemplos de funcionalidades presentes nesta ferramenta.

Para quem é indicado?

Por ser uma ferramenta incrivelmente fácil de usar, o criador da GoDaddy é indicado para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico. Todo o processo de criação é acompanhado pela ferramenta, que faz recomendações e funciona como uma espécie de guia, até a publicação do site. Ela ainda conta com recursos que a tornam ideal para profissionais liberais, empreendedores e pequenos lojistas.

Em dúvida sobre onde criar seu site? Compare e escolha o melhor criador de sites

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes Pontos fracos
É incrivelmente fácil de usar. Possui uma variedade reduzida de temas.
O editor de sites funciona em qualquer dispositivo, inclusive celulares. O nível de customização é um pouco restrito, especialmente para usuários avançados.
Os temas são responsivos e podem ser alterados a qualquer momento, mesmo após a publicação do site. O plano não conta com e-mail profissional.
Possui ferramentas de marketing integradas ao criador de sites, como e-mail marketing e publicação em mídias sociais. Não há muitas integrações com meios de pagamento e envio no plano de loja virtual.
A loja virtual permite vender produtos físicos e digitais.  
Conta com o recurso de agendamento online para venda de serviços (ex: aulas, workshops, eventos etc.).  
Possui recurso de blog.  
Conta com certificado SSL grátis.  
Permite rentabilizar o site com anúncios, através do Google Adsense.  
Permite testar gratuitamente por 1 mês.  
Possui garantia de satisfação de 30 dias.  
Oferece suporte por telefone.  

Principais recursos da ferramenta

O criador de sites da GoDaddy possui uma grande variedade de recursos, por isso detalharei aqui os que considero mais importantes na hora de escolher esse tipo de ferramenta. Todos esses recursos estão relacionados, de alguma forma, ao visual, ao desempenho e à experiência do usuário no site.

Temas

O criador de sites da GoDaddy conta com temas responsivos, que se ajustam aos dispositivos dos usuários, sejam eles celulares, tablets ou computadores. Apesar do visual mais simples, os temas são modernos, profissionais e podem ser amplamente customizados.

Exemplo de tema do criador de sites da GoDaddy em computadores e celulares
Exemplo de tema do criador de sites da GoDaddy em computadores e celulares

Na GoDaddy a seleção do tema é feita inicialmente pela ferramenta, após a escolha da categoria do site pelo usuário. Esse processo facilita a construção do site, uma vez que o tema já vem com conteúdo de marcação e um acervo de imagens profissionais voltados para essa categoria.

A quantidade de temas é restrita a um pouco mais de 20 opções e a diferença visual entre eles é pequena, servindo como um ponto de partida para o site. A vantagem, no entanto, é que o usuário pode alterar o tema ou a categoria a qualquer momento, algo raro mesmo nos criadores de sites mais populares.

É possível testar e aplicar outros temas a qualquer momento
É possível testar e aplicar outros temas a qualquer momento

Editor e facilidade de uso

O editor de sites da GoDaddy está entre os mais fáceis de usar do mercado. Apesar de não funcionar no modo arrastar e soltar, a interface é intuitiva e a maioria das funções pode ser acessada em um ou dois cliques.

Toda essa facilidade traz vantagens e desvantagens. No lado positivo, tudo é muito prático e pensado para o usuário. As fontes, as cores e os elementos já estão prontos para serem usados, reduzindo o tempo de criação do site. A inserção de conteúdo em blocos também protege o layout de “quebrar” e garante uma boa usabilidade. Por outro lado, usuários mais avançados podem ter a sensação de que há menor liberdade de customização.

Lista com opções de seções para incluir no site
Lista com opções de seções para incluir no site

E-mail marketing

O criador de sites da GoDaddy vem com uma série de ferramentas de marketing integradas para auxiliar o usuário a promover e rentabilizar o seu negócio na internet. Um desses recursos é o e-mail marketing, um dos diferenciais da ferramenta.

O serviço, incluído em todos os planos, permite criar campanhas de e-mail para envio aos clientes (assinantes) e está acessível pelo mesmo painel do criador de sites. Há modelos prontos e imagens profissionais gratuitas para uso, assim como também há liberdade para criar uma peça inteiramente do zero.

Edição de uma peça de e-mail marketing disponível na ferramenta
Edição de uma peça de e-mail marketing disponível na ferramenta

Uma vez que a peça foi criada, ela pode ser enviada para a base de assinantes desejada, de forma imediata ou programada. Posteriormente, é possível acompanhar o sucesso da campanha, com dados de abertura, cliques e outros. Todos os planos contam com o serviço de e-mail marketing, com limites de 100 a 25.000 envio mensais, dependendo do plano contratado

Integração com redes sociais

Muitos criadores de sites possuem integração com as redes sociais, mas o da GoDaddy vai além, ao permitir conectar e gerenciar suas redes sociais a partir de um painel integrado à ferramenta.

Crie, programe e publique nas redes sociais com o criador de sites da GoDaddy
Crie, programe e publique nas redes sociais com o criador de sites da GoDaddy

Além de visualizar e agendar publicações em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Google Meu Negócio, é possível acompanhar seu desempenho pela ferramenta. O recurso de mídia social está disponível em todos os planos, com limites que variam conforme o plano contratado.

O criador de sites da GoDaddy permite publicar diretamente nas mídias sociais
O criador de sites da GoDaddy permite publicar diretamente nas mídias sociais

SEO (Otimização para os mecanismos de busca)

Um dos recursos de SEO presentes no criador de sites da GoDaddy é um assistente de otimização, que sugere uma série de ações para que o site tenha uma melhor visibilidade nos mecanismos de busca. Como funciona como um guia, é muito útil para usuários com pouco conhecimento sobre o tema.

A maior parte das ações é voltada para o conteúdo, com a definição e inclusão de palavras-chave nas páginas do site. Cada página é otimizada de forma individual, conforme as boas práticas de SEO. 

Além disso, a ferramenta rastreia todas as imagens do site e permite que o usuário inclua ou edite os textos alternativos (tags ALT) em sequência, dentro do próprio assistente (em vez de ter que localizar as imagens espalhadas pelo site). Essa prática é recomendável para aumentar a acessibilidade das imagens aos deficientes visuais, contribuindo também na otimização para os buscadores.

Uma etapa da otimização é criar o título e a descrição da página para os mecanismos de pesquisa
Uma etapa da otimização é criar o título e a descrição da página para os mecanismos de pesquisa

A integração fácil com a ferramenta Search Console, do Google, também faz parte do pacote de configurações de SEO. Uma vez concluída, a ferramenta acompanha a classificação do site nas pesquisas do Google e faz recomendações de melhoria. O recurso de SEO está presente em todos os planos, à exceção do Basic (plano inicial).

Blog

Outro recurso útil na ferramenta é o blog, onde podem ser publicados artigos informativos e novidades para os visitantes do site. O blog oferecido pela GoDaddy é simples, mas possui as funcionalidades básicas, como título, imagem de destaque, categorias, formatação de texto e inserção de links, imagens e vídeos.

Tela de edição de post, no blog do criador de sites GoDaddy
Tela de edição de post, no blog do criador de sites GoDaddy

O visual do blog pode ser customizado, dentro das opções oferecidas pela ferramenta. Todos os planos contam com o recurso de blog, que apesar de básico, está à altura do que é oferecido pela maioria dos criadores de sites. 

Para aqueles que desejam ter um blog profissional e/ou que pretendem gerar um grande volume de tráfego orgânico através do blog, o WordPress é mais indicado. A propósito, esse não é um problema, já que o criador de sites da GoDaddy permite vincular um blog externo ao site. Basta inserir a URL do feed na ferramenta e ela carrega automaticamente as publicações no site, evitando a necessidade de se recriar o blog.

Compromissos online

Este é um recurso diferenciado e voltado para prestadores de serviços e profissionais que desejam vender pela internet. Com ele, é possível criar compromissos e eventos — recorrentes ou esporádicos — e permitir que os próprios clientes façam o agendamento online. 

Instrutores de Yoga, professores particulares e personal trainers são alguns exemplos de profissionais que podem se beneficiar desse recurso. Empresas também podem aproveitar para oferecer workshops e treinamentos, pagos ou gratuitos, aos seus clientes.

O recurso de compromisso online permite criar e vender eventos
O recurso de compromisso online permite criar e vender eventos

Os eventos podem ser realizados virtualmente (através do Zoom ou Meet) ou presencialmente (em um endereço definido previamente) e contam com capacidade de até 300 participantes (no modo virtual). Empresas com equipes podem atribuir os serviços aos colaboradores, em um limite de até 10 membros.

O recurso de compromisso online está disponível em todos os planos, mas apenas os planos superiores não possuem restrições.

Loja Virtual

O recurso de e-commerce do criador de sites da GoDaddy está disponível apenas no plano “Comércio Eletrônico” e é indicado para pequenos lojistas ou para aqueles que buscam uma ferramenta que reúna site, blog e loja virtual. Veja os detalhes do plano de loja online da GoDaddy neste artigo.

As funcionalidades mais importantes para venda online estão presentes nessa ferramenta. Entre elas estão o cadastro e a importação de produtos, o gerenciamento de estoque, as configurações de envio e pagamento, entre outras. Uma vantagem é que a loja virtual da GoDaddy permite vender produtos físicos e digitais, algo que não é oferecido por todas as plataformas de e-commerce do mercado.

Tela de inserção de produtos na loja virtual da GoDaddy
Tela de inserção de produtos na loja virtual da GoDaddy

Como intermediadores de pagamento, atualmente a ferramenta oferece o Mercado Pago e o PayPal como opções. As formas de envio incluem frete grátis (configurado por região e preço mínimo do pedido), taxa fixa (por pedido ou por peso) e retirada na loja.

O design da loja é padronizado, com algumas poucas opções de personalização, como cores do tema, quantidade de produtos por página e ordem de exibição. O menu de categorias fica à esquerda do site, facilitando a navegação do usuário pela loja e permitindo uma maior quantidade de categorias.

Painel de edição da vitrine da loja virtual
Painel de edição da vitrine da loja virtual

Outros recursos do criador de sites GoDaddy

Como a ferramenta de criação de sites da GoDaddy possui uma extensa variedade de recursos, resumo abaixo outros que não foram detalhados no artigo.

GoDaddy Insight

Trata-se de uma ferramenta proprietária da GoDaddy que monitora o desempenho do seu site e o compara com outras empresas do setor, em um sistema de pontuação baseado no envolvimento dos usuários com o site e na presença em redes sociais. Todas as informações ficam dispostas em um único painel.

Hospedagem e SSL

Todos os planos do criador de sites da GoDaddy contam com hospedagem gratuita e certificado SSL, que garante a segurança na troca de informações entre o site e os seus visitantes.

Botão PayPal

A inserção do botão PayPal está disponível em todos os planos e é interessante para sites que recebem doações e pagamentos. Habilitar essa função é bem simples e não exige a criação de uma loja virtual.

Pop-up

Exiba um anúncio ou aviso para todos os visitantes que acessam o site, através do recurso de pop-up. Ele é bem simples, mas possui as configurações básicas e permite algumas personalizações.

O pop-up permite adicionar uma mensagem para todos os visitantes que acessam o site
O pop-up permite adicionar uma mensagem para todos os visitantes que acessam o site

Formas de contato

O criador de sites da GoDaddy oferece boas opções de contato para inserir no site, incluindo um botão de bate-papo do Whatsapp, que permite que os visitantes enviem uma mensagem direta para o site através desse canal.

O mapa pode ser facilmente inserido, bastando colocar o endereço no campo correspondente. Há ainda a possibilidade de conexão com o Google Meu Negócio. O formulário de contato, comumente usado em sites, pode ter seus campos editados conforme a necessidade do site. 

Sistema de mensagens

Esse recurso nada mais é do que um balão de mensagem que fica disponível em todas as páginas do site. Ao clicar no balão, um formulário é aberto para que o usuário envie sua mensagem para o site. O dono do site recebe a mensagem por e-mail e pode continuar o atendimento. Esse contato também fica armazenado na seção de conexões, onde estão todas as informações relacionadas às interações do usuário com o site.

Sistema permite que usuários enviem mensagens de qualquer página do site
Sistema permite que usuários enviem mensagens de qualquer página do site

Conexões

Esta seção contém os cadastros de clientes, membros e assinantes, assim como as suas atividades no site. Entre as atividades registradas estão o recebimento e a abertura de e-mails, as reservas realizadas e os pedidos feitos no site.

A partir de cada cadastro, é possível realizar tarefas como enviar um e-mail, adicionar observações e inserir ou remover acessos, o que facilita o gerenciamento. Os usuários também têm acesso às suas próprias contas e podem visualizar seus dados, os serviços contratados e outros.

Tela de gerenciamento de clientes, membros e assinantes do site
Tela de gerenciamento de clientes, membros e assinantes do site

Configurações do site

A seção de configurações conta diversos recursos, entre eles:

  • Inserção de Favicon (ícone do site que é visualizado na aba do navegador).
  • Histórico do site, para recuperação de versões anteriores e backup manual (que fica salvo na própria ferramenta, mas pode ser restaurado se necessário).
  • Integração com Google Analytics, para monitorar as métricas de acessos ao site.
  • Inserção de pixel do Facebook, para realização de anúncios na rede social.
  • Integração com o Google Adsense, para exibição de anúncios pagos no site.

Planos e preços do criador de sites GoDaddy

Os planos da GoDaddy se dividem em 4: Basic, Padrão, Premium e Comércio Eletrônico. Todos os planos possuem os recursos necessários para criar um site profissional, como temas responsivos, um editor com diversas opções de personalização, o uso de domínio personalizado e o certificado SSL. O e-mail e o domínio não estão incluídos.

As principais diferenças entre os planos estão relacionadas aos recursos de loja virtual, compromissos online e ferramentas de marketing. A loja virtual, por exemplo, está disponível apenas no plano superior (Comércio Eletrônico). O agendamento e a venda de serviços recorrentes ou esporádicos só estão completos nos planos Premium e Comércio Eletrônico. Já os recursos de marketing, como mídias sociais e e-mail marketing, são restritos nos planos iniciais (Basic e Padrão) e generosos nos planos superiores.

Sendo assim, o plano mais indicado depende, principalmente, dos recursos extras oferecidos no criador de sites da GoDaddy. Sites que não precisam de loja virtual, nem vendem serviços online, podem optar pelos planos mais simples ou aproveitar um plano mais robusto para usar as ferramentas de marketing integradas. Já quem deseja vender produtos, físicos ou digitais, precisa optar pelo único plano que possui esse recurso: o Comércio Eletrônico. Por fim, os profissionais e empresas que pretendem vender aulas, workshops, treinamentos e outros serviços, podem optar pelo plano Premium ou superior.

Uma das vantagens do criador da GoDaddy é que ele permite aos usuários fazer uma avaliação gratuita de 30 dias, sem a necessidade de inserir um cartão de crédito. Para começar gratuitamente, acesse esta página da GoDaddy, ou confira abaixo a tabela detalhada com os planos.

Criador de Sites e Loja Online GoDaddy
Planos Basic Padrão Premium Comércio
Eletrônico
RECURSOS
Certificado SSL Sim Sim Sim Sim
Conectar domínio
personalizado
Sim Sim Sim Sim
Layout responsivo Sim Sim Sim Sim
Edição em
qualquer lugar
Sim Sim Sim Sim
Botão do PayPal Sim Sim Sim Sim
SEO Não Sim Sim Sim
Blog Sim Sim Sim Sim
ORIENTAÇÃO E ANÁLISE
GoDaddy InSight™ Sim Sim Sim Sim
MÍDIA SOCIAL E EMAIL MARKETING
Mídia social
e plataformas de listagem
1 3 Ilimitado Ilimitado
Publicações em mídias
sociais e respostas por mês
5 20 Ilimitado Ilimitado
E-mail marketing
(envios/mês)
100 500 25.000 25.000
Criador de conteúdo
de marca
Sim Sim Sim Sim
COMPROMISSOS ONLINE
Compromissos esporádicos
online
Sim Sim Sim Sim
Eventos de grupo
e aulas recorrentes
Não Não Sim Sim
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Loja online Não Não Não Sim
Preço/mês
(teste grátis 30 dias)
R$ 14,99
Testar
R$ 29,99
Testar
R$ 39,99
Testar
R$ 49,99
Testar

Como criar um site profissional com o criador de sites da GoDaddy

Se depois de conhecer mais sobre a ferramenta, você viu que ela tem os recursos que o seu site precisa, é hora de colocar a mão na massa. O primeiro passo é selecionar um plano e iniciar o teste gratuito de 30 dias (selecione os planos aqui).

Para ver o criador de sites funcionando e aprender como criar seu site na ferramenta, recomendo o vídeo abaixo, da GoDaddy Brasil. É muito útil para quem precisa de ajuda para começar!

Afinal, o criador de sites da GoDaddy é bom?

O criador de sites da GoDaddy se posiciona como uma das ferramentas mais completas do seu segmento, se aproximando dos líderes de mercado. De fato, considerando todos os serviços agregados, podemos afirmar que a ferramenta é bem mais do que um criador de sites, é uma plataforma de soluções de presença online.

Sua simplicidade e facilidade de uso fazem com que essa ferramenta seja especialmente indicada para usuários que procuram uma solução integrada simples e amigável. A proposta é facilitar a vida do usuário que não tem conhecimento técnico e precisa dividir seu tempo entre várias atividades, inclusive cuidar do seu próprio negócio.

Empreendedores, profissionais autônomos, pequenos lojistas e organizações que querem construir sua presença na internet por conta própria encontram no criador da GoDaddy uma ferramenta com ótimo custo-benefício.

Testar a ferramenta gratuitamente por 30 dias

Por:

Trabalha com Internet desde 2002, época em que os sites ainda engatinhavam no Brasil. Formada em marketing há quase 20 anos e com especialização em gestão empresarial pela FGV, sempre esteve envolvida em projetos digitais, nas pequenas e grandes empresas onde trabalhou. É apaixonada pelas possibilidades que a Internet oferece e adora experimentar novas ferramentas que auxiliem pessoas a criar sites por conta própria. Empreendedora digital desde 2015, se dedica a compartilhar conhecimento sobre criação e hospedagem de sites, como cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites.

1 Comentário

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉