Como funciona a propagação de domínios na internet

como funciona a propagação de domínios na internet

Ao registrar um novo domínio, é comum ficar ansioso para ver o endereço funcionando onde futuramente será publicado o seu novo site. É justamente nesse momento que muita gente se descobre frustrada ao perceber que o domínio tão desejado não está funcionando.

O domínio já está pago e ainda assim não funciona. O que pode estar acontecendo? Fique tranquilo, não há nada de errado com o seu domínio. Saiba que apenas o ato de registrar um domínio não faz com que ele entre em funcionamento imediato. Há um processo que precisa ser realizado para isso. E a finalização deste processo pode levar mais tempo do que gostaríamos, infelizmente.

Neste artigo, vamos entender como funciona a propagação de domínios na internet. Você verá que pode ser necessário ter uma pequena dose de paciência até ver o seu tão sonhado domínio em funcionamento. Fique conosco e descubra!

O que acontece após o registro do domínio

O registro do domínio é apenas o primeiro passo do processo de publicação de um site. Após o registro, é necessário indicar onde ele será hospedado. Essa indicação é feita no sistema onde ele foi registrado, e a esse processo damos o nome de alteração de DNS.

O sistema de nomes de domínios, ou simplesmente DNS, é o responsável por informar em qual servidor encontrar cada domínio que existe na internet. Se não fosse o DNS, teríamos que decorar uma sequência nada amigável de números, que são os endereços de IP dos servidores de hospedagem.

Alteração de DNS

Assim, após registrar um domínio, é necessário alterar o DNS padrão daquele domínio, para refletir o servidor no qual este site ficará hospedado. Esse procedimento permite que você hospede um site em qualquer empresa de hospedagem do mundo, independente de onde registrou o domínio.

Se você registrou um domínio na mesma empresa onde hospedará o seu site, é bem provável que o DNS já esteja configurado para apontar para a própria empresa. Essa é uma prática bastante comum em empresas que prestam ambos os serviços (hospedagem de sites e registro de domínio). Se esse não for o caso, o apontamento do DNS deverá ser realizado. Os valores de DNS que você deve usar serão fornecidos pela empresa de hospedagem, geralmente no momento da ativação da conta. Se isso não ocorreu, entre em contato com o suporte da empresa para solicitar os dados.

Propagação de domínios através do DNS

Após a alteração do DNS, o efeito não é imediato, como mencionamos no início do artigo. Para entender melhor esse processo, é preciso conhecer como funciona o sistema de DNS.

O sistema de DNS nada mais é do que uma imensa lista que liga nomes de domínios a IPs de servidor. A sigla DNS vem de Domain Name System, ou em português, sistema de nomes de domínio. Trata-se de um sistema distribuído, ou seja, que não está contido em um servidor central. Ao contrário, está presente em diversos servidores no mundo inteiro. Cada servidor contém uma cópia desta lista de nomes e IPs.

Ao alterar o DNS do domínio que você acabou de registrar, essa informação deverá ser replicada por todos os servidores de DNS do mundo. Dessa forma, uma pessoa que tentar acessar o seu site e que está localizada em outro país, será direcionada corretamente para o servidor de hospedagem do seu site.

Esse processo de replicação da lista de domínios e IPs pode durar muitas horas até ser concluído. Vamos entender o porquê desta demora.

Até 72 horas para um domínio ser completamente propagado

Digamos que alguém fez uma alteração de DNS em um domínio que foi registrado no Registro.br. Sabemos que o servidor de DNS do Registro.br está localizado em São Paulo. Em até duas horas após a alteração, o Registro.br emitirá uma atualização na sua lista de domínios e nessa atualização constará a informação do servidor de hospedagem do citado novo domínio. Após a publicação desta atualização, a informação será repassada em cadeia, sendo distribuída por todos os servidores de DNS do mundo.

É como se um servidor estivesse “contando para o outro” que houve uma alteração na lista de domínios. Após algumas horas, todos os servidores de DNS do Brasil já estarão cientes da atualização. Em mais algumas horas, os servidores de outros países também serão atualizados.

Representação gráfica da propagação de DNS

Representação gráfica da propagação de DNS – imagem ilustrativa

Essa característica gera situações inusitadas. Se você alterar o DNS de um domínio .br registrado no Brasil, e também alterar, em um curto espaço de tempo, um domínio .com registrado em uma empresa internacional, é provável que o domínio com o final .br se propague mais rapidamente para quem estiver acessando o site no Brasil.

Como saber se a propagação de um domínio já ocorreu

Em média, a propagação de domínios leva cerca de 24 horas para ocorrer. Mas o tempo total pode chegar a 72 horas. Como saber então se determinado endereço já está plenamente propagado?

Para descobrir se um domínio já se propagou pela internet, a primeira ação que nos vem à cabeça é acessar o domínio em questão, certo? Mais ou menos. Na verdade, mesmo que se consiga acessar aquele domínio, isso não significa que a propagação do DNS já ocorreu em toda a internet. Ela pode ter ocorrido no servidor de DNS utilizado pelo seu provedor de internet, mas ainda não ocorreu em outros lugares do mundo. Além disso, durante a atualização de DNS, é possível experimentar uma certa instabilidade naquele domínio. Ou seja, é possível que o domínio funcione de maneira intermitente durante o período de propagação do DNS.

Assim, para saber se realmente um domínio já está propagado em toda a internet, precisamos contar com algum tipo de ferramenta. Uma delas é o site whatsmydns.net. Ao inserir qualquer domínio no campo de pesquisa, a ferramenta consulta diversos servidores de DNS, espalhados pelo mundo todo, e indica se há ou não um registro daquele domínio no servidor.

Site What's my DNS

Para usar a ferramenta, basta inserir um domínio qualquer na caixa de busca e clicar em Search. Ao inserir um domínio, deixe a caixa de seleção na posição A, que indica o IP do servidor na versão IPv4.

Conclusão

Apesar da internet funcionar na velocidade da luz, nem sempre a resposta para determinada ação ou comando é instantânea, como é o caso da propagação de domínios pelo mundo. Para ter um domínio plenamente funcionando após o seu registro, é necessário aguardar de 24 a 72 horas.

Se você está passando pelo período de propagação de domínio, aproveite para estudar um pouco mais e planejar como será o seu site! Confira aqui 7 coisas para fazer antes de criar o seu site.

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário