WordPress.com e WordPress.org: entenda a diferença

Diferenças WordPress.com e WordPress.org
Muita gente fica em dúvida quando precisa escolher uma versão da famosa ferramenta para criação de blogs e sites WordPress. Ela está disponível em duas modalidades que, apesar de compartilharem o mesmo código-fonte, possuem diferenças significativas entre si. A primeira é o modo fully hosted (hospedado em WordPress.com) e a segunda, o self hosted (hospedado por você e disponível em WordPress.org).

Mas afinal, qual a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org? Como escolher a melhor opção para o seu projeto? Neste artigo, vamos tentar esclarecer estas questões e ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

História do WordPress

wordpress logo O WordPress foi lançado em 2003, por Matt Mullenweg and Mike Little, com a proposta de criar uma ferramenta para publicação de blogs gratuita e de código aberto (open source). A intenção era acrescentar “beleza e funcionalidade à escrita diária de qualquer pessoa“, segundo seus fundadores, que também a consideram uma “plataforma semântica de publicação pessoal feita no estado da arte“.

Do início – quando ainda tinha poucos usuários e funcionalidades – até hoje, uma comunidade gigantesca se formou em torno deste software, contribuindo não apenas com a popularização da ferramenta, mas também com a sua evolução, uma vez que grande parte dos recursos utilizados atualmente foram criados de maneira colaborativa, por milhares de desenvolvedores voluntários em todo o mundo.

Atualmente, o WordPress é o gerenciador de conteúdo, ou CMS (Content Management System), mais utilizado no mundo, estando presente em mais 18% dos sites em toda a internet.

Fonte: W3Tech – agosto de 2013.

O que é WordPress.org

WordPress.org é o repositório oficial do código-fonte do WordPress. Lá, podemos realizar o seu download gratuito, bem como de milhares de temas e plugins; encontrar a documentação do sistema; e ler e interagir em seu fórum, onde usuários do mundo inteiro se reúnem para esclarecer dúvidas e se ajudar mutuamente.

Com uma documentação detalhada e um fórum que abrange praticamente todos os aspectos de uso da plataforma, este é o lugar ideal para pessoas que possuem um espírito do tipo “faça você mesmo”. É possível encontrar informações que vão desde do básico, ensinando como instalar o WordPress por exemplo, até itens mais complexos, como desenvolver um tema personalizado ou um novo plugin.

WordPress.orgAo optar por utilizar o WordPress.org, o usuário precisará contratar uma empresa de hospedagem, e nela deverá instalar o WordPress por conta própria, ou escolher um plano específico para ele (veja as principais empresas que oferecem Hospedagem WordPress). Apesar de parecer trabalhosa, esta é a opção que oferece mais possibilidades de customização, oferecendo liberdade total para instalação de temas e plugins. Temas são itens que podem ser instalados para modificar a aparência e algumas funcionalidades da ferramenta. Plugins são programas que funcionam em conjunto com o WP e que estendem suas funcionalidades.

A disponibilidade de temas e plugins gratuitos é muito grande, mas é importante saber que também existem sites especializados em oferecer temas e plugins pagos, muitas vezes com funcionalidades e recursos que não serão encontrados gratuitamente. Se você não possui conhecimento em programação e deseja turbinar seu site, vale visitar uma dessas lojas, como por exemplo o Theme Forest.

O que é WordPress.com

WordPress.com é o site comercial onde você poderá hospedar e publicar gratuitamente o seu blog, porém com algumas limitações. Aqui você não precisará se preocupar com instalação ou manutenção, pois esses serviços são realizados pela empresa que mantém o site.

WordPress.comApesar da facilidade de uso, existem algumas limitações nesta modalidade. O espaço para armazenamento de arquivos é restrito a 3 GB, sendo necessário pagar se desejar exceder este limite. Também não é possível monetizar o seu site através da venda de anúncios, muito menos instalar uma ferramenta de e-commerce. Além disso, você não terá inicialmente um domínio próprio, podendo apenas criar um sub-domínio personalizado, como por exemplo meusite.wordpress.com. A quantidade de temas disponíveis também é limitada e a instalação de plugins não é permitida. Você poderá contar apenas com plugins e recursos pré-instalados na ferramenta.

Apesar destas limitações, é possível pagar para ter recursos extras, como um domínio próprio ou temas personalizados. Alugar um domínio próprio custa 18 dólares por ano e um tema premium custa 50 dólares, apenas uma vez. Também é possível pagar por outros serviços, como eliminar anúncios, aumentar o espaço de armazenamento e outros. Caso você possua um blog no .com e queira migrá-lo para outra hospedagem, o serviço custará 129 dólares.

Como escolher a melhor opção?

Se o seu objetivo é apenas ter um blog pessoal, sem intenções de transformá-lo em um negócio no futuro, então o WordPress.com pode ser uma boa escolha, pois você poderá configurar e publicar o seu site em alguns minutos.

No entanto, se você deseja publicar um site para divulgar seu negócio, independente do tamanho, vale a pena considerar o WordPress.org, por conta da flexibilidade para customizar e expandir o site. Você poderá utilizar os tutoriais na página do WP e na internet para instalar por conta própria, ou contratar um desenvolvedor ou uma empresa para fazer este serviço para você. Uma vez instalado e configurado, o WordPress é uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de usar.

Para ajudá-lo a escolher, consulte a tabela abaixo e faça suas próprias considerações.

Tabela comparativa entre WordPress.org e o WordPress.com

WordPress.orgWordPress.com
Desejo vender online (e-commerce)simnão
Não desejo fazer manutenção no meu sitenãosim
Quero liberdade para utilizar qualquer tema ou plugin em meu sitesimnão
Não sei como utilizar FTP e não desejo aprendernãosim
Quero dispor da capacidade multisite (múltiplos sites na mesma instalação)simnão
Vou publicar muitas fotos e vídeos e preciso de espaço à vontadesimnão
Não quero pagar para que alguém desenvolva meu site, muito menos quero aprender sozinhonãosim
Não estou muito certo sobre o WordPress, gostaria apenas de experimentá-lonãosim
Gostaria de criar uma rede social, utilizando o WordPress e o BuddyPresssimnão
Não preciso ou não quero ter um domínio próprionãosim

fonte: http://wpmu.org/wordpress-org-vs-wordpress-com/

Conclusão

O WordPress.com leva vantagem na questão da manutenção, que não precisará ser realizada por você. Porém, existem muitas limitações de customização, sendo necessário pagar pelos serviços extras que desejar.

Já o WordPress.org é a melhor escolha nos quesitos custo e liberdade, pois é totalmente gratuito e permite customizações à vontade. Com um pouco de dedicação, é bem fácil aprender a instalar e customizar o WordPress. Além disso, muitas empresas de hospedagem oferecem a instalação desta ferramenta gratuitamente na sua hospedagem.

Ir para WordPress.com Ir para WordPress.org

, ,

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet está ajudando a tornar o mundo um lugar melhor de se viver. =)

Deixe um comentário