WordPress.com ou WordPress.org: entenda as diferenças

WordPress.com e WordPress.org

O WordPress é a ferramenta para criação de sites mais usada no planeta, presente em mais de 43% dos sites na internet. Uma das dúvidas mais comuns ao pensarmos na plataforma diz respeito às duas modalidades: WordPress .com ou .org. WordPress.com é um serviço que oferece o sistema hospedado, tendo como opções um plano gratuito e outros pagos. WordPress.org é o repositório do WordPress, pelo qual o sistema pode ser baixado gratuitamente e instalado em qualquer empresa de hospedagem de sites.

Somente lendo o resumo acima podemos ver que ambas as modalidades se diferenciam bastante entre si, não é mesmo? Ainda assim, muita confusão e desinformação podem ser geradas pelas “pequenas grandes” diferenças entre elas.

Mas afinal, qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org? Como escolher a melhor opção para o seu projeto? Neste artigo, vamos tentar esclarecer essas e outras questões e ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

WordPress.org ou WordPress.com: duas modalidades diferentes

Como mencionamos acima, o WordPress possui duas modalidades diferentes: uma delas é o WordPress que pode ser baixado gratuitamente em WordPress.org. A outra  é o WordPress disponível como um serviço em WordPress.com. Mas no “coração” dessas duas modalidades roda o mesmo código-fonte. É muito importante ter isso em mente antes de começar.

A principal diferença entre WordPress.com e WordPress.org está no quesito hospedagem. Enquanto WordPress.com inclui a hospedagem como parte do serviço, WordPress.org apenas disponibiliza o código-fonte do WordPress — que pode ser instalado em qualquer serviço de hospedagem (ou até mesmo no seu computador pessoal).

Fora isso, ambas as modalidades têm no seu core o mesmo software: o WordPress. Assim, como em qualquer software que recebe atualizações, as mudanças são refletidas tanto na versão .com (existente apenas em WordPress.com) quanto na versão .org do WordPress (distribuída através do repositório oficial para os diversos usuários e empresas que o utilizam).

Entender esse aspecto é fundamental para conhecer as diferenças entre WordPress.com e WordPress.org. Vamos analisar cada uma dessas modalidades a seguir.

WordPress.org – Repositório oficial

WordPress.org é o portal que disponibiliza o WordPress e contém diversos outros recursos, como temas, plugins e o fórum de suporte
WordPress.org é o portal que disponibiliza o WordPress e contém diversos outros recursos, como temas, plugins e o fórum de suporte

A versão do WordPress disponível em wordpress.org (repositório oficial) pode ser baixada gratuitamente por qualquer pessoa. Para funcionar, o código baixado deve ser instalado em um servidor de hospedagem. Esse é o motivo pelo qual nos referimos a esta modalidade do WordPress como “instalada”. Essa também é uma das grandes diferenças entre wordpress.com e wordpress.org.

O repositório oficial do WordPress também disponibiliza gratuitamente milhares de temas e plugins para a plataforma. Temas são como a “roupa” do WordPress. Ao instalar um tema, o usuário pode alterar a aparência e algumas funcionalidades do site. Já os plugins funcionam como extensões para o WordPress, adicionando funcionalidades e recursos aos sites criados com o sistema. Os plugins podem ser combinados com os temas para incrementar incrivelmente um site, blog, app ou loja virtual criado com a plataforma.

Os temas e plugins disponíveis em WordPress.org podem ser usados sem restrições em qualquer instalação do WordPress, como aqueles presentes nas diversas empresas de hospedagem. Mais adiante neste artigo, veremos que os mesmos temas e plugins também podem ser usados em WordPress.com, mas apenas nos planos superiores.

Pré-requisitos para uso do WordPress instalado (.org)

O download do WordPress é apenas o passo inicial para criar um site usando a plataforma. Para usá-lo em todo o seu potencial, é necessário instalar o CMS em um servidor de hospedagem. De maneira resumida, você precisará de:

  • Domínio (ex.: meusite.com)
  • Hospedagem de sites compatível com o WordPress

Diversos serviços de hospedagem de sites oferecem a instalação automática do WordPress, extraído diretamente do seu repositório oficial, WordPress.org. Essa é uma grande facilidade e permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, possa manter um site WordPress por conta própria, contando minimamente com o suporte técnico oferecido pela própria empresa de hospedagem.

Veja também: WordPress Multisite: o que é e como instalar uma rede de sites

WordPress.com – serviço hospedado

O site WordPress.com oferece o sistema como uma espécie de serviço de aluguel da plataforma
O site WordPress.com oferece o sistema como uma espécie de serviço de aluguel da plataforma

Em WordPress.com, o uso do WordPress é realizado como um serviço. Nesta modalidade, você não precisa se preocupar com nenhum detalhe técnico, como hospedagem, SSL e backups. Muito menos precisa lidar com a atualização do WordPress, dos temas e dos plugins, porque todos esses elementos são gerenciados pela empresa que administra o serviço.

Aqui, o WordPress funciona de maneira semelhante a outros criadores de sites, onde os usuários pagam uma espécie de aluguel pela utilização da ferramenta. Nos planos superiores, no entanto, é possível ter acesso ao servidor e alterar profundamente o funcionamento padrão do sistema e receber atualizações automáticas de temas e plugins. Este nível de serviço se assemelha ao funcionamento do WordPress em hospedagens especializadas na plataforma.

Toda essa estrutura do WordPress.com é oferecida e mantida pela Automattic, empresa fundada pelo criador do WordPress, Matt Mullenweg, e que está até hoje na direção da companhia.

Tabela comparativa entre WordPress.com e WordPress.org

Antes de mergulhar nos detalhes e características que diferenciam WordPress.com e WordPress.org, vamos comparar os principais recursos das duas modalidades.

  WordPress.org WordPress.com
Personalização do layout sim sim
Aplicativo mobile sim sim
Hospedagem incluída não sim
Backups automáticos não sim
Certificado SSL Sim, mas precisa ser instalado sim
Permite loja online sim A partir do plano Negócios
Instalação de plugins de terceiros sim A partir do plano Negócios
Instalação de temas de terceiros sim A partir do plano Negócios
Remoção da assinatura no rodapé sim A partir do plano Premium
Permite conectar domínio próprio sim A partir do plano Pessoal
Suporte técnico Comunidade Comunidade (todos os planos),
chat e/ou e-mail (a partir do plano Premium)
Monetização do site sim A partir do plano Negócios
  Ver hospedagens Visitar WordPress.com

Essa tabela talvez já tenha esclarecido as dúvidas de muitos. Mas vamos nos aprofundar a seguir nas principais características da plataforma e no que elas se diferenciam em WordPress.com e .org.

Instalação de temas

O layout de um site WordPress depende da utilização de um tema. Como mencionei antes, temas são como a “roupa” do WordPress. Ao instalar um tema, o usuário pode alterar a aparência e algumas funcionalidades do site. Ambas as modalidades — WordPress.com e WordPress.org — oferecem a possibilidade de instalação de temas, mas com algumas diferenças.

Aqueles que possuem o WordPress instalado em uma empresa de hospedagem podem utilizar qualquer tema para a plataforma, seja ele disponibilizado no repositório oficial de temas ou em qualquer outro serviço de venda de temas para WordPress, como por exemplo o TemplateMonster.

A oferta de temas gratuitos é muito grande, sendo também possível adquirir temas pagos em diversos sites
A oferta de temas gratuitos em WordPress.org é muito grande, sendo também possível adquirir temas pagos em diversos sites

Aqueles que utilizam o serviço WordPress.com, no entanto, possuem algumas restrições quanto à instalação de temas. Os planos iniciais do WordPress, incluindo o gratuito, contam com uma seleção restrita de temas, que pode ser visualizada e escolhida através do painel de controle do WordPress.com. Somente os planos superiores do WordPress.com permitem a instalação irrestrita de temas, nos mesmos moldes que mencionamos no parágrafo anterior.

Temas gratuitos disponíveis em WordPress.com: a seleção é restrita nos planos iniciais
Temas gratuitos disponíveis em WordPress.com: a seleção é restrita nos planos iniciais

O uso de temas terceiros é um dos grandes pontos fortes do WordPress e talvez o responsável pela sua crescente popularidade. Além das milhares de opções gratuitas, há uma infinidade de empresas desenvolvendo temas pagos de qualidade, que podem ser adquiridos com um investimento baixo.

Portanto, se você quer usar um tema comprado ou baixado, pode fazê-lo em qualquer versão do WordPress instalado (.org) ou nos planos superiores de WordPress.com.

Instalação de plugins

Os plugins para WordPress permitem estender as funcionalidades do sistema de diversas maneiras. Me arrisco a dizer que a plataforma não seria tão popular se não existissem as possibilidades de adicionar funcionalidades proporcionadas pelo uso de plugins.

Da mesma forma que ocorre com os temas, tanto WordPress.org quanto WordPress.com oferecem o uso de plugins. As diferenças, inclusive, são bem parecidas.

Nos planos iniciais de WordPress.com algumas funcionalidades adicionais, como a proteção anti-spam e as estatísticas fornecidas pelo plugin JetPack estão lá. No entanto, apenas os planos superiores permitem a instalação de plugins de terceiros.

É necessário fazer um upgrade de plano para poder usar plugins em WordPress.com
É necessário fazer um upgrade de plano para poder usar plugins em WordPress.com

Já no WordPress.org, que é o que pode ser instalado em qualquer hospedagem, o uso de plugins é irrestrito. E da mesma forma que ocorre com os temas, existem milhares de plugins gratuitos, disponíveis no repositório oficial, e outros pagos, vendidos em diversas lojas online especializadas no assunto.

Diretório oficial de plugins
Diretório oficial de plugins gratuitos, em WordPress.org

Para resumir a questão do uso de plugins, tanto os planos superiores de WordPress.com ou a versão instalada de WordPress.org permitem o uso irrestrito de plugins. Os planos iniciais de WordPress.com contam apenas com as funcionalidades básicas de plugins selecionados.

Suporte técnico

Existem grandes diferenças entre WordPress.com e WordPress.org quando o assunto é suporte técnico.

No caso do repositório oficial, WordPress.org, não existe nenhum serviço de suporte. No entanto, o usuário da plataforma encontra uma vasta documentação técnica, além de tutoriais e fóruns de suporte. Dúvidas comuns de configuração e uso de plugins geralmente são resolvidas nos fóruns.

A área de suporte do WordPress.org é colaborativa, com conteúdo criado pela própria comunidade
A área de suporte do WordPress.org é colaborativa, com conteúdo criado pela própria comunidade

WordPress.com, por ser um serviço, inclui suporte técnico com uma equipe especializada a partir dos planos pagos. No plano Pessoal, o suporte é feito por e-mail. A partir do plano Premium o suporte pode ser feito por e-mail ou chat. No plano gratuito o usuário conta com o fórum e tutoriais, onde pode encontrar as respostas para suas dúvidas.

Para os usuários do WordPress instalado em uma empresa de hospedagem, é sempre bom lembrar que algumas costumam oferecer suporte para configurações e instalações do WordPress.

Hospedagem

O quesito hospedagem costuma causar uma certa confusão entre usuários do WordPress.com e WordPress.org. De maneira resumida e simplificada, podemos dizer que qualquer plano em WordPress.com (mesmo o gratuito) inclui a hospedagem do site. Já o software disponibilizado em WordPress.org depende da contratação de uma hospedagem para que o site seja publicado na internet.

Para aqueles que não têm conhecimento técnico e que não desejam lidar com a instalação do WordPress e suas atualizações, o WordPress.com pode ser uma ótima pedida. Isso porque a empresa possui uma infraestrutura própria e robusta, com servidores espalhados por todo o mundo.

No caso do WordPress.org, que é apenas o repositório do software — e não uma hospedagem —, se faz necessária a instalação do mesmo em um servidor. Isso pode ser feito em diversas empresas de hospedagem. Muitas, inclusive, oferecem a instalação do WordPress com 1 clique. Vale mencionar que a qualidade do serviço de hospedagem pode afetar o desempenho do seu site. Servidores lentos e/ou distantes do local de acesso podem oferecer uma pior experiência para seus usuários. Por isso, se você optar por usar o WordPress em uma hospedagem qualquer, é importante se certificar de que está contratando uma empresa com boa reputação e qualidade. Veja aqui as principais empresas de hospedagem para WordPress.

Serviço de e-mail

O e-mail não é um recurso presente no WordPress, independentemente da modalidade. É verdade que e-mails podem ser enviados a partir de um site WordPress, como por exemplo as mensagens enviadas a partir de um formulário de contato. No entanto, não é possível obter um e-mail profissional, como por exemplo joao@site.com, apenas com a instalação do WordPress.

Para isso, sempre será necessário contratar um serviço de e-mail. E nesse ponto, vale a pena mencionar alguns aspectos relacionados às modalidades WordPress .com e .org.

Em qualquer plano de WordPress.com é possível obter um e-mail profissional, serviço que é vendido à parte e independente dos planos. O custo, além do registro do domínio (que é o mesmo usado no site), é de R$ 8,75 por mês, para cada conta de e-mail.

Vale mencionar que os usuários do WordPress.com que desejam ter um e-mail não estão restritos ao serviço mencionado aqui. É possível utilizar serviços de e-mail externos e, com apenas alguns ajustes na área de administração do domínio, configurar um serviço de e-mail externo.

Para os usuários do WordPress.org que possuem uma hospedagem, o serviço de e-mail pode variar bastante em preço e formato. Diversas empresas de hospedagem incluem um serviço de e-mail básico em seus planos, mas com espaço e recursos restritos. Isso já pode ser suficiente para muitos, principalmente aqueles que desejam apenas ter um e-mail de contato usando o mesmo domínio do site. No entanto, se você pretende fazer uso intenso do e-mail, ou até mesmo obter recursos adicionais, talvez deva considerar a contratação de um serviço de e-mail profissional por fora da hospedagem.

Painel de controle do WordPress.com e WordPress.org

O software “puro” do WordPress, aquele disponibilizado em WordPress.org e nas diversas empresas de hospedagem que oferecem instalação automática, está presente em ambas as modalidades: WordPress.com ou WordPress.org.

O painel de controle padrão do WordPress, conhecido como wp-admin, está presente em ambas as modalidades da ferramenta
O painel de controle padrão do WordPress, conhecido como wp-admin, está presente em ambas as modalidades da ferramenta

O serviço oferecido pela WordPress.com, no entanto, oferece um painel de controle próprio, com um layout diferente, que segundo a empresa, foi criado para facilitar o gerenciamento dos diversos recursos oferecidos pelo serviço. Também há a possibilidade de alterar a visualização para o painel clássico (wp-admin), que é o mesmo usado pelos usuários da versão instalada (.org).

O painel de controle do WordPress.com possui uma interface própria, mas o design pode ser alterado para a versão clássica
O painel de controle do WordPress.com possui uma interface própria, mas o design pode ser alterado para a versão clássica

Além do gerenciamento esperado, como publicação de páginas e posts, o painel do WordPress.com contém outros aspectos, como uma área para administração do plano escolhido, domínios, e-mails, entre outros. Alguns desses recursos, no entanto, só estão disponíveis em versões pagas do WordPress.com ou através de compras adicionais, como é o caso do serviço de e-mail, por exemplo.

Custos do WordPress.com versus WordPress.org

Aqui está uma das principais diferenças entre as modalidades .com e .org do WordPress. De maneira resumida, WordPress.com é um serviço que possui diversos planos: um gratuito e outros pagos (veja aqui os planos no site da empresa). Ao criar um novo site, o usuário deve optar por um dos planos, escolha essa que pode ser alterada posteriormente.

O plano gratuito do WordPress.com é bastante limitado sob diversos aspectos.  Ele não oferece, por exemplo, a possibilidade de conectar um domínio personalizado. Nesse caso, deve-se definir um endereço para o site que será um subdomínio de wordpress.com, como por exemplo meusite.wordpress.com.

A modalidade grátis também inclui uma assinatura do WordPress no rodapé, anúncios que não podem ser removidos e a personalização básica da aparência do site. Também não é possível instalar temas externos ou qualquer tipo de plugin nessa modalidade.

Novos recursos ficam disponíveis apenas nos planos superiores, como o uso de temas premium, a remoção de anúncios e a integração com o Google Analytics.

A instalação de temas e plugins de terceiros — da mesma forma que se pode fazer nas versões instaladas em empresas de hospedagem — só é permitida a partir do plano Negócios.

Em todos os planos estão incluídas atualizações de versão do WordPress e o serviço de hospedagem.

Veja abaixo a comparação entre os planos disponíveis em WordPress.com.

Recursos Gratuito Pessoal Premium Negócios eCommerce
Preço/mês
(cobrado anualmente)
R$ 0 R$ 12 R$ 26 R$ 83 R$ 149
Domínio
Personalizado
não sim sim sim sim
Domínio
gratuito 1º ano
não sim sim sim sim
Suporte
via chat e e-mail
não sim sim sim sim
Armazenamento 1 GB 6 GB 13 GB 200 GB 200 GB
Personalização
de design
Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Temas Premium
ilimitados
não não sim sim sim
Remoção de anúncios
do WordPress.com
não sim sim sim sim
Pagamentos simples não não sim sim sim
Monetização
do site
não não sim sim sim
Ferramentas
de SEO
não não não sim sim
Integração
Google Analytics
não não sim sim sim
Instalação
de Plugins
não não não sim sim
Envio de temas
personalizados
não não não sim sim
Funções de
e-commerce
não não não não sim
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar

Como podemos ver na comparação, os planos pagos oferecem muitas vantagens sobre o gratuito e são recomendados para aqueles que desejam ter um site profissional e cheio de recursos. As ferramentas para SEO, que permitem a otimização do site nos mecanismos de busca, estão disponíveis apenas a partir do plano Negócios.

Vale mencionar também que o suporte técnico por chat ao vivo só está disponível a partir do plano Premium. Para os usuários gratuitos, resta apenas o acesso aos fóruns e base de conhecimento.

No WordPress disponibilizado em WordPress.org, não há nenhum custo para o uso do sistema. Os custos são referentes ao registro do domínio (assim como no WordPress.com) e ao serviço de hospedagem, como vimos anteriormente. Sendo assim, é possível ter o WordPress em um serviço de hospedagem mais econômico ou em um mais robusto. Para dar uma ideia, os preços de hospedagens baratas ficam entre R$ 7 e R$ 15 por mês.

A escolha do serviço apropriado depende de uma série de fatores, como o número de visitantes regulares do site, o uso de recursos no servidor (plugins e temas mais complexos podem consumir mais recursos e exigir uma hospedagem mais possante). Caso prefira um serviço voltado especialmente para a plataforma, confira nosso ranking de hospedagens para WordPress.

App mobile e desktop para WordPress

O WordPress pode ser gerenciado através de um app em qualquer uma das modalidades
O WordPress pode ser gerenciado através de um app em qualquer uma das modalidades (WordPress.com e WordPress.org)

Os usuários do WordPress podem contar com um aplicativo mobile para gerenciar seu site. O app está disponível não apenas nas plataformas mobile, como Android e iOS, mas também possui uma versão desktop, que pode ser instalada em computadores Windows, Mac OS e Linux.

O aplicativo permite administrar muitos dos aspectos do WordPress, especialmente a publicação e a edição de conteúdos do site. É possível realizar algumas ações de configuração, como por exemplo a mudança de temas e a instalação de plugins. Além disso, também é possível ter acesso a diversas estatísticas relacionadas a audiência do site.

O aplicativo mobile é compatível tanto com sites criados com o serviço WordPress.com como também com aqueles hospedados em empresas externas e que utilizam o código-fonte disponível em WordPress.org.

Vale mencionar que o aplicativo não é necessário ou fundamental para administrar o WordPress, pois isso pode ser feito usando qualquer navegador de internet. O aplicativo, no caso, apresenta-se como uma opção alternativa, sendo considerado mais amigável por alguns usuários.

Todas as versões do aplicativo para WordPress podem ser baixadas gratuitamente em apps.wordpress.com.

Propriedade sobre o site e migração

A migração entre serviços é possível, mas pode haver restrições
A migração entre serviços do WordPress é possível, mas pode haver restrições

Um receio que muitos usuários têm ao utilizar uma ferramenta de criação de sites é o de não ser o verdadeiro dono do site. Em outras palavras, ficar “preso” à ferramenta e não poder mover o site para outra empresa.

No WordPress, a migração entre as plataformas.com e .org é possível, independentemente da direção. Isto é, pode-se migrar o conteúdo de um site em WordPress.com para uma versão instalada da plataforma e vice-versa.

No entanto, podem existir algumas restrições quanto ao que é possível migrar. O conteúdo principal, como posts, páginas e arquivos de mídia, pode ser migrado sem maiores problemas. Alguns itens, como plugins e temas premium podem não ser compatíveis, dependendo da modalidade escolhida como destino.

É interessante comentar, no entanto, que o conteúdo criado no WordPress.com não é perdido, caso o usuário não renove o plano pago. Ele é automaticamente movido para o plano gratuito, com as suas devidas limitações, naturalmente. Já no WordPress.org o conteúdo pode ser totalmente excluído, caso o usuário pare de pagar pela hospedagem (e não tenha um backup externo).

Para saber mais sobre o assunto, incluindo um passo a passo de como realizar a migração, veja o artigo como migrar do WordPress.com para WordPress.org.

WordPress.com ou WordPress.org: como escolher a melhor opção?

Para tornar mais fácil a comparação, imagine que estamos decidindo entre alugar um apart-hotel ou comprar um imóvel.

Em um apart-hotel você tem à sua disposição uma série de serviços, como lavanderia, arrumação, portaria etc. Além disso, qualquer problema com o imóvel, como um vazamento, não será de sua responsabilidade, mas sim do proprietário do imóvel. Por outro lado, neste tipo de imóvel, você não tem liberdade para fazer qualquer tipo de reforma ou modificação no apartamento. Pode, no máximo, pegar as suas coisas e se mudar para outro lugar.

Podemos comparar um apart-hotel com o serviço oferecido em WordPress.com. Todos os aspectos do gerenciamento da hospedagem, atualizações do WordPress, backups e segurança, estão incluídos no serviço. Se você desejar “se mudar”, poderá, no máximo, exportar o conteúdo do seu site e importá-lo em outra plataforma, com algumas limitações.

Já o WordPress instalado (.org), seria como se estivéssemos comprando um imóvel, ao invés de alugá-lo. Você tem liberdade para fazer a reforma que desejar no imóvel. O lado ruim é que a manutenção, incluindo problemas estruturais, como encanamentos defeituosos, também são de sua responsabilidade.

Dito isso, vamos às considerações.

Quando devo escolher o WordPress.com

O WordPress.com pode ser uma ótima escolha se você não quer lidar com qualquer tipo de configuração de infraestrutura/manutenção e está disposto a desembolsar o valor anual de um dos planos superiores.

Do ponto de vista dos recursos, WordPress.com e WordPress.org oferecem recursos semelhantes, se considerarmos o plano Negócios do WordPress.com, que permite a instalação de plugins e temas externos. O plano gratuito e os planos iniciais do WordPress.com possuem limitações, como vimos ao longo do artigo.

Apesar disso, se o seu objetivo é apenas ter um blog ou site simples, então o plano grátis do WordPress.com pode ser um primeiro passo. Esse plano permite configurar e publicar o seu site em alguns minutos e oferece os recursos básicos fundamentais para uma plataforma de blog ou site institucional, com a conveniência de não ter que lidar com infraestrutura. E ainda permite fazer um upgrade de plano no futuro, se desejar.

Clique aqui para criar uma conta grátis no WordPress.com

Quando devo escolher o WordPress.org

O WordPress.org pode ser uma ótima escolha para aqueles que estão dispostos a lidar com customizações avançadas no WordPress, mas desejam gastar pouco para começar. Dependendo do que se pretende atingir e do nível de conhecimento do administrador do site, pode-se criar sites complexos pagando apenas um domínio e uma hospedagem.

Portanto, aqueles que desejam gerar receita com o site e customizá-lo de maneira mais avançada, lidando com as questões de infraestrutura, talvez devam considerar o WordPress.org. Nessa modalidade, a flexibilidade para customizar e expandir o site será maior. E se você teme deparar-se com problemas técnicos que fogem do seu conhecimento, saiba que existe material na internet para resolver praticamente qualquer questão que envolve o WordPress instalado. Além disso, muitas empresas estão oferecendo serviços que resolvem o aspecto técnico do WordPress instalado, nos mesmos moldes que os planos superiores oferecidos em WordPress.com.

Conheça as melhores hospedagens para WordPress

Resumindo as diferenças entre WordPress .com e .org

Como vimos neste artigo, ambas as modalidades – WordPress.com e WordPress.org – são interessantes e apresentam vantagens sob muitos aspectos.

O WordPress.com apresenta a vantagem de não demandar nenhum tipo de manutenção e preocupação com infraestrutura. O plano gratuito, apesar de limitado, pode ser uma boa pedida para começar um blog sem custos. E para aqueles que querem a conveniência de usar o serviço em todo o seu potencial e têm condições de investir um pouco mais, os planos pagos podem ser uma ótima opção.

O WordPress.org pode ser a escolha mais interessante quando falamos em custo-benefício. O CMS, nesse caso, é completamente gratuito e permite customizações sem restrições. Apesar de demandar manutenção e algum nível de conhecimento, cada vez mais empresas estão oferecendo hospedagens especializadas na plataforma, o que pode ser de grande ajuda para aqueles que não desejam lidar com todos os aspectos técnicos do WordPress.

E se você fez sua escolha pela versão que pode ser instalada em qualquer hospedagem (.org), confira o tutorial que preparamos ensinando a criar um site WordPress do zero em 4 passos fundamentais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e farei o possível para ajudar! 😉


Artigo publicado originalmente em 28/08/2013 e atualizado em 3/10/2023.

Tags: ,

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

16 Comentários

  1. Evandro Cunha

    Olá excelente artigo, gostaria de perguntar o wordpress.com plano premium ou negocios, gera trafego organico?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Evandro! Obrigada.
      Qualquer plano, até mesmo o gratuito, permite gerar tráfego orgânico, mas o volume deste tráfego irá depender de muitos fatores, sendo vários deles de responsabilidade do dono do site ou blog, como por exemplo a produção de conteúdo e a aplicação das boas práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca). Entre os planos mencionados, no entanto, o Negócios traz vantagens frente ao Premium, como a possibilidade de instalar plugins e de usar ferramentas avançadas de otimização para os mecanismos de busca. Um plugin excelente e muito popular para isso é o Yoast SEO. Apesar de esses recursos serem muito úteis para fazer o site ou blog ganhar relevância nas buscas e gerar tráfego orgânico, é preciso dizer que são apenas ferramentas. A maior parte (e mais importante) é o trabalho feito por você no site. 🙂

      Responder
  2. Rose-Maria Barbosa

    Muito bom o seu texto. Parabéns. Bastante esclarecedor. Estou avaliando quais dos dois “sobores” distintos – co mo você se referiu – vou utilizar, pois quero criar dois sites de temas diferentes e ainda estou na dúvida com relação a hospedagem.
    Muito obrigada e continue nos ensinando cada vez com o seu conhecimento.

    Responder
  3. Camila

    Gratidão por sua explicação. Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao meu caso: Desejo criar um blog, para expor meu trabalho como decoradora de ambientes, posts com dicas entre outros, qual você acredita ser mais viável? Não manjo de criação de site e não vou trabalhar com venda de serviço.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Camila,
      Obrigado pelo comentário. A versão hospedada, disponível em WordPress.com, certamente é a mais prática para quem quer lidar com quase nenhuma configuração e concentrar-se apenas no conteúdo. Como este parece ser o seu caso, acredito que seja uma boa opção. Você pode começar na versão gratuita ou apenas conectando o domínio, o que fica bem em conta. No futuro, se desejar mais recursos, pode fazer um upgrade ou migrar o seu blog para uma hospedagem externa e usar o WordPress instalado.
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  4. Karina

    Ótimas informações, obrigada!
    Estou na dúvida em qual dos dois usar…trabalho com artes e quero fazer um site do zero, além dos serviços que serão descritos, quem somos e etc, quero disponibilizar uma loja online e um blog…qual a melhor opção?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Karina,
      Se você quer ter uma loja online e optar pelo WordPress.com, tenha em mente que apenas o plano Negócios vai te atender.
      Já no WordPress.org, você poderá começar gastando bem menos, tendo como gastos obrigatórios apenas o domínio e a hospedagem. Nessa modalidade, no entanto, você precisará dar um pouco mais de atenção para algumas configurações, o que não ocorre no WordPress.com. Apesar disso, tem-se mais flexibilidade para alterar o site à vontade.

      Se você deseja o conforto de não se preocupar com configurações/hospedagem e está disposta a pagar o preço do plano Negócios (R$ 83/mês), então o WordPress.com pode ser uma boa escolha.
      Se, por outro lado, estiver disposta a encarar algumas configurações e personalizações, o WordPress instalado pode te oferecer mais liberdade com um investimento menor.
      Como você pode ver, as duas opções têm os seus prós e contras. Cabe a você avaliar o que te favorecerá mais.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  5. Nillo

    Então o wordpress.com é um serviço de hospedagem estilo godaddy, hostgator…e outros?

    Se sim, o ideal não é ficar no wordpress mesmo já que vou utilizar o wp em alguma destas outras plataformas? Ou não, pois nessas outras terei mais liberdade de atuação?

    Resumindo, para hospedar o melhor é wp.com ou godaddy (e afins)?

    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Nilo,
      O WordPress.com é um serviço um pouco diferente do WordPress quando usado em uma empresa de hospedagem. No WordPress.com você não precisa se preocupar com a infraestrutura da hospedagem, nem com atualizações do WordPress. Se o seu site crescer e tiver muito tráfego, eles vão dar conta disso. Por outro lado, você não tem acesso ao código-fonte do WordPress e fica um pouco mais restrito em termos de customizações. Se quiser instalar plugins de terceiros, por exemplo, precisará contratar o plano mais alto (Negócios) para isso.
      Já nas hospedagens compartilhadas, como a GoDaddy ou a HostGator, você tem total liberdade para customizar o WordPress, podendo instalar os plugins que desejar e alterar o código-fonte à vontade. Mas nessa modalidade você também é o responsável por manter o WordPress, temas e plugins atualizados. E se o seu site crescer em audiência e estiver consumindo muitos recursos da hospedagem, você terá que encontrar alternativas para realização do upgrade por conta própria.
      Os dois cenários oferecem vantagens e desvantagens. Cabe a você avaliar o que é melhor no seu caso.
      Para conhecer um pouco mais em detalhes o WordPress.com, veja o artigo WordPress.com – conheça esta poderosa ferramenta gratuita de criação de sites.
      Para saber mais sobre o WordPress instalado (.org), veja a página WordPress: o que é e quais as suas vantagens na criação de um site.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato!
      Abraços.

      Responder
  6. Tatiana

    Nossa gratidão pelo conteúdo, vc não imagina como me ajudou…
    gratidão gratidão gratidão
    parabens

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Tatiana,
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que ajudou. 🙂
      Abraços.

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gildo!
      Obrigado pelo comentário. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉