Criador de Sites UOL Host

Criador de Sites UOL Host
Criador de sites UOL a partir de R$ 29,90

  • Produto: Criador de Sites UOL Host.
  • Preço: a partir de R$ 24,90/mês no plano anual.
  • Indicado para: quem procura um criador de sites com muitos recursos e e-mail profissional.
  • Avaliação geral: Muito bom.
  • Resumo: ferramenta excelente, com recursos variados, customização avançada e sem limites de visitas e armazenamento. Recursos como loja e SSL estão disponíveis apenas no plano superior ou precisam ser contratados à parte.

Ir para criador UOL Host

Sobre o criador de sites UOL Host

O novo criador de sites do UOL Host foi lançado em 2017 e ganhou uma série de melhorias em relação à sua versão anterior, já ultrapassada. A nova ferramenta é baseada na plataforma Duda, uma das mais completas do mercado, e reúne todos os recursos para ter um site, com adicionais que a tornam mais completa.

Como em outras ferramentas desse tipo, o criador de sites UOL é indicado para qualquer pessoa que queira construir um site por conta própria, e que não possua conhecimento técnico. Porém, ele atende também o público mais exigente, que procura um criador de sites mais rico em recursos, além de e-mail profissional e suporte técnico.
Exemplo de site criado com o criador de sites UOL Host

Resumo da análise

Para quem não tem tempo de ler a análise detalhada ou prefere ver um resumo das informações, confira a tabela abaixo com os principais pontos positivos e negativos do criador de sites UOL:

Pontos positivosPontos negativos
Temas modernos e responsivosSSL pago à parte
Sem limite de visitas e de armazenamentoLoja virtual limitada
Ferramenta em portuguêsNão possui versão gratuita
E-mail gratuitoPreço um pouco acima da média
Blog
Loja virtual
Permite publicar site em endereço temporário
Customização avançada
Certificado SSL (opcional)
Suporte em português 24/7

Ir para criador UOL Host

Análise da ferramenta na prática

Agora chegou o momento de mostrar como funciona o criador de sites UOL Host. Como em qualquer serviço, o primeiro passo foi acessar a página do produto e ativá-lo na minha conta. Quem não possui uma conta no UOL Host pode cadastrá-la neste momento.

Página do criador de sites UOL

Página do criador de sites UOL

Ativando o criador de sites

Ao concluir a ativação do plano, fui direcionada ao painel do cliente, já com o criador de sites ativo. Cliquei em administrar e fui levada a um passo-a-passo bem simples, de escolha de domínio, configuração de e-mail e edição do site.

Passo a passo do criador de sites UOL

Passo a passo do criador de sites UOL

É possível pular essas etapas e ir direto para o editor de site, já que a ferramenta permite publicar em um endereço temporário e os e-mails podem ser criados depois. De qualquer forma, vou mostrar como seria cada etapa.

Escolhendo um domínio

Neste momento é possível registrar um novo domínio com o UOL Host, usar um domínio existente ou pular esta etapa. No meu caso, eu tinha um domínio, então aproveitei para inseri-lo antes de começar o site. Se este for o seu caso, basta selecionar “Quero usar um domínio que já tenho”, inserir o domínio e seguir as instruções do UOL Host para fazer a associação.

Etapa de escolha de domínio (opcional)

Etapa de escolha de domínio (opcional)

Isso é necessário quando você tem um domínio registrado em um lugar diferente da empresa que está te fornecendo a plataforma de criação do site. No meu caso, o domínio está no Registro.br.

O processo é um pouco chatinho para quem não conhece, mas não é difícil. Se este for o seu caso, você pode acessar as orientações do próprio UOL e também dar uma olhada nesse artigo em que explicamos como apontar um domínio registrado no Registro.br.

Criando as contas de e-mail

Após a etapa de escolha do domínio, vem a de criação das contas de e-mail. Aqui não vejo necessidade de criar as contas imediatamente, a não ser que você já queira começar a usar o e-mail. Lembrando que você precisará de um domínio para criar as contas de e-mail.

No meu teste, eu já tinha configurado o domínio, então recebi as sugestões de e-mail para configurar, como mostra a imagem abaixo. Mesmo assim, optei por “criar depois” e avançar para a criação do site.

Sugestões de contas de email dadas pelo UOL

Sugestões de contas de email dadas pelo UOL

Escolhendo um tema

O próximo passo foi escolher um tema para o site. No momento em que fiz essa análise, havia 94 modelos disponíveis, mas a ferramenta inclui temas novos periodicamente.

Para facilitar a escolha, você pode filtrar os temas por categoria, cores e tipos de página. No meu caso, achei mais fácil ver todos os temas e escolher o meu preferido, pois achei que os filtros acabaram restringindo as opções.

Há ainda uma opção de importar o conteúdo para o tema a partir de uma URL ou de uma página no Facebook. Eu fiz o teste, mas achei que o resultado não ficou bom. Além dos temas serem mais restritos nessa opção, o conteúdo não ficou bem encaixado, deixando o layout um pouco bagunçado.

Seja qual for o caminho, antes de escolher um tema, recomendo visualizá-lo e até navegar nas diferentes telas, assim você tem uma boa ideia de como o seu site poderá ficar.

Exemplo de template do Criador de Sites UOL Host

Tema nas diferentes telas

Voltando ao nosso teste: depois de visualizar as opções de tema, selecionei o meu favorito e automaticamente fui direcionado para o editor de sites, já com o tema escolhido. Agora finalmente vamos ver o criador de sites UOL Host por dentro. 🙂

Temas oferecidos

Exemplo de temas disponíveis

Exemplo de temas disponíveis

O construtor de sites do UOL Host ganha muitos pontos no quesito temas. São quase 100 temas disponíveis, modernos e responsivos — que se adaptam às diferentes telas dos usuários — como celulares, tablets e desktops.

Outro ponto a favor é a possibilidade de fazer edições personalizadas em uma versão específica, sem mudar a outra. Este recurso é útil quando você quer oferecer um conteúdo ou funcionalidade para um determinado dispositivo. Ou quando a experiência do usuário fica melhor dessa forma.

Por exemplo, você pode criar, remover ou mudar uma seção do site exclusivamente para a versão mobile. Deste modo, somente os visitantes que acessarem através do celular terão aquela personalização. Pode ser uma oferta, um botão para ligar ou um destaque para o endereço do seu negócio.

Outra funcionalidade muito bacana do criador de sites UOL é a possibilidade de visualizar e navegar no seu site em diferentes telas, simultaneamente, e antes mesmo de publicar. E nas versões mobile, ainda ver o resultado nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows, tanto na versão em pé como horizontal. Isso é útil, por exemplo, para fazer ajustes no site em um tipo de dispositivo, que talvez não tenha ficado com um resultado tão bom.

Visualização mobile no sistema iOS

Visualização mobile no sistema iOS

Facilidade de uso

Personalizar os elementos básicos de um tema, como páginas, textos e imagens, é relativamente fácil no criador de sites do UOL. Basta clicar em um elemento para ver suas opções de customização. Todas as demais configurações podem ser feitas pelo menu de navegação esquerdo, que traz uma infinidade de opções e recursos.

Além disso, o editor está disponível em português e o tema traz conteúdos de marcação de acordo com a categoria, agilizando ainda mais a personalização do site.

Editor de sites UOL Host

Editor de sites UOL Host

Criar novas páginas no site é igualmente fácil. Pode-se contar com modelos pré-existentes, de acordo com a sua necessidade. Em poucos cliques ele é inserido no tema. Com um detalhe interessante, não há limite de páginas neste criador.

Tipos de páginas pré-existentes no criador de sites UOL

Tipos de páginas pré-existentes no criador de sites UOL

Se a ideia for inserir apenas uma seção em uma página existente, há uma lista de modelos disponíveis para uso. Pode ser uma seção sobre a sua empresa, uma área de depoimentos de clientes ou uma tabela de preços, por exemplo.

Inserindo uma nova seção "Sobre"

Inserindo uma nova seção “Sobre”

Apesar das facilidades que mencionei, fazer mudanças estruturais no tema demanda mais tempo. O arrastar-e-soltar funciona, mas fica limitado aos blocos pré-definidos do tema. Ou seja, não é possível deixar um elemento em qualquer lugar da página, nem redimensioná-lo como quiser. Tudo precisa estar encaixado na estrutura do site.

Esta limitação não chega a ser um problema da ferramenta, mas sim uma característica do seu funcionamento. É uma questão de tempo para se acostumar e ganhar prática no uso.

Nível de customização

Para um criador de sites, o do UOL Host oferece um nível de customização bastante alto. Por conta da quantidade de opções, usuários menos experientes podem ficar um pouco confusos no início, mas com o tempo a edição fica mais fácil.

Entre os elementos básicos do tema, encontrei uma enorme variedade de fontes, cores, botões e outros elementos visuais que podem ser customizados. Tudo pode ser personalizado tanto no nível do site como individualmente.

Editando as fontes globais do site

Editando as fontes globais do site

Além disso, qualquer elemento do site pode ser editado facilmente, seja clicando nele diretamente ou através do menu esquerdo, onde estão todas as opções.

Basta clicar em um elemento para editá-lo

Basta clicar em um elemento para editá-lo

Uma boa forma de começar a personalizar o tema é editando os elementos já inseridos nele. Como por exemplo, a galeria de imagens abaixo. Ao clicar nela, é possível mudar o estilo, o número de imagens, colunas e outros aspectos que desejar.

Editando uma galeria de imagens

Editando uma galeria de imagens

Outro recurso que vale a pena mencionar é a inclusão de mapa do Google. Ainda que pareça simples, nem todas as ferramentas possuem essa funcionalidade. No criador de sites UOL basta inserir o endereço e ele exibe o mapa automaticamente. Você ainda pode escolher a aparência do mapa que mais combina com o site.

Inserindo um mapa do Google

Inserindo um mapa do Google

Personalize com moderação

Em resumo, o criador de sites do UOL é uma ferramenta que dá grande liberdade de personalização do tema. Por conta disso, é fácil tornar o seu site desequilibrado do ponto de vista de layout, se você não for cuidadoso com suas escolhas.

Dois recursos úteis para evitar que o site se torne um Frankstein são o de desfazer as últimas ações e o de resetar opções para o modo padrão. Ou seja, se você fizer alguma besteira no layout do site, pode voltar atrás com facilidade. Há também um backup automático que guarda versões do seu site, que você pode recuperar depois (no plano profissional).

Modo desenvolvedor

Para os usuários avançados, existe um modo que permite acessar todo o código do site e editar o HTML, CSS e JavaScript. Esta opção está disponível no plano profissional e é recomendada apenas para quem realmente tem conhecimento técnico.

Exemplo de edição no modo desenvolvedor

Exemplo de edição no modo desenvolvedor

Recursos

De um modo geral, o criador de sites UOL é bem completo em recursos, tendo as principais funcionalidades comuns a este tipo de ferramenta e mais alguns opcionais interessantes. Veja os principais recursos a seguir:

Blog

O criador do UOL Host vem com o recurso de blog, que você pode ativar gratuitamente no seu site, em qualquer um dos planos oferecidos pela empresa. Esse é um dos pontos positivos da ferramenta, já que nem todos os criadores de sites oferecem isso.

Exemplo de blog da ferramenta

Exemplo de blog da ferramenta

Apesar de ser um ótimo recurso, o blog possui limitações quando comparado à uma ferramenta criada para essa funcionalidade, como o WordPress ou até mesmo o Blogger. Assim como em outros criadores de sites, ele serve mais para compartilhar novidades com os visitantes do site do que para gerar tráfego orgânico. Caso o objetivo do blog seja atrair um grande volume de visitas com origem nas pesquisas do Google, minha recomendação seria criar um blog no WordPress.

Voltando ao blog, tive um pouco de dificuldade para personalizá-lo e para inserir novos conteúdos. Como estou familiarizada com o WordPress, achei a ferramenta de blog um pouco engessada e limitada, tanto no layout quanto na área de escrita. Um usuário que não tenha experiência no WordPress talvez se adapte mais facilmente.

Área de edição de posts - título, texto e imagem são inseridas separadamente

Área de edição de posts – título, texto e imagem são inseridas separadamente

Importe conteúdo do seu blog antigo

Apesar das limitações acima, achei muito interessante o importador de conteúdo que eles oferecem. Ao inserir o endereço do feed (RSS) do seu blog, a ferramenta importa tudo para o blog novo, incluindo data, autor, texto, imagens etc. Testei em um blog meu e ele funcionou bem, necessitando de alguns ajustes antes da publicação. Se fizer isso, recomendo revisar todos os posts e publicá-los individualmente, para garantir que tudo foi importado corretamente.

Ao fazer isso, cuidado para não gerar conteúdo duplicado, já que provavelmente o outro blog estará indexado pelo Google. Fique atento também com as novas URLs, para que sejam as mesmas (ou sejam redirecionadas corretamente), assim você não perde seu ranqueamento no Google. E principalmente, nunca, nunca faça isso com o blog de outra pessoa, pois além de ser antiético, é uma grave violação de direitos autorais.

Loja virtual

O recurso de e-commerce também é um ponto positivo do criador de sites UOL, apesar de ser restrito e voltado para lojas pequenas. Integrado ao PagSeguro e aos Correios, a loja permite apenas 10 produtos no plano Profissional, podendo chegar a 100 por um adicional mensal de cerca de R$ 20. O certificado SSL, obrigatório em lojas virtuais, também é pago à parte (R$ 9,90 mensais).

Apesar de não ter testado a loja, vejo que ela é mais adequada para quem quer ter um site com uma página de venda, e não um e-commerce. Tendo em mente, porém, que terá limitações, como por exemplo, na quantidade de produtos e possivelmente na escolha do meio de pagamento.

Por isso, se a sua ideia é ter uma loja virtual dedicada, estas plataformas de e-commerce oferecem muito mais recursos.

Banco de imagens

Ao criar um site, é importante inserir imagens próprias, para dar credibilidade ao negócio. No entanto, é sempre útil contar com bancos de imagens profissionais para complementar o visual do site.

O criador de sites UOL possui um banco de imagens gratuito integrado a um dos melhores bancos da atualidade, o Unsplash. Basta inserir uma palavra-chave para filtrar as imagens. É possível buscar imagens em português, mas para uma seleção maior de imagens, recomendo pesquisar em inglês. Só não diria que é melhor porque várias ferramentas usam esse banco, o que não a torna um diferencial.

Pesquisa de imagens no criador de sites UOL

Pesquisa de imagens no criador de sites UOL

Além das imagens, a ferramenta disponibiliza uma galeria de ícones gratuitos, que podem ser usados como detalhes no design do site.

Galeria de ícones

Galeria de ícones

E-mail

Este é um grande diferencial do criador de sites UOL Host, em comparação às ferramentas líderes de mercado, como Wix e WordPress.com. Enquanto o UOL oferece e-mail gratuito, as duas concorrentes possuem o serviço de e-mail pago à parte.

O criador do UOL vem com 2 contas de e-mail gratuitas de 12GB cada no plano Pessoal e 10 contas no plano Profissional. Para quem usa e-mail profissional, contar com o serviço gratuito é uma grande economia.

Certificado de segurança SSL

Representado pelo cadeado verde no lado esquerdo do navegador, o SSL está se tornando item obrigatório em todos os sites, desde que o Google e outras empresas começaram a fazer campanha para tornar a internet mais segura. Em breve, sites sem HTTPS mostrarão um aviso de “não seguro” aos seus visitantes.

O criador de sites UOL Host vem com a opção de SSL nos planos, o que é um ponto positivo para a empresa. Por outro lado, infelizmente ele é vendido como um item opcional, por um valor de quase R$ 10 por mês.

Bem, considerando que nem todas as ferramentas possuem SSL, ter um certificado à venda é melhor do que não contar com essa possibilidade. Acredito que no futuro, com a pressão da concorrência, todas as ferramentas oferecerão o SSL por padrão. Até lá, recomendo que leve isso em consideração ao escolher o seu criador de sites.

Estatísticas

Assim como na maioria dos construtores, é possível acompanhar as estatísticas de acesso do seu site. E a melhor ferramenta para isso é o Google Analytics, que além de tudo ainda é gratuito. No criador de sites do UOL é possível inserir o código do Google Analytics com facilidade, e em qualquer um dos planos.

Embora pareça natural que todas as ferramentas permitam usar o Google Analytics, na prática não é assim. Alguns criadores vendem isso como um recurso de planos superiores, então fique atento.

Outros

Há uma série de recursos extras oferecidos no criador de sites UOL Host, mas cito apenas mais alguns, que considero válido mencionar:

Multi-idiomas – esta funcionalidade permite que você tenha um site em vários idiomas. A ferramenta cria uma versão duplicada do seu site para cada idioma que você adicionar. A tradução pode ser feita de forma manual ou através do Google Tradutor, gratuito e incorporado ao editor.

Domínio gratuito por 1 ano – ambos os planos oferecem um ano de domínio grátis, na contratação. Apenas as extensões de domínio variam conforme o plano escolhido.

Backup automatizado – disponível no plano profissional, este recurso grava automaticamente versões anteriores do site, que você pode acessar e recuperar, quando desejar.

Widgets – ambos os planos possuem elementos que você pode adicionar ao site, porém o plano profissional conta com extras, como cupons de desconto, pop-ups, agendamento online, menu de restaurante e outros.

Widgets no plano profissional

Widgets no plano profissional

SEO

O criador de sites UOL possui várias configurações de SEO — termo em inglês que significa “otimização para os mecanismos de busca”. Apesar de não ser completo, está entre os melhores nesse quesito, já que alguns construtores possuem somente o básico.

Nas configurações gerais do site, é possível inserir título, descrição e palavra-chave, sendo a última dispensável, mas ainda existente na maioria das ferramentas. O título e a descrição costumam ser exibidos nos resultados de pesquisa do Google, daí serem tão importantes. Há ainda outras funções, como o redirecionamento de URL pelo próprio painel, útil para evitar links quebrados e não prejudicar a indexação do site.

Configurações de SEO

Configurações de página

Assim como o site, cada página possui seus próprios campos de título, descrição e palavra-chave. Além disso, é possível definir a URL da página e optar pela sua indexação no mecanismo de busca. Isso é muito importante para o ranqueamento, pois cada página deve poder ser otimizada individualmente.

Inclusive é válido mencionar que a URL é amigável, ou seja, pode ser lida e compreendida tanto pelo usuário como pelo robô do Google. Para você ter uma ideia, uma URL não-amigável é de difícil compreensão, enquanto uma URL amigável parece com algo como “www.meusite.com/fale-conosco”.

Configurações de SEO em uma página

Configurações de SEO em uma página

Agora falando sobre o texto da página. É possível definir os títulos, de modo que os mais importantes sejam um H1, seguido de H2 e assim por diante. Esta é uma tag HTML que estabelece a hierarquia dos textos em uma página e é através delas que o Google entende o que é mais importante dentro do seu conteúdo. Ou seja, muito importante para o SEO do site.

As imagens inseridas no conteúdo também possuem um campo chamado “Texto Alt”, que é um texto alternativo à imagem. Sua função principal é substituir a imagem, quando por algum problema ela não carrega, mas seu uso também favorece o trabalho de SEO.

Indo além com o Search Console

Uma boa prática de SEO é usar o Search Console, ferramenta gratuita do Google que permite ver todos os aspectos relacionados à indexação de um site no mecanismo de busca. Para validar o site criado na ferramenta do UOL você pode inserir uma meta tag no cabeçalho do HTML ou fazer isso através do Google Analytics, caso já tenha uma conta configurada.

Para facilitar e agilizar a indexação, você pode inserir um sitemap no Search Console. O criador de sites já cria um sitemap para o seu site de forma automática, que pode ser acessado através do seu domínio (adicionando o final /sitemap.xml). Insira este seu endereço completo na área de sitemaps do Search Console e a cada atualização no site o Google será notificado.

Outros aspectos de SEO

Temos ainda alguns itens que ajudam no bom ranqueamento, que são o design responsivo, a velocidade de carregamento e o uso do HTTPS, disponível através do certificado SSL. Esses três pontos contribuem para o bom ranqueamento.

Apesar de não ser completo em SEO, a ferramenta tem um bom pacote para ajudar o seu site a ficar bem ranqueado no Google. Lembrando que SEO é um trabalho árduo e demorado, que depende de vários elementos, incluindo um conteúdo relevante e de qualidade, entre outras coisas.

Suporte técnico

Ao utilizar o criador de sites UOL você pode contar com o suporte da empresa, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo. O atendimento funciona por telefone, chat e chamado (e-mail).

Enquanto fazia essa análise, precisei entrar em contato com o suporte e fui rapidamente atendida. O técnico foi atencioso e respondeu todas as minhas questões. Além disso, este produto conta com uma central de ajuda detalhada, caso prefira buscar a resposta antes de contatar a empresa.

Planos e preços

O criador de sites UOL vem com duas opções de plano: Pessoal e Profissional. O plano Pessoal custa R$ 24,90 no ciclo anual e R$ 29,90 no mensal. Já o Profissional custa R$ 34,99 no anual e R$ 49,99 no mensal. Os detalhes seguem na tabela abaixo, retirada do site da empresa. Planos Criador de Sites UOL Host

As diferenças mais significativas entre eles são: o número de contas de e-mail, a loja virtual e os recursos adicionais, como backup, site multi-idiomas, a criação de cupons e a edição avançada (modo desenvolvedor). Já o SSL é um item pago à parte em qualquer plano e custa R$ 9,90 mensais.

Os outros itens — email marketing, antivírus e conteúdo UOL — não têm nada a ver com o site e são apenas uma isca para você conhecer e contratar outros produtos. Fique atento para não acabar pagando por itens extras que você não quer.

Avaliação final

O criador de sites UOL Host é uma ferramenta moderna, funcional e que oferece customização avançada, inclusive para desenvolvedores. Alguns recursos adicionais, no entanto, acabam tornando o produto mais caro, seja porque é exclusivo do plano profissional (ex: loja virtual) ou porque é pago à parte, como o SSL.

Ainda assim, considerando que os planos não possuem limite de visitas e armazenamento, e ainda vêm com contas de e-mail profissional de 12GB cada, este é um produto que fica dentro da faixa de preços do mercado. Além de ser a plataforma Duda, que é excelente.

Página do criador de sites UOL Host

Ir para criador UOL Host

Sobre a UOL Host

uol host

A UOL Host é uma empresa brasileira de hospedagem de sites e serviços de internet, integrante do UOL e pertencente ao grupo Folha (também dona do jornal Folha de São Paulo). Fundada em 1996, está entre as maiores empresas de hospedagem do país.


Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉