Blogger ou WordPress: qual a melhor ferramenta?

Blogger ou WordPress

Para quem está pensando em criar um novo blog ou site, uma das etapas mais importantes está na escolha da ferramenta. É comum ficar em dúvida, principalmente com tantas opções disponíveis por aí. Uma indecisão recorrente é sobre usar Blogger ou WordPress. Este questionamento é compreensível, afinal, as duas ferramentas são gratuitas e muito populares.

Para ajudá-lo nesta missão, mostrarei os pontos fortes e fracos do Blogger e do WordPress, através de um comparativo detalhado, como no artigo que escrevi sobre Wix e WordPress. Você verá que cada ferramenta é mais indicada para uma situação e um tipo de pessoa, mesmo que tecnicamente uma delas seja superior. Vamos lá?

Resumo da comparação: Blogger x WordPress

Se você prefere ver um resumo da nossa análise, confira a tabela abaixo com as pontuações do Blogger e do WordPress para cada item avaliado. Para se aprofundar, basta ler nosso artigo.

 BloggerWordPress
Facilidade de Uso44
Temas45
Flexibilidade35
Recursos35
SEO35
Segurança55
Suporte34
Custo100% gratuito, inclusive com uso de domínio próprio. O domínio deve ser comprado separadamente.Gratuito, com opções pagas. O WordPress.com tem plano pago a partir de R$ 10/mês. A versão instalada é gratuita.
Indicado paraQuem quer criar um site, blog ou loja virtual de forma fácil, rápida e totalmente gratuita.Quem quer criar um site, blog ou loja virtual desde o mais simples ao mais profissional.
Comece jáExperimente o BloggerCrie seu site no WordPress.org ou no WordPress.com

Apresentando: Blogger e WordPress

Antes de analisar os pontos de cada ferramenta, faremos uma breve apresentação de cada uma, para que possa conhecê-las melhor.

Blogger

Blogger

O Blogger é uma ferramenta gratuita de publicação de blogs, mas hoje também é usada para criar sites e lojas virtuais. Criada em 1999 (e comprada pelo Google em 2003), o Blogger continua sendo uma das ferramentas mais populares da web. Ela está disponível em todo o mundo, em dezenas de idiomas, incluindo Português do Brasil.

Apesar de sua popularidade vir caindo ao longo dos anos, o Blogger ainda é utilizado por quase 1% de todos os sites publicados na internet. Entre os gerenciadores de conteúdo mais usados no mundo, está entre os dez primeiros (fonte: W3Techs).

WordPress

wordpress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito, voltado para a criação de blogs, sites e lojas virtuais. Criada em 2003, a ferramenta é open source (código-aberto) e conta com mais de 60 milhões de usuários. Mais de 30% de toda a internet utiliza o WordPress, o que o torna líder mundial entre os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs).

É importante destacar que o WordPress possui duas versões. Uma funciona como um criador de sites, é hospedada pela empresa e está disponível em WordPress.com. A outra versão é instalada, necessita de uma hospedagem e pode ser baixada em WordPress.org. Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo o artigo WordPress.com X WordPress.org.

Agora que apresentamos as ferramentas, vamos compará-las nos quesitos: facilidade de uso, temas, flexibilidade, recursos, SEO, segurança, suporte e custo. Desta forma, será mais fácil para você decidir qual é a mais indicada: Blogger ou WordPress. 🙂

#1 – Facilidade de uso

Blogger 4

O Blogger é uma ferramenta 100% gratuita, simples e fácil de usar. Para começar, basta ter uma conta gratuita do Google (ou criar uma na hora). O painel é em português e fácil de entender, mesmo para iniciantes no assunto. Neste tutorial ensinamos como criar um blog no Blogger.

Pelo menu, em poucos cliques você seleciona um nome e um tema para o seu blog, personaliza o layout e já pode começar a escrever seu primeiro post. Também é possível fazer upload de temas ou configurar um domínio próprio, gratuitamente e com facilidade. Para quem tem conhecimento técnico, é possível customizar ainda mais o tema, editando o HTML e o CSS.

Para quem quer ir além do que o básico, a simplicidade da ferramenta acaba atrapalhando. Recursos importantes ficam “escondidos” e algumas edições precisam ser feitas no HTML. Comparando com um criador de sites, o Blogger acaba sendo mais difícil. Por incrível que pareça.

Blogger painel
Painel do Blogger é fácil de usar e vem em português

WordPress 4

O WordPress é uma ferramenta menos intuitiva que o Blogger, principalmente no começo. Mas com a prática se mostra uma ferramenta fácil de usar e com muitos recursos que facilitam a rotina do usuário. Começar é simples e parecido com o Blogger, se você for pelo WordPress.com. Já na versão instalada, como o próprio nome diz, é preciso instalar o WordPress em uma hospedagem, para então começar a usá-lo. O processo não chega a ser difícil, principalmente se você utilizar um instalador automático. Ainda assim, não dá para comparar com a facilidade das demais opções.

Uma vez que você acessa o WordPress, é fácil selecionar um tema para o seu blog ou site. Há muitas opções, gratuitas e pagas, acessíveis pelo próprio painel. Dependendo do tema que escolher, é possível personalizá-lo sem ver uma linha de código sequer. Ainda assim, a ferramenta também permite customizações avançadas, para quem tem conhecimento técnico. Neste ponto, as possibilidades do WordPress são quase infinitas (e quanto mais customizado, mais complexo pode se tornar).

WordPress.com e WordPress.org - painel de controle
WordPress.com e WordPress.org – painel de controle

A questão do domínio funciona um pouco diferente. Assim como no Blogger, no WordPress.com você pode usar um endereço gratuito, no subdomínio deles (ex: meusite.wordpress.com). A diferença está no uso de domínio próprio, que só é permitido no plano pago. Já na versão instalada do WordPress, o uso de domínio próprio é necessário para o site ficar disponível na internet.

O editor de texto difere entre as versões do WordPress, mas ambas são amigáveis e oferecem uma gama de opções maior do que o Blogger, inclusive nos aspectos de formatação de textos e inserção de imagens. No WordPress.com é possível ainda usar o painel padrão ou o do WordPress.org.

Veja também: Por que usar o WordPress para criar seu site: 15 motivos

#2 – Temas

Blogger 4

Por algum tempo, o Blogger ficou ultrapassado no quesito tema, mas isso mudou. Atualmente há centenas de temas profissionais, gratuitos e pagos, criados especialmente para o Blogger. Eles estão disponíveis em diversos sites, que você encontra fazendo uma rápida pesquisa. Basta fazer download do tema e subi-lo no Blogger, para ter o tema funcionando em minutos. Há bons temas gratuitos, mas os pagos oferecem mais recursos e têm suporte incluído. Os preços variam entre 10 e 29 dólares, e são oferecidos em sites especializados como o ThemeForest.

O próprio Blogger oferece mais de 50 temas gratuitos, que apesar de bem simples, são responsivos (adaptam-se conforme a tela do usuário). Uma vez com o tema instalado, é possível personalizá-lo. Nesse aspecto, a customização é limitada, se você for um usuário mais leigo ou iniciante. Para quem tem conhecimento técnico e entende de HTML e CSS, fica mais fácil editar o tema, já que essas opções são oferecidas no Blogger.

tema blogger magone
Exemplo de tema responsivo para o Blogger

WordPress 5

Neste aspecto, o WordPress está à frente do Blogger, tanto pela quantidade de temas quanto pela possibilidade de customização. Só o WordPress.org oferece mais de 4.000 temas gratuitos no seu diretório. Além disso, há milhares de temas pagos em sites especializados, como o Template Monster e o Themeforest, com preços que ficam entre 50 e 75 dólares. Mesmo quem opta pelo WordPress.com, versão hospedada pela própria empresa, tem disponíveis centenas de temas.

O nível de customização do WordPress é bem alto e há mais opções prontas de personalização do tema. Por outro lado, é verdade que isso também varia conforme o tema usado e a versão do WordPress. Assim como no Blogger, os temas pagos oferecem mais recursos e opções prontas de personalização. Veja nesse artigo as vantagens e desvantagens de optar por um tema pago no WordPress.

Quanto à versão, usuários com algum conhecimento técnico ou que buscam por mais flexibilidade costumam optar pelo WordPress.org, enquanto a versão .com é mais voltada para o público não técnico.

WordPress diretório de temas
Diretório de temas do WordPress

#3 – Flexibilidade

Blogger 3

O Blogger é flexível, mas leva desvantagem frente ao WordPress. Um dos fatores é que, ainda que o Blogger permita criar sites, blogs e lojas virtuais, seus recursos são mais limitados. Outra restrição é na hospedagem, local onde ficam armazenados todos os arquivos do site. Todos os sites criados no Blogger ficam hospedados nos servidores da Google, então não se pode gerenciar, nem mudar a hospedagem. O lado bom disso é que os servidores são de excelente qualidade (e de graça)!

Mas o Blogger tem ainda mais um ponto a seu favor: é uma ferramenta 100% gratuita. Ao contrário de outras (como o próprio WordPress.com), o Blogger permite usar domínio próprio gratuitamente. Isso possibilita ter um site ou blog com endereço personalizado, pagando apenas pelo registro do domínio (algo em torno de R$ 40 por ano). Pode-se até registrar o domínio pela ferramenta, usando o Google Domains. Mesmo quem cria uma loja virtual não precisa pagar nenhuma assinatura para o Blogger, o que é um diferencial da ferramenta.

WordPress 5

O WordPress, por sua vez, é mais flexível em diversos aspectos. Um deles é em relação à hospedagem. No WordPress.com os sites ficam hospedados nos servidores próprios da empresa. Já na versão instalada (.org) há liberdade para usar qualquer serviço de hospedagem. Lembrando que neste último caso, é preciso pagar pela hospedagem. Outra característica interessante é a possibilidade de migrar da versão WordPress.com para a instalada.

A ferramenta oferece muitas possibilidades de customização, sendo adaptável para sites, blogs e lojas virtuais de diversos tamanhos. É possível fazer quase tudo com o WordPress, graças aos milhares de plugins gratuitos e pagos. Um bem popular e gratuito é o WooCommerce, que transforma o WordPress em uma loja virtual. Ele funciona nas duas versões da plataforma, sendo que no WordPress.com apenas no plano pago. Entre as versões, a instalada (WordPress.org) é a que oferece maior flexibilidade.

#4 – Recursos

Blogger 3

O Blogger vem com alguns recursos interessantes para quem está começando e não tem conhecimento técnico. Dentre eles, está a integração com o Google Adsense, que permite que você veicule anúncios da rede Google e ganhe dinheiro com os cliques originados no seu site. Como ambas as ferramentas são do Google, essa integração é bem fácil no Blogger.

O Google Analytics é outra ferramenta gratuita do Google que também está disponível para usuários do Blogger. A integração é muito simples, como você pode ver neste link de ajuda da própria empresa.

Além disso, o Blogger possui os recursos básicos de qualquer ferramenta de blog, como moderação de comentários, controle de acessos, inserção de autores, configuração de domínio e SEO (que vamos analisar adiante). Também é possível fazer backup de forma bem fácil, baixando um arquivo para o computador.

Recursos Blogger - AdSense
Blogger tem integração com Google Adsense

WordPress 5

Por ser uma ferramenta de código aberto e oferecida gratuitamente, o WordPress conta com muitos recursos, próprios e de terceiros, que podem ser adicionados através de mais de 47.000 plugins. Dentre os mais populares estão o W3 Total Cache, Yoast SEO, Jetpack, Contact Form 7 e WooCommerce, apenas para citar alguns. Também é possível integrar ferramentas externas, como o Google Analytics e o Google Adsense, citadas anteriormente, além de várias outras.

Aqui temos mais uma diferença significativa entre as versões do WordPress. A versão instalada (.org) permite que você instale qualquer plugin. Já no WordPress.com o acesso a plugins é mais restrito. O Jetpack, por exemplo, já vem instalado por padrão em todos os planos. No entanto, a maioria dos plugins, como o Google Analytics e o Yoast SEO, só estão disponíveis no plano pago. Esta restrição infelizmente acaba limitando os sites e blogs gratuitos construídos no WordPress.com.

WordPress - diretório de plugins
Diretório de plugins do WordPress

#5 – Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Blogger 3

Apesar de ser uma ferramenta do Google, o SEO não é um dos pontos fortes do Blogger. A ferramenta até permite algumas configurações de SEO, mas de forma limitada. Como por exemplo, inserir uma descrição para o blog, ocultar páginas e links da pesquisa, fazer redirecionamentos e inserir atributos nas imagens (mais opções neste link de ajuda do Blogger).

O Blogger também tem dois pontos positivos, que são as URLs amigáveis (que podem ser compreendidas por usuários e por robôs, como www.meusite/minha-empresa) e o sitemap, que é um arquivo que fornece para os buscadores uma lista contendo todas as páginas do site ou blog, facilitando a sua indexação.

Blogger SEO

Um ponto negativo do Blogger em relação ao SEO é a marcação de títulos, configurada previamente pelo tema escolhido. Os títulos são aqueles Hs que ficam no HTML e ajudam os robôs a entender a hierarquia do conteúdo. Um “H1” identifica um título, e em seguida, com menor importância, vêm os títulos “H2”, “H3” e assim por diante. Em alguns temas que analisei, essas tags não estão otimizadas. Já em um tema profissional, vi que as tags estavam corretas. Sendo assim, é interessante analisar qualquer tema antes de aplicá-lo em seu blog.

WordPress 5

Umas das grandes vantagens do WordPress é que ele é amigável para os buscadores (ou SEO Friendly, como costumam chamar). Em outras palavras, você tem chances maiores de estar bem posicionado no Google se estiver usando um WordPress (e seguir as boas práticas, claro).

Para ter um site WordPress otimizado para os buscadores é preciso realizar algumas configurações importantes. Entre elas estão a configuração de URLs amigáveis e a instalação de plugins, como o Yoast SEO e o W3 Total Cache, que vão permitir que você faça as configurações necessárias e otimize pontos como a velocidade de carregamento, também relevante para o SEO.

WordPress.org - Detalhe do plugin Yoast SEO
WordPress.org – Detalhe do plugin Yoast SEO

Como este é um tema vasto, não seria possível descrever todas as possibilidades de SEO neste artigo. Vale apenas frisar que o WordPress tem uma estrutura amigável e permite configurações que o tornam a ferramenta ideal para quem procura um bom posicionamento orgânico nos sites de busca.

Infelizmente na versão do WordPress.com é preciso ter um plano pago para poder fazer algumas das configurações de SEO. Este é mais um dos aspectos que tornam a versão instalada do WordPress a melhor opção.

#6 – Segurança

Blogger 5

O Blogger está nos servidores do Google, que certamente estão entre os mais seguros do mundo. Sendo assim, ao ter um site nesta ferramenta, você não precisará se preocupar com segurança, pois ela é fornecida pelo próprio Google.

Além disso, o Blogger já utiliza o protocolo HTTPS, que oferece maior segurança nas conexões através da criptografia. Esta opção pode ser habilitada diretamente do painel. Vale lembrar que o uso do certificado de segurança SSL é cada vez mais comum e incentivado pelo próprio Google, como forma de tornar a internet mais segura.

WordPress 5

No WordPress.com você também conta com a segurança da empresa que fornece o serviço, a Automattic. Da mesma forma, todos os sites e blogs hospedados já utilizam o HTTPS gratuitamente. E os plugins de segurança, como Akismet e Jetpack, já vêm instalados automaticamente.

A versão instalada (.org), por sua vez, funciona de forma totalmente diferente. Como a hospedagem é de responsabilidade do dono do site, no WordPress instalado a segurança depende principalmente dele e do servidor onde o blog está hospedado. Para isso, é preciso manter o WordPress atualizado, instalar e atualizar plugins de segurança, configurar o SSL e escolher uma hospedagem segura, entre outras coisas.

#7 – Suporte

Blogger 3

Como na maioria das ferramentas gratuitas, o suporte do Blogger é limitado à Central de Ajuda e ao Blog. Por ser muito popular, certamente é possível encontrar bastante conteúdo na internet para questões comuns. Ainda assim, é preciso encontrar as respostas e resolver o problema por conta própria (ou com a ajuda de algum profissional).

WordPress 4

O WordPress.org, que também é gratuito, conta com uma comunidade grande e participativa, que ajuda a desenvolver e manter a ferramenta. Por isso, é possível encontrar bastante material de ajuda no fórum de suporte, além de milhares de sites na internet dedicados ao assunto. Por tratar-se de uma comunidade mundial, os fóruns de ajuda existem em dezenas de idiomas, além do português, é claro.

Fórum de suporte WordPress.org

Não há telefone ou e-mail de suporte, então também é preciso resolver as questões por conta própria. Caso seja necessário obter ajuda profissional, pode-se contratar algum especialista. A vantagem de usar o WordPress é que há milhares de profissionais aptos a trabalhar nesta plataforma. No WordPress.com há suporte via chat e e-mail, porém somente em planos pagos.

#8 – Custo

Blogger 5

O Blogger é gratuito e permite até o uso de domínio personalizado, sem que seja necessário um plano pago. Por conta disso, podemos dizer que é a forma mais barata de entrar na internet.

WordPress 4

O WordPress.com também permite começar gratuitamente, mas é preciso pagar para usar um domínio personalizado e remover os anúncios do site. Atualmente os planos pagos começam em R$ 10 por mês, cobrados anualmente. A tabela abaixo mostra todos os planos atualmente em vigor:

Recursos Gratuito Pessoal Premium Negócios eCommerce
Preço/mês
(cobrado anualmente)
R$ 0 R$ 12 R$ 26 R$ 83 R$ 149
Domínio
Personalizado
não sim sim sim sim
Domínio
gratuito 1º ano
não sim sim sim sim
Suporte
via chat e e-mail
não sim sim sim sim
Armazenamento 1 GB 6 GB 13 GB 200 GB 200 GB
Personalização
de design
Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Temas Premium
ilimitados
não não sim sim sim
Remoção de anúncios
do WordPress.com
não sim sim sim sim
Pagamentos simples não não sim sim sim
Monetização
do site
não não sim sim sim
Ferramentas
de SEO
não não não sim sim
Integração
Google Analytics
não não sim sim sim
Instalação
de Plugins
não não não sim sim
Envio de temas
personalizados
não não não sim sim
Funções de
e-commerce
não não não não sim
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar

Já a versão instalada do WordPress é gratuita e está disponível no site WordPress.org. Neste caso, os custos básicos são do domínio e da hospedagem, ambos obrigatórios nesta versão do WordPress. O domínio custa a partir de R$ 40 por ano e a hospedagem custa a partir de R$ 3 mensais, dependendo do plano e da promoção. Para ver mais informações sobre preços e planos, acesse nosso comparativo com as melhores hospedagens. Caso opte por um tema pago, este custo também deve ser considerado.

Para quem o Blogger e o WordPress são indicados?

Blogger

Blogger logo

O Blogger é ideal para pessoas que procuram uma ferramenta fácil e 100% gratuita, seja para criar um blog, site ou loja virtual. Podem ser usuários que querem criar algo simples, mas há também quem queira algo mais profissional. Ao mesmo tempo, entendem que por ser uma ferramenta gratuita, enfrentarão algumas limitações. Blogs pessoais são exemplos de uso desta ferramenta, embora o Blogger também seja a plataforma de muitos blogueiros profissionais.

WordPress

WordPress logo

O WordPress é indicado para diversos tipos de pessoas e necessidades. Há os que querem apenas um site ou blog simples e têm na versão gratuita do WordPress.com a melhor solução. Há também quem queira um site ou blog profissional, porém sem complicações e questões técnicas, e por isso optam pela versão paga do WordPress.com. E finalmente o grupo que deseja ter um site ou blog profissional mais robusto e escalável, e portanto preferem uma ferramenta que oferece mais controle, flexibilidade e uma infinidade de recursos, como no WordPress.org. Para estas pessoas, design, SEO e todos os demais aspectos de um site são essenciais para alcançar os melhores resultados.

Conclusão: Blogger ou WordPress?

Como você pode ver, tanto o Blogger como o WordPress são ótimas opções, dependendo do seu objetivo. E mesmo dentro do WordPress há muitas possibilidades, como o WordPress.com e a versão instalada.

De forma resumida, eu diria que: se você quer economizar e aceita ter restrições, opte pelo WordPress.com gratuito (ou Blogger). Por outro lado, se está disposto a investir e quer ter flexibilidade, considere usar o WordPress.com pago ou o WordPress instalado. E principalmente, faça você a sua escolha, pois ninguém conhece melhor as suas necessidades.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, deixe um comentário que terei prazer em responder. Se já decidiu onde criar seu site, clique em um dos links abaixo e comece hoje mesmo:

Criar um site gratuito no Blogger

Criar um site no WordPress.com

Criar um site no WordPress.org (tutorial)

Tags: , ,

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

67 Comentários

  1. Wallace

    Precisa dar uma atualizada nesse artigo rs
    Eu pensei que o Blogger não existia mais, teria sido substituído pelo Google site, mas ele está lá firme e forte em pleno 2021. Construo minha audiência no WordPress desde 2018 com tema pagos, e tenho um rank muito expressivo no Google, pois soube trabalhar bem o SEO, a plataforma Neil Patel não me deixa mentir. Mas hoje ficou impressionado com o Blogger, e seus temas pagos, pessoal investiu mesmo nisso, e fica muito mais em conta do que os do WordPress. Fora não ter que oagar hospedagem, e encher a plataforma de plugins extras, a velocidade e a responsabilidade dos temas ficam muito melhores no Blogger. Fiz um teste na plataforma com um template premium, e o resultado tá animador. Estou pensando em ir com tudo para o Blogger, só a questão de mudança não está sendo à favor, porque teria que começar do zero, acertando os links, e postagens. O meu site é de serviços!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi Wallace,
      Há muitos blogueiros profissionais que utilizam o Blogger e estão satisfeitos. Dependendo do tipo de site e objetivo, realmente ele pode atender bem. Apesar disso, nos aspectos técnicos o Blogger fica atrás do WordPress, que oferece muito mais recursos e flexibilidade.
      Bacana que você já usa bastante o WordPress e agora está testando o Blogger. Depois conta pra gente como foi a experiência! 🙂

      Responder
  2. Romulo de souza oliveira

    Eu uso o blogger e estou muito satisfeito, recebo várias visitas do Google, e o meu blog ficou até bacana com templetes Premium que eu comprei https://www.mundodobitcoin.org

    Responder
  3. Danielle Marins

    Olá Tathi, tudo bem?

    Utilizei o Blogger por muitos anos, ele é simples e de fácil manuseio para quem não entende muito. Com o tempo acaba-se ganhando prática e a personalização do blog fica cada vez mais completa. Atualmente uso a versão gratuita do WordPress, fiz a migração do conteúdo, por muito ouvir falar que o Blogger iria sair do ar. Fiquei com medo de perder as minhas postagens ou algo do tipo. O que sabe sobre isso?
    Hoje com a experiência com o WordPress percebo que na versão gratuita não é uma boa opção, por isso tenho cogitado a retornar para o Blogger para a versão de domínio que é mais em conta.
    Obrigada pelo conteúdo, um beijo 🙂
    Ainda não

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Danielle! Tudo bem, obrigada!
      Já ouvi rumores sobre o término do Blogger, mas nunca li nada oficial sobre o assunto. Acho pouco provável que isso aconteça, pois o Google (dono do Blogger) é beneficiado com a publicação de mais sites e blogs. Nos últimos anos, além do Blogger, eles já disponibilizaram outras ferramentas gratuitas de criação de sites, como o Google Sites e o Google Meu Negócio. Além disso, quando encerram algum serviço, como foi com o Google+, eles informam com bastante antecedência, para que os usuários possam encontrar uma solução alternativa.
      Se a ideia for usar uma versão gratuita da plataforma, realmente o Blogger tem a vantagem de permitir o uso do domínio personalizado. Como já é uma plataforma que você conhece e gosta, não vejo problema caso queira retornar ao Blogger. No entanto, caso planeje crescer com o seu blog, pode fazer sentido continuar no WordPress, pois ele possui mais recursos nos planos pagos.
      Caso opte por voltar ao Blogger, recomendo que dê atenção especial às páginas (URLs) do seu site/blog ao migrar, para evitar a perda do conteúdo já indexado no Google. O processo pode ser um pouco trabalhoso, e pelo que vi neste link de suporte, o WordPress.com pode cobrar pelo redirecionamento. Por outro lado, o redirecionamento é importante para evitar conteúdo duplicado e perda de ranqueamento no Google. Caso tenha pouca audiência ou não queira/possa gastar com isso, você pode desativar o site antigo depois da migração e esperar seu novo site indexar o conteúdo. Não é a melhor solução, mas é melhor do que nada. O mais importante é não deixar por muito tempo os dois sites publicados com o mesmo conteúdo. E também levar isso sempre em consideração antes de mudar o endereço do seu blog.
      Desculpe-me pela resposta longa, mas achei que era importante comentar sobre essa questão da indexação. Espero ter ajudado e qualquer coisa basta deixar um comentário. Boa sorte e sucesso! 🙂

      Responder
  4. Jefferson Gonçalves

    Adorei a publicação! Além de ser muito ampla, e mostrar diversas razões pelas quais você pode optar por um dos dois, é muito bem esclarecida e arquitetada. Parabéns Thatiana! Agora sim, eu posso tomar uma decisão sobre qual deles escolher.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom que o artigo foi útil, Jefferson! Desejo que tenha muito sucesso na sua escolha. E obrigada pelo comentário! 🙂

      Responder
  5. Fabio Dutra Pereira

    Muitíssimo obrigado pela esclarecedora aula, já me sinto seguro para tomar decisões a respeito da referida temática.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada pelo comentário, Fabio. Muito gentil da sua parte! 🙂
      Fico feliz que o artigo tenha sido útil. Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.

      Responder
  6. Marco Vieira

    Olá Tathiana,

    Obrigado pelo post!

    A opção do WordPress gratuito fica à frente do Blogger em relação ao SEO, aos mecanismos de buscas? Ou apenas a versão paga devido aos plugins?
    Por que caso eles batam de frente (WP gratuito e Blogger), para quem procura uma forma de lucrar, creio que o Blogger seria o ideal devido ao Google Adsense, o que só é possível nos planos pagos do WP. Correto?

    Agradeço desde já pela resposta. =)

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marco! Obrigada pelo comentário. 🙂

      Bem interessantes as questões que colocou. Na minha opinião, o principal ponto que favorece o Blogger, quando comparado ao WordPress gratuito, é a possibilidade de usar o domínio personalizado. O plano gratuito do WordPress.com tem a seu favor o fato da plataforma ser amigável aos buscadores, porém alguns recursos de SEO não estão disponíveis. Por exemplo, ele não permite editar o título e a meta descrição das páginas e posts, a não ser no plano pago (Negócios). E o principal, não permite usar domínio personalizado.

      Quanto à velocidade no carregamento das páginas, eu ficaria atento ao escolher o tema, que pode influenciar no ranqueamento. Uma boa experiência do usuário é fundamental, ainda mais com a indexação sendo feita primeiramente pela versão mobile. Com o servidor eu não me preocuparia, pois são das próprias empresas, e por isso, estáveis e robustos.

      Em termos de monetização, o Blogger também oferece mais possibilidades que o plano gratuito do WordPress, que é bem limitado. Se a ideia for inserir anúncios (ex: via Adsense), realmente no WP é preciso contratar um plano pago.

      Eu sou fã do WordPress, mas preciso reconhecer que quando comparamos as versões gratuitas de ambas, o Blogger oferece algumas vantagens a mais. Desejo que tenha sucesso na sua escolha e precisando de qualquer coisa, é só deixar um comentário!

      Responder
  7. Thaisa

    Gostei muito do seu texto. Mas acredito que para quem está começando, o WordPress é caro de manter, pois para ter domínio próprio e outras funcionalidades tem que pagar plano de hospedagem deles. A GoDaddy oferece planos para WordPress de 3 anos por 17,00 mensais que incluem o domínio, mas novamente é um investimento todo mês. Já o Blogspot, você pode adquirir o domínio por 40,00 pago somente uma vez no Registro.br e facilmente personalizar o endereço do blog. Além do mais, com um pouco de pesquisa se consegue até personalizar um e-mail próprio somente com o Registro.br. Acredito que para quem está começando, pode começar no Blogger, e conforme ao andar da carruagem, migrar para outro, de acordo com a necessidade, e claro, a disposição de investimento de cada um.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada pelo comentário, Thaisa! Concordo com você. Comparando as duas opções, o Blogger é bem mais barato para quem está começando e quer ter o domínio personalizado. Para quem prefere o WordPress, tem também a opção do WordPress.com, mais fácil de usar do que a versão instalada disponível na GoDaddy. O plano inicial, que vem com domínio, custa o equivalente a R$ 12 mensais, pagos anualmente (total R$ 144/ano). Mas ainda assim, é um custo que precisa ser considerado. 🙂

      Responder
  8. Edigley Alexandre

    Olá, Tathiana!

    Esse artigo poderia ser atualizado.

    #2 – Aparência:

    Nesse ponto o Blogger e WordPress “brigam” de igual para igual, basta ver os temas criados para WordPress igualzinhos rodados no Blogger. Responsivos, otimizados para SEO (com suas limitações), velozes e muito mais. O tema MagOne (ver site ThemeForest) não me deixa mentir.

    #3 – Flexibilidade

    O Blogger já oferece registro de domínio a partir do seu painel. Criar um loja virtual completa já é possível também. O tema SpotCommerce (ver site ThemeForest) não me deixa mentir.

    #6 – Segurança

    Já é possível usar certificado de segurança para blogs com domínio próprio.

    # Para quem o Blogger e o WordPress são indicados?

    O trecho abaixo deveria ser atualziado:

    “Não há grande preocupação com SEO ou design, porque o blog não é um projeto profissional, e sim um passatempo ou um lugar para expôr suas ideias. Não há planos para investir dinheiro no blog, a não ser que ele dê algum retorno financeiro no futuro. Neste caso, ele poderia ser migrado posteriormente para outra plataforma.”

    O perfil das pessoas que se mantiveram com o Blogger mudou muito. Muitos blogueiros vivem e ganham muito dinheiro com os seus blogs no Blogger. Passou o tempo que era apenas um diário online de adolescente. Preocupação com SEO e design é assunto de todos os dias.

    Julgar o sucesso de um blog baseado apenas na sua plataforma é subestimar o talento alheio. [Samanta Sammy em trecho do artigo O que faz o sucesso de um blog? Blogger, WordPress ou você?]

    Um abraço!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Edigley. Obrigada por compartilhar sua opinião sobre o artigo e o Blogger!
      Suas colocações são pertinentes e vou considerá-las ao atualizar o artigo, o que farei em breve. De qualquer modo, já queria responder seu comentário e te agradecer pelo feedback. Obrigada e um abraço!

      Responder
      • Edigley Alexandre

        Olá, Thatiana!

        Obrigado pela atenção e profissionalismo.

        Um abraço!

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Edigley!
          O artigo foi atualizado. Aproveitei e fiz uma revisão geral para deixá-lo bem atual. Obrigada pela contribuição.

        • Edigley Alexandre

          Olá, Tathiana!

          Li as alterações. Você foi justa em tudo.

          Um abraço!

          PS: não tinha o link responder para o seu comentário em thead.

        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigada, Edigley!
          Sobre o link “responder”, vou dar uma olhada.
          Um abraço!

  9. Fernanda

    Excelente artigo, eu tive blog no blogger por muito tempo mas hoje meio que parece ultrapassado e me sentia insegura com relação ao wordpress, estava pensando se migraria ou não, seu artigo tirou todas as dúvidas, muito bem escrito e detalhado,resultado…estou migrando para o wordpress sem dúvidas o melhor!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Michelle! Que bom, muito obrigada! 🙂

      Responder
  10. Paula

    Amei o conteúdo, parabéns pelo informativo super completo!
    A minha dúvida é sobre a visualização do Blogger em smartphones, ele é responsivo, tem uma interface amigável para quem está via mobile?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Paula. Muito obrigada pelo comentário! 🙂
      A forma como o seu site/blog será visualizado em smartphones dependerá do template que você utilizar, tanto no Blogger quanto no WordPress. Para garantir uma boa experiência mobile, basta escolher um tema (template) que seja responsivo. Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui!

      Responder
  11. Ana

    Olá boa noite.

    Eu tenho uma pergunta eu tenho o wordpress.com versão gratuita e quero passar a versão paga como posso passar mantendo toda a informação que tenho os seguidores textos imagens etc. Se pagar o plano da wordpress ele assume automaticamente isso tudo ?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ana,
      Isso mesmo. Ao fazer um upgrade de plano dentro do próprio WordPress.com, todo o conteúdo do site será preservado. O que muda é que após o upgrade você terá à sua disposição os recursos do novo plano contratado, além dos que já tinha.
      Se puder ajudá-la com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  12. Lindomar Technologo

    Existe uma diferença muito grande entre as duas plataformas. infelizmente o wordpress na versao gratuita perde em muitos aspectos para o blogger. vejo afiliados ganhando muito grana usando apenas o blogger, e isso ja nao é possivel no wordpress. entao vejo o blogger uma excelente ferramenta tanto pessoal quanto comercial, vai do conhecimento e da criatividade. no blogger vc criar, e facilmente indexa um dominio pago para redirecionar, pronto! quando o wordpress gratuito disponibilizar espaço para mexer no html, usar javascript, monetizar, usar o analytic ai sim, realmente vai surpreender, por enquanto, fico com o blogger … há, para os mimimis, tenho apenas 327 sites criados no blogger e redirecionado para os dominios pagos. kkkkkkkkkkk

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lindomar! É verdade, o WordPress.com é bastante limitado na versão gratuita. Mas que bacana que você utiliza e recomenda o Blogger. 🙂
      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente e sucesso com os seus blogs!

      Responder
      • Lindomar Technologo

        Eu quem agradeço por este espaço tao rico em informaçoes. O bom é trabalhar com ferramentas que nos adaptamos. O wordpress pago, com certeza surpreende. Sucesso a este blog maravilhoso a sua pessoa pela impecavel dedicaçao

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          É isso, há ferramentas para todos os gostos! Obrigada e sucesso para nós! 🙂

  13. Daniel Vieira

    Tathiana, boa tarde.

    Gostei muito do teu texto. Completíssimo.

    Estou criando um blog com tema gratuito pela wordpress e queria configurar para celular.

    Eu uso o tema Conversionwp free.

    Sei que tem temas pagos que já fazem essa configuração. Mas no momento não tenho condições.

    Tentei o plugin WordPress Mobile Edition versão 3.1 mas não funcionou.

    Você sabe se é possível fazer essa configuração com tema gratuito ????

    Desde já agradeço.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Daniel. Obrigada!
      Acredito que a melhor opção para você é usar um tema responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente conforme a tela do usuário (inclusive celulares). Neste link do WordPress você encontra vários temas gratuitos desse tipo: https://br.wordpress.org/themes/browse/popular/.
      Depois me diga se encontrou um tema bacana para o seu blog! 🙂

      Responder
  14. Deborah

    A matéria é ótima e ajudou bastante, parabéns!
    Mas ainda estou em dúvida em qual escolher (pessoa indecisa que sou kkkkk). Como eu tenho pouco conhecimento sobre essas coisas, eu já descartei o wp instalado. No momento, eu não tenho como investir, mas, caso meu blog cresça, eu passaria a investir. Minha ideia é disponibilizar resumos sobre história e ajudar nos estudos das pessoas. Gostaria também de ter algum retorno financeiro com isso. O que você indicaria?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Deborah!

      Do ponto de vista da ferramenta, o WordPress é a opção mais robusta. Por outro lado, se a ideia é começar gratuitamente, o Blogger tem a vantagem de permitir domínio próprio, enquanto o WordPress.com — que é a versão hospedada — só faz isso no plano pago (de US$ 4 mensais). A customização do WordPress.com também é mais limitada nos planos mais baratos, enquanto no Blogger isso não varia, já que ele é 100% gratuito.

      Sobre monetização, no Blogger você tem o Google Adsense integrado e fácil de implementar, enquanto no WordPress.com você precisa de um plano pago a partir de US$ 8 mensais para usar o programa WordAds, próprio da ferramenta. No entanto, há muitas formas de monetizar um blog, então essa restrição terá mais ou menos impacto dependendo da sua estratégia. Outro ponto é que todo blog precisa de audiência e uma das formas de atrair visitantes é através do Google. Se você pensa em investir em SEO, o WordPress é mais indicado, pois tem uma estrutura mais amigável para os buscadores.

      Por último, pensando no futuro, quando seu blog estiver maior e você quiser investir nele. Se estiver no WordPress.com, terá mais facilidade de migrar para o WordPress instalado do que se estiver no Blogger. Você pode até mesmo nunca sair do Blogger, mas se o blog crescer muito você provavelmente sentirá essa necessidade. De qualquer forma, se isso acontecer, é porque está tendo muito sucesso, o que é um ótimo problema, não é mesmo? 🙂

      Espero ter ajudado! Sucesso com seu blog!

      Responder
  15. Igor Silva

    Eu quero fazer um blog mas que seja bem bonito esteticamente falando, coisas como Loading personalizado, design mais complexo, posts mais bonitos, mas sem querer gastar nada com isso, usar e misturar Templates, neste caso, o que você acha que seria o mais recomendável para mim?

    Responder
    • Igor Silva

      obs: meu objetivo de bloger é bem caseiro e de hobby, uma brincadeira, mas quero que a aparência do meu blog seja bonita

      Responder
      • Tathiana Sobroza
        Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Sim, claro. Ter um blog bonito é importante, mesmo sendo ele um hobby. Afinal, você quer oferecer uma ótima experiência para os seus visitantes. Boa sorte e sucesso com o seu blog! 🙂

        Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Igor! Você encontrará uma variedade maior de templates gratuitos e bonitos no WordPress. Se quiser começar sem gastar nada além do seu tempo, optaria pelo WordPress.com. Se um dia quiser tornar o seu blog mais profissional, poderá optar por um plano pago na plataforma ou migrar para o WordPress instalado, que oferece ainda mais opções. Espero ter ajudado! 🙂

      Responder
  16. Vicente

    Parabéns! Muito boa a postagem! Estou com o Blogger hoje em dia, mas pelo que pude analisar, somente o plano Negócios seria perfeito para o meu caso. Porém estamos falando em 300 dólares por ano. hehehe =x

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Vicente! Verdade, o plano Negócios é um pouco caro para nós brasileiros, ainda mais com o dólar tão valorizado. Outra opção para conseguir os mesmos recursos do WordPress por um custo menor é criar o site no WordPress instalado (.org). Neste caso, o custo é do domínio e da hospedagem, que juntos custam menos de R$ 200 por ano (na maioria dos casos). A questão principal nesta versão do WordPress é que você precisa instalar o WordPress na hospedagem e fazer todas as configurações por conta própria. Também precisa cuidar da manutenção, da atualização e de outros aspectos. No WordPress.com eles cuidam de toda essa parte técnica, vamos dizer.
      Mas se você tiver conhecimento técnico ou disposição para aprender, é uma ótima solução para ter o seu WordPress a um custo baixo. Se você se animar, temos um tutorial de como criar um site no WordPress.org. O link é este: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/como-criar-um-site-wordpress/. 🙂

      Responder
      • Vicente

        Muito obrigado pelo retorno! Realmente muito trabalho não vou poder assumir agora. hehehe Conhecimento até que não seria empecilho pois o pai Google ajudaria nessas horas… Mas estou vendo outras desvantagens no Blogger que são muito desanimadoras, como por exemplo não oferecerem suporte para https para blogs com domínio próprio, e isso é um tanto ruim pois “classifica” automaticamente o site como não confiável, sendo que em muitos casos, como o meu, são blogs sem ameaças aos visitantes. Entrei em contato com a Google hoje, vamos ver se me retornam se tem previsão de oferecerem o suporte a https… Do contrário, acho que terei de desembolsar uma grana para refazer todo o blog em wordpress, pq o tema do blogger dificilmente será encaixado no wordpress, e pagar mais esse valor “irresistível” em uma só parcela anual. (ao menos podiam facilitar usando o Affirm para parcelar essa bagatela de 300USD). hehhe Meu blog é o compreietestei.com.br caso tenha interesse em passar e dar uma olhada. 😉 Obg mais uma vez! Abs! Vicente

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Realmente, Vicente! É surpreendente imaginar que o Blogger não habilita o HTTPS em domínio personalizado. Vai na contramão do que o próprio Google defende. Na minha opinião é algo que deve mudar no futuro, mas não sei em quanto tempo. Quando tiver o retorno deles sobre isso, compartilha aqui com a gente! 🙂
          Achei seu blog muito legal e bem construído! Imagino que dê até pena reconstrui-lo em outra ferramenta (ainda mais com esse preço salgado rs). Mas faz parte da vida de quem tem um site, não é mesmo? hehe Se decidir ir para o WordPress e precisar de alguma ajuda, conte conosco! Boa sorte e abraços.

        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigada, Vicente! Para você também. 🙂

  17. JOSE PARENTE DE SOUSA

    Estava precisando escolher entre e outro para montar um blog para minha esposa, e suas explicações foram muito elucidativas. Eu tenho um blog bastante visitado, no Blogger, que atende às minhas expectativas. Uso-o para veiculação de notícias, pois sou jornalista.

    Jota Parente

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jota Parente! Que bom saber que pude ajudá-lo. Obrigada também por compartilhar sua experiência e opinião sobre o Blogger. Afinal, quem está de frente no blog é que sabe o que melhor atende às suas necessidades, não é mesmo? Desejo sucesso no novo blog da sua esposa e também no seu! 🙂

      Responder
  18. Elaine

    Boa tarde. Adorei o post e a comparação! Mas ainda estou com uma dúvida referente a anúncios… Eu consigo colocar anúncios através do Google AdSense no WordPress? Ou somente pelo Blogger? Obrigada

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, Elaine! Que bom que gostou, obrigada. 🙂
      Sobre a sua dúvida: o Google Adsense está totalmente disponível no WordPress instalado (.org). Já no WordPress.com ele está disponível apenas a partir do plano Negócios, que custa cerca de US$ 25/mês (nos planos inferiores apenas o programa de anúncios do WordPress é disponibilizado, chamado WordAds).
      Caso o Adsense seja uma condição para você, eu recomendaria o WordPress instalado (aqui você vê um tutorial para criar um site nesta ferramenta) ou ficaria com o Blogger, caso preferisse algo simples e que não desse trabalho. A primeira opção é de longe a melhor em termos de SEO, mas é mais trabalhosa e tem o custo do domínio e da hospedagem. Ou seja, a melhor opção depende do que você está buscando. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só responder este comentário!

      Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alessandra. Obrigada! Avaliar um blog é uma atividade trabalhosa, principalmente quando é assim abrangente. Minha sugestão é que sempre pesquise e estude boas práticas para evoluir com o seu blog. E caso tenha alguma dúvida específica, retorne por aqui que eu tento ajudar, ok? 🙂

      Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Norival. Analisar um site do ponto de vista de SEO é bastante trabalhoso, então infelizmente não tenho como ajudá-lo nisso. No entanto, se SEO é importante para você (e eu entendo que deveria ser), recomendo que estude o assunto e aplique esse conhecimento no seu site. Há muito material disponível na internet. Eu recomendo esse site do Moz (em inglês), que é referência mundial no assunto: https://moz.com/learn/seo. Uma alternativa é contratar um especialista ou agência de SEO, que poderá fazer esse trabalho para você. É importante lembrar que o trabalho de SEO em um site nunca acaba; ele deve fazer parte da sua rotina. Boa sorte! 🙂

      Responder
  19. Ronnie Martyns

    Eu tenho um plano de hospedagem no hostgator lá eles são muito.
    Tô pensando seriamente em transferir meus sites pra…sabe quero algo profissional.
    Você acha que consigo crescer no Blogger? Nossa amei seu site…faz e horas que tô aqui funçando kkkk tirando minhas dúvidas.
    E muitas dúvidas cruéis vc me etende

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom que curtiu nosso site! Fico muito feliz em saber. ?
      Sobre crescer no Blogger, essa é uma pergunta difícil de responder porque depende da muitos fatores (muitos mesmo!). O que posso dizer é que vale a pena dar uma atenção especial para os seguintes itens: o conteúdo (original, bem escrito, otimizado para palavras-chave etc.), o SEO (conjunto de ações para otimização do site nos mecanismos de busca) e o site propriamente dito (boa arquitetura, agilidade no carregamento etc.). Se você seguir essas boas práticas, certamente verá crescimento no seu site. No entanto, as limitações do Blogger poderão fazer com que este crescimento seja menor. Por outro lado, se você tiver um WordPress e ele não for otimizado (ex: se não usar URLs amigáveis), também terá dificuldades para crescer.
      Quanto à hospedagem, tanto a HostGator quanto outras empresas possuem bons planos, e mesmo os mais baratos não deixam de ser profissionais. Em outras palavras, você só deve pensar em usar uma hospedagem mais robusta se os seus sites demandarem este tipo de solução. Caso contrário, ficará com uma hospedagem mais cara e não usará todos os recursos que ela oferece.

      Responder
  20. Ronnie Martyns

    Nossa li tudo.
    Tudinho.
    E tô com uma dúvida cruel…quero um site de Notícias Diários de música e entrevista.
    Quero que ficar Bem profissional.
    Aí começei no Blogger mas quero expandir e crescer com o site.Eu num sei se investir no Blogger vai dar certo ou um dia vier mi decepcionar.
    http://www.atitudeevisao.com.br

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Ronnie.
      Toda escolha tem prós e contras. O WordPress (instalado) oferece muitas vantagens em comparação com o Blogger, porém torna mais complexa a manutenção do seu site. Nessa versão você precisará gerenciar todos os aspectos do WordPress, incluindo plugins e atualizações, e também a hospedagem. É a escolha recomendada para quem está disposto a investir no site. Caso você não tenha certeza, ou no momento não disponha de recursos ($ ou tempo), o Blogger acaba sendo uma opção viável e bem mais fácil. Há ainda o WordPress.com, que é um bom caminho para quem quer usar o WordPress, sem o trabalho de manutenção da versão instalada. Neste caso, vale lembrar que as opções são um pouco mais limitadas e que é preciso pagar por um plano, caso queira usar um domínio próprio. Espero ter ajudado e boa sorte com o seu site! 🙂

      Responder
  21. Wallace

    Parabéns pela matéria!

    Tenho um blog há mais de 1 ano e estou vendo que o mesmo pode gerar benefícios financeiros, ele está no blogger e temos domínio próprio.
    Porém, não tem receitas ainda.
    Mas, quero transformá-lo em profissional, apesar de poder me dedicar poucas horas no mesmo.

    Qual sua posição em relação a hospedagem?
    E quais gastos?

    http://www.viajaremochilar.com.br/

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada, Wallace. Bem legal o seu blog! 🙂
      A hospedagem do Blogger é fornecida gratuitamente pelo Google, dono da ferramenta. Ou seja, se optar por continuar no Blogger, penso que não precisa se preocupar com a questão da hospedagem.
      Por outro lado, caso esteja considerando uma mudança para o WordPress (versão instalada), com o intuito de crescer com o blog e torná-lo ainda mais profissional, então você realmente precisará de uma hospedagem.
      Sobre qual hospedagem contratar, você deverá levar em conta, entre outras coisas, o tráfego do seu blog. O espaço em disco também é um recurso para analisar, mas pelo que vi do seu blog, a grande maioria dos planos atenderá a sua necessidade. Eu diria, apesar de não conhecer a fundo o seu blog, que uma hospedagem compartilhada seria suficiente. O nosso blog está neste tipo de hospedagem e nunca ultrapassamos os recursos do plano. Os preços deste tipo de plano custam entre R$ 7 e R$ 15 por mês, na contratação de um plano anual ou superior. Temos um ranking de hospedagem de sites que poderá te ajudar a comparar os planos das principais empresas. Caso tenha interesse em ver, este é o link: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/melhor-hospedagem-de-site/.
      Sucesso com o seu blog e qualquer dúvida, conte com a gente!

      Responder
  22. Amarilys - Muito bom

    Tathiana,

    Agradeço sua pesquisa e explicação. Foi muito útil para mim.
    Ganhei muito tempo achando seu post.
    Parabéns.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom, Amarilys! Fico muito feliz em saber. Obrigada!! 🙂

      Responder
  23. Rosana - Simplicidade e Harmonia

    Tathiana,

    Muito bom seu post, ficou bem explicado os prós e os contras de cada um. Tenho um blog no Blogger e estava pensando em migrar para o WP, mas de acordo com o que li em seu post, percebi que ainda não é o momento.

    Sucesso!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Rosana! Obrigada pelo seu comentário. 🙂
      Fico feliz que o post tenha sido útil. Se em algum momento surgir alguma dúvida, fico à disposição.

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉