Hospedagem de Sites de A a Z (Glossário)

Índice:

O universo de hospedagem possui uma linguagem própria, composta por termos que nem sempre são facilmente compreendidos por todos. Este glossário de hospedagem foi criado com o intuito de explicar o significado dos principais termos da área, em uma linguagem fácil de ser compreendida, inclusive por aqueles que estão começando na internet.

Os termos estão listados abaixo em ordem alfabética. Se sentir falta de algum termo ou quiser complementar uma de nossas definições, fique à vontade para deixar um comentário, que nós analisaremos e publicaremos em seguida. Esta é uma lista que cresce a cada dia, com a ajuda da nossa equipe e de vocês. Boa leitura! 🙂

Lista de termos

Blog
É um tipo de página na internet com postagens individuais de diversos tipos, como textos, imagens, vídeos etc. Blogs podem ser pessoais ou de empresas, e dedicados a um tema específico ou a assuntos variados. As postagens costumam ser apresentadas em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo, e há espaço para comentários dos leitores. Os blogs se tornaram uma ferramenta popular de marketing para as empresas, que o utilizam para dar visibilidade ao negócio, para se relacionar com os clientes e para ganhar relevância nos mecanismos de busca.
Catch all
Um endereço de e-mail que recebe qualquer e-mail enviado para o seu domínio, ainda que o e-mail em questão não exista.
CMS (Content Management System)
Sistema de gerenciamento de conteúdo, que permite organizar e gerenciar facilmente o conteúdo de um site, para que seja exibido de forma profissional e ainda assim, seja fácil de atualizar.
cPanel
É um painel de controle para hospedagem de sites baseado em Linux, que oferece uma interface gráfica e ferramentas de automação desenhados para simplificar o processo de hospedagem de um site. O cPanel utiliza uma estrutura TIER3 que permite administradores, revendedores e donos de sites controlarem os vários aspectos de um site e da administração do servidor através de um simples navegador (mais em Wikipedia).
Criador de Sites
Ferramenta que permite e criação de sites sem necessidade de conhecimento técnicos, nem edição de códigos.
Cloud Computing (Computação em nuvem)
É uma rede de servidores usados em conjunto para armazenar informações e entregar serviços através da internet, de forma que os recursos podem ser escalados rapidamente de acordo com a demanda. Saiba mais aqui.
Domínio
É um endereço para acessar um site na internet. Ele é necessário para que um site fique disponível e tem uma estrutura semelhante a “www.dominio.com.br”. Mais detalhes no artigo “O que é um domínio?”.
Domínio estacionado
Um domínio separado que aponta para o seu domínio principal. É muito comum as pessoas registrarem um domínio em mais de uma extensão (ex: .com.br e .com) e usar ambas no mesmo site. Neste caso, uma dessas extensões seria a principal, mas as pessoas que acessassem o domínio secundário também chegariam ao mesmo site através de um redirecionamento automático.
Drupal
É um CMS (Content Management System) ou gerenciador de conteúdo gratuito e de código-aberto que permite a customização de sua aparência e de diversos recursos. Possui uma comunidade de colaboradores que ajudam a ferramenta a evoluir. A instalação automática do CMS Drupal é oferecida gratuitamente por algumas empresas ao contratar um plano de hospedagem de sites compatível com o Drupal.
E-mail
Método de troca de mensagens digitais de um remetente para um ou mais destinatários. O e-mail funciona através da internet ou de outras redes de computador. É oferecido na maioria dos planos de hospedagem e pode ser personalizado com o seu domínio (ex: [email protected]). O e-mail é a ferramenta de comunicação mais usada pelas empresas, por isso cada vez mais as empresas investem em um e-mail profissional.
Empresa de hospedagem
É uma empresa que tem por finalidade principal hospedar sites na internet. Dentre os serviços normalmente oferecidos estão: registro de domínio, hospedagem de sites, revenda de hospedagem, VPS, servidor dedicado, criador de sites, e-mail marketing, entre outros.
Espaço em Disco (disk space)
Quantidade de espaço alocada para você no servidor, para armazenamento de arquivos, páginas, emails e outros.
Favicon
É uma pequena imagem associada ao seu site, que aparece na barra de endereços, guia e favoritos do seu site e que ajuda o usuário a identificar o seu site na barra do seu navegador.
FTP (File Transfer Protocol)
Um protocolo de transferência de arquivos (upload e download). A maioria das hospedagens permite o uso do FTP, incluindo o uso do anonymous FTP e a permissão para criar contas para que outros possam transferir arquivos.
.htaccess
É um arquivo de configuração do servidor de hospedagem. Permite que você defina regras de acesso (permissões) para arquivos ou pastas específicas, reescrita de urls, redirecionamentos, entre outras coisas.
HTML
HTML é a linguagem de marcação de textos, fotos e outros tipos de dados nas páginas da internet, que acessamos utilizando um navegador.
Hospedagem de sites
É um serviço prestado por empresas de hospedagem, que armazenam o seu site em um servidor e o exibem aos usuários que visitam o seu site na internet. Sabe quando você acessa um site na internet? Então, para que este site apareça na sua tela e você possa navegar, foi necessário hospedar este site em um computador, chamado de servidor web. Todos os sites que você acessa na internet estão armazenados (hospedados) em computadores (servidores), responsáveis por guardar os arquivos do site (imagens, banco de dados, texto etc.) e exibi-los nos navegadores das pessoas que acessam esses sites.
Hospedagem compartilhada
Local onde está hospedada uma conta (website), que por sua vez está localizado em um servidor que é compartilhado com outras contas (websites). Os recursos do sistema são compartilhados entre todas essas contas. A maioria dos sites pessoais e de empresas estão aptas a utilizar este tipo de hospedagem, sem exceder as especificações do sistema.
IMAP (Internet Message Access Protocol)
É um meio para recuperação de e-mails. Uma cópia do e-mail é deixada no servidor até que seja deletada permanentemente. Conveniente para pessoas que utilizam múltiplos computadores e clientes de e-mail em lugares diferentes, como trabalho e casa, por exemplo.
IP Dedicado
Um endereço de IP que é utilizado somente pelo seu website. Isto é necessário, por exemplo, quando o site utiliza um certificado SSL para aceitar pagamentos através do site.
Largura de banda (bandwidth)
Quantidade de transferência de dados que é usada em sua conta. Isto ocorre cada vez que alguém visita ou usa seu site, um e-mail é enviado ou recebido, ou quando há upload ou download de arquivos.
MySQL
É uma linguagem open source de banco de dados, incluída em planos de hospedagem. É utilizada em uma variedade de aplicações.
Painel de controle
É a interface principal de uma conta de hospedagem. O painel de controle é o lugar onde o usuário pode modificar e controlar todos os aspectos da sua hospedagem, tais como inserir novos domínios e subdomínios, fazer upload do site, instalar aplicações, criar e gerenciar contas de e-mail, verificar o uso de recursos da hospedagem, entre outros.
Pop 3
Um protocolo de e-mail que permite que você baixe os e-mails do servidor utilizando um programa específico para esse fim, como Outlook ou Thunderbird.
Resposta automática
Um recurso para enviar e-mails automáticos de resposta para e-mails recebidos. Utilizado frequentemente em situações como “férias” ou ausências em que o tempo de resposta do e-mail poderá demorar mais do que o normal.
Revenda de Hospedagem
Um pacote de recursos de um servidor é vendido a um indivíduo, que tem como objetivo usá-lo para hospedar múltiplos domínios como sua própria marca.
Servidor
Um computador que armazena e fornece informações para outros computadores. Se você tem um site, muito provavelmente ele está localizado em um servidor, que é de propriedade da sua empresa de hospedagem.
Servidor dedicado
Uma conta de hospedagem em que apenas um cliente tem controle de todo o servidor. Todos os recursos são alocados para apenas uma conta.
Servidor Linux
Um servidor que utiliza Linux, um sistema operacional de código aberto e gratuito, utilizado na maioria das hospedagens compartilhadas e/ou gratuitas.
Servidor Windows
Um servidor que utiliza Windows como seu sistema operacional. Este tipo de plano costuma ser mais caro que o Linux, mas é necessário para atender algumas aplicações específicas (ex: hospedar um site criado com .aspx).
SMTP
É um protocolo de e-mail que permite o envio de e-mails. A maioria das hospedagens permite que você utilize o servidor para enviar e-mails.
Spam
Envio de email de massa não solicitado, normalmente utilizado para vender serviços e produtos. A maioria das empresas de hospedagem possui um controle de spam automático.
SSD
O SSD (sigla do inglês solid-state drive) é um tipo de dispositivo que aumenta o desempenho no processamento dos dados, através do uso de memória flash (tecnologia semelhante à de pendrives e cartões de memória).  Em um servidor, por exemplo, ele acelera o carregamento do seu site, diminuindo o tempo de acesso para o usuário final. Esta é uma tendência entre as empresas de hospedagem, que estão substituindo o armazenamento em HD pelo SSD.
Dentre as vantagens do SSD estão: o tempo de acesso reduzido (maior velocidade), menor consumo de energia, menos ruído e maior resistência a choques físicos do que HDDs (por não possuir partes móveis). Já as desvantagens são o custo elevado e a capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos.
SSH (Secure Shell)
É um protocolo de rede e ao mesmo tempo um programa de computador que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a permitir a execução de comandos de uma unidade remota. Em uma definição simplificada, podemos dizer que o SSH seria um computador controlando outro computador.
SSL (Secure Socket Layer)
É um meio de criptografia comumente utilizado em sites de e-commerce, para tornar segura as transações realizadas no site. Sites que utilizam SSL possuem um “https://” na barra de endereços.
Uptime
Quantidade de tempo que o servidor opera sem interrupções e o seu site está acessível. Este dado costuma ser mostrado como um percentual. Você deve procurar um uptime de 99% ou superior para garantir que o seu site estará disponível a maior parte do tempo possível.
VPS (Virtual Private Server)
Servidor Privado Virtual (ou VPS em inglês) é um servidor particionado com cada seção atuando como um servidor único. Normalmente é mais barato que um servidor dedicado, mas tem mais flexibilidade e recursos que um plano compartilhado.
Webmail
Ferramenta de envio e recebimento de e-mails pela internet, sem a necessidade de uso de um software de e-mail. A maioria das hospedagens de sites oferece uma ou mais ferramentas de webmail aos seus clientes.
WordPress
O sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo, utilizado para sites, blogs e lojas virtuais. É um CMS gratuito e de código-aberto que permite grande customização, através de milhares de temas e plug-ins, oferecidos de forma gratuita e paga. A maioria das empresas oferece planos específicos para o WordPress e a ferramenta para instalação da WordPress em apenas 1 clique.

Sentiu falta de algum termo? Deixe um comentário aqui, que vamos inserir o termo em nosso glossário de hospedagem!

Deixe um comentário