Melhor Loja Virtual – Ranking 2024

Escolher a melhor loja virtual é fundamental para o sucesso do seu negócio online. Felizmente existem ótimas opções no mercado, com recursos para todos os tamanhos de loja. Conheça abaixo as melhores plataformas de loja virtual para 2023.

# Empresa Destaques Visitas/mês Quantidade
produtos
Venda
produtos
Preço
(a partir de)*
Link
1 Tray Integração direta com 20 Marketplaces
50% OFF com o cupom TSHS50
Ver detalhes
10.000
visitas
100
produtos
Físicos R$ 52
Oferta
Visitar site
2 Wix Criador de sites com recurso de loja online
Temas gratuitos e marketing integrado
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
Produtos
ilimitados
(20 GB espaço)
Físicos
e digitais
R$ 29 Visitar site
3 Nuvemshop Recursos para lojas de todos os tamanhos
Painel amigável e temas gratuitos
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
Produtos
ilimitados
Físicos
e digitais
R$ 59 Visitar site
4 D Loja Virtual DLoja Virtual por HostGator
Diversas opções de frete e pagamento
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
Produtos
ilimitados
Físicos
e digitais
R$ 28,91
50% OFF
Visitar site
5 Loja Integrada Para lojas virtuais de todos os tamanhos
Opção de plano gratuito, temas pagos
Ver detalhes
25.000
visitas
250
produtos
Físicos R$ 43 Visitar site
6 WordPress.com Planos para blogueiros, empresas e lojistas
Temas premium ilimitados
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
Produtos
ilimitados
(200 GB espaço)
Físicos
e digitais
R$ 83 Visitar site
7 UOl Host Integração c/ Shopee e outros
Inclui 2 contas de e-mail personalizadas
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
50
produtos
Físicos R$ 29,90 Visitar site
8 GoDaddy Criador de sites com recurso de loja online
Temas gratuitos e marketing integrado
Ver detalhes
5.000
produtos
Físicos
e digitais
R$ 42,99 Visitar site
9 Locaweb Criador de sites com recurso de loja online
Temas gratuitos e contas de e-mail profissional
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
30
produtos
Físicos R$ 14,90 Visitar site
10 Shopify Inclui blog e site na loja virtual
Fácil de usar e com temas gratuitos
Ver detalhes
Visitas
ilimitadas
Produtos
ilimitados
Físicos
e digitais
US$ 14 Visitar site

*Os preços e recursos informados nesta página servem apenas como referência. Essas informações poderão ser atualizadas nos sites das empresas, sem aviso prévio. Neste caso, sempre prevalecerão as informações contidas nos sites das empresas.
**Parte das vendas realizadas com origem em nosso site gera uma comissão. Isso não influencia o posicionamento das empresas nem os preços praticados. Pelo contrário, algumas ofertas são oferecidas com exclusividade pelo nosso site. Esta é apenas uma forma de manter o nosso site e conteúdo gratuito para os nossos leitores.

Melhor Loja Virtual em 2023

Conheça a seguir a melhor loja virtual e outras 9 opções. Todas as empresas oferecem uma ótima relação custo-benefício e também foram avaliadas em critérios como facilidade de uso, recursos e preço.

1. Tray

Tray

A Tray está entre as melhores plataformas de e-commerce para venda de produtos físicos. Como diferencial está a integração nativa com 20 marketplaces, o que permite gerenciar e visualizar todas as informações em um único painel (a um custo adicional por venda). A ferramenta também oferece uma franquia mensal de pedidos com origem no Mercado Livre, sem cobrança adicional.

Com mais de 100 temas gratuitos e pagos, a Tray oferece um painel de gerenciamento robusto e uma ampla seleção de intermediadores de pagamento. Os planos são variados e atendem diferentes tamanhos de loja. O custo inicial é de R$ 52 por mês no plano anual, para até 100 produtos e 10.000 visitas, sem cobrança de taxa por venda.

Visitar site

2. Wix

O Wix é considerada a melhor loja virtual em termos de facilidade e custo-benefício

O Wix é a melhor loja virtual para quem está começando, pois possui um criador de sites com funcionalidade de e-commerce, o que possibilita ter um site, um blog e uma loja virtual no mesmo lugar. Por permitir a venda de produtos físicos e digitais (incluindo serviços online), o Wix é a melhor loja virtual para profissionais e pequenos negócios. O editor é fácil de usar e os temas são modernos, gratuitos e otimizados para celular.

A ferramenta conta com os principais recursos de e-commerce, incluindo um sistema de gerenciamento de pedidos e de clientes e diversos meios de pagamento e de envio. Os planos Business custam a partir de R$ 29 por mês e contam com largura de banda ilimitada e 20 GB de armazenamento. É possível testar a ferramenta na versão gratuita.

Visitar site

3. Nuvemshop

A Nuvemshop funciona no modelo de aluguel

A Nuvemshop oferece uma ótima opção de loja virtual tanto para iniciantes quanto para lojistas que procuram soluções mais robustas. O painel é amigável, há muitos recursos disponíveis e os temas são responsivos e gratuitos. A ferramenta possui ainda integração com redes sociais, marketplaces e uma grande variedade de meios de pagamento e de envio.

Todos os planos possuem produtos, vendas e visitas ilimitados, com recursos para venda internacional no plano superior. Como diferencial, a ferramenta permite vender produtos físicos e digitais. Os planos custam a partir de R$ 59/mês, sem tarifa por venda usando o NuvemPago. Há ainda uma versão gratuita, que limita o uso de alguns recursos, como domínio personalizado. Ainda assim pode ser uma boa opção para começar.

Visitar site

4. DLoja Virtual por HostGator

DLoja Virtual por HostGator

A DLoja Virtual possui planos que atendem quem busca uma loja virtual fácil de operar e com diversas integrações. A ferramenta conta com templates gratuitos e premium, além de diversas formas de pagamento e envio disponíveis por padrão. Marketplaces também podem ser integrados em todos os planos. Voltada principalmente para a venda de produtos físicos, a loja permite cadastrar produtos à vontade, com visitas ilimitadas.

Todos os planos permitem usar domínio personalizado, com subdomínios ilimitados e certificado SSL grátis. Os planos começam em R$ 28,91 por mês no plano anual (nesta oferta com 50% de desconto). Há uma cobrança de comissão por transação, que varia de 1,5% a 0,5% (sobre o subtotal do pedido pago).

Visitar site

5. Loja Integrada

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas, com mais de um milhão de lojas virtuais criadas. A ferramenta, que utiliza a infraestrutura da Amazon, oferece uma grande variedade de recursos, formas de pagamento e envio, além de mais de 30 integrações com aplicativos para agregar à loja. Os mais de 500 temas profissionais são pagos, mas com conhecimento técnico é possível criar um layout do zero.

Um diferencial que torna a Loja Integrada muito popular é que ela oferece um plano gratuito para até 5.000 visitas/mês e 50 produtos ativos. No plano pago inicial, que custa R$ 43 por mês (preço promocional), esses limites sobem para 25.000 visitas/mês e 250 produtos ativos, e há mais formas de pagamento e integrações. Não há cobrança de comissão por venda realizada.

Visitar site

6. WordPress.com

WordPress.com

O WordPress.com é a solução gerenciada e hospedada do WordPress, e conta com dois planos que permitem criar lojas virtuais completas. Com 200 GB de armazenamento, ele suporta visitas ilimitadas e permite criar um site que aceite pagamentos, doações ou assinaturas de conteúdo exclusivo (disponível no site ou enviado por e-mail, como newsletter paga).

A criação de uma loja virtual no WordPress.com permite a instalação de temas e plugins externos, da mesma forma como ocorre em um WordPress instalado em uma hospedagem de sites. Não há limites para a venda de produtos ou serviços e meios de pagamento internacionais podem ser configurados. É possível testar a ferramenta na sua versão gratuita, no entanto, os recursos de venda de produtos só estão disponíveis no plano Negócios, que custa R$ 83 por mês.

Visitar site

7. Loja VirtUOL

A Loja VirtUOL faz parte do grupo UOL

A loja VirtUOL é do UOL e ocupa a 7ª posição no ranking de melhor plataforma virtual. Os planos contam com visitas ilimitadas, 2 contas de e-mail profissionais e temas responsivos e gratuitos. A plataforma de pagamento oferecida é a PagSeguro, que não cobra nenhuma taxa por transação. Também é possível receber pagamentos via PIX.

Dentre os marketplaces, estão integrados com a Loja VirtUOL a Shopee, o Mercado Livre, Google Shopping e outros. Na modalidade de envio, também há integração com os Correios e com o Envio Fácil, para envio de produtos. Há ainda integração automática com o carrinho de compras no Facebook e no Instagram, para venda nas redes sociais. A loja VirtUOL custa a partir de R$ 29,90 por mês (preço mantido na renovação), no plano de até 50 produtos. É possível testar o serviço por 7 dias gratuitamente em todos os planos.

Visitar site

8. Loja online GoDaddy

GoDaddy Loja online

A loja online da GoDaddy faz parte do criador de sites da empresa e é uma solução que reúne site, blog e loja virtual no mesmo lugar. Por ser fácil de usar e permitir a venda de produtos físicos e digitais, é indicada para profissionais e pequenos negócios. A ferramenta permite adicionar até 5.000 produtos.

É possível também vender serviços online individuais ou em grupo, como treinamentos, consultas e aulas, através do agendamento online. A ferramenta conta ainda com e-mail marketing e integração com redes sociais. A loja online da GoDaddy tem as principais funcionalidades de e-commerce, e integrações com Mercado Pago e PayPal. O plano custa R$ 42,99 por mês, sendo possível testá-lo gratuitamente por 1 mês.

Visitar site

9. Loja virtual Locaweb

Locaweb

Outro criador de sites com opção de loja online é da Locaweb, uma das maiores empresas de hospedagem no Brasil. O plano de loja virtual conta 1 ano de domínio gratuito, 10 caixas de e-mail com 10 GB cada, além de temas gratuitos e responsivos. As páginas são ilimitadas, com limite de cadastro de até 30 produtos físicos. A ferramenta permite ainda integrar site, blog e loja em um único lugar.

Através da plataforma de pagamento Yapay é possível configurar diferentes formas de pagamento e há integração com os Correios para envio. O Google Analytics e as redes sociais também estão integrados à ferramenta. O plano de loja virtual da Locaweb custa R$ 14,90 no plano promocional e pode ser testado gratuitamente.

Visitar site

10. Shopify

Shopify

A Shopify está entre as melhores plataformas de e-commerce do mundo. Voltada para lojas de todos os tamanhos, a ferramenta é fácil de usar e conta com temas gratuitos e pagos, que podem ser customizados. A Shopify oferece produtos e visitas ilimitados, recursos de blog e site, e possibilidade de venda pelo Google e redes sociais.

Há uma ampla oferta de meios de pagamento para o Brasil, mas faltam integrações diretas locais, como com os Correios e marketplaces (alguns apps de terceiros podem ser usados como alternativas). Outro ponto desfavorável é que os planos são cobrados em dólares americanos. O plano inicial custa US$ 14 por mês + 2% de taxa por transação. É possível experimentar a ferramenta grátis por 14 dias.

Visitar site

Tipos de plataforma de e-commerce para a melhor loja virtual

Com o crescimento das vendas pela internet, é cada vez maior o interesse das pessoas em montar uma loja virtual. No entanto, uma das barreiras ao iniciar um negócio online é o conhecimento sobre os diversos tipos de lojas e seu funcionamento.

Melhor loja virtual

Para aqueles que desejam empreender no comércio eletrônico, é fundamental se aprofundar no assunto. Escolher a melhor plataforma para loja virtual para o seu negócio é algo que exige alguma dedicação por parte do empreendedor.

Quanto ao modelo de contratação da plataforma de loja online, podemos agrupá-las em três categorias principais. São elas:

  • Plataformas próprias;
  • Plataformas de código aberto;
  • Plataformas alugadas.

A plataforma própria é desenvolvida completamente sob medida para as necessidades do cliente. O sistema e as funcionalidades são implementados sob demanda e voltados para as necessidades do negócio. Essa modalidade é a que possui o maior custo, tanto inicial quanto de manutenção, pois exige uma equipe dedicada ao desenvolvimento e manutenção do sistema.

A plataforma de código aberto, ou open source, permite que você instale e customize uma ferramenta gratuita e de código aberto, como o Magento, Prestashop ou Opencart. Você também pode escolher a hospedagem de sites que desejar para a sua loja virtual e fazer todas as configurações e integrações por conta própria ou por um profissional contratado por você. Nesta modalidade, o investimento inicial pode ser significativo, por conta do desenvolvimento da loja virtual. Mas, no longo prazo, esta costuma ser a opção mais barata entre todas. Além disso, oferece grande liberdade e flexibilidade.

A plataforma alugada, ou SaaS, é criada e mantida por uma empresa específica e é oferecida para diversos clientes simultaneamente, através de um modelo de aluguel. A sigla SaaS vem do inglês Software as a Service, que significa, em tradução literal, software como serviço. Os clientes deste serviço de loja virtual pagam uma mensalidade para usar o sistema e podem customizar a loja de acordo com os recursos presentes. Esta é uma modalidade bastante utilizada atualmente pelo seu ótimo custo-benefício em comparação com uma plataforma própria. Também é a modalidade que estamos abordando aqui no ranking da melhor loja virtual.

Para quem uma loja virtual alugada é indicada?

Uma plataforma de loja virtual do tipo SaaS (alugada) é indicada para negócios de todos os tamanhos, atendendo desde profissionais autônomos até empresas de grande porte. Este tipo de plataforma é bastante flexível e escalável, podendo ser utilizada para a venda online de diversos tipos de produtos físicos. Algumas plataformas ainda oferecem a possibilidade de vender produtos digitais, que não necessitam de envio. Até mesmo serviços, como aulas e consultorias, podem ser vendidas em algumas plataformas de loja online alugadas.

O nível de customização e personalização da loja varia de acordo com o fornecedor, indo desde opções limitadas até aquelas que permitem personalização radical da interface e funcionalidades. Em comum, nesse quesito, está o fato de que todas estas plataformas de e-commerce foram criadas para atender também a um público não técnico, como, por exemplo, o lojista. Por isso, geralmente o sistema possui um nível de dificuldades baixo para a customização inicial e operação diária.

Do ponto de vista das funcionalidades, geralmente os recursos básicos esperados em lojas virtuais estão presentes na maior parte dos fornecedores, como integração com meios de pagamento e envio, controle de estoque e clientes, entre outros. É importante, no entanto, ficar atento aos detalhes e às peculiaridades do seu negócio, pois o tipo de integração pode variar bastante, especialmente nos fornecedores estrangeiros.

Vantagens e desvantagens de uma loja virtual pronta

As plataformas de e-commerce que funcionam em modelo de aluguel possuem diversos pontos positivos, que as tornam excelentes opções para criar uma loja virtual. Por outro lado, também há pontos negativos que devem ser levados em consideração ao analisar este tipo de plataforma. Abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens desta plataforma.

Vantagens

  • Maior facilidade para criar uma loja virtual.
  • Baixo investimento inicial, pois não há custo de setup nem instalação.
  • Risco reduzido, uma vez que se paga apenas uma mensalidade e não há investimento para construir a plataforma.
  • Diversas opções de plataforma, que atendem a todos os tipos de empresas.
  • Integrações pré-configuradas, o que facilita o uso de diversos serviços externos, como Correios e meios de pagamentos.
  • Atualizações gratuitas da ferramenta, feitas pela empresa que você contratou.
  • Suporte especializado.
  • Hospedagem e certificado de segurança SSL incluídos.
  • Infraestrutura sob a responsabilidade do fornecedor (servidores, rede e manutenção de software/hardware).

Desvantagens

  • Plataforma proprietária (na maioria dos casos), o que significa que você não pode levar a sua loja virtual para outra empresa.
  • Restrições para integrar ferramentas de terceiros que não estejam pré-instaladas ou pré-configuradas pela empresa que oferece a plataforma.
  • Restrição aos limites e planos oferecidos pela empresa, que podem começar com preços baixos, mas ter custos altos nos planos superiores.
  • Comissão pelas vendas realizadas através da plataforma (cobradas apenas por algumas empresas).

Principais recursos oferecidos nas melhores lojas virtuais

A lista de recursos oferecidos pelas plataformas de loja virtual alugadas (SaaS) é extensa e pode variar bastante de uma empresa para outra. Vamos listar abaixo os que consideramos mais importantes, para que se tenha uma ideia do que esperar desse tipo de plataforma.

Temas e layout

As plataformas para lojas virtuais costumam oferecer uma variedade de temas, ou templates,  gratuitos para você escolher e personalizar a sua loja virtual. Em sua maioria, esses temas possuem uma versão mobile ou responsiva, sendo esta última adaptável a qualquer tipo de dispositivo, como tablets e smartphones. Em alguns casos, a empresa também poderá vender alguns temas premium.

Uma vez selecionado o tema, é possível customizar sua aparência, mudando fontes, cores etc. ou realizar customizações avançadas, usando HTML e CSS, por exemplo. O nível de personalização varia de acordo com a ferramenta, mas todas oferecem as opções básicas de personalização de layout.

Clientes e pedidos

As áreas de gestão de clientes e de pedidos são muito importantes em uma loja virtual. Conhecer os clientes e seu perfil de compra é a chave para o sucesso das ações promocionais e de fidelização de clientes. Gerenciar os pedidos também é fundamental no dia a dia da sua loja virtual, pois eles estão diretamente relacionados às suas vendas e faturamento. Veja algumas das funcionalidades normalmente disponíveis na plataforma de e-commerce SaaS (lojas virtuais alugadas):

  • Gestão de clientes;
  • Gestão de pedidos;
  • Rastreamento de pedido;
  • Usuários administradores;
  • Gerenciamento da loja pelo celular.

Produtos

Tão importante quanto gerenciar clientes e pedidos, é gerenciar os produtos da sua loja virtual. As melhores plataformas de loja virtual costumam oferecer diversas funcionalidades relacionadas a produtos, tais como:

  • Cadastro de produtos e categorias;
  • Gerenciamento de inventário;
  • Inserção de variações de produtos (múltiplos tamanhos, cores, materiais etc.);
  • Inserção de múltiplas imagens por produto e zoom nas fotos;
  • Importação e exportação de produtos em lote;
  • Compre junto (criação de combos de produtos complementares);
  • Produtos relacionados (oferta de produtos similares).

Vendas e logística

Parte do sucesso de uma loja virtual está relacionada aos meios de pagamento que ela oferece e à qualidade e pontualidade da entrega. Por isso, as plataformas de e-commerce costumam oferecer diversos recursos para que o dono da loja preste o melhor serviço para seus clientes. Algumas das opções oferecidas pelas plataformas são:

  • Certificado SSL grátis (para a segurança da sua loja virtual);
  • Opções de entrega por Correios, transportadora e outras;
  • Tabela de frete e frete grátis por valor, região e produto;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Integração com meios de pagamento, como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago e outros;
  • Opção de checkout transparente (a venda ocorre na loja virtual, e não no intermediador).

Marketing e SEO

Uma vez que a sua loja esteja funcionando, uma das suas principais atividades será criar ações de marketing para levar tráfego para sua loja virtual. As empresas oferecem diversos recursos de SEO e marketing para facilitar a vida do dono do site. Algumas delas são:

  • Cupons de desconto;
  • Descontos e promoções;
  • Cartões de presente;
  • Avaliação dos produtos pelos clientes;
  • Otimização para os mecanismos de busca;
  • Geração de sitemap (mapa do site);
  • Google Ads;
  • Disparo de e-mail marketing;
  • Integração com redes sociais, como o Facebook e Instagram, para venda de produtos.

Servidor de hospedagem

Todas as plataformas de loja virtual contratadas no formato de aluguel (SaaS) oferecem hospedagem gratuita. Isso significa que a sua loja será hospedada pela empresa e você não precisará se preocupar com isso. Em algumas empresas, há limites de armazenamento e largura de banda. Nesses casos, caso a sua loja cresça muito, pode ser necessário fazer upgrade de plano para continuar utilizando o serviço.

Cada empresa oferece uma garantia de disponibilidade do servidor, também chamado de SLA ou uptime. Nem todas as empresas divulgam esse número, mas ele costuma ficar acima de 99%. Apesar de ser o ideal, praticamente não existe uptime de 100%. Uma disponibilidade mensal acima de 99,9% já é um bom número.

Relatórios e estatísticas

Para facilitar a análise de vendas e performance da loja virtual, as plataformas de e-commerce costumam oferecer painéis e relatórios, além da integração com o Google Analytics. Os principais recursos são:

  • Painel com os indicadores mais importantes da sua loja virtual;
  • Estatísticas de vendas, produtos, categorias, visitas etc;
  • Histórico por cliente, produto por cliente;
  • Integração com Google Analytics.

Marketplaces e comparadores de preço

Para as lojas virtuais que querem aumentar as vendas oferecendo seus produtos em outros canais, os marketplaces podem ser uma ótima solução. Algumas plataformas oferecem integração com Mercado Livre, Google Shooping, B2W (Americanas.com, Ponto Frio etc.), cNova, Walmart e outros.

Também é possível divulgar seus produtos e ofertas nos comparadores de preço, como o Buscapé. Essa integração também é oferecida por diversas plataformas.

Como escolher a melhor loja virtual para o seu negócio?

Há diversas maneiras de escolher uma plataforma de loja virtual para um negócio. Vamos compartilhar aqui uma forma que acreditamos ser simples e eficiente.

Verifique a adequação dos planos e recursos ao negócio

Por mais que você esteja ansioso para começar, é importante ter o mínimo de planejamento. Isto irá te auxiliar na hora de escolher a plataforma. O primeiro passo é saber o que sua loja virtual precisa ter (recursos), qual será o tamanho dela e quanto você está disposto a investir no assunto (tempo e dinheiro).

Por exemplo, defina quantos produtos pretende vender, os meios de pagamento que quer disponibilizar e alguns recursos que considera importantes na sua loja virtual. Desta forma, poderá analisar os recursos oferecidos pelas plataformas e decidir qual se encaixa melhor no que você precisa. Em linhas gerais, quanto mais recursos a empresa oferecer, maior será o custo de aluguel da ferramenta.

Com isso estabelecido, visite os sites das empresas e entenda os limites dos planos oferecidos, no que se refere ao número de produtos e página visitadas (pageviews). Caso não haja nada sobre isso no site, procure por limites de espaço de armazenamento e largura de banda. São esses itens principais que irão te mostrar qual o plano ideal para a sua loja virtual.

Teste a ferramenta antes de contratar

É normal ficar em dúvida, principalmente quando não conhecemos as ferramentas no dia a dia. Para reduzir a chance de erro, procure saber se a empresa permite teste gratuito. A maioria oferece um período para você testar a ferramenta gratuitamente. Outras oferecem o reembolso gratuito, em caso de insatisfação com o plano. Seja como for, tente experimentar a ferramenta antes de contratá-la, se possível. Como você irá lidar com ela todos os dias, é importante que entenda e goste da ferramenta.

Procure saber como funciona o suporte

Por último, veja qual o nível de suporte que a empresa oferece. Esse quesito varia bastante entre as ferramentas, então fique atento. Nas melhores situações você tem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, via chat, telefone e e-mail, mas nem sempre é assim. De qualquer forma, quando a ferramenta é intuitiva e está sempre funcionando bem, menos suporte você precisará. Avalie esta questão conforme a sua necessidade.

Conclusão

Espero ter colaborado com a escolha da melhor loja virtual para o seu negócio e para os seus objetivos. Ainda assim, este artigo cobriu apenas alguns dos aspectos de um serviço de aluguel de e-commerce. O assunto é vasto, como você já deve ter percebido.

Por isso, qualquer dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.