Google Meu Negócio: destaque sua empresa no Google com esta plataforma gratuita

Google Meu Negócio

Quando o assunto é internet, não há quem discorde do seu poder para alavancar negócios, sejam eles pequenos ou grandes. Até os empreendedores menos “conectados” na rede reconhecem a importância de se ter presença on-line nos dias de hoje

Ainda assim, os números mostram o desafio encontrado por pequenas empresas brasileiras para se estabelecer na internet. Uma pesquisa da Cetic.br mostra que 48% dos pequenos negócios ainda não possuem um site.

E se uma barreira para a entrada de pequenas empresas na internet é a dificuldade de criar um site, ela vem diminuindo com criação de diversas soluções de presença on-line. Uma delas é o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite colocar um negócio na internet (e no Google) totalmente de graça.

Neste artigo eu vou mostrar para você como funciona esta plataforma gratuita do Google e quais são os benefícios para o seu negócio. Vamos lá?

Sobre o Google Meu Negócio

Sabe quando você procura por uma empresa no Google e vê ao lado direito uma ficha com todas as informações sobre ela, incluindo fotos, endereço, mapa e avaliações? Então, o que você está vendo é um resultado exibido pelo Google Meu Negócio. Veja o exemplo abaixo da pesquisa que fiz no Google para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Resultado Google Meu Negócio na Pesquisa Google

Mas como faz para aparecer assim no Google? Cadastrando o seu negócio. Simples assim.

O Google Meu Negócio (Google My Business) é uma ferramenta gratuita voltada para todos os tipos e tamanhos de negócios. Basta cadastrar a sua empresa na plataforma para que ela seja encontrada pelos usuários que a procuram no Google. Tanto no buscador como no Google Mapas.

Além disso, não é preciso ter uma loja física para utilizar a plataforma. Prestadores de serviço também podem cadastrar seus negócios, optando por exibir ou não o endereço no cadastro.

Quais as vantagens de usar o Google Meu Negócio?

Há muitos benefícios em fazer o cadastro no Google Meu Negócio. E nenhuma desvantagem ou custo, já que o cadastro é feito de forma gratuita. Veja os principais motivos para colocar seu negócio nessa plataforma do Google:

Seja encontrado facilmente no Google

Por ser uma ferramenta da própria Google, ao cadastrar o seu negócio ele fica em destaque nos resultados das pesquisas dos usuários que procurarem pela sua empresa, seja na Pesquisa Google ou no Google Mapas. É uma forma rápida e fácil de ser encontrado no Google.

Mesmo que você já possua um site, ainda assim vale a pena fazer o cadastro na plataforma. Isso porque você aumenta a sua visibilidade no buscador e facilita a interação dos usuários com a sua empresa. Com apenas um clique o usuário tem acesso ao seu endereço, telefone e horário de funcionamento, por exemplo.

Veja abaixo um resultado de uma cafeteria da qual eu sou fã. Bastou pesquisar pelo nome para o Google me mostrar a ficha da empresa.

Resultado pesquisa Google
Resultado de busca para Fairyland

Conquiste novos clientes

Ao cadastrar-se, conte mais sobre o seu negócio, adicione fotos atraentes e faça com que os usuários se sintam interessados em visitá-lo. Uma página rica em detalhes e informações te ajudará a conquistar novos clientes. Ainda é possível disponibilizar um tour virtual de 360 graus para que os clientes possam entrar no seu negócio antes mesmo de irem pessoalmente.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, e agora ela começa na internet.

Fotos da Cupcakeria Fairyland no Google Meu Negócio
Fotos da Cupcakeria Fairyland no Google Meu Negócio

Ganhe credibilidade com a avaliação de clientes

Graças à internet, os usuários podem pesquisar previamente sobre os lugares que pretendem visitar. Se a sua empresa possui clientes satisfeitos, você pode usar o Google Meu Negócio para ganhar ainda mais popularidade e ampliar a sua clientela. A ferramenta possui uma área de avaliações onde os seus clientes deixam opiniões sobre o seu negócio.

Mesmo em comentários negativos, esta é uma oportunidade de interagir e mostrar que a empresa está preocupada com a satisfação dos seus clientes.

Comentários na ficha da empresa
Comentários deixados na página da Fairyland

Recursos do Google Meu Negócio

E se você pensava que já tinha visto tudo sobre a plataforma, saiba que apenas começamos. Os recursos da ferramenta são amplos e podem envolver desde o simples cadastro do seu negócio até a publicação de um site, tudo gratuitamente. Veja abaixo o que você pode fazer no Google Meu Negócio e de forma totalmente gratuita:

Cadastre o seu negócio na plataforma

A forma mais básica de usar o Google Meu Negócio é cadastrando o seu negócio na ferramenta. A partir de dados como o nome, endereço e categoria da empresa já é possível estar presente nas pesquisas feitas no Google e no Google Maps.

Para ganhar mais destaque, você ainda pode subir imagens do seu negócio e fornecer mais detalhes aos usuários, como telefone e horário de funcionamento. Os comentários de clientes publicados no seu cadastro podem ser respondidos diretamente pelo painel.

Este cadastro básico está disponível para qualquer empresa de forma gratuita e é recomendável para aumentar a visibilidade do seu negócio, mesmo que você já tenha um blog ou site.

Abaixo segue um exemplo de cadastro que fiz na plataforma, para uma empresa fictícia “Turismo no Canadá”.

Cadastro de empresa na ferramenta
Exemplo de cadastro no Google Meu Negócio

Crie um website simples e gratuito

Uma vez cadastrado no Google Meu Negócio, é possível criar um site simples e gratuito em minutos pela ferramenta. Ela utiliza as informações que você inseriu no cadastro e cria um site automaticamente. Você então pode personalizá-lo, escolhendo um dos estilos pré-definidos e inserindo mais conteúdos sobre a sua empresa.

Site de exemplo, criado no Google Meu Negócio
Site de exemplo, criado no Google Meu Negócio

Alguns destaques sobre a criação de sites na ferramenta Google Meu Negócio:

  • O site funciona em todos os dispositivos, ou seja, é acessível para todos os usuários da internet, estejam eles em smartphones, tablets ou computadores.
  • É possível editar o site a partir de um computador ou um celular. Ambos funcionam muito bem.
  • É possível usar um domínio personalizado no seu site ou um endereço gratuito fornecido pelo Google. Na primeira opção pode-se registrar um domínio pelo Google ou usar um domínio registrado em outra empresa, sem custo extra.
  • O site é atualizado automaticamente de acordo com as informações fornecidas na ficha cadastral do Google, o que reduz o tempo de gerenciamento do site.
imagens mostrando a responsividade do site Google
O site feito no Google é responsivo

Apesar do resultado ser um site bem simples e com limitações, a ferramenta permite que qualquer dono de negócio possa ampliar sua presença on-line e de forma gratuita. E mais, que possa ganhar a tão almejada visibilidade no Google.

Por isso, é uma ótima ferramenta para os empreendedores que ainda não possuem um site e não têm recursos para criar um por conta própria. Quem precisar de uma ferramenta gratuita com mais recursos pode optar por criar um site no Google Sites ou conhecer outras ferramentas gratuitas para criar um site grátis.

Faça postagens regulares

O recurso de postagens é uma das novidades do Google Meu Negócio. Com ele é possível publicar atualizações regulares que ficam visíveis para os usuários que encontram sua empresa no Google. É possível divulgar eventos, notícias, promoções e outros.

Cada postagem possui uma imagem em destaque e um texto de até 300 palavras, além de um botão de ação que pode ser para reservar, fazer um pedido online, comprar ou saber mais (contendo link para um site). É mais uma forma de interagir com os usuários que viram a sua empresa e atrai-los para o seu negócio.

Recurso de criação de postagem
Recurso de criação de postagem

Saiba como o seu negócio está sendo encontrado

A seção “Insights” da ferramenta mostra como as pessoas estão encontrando a sua empresa no Google, através do seu cadastro no Google Meu Negócio. Entre as informações disponíveis, você poderá saber:

  • Como os usuários encontraram sua empresa– se buscando pelo nome ou endereço dela, ou de forma indireta, enquanto pesquisavam por uma categoria, produto ou serviço.
  • Onde os usuários encontraram a sua empresa – pela Pesquisa Google ou pelo Google Mapas.
  • Quais ações os usuários fizeram ao acessar a sua ficha de empresa – acessaram o seu site, clicaram em ligar ou visualizaram a rota para chegar no seu negócio.
Exemplo de resultados do recurso Insights
Exemplo de resultados do recurso Insights

Como criar um site no Google Meu Negócio

Agora que você já conhece a ferramenta, vamos ver como é fácil criar um site gratuito nessa ferramenta do Google? O passo a passo leva apenas alguns minutos.

Passo 1 – Cadastre-se no Meu Google Negócio

Para usar qualquer um dos recursos que comentei acima, é necessário ter uma conta no Google Meu Negócio. Para criar a sua, acesse a plataforma e clique em “Comece agora”.

Caso você já tenha usado o Google Places para empresas ou o Páginas do Google+, sua conta terá sido atualizada para a nova plataforma contendo todas as informações inseridas previamente.

Página Inicial do Google Meu Negócio
Página Inicial do Google Meu Negócio

Passo 2 – Insira as informações sobre o seu negócio

Preencha o formulário com os principais dados da sua empresa: nome, endereço, telefone (opcional) e categoria do seu negócio. Empresas que prestam serviço no endereço do cliente podem ocultar essa informação do cadastro. Ao finalizar, você precisará confirmar e validar as informações para que o seu cadastro seja publicado no Google.

A validação pode ser feita na hora por telefone ou correio, ou posteriormente. Apenas lembre-se que a validação é necessária para que a sua ficha de empresa fique visível no Google.

Etapa 1 do cadastro da empresa na ferramenta
Etapa 1 – cadastro do endereço na ferramenta

Passo 3 – Insira fotos e informações extras sobre o seu negócio

Uma vez dentro do painel do Google Meu Negócio, você tem acesso a todos os recursos e pode completar o seu cadastro com informações úteis. Por exemplo, você pode inserir fotos do seu negócio e informar os horários de funcionamento para os seus visitantes.

Etapa 2 - Informações sobre a empresa
Etapa 2 – cadastro das informações sobre a empresa

Passo 4 – Crie o seu site Google de forma automática

Para criar o seu site gratuito pelo Google, basta clicar em “Website” no painel do Google Meu Negócio. Automaticamente a ferramenta cria um site para você, com base nas informações que você inseriu no cadastro.

Você pode fazer algumas customizações antes de publicar, mas nada avançado. É possível selecionar um estilo visual que mais combina com a sua empresa e inserir mais algumas informações diretamente no site.

Editor do site no Google Meu Negócio
Editor do site no Google Meu Negócio

Passo 5 – Publique o seu site

Quando estiver satisfeito, clique em publicar. O último passo então é escolher um endereço virtual para que as pessoas possam acessar o seu site. Aqui você tem 2 opções:

Opção 1: Usar um subdomínio gratuito do Google, que tem uma estrutura parecida com “empresadojoao.negocio.site”. Neste caso, o nome da sua empresa ficaria no trecho anterior ao primeiro ponto, já que “.negocio.site” é o domínio do Google e não pode ser removido.

Definição do endereço do site
Definição do endereço do site

Opção 2: Usar um domínio personalizado (e pago), como por exemplo, “empresadojoao.com”. Neste caso, você pode contratar diretamente pelo Google Domains, disponível na ferramenta, ou usar um domínio registrado em outra empresa.

Usar o Google Domains pode ser conveniente, mas a empresa não possui os domínios .br e o preço de registro não é dos mais baratos. Caso prefira economizar, confira nossa lista com as melhores empresas de registro de domínio.

Página de compra de domínio no Google Domains
Página de compra de domínio no Google Domains

Caso utilize um domínio registrado fora do Google Domains, será preciso fazer um redirecionamento. Neste link de ajuda o Google explica como fazer o procedimento.

Vale a pena saber que a qualquer momento você pode alterar o endereço do seu site Google. Seja para um domínio personalizado ou para outro subdomínio gratuito do Google. Caso você já possua um site publicado em outro domínio, poderá ainda decidir qual site deverá ser exibido para os visitantes que encontrarem o seu cadastro.

Se você está em dúvida sobre qual endereço usar, descubra neste artigo por que optar por um domínio personalizado para o seu negócio.

Resultado

Com o seu domínio definido e o site publicado, é hora de vê-lo na internet! Caso você tenha optado pelo endereço gratuito do Google, ele será mostrado automaticamente. Nos demais casos pode ser necessário aguardar até 72 horas para ele ser exibido no endereço personalizado, por conta do tempo de propagação do domínio na internet.

Conclusão

Em um ambiente competitivo como a internet, estar visível no Google é fundamental para qualquer um que esteja estabelecendo sua presença on-line.

O Google Meu Negócio oferece muitas vantagens para qualquer dono de empresa, seja ela pequena ou grande. Empresas que possuem sites também têm na plataforma uma forma de interagir com os usuários e aumentar a visibilidade no Google.

E se você quer ir além com o seu negócio, que tal investir em um site profissional? Neste link você pode comparar os melhores criadores de sites do mercado, selecionados pela nossa equipe.

Sucesso com o seu negócio e qualquer dúvida, deixe um comentário! 🙂

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Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

16 Comentários

  1. Leandro

    Olá, como eu posso fazer para que minha empresa (Site) apareça do lado direito da tela na busca, como no exemplo “Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro”.
    Aparece em destaque nas buscar, observei que existe um símbolo como se fosse um escudo azul com um visto ao centro, outro detalhe é o nome do site ou domínio + as palavras (no Google).

    Utilizo o Google Meu Negocio e támbem Google Ads.

    Grato!!!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Leandro!

      O Google não dá detalhes de como aparecer em uma ficha de empresa local (que é esse resultado ao lado direito das buscas), mas ele informa neste link de ajuda que utiliza informações de diversas fontes, como o conteúdo rastreado no site da empresa, além de fotos e avaliações de usuários e do proprietário da empresa, presentes no Google Meu Negócio. Minha sugestão é que deixe seu cadastro o mais completo possível e convide seus clientes a deixar comentários sobre o seu negócio, para que ele ganhe relevância local.

      Outra questão que o Google não comenta, mas que deve ser levado em consideração, é o nome do seu negócio. Quanto mais genérico for, mais esse nome pode se confundir com uma pesquisa pelo serviço (e não pela sua empresa). Um exemplo: se um usuário procurar por Mc Donald’s, é fácil para o Google entender que ele está buscando um negócio local. Por outro lado, se o usuário pesquisar por um restaurante chamado “Japa Recreio”, é mais difícil para o Google diferenciar se o usuário busca um negócio local que tenha esse nome ou se deseja visualizar uma lista de restaurantes que servem comida japonesa no bairro do Recreio. Não sei se é o seu caso, mas também é algo a considerar.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso!

      Responder
  2. Jessica

    Oi Tathiana,
    Sabe me dizer se a criação do site pelo Google, pode ter mais de uma pagina. No caso: Home, Contact us etc….. Ou só disponibilizam a página principal? No caso de criação de site com pelo menos umas 5 páginas, seria melhor contratar o Hostinger para hospedagem?

    Fico no aguardo.
    Obrigada

    Responder
  3. Fabio Sampaio

    Nesta plataforma de site do Google Meu Negócio pode-se colocar um subdominio? caso sim agregaria algum valor para o site em termos de busca ou posicionamento nas pesquisas?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Fabio! É possível adicionar mais de uma URL no cadastro do Google Meu Negócio, então em teoria isso seria possível. No entanto, não vejo isso necessariamente contribuindo em posicionamento nas buscas. Se esse subdomínio for relevante para o negócio e merecer destaque, eu faria a inserção, mas com o objetivo de gerar tráfego para esse endereço a partir do Google Meu Negócio. Para melhorar o posicionamento nas buscas eu me concentraria em otimizações mais importantes dentro e fora das páginas (SEO), que têm mais chance de gerar o resultado que você está buscando.

      Responder
  4. MARCELO RICUCCI

    Seu trabalho é incrível ?, ficou ótimo, sou totalmente leigo e entendi muito bem

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom que gostou, Marcelo! Muito obrigada pelo feedback. 🙂

      Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Barbara! A foto de capa é centralizada automaticamente pelo próprio tema. Não existe (ou pelo menos não encontrei) nenhuma opção de alinhamento da imagem. Caso a sua foto não esteja centralizada, verifique se pode ter relação com a imagem que você está subindo. Talvez o tamanho esteja pequeno ou haja alguma borda em um dos lados da imagem. Se ainda assim não funcionar, fique à vontade para me enviar o endereço do seu site, que eu dou uma olhada. Se preferir, pode enviar no email contato@tudosobrehospedagemdesites.com.br. 🙂

  5. Everton Roberto

    Olá, boa tarde!

    Excelente artigo, parabéns!

    Um questionamento: No meu caso eu tenho que redirecionar para o site gratuito do google meu negócio, pois tenho um dominio .com.br em outra empresa.

    Quando eu fizer este redirecionamento, ele vai ficar como no exemplo abaixo?

    dominio: http://www.evertonroberto.com > evertonroberto.negocio.site

    A url que vai ser exibida vai ser evertonroberto.negocio.site ou vai ser a .com?

    No caso eu usaria a hospedagem gratuita do Google?

    Abraço e obrigado!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, Everton! Obrigada pelo comentário.
      Ao fazer o redirecionamento, o seu endereço será o .com, que é o seu domínio. A hospedagem fica por conta da própria Google sim.
      O procedimento para fazer o redirecionamento vai depender da empresa onde você registrou o domínio, mas neste link de ajuda do Google você encontra mais informações sobre como proceder.
      Boa sorte e sucesso!

      Responder
  6. Raimundo Rosa

    PESSOAL VCS SÃO NOTA DEZ!!! MUITO OBRIGADO POR ESSAS IFORMAÇOES, QUE DEUS ABENÇOE VCS!!!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Muito obrigada, Raimundo! Espero continuar ajudando no que mais precisar. 🙂

      Responder
      • Magno

        Excelente post
        Qual seria a melhor ferramenta para criar um site para uma imobiliária para venda de imoveis?
        Qual seria a media de valor?

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigada, Magno!

          Se for para uma imobiliária pequena (com uma quantidade reduzida de anúncios), e a ideia seja fazer o site por conta própria, recomendo o Wix. Eles têm templates próprios para imobiliárias e a ferramenta é uma das mais fáceis de usar. Dá até para testar no modo gratuito antes de contratar. Nesta opção, o custo depende da criação (se for terceirizada, precisa incluir o valor do profissional) e do plano escolhido. Como uma imobiliária costuma ter muitas fotos, um plano com maior armazenamento pode ser necessário, então a mensalidade pode ficar entre R$ 19 e R$ 69.

          Para imobiliárias com muitos anúncios, recomendo o WordPress (preferencialmente na versão instalada). Esta opção ganha na flexibilidade, escalabilidade e na facilidade para encontrar profissionais e agências especializadas. O WordPress é gratuito e tem uma grande variedade de temas para imobiliárias, que podem ser pagos ou gratuitos. Será preciso contratar uma hospedagem também, se optar pela versão instalada (a alternativa seria usar o WordPress.com, que funciona como um criador de sites). Os preços de uma hospedagem para WordPress começam em R$ 10 a R$ 15 mensais, podendo ficar mais caro nas opções com mais recursos (veja algumas recomendadas aqui). Além disso, é provável que precise contratar algum profissional ou agência, se não quiser ou puder investir tempo para fazer tudo sozinho.

          Caso queira se aprofundar, deixo abaixo dois artigos que podem ser úteis para você se decidir:
          WordPress: o que é e quais são as suas vantagens
          Como criar um site em WordPress (Tutorial)

          Boa sorte e sucesso!

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