Zoho mail: veja como se cadastrar neste e-mail profissional gratuito

Zoho Mail

Ter um endereço de e-mail profissional é cada vez mais necessário para quem deseja passar credibilidade para seus clientes ou parceiros de negócio. Depois do registro de um domínio, este é um dos passos obrigatórios para qualquer empresa moderna. Quando falamos de e-mail profissional estamos nos referindo às contas de e-mail que possuem um domínio próprio, como por exemplo, seunome@empresa.com.

Neste artigo você vai conhecer o Zoho Mail, um serviço de e-mail profissional que faz parte de uma suíte com mais de 30 milhões de usuários. É possível assinar um dos planos oferecidos pela ferramenta ou se valer de uma conta gratuita, que será o foco do nosso artigo.

Portanto, se você procura uma opção de e-mail profissional robusta e sem custos para você ou para sua empresa, descubra aqui como se cadastrar e ativar o serviço.

O que é o Zoho Mail

Zoho Mail é o nome dado ao serviço de e-mail corporativo que faz parte da suíte de aplicativos Zoho One. Criado inicialmente como um serviço de CRM, a suíte Zoho evoluiu e possui dezenas de aplicativos. A empresa se propõe a oferecer ferramentas para administrar completamente o seu negócio, o que não poderia deixar de passar pelo serviço de e-mail.

O serviço de e-mail, batizado de Zoho Mail, pode ser adquirido separadamente do pacote Zoho One em 4 planos: Gratuito, Padrão, Pro e Empresarial. As diferenças entre os planos estão relacionadas aos limites e funcionalidades do plano. Enquanto no plano gratuito cada usuário tem direito à 5 GB de espaço, no plano Empresarial ele pode chegar a 1 TB.

Não entraremos em detalhes sobre todos os planos Zoho Mail neste artigo. Se você deseja ver as diferenças entre eles, visite esta página.

Características do plano gratuito Zoho Mail

O plano gratuito Zoho Mail pode ser um bom começo para qualquer pessoa ou empresa que ainda não possui o serviço de e-mail profissional. Na verdade, dependendo do tamanho de sua empresa e do uso que será feito do serviço, ele poderá ser utilizado por muitos anos no modo gratuito.

Veja a seguir as características do plano de e-mail gratuito da Zoho e tire suas próprias conclusões:

  • Até 5 usuários – você pode criar até 5 contas de e-mail dentro do mesmo domínio.
  • 5 GB por usuário – espaço disponível para e-mails, anexos e documentos Zoho Docs.
  • Anexos de até 25 MB – permite anexar em e-mails arquivos de até 25 MB.
  • Webmail gratuito – você pode usar o navegador para ler e enviar emails em uma plataforma cheia de recursos.
  • Acesso mobile – você também pode configurar seu smartphone ou tablet para receber e enviar e-mails, se desejar.
  • Domínio único – apenas um domínio (ex.: minhaempresa.com) pode ser configurado no plano gratuito.

Para quem o plano gratuito é indicado

O plano gratuito Zoho Mail é indicado para profissionais e empresas que desejam ter um e-mail com domínio personalizado (ex.: nome@empresa.com) e não desejam realizar um investimento para isso. Devido às limitações do plano, principalmente em quantidade de usuários, podemos assumir que o serviço é indicado para empresas de pequeno porte.

Se você não está seguro se o serviço é para você, ou ainda, se estiver preocupado com a possibilidade de ter que fazer upgrades no futuro, vale a pena testar o serviço. Afinal de contas, ele é gratuito e sua única despesa inicial será com o registro do domínio, caso ainda não tenha um.

Sim, é necessário ter um domínio registrado para utilização do Zoho Mail gratuito. Se você não registrou um domínio ainda, poderá fazê-lo na própria plataforma da Zoho ou em uma empresa que registra domínios. A configuração do e-mail é bem fácil, como você verá mais adiante no artigo.

Como se cadastrar para um plano gratuito

Para se cadastrar e começar a utilização de um plano Zoho Mail gratuito, o primeiro passo é acessar a página do serviço em www.zoho.com/mail/. Aqui um detalhe importante: durante a produção deste artigo o plano gratuito só aparece disponível na página em inglês. Ao alterar o idioma para português a opção gratuita simplesmente desaparece. Fica aqui a primeira dica: não clique na opção para alterar o idioma para português.

No endereço mencionado você verá uma página como a exibida abaixo. Mantenha a opção Business Email selecionada e clique no botão Sign Up Now.

Cadastro Zoho Mail - passo 1

A página seguinte exibe todos os planos disponíveis para o Zoho Mail, mas o plano gratuito não está visível na parte superior. Portanto, role a página para baixo até localizar o item Free Plan. Clique então no botão Get Started para iniciar o processo de cadastro no plano gratuito.

Free Plan - Plano gratuito Zoho Mail

No passo seguinte você deve informar o domínio no qual deseja configurar o e-mail profissional. Se você já possui um domínio, deixe selecionada a opção Sign up with a domain I already own (que seria algo como cadastrar-se com um domínio que eu já possuo).

Campo para informar o domínio que deseja usar no Zoho Mail

Você deve inserir as informações de quem será o administrador do serviço na tela seguinte, informando o nome e o número de celular. Informe um número de celular que está ao seu alcance, pois você precisará dele para criar a conta. Você também deve criar nesse momento um endereço de e-mail para login (o endereço já deve pertencer ao novo domínio) e uma senha.

Formulário para criação da conta

Após este passo um código será enviado via SMS para o número de celular que você acabou de informar. Você deve inserir o código para poder continuar com a criação da conta.

Campo para inserir o código de validação enviado por SMS

Após inserir o código de verificação a sua conta será criada. Nesse momento você será redirecionado para um passo a passo de configuração do serviço. A lista completa de passos fica visível na coluna da esquerda e consiste nas seguintes etapas:

  • Verify Domain (verificar domínio)
  • Add Users (adicionar usuários)
  • Create Groups (criar grupos)
  • Configure Email Delivery (configurar envio de e-mails)
  • SPF/DKIM (configurar os protocolos SPF e DKIM)
  • Email Migration (migração de e-mails)
  • Mobile Access (acesso mobile)

Na prática você não precisa passar por todas as etapas para deixar o e-mail funcionando, mas algumas configurações são fundamentais. As etapas fundamentais são a verificação de domínio (verify domain) e configuração de entrega de e-mails (configure email delivery). Também recomendamos realizar a verificação de segurança SPF/DKIM para garantir a entregabilidade dos e-mails.

Vamos ver agora como realizar a configuração destas etapas.

Verificação do domínio

Esta é a primeira etapa de configuração do seu e-mail Zoho e é obrigatório passar por ela. Você precisa confirmar que possui acesso à administração do domínio para poder utilizar o serviço.

Primeiro passo da verificação de domínio

Três opções são oferecidas para verificação do domínio. São elas: CNAME, TXT ou HTML. As opções CNAME e TXT consistem em inserir uma entrada do tipo CNAME ou TXT na área de edição do DNS do seu domínio. Já a opção HTML consiste em fazer upload de um arquivo HTML para o servidor de hospedagem para o qual o seu domínio está apontado. Esta opção só é válida se você possui uma hospedagem associada ao domínio. Se não for o caso, você deverá usar um dos outros métodos.

Optamos por usar a verificação CNAME neste tutorial. Como nosso domínio foi registrado no Registro.br, vamos acessar o sistema do Registro.br para inserir o registro CNAME. Você pode realizar esta mesma operação em qualquer empresa que o seu domínio estiver registrado.

Atenção: As telas a seguir se referem exclusivamente a domínios cujo DNS está sendo administrado pelo Registro.br. Se você possui um site e/ou apontou seu domínio para outra empresa, deve fazer as alterações no painel de controle da empresa para onde o seu domínio está apontado. A lógica será a mesma, apenas as telas serão diferentes.

Para fazer o procedimento, acesse o sistema do Registro.br e, na lista de domínios, clique sobre o domínio que deseja verificar.

Lista de domínios no Registro.br

Na tela que se abre, rola a página para baixo e clique no link Editar zona, dentro da caixa DNS.

Editar zona de DNS no Registro.br

Na tela de edição de zona, clique no botão Nova entrada e escolha a opção CNAME na caixa de seleção. Insira as informações de CNAME fornecidas pelo Zoho nos respectivos campos, como na imagem abaixo.

Inserir registro CNAME no Registro.br

Clique em Adicionar e depois em Salvar. Após esta operação a validação do domínio depende da propagação do DNS pela internet, o que pode levar muitas horas. Então, programe-se para realizar outras atividades enquanto esta propagação acontece.

Para saber se a propagação já ocorreu você pode voltar ao painel do Zoho e clicar no botão Proceed to CNAME Verification. Se uma mensagem de sucesso aparecer, então deu tudo certo e você pode continuar desse ponto. Caso contrário, aguarde mais um pouco e tente novamente.

Configure a entrega de e-mails

O passo seguinte à validação do domínio é a criação de usuários e grupos. Mas você pode pular estes passos clicando no botão Skip. A inclusão de usuários pode ser feita depois, pelo painel de administração. Vamos mostrar mais adiante como fazer isso. O que precisa ser feito obrigatoriamente é a configuração de entrega de e-mails. Sem isso, você não conseguirá receber e-mails em sua nova caixa.

Na tela de configuração do Zoho, vá até o passo Configure Email Delivery para realizar esta configuração. Você encontrará nesta tela os valores do tipo MX que deverá inserir na zona de DNS do seu domínio.

O procedimento é semelhante ao realizado para validação do domínio, mas ao invés de uma entrada CNAME, faremos a inserção de duas entradas MX.

Configurar entrega de e-mails no Zoho

Com estes valores em mãos, acesse novamente a área de edição de zona de DNS do local onde você registrou o seu domínio, no nosso caso o Registro.br, e vá até a área de edição de zona do seu domínio. Em seguida, insira as entradas MX de acordo com as informações fornecidas pelo Zoho.

Configuração de registros MX

Após inserir os valores, salve a alteração no painel.

Área de edição de zona no Registro.br

Para conferir que a configuração foi realizada com sucesso, volte ao painel do Zoho e clique no botão MX Lookup. O sistema fará uma busca pelos valores MX que você acabou de inserir e vai retornar positivamente caso a alteração tenha dado certo. Você verá a confirmação na mesma tela após clicar no botão.

Tela de confirmação das entradas MX no painel de administração Zoho

Se a confirmação não ocorrer imediatamente, espere algumas horas e tente novamente.

Configurações adicionais de entrega de e-mails

Após realizar a validação do domínio e a configuração de entrega, já é possível começar a enviar e receber e-mails no seu domínio com o Zoho Mail. No entanto, uma terceira validação é recomendada para aumentar a entregabilidade dos e-mails no seu domínio. Não realizar estas validações aumenta a probabilidade das suas mensagens serem classificadas como spam pelos serviços de e-mail.

Um dos recursos para evitar isso é a validação SPF, que significa Sender Policy Framework. Para realizar a validação, basta inserir uma nova entrada na sua zona de DNS, dessa vez do tipo TXT, usando o valor fornecido na página.

Instruções para configuração da validação SPF

As instruções completas para configuração do SPF estão na página SPF/DKIM do painel de administração Zoho.

Tela de edição de zona de domínio no Registro.br

Configure também uma chave pública DKIM

Outro recurso interessante para validação do remetente é configurar uma chave pública do tipo DKIM. A configuração é um pouco mais complexa do que a do SPF, porque exige a criação da chave antes da inserção do valor TXT. As instruções detalhadas para configuração do DKIM estão na mesma página do painel. Há inclusive um vídeo com um exemplo de configuração que ajuda bastante.

Se você optar por não configurar o DKIM provavelmente não terá problemas ao enviar o e-mail, esta é apenas uma recomendação. Portanto, fique à vontade para avaliar e decidir.

Depois de realizar as configurações básicas de envio e de recebimento de e-mails no Zoho você já pode partir para a criação das contas de e-mail, que é o objetivo principal da ferramenta.

Você pode navegar por todos os passos deste setup inicial clicando nos botões Go Back e Next. Depois do último passo você será direcionado para o painel de administração Zoho Mail.

Painel de administração

Apenas os administradores de contas tem acesso ao painel de administração Zoho Mail. Ao criar a conta você se torna automaticamente um usuário administrador. Outros administradores podem ser inseridos posteriormente, se você desejar.

A página inicial, denominada Dashboard, exibe um resumo do serviço de e-mail associado ao seu domínio, contendo informações como a quantidade de contas criadas, o número de grupos e se a autenticação em dois fatores está habilitada. Na coluna da esquerda fica a navegação principal do painel, onde pode-se acessar a área de administração de todos os itens da conta, incluindo os que foram exibidos no guia de configuração inicial.

Dashboard Zoho Mail

Para criar usuários de contas de e-mail, podemos ir diretamente para a seção User Details. Se você ainda não criou nenhum usuário, apenas o seu nome deverá constar aqui. Para criar um novo usuário, basta clicar no botão Add User, que é a primeira aba da seção User Details.

Ao clicar em Add User o formulário de inserção de usuário é exibido. As informações obrigatórias para a criação do usuário são nome, e-mail (que este usuário terá no domínio) e senha. Você também pode adicionar usuários em série através da importação de um arquivo CSV ou da ferramenta de CRM Zoho.

Tela para criação de usuário

Após a criação do usuário, ele passa a constar na lista da página User Details. Para editar outros aspectos de um usuário, clique sobre seu nome e uma gama de opções vai aparecer. Vamos conhecer as principais a seguir.

Users Details

A tela de detalhes do usuário, ou User Details, permite a edição das informações pessoais, como nome, sobrenome, apelido, gênero, endereço e telefone. É possível ainda atribuir uma foto ao usuário.

Tela com detalhes do usuário

Mail Accounts

Esta é a tela de administração da conta de e-mail do usuário. Nela é possível habilitar e desabilitar recursos como o acesso POP, IMAP, filtro de Spam, entre outros. Este também é o local onde o administrador consegue visualizar a quantidade de espaço utilizada pelo usuário. Lembrando que o limite no modo gratuito é de 5 GB para cada usuário. Ainda é possível criar alias de e-mail, que são endereços alternativos para uma mesma conta, configurar encaminhamentos de e-mail, adicionar o usuário a um grupo ou configurar uma resposta automática para a caixa de e-mail (ex.: aviso de ausência durante as férias).

A conexão via POP/IMAP, que é necessária para usar o e-mail através de programas como o Outlook e o Thunderbird, não está disponível no plano gratuito do Zoho Mail, apenas nas modalidades pagas.
Detalhes da conta do usuário

Outros recursos

A área de administração de usuários possui ainda outras abas, que permitem gerenciar aspectos peculiares da conta. Dentre elas, destacamos as abas Change Password, onde podemos alterar a senha do usuário e a Login History, onde pode-se visualizar todos os logins realizados pelo usuário da conta em questão.

A aba Sessions exibe uma lista das sessões que estão abertas para aquele usuário. Este é um interessante recurso de segurança, pois permite que uma sessão daquela conta seja encerrada a qualquer momento. Pode ser útil se uma conta for invadida ou se o usuário tiver esquecido a conta logada em um computador que não é o seu.

Sessões do usuário

A aba Allowed IPs permite definir um intervalo de IPs de onde será possível acessar a conta. Este recurso é útil apenas para empresas que trabalham com IPs fixos e querem garantir que a conta será acessada apenas dentro da rede da empresa.

E por último, mas não menos importante, está a aba Two Factor Authentication, onde pode-se habilitar a autenticação de dois fatores na conta do usuário. Uma vez que o recurso for habilitado, o acesso à conta dependerá não apenas da senha, mas também de um código aleatório gerado por um aplicativo de celular, como o Google Authenticator, ou recebido através de SMS.

Acesso ao e-mail

Os usuários comuns do serviço não têm acesso à área de administração do Zoho Mail. A eles resta apenas a utilização da conta de e-mail, que é o objetivo principal do serviço. O e-mail pode ser acessado via webmail, onde o acesso à caixa de e-mails ocorre no navegador, ou configurando-se um cliente de e-mail, como o smartphone ou aplicações desktop, como o Outlook ou o Thunderbird. O plano gratuito não permite acesso via POP ou IMAP, portanto usuários do Zoho gratuito estão restritos ao webmail e aos aplicativos mobile e desktop do Zoho Mail.

Para acessar o webmail, acesse a página www.zoho.com/mail/ e clique no link “Access Zoho Mail”, ou “Entrar”, se estiver em português.

Acessar webmail Zoho

Você será direcionado para o formulário de login. Basta informar a conta de e-mail e a senha da conta.

Painel de login Zoho

Ao acessar a conta de e-mail pela primeira vez o usuário é convidado à habilitar a autenticação de dois fatores. Esta é uma medida que visa aumentar a segurança da conta. Se você não quiser realizar esta configuração, basta clicar nos links “lembrar mais tarde” ou “saltar autenticação de dois fatores”, para não ser lembrado novamente disso. O recurso poderá ser ativado a qualquer momento no futuro.

Tela para habilitar a autenticação de dois fatores

Recursos da caixa de entrada

A caixa de entrada do Zoho Mail possui todos os recursos que se esperam de um bom serviço de e-mail e mais alguns. Os recursos lembram um pouco o que é encontrado em outros serviços de e-mail parrudos, como o oferecido pelo G Suite, da Google, e o Outlook, da Microsoft.

Caixa de entrada do e-mail Zoho

À esquerda, colado na lateral, tem-se acesso ao menu de navegação macro, onde é possível alternar entre e-mail, calendário, tarefas, anotações, contatos e marcadores. A segunda coluna é alterada de acordo com o local que o usuário se encontra. No caso do e-mail, esta coluna exibe a navegação para as pastas de e-mail como entrada, rascunhos, modelos, enviados, spam, lixeira etc.

Na área que ocupa o maior espaço na página, logo à direita, tem-se a lista de e-mails. Ao clicar sobre uma mensagem, ela abre na mesma página, dividindo a página entre a lista de mensagens e a própria mensagem. Este layout me lembrou um pouco o funcionamento do Outlook.

Mensagem aberta no webmail Zoho

Além dos recursos tradicionais de um e-mail, o Zoho ainda traz outras funcionalidades interessantes, como a busca por anexos. Ao clicar no ícone do clip, no canto superior direito, a página de anexos é exibida. Nela é possível realizar buscas somente entre os arquivos que foram anexados em e-mails que você enviou ou recebeu.

Tela para busca de anexos de e-mail

Um detalhe interessante da interface webmail do Zoho é que você pode habilitar, se desejar, o modo noturno. Esse recurso escurece o fundo da tela, deixando apenas as fontes claras, o que torna a leitura um pouco mais confortável. O modo noturno é interessante principalmente para quem costuma ficar muitas horas na frente do computador. Para ativá-lo, clique no ícone que parece um solzinho no canto inferior direito.

Modo noturno da interface do e-mail Zoho

Outras funcionalidades

O Zoho Mail possui outros recursos inovadores que não estão disponíveis na concorrência. Um deles é o Stream. Este recurso trouxe algumas das funcionalidades usadas em redes sociais para dentro do e-mail. Por exemplo, ao receber um e-mail você pode citar colegas de trabalho e criar uma conversa sem ter que encaminhar o e-mail. Essa conversa fica restrita aos usuários da sua empresa e não é visível para o remetente do e-mail. Assim, a resolução da tarefa se parece mais com uma conversa, evitando trocas intermináveis de e-mail entre colaboradores.

Zoho Streams

Vale notar que os outros recursos disponíveis no painel do webmail também estão integrados ao e-mail, como é o caso do calendário, tarefas e marcadores. Essa variedade de recursos acaba surpreendendo por trazer muito mais do que um simples serviço de envio e recebimento de mensagens.

Conclusão

O Zoho Mail não deixa nada a desejar em termos de funcionalidades quando comparado com outros serviços de e-mail profissional, como o G Suite ou o Microsoft outlook. Se você deseja dar um up no seu perfil profissional e ainda se valer de serviços gratuitos como o Gmail, Outlook e afins, o Zoho Mail pode ser uma ótima opção!

E para quem ainda não possui um domínio, aproveite e veja os preços de registro das principais empresas de registro de domínio.

Publicado originalmente em 14/03/2018 - Atualizado em 20/11/2018

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. =)

60 Comentários

  1. Julio Braga

    Que tutorial fantástico.
    Nota 100000000.
    Salvei aqui nos meus favoritos.
    Parabéns!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado, Julio! Fico feliz em saber! 😀

      Responder
  2. Gabriel Amaral

    Não consigo mais fazer e-mail profissional com IMAP no Zoho Mail para utilizar no outlook, tem alguma saída ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gabriel,
      O plano gratuito do Zoho Mail não permite conectar clientes de e-mail via POP ou IMAP. A saída é usar os programas e aplicativos fornecidos pela própria Zoho. Para o smartphone você pode instalar este aplicativo, disponível para Android e iOS. No computador você tem a opção de acessar o e-mail pelo navegador ou instalar este programa do Zoho Mail, disponível para Windows, Mac e Linux.
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato!
      Abraços.

      Responder
      • GABRIEL AMARAL DOS SANTOS

        Mas esse ferramenta até o ano passado era liberada para planos gratuitos.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Exatamente, Gabriel. Mas o plano gratuito foi alterado e o recurso não está mais disponível.
          Agora as opções são usar os aplicativos do Zoho ou fazer um upgrade de plano.
          Abraços.

  3. Wilson Santana

    Me ajudou irmão… Valeu !!! Estava quebrando a cabeça aqui, tentando achar a função PROFISSIONAL… Tmj

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Wilson!
      Que bom, fico feliz que o conteúdo te ajudou! 🙂
      Um abraço.

      Responder
  4. nohan

    estou tentando Configuram o DKIM pelo dominio WIX que tenho.

    Ja tentei de tudo que é forma em 30min e nada. Deletei, refiz, esperei 30 min 24h mas nao verifica, aparece sempre.
    “We are unable to get TXT record for DKIM right now. If you have added the TXT record just now, please wait for 30-45 mins for the changes to propagate and try again”
    o que diz no help do wix é o que estou fazendo, e estou seguindo a risca o passo a passo do ZOHO. Não entendo o que possa estar dando de eerrado que não verifica o DKIM.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Nohan,
      Verifique se você está inserindo corretamente os valores no painel. Lembre-se de preencher o campo Host com a regra SELETOR_CRIADO_POR_VOCE._domainkey.SEU_DOMINIO e o campo Valor TXT o código fornecido pelo Zoho.

      As instruções para configuração do DKIM do Zoho no Wix são as mesmas utilizadas para outros provedores (veja aqui as instruções originais, em inglês).

      Se ainda estiver encontrando dificuldades, basta retornar com mais detalhes e farei o possível para ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
  5. Renata Fernandes

    Oi Bill!
    Escrevo para lhe agradecer imensamente sobre teu post do Zoho Mail. Cancelei meus serviços pelo UOL HOST e estava há dias procurando por um serviço de e-mail profissional com um custo inferior ao que eu pagava e para minha surpresa cai aqui na tua publicação e AMEI porque eu nem tinha ideia de que havia um serviço GRATUITO, sensacional tua explicação!

    Fiz todos os procedimentos cfe VC descreve e deu tudo muito certo, já estou usando há uns 4 dias e já super me adaptei ao acesso via webmail e o aplicativo acesso mobile; fácil e muito prático. Temos 5 contas e adorei as opções de interação para os membros da equipe, calendar, grupos e as demais ferramentas do Zoho como integração dos Apps Dropbox e OneDrive. SHOW DE BOLA!

    Muito obrigada por teu empenho, profissionalismo e o carinho em compartilhar estas orientações.

    Um abraço e bons negócios para todos nós!
    Renata

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Renata!
      Que depoimento bacana o seu! Fico feliz que tenha sido útil para você dessa maneira. É para isso mesmo que nós produzimos conteúdo 😀
      Obrigado por compartilhar!
      Grande abraço.

      Responder
  6. Murilo Araújo

    Olá boa noite, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Fui fazer o precedimento e quando chego na parte de editar a zona no registro br não aparece essa opção para mim, poderia me dizer o que fazer? Só aparece alterar servidores de DNS

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Murilo,
      Se apenas esta opção está aparecendo para você, isso significa que o seu DNS está apontado para outra empresa, ou seja, ele não é administrado pelo Registro.br. Nesse caso, você pode seguir este tutorial normalmente, mas terá que configurar as entradas de DNS (CNAME, MX e TXT) no painel de controle da empresa para onde o seu domínio está apontado. Se estiver em dúvida sobre como fazer, informe o nome da empresa e poderei te dar orientações sobre como fazer o procedimento.
      Abraços!

      Responder
  7. PAULO RENATO ZIMMERMANN

    Registro BR mudou o layout, os botoes no DNS nao são mais os mesmos, nao consegui fazer : ( agora só aparece DNS e ele cria uma linha mais para “Slave”

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paulo,
      Para seguir os passos do tutorial, a administração do DNS deve ser realizada pelo Registro.br, ou seja, o DNS não deve estar apontado para nenhum servidor externo. Pelo que descreveu, parece que você está na tela de apontamento do DNS. Nesse caso, para voltar com a administração do DNS para o Registro.br, você deve clicar na opção “Utilizar DNS do Registro.br”. Após a conclusão da mudança você verá a tela de edição de zona, como exibido no tutorial.
      Mas atenção: se o seu DNS está apontado para um servidor externo e você possui outros serviços, como um site, não faça esta alteração, pois o serviço em questão pode ficar fora do ar. Ao invés disso, acesse o painel de administração para onde o seu domínio está apontado e configura as entradas de DNS do Zoho por lá.
      Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato e tentarei ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
      • PAULO RENATO ZIMMERMANN

        Sim, o meu registros br ja esta apontado para o wix com o meu site. entao devo ir pelo Wix. Mas no wix eles mandam apontar e dao um quadro branco pra preencher..”Insira um servidor de nome de domínio ou endereço de IP válidos” . Nesse quadro que eu nao sei o que preencher. Tentei colocar o Value / Points To / Destination do zoho mas nao aceitou, deu a mensagem que mandei acima do wix

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Paulo,
          No painel do Wix, você pode localizar a área de edição de entradas DNS em Gerenciar domínios -> Avançado. Na página de gerenciamento, clique em Editar DNS para inserir os valores fornecidos pelo Zoho Mail. Daí é só procurar os blocos CNAME, MX e TXT e adicionar as entradas que necessita.
          O Zoho possui um tutorial especificamente sobre a inserção das entradas no Wix. Apesar das telas terem mudado um pouco, os passos são os mesmos. Veja aqui (em inglês).
          Espero que consiga com estas instruções. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
          Abraços.

  8. José Antônio

    Boa noite,
    Primeiro quero lhe agradecer por tudo, criei um e-mail profissional no zoho seguindo seu tutorial top demais suas dicas, só espero que o mesmo funcione bem, mais uma vez obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, José,
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz que conseguiu criar seu e-mail profissional com as dicas deste tutorial. 🙂
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  9. Edson Ribeiro

    Olá, Muito boa tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo, muito explicativo!
    Me ajudou muito. Posso dizer que me ajudou 99,99%.
    Só não consegui configurar o DKIM. Fiz o registro do meu domínio diretamente no Registro.br.
    Assisti ao vídeo tutorial para configurar o DKIM mas o “caminho” mostrado no vídeo aparece de forma diferente do que aparece no site Registro.br.
    Estou recebendo e enviado e-mails a principio normalmente, mas fica aparecendo o aviso de que não foi configurado o DKIM do meu domínio.
    Tem alguma outra forma de configura-lo?

    Desde já obrigado pela atenção.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Edson,
      De fato, o procedimento exibido no vídeo pode confundir um pouco. Mas vou ajudá-lo a configurar o DKIM na sua conta Zoho Mail e você verá que não é tão complicado.

      • Primeiramente, você deve gerar uma chave DKIM para seu domínio. Para isso, acesse o painel de administração do Zoho Mail e vá em Administração de e-mail -> Autenticação de e-mail -> DKIM.
      • Na lista de domínios, localize o domínio que deseja configurar e clique no ícone de lápis. Em seguida, clique em Add selector.
      • Na tela para criação de um novo seletor, crie um nome qualquer para identificar o seletor. Pode ser, por exemplo, “zoho”. Depois de inserir o nome, clique em Salvar.
      • Na tela seguinte, o seletor será criado e os valores serão exibidos na tela. Agora vamos aos passos mais importantes, referentes à inserção desta chave nas entradas de DNS do seu domínio.
      • Acesse o painel do Registro.br. Em seguida, localize e clique sobre o domínio que deseja configurar.
      • Na tela seguinte, localize a área DNS e clique em Editar zona.
      • Na tela de edição de zona, clique em Nova entrada.
      • No primeiro campo, insira o nome do seletor que você criou seguido de ._domainkey (exemplo: zoho._domainkey).
      • Na caixa de seleção, escolha a opção TXT.
      • No segundo campo, copie e cole o seletor completo que foi gerado no Zoho Mail, no campo TXT record value.
      • Depois de inserir os valores, clique em Adicionar e depois em Salvar.
      • Depois de salvar a alteração, volte ao Zoho e clique em Verify, na mesma tela em que a chave DKIM foi gerada.

      Pode ser que demore até uma hora para o valor ser publicado pelo Registro.br. Se não conseguir validar de primeira, retorne algum tempo depois e tente novamente.
      Depois me diga se conseguiu realizar a validação 😉
      Abraços!

      Responder
      • Edson Ribeiro

        Olá Bill
        Nossa! Perfeita a sua explicação.
        Fiz exatamente como você orientou e deu certo, muito obrigado.
        Já havia seguido as orientações do blog para configurar as outras etapas necessárias e todas funcionaram muito bem.

        Mais uma vez parabéns e muito obrigado.

        Abraços.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Maravilha, Edson! Fico feliz em saber que deu certo! 😀
          Obrigado por retornar com o feedback.
          Abraços.

      • Erick Gutierrez

        Cara, incrível! Muito obrigado por ser tão atencioso e profissional.
        Você contribui de forma maravilhosa para um mundo melhor e mais humano, com generosidade e competência.
        Parabéns, siga assim. Muita luz e sucesso!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Erick.
          Muito obrigado pelas palavras. É muito gratificante ver que o conhecimento que compartilhamos está ajudando outras pessoas. 😀
          Um grande abraço!

  10. Diego Felizardo Martins

    Muito bom texto!

    Há como eu configurar para ser enviado um aviso de recebimento para a pessoa que acabou de me mandar um e-mail por lá?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Diego,
      Sim, é possível! Você pode usar para isso o recurso Resposta automática de ausência. Apesar de não ser esse o propósito original do recurso, acho que ele se encaixa no que deseja. Sempre que alguém enviar um e-mail para você, receberá a mensagem padrão que você criou.
      Para configurar a resposta automática, vá em Configurações (ícone de roda dentada no canto direito da caixa de entrada) e depois em Resposta automática de ausência. Clique em Criar nova resposta e edite a mensagem. Você deve informar uma data para início e término do aviso de mensagens, bem como um título e a mensagem em si. Depois é só salvar e o recurso já estará ativo.
      Espero ter ajudado! Se tiver qualquer dificuldade, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Diego Felizardo Martins

        Muito obrigado, Bill!

        Aconteceu de algumas pessoas não receberem o e-mail que eu enviei para elas. Aí quero usar essa resposta automática para que a pessoa entre em contato comigo de uma outra forma, caso ela não receba meu orçamento.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Legal, Diego! Acho que esse mecanismo vai te ajudar.
          Qualquer coisa, é só entrar em contato.
          Abraços!

  11. Ricardo Cargnin

    Boa tarde, possuo 3 perfis de email no zoho: “contato”, “Ricardo”, “nfe” e em meu celular abro as 3 sessões juntas e navego entre elas, recebendo e enviando e-mails da conta que eu quiser . No PC o ZOHO não permite trabalhar com mais de uma sessão aberta? Como faço para abrir as 3 juntas igual ao celular?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      O Zoho em si não possui uma opção desse tipo para usar no webmail, mas existem algumas alternativas.
      Uma opção seria usar um cliente de e-mail no computador, como o Outlook, Thunderbird ou o próprio Gmail. Assim você poderia configurar as três contas no mesmo programa. Para usar esse recurso, a opção POP/IMAP deve estar habilitada no Zoho. Não sei se é o seu caso, mas só é possível fazer isso nos planos pagos do Zoho (o POP/IMAP não está disponível no plano gratuito).
      Outra opção seria configurar diferentes sessões no navegador, uma para cada conta de e-mail. Assim você poderia se logar em todas as contas simultaneamente e sem conflitos (uma em cada sessão). Se você usa o Chrome, é possível abrir uma nova sessão clicando no nome do usuário que fica no topo do navegador, próximo aos botões de minimizar/maximizar/fechar. Na lista de opções, clique em Gerenciar pessoas e depois em Adicionar pessoa. Daí é só seguir os passos para a criação do novo usuário. O Chrome vai sugerir que você se logue em uma conta Google, mas isso não é necessário para usar a nova sessão do navegador.
      Se você usa o Firefox, esta opção não existe na instalação padrão do navegador. Mas é possível usar uma extensão para isso. A extensão Firefox Multi-Account Containers (muito boa, por sinal) permite que você crie containers no navegador. Na prática, os cookies de cada conta ficam separados por container, permitindo que você se logue em mais de uma conta do mesmo serviço (ex.: Gmail, Zoho Mail e outros) na mesma sessão do navegador. Cada container fica identificado por uma cor na aba do navegador, facilitando sua identificação.
      Particularmente, acho que a opção de usar o Firefox com essa extensão pode ser interessante, porque vai concentrar todas as suas contas na mesma janela, enquanto o Chrome vai separar as contas (uma em cada janela).
      Estas são as opções que encontrei para a sua situação. Se encontrar outra, compartilhe com a gente! 😉
      Abraços.

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Ricardo! 😀

  12. Julia

    Oi eu estava dando uma olhada, e pelo que eu vi eles não oferecem mais o serviço grátis. Você consegue confirmar? até tentei configurar uma conta antiga de um domínio que não possuo mais, mas sem sucesso

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Julia,
      O Zoho ainda oferece o plano grátis sim, mas ele fica meio escondido na página. Para se cadastrar no plano gratuito, acesse http://www.zoho.com/workplace/pricing.html e desça a página até encontrar a opção FREE PLAN.
      Qualquer dificuldade, é só entrar em contato.
      Abraços 🙂

      Responder
    • Lucas Carvalho Barbos

      Para usar programas de emails tipo Outlook não é mais gratuito, gratuito somente para usar via webmail.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Isso, mesmo, Lucas!
        O plano gratuito do Zoho Mail não permite a utilização dos protocolos POP/IMAP, fundamentais para conectar programas de e-mail como o Outlook. Mas a boa notícia, para quem deseja usar o serviço mesmo assim, é que o webmail do Zoho é bem completo e não deixa nada a dever quando comparado com outros serviços bem conhecidos como o G Suite (Gmail) e o Office 365 (Microsoft). Além disso, o Zoho possui um aplicativo próprio para uso do e-mail em dispositivos Android e iOS (veja aqui).
        Abraços!

        Responder
  13. Jefferson Coelho

    Primeiramente parabéns pelo tutorial, muito bem feito, detalhado e explicado.

    Será que você pode me ajudar?
    Eu não estou conseguindo fazer a configuração do CNAME ou TXT dentro do UOL HOST, procurei em outros sites e fóruns e não achei, por mais que eu consiga adicionar as entradas nas configuração do meu domínio dentro do UOL como esta pedindo no site do ZOHO, ele não consegue fazer a verificação (já faz 48 horas que eu adicionei as entradas no UOL) o que pode estar acontecendo?

    Obs: eu vi que dentro do site do ZOHO fala para deixar o TTL em 300 segundos ou menor, porém no site do UOL não tem essa opção

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jefferson,
      O procedimento para inserção da verificação no UOL Host está a seguir. Ele é válido tanto para domínios registrados no UOL quanto para domínios externos que estejam com o DNS (nameservers) apontado para o UOL.
      Dentro do painel do cliente UOL Host, você deve acessar a seção Domínios e depois Alterar zona de DNS. Localize o domínio que deseja inserir as entradas para o Zoho e clique em Gerenciar. Na página que se abre, localize o tipo de entrada (no caso, CNAME ou TXT) e clique em Criar nova entrada. Após inserir os valores, mantenha o status de entrada como Ativado e clique no ícone de confirmação (✔) para salvar.
      Segundo o UOL, a entrada deve ser publicada em até uma hora. Pelo que você descreveu, já era para ter sido verificado, se você fez a inserção corretamente.
      Depois de realizar a inserção, você pode verificar se a propagação ocorreu no site https://www.dnswatch.info/.
      Se ainda estiver encontrando problemas, forneça mais detalhes sobre como está realizando o procedimento e tentarei ajudá-lo.
      Abraços e boa sorte! 🙂

      Responder
  14. Adilson

    Infelizmente essa política de liberar POP3 e IMAP mudou a pouco tempo. Tenho uma conta antiga que ainda permite, o problema é que aquele domínio não existe mais. Será que consigo atrelar um novo domínio a essa conta?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Adilson,
      Segundo este fórum de suporte, acredito que seja possível alterar o domínio da conta. No entanto, não posso garantir que vai funcionar no seu caso, por ser uma conta antiga.
      O procedimento envolve acessar o painel de administração, ir até a página de gerenciamento de domínios, excluir o domínio antigo e adicionar o novo. Depois, você deverá refazer as validações do novo domínio. Já vi que é possível na conta gratuita que uso por aqui. Espero que funcione para você. 🙂
      Se puder ajudar com mais alguma coisa, é só entrar em contato.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  15. Jahuanny Phellipe Borges Ganzer

    Olá Bill,
    Tudo bem?
    Eu já tenho o domínio, existe algum outro site que eu consiga ter o email profissional gratuito que me deixe utilizar IMAP ou POP3?

    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jahuanny,
      Não são muitas as empresas que oferecem e-mail profissional (com domínio próprio) gratuitamente. Quando encontramos, geralmente existem limitações no serviço, como é o caso da Zoho.
      Descobri recentemente um serviço semelhante chamado Migadu, que oferece e-mail profissional gratuito, e não encontrei restrições quanto à utilização de imap e pop. A restrição deles fica na quantidade de e-mails enviados, que se limita à 10 por dia. Bem pouco, não acha? Além disso, não testei pessoalmente o serviço, portanto não posso atestar sua qualidade.
      Quanto ao Zoho, apesar da limitação do pop/imap no plano gratuito, eles possuem um webmail excelente e também apps para iOS e Android, o que pode ser uma maneira de contornar a falta do recurso no plano grátis.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  16. Andre Nogueira

    Ola,qual seria uma solução de emails com próprio domínio, uma semelhante e grátis como do zoho no inicio com a versão free ??

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Andre,
      Não conheço muitas empresas que oferecem e-mail profissional gratuito. A Zoho oferece um serviço de qualidade e acaba se destacando por isso.
      Falando de planos completamente gratuitos, existe um serviço chamado Migadu que possui uma versão “gratuita para sempre” (segundo eles mesmos), mas com limitações. O espaço de armazenamento é de 1 GB e só é possível enviar 10 e-mails por dia. Nunca experimentei o serviço da Migadu, portanto não posso opinar sobre sua qualidade.
      Quando falamos apenas de início grátis (free trial), fica mais fácil encontrar boas empresas. Uma delas é a Rackspace. Eles são bem grandes no segmento de cloud e oferecem um período grátis no serviço de e-mail.
      O G Suite, do Google, também oferece um período de 14 dias gratuitos. Depois disso, custa US$ 5 por conta.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Responder
  17. fernando

    Boa tarde,

    estou tentando vincular a conta do zoho no outlook, mas nao obtenho exito, coloco as portas de entrada (imap ou pop3) com a porta 995 e de saida smtp.zoho.com porta 465, coloco como ssl, mas mesmo assim nao vai, poderia me auxiliar pra saber o q esta errado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernando,
      O serviço de imap do Zoho só está disponível nos planos pagos. Se você utiliza uma conta gratuita, não conseguirá configurar. A alternativa, nesse caso, é usar o aplicativo do próprio Zoho no Smartphone e o webmail no computador. Baixe aqui os aplicativos para Android/iOS.

      Se você usa um plano pago, as configurações de entrada e saída são as seguintes:

      Entrada:
      Servidor de entrada: imappro.zoho.com
      Porta: 993
      SSL obrigatório: Sim
      Usuário: nome@dominio.com (substitua pelo seu e-mail)

      Saída:
      Servidor de saída: smtp.zoho.com
      Porta: 465 com SSL
      OU
      Porta: 587 com TLS
      Requer autenticação: Sim

      Em todos os casos, utilize a senha que você criou para a conta de e-mail.

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  18. Pedro

    Olá Bill,
    Por gentileza, uma informação.
    Eu utilizo a versão gratuita do zoho mail, porem esta muito pequena para mim, quero utilizar a versão paga, pacote de 30 GB. Quais sao os passos para comprar o novo pacote ou fazer a migração do gratuito para um pago?

    muito obrigado
    Pedro

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Pedro,
      Para fazer um upgrade no Zoho Mail, faça assim:

      1. Acesse sua conta de e-mail no navegador.
      2. No canto superior direito do painel, clique sobre a sua foto (Meu Perfil).
      3. Vai aparecer uma aba com opções. Clique no botão Upgrade.
      4. Você será direcionado para uma página onde será possível escolher o plano que deseja contratar. Selecione o pano desejado.
      5. Na tela seguinte, informe o número de usuários do e-mail (nº de contas). O número mínimo de usuários é 2.
      6. Nessa mesma área, você pode optar por pagar mensalmente ou anualmente. O pagamento anual oferece desconto.
      7. Na tela seguinte você poderá revisar seu pedido.
      8. Insira os dados de pagamento (cartão de crédito) no último passo e conclua a compra.
      9. Se o pagamento for aprovado, o upgrade será automaticamente aplicado em sua conta.

      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Abraços e boa sorte. 🙂

      Responder
  19. Stephanie Serafini Sacerdote Serrato

    Bom dia,
    quando digito o código de verificação ele retorna para a pagina do domínio, não abre as demais configurações.
    Sabe como posso reverter isto?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Stephanie,
      Você informou um domínio no início do processo? Você já registrou esse domínio? Esse pode ser um motivo.
      Se estiver tudo certo com o domínio, tente refazer o cadastro desde o início.
      Se puder passar mais detalhes sobre o problema, podemos tentar te ajudar mais.
      Abraços.

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado, Felipe! 🙂

      Responder
  20. Carlos

    É possível ter o zoho mail (na versão gratuita) funcionando como IMAP no Outlook ???

    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      Sim, é possível utilizar o Zoho Mail via IMAP, mesmo na versão gratuita [Editado] Infelizmente o IMAP só está disponível em versões pagas do Zoho Mail. Para usá-lo você precisa ativar o recurso e configurar o cliente de e-mail, no caso, o Outlook.
      As instruções detalhadas tanto para ativação do IMAP quanto para configuração do Outlook estão nesta página.
      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Abraços.

      Responder
      • Carlos

        Mas para isso, não é necessário ativar o IMAP no painel de controle ?? Quando tento lá, diz que o IMAP só está disponível na versão paga. Já o SMTP não tem problema.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Carlos,
          Você tem razão. O IMAP e o POP só estão disponíveis em planos pagos, infelizmente. :/
          Se serve de consolo, há um aplicativo gratuito para Android e iOS que te permite usar o Zoho Mail no Smartphone (veja aqui). Isso já facilita para gerenciar seus e-mails no mobile. No computador, a solução é usar o próprio webmail do Zoho, que é bem completo.
          Abraços.

  21. Sandra

    Olá, Bill e responsáveis pelo “tudosobrehospedagemdesites.com.br”.

    No site Registro.br, não há, em DNS, a opção “Editar Zona”.

    Como seguir, então, os procedimentos informados pelo Bill se não é possível clicar no link sugerido por ele?

    Agradeço se puderem me esclarecer essa dúvida.

    Sandra

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sandra,
      Se a opção “Editar zona” não aparece, isso significa que o seu domínio está apontado para outro lugar, como um servidor de hospedagem, por exemplo. Nesse caso, você tem duas opções:

      Opção 1: fazer a configuração de verificação do domínio no painel da empresa para onde o seu domínio está apontado.
      Nesse caso, você deve acessar o painel de sua hospedagem, localizar a área de gerenciamento de zona de DNS e inserir os registros informados no tutorial. Os registros são os mesmos, a única coisa que muda é a interface para inserção, que varia de acordo com a empresa.

      Opção 2: usar os servidores do Registro.br.
      Nesse caso, na área DNS do Registro.br, você deve clicar em “Alterar servidores DNS” e depois em “Utilizar DNS do Registro.br”. Depois da alteração, você poderá seguir os passos do tutorial. Muito importante: se você tiver um site publicado neste domínio ou contas de e-mail, não use esta opção. Isso fará com o que a hospedagem vinculada ao domínio deixe de funcionar. Ao invés disso, opte pela opção 1 e realize a administração do DNS diretamente no painel da empresa de hospedagem.

      Para saber mais sobre DNS, leia o artigo O que é DNS e qual o seu papel na internet.

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço.

      Responder

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