Melhor Ferramenta de E-mail Marketing — Ranking 2025

Procurando a melhor ferramenta de e-mail marketing? Confira nosso ranking e conheça as empresas que mais se destacam no Brasil. São serviços que vão além do e-mail e entregam soluções integradas de marketing, tanto para quem está começando como para usuários avançados. Compare e faça a sua escolha.

*Valor equivalente mensal na contratação do ciclo de pagamento mais longo do plano pago mais barato.
**As informações contidas nesta página foram retiradas dos sites das empresas, por isso podem sofrer alterações sem aviso prévio.
***Parte das vendas realizadas com origem em nosso site gera uma comissão. Isso não influencia o posicionamento das empresas nem os preços praticados. Pelo contrário, algumas ofertas são oferecidas com exclusividade pelo nosso site. Esta é apenas uma forma de manter o nosso conteúdo gratuito para os nossos leitores.

Melhores ferramentas de e-mail marketing

1. Zoho Campaigns

Zoho Campaigns é a melhor ferramenta de e-mail marketing na avaliação de nossa equipe

O Zoho Campaigns é o serviço de e-mail marketing da Zoho, empresa global de tecnologia com operações estabelecidas no Brasil. A plataforma se posiciona como uma solução bem completa de e-mail marketing, com foco em custo-benefício. Aliás, este é um dos motivos que o coloca na posição de melhor ferramenta de e-mail marketing. Ela entrega muito, por uma fração do preço das concorrentes.

Como diferenciais, o Zoho Campaigns oferece envios ilimitados e acesso multiusuário em todos os planos. Ele também entrega os principais recursos esperados neste tipo de ferramenta, como editor visual de arrastar e soltar, biblioteca de templates para e-mail, recursos de personalização e automação, além de funcionalidades para e-commerce. O sistema oferece integrações com aplicações da Zoho e de terceiros, e embora faltem soluções brasileiras, elas podem ser integradas via API. Recursos como IP dedicado e marketing por SMS são oferecidos separadamente, sendo que o SMS ainda não está disponível no Brasil.

A versão grátis da Zoho apresenta limites generosos: permite até 2.000 contatos com 6.000 envios mensais e 5 usuários, sendo também uma das melhores ferramentas de e-mail marketing gratuitas dentro da sua categoria. Teste grátis o Zoho Campaigns.

Os planos pagos começam em apenas R$ 13/mês no plano anual para até 500 contatos com envios ilimitados (o mais robusto inicia em R$ 16) e se ajustam conforme o número de contatos na base. Além da opção de assinatura, está disponível a modalidade pré-paga, ideal para quem usa o serviço esporadicamente. É oferecido ainda um período de avaliação gratuita de 14 dias.

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2. SendPulse

SendPulse

O SendPulse é uma plataforma de e-mail marketing global com mais de 3 milhões de usuários no mundo, incluindo nomes conhecidos no Brasil, como CBF, Totvs e Governo de São Paulo. A ferramenta é intuitiva e conta com uma série de recursos integrados, desde e-mail marketing até soluções avançadas e multicanal, o que a torna versátil, fácil de usar e compatível com clientes de diferentes tamanhos.

Mesmo o usuário gratuito tem acesso à ferramenta de e-mail marketing e à diversas soluções, como chatbots, CRM, automações e landing pages. A SendPulse conta ainda com o editor de e-mails de arrastar e soltar, mais de 130 modelos de e-mail responsivos, assistente de IA para redação de textos e integração com mais de 300 aplicativos (também é possível integrar via API). Um diferencial da ferramenta é que os serviços de SMS e WhatsApp, vendidos à parte, estão disponíveis para o Brasil, algo que nem todas as empresas oferecem.

O plano gratuito é generoso: Apesar do limite de 500 assinantes — padrão oferecido por ferramentas gratuitas de e-mail marketing, o SendPulse permite 15 mil envios de e-mails mensais. Além disso, oferece um leque de soluções gratuitas de marketing multicanal, incluindo chatbots, CRM, criador de sites, verificação de e-mail e automação. Com ele, o usuário pode experimentar os principais recursos (de maneira limitada) e entender, na prática, tudo o que a ferramenta oferece. Teste gratuitamente o SendPulse

Já o plano inicial pago conta com mais recursos, incluindo: envios ilimitados, 3 usuários por conta e ainda mais funcionalidades — em limites maiores — por R$ 32,80 por mês, para 500 contatos. No total são 3 planos pagos, cujo preço final depende da base de assinantes contratada, e mesmo o plano de entrada já surpreende. Os planos são vendidos tanto por assinatura quanto pré-pagos, e podem ser personalizados conforme as demandas do usuário.

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3. Brevo

Brevo figura no ranking de melhor e-mail marketing

A Brevo (antiga Sendinblue), fundada em 2012, atende cerca de 500 mil clientes no mundo, incluindo marcas conhecidas como MontBlanc, ebay e Michelin. A plataforma evoluiu de um serviço de envio de e-mail para uma solução de marketing e CRM multicanal, oferecendo recursos avançados e flexibilidade, com uma relação custo-benefício bem atraente. Uma característica que chama a atenção na Brevo é o seu compromisso com práticas sustentáveis: a empresa é certificada pelo sistema B e lidera iniciativas que ainda são pouco comuns no setor de tecnologia. 

Do ponto de vista técnico, a Brevo oferece mais de 150 integrações, incluindo apps globais populares como WordPress, Canva, Gmail e ferramentas Google, além de opções locais como Nuvemshop. Seus recursos envolvem editor arrasta e solta, mais de 50 templates gratuitos, assistência de IA na criação de conteúdos e envio, além de oferta de serviços pagos como IP dedicado, SMS e campanhas WhatsApp (disponíveis no Brasil). Outro diferencial importante  é que a ferramenta permite enviar e-mail marketing e transacional no mesmo plano, ao contrário de muitas que cobram como serviços distintos.

O plano gratuito permite envio de até 300 e-mails por dia e contatos ilimitados, além de automação de marketing para até 2.000 contatos. Na prática, há um limite de contatos, mas são muito generosos (até 100 mil no plano gratuito). Em contrapartida, o limite diário de envios acaba sendo uma restrição. O editor, os templates, as integrações e as funcionalidades essenciais estão todos incluídos no plano gratuito. Experimente a versão grátis da Brevo.

O plano pago inicial cobre até 500 assinantes e 5.000 envios mensais por R$ 36, sem limite diário de envios. Para envios a partir de 20.000 e-mails/mês, a ferramenta se destaca ao oferecer contatos ilimitados, sem cobrar muito por isso (o plano fica por R$ 122,42), ideal para empresas com grandes bases de assinantes. Nos termos, aplicam-se “limites de uso justos”, mas que são realmente altos: 500 mil e 2 milhões de contatos armazenados, dependendo do plano.

Serviços como landing pages, notificações push e usuários adicionais já estão incluídos em planos superiores, mas limites maiores podem ser contratados à parte. A remoção do logo da Brevo é cobrada à parte no plano pago inicial, o que pode encarecer o preço final, caso opte por isso. O modelo de cobrança pode ser assinatura ou pré-pago, e a flexibilização dos recursos possibilita ao cliente criar um plano totalmente personalizado.

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4. Mailchimp

Mailchimp

O Mailchimp é uma das plataformas de e-mail marketing líderes do mercado, operando desde 2001 com uma base de mais de 11 milhões de usuários. A ferramenta foi projetada para atender desde empreendedores iniciantes até operações de marketing complexas.

Entre os recursos principais estão segmentação avançada, editor intuitivo com biblioteca de mais de 130 templates, alto nível de personalização com IA e formulários pop-up configuráveis. A ferramenta oferece ainda automações através de mais de 60 fluxos pré-estruturados e integração com mais de 300 aplicações. Um ponto interessante é o criador de sites incluído em todos os planos, até mesmo no gratuito.

A versão gratuita é boa para iniciantes: suporta até 500 contatos com limite de 1.000 envios mensais (ou 500 diários), incluindo recursos básicos suficientes para começar. Teste aqui o Mailchimp gratuitamente.

Os planos pagos começam em R$ 27,50 mensais nesta oferta anual promocional, para 500 contatos e 5.000 envios mensais. Já o e-mail transacional é vendido separadamente. Embora seja excelente, algumas restrições fizeram com que o Mailchimp não tivesse tanto destaque entre as melhores ferramentas de e-mail marketing, como poucas aplicações brasileiras integradas e a indisponibilidade de marketing por SMS no Brasil. Considerando o seu preço padrão (R$ 55), ela acaba sendo mais cara e entregando menos do que os seus pares.

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5. Hostinger | Reach

Hostinger Reach está entre as melhores ferramentas de e-mail marketing

O Reach é a ferramenta de e-mail marketing da Hostinger, empresa de tecnologia com mais de 4 milhões de clientes no mundo e uma das melhores hospedagens do mercado brasileiro. O Reach foi desenvolvido para atender usuários iniciantes e sem conhecimento técnico, que buscam funcionalidades essenciais de e-mail marketing, sem complexidade.

Seu diferencial é o criador de e-mail marketing com IA. Com ele é possível criar e-mails personalizados a partir de mensagens enviadas pelo usuário à IA, através de um chat. O design já leva em consideração as cores e a marca do negócio. Uma vez criados, os e-mails podem ser editados de forma manual, para ajustes básicos, como texto e cores. A ferramenta conta com 5 mensagens de IA gratuitas por mês, mas é possível adquirir mais créditos à parte. Usuários mais experientes, acostumados a usar editores de e-mail completos e com centenas de templates, podem achar a solução da Hostinger muito simples.

 A plataforma se integra nativamente com produtos da empresa, como o criador de sites Hostinger, e com o WordPress, através de um plugin. As automações estão em versão Beta, sendo possível criar e-mails de boas-vindas (único ou em sequência), séries de e-mails promocionais ou de construção de relacionamento junto aos assinantes. Para usar uma automação, é necessário assinar um dos planos pagos.

A versão gratuita do Reach é mais adequada para experimentar a plataforma, pois tem limites de até 100 contatos e 200 envios mensais, com validade de 1 ano. Experimente o Reach gratuitamente.

Por outro lado, o plano pago é bem econômico. Por R$ 10,99 mensais (assinatura anual) ele permite até 500 contatos e 3.500 envios mensais, posicionando-se como a opção mais acessível entre as melhores ferramentas de email marketing. O preço reforça o foco em simplicidade e custo-benefício, ideal para usuários iniciantes.

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6. ActiveCampaign

ActiveCampaign

A ActiveCampaign atende mais de 180 mil clientes globalmente, incluindo no Brasil, e se posiciona como uma plataforma robusta de marketing e CRM, na qual o e-mail marketing é um dos pilares. O editor de e-mails é excelente e oferece mais de 250 modelos pré-criados. O e-mail marketing conta com IA, tanto como gerador de e-mails como criador de automações. Inclusive a empresa possui um catálogo amplo com mais de 900 automações pré-construídas e testadas, além de mais de 900 integrações, incluindo Nuvemshop, VTEX e a Pluga, que facilita conexões com apps populares no Brasil como Hotmart, Asaas e ContaAzul.

Não há versão gratuita, mas é possível testá-la sem custo por 14 dias. O plano inicial oferece 1.000 contatos e 10.000 envios por mês por R$ 70 na assinatura anual e apesar de mais caro ainda deixa muitos recursos de fora, como landing pages e integração com PayPal (liberados em plano superior, de R$ 217). Há também recursos com integração parcial no plano de entrada e premium nos planos maiores. Já alguns add-ons, como automações por SMS e WhatsApp, sequer podem ser contratados no plano inicial.

O acesso multiusuário aparece apenas nos planos mais altos (3 e 5 usuários; os dois primeiros planos têm 1 usuário), contatos inativos são ilimitados em todos os planos, e e-mail transacional está disponível como add-on em qualquer plano. A empresa claramente direciona a oferta a clientes que demandam funcionalidades avançadas e estão dispostos a pagar por elas; não é a opção indicada para iniciantes ou orçamentos enxutos.

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7. RD Station

RD Station

A RD Station é brasileira, atende 60.000 clientes e faz parte da TOTVS, a maior empresa de tecnologia do país. A solução de e-mail marketing está dentro da plataforma RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing voltada para atender empresas de diversos tamanhos, especialmente as que demandam recursos avançados. 

Entre as funcionalidades básicas estão o criador de e-mails com mais de 100 modelos, e também os criadores de landing pages e de pop-ups, todos ilimitados já a partir do plano de entrada. Um diferencial é que há muitas integrações com apps usados no Brasil, como Nuvemshop, Tray e mais de 200 integrações em português, além de conexão nativa com outros produtos RD. Isso sem contar com os recursos da IA e a robustez na segmentação e qualificação de leads, um dos pontos fortes dessa ferramenta.

Não há versão gratuita, mas é possível testar a RD Station por 10 dias, assim como agendar uma demonstração com um especialista. Não há contrato de fidelidade e o pagamento é mensal, sendo possível cancelar a qualquer momento, sem multa.

Indicado para iniciantes, o plano Light oferece até 1.000 contatos e envios ilimitados por R$ 50 nos 3 primeiros meses. Inclui automação de marketing com fluxos simples, landing pages e pop-ups ilimitados, página de link na bio e botão de WhatsApp, além de gestão e segmentação básica de contatos. O plano inicial ainda tem um custo competitivo, mas escalar na RD Station tem o seu preço. Para obter mais recursos de análise e segmentação, é necessário fazer um upgrade que eleva o investimento para R$ 427 mensais (plano Basic para até 5.000 contatos) e mais de R$ 1.000 no plano Pro, indicando que é uma ferramenta para operações maiores, motivo este que influenciou sua posição no ranking de melhor e-mail marketing. Como em outros concorrentes, SMS e WhatsApp na automação são opcionais, cobrados à parte, mas ambos funcionam no país.

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8. E-goi

E-Goi

A E-goi é uma empresa brasileira com duas décadas de atuação e mais de 700 mil usuários, atendendo marcas como Nespresso, Leroy Merlin e Porto Seguro. Posiciona-se como plataforma de automação de marketing multicanal e oferece bons recursos já no plano gratuito. Oferece diversas integrações voltadas ao mercado brasileiro, como por exemplo Nuvemshop, Tray e Jivochat, apenas para citar alguns. Assim como outras, também possui integração com o WordPress, que é o CMS mais usado no mundo para sites e blogs.

Entre os recursos, oferece editor de arrastar e soltar com modelos de e-mails prontos para personalização, além de modelos de landing pages e pop-ups. Também possui ferramentas de automação e segmentação avançadas.

O plano gratuito inclui até 5.001 contatos e 15.000 envios mensais de e-mails ou push, automação básica, landing pages e pop-ups, gerenciamento de redes sociais e captação de leads via botão WhatsApp.

O plano inicial pago permite até 500 contatos e envios ilimitados de e-mail e push por R$ 50,79/mês na assinatura anual. Planos superiores ampliam limites e liberam recursos avançados, incluindo automação com IA, suporte especializado e consultoria. A empresa também oferece e-mails e SMS transacionais em alguns planos (ou contratados à parte) e SMS Marketing. Há garantia de satisfação de 30 dias com reembolso total, opção de assinatura ou uso por demanda para envios ocasionais, e também a possibilidade de agendar demonstração.

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9. Locaweb

Locaweb

A Locaweb é uma empresa 100% brasileira e uma das líderes em hospedagem, com infraestrutura de data centers no país, suporte local e formas de pagamento nacionais, incluindo boleto bancário. Sua ferramenta de e-mail marketing é básica, mas ainda bastante utilizada no Brasil, em parte por ter sido uma das pioneiras no país. 

Um dos motivos para ela figurar em nosso ranking é o custo-benefício atraente para quem busca um serviço de e-mail marketing simples e no Brasil, sem limite de contatos armazenados. Entre os recursos, oferece segmentação e personalização básicas, formulários para integrar ao site e relatórios simples, mas o editor é mais antigo e menos intuitivo mesmo com templates. Não há automações nem integrações com apps de terceiros, e cada plano permite apenas 1 usuário. Não existe plano gratuito, mas é possível testar a ferramenta sem custo antes de contratar, o que facilita avaliar se atende às necessidades.

Os planos pagos se diferenciam pelo volume mensal de envios, mantendo contatos ilimitados. O plano inicial “Email Marketing Start” oferece 7.000 envios por mês por R$ 31,41 na contratação anual, com opções maiores como 15 mil, 30 mil, 500 mil e 1 milhão de envios mensais, também com descontos para pagamento trimestral ou anual.

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10. UOL Host

UOL Host

O UOL Host oferece um serviço de disparo de e-mail marketing básico, mantido por uma empresa 100% brasileira com data centers no país, suporte local e meios de pagamento nacionais, incluindo boleto bancário. Voltado à envios simples, destaca-se por permitir contatos ilimitados, o que mantém os custos estáveis mesmo com crescimento da base.

Em recursos, oferece o essencial: editor de e-mails com templates responsivos (embora mais antigo e menos intuitivo), 1 usuário por conta e gerenciamento de contatos com validação automática de endereços. Por ser uma ferramenta simples, não possui automações nem integrações com apps de terceiros. A ferramenta é indicada para quem busca disparos de e-mails por um custo fixo, sem necessidade de recursos avançados.

Não existe plano gratuito e os planos pagos variam apenas pelo volume de envios mensais, mantendo contatos ilimitados em todos. O plano inicial inclui 5.000 envios por mês por R$ 24,17 na assinatura anual, com opções para volumes até 100 vezes maiores. É uma alternativa de bom custo-benefício para operações simples de e-mail marketing com previsibilidade de preço.

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Outras 5 ferramentas de e-mail marketing que vale a pena citar:

Há dezenas de plataformas de e-mail marketing disponíveis no mercado e selecionar as 10 melhores implica em deixar de fora boas ferramentas, que por um ou mais motivos não atenderam aos critérios de ranqueamento. Como, por exemplo, custo mais elevado, inexistência de uma solução para quem está começando, falta de pagamento em real, e  interface não disponível no idioma português, entre outras razões.

Para que a lista fique ainda mais completa, listo abaixo 5 ferramentas que não entraram no ranking, mas que são boas alternativas.

  • Dinamize – Uma das pioneiras no Brasil, com mais de 12.000 clientes. Atualmente é uma plataforma de marketing digital completa, voltada para negócios maiores. O plano começa em 5.000 contatos (10x mais que a média dos planos iniciais das empresas ranqueadas) e mensalidades a partir de R$ 350.
  • Leadlovers – Empresa brasileira fundada em 2015 que também oferece uma solução que vai além do envio de e-mail. Com um plano inicial de 5.000 contatos e custo mensal de R$ 174,20, é voltada para clientes com uma base maior de assinantes.
  • Get Response – Excelente solução com mais de 100 integrações e automações ilimitadas. Não há plano gratuito, mas é possível testar por 30 dias sem custo. Os planos iniciam em US$ 15,58 para 1.000 contatos e envios ilimitados.
  • Hubspot – Plataforma robusta de vendas e marketing, que atende mais de 250 mil clientes no mundo, de todos os tamanhos. É uma ferramenta completa com recursos avançados e com versão gratuita para quem está começando. Se o pagamento em dólar não for um problema, é uma opção interessante, ainda que mais complexa para iniciantes. Os planos começam em US$ 9.
  • GoDaddy – O envio de e-mail faz parte de um pacote de marketing digital, que inclui ferramentas de design, criação de conteúdo e publicação em redes sociais, a um custo inicial de R$ 79,99 por mês. Com um custo mais elevado, esse formato não é ideal para quem busca somente e-mail marketing, mas pode atender quem deseja este conjunto de ferramentas.

Obs: para quem busca apenas o serviço de e-mail transacional, a KingHost é uma opção. O serviço SMTP transacional é pago, mas conta com plano gratuito para até 1.000 envios mensais.

Metodologia do Ranking de Melhor E-mail Marketing

A nossa listagem de melhores ferramentas de e-mail marketing foi desenvolvida com base em critérios específicos para atender prioritariamente empreendedores de pequenas e médias empresas, profissionais liberais e usuários iniciantes. Empresas de grande porte e usuários avançados também encontrarão excelentes opções neste ranking, porém possivelmente em posições diferentes devido à metodologia aplicada.

Principais Critérios Avaliados

Foco no E-mail Marketing: A avaliação priorizou os recursos de e-mail marketing, dando menor peso para funcionalidades adicionais e avançadas de marketing, que podem não ser essenciais para a maioria dos usuários deste serviço.

Custo-Benefício (Critério Principal): Este é o fator de maior peso na classificação, que analisa a relação entre preço e funcionalidades oferecidas, considerando inclusive as necessidades de negócios menores com orçamentos limitados.

Adaptação ao Mercado Brasileiro: Avaliamos o quanto cada ferramenta e empresa estão preparadas para atender o mercado nacional, incluindo pagamento em real, suporte em português, integração com plataformas locais e adequação às particularidades brasileiras.

Facilidade de Uso: Consideramos a usabilidade do editor de e-mail marketing, qualidade e quantidade de templates disponíveis, recursos de inteligência artificial para criação de textos e design, além da curva de aprendizado para usuários iniciantes.

Recursos vs. Planos: Analisamos quais funcionalidades são oferecidas em cada faixa de preço, dando menor relevância para recursos disponíveis apenas em planos muito caros, priorizando ferramentas que ofereçam funcionalidades essenciais já em planos de entrada.

Esta metodologia garante que as recomendações sejam práticas e aplicáveis para quem está começando ou possui recursos limitados, sem deixar de oferecer opções robustas para negócios em crescimento.

E-mail marketing hoje: muito além do disparo de e-mails

As ferramentas de e-mail marketing, em sua grande maioria, evoluíram e se transformaram em plataformas robustas de marketing. Isto porque já não basta obter o e-mail de um potencial cliente e enviar a ele mensagens genéricas, em momentos “aleatórios”. Atualmente, o sucesso na conversão de um lead (contato) em um cliente satisfeito e rentável passa por recursos de segmentação, automação e tecnologia apoiada em inteligência artificial.

Essa evolução fez com que hoje tenhamos dois tipos de ferramentas: a que funciona como um disparador de e-mail marketing, com recursos básicos, e complexidade e custo geralmente inferiores, e a plataforma de marketing multicanal, integrada a outras aplicações e com recursos avançados que permitem uma gestão não somente centralizada, mas muito mais eficiente e otimizada.

Como há negócios em diferentes estágios de maturidade tecnológica e em tamanho e capital variados, nem sempre a plataforma mais robusta é a que atende melhor às necessidades de quem está empreendendo. Em muitos casos, é neste espaço — entre os usuários iniciantes e as empresas maduras tecnologicamente — que as ferramentas mais fáceis, com melhor custo-benefício e com soluções para todos os públicos se encaixam como a melhor plataforma de e-mail marketing.

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing

como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing

Dando continuidade ao que mencionei acima, é fundamental levar em consideração alguns aspectos ao decidir pela plataforma de e-mail marketing ideal. Desde os recursos técnicos essenciais ao negócio, passando pelo orçamento disponível, até a maturidade em marketing digital, tudo isso deve ser levado em conta, pois é determinante na escolha. Abaixo eu detalho alguns pontos que considero relevantes para essa tomada de decisão.

Necessidade/objetivo

Primeiramente, é preciso se perguntar: Qual necessidade desejo atender com o e-mail marketing? Pode ser que você queira apenas enviar um e-mail aos assinantes do seu blog, a cada novo post publicado. Talvez você tenha criado uma loja virtual e queira enviar e-mails promocionais e também notificações sobre o status das compras feitas pelos seus clientes. Ou ainda, pode ser que você queira utilizar o e-mail marketing de forma mais completa, como uma ferramenta para captar leads e interagir com eles em todos os estágios do funil de vendas, até se tornarem seus clientes. Entender o seu objetivo te auxiliará na hora de avaliar as opções e planos, e então escolher o melhor e-mail marketing.

Escalabilidade

Uma vez que entenda a sua necessidade, é importante avaliar se a ferramenta poderá lhe atender no futuro. Ela oferece os recursos que serão necessários mais adiante, e a um custo acessível? Não adianta contratar a ferramenta mais completa e não usar os recursos, assim como não adianta contratar a mais básica se entende que ela não atenderá às necessidades de curto/médio prazo do seu negócio. Tudo o que você não quer é ter de migrar sua base de contatos em poucos meses, por não ter dimensionado bem as suas necessidades.

Recursos específicos

As ferramentas de email marketing atuais são bem mais complexas e fazem muito mais do que apenas disparar e-mails, por isso considero importante explicar os principais recursos que elas oferecem.

Número de contatos/assinantes 

Este é um dos principais critérios que as empresas usam para cobrar e diferenciar os planos. Algumas se referem a contatos e outras a assinantes, mas em geral tem relação com a quantidade de e-mails cadastrados (e ativos) na base. Quanto maior ela for, maior é o valor cobrado pelo serviço. Algumas não cobram por contatos inativos, mas esta não é uma regra. Há ainda algumas poucas empresas que oferecem contatos ilimitados, cobrando conforme o volume de disparos. Estas ferramentas são mais antigas e apenas fazem envios, gerenciamento básico de contatos e relatórios simples.

Quantidade de envios 

Outro critério muito utilizado para diferenciar os planos está na quantidade de envios de e-mails mensais (às vezes há limite diário também). É uma prática das ferramentas especificar que o envio é “X vezes o tamanho da base”, já que o preço varia conforme a quantidade de assinantes. Sendo assim, uma base de 1.000 e-mails poderia permitir 10.000 envios ou mais, dependendo da plataforma. Algumas empresas divulgam envios ilimitados, mas possuem termos e condições para evitar um uso abusivo por parte dos clientes.

Número de usuários

Em geral, os planos gratuitos oferecem apenas um usuário por conta, mas algumas empresas oferecem um número maior de usuários por conta dependendo do plano. Este recurso é útil para pessoas e empresas que compartilham o acesso com um prestador de serviços ou funcionário, que gerencia suas campanhas. Ao utilizar diferentes acessos, é possível restringir determinadas funcionalidades conforme o tipo de usuário.

Automações

A automação é um dos diferenciais entre as ferramentas de e-mail marketing e é para onde elas estão evoluindo. De modo muito resumido, o usuário pode definir condições (eventos), que a cada vez que ocorrem, geram uma outra ação, de forma automática. Em um nível básico, a ação pode ser “enviar automaticamente um e-mail para o cliente” em caso (no evento) de “abandono do carrinho de compras”. No entanto, as automações podem ser muito mais complexas e elaboradas, envolvendo outros sistemas interligados e ações totalmente customizadas. 

Minha recomendação aqui é avaliar qual o nível de automação necessário para o seu negócio, para evitar pagar por uma ferramenta muito robusta e não utilizar tudo o que ela oferece. Ou pior, investir um tempo excessivo na ferramenta e não obter o resultado esperado em receita. Nem todos os negócios precisam de automações complexas. Ao mesmo tempo, a maioria pode se beneficiar muito das automações básicas, disponíveis nas melhores ferramentas de email marketing.

Integração com aplicativos de terceiros

As integrações são um ponto fundamental, pois a melhor ferramenta de e-mail marketing pode não ser adequada se não oferecer uma integração específica necessária ao seu negócio. Isto é mais comum com ferramentas gringas, que apesar de oferecerem centenas de integrações, não incluem soluções populares no Brasil, como Nuvemshop, Loja Integrada, Hotmart e outras. É esperado que com o tempo elas integrem mais apps, mas dependendo das aplicações já utilizadas pelo cliente, que precisam ser integradas, isso pode ser um fator excludente.

Portanto, se a conexão com uma determinada aplicação for fundamental, recomendo que considere contratar uma plataforma que tenha a integração ou avalie a possibilidade de fazê-la via API, opção também oferecida pelas ferramentas.

E-mail marketing x e-mail transacional

Todas as ferramentas incluídas neste ranking oferecem envios de e-mail marketing, mas não necessariamente incluem e-mails transacionais. Enquanto o e-mail marketing consiste no envio em massa de mensagens promocionais ou informativas para listas de contatos com objetivo de engajamento e conversão, o e-mail transacional é uma mensagem automática e individual acionada por uma ação do usuário (como confirmação de pedido ou recuperação de senha), com foco em informar ou instruir. 

Algumas ferramentas vendem o e-mail transacional à parte enquanto outras o incluem na cota de envios de e-mails dos planos. Dependendo do caso, pode ser interessante escolher uma ou outra opção. Nos casos em que os e-mails transacionais já são enviados pela plataforma de site ou loja virtual, não há necessidade de tê-las no serviço de e-mail marketing.

Outros recursos oferecidos no plano ou à parte (add-ons)

À medida que a tecnologia avança, os serviços de e-mail marketing abrangem cada vez mais recursos, visando ser um lugar único que atenda a todas as necessidades de presença online dos empreendedores. Por conta disso, algumas ferramentas atualmente oferecem sites, envios de SMS e Whatsapp, gestão de redes sociais e até design

Como o foco aqui é o e-mail marketing, acho importante frisar recursos desta categoria, como website, landing page e formulários. Todos esses são utilizados na captação dos e-mails dos assinantes, que ao se cadastrarem, passam a fazer parte da base de contatos e ficam aptos a receber as suas mensagens pela ferramenta de email marketing. Ao oferecer gratuitamente o criador de sites e landing pages, a ferramenta está permitindo que o usuário economize e não precise contratar um criador de sites ou serviço de hospedagem de sites.

Em contrapartida, alguns criadores de sites oferecem o serviço de e-mail marketing, o que pode tornar desnecessária a sua contratação. Nestes casos, vale a pena avaliar qual opção é mais vantajosa, uma vez que o serviço de e-mail dos criadores de sites tem custo adicional — pela nossa pesquisa, são mais caros do que as ferramentas independentes — e já existe a possibilidade de integração entre os serviços, especialmente os mais populares. Para exemplificar, sites criados no Wix permitem a integração com uma ferramenta como o Mailchimp, não sendo obrigatório o uso do email marketing do Wix. 

Quanto ao SMS e ao Whatsapp, é importante frisar que algumas empresas de e-mail marketing não oferecem o serviço no Brasil ou o fazem com restrições. Nos casos em que é imprescindível a contratação conjunta dos serviços, minha recomendação é que considere a contratação de um provedor que dê esta cobertura. 

Facilidade de uso

Existem funcionalidades que facilitam o dia a dia de quem utiliza email marketing e uma delas é o editor de emails. É nele que são criados os e-mails enviados aos assinantes. Outra vantagem é contar com os templates, que otimizam o tempo de criação e já contam com um visual atraente e boas práticas de design. Atualmente é um padrão que os templates sejam responsivos, então procure uma ferramenta que conte com isso, e que tenha uma boa variedade e qualidade de modelos.

A inteligência artificial é outro ponto de destaque e veio para simplificar a criação de conteúdos, automações e tantas outras áreas dentro do marketing. A maioria das plataformas de email marketing oferece recursos com IA, desde funções básicas de redação até mais complexas. Vale a pena considerar este aspecto, esteja você começando ou seja experiente.

Adequação ao mercado brasileiro

Além das integrações com apps locais, há outras questões a se considerar ao avaliar uma potencial ferramenta, como o idioma, a moeda, as formas de pagamento e o suporte.

É cada vez mais comum ver ferramentas de tecnologia sendo oferecidas em português, mas esta não é uma regra. Caso não tenha um inglês avançado, considere contratar um email marketing que esteja disponível em português e ofereça suporte também neste idioma. Geralmente eles andam juntos. Não à toa, este foi um critério que levamos em consideração ao eleger as melhores plataformas de e-mail marketing para o Brasil.

Uma ferramenta em português não significa, necessariamente, que ela suporta pagamentos locais. Me refiro não somente ao pagamento na nossa moeda (real), mas também às formas de pagamento. O que pude constatar é que a maioria aceita pagamento em real, mas somente as estabelecidas no país oferecem meios de pagamento brasileiros, como Pix e boleto bancário. Se esta for uma limitação sua, priorize contratar empresas de email marketing brasileiras ou com filial no país.

Orçamento

De nada adianta querer contratar a melhor ferramenta de e-mail marketing se os recursos financeiros não forem suficientes para isso. Empresas mais estruturadas geralmente possuem orçamentos anuais e conseguem estimar suas necessidades e recursos, mas pequenos negócios e profissionais autônomos podem ter restrições maiores quanto ao orçamento, ou até mesmo dificuldade para estimar o quanto investir neste tipo de solução.

Uma maneira de se começar é utilizando uma ferramenta que ofereça uma versão gratuita. No ranking há diversas empresas com planos gratuitos, algumas inclusive com limites generosos. Outra opção é testar uma ferramenta paga por um período antes de contratá-la: algumas oferecem até 30 dias sem custo. É uma forma de reduzir os riscos de uma contratação errada. Ainda mais considerando que várias assinaturas são anuais, ou seja, a cobrança é anual, em cima de um valor mensal informado no plano.  

Outro formato interessante é a modalidade pré-paga, ideal para quem faz disparos de email marketing pontuais. Diversas empresas oferecem tanto a opção de assinatura, com recursos mensais de envios, quanto pacotes de envios, que são comprados antecipadamente e utilizados conforme a necessidade do cliente e as regras do provedor.

Sendo assim, considere o quanto pode investir nesse serviço e qual a modalidade mais indicada para o seu caso.

Entregabilidade de e-mails

É comum que emails enviados por ferramentas de email marketing não cheguem aos seus destinatários, por serem considerados spams por provedores, como o Gmail. E isso impacta diretamente na entregabilidade de e-mails, um assunto delicado, já que depende de diversos fatores, desde a ferramenta utilizada até a adoção de boas práticas por parte do remetente.

Muitas ferramentas não divulgam sua taxa de entregabilidade, e algumas o fazem segundo seus próprios critérios ou fontes, o que dificulta a comparação. Mas é fato que cada provedor tem uma determinada taxa de entregabilidade maior ou menor, também em função do quanto ele segue as diretrizes para manter uma boa reputação — dos seus IPs, por exemplo — junto aos provedores de e-mails. Plataformas de email marketing confiáveis, como as que listamos neste ranking, seguem normas rígidas e apresentam performances aceitáveis, com algumas afirmando ter até 99% de taxa de entregabilidade para e-mails.

Além disso, uma parte da responsabilidade pela entrega dos e-mails é do cliente. Esse ponto é especialmente relevante quando se deseja usar um domínio personalizado como remetente dos e-mails, como por exemplo, marketing@suaempresa.com.br. Para que a entregabilidade seja alta, além de contratar uma empresa confiável, também é necessário realizar algumas configurações técnicas dentro do seu domínio. Essas configurações são fundamentais para que os provedores de e-mail que vão receber as mensagens (seus destinatários) saibam que não se trata de um spam ou de alguém tentando se passar por sua empresa. As configurações para tal incluem a inserção de entradas na zona de DNS do domínio em questão. Para leigos, o assunto pode parecer complicado, mas, em geral, as empresas oferecem tutoriais e guias que facilitam essa configuração, como este artigo do Mailchimp. A título informativo, este outro artigo do Gmail contém diretrizes para a configuração correta de um domínio que deseja enviar e-mails a partir do mesmo. Lembrando que a empresa de e-mail marketing vai fornecer diretrizes para configuração do seu domínio após a contratação do mesmo.

Em suma, a recomendação é evitar contratar qualquer ferramenta de e-mail marketing, apenas porque tem um preço muito reduzido, e seguir as instruções de configurações fornecidas pelo provedor contratado. Enviar e-mails sem usar as práticas recomendadas e através de um provedor de reputação duvidosa pode impactar negativamente a sua marca, prejudicar o seu domínio (ex: seusite.com) e ainda desperdiçar o seu tempo e dinheiro. 

Afinal, qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Como vimos, para escolher a melhor ferramenta de email marketing é preciso analisar diversas questões, que começam na identificação das próprias necessidades até a pesquisa e a avaliação dos recursos e preços dos provedores disponíveis.

Uma das ferramentas mais antigas do marketing digital, o e-mail ainda perdura como um excelente canal para comunicação com clientes e captação de leads. Com a tecnologia atualmente disponível, ela ganha novas funcionalidades e se integra com outras ferramentas e canais de marketing, potencializando ainda mais os resultados.

Tudo isso está presente nas plataformas de e-mail marketing atuais, com opções gratuitas e baratas para quem está dando os primeiros passos e também com soluções robustas e avançadas para negócios grandes e maduros digitalmente.
Espero que este conteúdo tenha sido relevante para a sua pesquisa sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing. Se tiver alguma dúvida ou comentário, entre em contato conosco e teremos prazer em retornar. 🙂

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.