SiteGround: Review

SiteGround
SiteGround web hosting
  • Empresa: SiteGround.
  • Preço: varia conforme o plano, a partir de US$ 3,95/mês.
  • Indicada para: sites, blogs e lojas virtuais de todos os tamanhos.
  • Avaliação geral: Excelente custo-benefício (recomendada pela nossa equipe e pelo WordPress.org).
  • Resumo: hospedagem internacional de ótima qualidade e recursos, suporte excelente e preços competitivos.

Visitar SiteGround

Sobre a SiteGround

Sede da empresa na Bulgária (à esquerda) e escritório de Madri (à direita)
Sede da empresa na Bulgária (à esquerda) e escritório de Madri (à direita)

A SiteGround é uma empresa de hospedagem fundada em 2004 e que possui mais de 2 milhão de domínios sob sua gestão. Apesar da sua sede ficar na Bulgária, a empresa possui escritórios também nos Estados Unidos, na Espanha e no Reino Unido. Os data centers, por sua vez, estão distribuídos em 3 regiões, que permitem à empresa ter um alcance mundial: América do Norte, Europa e Ásia.

Presença da SiteGround no mundo - data centers (em vermelho) e escritórios (em amarelo).
Presença da SiteGround no mundo – data centers (em vermelho) e escritórios (em amarelo)

A SiteGround possui uma filosofia de fazer as coisas artesanalmente e isso se reflete desde a escolha dos recursos da hospedagem, como CDN e SSL gratuitos, até o nível de suporte instantâneo que a empresa promete entregar. Muito utilizada por usuários do WordPress, a SiteGround é uma das hospedagens recomendadas pelo WordPress.org.

Prós e contras:

Pontos positivos Pontos negativos
Excelente custo-benefício Site e suporte em inglês
Suporte 24/7, rápido e eficiente Pagamento em dólar
Oferece certificado SSL gratuito (Let’s Encrypt) Forma de pagamento restrita (somente cartão de crédito)
Oferece CDN gratuita (Cloudflare) Não possui data center no Brasil (problema pode ser mitigado com o uso da CDN)
Melhor performance com SSD em todos os planos Não oferece hospedagem Windows
E-mail incluído e gratuito  
Atualização automática de aplicações  
Backup diário automático e gratuito  
Garantia de reembolso de 30 dias  

Localização dos data centers da SiteGround:

A SiteGround possui 5 data centers distribuídos por 3 continentes: América do Norte, Europa e Ásia. O data center das Américas está nos Estados Unidos e é a melhor opção para sites voltados para o público brasileiro, como explicarei adiante. Na Europa, eles ficam na Inglaterra e na Holanda. No continente asiático, Singapura abriga o data center da empresa.

Data centers da SiteGround: Chicago e Iowa (EUA), Londres (Inglaterra), Amsterdã e Eemshaven (Holanda) e Singapura.
Data centers da SiteGround: Chicago e Iowa (EUA), Londres (Inglaterra), Amsterdã e Eemshaven (Holanda) e Singapura.

Para você que está se perguntando qual a diferença de hospedar em um data center nos EUA ou na Europa, por exemplo, saiba que a localização do servidor faz diferença para quem está acessando o site. Ao espalhar servidores por três continentes, a SiteGround oferece uma boa experiência para usuários localizados em diversos países. Para dar mais opções para os clientes, a SiteGround permite que se escolha o data center desejado no momento da contratação.

O data center pode ser escolhido no momento da contratação
O data center pode ser escolhido no momento da contratação

Para sites voltados para brasileiros, a localização mais indicada seria o data center de Chicago, nos Estados Unidos. Em testes de ping realizados a partir do Brasil, contra este data center, o tempo médio de resposta foi de 155 milissegundos, o que é um tempo bastante satisfatório para um servidor localizado na América do Norte. Na verdade, é bastante comum que sites brasileiros sejam hospedados em servidores nos Estados Unidos. Além do preço ser tão ou mais acessível que o de empresas brasileiras, a diferença no tempo de resposta é praticamente imperceptível para o usuário final. Ainda mais para quem usa serviços de CDN, como o Cloudflare.

Ping contra o data center da SiteGround

Estabilidade dos servidores

A estabilidade e a disponibilidade dos servidores estão entre os pontos fortes da SiteGround. A empresa promete um tempo de disponibilidade (uptime) de 99,99%. Em outras palavras, seu site pode ficar indisponível por um pouco mais de 4 minutos por mês. Este uptime é um diferencial em comparação à muitas empresas, que se limitam a garantir acima de 99,9%.

Embora pareça pequena, essa diferença é significativa para muitos sites, que não podem ficar indisponíveis. Entre eles estão sites com muito tráfego, que geram receita ou estão bem posicionados organicamente no Google. Um uptime de 99,90%, por exemplo, deixaria seu site indisponível por 44 minutos por mês (contra 4 minutos na SiteGround).

Monitoramos uma hospedagem compartilhada na SiteGround há alguns anos e o uptime impressiona. Nos últimos 12 meses (ago/2018 a ago/2019) essa hospedagem na SiteGround registrou 100% de uptime. Veja neste artigo como monitorar o uptime da sua hospedagem.

Painel da Uptime Robot usado para monitorar a hospedagem SiteGround
Painel da Uptime Robot usado para monitorar a hospedagem SiteGround

Quem não tem conhecimento ou interesse em configurar uma ferramenta para monitorar o uptime do seu site, pode checar o status do servidor nesta página da SiteGround: siteground.com/uptime. Basta inserir o domínio e a ferramenta informa o status do servidor onde o site está hospedado.

SiteGround status do servidor

A forma como a empresa gerencia e mantém seus servidores online possui uma abordagem própria da empresa, que utiliza uma tecnologias desenvolvidas internamente em conjunto com outros sistemas de código-aberto, como veremos a seguir.

A plataforma de hospedagem de todos os planos é montada sobre um sistema de containers Linux (LXC). A escolha desta tecnologia é baseada na escalabilidade, alta disponibilidade e uso de recursos eficiente. Segundo a empresa, muitos dos patches criados por eles foram implementados no kernel oficial do Linux.

O sistema de monitoramento dos servidores, desenvolvido pela própria empresa, além de detectar e corrigir problemas em tempo real, também é capaz de prever possíveis problemas, alertando o time de engenheiros para que medidas preventivas sejam tomadas.

Produtos e serviços

A SiteGround é bem completa no que se refere à variedade de produtos e serviços. A empresa oferece desde produtos mais populares e competitivos, como é o caso da hospedagem compartilhada, até soluções mais robustas, como servidores dedicados e hospedagem cloud. Vamos conhecer mais detalhes dos planos disponibilizados pela empresa a seguir.

Shared Hosting (Web Hosting)

Esta hospedagem é compartilhada e a mais popular e barata da empresa. Ela é ideal para blogs, sites e lojas virtuais de até médio porte. A partir de US$ 3,95/mês.

A hospedagem Shared Hosting está disponível em 3 planos, a seguir:

Planos StartUp GrowBig GoGeek
Sites 1 Site Múltiplos sites Múltiplos sites
Armazenamento (SSD) 10GB 20GB 30GB
Visitas/mês 10.000 25.000 100.000
Tráfego Ilimitado Ilimitado Ilimitado
Contas de e-mail Ilimitadas Ilimitadas Ilimitadas
Criador de sites Grátis Grátis Grátis
Certificado SSL Grátis Grátis Grátis
Preço inicial/mês
[até 60% OFF]
US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

Os planos se diferenciam pelas capacidades, mas as modalidades mais caras também contam com recursos adicionais de backup, cache e outros. A empresa ainda apresenta a capacidade de visitas mensais para cada plano, o que não deve ser levado ao pé da letra, por ser uma estimativa. Os preços acima são promocionais e válidos na primeira contratação.

Principais destaques desta hospedagem:

  • Armazenamento SSD
  • Criador de sites gratuito
  • Migração de site gratuita (manualmente pela equipe ou automatizada via plugin para WordPress)
  • Acesso via painel de controle, FTP ou SSH
  • Contas de e-mail e bancos de dados ilimitados
  • Transferência ilimitada
  • SSL e CDN gratuitos
  • Backups diários gratuitos

Ver planos

WordPress Hosting

Os planos de hospedagem para WordPress da SiteGround são os mesmos oferecidos da hospedagem compartilhada (Shared Hosting), mas a empresa oferece recursos especiais para a plataforma WordPress, o que resulta em desempenho superior ao conseguido em hospedagens tradicionais. Não é a toa que a empresa está entre as recomendadas pelo WordPress.org para a plataforma.

Os planos disponíveis para a hospedagem WordPress são os seguintes:

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês
[até 70% OFF]
US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

Recursos são adicionados a cada modalidade do serviço. Dentre eles destacamos o SuperCacher (sistema próprio de cache) e restauração de backup gratuita (a partir do plano GrowBig), controle de versão e staging, menos clientes por servidor, backups sob demanda (somente no GoGeek), entre outros recursos. Cada plano superior inclui todos os recursos do plano imediatamente abaixo. Assim, o GrowBig inclui tudo do StartUp e outros adicionais, e o GoGeek, inclui tudo do GrowBig e adicionais.

Além de todos os recursos que estão disponíveis por padrão no Shared Hosting (como CDN e SSL gratuitos), a hospedagem WordPress da SiteGround possui os seguintes extras para a plataforma:

  • Instalador automático do WordPress
  • Atualizações automáticas de versão do WordPress, temas e plugins
  • WP-CLI para gerenciar o WordPress usando linhas de comando
  • SuperCacher (nos planos GrowBig e GoGeek)
  • Staging e Git pré-instalado (no plano GoGeek)
  • Backups diários (em todos os planos)
  • Proteção contra ataques e vulnerabilidades
  • Ferramenta de migração de sites WordPress (via plugin)

Ver planos

Cloud Hosting

A hospedagem em nuvem da SiteGround foi desenvolvida para ser veloz e atender tanto sites de alto tráfego quanto aplicações que demandam alto uso de recursos. A empresa oferece uma plataforma cloud com planos auto-escaláveis e atendimento VIP.

O cliente pode optar por um dos planos pré-configurados ou escolher configurações especiais e montar um plano próprio. Os planos previamente disponíveis são:

PlanosEntryBusinessBusiness PlusSuper Power
CPU2 Cores3 Cores4 Cores8 Cores
Memória RAM4 GB6 GB8 GB10 GB
Espaço em disco SSD40 GB60 GB80 GB120 GB
Preço /mêsUS$ 80
Ver plano
US$ 120
Ver plano
US$ 160
Ver plano
US$ 240
Ver plano

A transferência em todos os planos Cloud é de 5 terabytes mensais.

Para montar um plano personalizado, basta informar a quantidade de recursos desejado (CPU, memória e armazenamento). O preço será ajustado de acordo.

Cloud Hosting SiteGround

O cliente pode optar por instalar os softwares de hospedagem que desejar, como o cPanel por exemplo (licença não incluída). A instalação não tem custos adicionais, só consumirá um pouco do espaço disponível no plano. Todos os softwares e recursos disponíveis nas hospedagens compartilhadas e WordPress estão disponíveis para instalação na hospedagem Cloud.

Dentre eles os softwares e recursos disponíveis, citamos:

  • SSH & SFTP
  • MySQL e PostgreSQL
  • 5 versões do PHP e HHVM
  • Setup de DNS privado
  • Firewall IP Tables
  • IP dedicado
  • SSL e CDN gratuitos
  • Backups diários
  • Suporte técnico prioritário

Ver planos

Servidor dedicado

A SiteGround oferece três categorias de servidores dedicados, com diferentes capacidades. Também é possível escolher a localização do servidor entre as opções Estados Unidos, Europa e Ásia.

Os planos de servidor dedicado da SiteGround disponíveis para os Estados Unidos e Europa são:

PlanosEntry ServerPower ServerSuper Power Server
Processador3.20 Ghz3.50 Ghz2.00 Ghz
Cores4 CPU4 CPU2 x 6 CPU
Armazenamento (SSD)480 GB960 GB2 x 960 GB
Memória RAM16 GB32 GB64 GB
Preço inicial/mêsUS$ 269
Ver plano
US$ 349
Ver plano
US$ 729
Ver plano

A transferência em todos os planos de dedicado é de 10 terabytes mensais.

Após o setup e entrega dos servidores dedicados, a SiteGround realiza um monitoramento da máquina, mantendo os softwares atualizados e agindo proativamente em caso de qualquer sinal de problemas. Os clientes deste produto também contam com suporte VIP 24 horas por telefone, chat e ticket. A qualquer momento o cliente pode solicitar a reinicialização das máquinas e/ou o diagnóstico em caso de falhas.

Entre os recursos oferecidos nos dedicados da SiteGround estão:

  • WHM & cPanel
  • Apache/NGINX & CentOS
  • 5 IPs dedicados
  • Instalador automático Softaculous
  • Setup de DNS privado
  • CDN gratuito (Cloudflare)
  • Acesso SSH
  • Pré-instalação e manutenção de todos os softwares necessários no servidor

Ver plano

Revenda de hospedagem (temporariamente suspenso)

Os planos de revenda da SiteGround estão suspensos para novos clientes e não estão mais disponíveis para contratação no site. Atualmente os planos indicados como substitutos são a hospedagem Cloud e o servidor dedicado. No novo painel da SiteGround, que substituiu o cPanel, continua sendo possível usar o recurso white-label para gerenciar a conta de clientes.

Para quem não sabe, a revenda de hospedagem é voltada para web designers e desenvolvedores que desejam revender o serviço de hospedagem para seus clientes. Na SiteGround serviço (atualmente indisponível) não era oferecido em planos pré-definidos e tampouco havia um compromisso mensal de pagamento. Ao invés disso, o revendedor comprava créditos que são transformados em hospedagem.

Funcionava assim: 1 crédito é igual a 1 ano de hospedagem para um cliente do revendedor. Quanto maior o número de créditos adquiridos, menor era o valor do crédito individual. A quantidade mínima era de 5 créditos. Nessa quantidade, o valor do crédito ficava por US$ 49. De 5 a 10 créditos, ele passava para US$ 45 e US$ 42 a partir de 11 créditos.

Vamos supor que você comprou de 5 a 10 créditos. Nesse caso, para cada cliente que você tivesse, o custo da hospedagem sairia US$ 45 por ano, sendo que você poderia definir o preço mais adequado para o seu cliente. Uma vez adquiridos, os créditos não expiravam.

As contas ativadas pela revenda de hospedagem contavam com recursos semelhantes ao plano e hospedagem inicial (StartUp). Veja um resumo abaixo.

Revenda de Hospedagem (recursos por crédito)
Armazenamento (SSD)10 GB
Sites1
TransferênciaIlimitada
Contas de e-mailIlimitadas
cPanel e SoftaculousIncluído
Bancos de dados MySQLIlimitados
Preço inicial/anoUS$ 49
Ver plano

Assim como em outras revendas de hospedagem, o revendedor tinha uma plataforma sem marca (white label), podendo revender o serviço sem que o seu cliente conhecesse o fornecedor da infraestrutura.

Ver plano

Enterprise Hosting

Enterprise Hosting SiteGround

O serviço Enterprise Hosting é a solução sob-medida da SiteGround para empresas. Ao invés de oferecer planos fechados, o cliente informa suas necessidades e a empresa fornece uma solução customizada.

O serviço é baseado em ambientes Linux virtualizados (LXC containers) e pode ser escalado dinamicamente, no melhor estilo cloud hosting, para suportar picos e alta demanda de tráfego. Balanceamento de carga e separação de recursos também são fornecidos nesta solução, que inclui um gerente de contas para atendimento personalizado.

Por ser um serviço customizado, não há preços ou planos definidos. Para conseguir uma estimativa, é necessário preencher um formulário na página do produto e aguardar o contato da empresa. O formulário solicita que o cliente indique um orçamento mensal para o projeto, a partir de US$ 2 mil.

Ver plano

Registro de domínios

A SiteGround realiza registro de domínios nas terminações mais populares (ex.: .com), e em diversas terminações especiais (ex.: .guru, .blog etc). O preço do registro muda de acordo com a terminação, mas está alinhado com o praticado no mercado. Um domínio .com, por exemplo, sai por US$ 15,95 por ano.

A empresa também oferece o serviço de privacidade de domínio, que oculta a identidade do registrante de consultas à base Whois. O serviço custa US$ 1 (um dólar) por mês. A maioria das empresas cobra por esse serviço, mas algumas oferecem o “domain privacy” gratuito. Veja aqui as empresas de registro de domínio com os melhores preços.

Domínios com terminação de país, como .us, também estão disponíveis. O registro de domínios .br não é oferecido na SiteGround. O que não chega a ser um problema, já que qualquer domínio registrado em outra empresa pode ser apontado para os servidores deles.

Apps Hosting (hospedagem de aplicações)

Assim como a hospedagem WordPress, a SiteGround possui recursos dedicados às aplicações (CMS) mais populares da atualidade, incluindo Joomla, Drupal, Prestashop, WooCommerce e Magento.

Os preços e planos para todas as aplicações são os mesmos da hospedagem compartilhada (Shared Hosting).

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês
[60% OFF]

US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

A instalação da aplicação é realizada via Softaculous ou através do suporte, mediante solicitação. Na lista a seguir, clique na aplicação desejada para ver os detalhes do serviço.

E-mail Hosting (hospedagem de e-mails)

O serviço de e-mail está incluído gratuitamente em todos os planos de hospedagem, sem custo adicional. No entanto, se você não pretende publicar um site, mas deseja usar o serviço de e-mail profissional, pode contratar a SiteGround com esta finalidade. Outra opção é contratar um serviço de e-mail profissional, como os que listamos neste artigo.

O espaço de armazenamento de e-mails é o mesmo para o site e varia de acordo com o plano contratado, indo de 10 GB no plano StartUp até 30 GB no plano GoGeek.

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês
[60% OFF]

US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

O e-mail pode ser acessado diretamente no navegador (webmail) ou através do seu programa de e-mails favorito (ex: Gmail), usando o protocolo adequado (pop/imap e smtp).

Suporte abrangente e rápido

Suporte é um dos diferenciais da SiteGround e eles parecem levar o assunto a sério. Além de prometer um atendimento rápido e eficiente, o escopo do suporte é abrangente. A empresa não restringe o atendimento a questões relacionadas à hospedagem, mas também auxilia e tira dúvidas sobre aplicações como WordPress, Joomla e outros.

Além disso, há algumas conveniências para quem está começando ou se mudando para a empresa. Quem quer hospedar um site na SiteGround pode contar com a migração gratuita, que consiste na empresa mover o seu site da hospedagem atual para a SiteGround, sem custo. Quem está iniciando, conta com um passo a passo, disponível no painel de cliente. Entre outras configurações, é possível instalar o WordPress na hospedagem através do instalador automático.

Passo a passo para configuração de um novo site
Passo a passo para configuração de um novo site

Assim como muitas empresas no mercado, a SiteGround oferece atendimento 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), através de ticket, chat e telefone. Mas diferentemente da maioria, a empresa promete um atendimento rápido, o que pode ser considerado um diferencial.

Apesar de ser oferecido somente em inglês, a SiteGround oferece atendimento imediato por telefone e chat, e apenas 10 minutos para a primeira resposta através de ticket. Aliás, a agilidade do suporte é algo que a empresa faz questão de divulgar.

Trecho do site em que a empresa divulga a rapidez do suporte
Trecho do site em que a empresa divulga a rapidez do suporte

Para checar se esse era apenas um argumento de venda ou algo praticado pela empresa, fizemos os testes, que você confere a seguir!

Atendimento via chat

Entrei em contato com o atendimento de chat da SiteGround para tirar uma dúvida sobre o novo painel de controle da empresa. O atendimento foi praticamente imediato, tendo sido iniciado alguns instantes após a abertura da janela de chat.

Para obter suporte, é necessário estar logado na área do cliente. Na aba de suporte, o link de atendimento está no final da página, logo abaixo da lista de assuntos mais procurados no suporte. Antes de iniciar o atendimento, é necessário informar o tipo de problema, a partir de uma lista de assuntos. Então, descreva sua dúvida (em inglês) em um campo de texto. O sistema vai apresentar algumas sugestões de artigos e também um link para atendimento. Dentre as opções disponíveis, selecione Chat para começar.

Canais de suporte disponíveis no painel de controle da SiteGround
Canais de suporte disponíveis no painel de controle da SiteGround

Vale mencionar que, no novo painel de controle da SiteGround, a interface para iniciar o chat é diferente. No entanto, o caminho para o atendimento é bem semelhante.

Passos para atendimento no novo painel da SiteGround
Passos para atendimento no novo painel da SiteGround

O atendimento foi bem rápido, com a operadora respondendo todas as minhas perguntas imediatamente.

Janela de atendimento via chat da SiteGround
Janela de atendimento via chat da SiteGround

Após encerrar o chat, você pode avaliar o atendimento e solicitar o envio da transcrição do chat para o seu e-mail.

É possível avaliar o atendimento e enviar a transcrição da conversa por e-mail
É possível avaliar o atendimento e enviar a transcrição da conversa por e-mail

Um ponto interessante do atendimento por chat é que é possível saber mais sobre quem está te atendendo. Desde o número de clientes atendidos sua nota de atendimento (dada pelos clientes), seu perfil profissional e história na empresa. Apesar de ser um detalhe, passa mais segurança para os clientes, além de tornar a comunicação mais humanizada.

Perfil do profissional de atendimento
É possível ver o perfil do profissional que está atendendo no chat

Atendimento via telefone

Para ligar para o suporte da SiteGround é preciso discar um número dos Estados Unidos, porém a ligação é gratuita (toll-free). Para fazer isso eu usei uma conta do Skype e funcionou bem. É provável que ligações feitas por telefones tenham custo, então é preciso ficar atento a isso.

Formas de atendimento da SiteGround

A experiência com o suporte telefônico foi muito boa e rápida. Primeiramente você é atendido pelo sistema e escolhe o assunto: suporte técnico, vendas ou cobrança. Depois você é direcionado para o atendimento e fica em uma espera, que no meu caso durou menos de dois minutos. Durante a espera você tem a opção de deixar o seu telefone, para que eles retornem a ligação, ou aguardar.

O atendimento foi impecável e o único ponto negativo é o fato de não haver suporte em português. Os idiomas disponíveis são inglês, espanhol e italiano. Mas para quem fala um pouco de inglês, devo dizer que as impressões foram as melhores. A atendente foi atenciosa e respondeu todas as minhas dúvidas.

Atendimento via ticket

O atendimento através de ticket (chamado) pode ser realizado dentro do painel do cliente, na mesma área onde o atendimento via chat é solicitado. A opção de abertura de ticket, no entanto, não está diretamente disponível. Ao acessar a área de suporte, a primeira opção é a busca por assuntos, que segundo a empresa, possui um algoritmo de inteligência artificial que ajuda o cliente a encontrar as melhores respostas para o seu problema.

Se o cliente desejar pular a busca e abrir um chamado diretamente, deve ir até a seção Request Assistance From Our Team, na página de suporte, e realizar o pedido. Após clicar na seção, o cliente deve selecionar uma categoria de atendimento, dentre diversas disponíveis, e descrever o problema em seguida.

Após a descrição, o sistema vai apresentar sugestões de artigos que possam resolver o problema. Logo abaixo as opções de atendimento (chat, ticket e telefone) estão disponíveis. Basta escolher a opção desejada para iniciar o atendimento. A opção recomendada pela empresa é o chat, mas eles informam que respondem tickets minutos após a abertura do chamado.

Abrindo um ticket na SiteGround

Para testar o atendimento, enviei uma pergunta sobre a localização do data center. Perguntei se era possível escolher o data center e também se seria possível migrar o site de data center após a contratação. O ticket foi respondido em menos de 5 minutos. Ao receber a notificação por e-mail, achei que se tratava de uma resposta automática, mas na verdade era o aviso informando que o ticket estava respondido.

Resposta do atendimento por ticket
A resposta do ticket chegou em menos de 5 minutos após o envio da mensagem.

O atendente informou que o data center mais próximo do usuário no momento da contratação é escolhido por padrão, mas é possível alterar isso manualmente durante a contratação. Se o cliente desejar mudar de data center depois da conta ter sido criada, também é possível. Nesse caso, o serviço é cobrado à parte e pode ser solicitado pelo painel do cliente.

Performance do servidor

Dá para ver que uma das preocupações da SiteGround é oferecer o melhor desempenho possível para seus clientes. A empresa se vale da implementação de diversas tecnologias, disponibilizadas para todos os clientes em todos os planos. Vamos saber mais sobre isso a seguir.

O primeiro ponto de destaque é o armazenamento de arquivos e bancos de dados, que é feito 100% em discos SSD. Este formato é mais rápido que o disco rígido (HD) tradicional, pois não possui partes móveis. A tecnologia é semelhante às encontradas em pen drives, só que mais robusta.

Outro recurso interessante é a utilização do NGINX como proxy reverso. Este sistema é capaz de gerenciar requisições e acessos a websites de maneira mais rápida do que outros servidores web, como o Apache. O uso do NGINX em conjunto com o Apache (como proxy reverso) tem crescido bastante nos últimos anos, justamente pelo alto desempenho oferecido por ele.

A SiteGround desenvolveu um sistema de cache próprio, batizado de SuperCacher. O sistema trabalha em conjunto com o NGINX para oferecer o melhor aproveitamento possível em termos de tempo de resposta e desempenho do servidor. O SuperCacher foi criado como um complemento para os gerenciadores de conteúdo WordPress, Joomla e Drupal e pode ser ativado no painel de controle cPanel. O recurso de cache é altamente recomendado para sites dinâmicos, como é o caso do CMS WordPress. O fato deste recurso estar disponível para todos os clientes facilita o seu uso e é mais um dos atrativos da empresa.

Outro ponto que merece destaque é a integração gratuita com a CDN CloudFlare. Ao utilizar o serviço, o conteúdo do usuário é distribuído pelos data centers da CloudFlare, que estão espalhados por todo o mundo. Dentre os benefícios do uso, podemos citar a redução no tempo de resposta dos sites que o utilizam, já que o usuário está acessando um servidor mais próximo de sua localização geográfica.

Além destas, a SiteGround também utiliza por padrão, em todas as contas, linguagem de programação PHP versão 7 (que é considerada a melhor em desempenho) e o protocolo HTTP/2, que trouxe diversas melhorias em relação à versão anterior, como a compressão de dados e baixa latência. Explicações detalhadas sobre as tecnologias para ganho de desempenho citadas acimas estão disponíveis na página siteground.com/speed (em inglês).

Backups gratuitos e automáticos

O sistema de backups também merece destaque. A empresa mantém backups diários automáticos dos últimos 30 dias e de forma gratuita. Os backups podem ser restaurados pelo próprio cliente no painel de controle, sendo possível escolher se a restauração será da conta inteira ou apenas de arquivos específicos. A restauração é cobrada no plano inicial e gratuita nos demais.

Outros recursos incluem um sistema de prevenção de ataques de força bruta e negação de serviço, além do isolamento de recursos por cliente, evitando que o mau uso de recursos por parte de um cliente interfira nas contas dos outros clientes que compartilham o mesmo servidor.

Certificado de segurança SSL

Os certificados SSL estão se tornando item obrigatório em todos os sites, não importa o tipo ou tamanho. Para incentivar o uso pelos clientes, a SiteGround oferece o certificado gratuito SSL Let’s Encrypt em todos os planos. A instalação e renovação do certificado é feita automaticamente pelo próprio cliente no painel de controle da hospedagem. A única exigência para instalação do SSL é um domínio válido configurado na hospedagem.

O Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora (CA) criada em parceria por grandes empresas de tecnologia, como Mozilla, Google e Facebook, com o propósito de tornar a internet mais segura. Desde a sua criação, em 2016, a entidade já emitiu mais de 70 milhões de certificados.

Painel de controle

Desde agosto de 2019, a SiteGround utiliza um painel próprio para administração da hospedagem. Ele foi lançado em substituição ao cPanel, utilizado até então. O painel atual reúne todos os aspectos da conta. Desde as informações de cobrança e contratação de serviços até o gerenciamento dos sites (incluindo e-mails, domínios e hospedagem), tudo pode ser feito no mesmo lugar.

Home do painel da SiteGround
Home do painel da SiteGround

O painel da SiteGround possui diferenças em relação ao cPanel, mas praticamente todas as funcionalidades do famoso painel foram recriadas na nova interface (segundo afirma a empresa). Por outro lado, a navegação e o funcionamento do painel foram modificados com o objetivo de atender às necessidades de usuários menos técnicos e com apenas um site, público majoritário da empresa.

Intuitivo e bem organizado, o painel permite ao usuário realizar qualquer função em poucos cliques. É possível, inclusive, fazê-lo de qualquer dispositivo, uma vez que o painel é adaptado para celulares. A colaboração entre usuários também ficou mais fácil e segura, com a possibilidade de adicionar usuários e conceder acesso apenas ao site desejado.

Seção do painel onde é possível gerenciar todos os recursos relacionados ao site

As ferramentas proprietárias da SiteGround, como o SuperCacher, WordPress autoupdate, staging, entre outras, podem ser facilmente acessadas dentro do painel da SiteGround.

Para saber mais sobre o assunto, veja nossa análise sobre o novo painel da SiteGround.

Migração gratuita de sites

A SiteGround oferece o serviço profissional de migração gratuita (para 1 site) em todos os planos de hospedagem, a partir do plano GrowBig.  Havendo a necessidade de migrar um número maior de sites, a empresa cobra uma taxa de 30 dólares por site, para fazer isso pelo cliente. Segundo a SiteGround, eles migram mais de 50.000 sites por ano. Outra opção é o cliente fazer a própria migração.

Sites construídos em WordPress podem utilizar ainda uma ferramenta gratuita de migração, fornecida pela própria SiteGround. O processo é fácil, automatizado e sem limite de sites, bastando instalar o plugin SiteGround Migrator no WordPress que será migrado.

A solicitação de migração pode ser realizada após a contratação do plano, no painel do cliente. Ao adicionar um novo site,, logo no início do processo, será solicitado que você informe se deseja começar um novo site ou transferir um existente.

Opções para migração de sites no painel da SiteGround
Opções para migração de sites no painel da SiteGround

Ao escolher a opção de transferência, é preciso optar pela migração profissional ou pela ferramenta de migração para WordPress. Na primeira opção, a equipe da SiteGround faz a migração do site e banco de dados em até 24 horas. Na segunda, o processo é feito de forma automatizada através da instalação de um plugin. Há ainda uma terceira opção, mais avançada, que seria a migração manual pelo próprio usuário.

Satisfação de clientes

Por ser uma empresa de fora do Brasil, a SiteGround não possui índice no ReclameAqui. Apesar disso, a empresa possui uma página bem ampla com depoimentos de clientes. Dentre os depoimentos estão o do criador do plugin para WordPress Yoast SEO, Joost de Valk e o de Syed Balkhi, fundador do site WP Beginner.

Depoimentos de clientes na SiteGround

A lista completa de depoimentos pode ser acessada aqui.

Formas de pagamento

A SiteGround aceita os cartões de crédito VISA, MasterCard e American Express. Clientes de outros países têm outras opções de pagamento disponíveis. Para selecionar outra moeda e ver suas formas de pagamento, basta mudar a região no rodapé do site da empresa.

Altere a moeda conforme a região no rodapé do site da SiteGround
Altere a moeda conforme a região no rodapé do site da SiteGround

Conclusão: SiteGround é bom?

Apesar de não ser uma empresa com presença no Brasil e site em português, a SiteGround se mostra como uma ótima opção de hospedagem para aqueles cujo o inglês não é uma barreira. A empresa se destaca pelo ótimo custo-benefício, oferecendo preços competitivos e serviço de ótima qualidade.

Usuários de WordPress podem se beneficiar ainda mais dos recursos oferecidos exclusivamente para essa plataforma, e que fazem da SiteGround uma hospedagem recomendada pelo WordPress.org.

Para saber mais informações, visite o site oficial da empresa.

Visitar SiteGround

Review SiteGround por : nota 4.4 - 4.4

4 Comentários

  1. Rafael Vicente Leite

    Pensa em um pesadelo, com seu site fora do ar por 20 minutos várias vezes ao dia, todos os dias! Hospedagem com a SiteGround só pra quem gosta de sofrer, e muito!

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Rafael. Lamento que não tenha tido uma boa experiência com a SiteGround. Nós monitoramos uma hospedagem deles (compartilhada) e nos últimos 12 meses ela teve 100% de uptime, algo que não encontramos em outras hospedagens desse tipo. Não sei detalhes sobre o seu problema, mas me surpreende que o suporte não tenha conseguido resolver, nem orientá-lo sobre o que fazer. De qualquer modo, espero que esteja tudo ok com a sua hospedagem atual.

      Responder
  2. Sandra

    Vocês aumentaram valor da hospedagem pra renovação, como não renovei automático tiraram meu ecommerce do ar e agora não consigo nem migrar pra outro site

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sandra,
      Nós somos apenas um site de conteúdo. Para entrar em contato com a SiteGround, acesse esta página dentro do painel de cliente (é necessário estar logado para ter acesso). O suporte pode ser obtido via chat, ticket ou telefone (em inglês).
      Se puder ajudar com mais alguma informação, estamos à disposição.
      Atenciosamente.

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉