SiteGround: Review

SiteGround
Hospedagem de sites SiteGround em promoção

  • Empresa: SiteGround
  • Preço: varia conforme o plano, a partir de US$ 3,95/mês
  • Indicada para: sites, blogs e lojas virtuais de todos os tamanhos
  • Avaliação geral: Excelente custo-benefício (recomendada pela nossa equipe)
  • Resumo: hospedagem internacional com preços competitivos e serviço de ótima qualidade.

Visitar SiteGround

Sobre a SiteGround

A SiteGround é uma empresa de hospedagem fundada em 2004 e que possui mais de 1 milhão de domínios sob sua gestão. Apesar da sua sede ficar na Bulgária, a empresa possui data centers em 5 países, incluindo os Estados Unidos, e seu alcance é mundial.

A filosofia de fazer as coisas artesanalmente se reflete desde a escolha dos recursos da hospedagem, como CDN e SSL gratuitos, até o nível de suporte instantâneo que a empresa promete entregar.

Prós e contras:

Pontos positivosPontos negativos
Excelente custo-benefícioSite e suporte em inglês
Suporte 24/7, rápido e eficientePagamento somente em dólar
Oferece certificado SSL gratuito (Let’s Encrypt)Forma de pagamento restrita (somente cartão de crédito e PayPal)
Oferece CDN gratuita (Cloudflare)Não possui data center no Brasil (problema pode ser mitigado com o uso da CDN)
Melhor performance com SSD em todos os planosNão oferece hospedagem Windows
E-mail incluído e gratuito
Atualização automática de aplicações
Backup diário automático e gratuito
Garantia de reembolso de 30 dias

Localização dos data centers da SiteGround:

A SiteGround possui 5 data centers distribuídos por 3 continentes: América do Norte, Europa e Ásia. O data center das Américas está nos Estados Unidos e é a melhor opção para sites voltados para o público brasileiro, como explicarei adiante. Na Europa, eles ficam na Inglaterra, Holanda e Itália. No continente asiático, Singapura abriga o data center da empresa.

Data centers da SiteGround: Chicago (EUA), Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Milão (Itália) e Singapura.

Data centers da SiteGround: Chicago (EUA), Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Milão (Itália) e Singapura.

Para você que está se perguntando qual a diferença de hospedar em um data center nos EUA ou na Europa, por exemplo, saiba que a localização do servidor faz diferença para quem está acessando o site. Ao espalhar servidores por três continentes, a SiteGround oferece uma boa experiência para usuários localizados em diversos países. Para dar mais opções para os clientes, a SiteGround permite que se escolha o data center desejado no momento da contratação.

O data center pode ser escolhido no momento da contratação

O data center pode ser escolhido no momento da contratação

Para sites voltados para brasileiros, a localização mais indicada seria o data center de Chicago, nos Estados Unidos. Em testes de ping realizados a partir do Brasil, contra este data center, o tempo médio de resposta foi de 155 milissegundos, o que é um tempo bastante satisfatório para um servidor localizado na América do Norte. Na verdade, é bastante comum que sites brasileiros sejam hospedados em servidores nos Estados Unidos. Além do preço ser tão ou mais acessível que o de empresas brasileiras, a diferença no tempo de resposta é praticamente imperceptível para o usuário final. Ainda mais para quem usa serviços de CDN, como o Cloudflare.

Ping contra o data center da SiteGround

Produtos e serviços

A SiteGround é bem completa no que se refere à variedade de produtos e serviços. A empresa oferece desde produtos mais populares e competitivos, como é o caso da hospedagem compartilhada, até soluções mais robustas, como servidores dedicados e hospedagem cloud. Vamos conhecer mais detalhes dos planos disponibilizados pela empresa a seguir.

Shared Hosting (Web Hosting)

Ver planosEsta hospedagem é compartilhada e a mais popular e barata da empresa. Ela é ideal para blogs, sites e lojas virtuais de até médio porte. A partir de US$ 3,95/mês. Expandir

A hospedagem Shared Hosting está disponível em 3 planos, a seguir:

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês
[até 70% OFF]
US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

Os planos se diferenciam pelas capacidades, mas as modalidades mais caras também contam com recursos adicionais de backup, cache e outros. A empresa ainda apresenta a capacidade estimada de tráfego para cada plano, o que não deve ser levado ao pé da letra, por não ser uma medida exata. Os preços acima são promocionais e válidos na primeira contratação.

Principais destaques desta hospedagem:

  • Criador de sites gratuito
  • Migração de site gratuita
  • Acesso via cPanel & SSH
  • Contas de e-mail e bancos de dados ilimitados
  • Transferência ilimitada
  • SSL e CDN gratuitos
  • Backups diários gratuitos

Ver planos

WordPress Hosting

Ver planosOs planos de hospedagem para WordPress da SiteGround são os mesmos oferecidos da hospedagem compartilhada (Shared Hosting), mas a empresa oferece recursos especiais para a plataforma WordPress, o que resulta em desempenho superior ao conseguido em hospedagens tradicionais. Não é a toa que a empresa está entre as recomendadas pelo WordPress.org para a plataforma. Expandir

Os planos disponíveis para a hospedagem WordPress são os seguintes:

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês

[até 70% OFF]

US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

Recursos são adicionados a cada modalidade do serviço. Dentre eles destacamos o SuperCacher (sistema próprio de cache) e restauração de backup gratuita (a partir do plano GrowBig), controle de versão e staging, menos clientes por servidor, backups sob demanda (somente no GoGeek), entre outros recursos. Cada plano superior inclui todos os recursos do plano imediatamente abaixo. Assim, o GrowBig inclui tudo do StartUp e outros adicionais, e o GoGeek, inclui tudo do GrowBig e adicionais.

Além de todos os recursos que estão disponíveis por padrão no Shared Hosting, a hospedagem WordPress da SiteGround possui os seguintes extras para a plataforma:

  • Instalador automático do WordPress
  • Atualizações automáticas de versão do WordPress, temas e plugins
  • WP-CLI para gerenciar o WordPress usando linhas de comando
  • SuperCacher (nos planos GrowBig e GoGeek)
  • Staging e Git pré-instalado (no plano GoGeek)
  • Backups diários (em todos os planos)
  • Proteção contra ataques e vulnerabilidades

Ver planos

Cloud Hosting

Ver planosA hospedagem em nuvem da SiteGround foi desenvolvida para ser veloz e atender tanto sites de alto tráfego quanto aplicações que demandam alto uso de recursos. A empresa oferece uma plataforma cloud com planos auto-escaláveis e atendimento VIP. Expandir

O cliente pode optar por um dos planos pré-configurados ou escolher configurações especiais e montar um plano próprio. Os planos previamente disponíveis são:

PlanosEntryBusinessBusiness PlusSuper Power
CPU2 Cores3 Cores4 Cores8 Cores
Memória RAM4 GB6 GB8 GB10 GB
Espaço em disco SSD40 GB60 GB80 GB120 GB
Preço /mêsUS$ 80
Ver plano
US$ 120
Ver plano
US$ 160
Ver plano
US$ 240
Ver plano

Para montar um plano personalizado, basta informar a quantidade de recursos desejado (CPU, memória e armazenamento). O preço será ajustado de acordo.

Cloud Hosting SiteGround

O cliente pode optar por instalar os softwares de hospedagem que desejar, como o cPanel por exemplo. A instalação não tem custos adicionais, só consumirá um pouco do espaço disponível no plano. Todos os softwares e recursos disponíveis nas hospedagens compartilhadas e WordPress estão disponíveis para instalação na hospedagem Cloud.

Dentre eles os softwares e recursos disponíveis, citamos:

  • cPanel e WHM
  • Softaculous (instalador automático)
  • MySQL e PostgreSQL
  • 5 versões do PHP e HHVM
  • Setup de DNS privado
  • Firewall IP Tables
  • IP dedicado
  • SSL gratuito
  • E outros

Ver planos

Servidor dedicado

Ver planosA SiteGround oferece três categorias de servidores dedicados, com diferentes capacidades. Também é possível escolher a localização do servidor entre as opções Estados Unidos, Europa e Ásia. Expandir

Os planos de servidor dedicado da SiteGround disponíveis para os Estados Unidos e Europa são:

PlanosEntry ServerPower ServerSuper Power Server
Processador3,20 Ghz3,50 Ghz2 x 2,00 Ghz
Cores4 CPU4 CPU2 x 6 CPU
Armazenamento (SSD)480 GB960 GB2 x 960 GB
Memória RAM16 GB32 GB64 GB
Preço inicial/mêsUS$ 269
Ver plano
US$ 349
Ver plano
US$ 729
Ver plano

A transferência em todos os planos de dedicado é de 10 terabytes mensais.

Após o setup e entrega dos servidores dedicados, a SiteGround realiza um monitoramento da máquina, mantendo os softwares atualizados e agindo proativamente em caso de qualquer sinal de problemas. Os clientes deste produto também contam com suporte VIP 24 horas por telefone, chat e ticket. A qualquer momento o cliente pode solicitar reinicialização das máquinas e/ou diagnóstico em caso de problemas.

Ver plano

Revenda de hospedagem

Ver planosOs planos de revenda da SiteGround são voltados para web designers e desenvolvedores que desejam revender o serviço de hospedagem para seus clientes. O serviço não é oferecido em planos pré-definidos e não há um compromisso mensal de pagamento. Ao invés disso, o revendedor compra créditos que são transformados em hospedagem. Expandir

Funciona assim: 1 crédito é igual a 1 ano de hospedagem para um cliente do revendedor. Quanto maior o número de créditos adquiridos, menor será o valor do crédito individual. A quantidade mínima é de 5 créditos. Nessa quantidade, o valor do crédito fica por US$ 49. De 5 a 10 créditos, ele passa para US$ 45 e US$ 42 a partir de 11 créditos.

Vamos supor que você comprou de 5 a 10 créditos. Nesse caso, para cada cliente que você tiver, o custo da hospedagem sairá US$ 45 por ano, sendo que você pode definir o preço que achar mais adequado para o seu cliente. Uma vez adquiridos, os créditos não expiram nunca.

As contas ativadas pela revenda de hospedagem contam com recursos semelhantes ao plano e hospedagem inicial (StartUp). Veja um resumo abaixo.

Revenda de Hospedagem (recursos por crédito)
Armazenamento (SSD)10 GB
Sites1
TransferênciaIlimitada
Contas de e-mailIlimitadas
cPanel e SoftaculousIncluído
Bancos de dados MySQLIlimitados
Preço inicial/anoUS$ 49
Ver plano

Assim como em outras revendas de hospedagem, o revendedor tem uma plataforma sem marca (white label), podendo revender o serviço sem que o seu cliente conheça o fornecedor da infraestrutura.

Ver plano

Enterprise Hosting

Ver planosO serviço Enterprise Hosting é a solução sob-medida da SiteGround para empresas. Ao invés de oferecer planos fechados, o cliente informa suas necessidades e a empresa fornece uma solução customizada. Expandir

O serviço é baseado em ambientes Linux virtualizados (LXC containers) e pode ser escalado dinamicamente, no melhor estilo cloud hosting, para suportar picos e alta demanda de tráfego. Balanceamento de carga e separação de recursos também são fornecidos nesta solução, que inclui um gerente de contas para atendimento personalizado.

Por ser um serviço customizado, não há preços ou planos definidos. Para conseguir uma estimativa, é necessário preencher um formulário na página do produto e aguardar o contato da empresa. O formulário solicita que o cliente indique um orçamento mensal para o projeto, a partir de US$ 2 mil.

Ver plano

Registro de domínios

Ver planosA SiteGround realiza registro de domínios nas terminações mais populares (ex.: .com), incluindo diversas terminações especiais (ex.: .guru, .link etc). O preço do registro muda de acordo com a terminação, mas está alinhado com o praticado no mercado. Um domínio .com, por exemplo, sai por US$ 15,95 por ano. Expandir

A empresa também oferece o serviço de privacidade de domínio, que oculta a identidade do registrante de consultas à base Whois. O serviço custa US$ 1 (um dólar) por mês.Domínios com terminação de país, como .us, também estão disponíveis. O registro de domínios .br não é oferecido na SiteGround. O que não chega a ser um problema, já que qualquer domínio registrado em outra empresa pode ser apontado para os servidores deles.

Ver plano

Apps Hosting (hospedagem de aplicações)

Ver planosAssim como a hospedagem WordPress, a SiteGround possui recursos dedicados às aplicações (CMS) mais populares da atualidade, incluindo Joomla, Drupal, Prestashop, WooCommerce e Magento. Expandir

Os preços e planos para todas as aplicações são os mesmos da hospedagem compartilhada (Shared Hosting).

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês

[60% OFF]

US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

A instalação da aplicação é realizada via Softaculous. Na lista a seguir, clique na aplicação desejada para ver os detalhes do serviço.

E-mail Hosting (hospedagem de e-mails)

Ver planosO serviço de e-mail está incluído gratuitamente em todos os planos de hospedagem, sem custo adicional. No entanto, se você não pretende publicar um site, mas deseja usar o serviço de e-mail profissional, pode contratar a SiteGround com esta finalidade. Expandir

O espaço de armazenamento de e-mails é o mesmo para o site e varia de acordo com o plano contratado, indo de 10 GB no plano StartUp até 30 GB no plano GoGeek.

PlanosStartUpGrowBigGoGeek
Sites1 SiteMúltiplos sitesMúltiplos sites
Armazenamento (SSD)10GB20GB30GB
Visitas/mês10.00025.000100.000
Preço inicial/mês

[60% OFF]

US$ 3,95
Ver plano
US$ 5,95
Ver plano
US$ 11,95
Ver plano

O e-mail pode ser acessado diretamente no navegador (webmail) ou através do seu programa de e-mails favorito (ex: Gmail), usando o protocolo adequado (pop/imap e smtp).

Ver plano

Suporte abrangente e rápido

Suporte é um dos diferenciais da SiteGround e eles parecem levar o assunto a sério. Além de prometer um atendimento rápido e eficiente, o escopo do suporte é abrangente. A empresa não restringe o atendimento a questões relacionadas à hospedagem, mas também auxilia e tira dúvidas sobre aplicações como WordPress, Joomla e outros. Algo que muitas empresas de hospedagem se negam a fazer.

Além disso, há algumas conveniências para quem está começando ou se mudando para a empresa. Quem quer hospedar um site na SiteGround pode contar com a migração gratuita, que consiste na empresa mover o seu site da hospedagem atual para a SiteGround, sem custo. Quem está iniciando, conta com um “assistente virtual”, disponível no painel de hospedagem. Entre outras configurações, o assistente pode instalar o WordPress na hospedagem. Outra forma de fazer isso seria através do instalador automático Softaculous, recurso também oferecido pela empresa.

Assistente de configuração

Trecho do assistente de configuração da SiteGround

Assim como muitas empresas no mercado, a SiteGround oferece atendimento 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), através de ticket, chat e telefone. Mas diferentemente da maioria, a empresa promete um atendimento rápido, o que é raro hoje em dia. Ainda mais para uma empresa que oferece preços tão competitivos. Quem já precisou de suporte sabe como é fácil esperar de 30 minutos a alguns dias para conseguir uma resposta para uma dúvida ou problema.

Apesar de ser oferecido somente em inglês, a SiteGround promete retorno “instantâneo” por telefone e chat, e apenas 10 minutos para a primeira resposta através de ticket. Para checar se esse era apenas um argumento de venda ou algo praticado pela empresa, fizemos os testes, que você confere a seguir! 🙂

Atendimento via chat

No teste de atendimento via chat, publiquei uma dúvida na área de pré-vendas e, após inserir meu nome, e-mail e pergunta, fui atendido em apenas 1 minuto. O atendimento todo levou cerca de 5 minutos e quase não houve espera para as respostas, dando a entender que o atendente não fazia muitos atendimentos simultâneos.

Pela interação, também ficou claro que a equipe de atendimento está preparada para ajudar os clientes. Na minha pergunta, eu disse que pensava em contratar uma hospedagem na SiteGround, mas tinha dúvidas sobre a localização do servidor. Ele disse que eu poderia escolher o servidor no momento da contratação da hospedagem. Quando eu pedi uma recomendação, ele perguntou sobre a origem dos acessos do meu site. Ao saber que era o Brasil, me recomendou o servidor de Chicago (EUA), que fica mais próximo. Ele ainda foi além e sugeriu que eu instalasse a CDN gratuita que eles oferecem (Cloudflare), o que faria com que a distância geográfica deixasse de ser um problema.

Janela de chat da SiteGround

Outro detalhe que chama atenção na empresa é a atenção com a transparência. Além de um atendimento rápido e eficiente, é possível saber mais sobre quem está te atendendo. Desde o número de clientes atendidos, a sua nota de atendimento (dada pelos clientes) até seu perfil profissional e história na empresa. Apesar de ser um detalhe, passa mais segurança para os clientes, além de tornar a comunicação mais humanizada.

Perfil do profissional de atendimento

Ao final do atendimento, você opta por receber as informações do chat por email e avalia a pessoa que te ofereceu o suporte.

Avaliação do atendimento via chat

Atendimento via telefone

Para ligar para o suporte da SiteGround é preciso discar um número dos Estados Unidos, porém a ligação é gratuita (toll-free). Para fazer isso eu usei uma conta do Skype e funcionou bem. É provável que ligações feitas por telefones tenham custo, então é preciso ficar atento a isso.

Formas de atendimento da SiteGround

A experiência com o suporte telefônico foi muito boa e rápida. Primeiramente você é atendido pelo sistema e escolhe o assunto: suporte técnico, vendas ou cobrança. Depois você é direcionado para o atendimento e fica em uma espera, que no meu caso durou menos de dois minutos. Durante a espera você tem a opção de deixar o seu telefone, para que eles retornem a ligação, ou aguardar.

O atendimento foi impecável e o único ponto negativo é o fato de não haver suporte em português. Os idiomas disponíveis são inglês, espanhol e italiano. Mas para quem fala um pouco de inglês, devo dizer que as impressões foram as melhores. A atendente foi atenciosa e respondeu todas as minhas dúvidas, que foram as mesmas que coloquei no chat. Pude perceber que existe uma padronização nas informações que são passadas, mas ainda assim, cada profissional tem um estilo individual de atender os clientes.

Atendimento via ticket

O atendimento através de ticket (chamado) pode ser realizado dentro do painel do cliente, na mesma área onde o atendimento via chat é solicitado. A opção de abertura de ticket, no entanto, não está diretamente disponível. Ao acessar a área de suporte, a primeira opção é a busca por assuntos, que segundo a empresa, possui um algoritmo de inteligência artificial que ajuda o cliente a encontrar as melhores respostas para o seu problema.

Se o cliente desejar pular a busca e abrir um chamado diretamente, deve ir até a seção Request Assistance From Our Team, na página de suporte, e realizar o pedido. Após clicar na seção, o cliente deve selecionar uma categoria de atendimento, dentre diversas disponíveis, e descrever o problema em seguida.

Após a descrição, o sistema vai apresentar sugestões de artigos que possam resolver o problema. Logo abaixo as opções de atendimento (chat, ticket e telefone) estão disponíveis. Basta escolher a opção desejada para iniciar o atendimento. A opção recomendada pela empresa é o chat, mas eles informam que respondem tickets minutos após a abertura do chamado.

Abrindo um ticket na SiteGround

Para testar o atendimento, enviei uma pergunta sobre a localização do data center. Perguntei se era possível escolher o data center e também se seria possível migrar o site de data center após a contratação. O ticket foi respondido em menos de 5 minutos. Ao receber a notificação por e-mail, achei que se tratava de uma resposta automática, mas na verdade era o aviso informando que o ticket estava respondido.

Resposta do atendimento por ticket

A resposta do ticket chegou em menos de 5 minutos após o envio da mensagem.

O atendente informou que o data center mais próximo do usuário no momento da contratação é escolhido por padrão, mas é possível alterar isso manualmente durante a contratação. Se o cliente desejar mudar de data center depois da conta ter sido criada, também é possível. Nesse caso, o serviço é cobrado à parte e pode ser solicitado pelo painel do cliente.

Performance do servidor

Dá para ver que uma das preocupações da SiteGround é oferecer o melhor desempenho possível para seus clientes. A empresa se vale da implementação de diversas tecnologias, disponibilizadas para todos os clientes em todos os planos. Vamos saber mais sobre isso a seguir.

O primeiro ponto de destaque é o armazenamento de arquivos e bancos de dados, que é feito 100% em discos SSD. Este formato é mais rápido que o disco rígido (HD) tradicional, pois não possui partes móveis. A tecnologia é semelhante às encontradas em pen drives, só que mais robusta.

Outro recurso interessante é a utilização do NGINX como proxy reverso. Este sistema é capaz de gerenciar requisições e acessos a websites de maneira mais rápida do que outros servidores web, como o Apache. O uso do NGINX em conjunto com o Apache (como proxy reverso) tem crescido bastante nos últimos anos, justamente pelo alto desempenho oferecido por ele.

A SiteGround desenvolveu um sistema de cache próprio, batizado de SuperCacher. O sistema trabalha em conjunto com o NGINX para oferecer o melhor aproveitamento possível em termos de tempo de resposta e desempenho do servidor. O SuperCacher foi criado como um complemento para os gerenciadores de conteúdo WordPress, Joomla e Drupal e pode ser ativado no painel de controle cPanel. O recurso de cache é altamente recomendado para sites dinâmicos, como é o caso do CMS WordPress. O fato deste recurso estar disponível para todos os clientes facilita o seu uso e é mais um dos atrativos da empresa.

Outro ponto que merece destaque é a integração gratuita com a CDN CloudFlare. Ao utilizar o serviço, o conteúdo do usuário é distribuído pelos data centers da CloudFlare, que estão espalhados por todo o mundo. Dentre os benefícios do uso, podemos citar a redução no tempo de resposta dos sites que o utilizam, já que o usuário está acessando um servidor mais próximo de sua localização geográfica.

Além destas, a SiteGround também utiliza por padrão, em todas as contas, linguagem de programação PHP versão 7 (que é considerada a melhor em desempenho) e o protocolo HTTP/2, que trouxe diversas melhorias em relação à versão anterior, como a compressão de dados e baixa latência. Explicações detalhadas sobre as tecnologias para ganho de desempenho citadas acimas estão disponíveis na página siteground.com/speed (em inglês).

Estabilidade dos servidores

A SiteGround promete um tempo de disponibilidade (uptime) de 99,99%. Em outras palavras, seu site pode ficar indisponível por um pouco mais de 4 minutos por mês. Este uptime é um diferencial em comparação à muitas empresas, que se limitam a garantir acima de 99,9%. A diferença parece pequena, mas um uptime de 99,90%, por exemplo, deixaria seu site indisponível por 44 minutos por mês. São 11 vezes mais tempo fora do ar.

E quem não tem conhecimento ou interesse em configurar uma ferramenta para monitorar o uptime do seu site, pode checar o status do servidor nesta página da SiteGround: siteground.com/uptime. Basta inserir o domínio e a ferramenta informa o status do servidor onde o site está hospedado.

SiteGround status do servidor

A forma como a empresa gerencia e mantém seus servidores online possui uma abordagem própria da empresa, que utiliza uma tecnologias desenvolvidas internamente em conjunto com outros sistemas de código-aberto, como veremos a seguir.

A plataforma de hospedagem de todos os planos é montada sobre um sistema de containers Linux (LXC). A escolha desta tecnologia é baseada na escalabilidade, alta disponibilidade e uso de recursos eficiente. Segundo a empresa, muitos dos patches criados por eles foram implementados no kernel oficial do Linux.

O sistema de monitoramento dos servidores, desenvolvido pela própria empresa, além de detectar e corrigir problemas em tempo real, também é capaz de prever possíveis problemas, alertando o time de engenheiros para que medidas preventivas sejam tomadas.

Backups gratuitos e automáticos

O sistema de backups também merece destaque. A empresa mantém backups diários automáticos dos últimos 30 dias e de forma gratuita. Os backups podem ser restaurados pelo próprio cliente no painel de controle, sendo possível escolher se a restauração será da conta inteira ou apenas de arquivos específicos. A restauração é cobrada no plano inicial e gratuita nos demais.

Outros recursos incluem um sistema de prevenção de ataques de força bruta e negação de serviço, além do isolamento de recursos por cliente, evitando que o mau uso de recursos por parte de um cliente interfira nas contas dos outros clientes que compartilham o mesmo servidor.

Certificado de segurança SSL

Os certificados SSL estão se tornando item obrigatório em todos os sites, não importa o tipo ou tamanho. Para incentivar o uso pelos clientes, a SiteGround oferece o certificado gratuito SSL Let’s Encrypt em todos os planos. A instalação e renovação do certificado é feita automaticamente pelo próprio cliente no painel de controle da hospedagem. A única exigência para instalação do SSL é um domínio válido configurado na hospedagem.

O Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora (CA) criada em parceria por grandes empresas de tecnologia, como Mozilla, Google e Facebook, com o propósito de tornar a internet mais segura. Desde a sua criação, em 2016, a entidade já emitiu mais de 70 milhões de certificados.

Painel de controle

A SiteGround utiliza o cPanel para administração da hospedagem. Ele está integrado com a área do cliente, onde é possível administrar diversos aspectos da conta, como informações de pagamento, domínios e área de suporte. O acesso ao cPanel fica disponível na aba “My Account”. Se existir algum CMS instalado, o painel da aplicação também pode ser acessado nesta área.

Painel de controle da hospedagem

O cPanel é carregado dentro da área do cliente, o que pode ser conveniente para manter todos os aspectos da conta ao alcance do cliente. A aparência do cPanel é semelhante ao tema clássico da plataforma e com poucas customizações. O usuário que está acostumado com o painel não deve encontrar dificuldades para utilizá-lo.

As ferramentas proprietárias da SiteGround, como o SuperCacher, WordPress auto update, staging, entre outras, estão visíveis em destaque e pronta para serem usadas no cPanel da SiteGround.

cPanel instaladores automáticos

Migração gratuita de sites

A SiteGround oferece migração gratuita de sites em todos os planos de hospedagem, exceto no StartUp (Shared Hosting) e Revenda. A solicitação de migração pode ser realizada após a contratação do plano, durante o assistente de configuração da conta. Ao iniciar o assistente, logo no início do processo, será solicitado que você informe se deseja começar um novo site ou transferir um existente. Ao escolher a opção de transferência, o cliente deverá informar os dados de acesso à hospedagem antiga para que a equipe de suporte possa realizar a mudança.

Migração gratuita SiteGround

Também é possível solicitar a migração gratuita abrindo um ticket de suporte (chamado) ou manualmente.

Satisfação de clientes

Por ser uma empresa de fora do Brasil, a SiteGround não possui índice no ReclameAqui. Apesar disso, a empresa possui uma página bem ampla com depoimentos de clientes. Dentre os depoimentos estão o do criador do plugin para WordPress Yoast SEO, Joost de Valk e o de Syed Balkhi, fundador do site WP Beginner.

Depoimentos de clientes na SiteGround

A lista completa de depoimentos pode ser acessada aqui.

Formas de pagamento

A SiteGround aceita os cartões de crédito VISA, MasterCard, American Express e Discover. Pagamentos via PayPal também são aceitos, mas esta opção não está disponível no carrinho de compras. Para realizar um pagamento usando PayPal, deve-se solicitar a opção ao suporte. Se você ainda não é cliente, a solicitação pode ser feita pelo chat disponível no site. Se já for cliente, o pedido pode ser feito pela área de suporte dentro do painel do cliente.

Conclusão: SiteGround é bom?

Apesar de não ser uma empresa com presença no Brasil e site em português, a SiteGround se mostra como uma ótima opção de hospedagem para aqueles cujo o inglês não é uma barreira. A empresa se destaca pelo ótimo custo-benefício, oferecendo preços competitivos e serviço de ótima qualidade.

Para saber mais informações, visite o site oficial da empresa.

Visitar SiteGround


Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉