Privacidade de domínio: entenda o que é o serviço de domain privacy

Privacidade de domínio explicada

Ei! Você já tem um site? Se a resposta foi “sim”, saiba que algumas informações pessoais que você forneceu quando fez o registro estão disponíveis na internet. “Como assim?”

É que todos os que registram domínios têm os seus dados fornecidos para uma espécie de páginas amarelas da internet, o Whois. Esse sistema é um catálogo virtual de acesso público que disponibiliza os dados de milhões e milhões de pessoas físicas e jurídicas que registram domínios.

É nesse contexto que surge a privacidade de domínio, também conhecida como Domain Privacy. Digamos que é um recurso para salvar os proprietários de sites das trevas da superexposição. 😉

Vamos nos aprofundar nesse tema?

O que é a privacidade de domínio? Vamos à definição.

A privacidade de domínio é um recurso para esconder as informações pessoais de quem registra o domínio no banco de dados do Whois.

Conforme a política internacional de acesso às informações na internet, os dados de registro de domínios são públicos e devem ser mostrados. Só que essa determinação acaba expondo as pessoas. Cientes disso, as empresas que fornecem o registro de domínio resolveram oferecer o serviço de proteção de dados, conhecido como “privacidade de domínio”. Esse serviço é bem popular em vários países, sobretudo nos Estados Unidos. Lá, além do nome domain privacy, eles também chamam o serviço de Whois protection ou ID protect (proteção Whois ou proteção de ID, respectivamente, na tradução para a língua portuguesa).

Como funciona a privacidade de domínio

Quando alguém realiza uma pesquisa no Whois, os seguintes dados aparecem:

  • Contatos do registrante: nome, endereço, telefone e e-mail informado no registro;
  • Contato administrativo e técnico;
  • Informações do domínio: o nome de domínio, a empresa responsável pelo registro, informações sobre o servidor, status, data de registro, de expiração e de atualização.

Num domínio com privacidade, os dados pessoais de quem faz o registro não são mostrados. No lugar do nome, telefone, endereço e e-mail do proprietário do domínio, aparecem as informações da empresa que realizou o registro. Veja na ilustração a diferença:

Exemplo de consulta Whois com e sem privacidade de domínio

Para você identificar quais informações suas estão atualmente disponíveis, você deve acessar o Whois. A base de dados desse sistema é distribuída e não há uma página oficial para acessá-la, mas aqui está um dos diversos sites que disponibiliza a consulta. Basta digitar o seu nome de domínio no campo de pesquisa.

Quem pode contratar o serviço

A privacidade de domínio só é válida para os registros internacionais (mas não para todos). Se o seu domínio tem a terminação “.br”, você não pode contratar o serviço de domain privacy, pois o Registro.br não permite. A boa notícia é que o endereço e o telefone dos registros das pessoas físicas não estão sendo divulgados pelo Registro.br. Além disso, o e-mail de contato não precisa ser o pessoal, pode ser profissional ou do encarregado da administração técnica do seu site.

Se o seu domínio é internacional, o serviço de domain privacy pode ser contratado. Ele está disponível em praticamente todas as extensões, exceto alguns domínios de topo de países (ex: .us, .uk) e algumas novas terminações (ex: .nyc, .fm). Na dúvida, consulte a disponibilidade do serviço com a empresa que registrou o seu domínio. E uma dica final: não pense em colocar informações que não são verdadeiras. A inclusão de dados falsos pode resultar no cancelamento do domínio.

Benefícios de contratar a privacidade de domínio

Chegou a hora de identificar como esse serviço pode funcionar em seu favor:

Privacidade das suas informações

Ninguém gosta de ter as próprias informações divulgadas por aí. Sem a proteção, o seu nome completo, o seu endereço, o seu telefone e o seu e-mail estarão públicos para todos.

Segurança do seu endereço físico e virtual

Ocultar os seus dados dificulta a vida dos golpistas. Você estará mais protegido contra criminosos que buscam informações online para aplicar golpes na vida real.

Outra proteção é contra oportunistas que podem acessar os dados da data de expiração do seu registro de domínio e enviar falsos comunicados de renovação. Eles podem tentar enviar um e-mail de renovação com vírus para roubar seus dados de pagamento. Veja esse alerta do Registro.br com detalhes sobre o golpe conhecido como “boleto malicioso”. Aliás, fique atento ao prazo de expiração do seu registro de domínio e monitore você mesmo a data de renovação.

Menos spam

A divulgação do seu e-mail numa plataforma pública como o Whois é um convite para os propagadores de spam. Eles podem copiar os seus dados e incluir em listas com venda de serviços que talvez nem tenham o seu perfil e que possivelmente você não esteja interessado.

Quanto custa o serviço

Nós conferimos o preço da privacidade de domínio com as principais empresas que oferecem o serviço. Os valores variam entre R$ 4,99 e R$ 19,90 por ano. Você também pode ter a privacidade gratuitamente. Confira o levantamento:

UOL Host, Locaweb, KingHost e Registro.br não oferecem o serviço.

Como contratar o serviço de domain privacy

Contratar o serviço de privacidade de domínio é bem simples. Se você já tem um domínio, você pode acessar as informações no seu painel de cliente e requerer o serviço. Caso não encontre essa opção, você pode entrar em contato com a empresa e se informar a respeito.

Se você ainda não tem um domínio, o processo é igualmente fácil. Você pode contratar a privacidade na hora do registro do seu endereço virtual. Quer saber quais empresas oferecem o serviço? Confira então o nosso ranking das melhores empresas para registro de domínio.

E não custa lembrar: qualquer dúvida, deixe um comentário.

Será um prazer trocar uma ideia com você!

Por:

Jornalista com experiência em TV, rádio, revista e jornal. Tem artigos publicados em veículos de imprensa do Brasil e do exterior. Acredita que cada texto produzido tem o poder de transformar vidas e por isso zela pela qualidade e relevância de todos os conteúdos que tem em mãos.

Deixe um comentário