Consulta Whois

Whois – Ferramenta de Consulta sobre Domínios

Utilize esta ferramenta para obter informações sobre domínios já registrados. É possível extrair informações como o proprietário do domínio, e-mail de contato, data de expiração do registro, entre outras.

Para realizar a consulta, basta inserir um domínio no campo de busca. Não coloque no campo outras informações presentes na URL (ex.: http://www), insira apenas o nome do domínio (ex.: meudominio.com).

www.

Está em dúvida sobre como utilizar a ferramenta de consulta Whois? Consulte os textos a seguir e tire todas as suas dúvidas.

Como fazer uma consulta Whois?

Para fazer uma busca na base de dados do Whois, a única ação necessária é inserir o domínio que se deseja pesquisar no campo de busca e clicar em “Pesquisar”. Insira apenas o nome do domínio na caixa de busca (ex.: dominio.com.br), sem nenhuma outra parte da URL, como http, www ou /pagina_x.

Após submeter o domínio para pesquisa, se ele estiver registrado, as informações associadas à ele serão exibidas na tela.

Repare que esta não é uma ferramenta para verificar se um domínio está disponível para ser registrado. Consultas que verificam se um domínio está disponível para registro podem ser realizadas em qualquer empresa que realiza registro de domínios. Veja uma seleção das melhores empresas para registro de domínio aqui.

Também é possível consultar o número de IP nesta ferramenta. Nesse caso, basta informar o número de IP no formato IPv4 (ex.: 104.151.87.218), sem complementos, na caixa de busca. Esta ferramenta ainda não realiza consultas para IPs no formato IPv6.

O que é Whois?

O Whois (pronuncia-se ruis) é uma espécie de catálogo de endereços da internet. Nesta grande “lista telefônica” constam informações relacionadas aos domínios e aos seus proprietários, como por exemplo, a data de expiração do domínio e um e-mail de contato do proprietário.

Tecnicamente, o Whois é um repositório público que concentra todos os domínios que já foram registrados no mundo. Ao registrar um novo domínio, depois de algumas horas ele vai constar no cadastro Whois e outras pessoas poderão visualizar informações relacionadas à ele.

O banco de dados com as informações que constam no Whois é distribuído, ou seja, uma cópia do mesmo está presente em vários servidores espalhados pelo mundo. Sempre que um novo domínio é registrado, as informações ligadas a este domínio são incluídas no Whois pelo registrador. Este, por sua vez, transmite as atualizações (novos domínios e alterações em domínios já registrados) para os outros servidores de Whois existentes na internet.

Essa atualização se dá em um intervalo regular (ex.: de 2 em 2 horas) e pode levar até 72 horas para que a informação esteja gravada em todos os servidores que prestam o serviço de Whois.

A pesquisa Whois engloba os domínios registrados no Registro.br? E os domínios internacionais?

Sim, a ferramenta de consulta Whois engloba tanto domínios nacionais (terminados em .br) quanto internacionais (ex.: .com, .net, .org…). Como mencionamos anteriormente, todos os domínios registrados no mundo vão para a base de dados Whois e são disponibilizados publicamente na internet.

Quais dados são exibidos em uma consulta Whois?

Os dados exibidos em uma pesquisa Whois podem variar conforme a terminação do domínio. No Brasil, todos os domínios terminados em .br são regulados pela entidade conhecida como Registro.br. Esta entidade, que é uma organização civil sem fins lucrativos, criou regras específicas relacionadas à obrigatoriedade de exibição dos dados associados a um domínio. Uma curiosidade interessante é que os domínios de pessoas físicas que são registrados no site do Registro.br ficam isentos da divulgação do telefone e do endereço em consultas Whois.

Veja abaixo os dados que são exibidos em uma consulta Whois para domínios nacionais e internacionais:

Domínios nacionais (.br):

  • Titular (empresa ou pessoa física)
  • Documento usado no cadastro (CPF ou CNPJ)
  • Endereço (visível apenas em registros realizados por empresas)
  • Telefone (visível apenas em registros realizados por empresas)
  • Servidores DNS (para onde o domínio está apontando)
  • Data de criação, alteração e expiração do domínio
  • Status
  • E-mail do contato (pode ser o proprietário do domínio ou um contato técnico)
  • País

Domínios internacionais:

  • Registrante, administrador e contato técnico,
  • Titular (pessoa física que registrou o domínio
  • Organização (ex.: nome da empresa)
  • Endereço
  • Telefone
  • E-mail do contato
  • Data de criação, alteração e expiração do domínio
  • Servidores DNS (para onde o domínio está apontando)

Em ambos os casos (domínios nacionais e internacionais), ao registrar o domínio é necessário informar os dados acima para as 4 categorias distintas a seguir:

  • Titular do domínio (pessoa ou entidade que está registrando o mesmo)
  • Contato administrativo
  • Contato técnico
  • Contato de cobrança

Na prática, o que ocorre muitas vezes é que a pessoa ou empresa que registra um domínio utiliza os mesmos dados para todas as categorias acima. Mas estas informações podem ser separadas quando necessário. Um exemplo dessa situação seria quando uma agência registra um domínio para um cliente. Ela poderia usar os dados do cliente como titular do domínio, mas informar os dados da agência nos perfis de administrativo, técnico e/ou cobrança.

Como fazer para ocultar os meus dados da consulta pública Whois?

Se você não está confortável com a divulgação dos seus dados pessoais associados ao domínio que você registrou, saiba que existem algumas maneiras de ocultá-las. Infelizmente isso nem sempre pode ser feito, como veremos a seguir.

O Registro.br não permite ocultar as informações associadas a um domínio, mas os dados expostos na consulta variam se o proprietário for uma pessoa física ou jurídica. Como vimos no tópico anterior, o endereço e o telefone do registrante não são exibidos quando o registrante é uma pessoa física.

Sendo assim, à exceção dos dados mencionados acima, não é possível ocultar as informações do registrante de um domínio terminado em .br. O Registro.br menciona, em seu contrato de uso, que as informações fornecidas ao registrar um domínio devem ser verdadeiras e que o contrato em questão é regido pelas leis brasileiras.

Ao registrar um domínio terminado em .br, antes do mesmo ser disponibilizado para utilização, o Registro.br faz uma consulta nos registros do Ministério da Fazenda para verificar se há alguma pendência relacionada ao CPF ou CNPJ informado no momento do registro. Somente após esta confirmação, o domínio pode ser efetivamente registrado pelo solicitante.

No caso de domínios internacionais, existe um serviço bastante popular e oferecido por diversas empresas para ocultar os dados associados a um domínio. O nome deste serviço pode variar dependendo da empresa. Dentre os nomes mais populares estão whois protection, id protection, domain privacy, privacidade de domínio, entre outros.

O serviço de privacidade de domínio pode ser gratuito ou pago separadamente pela empresa que registra domínios. Quando o serviço está ativado, as informações de contato visíveis em uma consulta whois estão ligadas à empresa onde o domínio foi registrado, e não mais ao titular do domínio.

Para saber mais sobre o serviço, veja o artigo Privacidade de domínio: entenda o que é.

Como faço para atualizar minhas informações no Whois?

Para atualizar as informações visíveis em uma consulta Whois, se você for o proprietário do domínio, basta acessar o painel de controle da empresa onde o seu domínio foi registrado e atualizar os dados. Lembrando que, para domínios nacionais, é necessário ter sempre um CNPJ ou CPF vinculado do domínio, pois estas informações serão consultadas junto ao Ministério da Fazenda.

No caso de domínios internacionais, é necessário fornecer um endereço de e-mail válido para atualizar as informações de um domínio. Após a alteração dos dados no painel de registro de domínio, um e-mail do ICANN será enviado para o endereço fornecido, para confirmação e validação da mudança. O ICANN é o órgão responsável pela regulamentação mundial de domínios e também é uma entidade não ligada a um país ou legislação específica.

Os órgãos registradores de domínio, tanto nacionais quanto internacionais, solicitam que os dados associados aos domínios se mantenham sempre atualizados.

Qual a diferença desta consulta Whois para outras ferramentas, como o Whois do Registro.br, o Whois UOL e o Whois GoDaddy?

Por realizarem consultas em bases de dados semelhantes, os resultados de uma consulta Whois geralmente são bem parecidos. Mas pode haver algumas diferenças. O Whois do Registro.br, por exemplo, realiza consultas somente em domínios nacionais (terminados em .br). O Whois do ICANN, por sua vez, não realiza consultas Whois em terminações de países, como .br, .us, .uk etc.

Apesar destas peculiaridades de algumas ferramentas, em geral, a maior parte das ferramentas de consultas fornece resultados para as terminações mais conhecidas. Neste site, assim como no Whois das empresas que mencionamos no título desta seção, você encontrará resultados para domínios nacionais e internacionais, sem distinção.

A apresentação dos dados também pode mudar dependendo da ferramenta. O Tudo Sobre Hospedagem de Sites fornece o resultado de consulta Whois sem nenhum tipo de tratamento. Ou seja, o resultado é apresentado em texto puro, seguindo o que foi disponibilizado pelo órgão responsável por aquela terminação. Outras ferramentas, no entanto, podem apresentar uma formatação de dados um pouco diferente, como é o caso do Registro.br e do ICANN. No entanto, vale mencionar que as informações disponibilizadas para um mesmo domínio serão as mesmas.

Dessa forma, fica ao critério do usuário optar pela ferramenta que achar mais adequada.


Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉