Novo recurso permite redirecionar domínio pelo Registro.br. Veja como fazer!

Redirecionar domínio pelo Registro.br
Redirecionar um domínio .br ficou mais simples e barato para muitos usuários, graças à uma nova funcionalidade lançada pelo Registro.br. Agora, os usuários do serviço podem configurar um redirecionamento para qualquer endereço no próprio painel de administração do domínio, no site Registro.br.

Anteriormente o sistema do Registro.br permitia apenas o gerenciamento das entradas de DNS ou o apontamento do DNS para servidores externos. Para realizar um redirecionamento era necessário possuir uma hospedagem de sites e configurar o redirecionamento na plataforma da hospedagem utilizada. Com esta mudança, não há mais a obrigatoriedade de ter uma hospedagem para redirecionar um domínio, apesar de esta continuar sendo uma possibilidade.

Quando redirecionar domínio pelo Registro.br

O recurso de redirecionar domínio pelo Registro.br pode ser usado em diversas situações. Listamos a seguir cenários para os quais o redirecionamento pode ser especialmente útil e indicado:

  • Para quem possui um blog, uma fan page ou perfil em outra rede social e gostaria de divulgar um endereço personalizado. Com o novo recurso é possível direcionar usuários que acessam o domínio personalizado diretamente para uma página ou rede social (ex.: minhamarca.com.br redireciona para facebook.com/minhamarca).
  • Para quem deseja registrar mais de um domínio para o seu site. Se você possui um site, poderá proteger sua marca e aumentar as chances de ser encontrado registrando domínios similares ao principal. A propósito, aí estão bons motivos para registrar mais de um domínio para o seu site. Com o redirecionamento do Registro.br, pode-se apontar todos os domínios para o site oficial (ex.: dominioadicional.com.br redireciona para meudominio.com.br).

Quando não usar o recurso

Em alguns casos, redirecionar domínio pelo Registro.br pode não ser a melhor solução. Como por exemplo no cenário que ilustramos a seguir:

  • Para quem deseja alterar o domínio principal de um site (ex.: meusite.com.br passa a ser meunovosite.com.br). Nesse caso, como o site em questão já existe, o redirecionamento simples do domínio pode ser prejudicial para a indexação do site nos mecanismos de busca. Isso porque as páginas internas do site que já existe poderão não ser mais encontradas após a mudança de endereço.

O mais indicado em situações como esta é realizar um redirecionamento 301 no servidor de hospedagem, onde cada URL antiga será redirecionada para uma nova correspondente. Esse procedimento pode ser realizado para cada URL individualmente ou através da aplicação de uma regra de redirecionamento. Profissionais da área podem realizar tal procedimento com facilidade.

Benefícios do novo serviço de redirecionamento

Dentre os benefícios de redirecionar domínios pelo Registro.br, destacamos os principais:

  • Facilidade – Ficou mais fácil realizar o redirecionamento de um domínio. Antes da implementação deste recurso era necessário ter uma hospedagem de sites para realizar o redirecionamento, o que aumentava a complexidade da operação.
  • Economia – Como não há a necessidade de realizar o redirecionamento externamente (ex.: em um servidor de hospedagem), a funcionalidade pode representar uma economia, principalmente para aqueles que não possuem um site e desejam apenas redirecionar um domínio para uma página ou perfil em uma rede social.
  • Rapidez – O tempo de propagação do redirecionamento do domínio pelo sistema do Registro.br é praticamente imediato, levando no máximo 15 minutos. Isso representa mais agilidade quando comparamos com o apontamento de DNS tradicional, que pode levar de 24 a 72 horas para ser propagado em toda a internet. Vale lembrar que este tempo reduzido só é válido para domínios que já estão registrados no Registro.br.
  • Flexibilidade – O usuário pode alterar o redirecionamento do domínio sempre que desejar, o que pode ser bastante útil em ações pontuais ou até mesmo caso se queira mudar completamente a plataforma de divulgação (ex.: de uma rede social para um site).

Como redirecionar domínio pelo Registro.br

Nós testamos o novo serviço do Registro.br e o passo a passo pode ser acompanhado a seguir. Vamos lá!

Passo 1 – Acesse o sistema do Registro.br

Vá até o site registro.br e acesse o sistema de administração de domínios. Para isso, clique em Acessar conta no canto superior direito da tela e insira seu login e senha.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 1

Passo 2 – Selecione o domínio

Na tela inicial do sistema, localize o domínio que deseja configurar o redirecionamento e clique sobre ele.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 2

Passo 3 – Editar zona

Após clicar sobre o domínio, a tela de administração do domínio será exibida. Nesta área você verá as informações do titular do domínio, do contato, a área de DNS e também a de provedor de serviços. Localize a área de DNS e clique em Editar Zona.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 3

Atenção: a opção “Editar Zona” só está disponível para domínios cujo DNS está sendo administrado pelo Registro.br. Se você apontou o DNS anteriormente para uma hospedagem de sites, a funcionalidade não estará disponível. Nesse caso, você tem duas opções: 1) realizar o redirecionamento na hospedagem de sites para onde o domínio está apontado; 2) Alterar os servidores de DNS para que utilize o sistema do Registro.br. Somente usando esta segunda opção será possível realizar os passos a seguir.

Passo 4 – Insira o endereço para redirecionamento

Uma vez dentro da área de edição de zona (identificada como FreeDNS na tela), clique no campo Nome ou endereço do site e insira a URL para a qual deseja apontar o domínio.

Redirecionar domínio pelo Registro.br

Repare que o pessoal do Registro.br deu uma ajuda para quem deseja apontar o domínio para uma rede social. Ao clicar no campo “Nome ou Endereço do Site”, ícones das redes sociais mais utilizadas são exibidos à direita. Ao clicar sobre um ícone, a URL base da rede social é inserida no campo e o usuário precisa apenas preencher o complemento.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 5

Passo 5 – Salve as alterações

Após inserir o endereço para onde deseja redirecionar o domínio, salve as alterações clicando no botão “Salvar”.

Se o procedimento foi realizado corretamente, depois de alguns minutos você poderá acessar o domínio no navegador e será direcionado para o endereço que escolheu no passo anterior.

Vídeo explicativo sobre o redirecionamento de domínios do Registro.br

O Nic.br, entidade responsável pelo Registro.br, preparou um vídeo para explicar e divulgar a nova funcionalidade. Confira o vídeo a seguir:

Além do redirecionamento de domínios, é possível fazer muito mais pelo painel de administração do Registro.br, como por exemplo o gerenciamento avançado do domínio e o apontamento para servidores externos. Mas estes são assuntos para outros artigos. 🙂

Agora que você já sabe como redirecionar domínio pelo Registro.br, que tal descobrir se o melhor para você é uma fan page ou um site? Saiba mais sobre o assunto no artigo: Fan page ou site: qual é o melhor para o seu negócio?

Ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação? Deixe um comentário e vamos conversar!

, ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

68 Comentários

  1. Gilmar Arruda

    Bom dia e excelente semana!

    Eu tenho um domínio no Registro.br e estou usando o G Suite do Google para trabalhar com a ferramenta de emails deles.

    Estou utilizando os servidores de DNS do Registro.br e quando clico em editar zona, não tem a caixa de opção “Nome e Endereço do site” nem a de “Nome do Servidor de email”.

    O que tem é a configuração MX do Google para que eu possa usar o Gmail deles.

    Importante: não tenho contratação de nenhum hosting

    O que devo fazer para apontar a minha url registrada no registro.br para uma página do Facebook? (de preferência sem precisar contratar hospedagem).

    Obrigado desde já.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Gilmar,
      Como você está usando o modo avançado de gerenciamento de DNS do Registro.br, infelizmente não há uma maneira amigável de fazer o redirecionamento do domínio para uma página no Facebook. Também não é possível inserir uma entrada do tipo CNAME para redirecionar para uma página externa. O que você pode fazer é usar uma solução alternativa, via CloudFlare. O passo a passo está descrito neste comentário. No seu caso, você teria que:

      1. Criar uma conta no CloudFlare.
      2. Recriar as entradas MX no CloudFlare (é importante fazer isso antes do próximo passo).
      3. Apontar o DNS do Registro.br para o CloudFlare (dessa forma, você vai parar de usar os servidores de DNS do Registro.br e vai passar a usar o CloudFlare para gerenciar as entradas de DNS).

      Depois disso, você poderá fazer a configuração explicada no comentário para fazer o redirecionamento do domínio usando as page rules do CloudFlare.
      O CloudFlare pode ser usado no plano gratuito para este fim.
      Essa configuração pode ser um pouco intimidadora, a princípio, mas tenho um domínio que está configurado e funcionando usando esta solução.
      Se tiver qualquer dúvida durante o processo, pode entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Gilmar Arruda

        Num dos posts aqui o LEANDRO MATHIAS diz:

        “Olá Alberth, Depois de entender que o Cloudflare não me atenderia, voltei ao site do registro.br e retornei ao servidor deles, e eis que lá, além da possibilidade de conectar as redes sociais, ele permite colocar a url do servidor de e-mails, que no caso do google é: ASPMX.L.GOOGLE.COM. Após fazer isto, aguardei alguns minutos e começou a funcionar.”

        É o mesmo caso que o meu. Pergunta é a seguinte:

        Se eu voltar ao modo básico deletando as configurações do Gmail, consigo fazer o direcionamento da url para o Facebook certo?

        Após ter feito este direcionamento, conseguirei então configurar no regsitro.br a conta do Gmail?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Gilmar,
          Apesar de ser possível, não recomendo que faça dessa forma. No modo simples você conseguirá inserir apenas um valor MX para o Google, o que pode causar problemas no recebimento de e-mails, já que a configuração não estará completa. O Google fornece 5 valores de MX, com prioridades diferentes, para serem configuradas.
          Então, respondendo sua pergunta, sim, você pode fazer dessa maneira, mas não recomendo, porque as consequências são desconhecidas. 😉
          Abraços!

  2. Luiz L. Marins

    Olá, obrigado pelo post.

    Tenho dois domínios no Registro.br … os dois estão hospedados no Google (blogspot) e funcionando normalmente:

    http://www.siteA.com.br
    http://www.siteB.com.br

    Gostaria de redirecionar o siteA para o siteB

    Li as instruções aqui do site, mas não encontrei estas possibilidades na página do Registro.br

    Por favor, alguma dia?

    Grato.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Luiz,
      Para fazer esse redirecionamento, antes de qualquer coisa, o DNS deve estar sendo gerenciado pelo Registro.br. Assim, se ele estiver apontado para o Blogspot, você deve alterar essa configuração. Para isso, na tela de edição, clique em “Alterar servidores DNS” e depois em “Utilizar DNS do Registro.br“.
      Depois disso, basta seguir os passos descritos no tutorial.
      É importante lembrar que, se você tiver conteúdo publicado no siteA.com.br, irá perder o conteúdo do site (já que o domínio não estará mais apontado para o site em questão).
      Outro ponto importante: se existir alguma entrada de DNS (ex.: e-mail) gerenciada externamente, você deve refazer estas entradas no Registro.br.
      Espero ter ajudado. Precisando, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  3. Luiz L. Marins

    Sugiro colocar esta informação no final do texto, pois quebra o fluxo do pensamento:

    “..Se você apontou o DNS anteriormente para uma hospedagem de sites, a funcionalidade não estará disponível. Nesse caso, você tem duas opções: 1) realizar o redirecionamento na hospedagem de sites para onde o domínio está apontado; 2) Alterar os servidores de DNS para que utilize o sistema do Registro.br. Somente usando esta segunda opção será possível..”

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Luiz,
      Obrigado pela sugestão! Vamos considerar isso na próxima revisão do artigo.
      Um abraço!

      Responder
  4. Rodrigo Grigoletti

    Olá!
    Preciso de ajuda com relação ao site de um cliente. Ele adquiriu o domínio no registro.br e contratou o G Suite para usar os emails personlaizados pelo Google, antes de ter o site criado. Na sequência contratou a Hostgator para hospedar seu site e me contratou para desenvolvê-lo. Precisamos apontar em alguns dias o domínio para a hospedagem, mas sem mexer nos emails que estão funcionando pelo Google. Não pretendemos recriar os emails na Hostgator. Como fazer isso sem que os email parem de funcionar no G Suite?
    Grato.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rodrigo,
      Antes de apontar o domínio para a HostGator é necessário recriar as entradas MX na hospedagem. Se o e-mail já está funcionando e foi registrado no Registro.br, esta operação foi feita no Registro.br. Como a administração do DNS passará do Registro.br para a HostGator, é necessário recriá-las por lá.

      Antes de começar, é importante se certificar de que o domínio que será apontado para a HostGator já foi inserido no cPanel. Se você informou ele no momento da contratação da hospedagem, isso já foi feito. Caso contrário, você deve acessar o cPanel e inserir o domínio como um domínio adicional. Esta opção se chama Addon Domain, se estiver em inglês, ou domínios de complementos, em português.

      Os passos para inserir as entradas MX do G Suite na HostGator são:

      1. Acesse o cPanel, na HostGator, e localize a seção Entradas MX ou MX Entry, se estiver em inglês.
      2. Selecione o domínio para o qual deseja inserir as entradas MX.
      3. Vá até o final da página e exclua as entradas existentes.
      4. Nesta mesma página, seleciona a opção Servidor de mensagens remoto ou Remote mail exchanger, se estiver em inglês.
      5. Insira as entradas do G Suite, conforme abaixo:

      Prioridade: 1 e Destino: aspmx.l.google.com
      Prioridade: 5 e Destino: alt1.aspmx.l.google.com
      Prioridade: 5 e Destino: alt2.aspmx.l.google.com
      Prioridade: 10 e Destino: alt3.aspmx.l.google.com
      Prioridade: 10 e Destino: alt4.aspmx.l.google.com

      Depois de realizar este procedimento, você já pode alterar o DNS do domínio no Registro.br. Para isso, acesse o painel do Registro.br, selecione o domínio que deseja alterar e clique em Alterar servidores DNS. Insira os servidores DNS que a HostGator informou no momento da ativação do plano e salve a alteração.

      Após este passo, o domínio vai entrar em transição, podendo levar até 48 horas para estar normalizado (geralmente leva menos de 24 horas). Mas como você já criou as entradas MX no servidor da HostGator, o e-mail no G Suite deve funcionar normalmente, sem perda de mensagens durante o período de transição.

      Para saber mais sobre a configuração na HostGator, veja este tutorial. Para saber mais sobre as entradas MX do G Suite, veja esta página.

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • RODRIGO GRIGOLETTI

        Obrigado, Bill! Ajudou bastante, na verdade solucionou meu problema. O pessoal da Hostgator sugeriu fazer um apontamento tipo A para o IP e a www para o domínio, no painel do registro.br, mas tive receio de não funcionar. Sabia que todo o procedimento poderia ser feito no Cpanel da hospedagem, como vc bem explicou.
        Obrigado novamente, um abraço.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Rodrigo,
          Fico feliz em poder ajudar.
          A configuração sugerida por eles também funciona, mas acredito que o cPanel é mais completo do que o Registro.br para gerenciar os registros de DNS. No seu lugar, faria dessa maneira. 🙂
          Precisando de qualquer coisa, basta entrar em contato.
          Abraços.

  5. Yuri

    Existe a possibilidade de fazer isso na locaweb?
    tentei fazer algo parecido por lá:

    Entrada:
    “endereço do site”
    Informe uma entrada válida

    Conteúdo:
    ‘link da pagina do facebook’
    Informe um conteúdo válido

    Todas as entradas adicionadas possuirão o mesmo valor de TTL 3600.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Yuri,
      O exemplo que mencionou diz respeito à inserção de entradas de DNS no painel da Locaweb. Estas entradas funcionam de maneira diferente deste redirecionamento simples do Registro.br. No caso, elas são úteis e necessárias para uma série de configurações avançadas. Se você desejar, por exemplo, criar um subdomínio (ex.: subdominio.site.com), poderia utilizar uma entrada do tipo “A” para o IP do servidor onde está o site que deseja exibir neste endereço. Para ver exemplos de redirecionamentos avançados através de entradas de DNS, veja esta página da Locaweb.
      Mas se você possui uma hospedagem com a Locaweb, existem muitas maneiras de fazer um redirecionamento. Você pode ver algumas nesta página.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Responder
  6. Paulo

    Boa noite.
    Tenho um domínio registrado no Registro.br, uma página no facebook e um e-mail profissional contratado no UolHost, que usa o domínio que registrei. Não tenho site em nenhum lugar.
    Gostaria de redirecionar o meu domínio para um página no facebook e usar o e-mail profissional do Uol Host, que contratei.
    Isto é possível?
    Eu vi que no modo básico do Registro.br é possível fazer o redirecionamento para o facebook (fiz e funcionou), mas aí não sei como direcionar o e-mail para o Uol Host.
    Já usei o modo avançado do Registro.br e consegui configurar o e-mail profissional para o Uol Host, usando o servidor do Registro.br.
    Também já apontei o servidor para o UolHost e fiz a configuração do e-mail profissional na página da UolHost.
    O problema nestes casos é que não consigo fazer o redirecionamento para o facebook, pois não sei o IP da página do facebook (Entrada Tipo A) e na entrada tipo CNAME não é aceito a URL completa (facebook.com.br/nomedapagina).
    Tem solução?
    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paulo,
      Sua dúvida é muito comum e outras pessoas têm entrado em contato conosco para resolver o mesmo problema. Felizmente existem algumas maneiras de contornar o problema. Vamos lá:
      1 – O redirecionamento simples do Registro.br, além do campo “nome ou endereço do site”, que é usado para informar uma página para redirecionamento, possui também um campo “nome do servidor de e-mail”. Este campo serve justamente para informar um endereço de servidor de e-mail profissional, como é o caso da UOL Host. O problema desta opção é que só existe um campo para o servidor de e-mail, quando a maioria dos serviços desse tipo fornecem mais de um servidores de e-mail. Nesse caso, você pode tentar inserir o endereço primário do servidor de e-mail e usar apenas com ele. Pessoalmente, eu não faria dessa forma, porque, se por algum motivo o servidor primário não receber a mensagem, você poderia perder algum e-mail.
      2 – A segunda opção seria contratar um serviço de hospedagem barato apenas para gerenciar seu DNS e fazer os redirecionamentos. De certa forma, pode ser um desperdício contratar a hospedagem se você não terá um site publicado, mas seria uma maneira de resolver o problema. Assim, você poderia fazer o apontamento para o e-mail profissional e configurar um redirecionamento do endereço para sua página no Facebook.
      3 – Outra opção é apontar o seu domínio para uma CDN como o CloudFlare e fazer o gerenciamento do DNS por lá. O CloudFlare possui um recurso chamado Page rule que permite a criação de diversas regras, o que inclui redirecionamentos. Apesar de não ser algo previsto para funcionar dessa maneira, é possível fazê-lo. Dê uma olhada neste comentário para ver os detalhes do procedimento.
      Espero ter ajudado. Depois, se puder, diz pra gente qual opção escolheu!
      Um abraço.

      Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Diogo, obrigada em nome da equipe do site! 🙂

      Responder
  7. Igor

    Cara, muito boa suas dicas (Bill Bordalo / Redação).

    Fiz o procedimento avançado de edição pois precisei adicionar entradas MX do Google.

    As entradas para o redirecionamento do site ficaram:

    http://www.siteantigo.com.br CNAME sitenovo.com.br
    http://www.siteantigo.com.br CNAME http://www.sitenovo.com.br

    Porém, ao redirecionar, está mandando para a página: http://datadns11.com/mail/src/login.php

    Datadns é do servidor onde está hospedada a página “antiga”.

    Obg 😉

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Igor,
      Obrigado pelo comentário!
      As entradas CNAME só aceitam no campo nome (o primeiro campo) o próprio domínio (também representado por @) ou um subdomínio (ex.: www). O campo valor (segundo campo) só aceita um domínio puro, sem www ou http (ex.: meudominio.com). No caso, esse exemplo que você forneceu provavelmente vai apresentar problemas.
      Se puder fornecer mais detalhes sobre o que está tentando fazer, serão de grande ajuda para podermos te orientar da melhor maneira.
      Abraços.

      Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado pelo comentário, Tiago! 🙂

      Responder
  8. Leandro Mathias

    Olá,

    Eu tentei fazer como sugerido em um dos posts, onde preciso apontar o domínio para um perfil de rede social e gerenciar os e-mails através do GSuite do Google, criar uma conta no site Cloudflare e fazer esses apontamentos distintos por lá, através de uma Page Rule. Apontei o domínio pelo registro.br para os servidores do Cloudflare, e a partir do scan ele trouxe os apontamentos MX. Além disso criei a page rule como um URL Forwarding, e ele continua não apontando.
    Olhando a parte de configuração de DNS, ele informa que não existe nenhum apontamento para o root do domínio e sem isso não é possível resolver o DNS, ou seja, ele espera que eu coloque um apontamento do tipo A apontando para algum IP de servidor para resolver o DNS.
    Estou fazendo algo errado ou essa solução realmente não atende a esse problema?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Leandro,
      Muito interessante sua colocação. Estou reproduzindo essa configuração por aqui, para entender e avaliar as possibilidades. Assim que tiver uma atualização sobre o assunto vou publicar aqui.
      Um abraço e obrigado!

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Leandro,
      Consegui reproduzir o cenário sugerido e posso dizer que funciona, mas algumas configurações extras são necessárias. Vamos lá!

      O cenário é o seguinte:

      • Domínio registrado no Registro.br com DNS apontado para o CloudFlare;
      • E-mail no Google G Suite
      • Redirecionamento do domínio para um site externo (ex.: Linkedin)

      O primeiro passo é realizar a configuração inicial do CloudFlare. Ele vai tentar reproduzir todas as entradas de DNS que o seu domínio possui, mas pode ser que algumas não sejam lidas. Então, verifique se elas foram copiadas e insira manualmente as entradas que estão faltando (ex.: os valores MX fornecidos pelo Google G Suite).

      Depois disso, você precisará configurar duas entradas CNAME, caso contrário o domínio não vai carregar. As entradas do tipo CNAME só permitem que se use nomes de domínio (ex.: site.com) e não URLs completas (ex.: site.com/página). Vamos supor que você queira redirecionar seu domínio para uma página do Linkedin. Nesse caso, crie duas entradas CNAME como no exemplo:

      CNAME    seudominio.com.br    linkedin.com
      CNAME    www    linkedin.com
      

      O próximo e último passo é criar uma regra no CloudFlare, na área Page Rules. Nesse local é que vamos inserir a URL final para a qual você deseja redirecionar. Um exemplo de regra de redirecionamento total poderia ser a seguinte:

      If URL matches: *seudominio.com.br/*
      
      Then the settings are:
      Forwarding URL | 301 - Permanent Redirect
      https://linkedin.com/seu_perfil_no_linkedin
      

      Repare que apenas aqui vamos inserir a URL completa do seu perfil no Linkedin. As entradas CNAME devem conter apenas o nome do domínio.

      Essa configuração, apesar de dar um pouco mais de trabalho do que o redirecionamento simples do Registro.br, me parece ser mais interessante, porque você poderá inserir todos os valores MX que o Google recomenda, e não apenas o primeiro, como informou que fez.

      Espero ter ajudado! Precisando de ajuda com algo, basta entrar em contato.
      Um abraço.

      Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Adriana,
      Ao fazer um redirecionamento entre domínios, os mecanismos de busca vão interpretar isso como sendo apenas um site. Em geral, os dados a serem exibidos serão os do site de destino do redirecionamento. Pode acontecer do domínio que está sendo redirecionado ser exibido ao invés do domínio final, caso a busca seja bem próxima ao domínio em questão. No entanto, o title e o snippet serão os do site de destino.
      Para realizar o que deseja, acredito que você teria que ter dois sites diferentes, um em cada domínio. Ao fazer isso, tome cuidado para não publicar exatamente o mesmo conteúdo nos dois, pois isso pode ser classificado como conteúdo duplicado.
      Tenho dúvidas sobre a eficácia deste procedimento. Acredito que o melhor seria ter apenas um site (mesmo que existam outros domínios com redirecionamento 301 para ele – não há problema em fazer isso) e trabalhar bem seu conteúdo para que ele sozinho gere o tráfego que você deseja.
      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
      • Adriana

        Entendi, muito obrigada pela resposta! Um outro site pra mim é complicado tenho mais de3500 produtos cadastrados nesse, imagina o trabalho?
        Meu site já é bem posicionado na busca orgânica. Infelizmente agora me deparo com um outro problema, novos concorrentes estão chegando e utilizando o adwords, com isso minhas vendas estão diminuido, sem contar outros dois que estão fazendo uso desse redirecionamento 301.
        É, acho que o Google finalmente vai tirar uma grana da minha pessoa..rs

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Adriana! 🙂
          Sim, posso imaginar o trabalho. Boa sorte com a loja!
          Sempre que precisar de ajuda com alguma informação, pode contar conosco.

  9. alberth

    Cara, tá complicado. Eu tenho um domínio .com.br e queria redirecionar para o meu linkedin, só que eu uso os registros MX para apontar pro e-mail do google, ai na entrada CNAME ele não me deixa colocar o link do meu linkedin, você sabe o que pode ser? não queria contratar uma hospedagem pra apontar pro linkedin

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alberth,
      Realmente, pela entrada CNAME você conseguirá inserir apenas domínios (ex.: dominio.com.br), mas não URLs como a que deseja. E como você já está usando entradas MX para direcionar para o e-mail, também não conseguirá usar o modo básico do Registro.br, onde seria possível apontar para o seu Linkedin. Se isso fosse feito, você perderia o apontamento dos e-mails.
      A saída tradicional seria você contratar uma hospedagem e fazer por lá o redirecionamento. No entanto, acho que existe uma alternativa para você. Você pode criar uma conta no CloudFlare, apontar seu DNS para lá e configurar tanto as entradas MX (para manter o e-mail no Google) quanto o redirecionamento para o Linkedin. Para criar um redirecionamento via CloudFlare, você precisará criar uma page rule. Veja como criar a regra para redirecionamento aqui. Lembrando que o CloudFlare possui um plano gratuito, o que evitaria que você tivesse que contratar uma hospedagem apenas para usar o redirecionamento.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
      • Leandro Mathias

        Olá, estou tentando configurar esta solução proposta por você, e a parte dos apontamentos MX estão funcionando perfeitamente, porém a regra não está funcionando.

        Configurei 2 entradas do tipo CNAME, porém ele continua informando que não encontrou uma entrada do tipo A ou CNAME, e portanto não consegue resolver.

        CNAME * is an alias of venturosomathias.com.br Automatic
        CNAME www is an alias of venturosomathias.com.br Automatic

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Leandro,
          Analisando o domínio que informou, me parece que você conseguiu fazer o redirecionamento e a configuração do e-mail do jeito que desejava.
          Se quiser compartilhar a solução que encontrou ou se tiver qualquer outra dúvida, basta interagir aqui.
          Um abraço!

      • Leandro Mathias

        Olá Alberth,

        Depois de entender que o Cloudflare não me atenderia, voltei ao site do registro.br e retornei ao servidor deles, e eis que lá, além da possibilidade de conectar as redes sociais, ele permite colocar a url do servidor de e-mails, que no caso do google é: ASPMX.L.GOOGLE.COM.

        Após fazer isto, aguardei alguns minutos e começou a funcionar adequadamente.

        A única observação que gostaria de fazer é que o google pede para incluir diversas entradas mx, mas dessa maneira só consegui colocar a principal, então não sei se isso terá alguma consequência.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Pessoal,
          Complementando esta resposta do Leandro, há uma maneira de fazer esse redirecionamento pelo CloudFlare, apontando o domínio para uma página de rede social e usando um serviço de e-mail profissional, como o G Suite da Google.
          Os passos para realizar esta configuração estão explicados nesta resposta.

  10. Vitor

    Olá! Parabéns pelos posts, materiais de muita qualidade.

    Estou com um problemão e sinceramente não sei como resolver.

    A situação é que eu tenho o domínio registrado no Registro.br com DNS apontando para o Uol Host (email profissional) e agora eu contratei o Hostgator para hospedar o site.

    Nisso, acabei substituindo o DNS do Uol Host pelo Hostgator e acabei perdendo o acesso ao email do Uol no outlook (desincronizou).

    É possível apontar o DNS tanto para Uol Host quanto para Hostgator pelo Registrobr? (desculpe a confusão)

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Vitor,
      Obrigado pelo comentário!
      Sim, é perfeitamente possível você ter o DNS apontado para a HostGator e usar o e-mail da UOL Host. Nesse caso, como o seu DNS está apontado para a HostGator, você precisará editar a zona de DNS no cPanel da HostGator, informando os valores MX do e-mail UOL Host. MX é o registro que gerencia e-mails (a sigla MX vem de Mail Exchange). Veja nesta página da UOL Host onde conseguir os valores MX que você deve utilizar.
      Com esses valores em mãos, acesse o cPanel da HostGator e localize o link “Entrada MX” dentro da área “Email”. Faça a edição dos valores MX para apontar o serviço para o UOL e seu e-mail deverá voltar a funcionar em algumas horas.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.

      Responder
  11. Ricardo

    Olá. Parabéns pelo site e pelas dicas. Estou com dificuldade para redirecionar uma página. Sigo todos os passos e quando clico em salvar aparece uma mensagem de erro em vermelho dizendo Nome do servidor inválido. O que pode ser? o endereço que estou tentando inserir é: contato42775.wixsite.com/arteeretrato Obrigado

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      Você provavelmente está no modo avançado de edição do DNS. O redirecionamento que informamos aqui pode ser feito apenas no modo básico. Para alternar, basta clicar no botão “modo básico” que aparece entre as opções da seção “Editar zona” de seu domínio. Mas faça esta alteração apenas se não possuir nenhuma entrada gravada, caso contrário você perderá as informações salvas.
      Após a alteração, pode levar algumas horas até que seja possível inserir o endereço para redirecionamento.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.

      Responder
  12. Fernando

    Olá.

    E quando a página de destino está em ASP? Registro.br não está permitindo, pois retira automaticamente os caracteres “?” , “%” , “=”.

    Obrigado!

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernando,
      Nesse caso não será possível usar o redirecionamento do Registro.br. Você deverá apontar o DNS do domínio para uma hospedagem e fazer o redirecionamento por lá.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Fernando, apenas complementando, o impedimento, nesse caso, não está relacionado à linguagem de programação ASP, mas sim aos caracteres não permitidos presentes na URL. Segundo consta no site Registro.br:
      Caracteres válidos para os nomes são letras de “a” a “z”, números de “0” a “9”, o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç“.
      Abraços.

      Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thiago,
      Para utilizar o recurso de redirecionamento do Registro.br é necessário estar com o “modo básico” ativado. Você não precisa inserir uma entrada CNAME, apenas informar para onde deseja realizar o redirecionamento do domínio. Para voltar ao modo básico, faça o seguinte:

      1. Acesse o painel do Registro.br com seu login e senha
      2. Clique sobre o domínio que deseja alterar
      3. Na área DNS, clique no link “Editar Zona”
      4. Dentro da área de edição, clique no botão “Modo básico”
      5. Aparecerá um aviso informando que nova alteração só poderá ser feita em 24 horas. Confirme clicando no botão “sim”
      6. No campo “Nome ou endereço do site”, informe o endereço de sua fanpage (ex.: https://facebook.com/minhapagina)
      7. Salve a alteração e pronto! Em algumas horas seu domínio já estará sendo redirecionado para a fanpage no Facebook.

      Importante: Realize este procedimento apenas se você não tiver nenhuma entrada configurada (ex.: CNAME, A, AAAA e outras). Caso contrário, você perderá os registros que estão salvos ao voltar para o modo básico.

      Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato. 🙂

      Responder
      • Alexo Mello

        Olá (desculpe, não sei quem respondeu esta última questão!).
        Acho que fiz a mesma bobagem e cliquei em avançado e ainda confirmei. Agora estou em dúvida sobre quais valores devo inserir em “record” e não quero ficar testando pra não piorar. Preciso que meu domínio do Registro.BR caia também em uma fan page de Facebook. O ideal é aguardar e retornar para o básico mesmo? E fazer lá?

        Pergunto pois vi que é possível ter mais opções com o avançado, como usar mais direcionadores (ex. loja.meudominio@ etc.) levando pra outros endereços. Pode me orientar? Agradeço!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Alexo,
          Isso mesmo, você pode seguir as instruções no comentário acima para retornar ao modo básico. O redirecionamento para uma fan page do Facebook (ou para outras redes sociais) só está disponível no modo básico.
          Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
          Abraços.

      • Alexo Mello

        Então, também estou com essa dúvida e não acho onde constam todas as situações para redirecionar. Meu caso, preciso direcionar para uma fan page de Face. Só consigo via modo básico? Como ficaria a configuração no modo avançado? Grato

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Isso mesmo, Alexo! É necessário alterar para o modo básico para fazer esse redirecionamento.
          Abraços!

        • Alexo

          Ah, ok, obrigado. Aproveitando, sobre o recurso de direcionar emails, como posso ter mais detalhes? Para receber e enviar com o meu domínio, por exemplo, utilizando como base um gmail, como seria? Como indico qual o email (teste@meudominio)? Posso continuar usando normalmente o serviço Google pra recebimento e respostas? Enfim, várias dúvidas! Grato!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Alexo,
          Para utilizar um e-mail com um domínio personalizado (ex.: alexo@dominio.com), você precisa de duas coisas: um domínio registrado em seu nome e um serviço de e-mail profissional. Serviços gratuitos como o Gmail e o Outlook não oferecem personalização de domínio, mas ambas as empresas (Google e Microsoft) possuem opções pagas (G Suite e Office 365, respectivamente). Há também uma opção de e-mail profissional gratuito, o Zoho Mail. Recentemente escrevemos um artigo sobre ele, que você pode conferir em Zoho mail: veja como se cadastrar neste e-mail profissional gratuito.
          Saiba mais sobre o serviço de e-mail profissional no artigo Vantagens de usar um e-mail profissional.
          Para usar um serviço de e-mail profissional, você precisará realizar configurações no modo avançado do Registro.br (ou da empresa de hospedagem, se for o caso). Essa configuração é um pouco mais complicada, mas não é difícil. Quando se decidir sobre quais serviços vai utilizar, fique à vontade para entrar em contato conosco e podemos te ajudar com a configuração. 😉
          Um abraço e boa sorte!

        • Alexo Mello

          Poxa, muito esclarecedor! Por isso não estava muito claro. Mas vou guardar a sugestão para um próximo passo, usar um email “pro” (ou partir pra hospedagem mesmo). Muito obrigado, novamente, por todos os detalhes!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Alexo! 🙂

    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Micheli,
      No seu exemplo, as entradas no modo avançado podem ser inseridas da seguinte maneira:
      Entrada CNAME Registro.br
      Entrada CNAME Registro.br
      As entradas MX não interferem em nada. Elas servem para configurar um serviço de e-mail (MX = Mail Exchange). Se você contratar um serviço de e-mail como o Google Apps ou Microsoft Office, por exemplo, precisará inserir registros do tipo MX para apontar os e-mails para o serviço.
      Qualquer duvida, basta entrar em contato.

      Responder
      • Gilmar Arruda

        Posso neste caso aplicar o redirecionamento da minha urt registrada no registro.br para minha página no Facebook? Importante: não tenho acesso ao modo básico porque tenho entradas configuradas para o Gmail. Não quero contratar hospedagem e gostaria de fazer tudo pelo registro.br. Como faço este direcionamento para o Face nestas condições?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Gilmar,
          Infelizmente não é possível usar uma entrada CNAME para fazer o redirecionamento de um domínio para uma URL externa. A entrada CNAME é usada para a criação de subdomínios, como por exemplo a versão do site com www (ex.: http://www.meusite.com). Além disso, não é permitido inserir a URL completa em uma entrada CNAME (ex.: facebook.com/minha-pagina), apenas um nome de domínio (ex.: facebook.com). Supondo que esta configuração fosse feita usando o CNAME, quando alguém tentasse acessar o endereço http://www.meusite.com seria redirecionado para a página inicial do Facebook (facebook.com). Já a versão nua do domínio (sem www, ex.: meusite.com) não seria localizada pelo navegador.
          A solução alternativa, nesse caso, é usar a configuração que expliquei neste comentário.
          Espero ter ajudado! Qualquer dúvida me fale.
          Abraços.

    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Karolina,
      Sim, é possível. Para isso, acesse o domínio dentro do painel do Registro.br e clique em “Editar Zona”. Em seguida, clique em “Modo avançado”. O domínio entrará em transição para o modo avançado. Será necessário aguardar alguns minutos até que a possibilidade de inserir valores esteja disponível novamente.
      Depois de alguns instantes, retorne à área de edição de zona e você verá que há um botão “Nova entrada” disponível. Ao clicar sobre ele, abre-se a tela para inserção de registros.
      A partir desse momento, você pode inserir entradas do tipo A, AAAA, CNAME, MX, TXT e TLSA diretamente no painel do Registro.br, sem precisar apontar o DNS para outro lugar.
      Precisando de ajuda com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  13. henrique

    Muito bom seu site, gostaria de saber como volto ao modo avançado
    Muito obrigado

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Henrique,
      Depois de alternar entre entre um dos modos (básico e avançado), é necessário aguardar algumas horas até poder reverter a situação. Isso ocorre porque o domínio fica em transição. Se você não adicionar nenhuma valor aos campos, no dia seguinte a opção de voltar ao modo anterior deve estar disponível.
      Caso tenha qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.

      Responder
      • henrique

        Ficou 24 horas e não apareceu a opção para voltar para o modo avançado, precisava editar as configurações de email. como faço será ?

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Henrique.
          Entramos em contato com o Registro.br para confirmar a informação e o procedimento é este que informamos anteriormente. Apenas complementando:
          Para retornar ao modo avançado, você não pode ter nenhum registro gravado no modo básico, ou seja, os campos devem estar em branco. O botão “modo avançado” deverá aparecer depois de 24 horas da alteração.
          Se ainda não apareceu, retorne à área de edição, certifique-se de que os campos estão em branco e clique no botão “salvar” (com os campos em branco). Em até 24 horas o modo avançado deverá estar disponível novamente.
          Qualquer dúvida, basta entrar em contato.

        • henrique

          Muito obrigado. faltou deixar em branco mesmo !

  14. Jota

    O meu está no modo avançado. Não há nenhum record, mas ainda assim não aparece a opção de retornar ao “Modo Básico”.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jota!
      Depois de alternar para o modo avançado o sistema fica em transição e não é possível retornar ao estado anterior durante este período. Essa transição pode levar até 24 horas para ser finalizada. Para voltar ao modo básico, mantenha o domínio sem nenhum record e verifique novamente em outro momento. O botão “modo básico” deverá ser exibido.
      Mais informações sobre o assunto podem ser vistas em https://registro.br/tecnologia/caracteristicas-tecnicas.html

      Responder

Deixe um comentário