Novo recurso permite redirecionar domínio pelo Registro.br. Veja como fazer!

Redirecionar domínio pelo Registro.br
Redirecionar um domínio .br ficou mais simples e barato para muitos usuários, graças à uma nova funcionalidade lançada pelo Registro.br. Agora, os usuários do serviço podem configurar um redirecionamento para qualquer endereço no próprio painel de administração do domínio, no site Registro.br.

Anteriormente o sistema do Registro.br permitia apenas o gerenciamento das entradas de DNS ou o apontamento do DNS para servidores externos. Para realizar um redirecionamento era necessário possuir uma hospedagem de sites e configurar o redirecionamento na plataforma da hospedagem utilizada. Com esta mudança, não há mais a obrigatoriedade de ter uma hospedagem para redirecionar um domínio, apesar de esta continuar sendo uma possibilidade.

Quando redirecionar domínio pelo Registro.br

O recurso de redirecionar domínio pelo Registro.br pode ser usado em diversas situações. Listamos a seguir cenários para os quais o redirecionamento pode ser especialmente útil e indicado:

  • Para quem possui um blog, uma fan page ou perfil em outra rede social e gostaria de divulgar um endereço personalizado. Com o novo recurso é possível direcionar usuários que acessam o domínio personalizado diretamente para uma página ou rede social (ex.: minhamarca.com.br redireciona para facebook.com/minhamarca).
  • Para quem deseja registrar mais de um domínio para o seu site. Se você possui um site, poderá proteger sua marca e aumentar as chances de ser encontrado registrando domínios similares ao principal. A propósito, aí estão bons motivos para registrar mais de um domínio para o seu site. Com o redirecionamento do Registro.br, pode-se apontar todos os domínios para o site oficial (ex.: dominioadicional.com.br redireciona para meudominio.com.br).

Quando não usar o recurso

Em alguns casos, redirecionar domínio pelo Registro.br pode não ser a melhor solução. Como por exemplo no cenário que ilustramos a seguir:

  • Para quem deseja alterar o domínio principal de um site (ex.: meusite.com.br passa a ser meunovosite.com.br). Nesse caso, como o site em questão já existe, o redirecionamento simples do domínio pode ser prejudicial para a indexação do site nos mecanismos de busca. Isso porque as páginas internas do site que já existe poderão não ser mais encontradas após a mudança de endereço.

O mais indicado em situações como esta é realizar um redirecionamento 301 no servidor de hospedagem, onde cada URL antiga será redirecionada para uma nova correspondente. Esse procedimento pode ser realizado para cada URL individualmente ou através da aplicação de uma regra de redirecionamento. Profissionais da área podem realizar tal procedimento com facilidade.

Benefícios do novo serviço de redirecionamento

Dentre os benefícios de redirecionar domínios pelo Registro.br, destacamos os principais:

  • Facilidade – Ficou mais fácil realizar o redirecionamento de um domínio. Antes da implementação deste recurso era necessário ter uma hospedagem de sites para realizar o redirecionamento, o que aumentava a complexidade da operação.
  • Economia – Como não há a necessidade de realizar o redirecionamento externamente (ex.: em um servidor de hospedagem), a funcionalidade pode representar uma economia, principalmente para aqueles que não possuem um site e desejam apenas redirecionar um domínio para uma página ou perfil em uma rede social.
  • Rapidez – O tempo de propagação do redirecionamento do domínio pelo sistema do Registro.br é praticamente imediato, levando no máximo 15 minutos. Isso representa mais agilidade quando comparamos com o apontamento de DNS tradicional, que pode levar de 24 a 72 horas para ser propagado em toda a internet. Vale lembrar que este tempo reduzido só é válido para domínios que já estão registrados no Registro.br.
  • Flexibilidade – O usuário pode alterar o redirecionamento do domínio sempre que desejar, o que pode ser bastante útil em ações pontuais ou até mesmo caso se queira mudar completamente a plataforma de divulgação (ex.: de uma rede social para um site).

Como redirecionar domínio pelo Registro.br

Nós testamos o novo serviço do Registro.br e o passo a passo pode ser acompanhado a seguir. Vamos lá!

Passo 1 – Acesse o sistema do Registro.br

Vá até o site registro.br e acesse o sistema de administração de domínios. Para isso, clique em Acessar conta no canto superior direito da tela e insira seu login e senha.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 1

Passo 2 – Selecione o domínio

Na tela inicial do sistema, localize o domínio que deseja configurar o redirecionamento e clique sobre ele.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 2

Passo 3 – Editar zona

Após clicar sobre o domínio, a tela de administração do domínio será exibida. Nesta área você verá as informações do titular do domínio, do contato, a área de DNS e também a de provedor de serviços. Localize a área de DNS e clique em Editar Zona.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 3

Atenção: a opção “Editar Zona” só está disponível para domínios cujo DNS está sendo administrado pelo Registro.br. Se você apontou o DNS anteriormente para uma hospedagem de sites, a funcionalidade não estará disponível. Nesse caso, você tem duas opções: 1) realizar o redirecionamento na hospedagem de sites para onde o domínio está apontado; 2) Alterar os servidores de DNS para que utilize o sistema do Registro.br. Somente usando esta segunda opção será possível realizar os passos a seguir.

Passo 4 – Insira o endereço para redirecionamento

Uma vez dentro da área de edição de zona (identificada como FreeDNS na tela), clique no campo Nome ou endereço do site e insira a URL para a qual deseja apontar o domínio.

Redirecionar domínio pelo Registro.br

Repare que o pessoal do Registro.br deu uma ajuda para quem deseja apontar o domínio para uma rede social. Ao clicar no campo “Nome ou Endereço do Site”, ícones das redes sociais mais utilizadas são exibidos à direita. Ao clicar sobre um ícone, a URL base da rede social é inserida no campo e o usuário precisa apenas preencher o complemento.

Redirecionar domínio pelo Registro.br - Passo 5

Passo 5 – Salve as alterações

Após inserir o endereço para onde deseja redirecionar o domínio, salve as alterações clicando no botão “Salvar”.

Se o procedimento foi realizado corretamente, depois de alguns minutos você poderá acessar o domínio no navegador e será direcionado para o endereço que escolheu no passo anterior.

Vídeo explicativo sobre o redirecionamento de domínios do Registro.br

O Nic.br, entidade responsável pelo Registro.br, preparou um vídeo para explicar e divulgar a nova funcionalidade. Confira o vídeo a seguir:

Além do redirecionamento de domínios, é possível fazer muito mais pelo painel de administração do Registro.br, como por exemplo o gerenciamento avançado do domínio e o apontamento para servidores externos. Mas estes são assuntos para outros artigos. 🙂

Agora que você já sabe como redirecionar domínio pelo Registro.br, que tal descobrir se o melhor para você é uma fan page ou um site? Saiba mais sobre o assunto no artigo: Fan page ou site: qual é o melhor para o seu negócio?

Ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação? Deixe um comentário e vamos conversar!

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

4 Comentários

  1. Jota

    O meu está no modo avançado. Não há nenhum record, mas ainda assim não aparece a opção de retornar ao “Modo Básico”.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Jota!
      Depois de alternar para o modo avançado o sistema fica em transição e não é possível retornar ao estado anterior durante este período. Essa transição pode levar até 24 horas para ser finalizada. Para voltar ao modo básico, mantenha o domínio sem nenhum record e verifique novamente em outro momento. O botão “modo básico” deverá ser exibido.
      Mais informações sobre o assunto podem ser vistas em https://registro.br/tecnologia/caracteristicas-tecnicas.html

      Responder

Deixe um comentário