Criador de Sites HostGator (Weebly)

HostGator criador de sites
  • Produto: Criador de Sites HostGator (Weebly)
  • Preço: a partir de R$ 9,99/mês (plano trienal)
  • Indicado para: pessoas que querem criar um site por conta própria
  • Avaliação geral: Muito bom
  • Resumo: fácil de usar, com bom nível de personalização e e-mail incluído

Visitar Site

Prós e contras

PrósContras
Fácil de usar e em portuguêsPouca variedade de temas (23)
Temas responsivosNão pode ser testado gratuitamente
Contas de e-mail gratuitasNão possui e-commerce
Ferramenta de blog
Garantia de satisfação (7 dias)
Suporte 24/7 via chat e e-mail

Galeria de imagens

Confira algumas imagens do criador de sites HostGator (clique na imagem para ampliá-la).

Criador de Sites HostGator - galeria de temasCriador de Sites HostGator - galeria de temasCriador de Sites HostGator - painel internoCriador de Sites HostGator - versão mobileCriador de Sites HostGator - layout página de contatoCriador de Sites HostGator - layout blogCriador de Sites HostGator - apresentação de slidesCriador de Sites HostGator - apresentação de slides

Como funciona o criador de sites HostGator?

criador de sites da HostGator é o Weebly, muito conhecido e utilizado em todo o mundo. A diferença dele para o próprio Weebly é que, além da ferramenta, os planos da HostGator vêm com e-mail gratuito.

O criador de sites HostGator funciona de forma semelhante às demais ferramentas do tipo. Com ele é possível criar um site por conta própria, sem conhecimento técnico, através de um editor amigável e em português.

Nós testamos a ferramenta e vamos mostrar a seguir como foi essa experiência. Confira!

Experimentando o criador de sites HostGator (na prática!)

A experiência com o criador de sites da HostGator foi bem positiva, apesar de termos sentido falta de alguns recursos, como o e-commerce. O editor é bem fácil de usar e rapidamente nos acostumamos com a ferramenta, que vem em português. Há bastante liberdade para criar e customizar o tema. Ao mesmo tempo, a ferramenta te ajuda nesta criação, com opções de layout para cada tipo de página. Agora vamos mostrar o passo a passo, desde a contratação da ferramenta.

Acessando a ferramenta

Ao contratar o criador de sites HostGator, você recebe um e-mail com os dados de acesso e informações sobre a sua conta. Basta clicar no link, inserir seus dados, e em seguida você já está no painel de controle da HostGator, o cPanel. Este painel é utilizado para você administrar o Weebly e também os seus e-mails, entre outras coisas.

Uma vez nele, basta clicar no ícone Weebly para acessar a ferramenta. Você verá então uma tela com as informações da conta no Weebly, incluindo o e-mail associado à conta, e também o domínio onde funcionará o site. Ao clicar em “Editar site” você abre o editor Weebly, que é o lugar onde você irá criar o seu site.

HostGator cPanelHostGator cPanel Weebly

Escolhendo um tema

O Weebly disponibiliza 23 temas, todos modernos e responsivos. É possível visualizar os temas antes de escolher, e até mesmo trocar de tema depois. Sentimos falta de mais opções de temas e também de filtros por categorias. Dependendo do segmento, você acaba ficando com 1 ou 2 exemplos de temas para começar. É claro que você pode editar qualquer tema, mas uma inspiração sempre ajuda.

Ao navegar nos temas, percebemos que as páginas internas são vazias. Apenas a home tem uma imagem e um estilo mais definido. No começo, achamos que isso tornaria mais difícil a criação do site, mas depois descobrimos que a ferramenta possui layouts prontos para as seções internas do site. É só inserir um dos layouts e customizá-lo (ou construir tudo do “zero”). Achamos isso muito funcional, pois ficamos menos presos ao design original e conseguimos ser mais criativos na criação do site. Mais adiante mostraremos como esses layouts funcionam.

Para o nosso teste nós escolhemos o tema abaixo.
Tema escolhido

O editor de sites

A ferramenta em geral é bem simples de usar e está disponível em português (do Brasil). Há um menu superior com as principais seções, como páginas, temas, configurações e outros. Já a barra lateral exibe os elementos que podem ser inseridos no site. Os ícones sem legenda parecem confusos no começo, mas em pouco tempo você aprende e aí fica mais fácil. Há também um pequeno balão explicando cada ícone, quando você pousa o mouse.

Weebly painel interno

Editando texto e imagens

A edição de texto é facílima, bastando clicar no texto e escrever. Ali mesmo você edita o tamanho do texto, insere negrito e tudo mais. Outras edições, como a dos nomes das páginas, podem ser feitas pela seção de páginas, que fica no menu principal. Neste mesmo lugar você também pode inserir e excluir páginas.

A edição de imagens é simples, mas igualmente fácil. Basta clicar na imagem para editá-la. A ferramenta vem com alguns recursos de edição de imagens, como zoom, escurecer, desfocar e filtros de cor. Tudo bem básico, mas útil para um ajuste de imagem simples.

Para a imagem da home, você pode utilizar uma galeria de imagens disponibilizada gratuitamente. Esta foi a única vez que esta galeria apareceu, então talvez esteja disponível apenas na imagem principal da home, que eles chamam de “plano de fundo”. Nas demais situações você pode inserir imagens do seu computador, de um link na internet ou usar uma das imagens gratuitas oferecidas sob a licença Creative Commons.

Abaixo está um exemplo de edição da imagem da home. Ao substituir a imagem, você pode movê-la para encontrar o seu melhor enquadramento.

Weebly editando imagem

Também há um recurso muito interessante, que é o de apresentação de slides. Você seleciona o tipo de layout da apresentação, escolhe as imagens do seu computador e publica no site. Você então pode definir qual o tipo de transição entre as imagens, a velocidade, a posição das miniaturas e vários outros detalhes. É útil para apresentar produtos, serviços ou qualquer outro conteúdo que tenha boas imagens.

Weebly apresentação de slidesWeebly apresentação de slides

Editando outros elementos

Há muitos outros elementos que podem ser editados, como por exemplo, os botões. É possível escrever o texto do botão e escolher seu estilo, posição, link e espaçamento.

A inserção e exclusão dos ícones das redes sociais também é muito fácil. Basta clicar nos ícones já existentes no tema para ativar e desativar as redes sociais. No mesmo lugar você também insere os links das redes sociais que irá utilizar.

Weebly editar botão

Criando os layouts das páginas

Como mencionamos acima, o tema vem praticamente vazio, exceto pela imagem da página inicial do site. Mas isso não é um problema, pois no editor você tem a opção de aplicar um dos layouts oferecidos, ou construir a página totalmente nova, com os elementos da ferramenta. Há layouts para páginas “sobre”, “serviços”, “contato”, “menu” e “portfólio”.

Weebly seleção layout

Página Sobre Nós

Para testar essa funcionalidade, construímos a página “sobre” a partir de um dos layouts oferecidos para esta página. Fizemos algumas edições e trocamos a imagem por uma que tínhamos em nosso computador, já que as imagens gratuitas oferecidas estão sob a licença CC (Creative Commons), em que a atribuição do autor da imagem é obrigatória.

Não ter um super banco de imagens gratuitas na ferramenta até faz falta, mas você tem dezenas de bancos de imagens gratuitas e profissionais na internet. Dá um pouco mais de trabalho, pois tem que pesquisar, salvar e importar as imagens na ferramenta, mas o resultado fica tão bom quanto (ou até melhor). Confira nesse link nossa lista com 11 bancos de imagens profissionais gratuitos.

Ainda sobre esta página, achamos bem interessante que a ferramenta redimensiona algumas seções, dependendo do que você editar no tema. O layout que escolhemos, por exemplo, veio com 4 colunas. Ao excluir uma delas, o site automaticamente se ajustou para 3 colunas, equilibrando o layout novamente. Isso facilita e muito a criação do site. Em criadores de sites mais antigos esse tipo de mudança provavelmente “quebraria” o layout.

Weebly página quem somos

Página inicial (Home)

Para a home achamos interessante testar o layout de portfólio, que exibe uma espécie de galeria de imagens.

Ao selecionar as imagens, a ferramenta automaticamente as insere na galeria. Depois disso, você pode customizar a galeria, como número de colunas, largura das imagens, entre outros. Infelizmente não é possível escolher o enquadramento da imagem. O recorte é feito automaticamente. Para ter mais controle sobre o resultado, você pode subir as imagens na proporção que deseja ter no site. A única imagem que não funcionou bem nesta galeria foi uma foto vertical. O restante ficou ótimo.

Weebly home com portfólio

Outro recurso interessante ao editar uma página é que você pode selecionar o tipo de cabeçalho que prefere. Você pode ter uma página do tipo landing page, que usa uma imagem grande com botão (que chamamos de “call-to-action“), ou optar por uma imagem alta ou baixa, entre outras opções. Cada tipo de página tem um cabeçalho diferente ou nenhum cabeçalho.

Um exemplo prático seria usar o cabeçalho tipo landing page na home, pois a imagem grande e o botão funcionam bem neste tipo de página. Outro exemplo seria usar o cabeçalho com imagem baixa nas páginas internas, em que o conteúdo precisa ter mais visibilidade. Você ainda pode ter uma imagem única, aplicada em todas as páginas, ou usar imagens diferentes para cada tipo de página.

Página contato

Para a página de contato usamos mais uma vez um dos layouts prontos, pois eles são variados, bonitos e muito úteis. É mais fácil customizar uma página a partir de um layout do que inserir todos os elementos separadamente, apesar disso também ser possível.

Weebly layouts página de contato

Para editar o mapa, basta clicar na imagem e inserir o seu endereço. Você depois pode redefinir o zoom do mapa, o tamanho e várias outras coisas. Editar o formulário de contato também é simples. É clicar, substituir o texto original e definir algumas configurações, como: se o campo é obrigatório ou não, e se você quer deixar alguma instrução no campo que o usuário irá preencher. Você também poderá definir o e-mail que receberá as mensagens do formulário, escrever uma mensagem de confirmação de recebimento, editar o botão, entre outras possibilidades.

Ao escolher o layout, sem querer acabamos optando por uma versão sem texto na página, e sentimos falta de um espaço para o endereço e o telefone. Para solucionar o problema, bastou arrastar um elemento de texto para a página e inserir o texto. Ou seja, mesmo inserindo um layout, você pode remover ou adicionar elementos para que o resultado fique como você deseja.

Weebly página de contato pronta

Blog

Para inserir um blog ao seu site, basta adicionar uma página do tipo “blog”. Automaticamente uma nova página é criada e você já pode customizar seu blog.

A primeira coisa que fizemos foi alterar a imagem principal. Você pode escolher uma imagem diferente da home e aplicar somente no seu blog. Ao salvar, basta selecionar “apenas nesta página”. Você pode criar quantos posts quiser, criar categorias, agendar a publicação, entre outras funcionalidades.

Weebly blog

O recurso de blog é interessante, considerando que funciona dentro de um criador de sites. Não podemos compará-lo ao WordPress, que é muito superior neste quesito, mas é uma boa ferramenta. Ideal para quem deseja ter um blog simples com a conveniência de um criador de sites. Para quem prioriza o SEO e deseja ganhar muita audiência com o blog, o melhor é investir em um site WordPress.

O recurso de blog permite que você:

  • Defina quantos posts quer exibir por página
  • Insira ou remova a barra lateral do blog
  • Decida se quer botões de compartilhamento nos posts
  • Escolha o sistema de comentários (via Facebook, Disqus ou padrão)
  • Defina o tipo de moderação, a notificação sobre novos comentários, proteção contra spam
  • Faça configurações básicas de SEO, como URL, título e descrição para cada post
Weebly criação blog post

E-commerce

O Weebly é originalmente oferecido com o e-commerce, mas ele não está adaptado para o Brasil. Provavelmente por conta disso, o criador de sites HostGator não ofereça este recurso em nenhum dos planos.

Ao acessar a ferramenta, você se depara com o recurso de loja e é quase intuitivo experimentá-lo, já que está ali, disponível. A questão é que não é possível fazer muita coisa, pois o Weebly logo exibe uma mensagem de que aquele recurso precisa de upgrade. O problema é que não é possível fazer um upgrade, pois o e-commerce não é parte de nenhum dos planos oferecidos pela HostGator. Talvez no futuro seja possível montar uma loja virtual nesta ferramenta, mas por agora infelizmente não é possível.

Avaliação final

Em nossa opinião, o criador de sites HostGator (Weebly) é uma ferramenta muito boa, com poucos pontos a melhorar. Como pontos positivos temos: um editor fácil de usar e em português, temas responsivos e um recurso de blog que funciona bem. Como pontos a melhorar estão a variedade de temas, ainda pequena, e a falta do e-commerce, recurso que infelizmente ainda é uma raridade nos criadores de sites vendidos no Brasil.

O recurso de e-mail, oferecido gratuitamente pela HostGator, é um diferencial, principalmente quando comparamos com os melhores criadores de sites atuais. As ferramentas mais modernas e populares vendem o e-mail à parte. Outro diferencial é o suporte, oferecido 24 horas por dia, todos os dias, via chat e e-mail.

Em geral, o criador de sites HostGator é uma ferramenta com bom custo-benefício, que atende bem os usuários que querem criar um site por conta própria. Com pouco tempo de dedicação é possível publicar um site profissional, que vai funcionar bem em qualquer tela, inclusive de celulares. Os preços dos planos são acessíveis, principalmente quando comparamos com as melhores ferramentas. Apesar de não ser possível testar a ferramenta gratuitamente, a HostGator oferece uma garantia de satisfação de 7 dias ou a devolução do seu dinheiro.

Visitar o criador de sites HostGator

Recursos

Conheça abaixo os recursos oferecidos pela ferramenta de criação de sites da HostGator:

Temas responsivos

O criador de sites HostGator vem com 23 temas modernos e responsivos. A responsividade significa que os temas se adaptam a qualquer dispositivo, seja ele um computador, tablet ou celular. Esta é uma tendência entre os sites, já que os acessos à internet por dispositivos móveis crescem a cada dia.

Conheça alguns dos temas oferecidos pelo criador de sites HostGator na galeria abaixo.

Galeria de temas Weebly 01Galeria de temas Weebly 02Galeria de temas Weebly 03Galeria de temas Weebly 04Galeria de temas Weebly 05Galeria de temas Weebly 06Galeria de temas Weebly 07Galeria de temas Weebly 08

Conexão com domínio

Em qualquer um dos planos é possível utilizar um domínio próprio (ex: www.meusite.com.br). Você pode utilizar um domínio registrado em outra empresa ou registrar um novo pela própria HostGator. Os planos anuais iniciante e profissional vêm com domínio anual gratuito.

Hospedagem gratuita

Assim como na grande maioria dos criadores de sites, a hospedagem está incluída em qualquer um dos planos. Não é preciso pagar uma hospedagem à parte.

Visualização de estatísticas

O criador de sites HostGator permite que você integre a ferramenta com o Google Analytics e o Google Webmaster Tools. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que fornece dados detalhados sobre as visitas ao seu site. Já o Google Webmaster Tools (agora chamado Search Console) é uma ferramenta mais técnica sobre o seu site, e inclui, entre outras coisas, dados sobre a indexação do seu site no Google.

Blog

O recurso de blog está disponível em todos os planos e pode ser inserido no seu site com facilidade. É possível personalizar o blog e fazer configurações relacionadas a postagem, comentários, layout, SEO e outros.

SEO

O criador de sites HostGator vem com algumas configurações básicas de SEO, dentre elas:

  • Redirecionamentos 301 – útil para redirecionar links antigos para novas páginas
  • Espaços para inserção de código no cabeçalho e no rodapé – para Google Analytics, Google Webmaster Tools e outras ferramentas
  • Espaços para inserção de título, descrição e palavras-chave de cada página ou post
  • Possibilidade de deixar cada página visível ou não para os mecanismos de busca

Formulários e questionários

Nesta ferramenta é possível inserir formulários diversos, apenas arrastando o seu ícone para a página. Uma vez inserido, pode-se editar e personalizar o formulário conforme desejar. Estão disponíveis formulários de contato, cadastro para envio de newsletter e questionários. No plano profissional também é possível disponibilizar o recurso de upload de arquivo e até mesmo definir o tamanho máximo do arquivo.

Integração com Redes sociais, Google Maps e Youtube

O criador possui integração com as principais redes sociais, além do Google Maps e do Youtube. Esta integração permite que você insira redes sociais, mapas e vídeos com facilidade, diretamente pela ferramenta.

Edição HTML/CSS

Um diferencial da ferramenta é que ela permite que você edite diretamente o HMTL e o CSS do site. Útil para quem entende e quer fazer alguma customização específica que a ferramenta não atende. Pode-se salvar um tema com essas customizações e até exporta-lo, mas até onde vimos não é tão fácil levá-lo para outra ferramenta. É preciso trabalhar bastante no código para que ele funcione em um WordPress, por exemplo.

Favicon

Apesar de ser um detalhe, inserir um Favicon ajuda a reforçar a marca. Para quem não conhece, o Favicon é aquele ícone bem pequeno que fica na aba do navegador e identifica em qual site estamos. Nos planos iniciante e profissional você pode inserir o seu Favicon, já no básico este recurso não está disponível.

Rodapé

Todos os temas vêm com um rodapé com a assinatura do Weebly e da HostGator. Para removê-lo (ou editá-lo) é preciso contratar um plano iniciante ou profissional. A versão básica não permite customizar o rodapé.

Banner rotativo

Este recurso é o de apresentação de slides. Com ele você pode inserir galerias de imagens e customizar diversos aspectos, como o layout, o efeito de transição e a posição das miniaturas. Ele está disponível apenas no plano profissional.

Players de vídeo HD e áudio

No plano profissional do Weebly você pode inserir vídeos em HD e áudios no seu site. Basta subir o arquivo para o site e configurar suas preferências. Por exemplo, você pode escolher diversos tamanhos para exibir o vídeo e também habilitar o vídeo para download, se desejar. No áudio, é possível escolher a cor do player, os dados da faixa (áudio) e a reprodução automática (opcional).

Páginas protegidas por senha

Este recurso permite que você proteja uma página e torne-a acessível somente para quem possuir a senha, criada por você. Ele está disponível apenas no plano profissional.

Caixa de busca

Outro recurso exclusivo do plano profissional é a caixa de pesquisa. Ele facilita a navegação dos usuários, que podem procurar pelo conteúdo e ver com rapidez as seções do site que abordam o assunto pesquisado.

Contas de-mail

Em todos os planos Weebly da HostGator há contas de e-mail gratuitas, sendo os planos básico e iniciante com 10 contas e o profissional com contas ilimitadas. Este é um dos diferenciais deste criador de sites, quando comparado aos outros no mercado, que cobram o e-mail à parte.

Membros do site

O plano profissional permite que você tenha até 100 membros, que podem acessar conteúdos exclusivos no seu site. Na ferramenta é possível criar grupos de membros e enviar convites por e-mail.

Planos e preços

Abaixo está a tabela com os planos e preços do criador de sites HostGator. Os principais recursos estão detalhados acima.

Preços e planos criador de sites HostGator

Visitar o criador de sites HostGator

Garantia de satisfação

A HostGator oferece uma garantia de 7 dias para reembolso em caso de insatisfação. Como eles não oferecem teste gratuito da ferramenta, esta é uma forma de experimentar o criador de sites com risco baixo. Caso a ferramenta não seja interessante e você queira desistir dentro do prazo, eles devolvem o valor pago.

Suporte

O suporte ao cliente é feito pela equipe da HostGator e oferecido 24 horas por dia, 7 dias por semana, via chat e e-mail. Também há um material sobre o criador de sites na FAQ da empresa.

Sobre a HostGator

A HostGator é uma das maiores empresas de hospedagem de sites do mundo, com mais de 12 mil servidores e 9 milhões de domínios sob sua gestão. Presente nos EUA, Brasil e Índia, a HostGator é reconhecida por sua hospedagem de qualidade e ótimo preço.

Comparativo criadores de sites

Deixe um comentário