11 bancos de imagens grátis para o seu site (e que valem a pena!)

bancos de imagens grátis

Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”, e isto também vale para quem está criando um site. Um bom conteúdo é fundamental para ter um site profissional, mas além do texto, é preciso dar uma atenção especial às imagens. Infelizmente, muitas vezes elas são as mais difíceis ou caras de se produzir, pois dependem de designers ou de uma câmera profissional e um bom fotógrafo, o que nem sempre está ao nosso alcance.

Nesta hora, um bom recurso é utilizar um banco de imagens, que pode ajudar bastante na criação de um site. E se para você, a grana também não está sobrando, a dica é usar bancos de imagens grátis. Felizmente, há vários sites oferecendo imagens gratuitas de altíssima qualidade, feitas por fotógrafos e designers profissionais. 🙂

Neste artigo, vamos listar 11 bancos de imagens gratuitos que consideramos melhores, após uma pesquisa que fizemos com mais de 100 sites do gênero na internet. Esses bancos de imagens grátis possuem um acervo de ótima qualidade, licença de uso gratuito e um site amigável, que facilita a pesquisa de imagens. Vamos lá?

Lista de bancos de imagens grátis (e imperdíveis)

#1 – pixabay

banco de imagem gratis pixabay

O Pixabay disponibiliza mais de 550.000 imagens, entre fotos, ilustrações e vetores, todos gratuitos com licença CC0 (Creative Commons), ou seja, permitidos para uso comercial e sem necessidade de solicitar permissão ou dar crédito ao autor da imagem. É um ótimo banco de imagens grátis, com imagens profissionais e com boa resolução. O site está em português e é bem amigável, com recurso de pesquisa por categorias, tipo de imagem e palavra-chave.

#2 – Unsplash

banco de imagem gratis unsplash

O Unsplash possui um acervo de fotos super profissionais e diversificadas, e 10 novas imagens são adicionadas a cada 10 dias. A licença de uso é totalmente gratuita (CC0) e as imagens são incrivelmente bonitas. Apesar de estar em inglês, o recurso de pesquisa funciona bem e navegar no site é bem fácil.

#3 – Gratisography

banco de imagens gratis Gratisography

O Gratisography é um site de um talentoso artista, que disponibiliza suas fotos gratuitamente, para uso em projetos pessoais ou comerciais, sem necessidade de atribuição. Suas fotos são muito profissionais e criativas, perfeitas para sites com esse mesmo conceito.

#4 – freepik

banco de imagens gratis freepik

O freepik é um banco de imagens grátis com mais de 200.000 ilustrações (vetores), ícones, fotos e arquivos em PSD (Photoshop). As imagens são de ótima qualidade e são livres para uso comercial, desde que seja dado o crédito ao autor. Há um modelo de assinatura paga, em que você não precisa dar o crédito das imagens. É um site excelente para quem busca imagens editáveis para o seu site. Já as fotos são de terceiros e a licença varia de acordo com o autor.

#5 – Flickr

banco de imagens flickr

O Flickr é um site de armazenamento e compartilhamento de fotos, usado por milhões de fotógrafos profissionais e amadores. Há milhares de imagens de alta qualidade e resolução, e muitas possuem licença de uso gratuito. Para encontrar as fotos, basta fazer uma pesquisa por uma palavra-chave e filtrar por licença de uso (ex: “uso comercial permitido”). Depois é só escolher e baixar!

#6 – Negative Space

banco de imagens gratis Negative Space

O Negative Space possui um banco de imagens menor, mas novas fotos são adicionadas semanalmente. As fotos são de boa qualidade e totalmente gratuitas, com licença CC0. Este tipo de licença não possui nenhum tipo de restrição, ou seja, você pode utilizar em seu site com tranquilidade.

#7 – Pexels

banco de imagens gratis Pexels

Pexels possui mais de 5.000 imagens gratuitas sob a licença CC0, e 20 novas imagens são adicionadas ao acervo todos os dias. As fotos são excelentes e bastante diversificadas. É, sem dúvidas, um site para consultar sempre que precisar de alguma imagem de qualidade.

#8 – morgueFile

banco de imagens Morguefile

O morgueFile possui mais de 370.000 fotos gratuitas em seu banco de imagens, sendo a maioria de boa qualidade e resolução. O site é fácil de usar e o download é simples: basta clicar e salvar. Não é preciso fazer cadastro.

#9 – freerange

banco de imagem gratuito Freerange

O freerange possui milhares de imagens gratuitas, de qualidade média a boa. A licença é totalmente gratuita, o que significa que você pode fazer uso pessoal e comercial dessas imagens (exceto vendê-las como se fossem suas, claro!).

#10 – FancyCrave

banco de imagens gratis FancyCrave

O site FancyCrave oferece fotos gratuitas de alta resolução, feita por fotógrafos. Duas novas fotos são inseridas todos os dias. Apesar de ser um acervo pequeno, as fotos são de boa qualidade, então vale a pena conferir!

#11 – Death to Stock

banco de imagens Death to the Stock Photo

O site Death to the Stock Photo funciona no modelo híbrido (freemium), ou seja, você pode assinar a newsletter deles para receber pacotes gratuitos de fotos a cada mês (eles já enviam fotos bem legais assim que você assina) ou você pode pagar US$ 15 por mês para receber 5 pacotes de imagens + cerca de 30 novas fotos por mês. Se você não precisa de tantas imagens, vale a pena se inscrever para colecionar fotos novas a cada mês, gratuitamente. As imagens são profissionais e modernas.

Ferramentas de pesquisa de imagens

Outra forma interessante de pesquisar imagens é usando ferramentas que reúnem imagens diversas da internet, incluindo bancos de imagens grátis e pagos. Vamos mostrar aqui duas ferramentas ótimas e gratuitas, que são:

Google – pesquisa de imagens avançada

pesquisa de imagens do Google é bem completa e te permite filtrar os resultados por praticamente tudo, tais como palavras, tamanho, proporção, cores, tipo de imagem, local e direitos de uso. A busca é feita nos arquivos de imagens do Google e os resultados mostram um pouco de tudo que existe espalhado pela internet. Por conta disso, filtre sempre pela licença de uso, assim você evita usar uma imagem que está protegida por direitos autorais.

Pesquisa avançada de imagens do Google

Compfight

O Compfight funciona de forma parecida com o Google, porém a pesquisa é feita apenas no banco de imagens do Flickr. Há diversos filtros, inclusive de licença de uso, e o site em geral é bem fácil de usar.

Compfight A Flickr Search Tool

Como fazer pesquisas nos bancos de imagens?

Procurar uma imagem pode ser uma tarefa difícil e demorada, mas com algumas dicas, ela pode ficar bem mais fácil. Veja como pesquisar e escolher as imagens para o seu site, de forma eficiente:

  • pesquisa de imagemEscolha uma categoria ou pesquise por palavra-chave: em sites com um número menor de imagens, a busca pela categoria costuma funcionar melhor do que a pesquisa por palavra-chave. Em sites com milhares de imagens, talvez você precise usar a busca por palavra, pois as categorias são muito grandes e você levaria horas vendo os resultados.
  • Seja criativo ao fazer a busca por palavra-chave: utilize sinônimos, combinações, e palavras abrangentes e específicas. Por exemplo, se eu estou buscando uma “rosa vermelha”, posso tentar as seguintes palavras: flores, flor, rosa, flor vermelha, rosa vermelha, natureza etc. Dependendo do site, a busca específica “rosa vermelha” irá funcionar muito bem, mas de modo geral, o resultado depende de como o site categoriza as imagens. Se o site tiver uma foto de rosa vermelha, mas ela estiver categorizada somente como “flor” ou “natureza”, você precisará fazer essas tentativas diferentes para encontrar a imagem que procura.
  • Utilize palavras em inglês: a maioria dos sites está em inglês e os que estão em português foram traduzidos do inglês, ou seja, você precisará fazer as buscas em inglês se quiser usar bem o recurso de pesquisa. Se inglês não é o seu forte, conte com a ajuda do nosso amigo Google Tradutor. Ele faz um ótimo trabalho e ainda é de graça!
  • Procure sua imagem em diferentes bancos de imagens: cada site tem um estilo, então é normal você não encontrar a imagem que você imaginou de primeira. Em alguns bancos de imagens, as fotos serão mais caretas, em outros serão mais descoladas. É importante pesquisar, filtrar as melhores imagens e depois selecionar as que você vai usar.
  • Não desista do banco de imagem só porque não encontrou a imagem perfeita na primeira busca: pesquisar imagens requer paciência no começo, mas logo você se acostuma com o site e tudo fica mais fácil. Se você fez uma pesquisa por palavra e não encontrou nada que te agrade, mude a palavra, busque por categoria, insista, pois talvez a palavra que você escolheu não seja a certa. Já aconteceu de você pesquisar algo no Google e ele não te mostrar nada interessante? O que a gente faz nesse caso é pesquisar de novo com outra palavra, não é verdade?

Espero que essa lista seja útil para a criação do seu site e que você encontre todas as imagens que precisa para fazer dele um grande sucesso! Conhece outros bancos de imagens grátis que não está nesta lista? Deixe um comentário que a gente atualiza no post!

Boa sorte com seu site! 🙂

↑ Ir para o topo

Por:

Profissional de marketing e empreendedora, com mais de 10 anos de bagagem digital. Ama viajar e sonha com o dia em que qualquer pessoa poderá ter o seu site na internet.

6 Comentários

  1. Carmem Lucia

    Adorei os conteúdos postado com informações claras e objetivas, estão me ajudando bastante nas minhas decisões . Parabéns !!!

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Carmem, que bom! Fico muito feliz em ouvir isso. Obrigada! 🙂

      Responder
  2. Claudia Leite

    Sensacional! Até hoje, fiquei restrita a um site de imagens. Nem sabia da pesquisa avançada de imagens do Google, quanto mais dos outros sites. Muito obrigado!

    Responder
    • Redação

      Oi, Claudia! Pois é, também ficamos impressionados quando fizemos essa lista. Tem muitas imagens profissionais gratuitas e disponíveis por aí. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo