Como criar um site WordPress em apenas 4 passos

 

como criar um site wordpress

Aqueles que desejam empreender na internet têm uma infinidade de ferramentas à sua disposição. Uma das mais importantes é ter um site. Há alguns anos era preciso dominar técnicas complicadíssimas para construir o próprio site e, às pessoas comuns, restava apenas a possibilidade de contratar um profissional da área, o que muitas vezes era difícil e caro.

Graças à inovação tecnológica, esse cenário mudou radicalmente e criar um site está ao alcance de todos.

Novas ferramentas de criação de sites surgem a todo instante e são cada vez mais fáceis de usar. Uma das mais populares é o WordPressPresente em cerca de 40% dos sites ao redor do mundo, o gerenciador de conteúdo é gratuito e muito adaptável, o que talvez explique sua enorme popularidade.

Neste tutorial, você verá que qualquer pessoa com um pouco de boa vontade pode construir e publicar o seu próprio site, começando do zero e sem ter conhecimentos técnicos. Ao final do artigo você deverá ser capaz de criar um site WordPress como esse, que além de bonito é responsivo, ou seja, se adapta às telas de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Site WordPress demo

Ver site demo Download do tema

Antes de começar, é importante frisar que mostraremos como criar um site WordPress pelo WordPress.org, que oferece a versão instalada e mais flexível da ferramenta. Caso prefira uma solução simples e totalmente gratuita, leia nosso artigo que mostra 4 ferramentas para criar um blog, incluindo o WordPress.com.

Etapas para criar um site WordPress

Para chegar ao resultado final, que é criar um site WordPress para você ou o seu negócio, passaremos por 4 etapas básicas, que são:

  1. Registrar um domínio
  2. Contratar um provedor de hospedagem
  3. Instalar o WordPress
  4. Configurar o site WordPress

Antes de iniciarmos, é importante, para quem pretende ter um site, conhecer alguns conceitos básicos sobre o seu funcionamento. Vamos lá:

  • Domínio é o endereço eletrônico do seu site. É como as pessoas encontrarão o seu site na internet. A padaria do José, por exemplo, poderia ter o domínio padariadojose.com.br.
  • Provedor de hospedagem é a empresa que fornece o serviço de hospedagem de sites. Além de ter um domínio, o seu site precisa existir em algum lugar, mais precisamente em um computador especializado, chamado servidor.
  • WordPress é o sistema que permitirá que você configure tanto a aparência do seu site quanto o conteúdo dele. Ele é gratuito e permite uma infinidade de customizações.

Agora que já entendemos o básico, vamos criar um site WordPress na prática?

Passo 1 – Registrar um domínio

campo de pesquisa registro de dominio nacional

O registro de um domínio .com.br custa a partir de R$ 30 por ano. Se você gosta de praticidade, pode registrar o domínio na mesma empresa que hospedará seu site, assim não irá se preocupar com configurações extras. Se prefere liberdade (e um preço mais em conta), pode utilizar o Registro.br, entidade brasileira responsável pelos domínios .br. Se este for o caso, confira nosso artigo que explica como registrar um domínio no Registro.br.

Neste tutorial, vamos usar a HostGator tanto para o registro do domínio quanto para a hospedagem, por isso vamos ao passo 2. Você poderá usar este tutorial para praticamente qualquer empresa de hospedagem.

Passo 2 – Contratar uma hospedagem

contratar hospedagem

Para criar um site WordPress utilizando a versão gratuita da ferramenta (disponibilizada em WordPress.org), é necessário ter um plano de hospedagem de sites. Por ser um site novo, nossa sugestão é que escolha um plano de hospedagem de sites (compartilhada), que é mais barato e atende a grande maioria dos sites. Neste tutorial, vamos utilizar a hospedagem compartilhada da HostGator, com o plano básico (P), que é suficiente para hospedar 1 site.

É importante frisar que o mesmo processo poderia ser realizado em qualquer outra empresa que ofereça suporte ao WordPress (veja aqui as melhores hospedagens com até 75% de desconto). Optamos pela HostGator pela facilidade de uso da mesma, no entanto, se você possui outra hospedagem de sua preferência, poderá seguir os passos descritos aqui da mesma forma, diferenciando-se apenas quanto à instalação do WordPress, que deverá ser um pouco diferente (mas tão simples quanto) em outra hospedagem.

Para saber em detalhes como contratar a hospedagem HostGator, acesse o link abaixo:

Após a contratação do plano, você receberá um e-mail de boas-vindas da empresa, contendo os dados de acesso ao painel de controle de sua hospedagem.

Se você registrou o domínio juntamente com a contratação do plano de hospedagem, estamos com tudo pronto para prosseguir. Com o domínio registrado e os dados de acesso em mãos, é hora de dar o próximo passo para criar um site WordPress.

Passo 3 – Instalar o WordPress

instalar o wordpress

Para instalar o WordPress, você precisa acessar o painel de controle de sua hospedagem. Para isso, localize no e-mail de boas-vindas os dados de acesso ao cPanel, conforme mostrado na imagem abaixo.

dados de acesso ao cpanel

Importante: caso tenha registrado um domínio novo na empresa de hospedagem, ele poderá demorar até 24 horas para estar em pleno funcionamento. Se esse for o seu caso, aguarde o período de propagação do domínio para continuar o tutorial de como criar um site WordPress.

Se tudo estiver certo, acesse o seu cPanel (ou outro painel de controle) com as credenciais recebidas no e-mail. Uma vez no painel, localize o instalador do WordPress. No caso da HostGator, é o QuickInstall, presente na área de software e serviços. Há empresas que oferecem o WordPress instalado, como a Hospedagem WordPress da GoDaddy.

acesso quickinstall

No QuickInstall, selecione WordPress (1) na lista lateral e em seguida clique em Continue (2).

quickinstall criar site wordpress

Preencha o formulário a seguir, deixando em branco o campo depois do endereço, para que o WordPress seja instalado na raiz do site.

instalar WordPress via QuickInstall

Depois de clicar em Install Nowem poucos segundos o WordPress será instalado. Em seguida, os dados de acesso ao seu WordPress vão aparecer na tela, incluindo o endereço de acesso, o login e a senha. Anote estes dados para acessar seu site futuramente.

quickinstall wordpress instalado

Agora você já possui um domínio, uma hospedagem e o WordPress instalado. Falta pouco para finalmente criar um site WordPress. Podemos, portanto, passar para o próximo (e melhor) passo: a customização do seu site.

Passo 4 – Configurar o site

configurar wordpress

Usando os dados de acesso fornecidos, acesse o painel de administração do WordPress no endereço indicado na etapa anterior.

acesso painel site WordPress

Alterar o idioma para Português

Uma vez no painel, precisamos preparar o terreno que nos permitirá criar um site WordPress. O primeiro passo é mudar o idioma para Português, pois ele vem configurado por padrão em inglês. Para isso, no menu lateral, vá em Settings, depois altere o item Site Language para Português do Brasil. Modifique também nesta página as configurações de data e hora. Ao final das alterações, clique em Save Changes.

WordPress alterar idioma português

Instalação do tema

Para criar um site WordPress, precisaremos de um tema. Neste tutorial, escolhemos utilizar o Sparkling, que é um tema gratuito, criado e distribuído pela empresa Colorlib.

Download do tema

Faça download do tema no link acima e salve o arquivo no seu computador. Após o download, dentro do painel de administração do WordPress, vá em Aparência -> Temas e clique em Adicionar novo.

wordpress instalar tema

Na tela seguinte, clique no botão Fazer upload do tema e selecione o arquivo .zip que você salvou no seu computador. Após selecionar o tema, clique em Instalar agora.

instalar tema wordpress

Após a instalação, clique no link Ativar, para colocar o tema em funcionamento.

ativar tema

Após a ativação do tema, clique no título do site, na barra superior, para vê-lo em funcionamento. Você verá a página inicial do site com o conteúdo de marcação do WordPress, como mostra a imagem abaixo.

tema WordPress instalado

Instalação de plugins para aprimorar o seu site WordPress

Após a instalação do tema, é hora de configurar os plugins do seu site. Plugins são complementos ao WordPress, que têm como objetivo acrescentar funcionalidades ao site. Eles são bem úteis, mas cuidado para não instalar plugins demais e sobrecarregar o seu site. Certifique-se também de que o plugin é confiável, lendo avaliações de outros usuários.

Por padrão, a instalação do WordPress via QuickInstall traz alguns plugins, dentre eles, o Jetpack, que será bastante útil para o nosso site. Faça a ativação dele clicando no link Ativar, logo abaixo do nome do plugin.

jetpack ativar no WordPress

Após a ativação, será necessário conectá-lo ao WordPress.com, para que seja possível usar o plugin. Como este plugin foi criado pela mesma empresa que criou o WordPress (Automattic), eles utilizam alguns recursos compartilhados com uma conta no WordPress.com. Para fazer a conexão, basta clicar no botão Conectar ao WordPress.com e seguir os passos descritos na tela seguinte.

jetpack-conectar

Se já tiver uma conta no WordPress.com, poderá usar os mesmos dados de login. Caso não possua, poderá criar uma facilmente. Após o procedimento de login, você será direcionado de volta para o seu site e verá uma tela como essa:

jetpack-conectado

Uma vez ativado o Jetpack, vá até a página de configurações (Jetpack -> Configurações) e ative a opção Galeria Lado a Lado. Esse recurso nos ajudará a criar galerias de fotos incríveis. Certifique-se também de que o recurso Carrossel está ativado. Ele também será útil para a visualização das fotos (abordaremos a criação de galerias de fotos mais adiante).

galerias-jetpack

Inserção do logotipo no cabeçalho do site

Agora que temos os plugins instalados e configurados, vamos começar a customização do site, começando pela inserção do logotipo do seu site ou da sua empresa. Para isso, vá até a visualização do seu site, clicando no nome do site na barra superior, e em seguida em Personalizar.

personalizar-wordpress

Um menu de opções vai se abrir na lateral do site. Selecione a opção Imagem do Cabeçalho e escolha uma imagem no seu computador para ser usada como logotipo.

configurar-imagem-cabecalho

O tema recomenda uma imagem de no máximo 300 x 76 pixels para o logotipo. Se você possui um, adapte-o para caber nessas medidas, pois o resultado será mais adequado para o tema.

Dica: para este tutorial, criamos um logotipo no site LogoMakr.com, que é um site gratuito de criação de ícones e logotipos.

Assim que a imagem é enviada, ela aparecerá no site. Se ficar satisfeito com o resultado, clique no botão Salvar e Publicar.

publicar logotipo wordpress

Se você não possui um logotipo, não se preocupe: o nome do site aparecerá no cabeçalho do seu site WordPress. Você pode alterar o nome do site em Configurações -> Geral -> Título do site.

Criação de páginas

O próximo passo para criar um site WordPress é criar um conjunto de páginas básicas para o nosso site. Neste exemplo, optamos por criar as páginas Quem Somos, Fotos e Contato. A página inicial será uma lista de postagens do blog.

Criação da página Quem Somos

A página Quem Somos geralmente é utilizada para expor e explicar o propósito do site. Nesse caso, vamos usar os recursos básicos do WordPress para inserir imagem e textos na página. O primeiro passo é localizar o item Páginas no menu lateral e selecionar Adicionar Nova.

site wordpress - adicionar nova página

Na área de edição, insira o título da página (1), o conteúdo textual (2), escolha o formato como Modelo Padrão (3) e, por último, envie uma imagem destacada. A imagem destacada, neste tema, possui as medidas de 750 x 410 pixels, mas você pode inserir uma imagem com as medidas maiores do que essa e ela será recortada pelo WordPress. Ao final da edição, clique no botão Publicar. O resultado deverá ser algo parecido com isso:

página quem somos

Fique à vontade para inserir outras imagens no corpo do texto, usando o próprio WordPress, principalmente se o texto for muito longo. Veremos em instantes como customizar o menu.

Criação de uma galeria de fotos

Para criar uma galeria de fotos, vamos usar um recurso muito interessante do plugin Jetpack, que gera automaticamente um mosaico de fotos. Antes de começar, faça a seleção de imagens que deseja publicar no site e salve-as em uma pasta no seu computador.

Dica: todas as imagens do site de exemplo foram retiradas do site Unsplash.com, que fornece imagens gratuitas muito interessantes.

O primeiro passo é adicionar uma página com o título Fotos (ou outro que desejar). Dessa vez, no entanto, vamos usar o modelo de página com largura total, sem barra lateral. Para isso, selecione a opção Full-width (no sidebar), na caixa Atributos de página.

pagina com largura total

Em seguida, na área de edição de conteúdo, clique no botão Adicionar mídia, logo acima dos botões de formatação de texto.

adicionar mídia

Na janela que vai se abrir, arraste ou selecione as imagens que separou no seu computador e envie para o site. Selecione todas ao mesmo tempo. Aguarde o upload das imagens e clique em Criar Galeria (1). Em seguida, configure a galeria da seguinte forma: 3 colunas, link para Arquivo de mídia (2), Tipo: Mosaicos (3). Finalmente, clique em Inserir Galeria (4).

criar galeria

O resultado deverá ser uma arrumação parecida com essa:

criar uma galeria de fotos

Criação da página de contato

Qualquer site que se preze precisa oferecer uma maneira fácil de contato dos usuários com o dono do site. Uma maneira prática de permitir isso é inserindo um formulário, de modo que as mensagens dos usuários sejam escritas e enviadas para você a partir de uma página do site.

Em um site WordPress, a criação de um formulário de contato é bem simples. Faça a criação de uma nova página e nomeie-a como Contato. No editor, clique no botão Adicionar Formulário de Contato, que fica ao lado de Adicionar Mídia. Se você não estiver visualizando o botão, verifique se o Jetpack está ativado e se a função Formulário de Contato está ativada em Jetpack -> Configurações.

adicionar formulário de contato

Em seguida, uma janela com as opções para os campos do formulário vai aparecer. Por padrão você terá os campos Nome, E-mail, Site e Comentários. Se estiver satisfeito com esses campos, não altere nada, caso contrário, siga as instruções na coluna ao lado e insira novos campos ou remova os existentes.

adicionar formulário de contato

Em seguida, clique na aba Notificações por e-mail e insira o seu e-mail (para receber as mensagens) e também o título do e-mail. Escolha um título que facilite a identificação das mensagens no site.

adicionar formulário email

Ao fina da edição, clique em Salvar e retornar ao criador de formulários e depois em Adicionar esse formulário ao meu post. Você verá que um código foi inserido na área de edição do post. Publique a página e em seguida clique em Ver Página, para conferir o resultado.

Página de contato site WordPress

Agora que já temos todas as páginas configuradas, vamos reuni-las em um menu personalizado. Para isso, dentro do painel, selecione no menu Aparência -> Menus.

aparencia menus

Em seguida, digite um nome qualquer para o menu e clique no botão Criar Menu.

criar menu

Após a criação do menu, selecione as páginas que deseja inserir e clique em Adicionar ao menu. Ao final do processo, clique no botão Salvar Menu.

Adicionar páginas ao menu de seu site WordPress

Depois da criação do menu, precisamos informar ao WordPress que queremos que este menu apareça no cabeçalho do site. Para isso, clique na aba Gerenciar Posições. Na área Posição no Tema, escolha o menu que você acabou de criar na opção Menu Principal. Ao final, salve as alterações.

Posição menus WordPress

Pronto! Acesse a página inicial do seu site e veja o menu publicado.

Configuração da página inicial e do painel de destaque

Com as configurações criadas até o momento, a página inicial do seu site exibirá as publicações mais recentes da área de posts do site. Esse tema possibilita criar um painel bem atraente com as imagens destacadas de cada post. Para ativar a funcionalidade, vá até a área de opções do tema (Aparência -> Opções do Tema) e escolha uma categoria para ser usada como base para o painel de destaque no item Slider Categoria.

Opções do tema

Você pode criar quantas categorias quiser em Posts -> Categorias. Ao escolher uma categoria para o slider, apenas ela será usada para ter destaque na página inicial. Para ver o slider em funcionamento, faça a publicação de um ou mais posts e marque-os com a categoria que acabou de criar. Na área de imagem destacada, insira a imagem que deseja publicar como destaque na página inicial.

Post com imagem destacada

Medidas para as imagens do slider

Para um melhor resultado, use imagens com largura de pelo menos 1920 pixels como imagem destacada do painel slider. Assim, cobrirá a maioria das resoluções de computadores desktops da atualidade (assim como telas menores). Quanto à altura da imagem, pode ser usada qualquer medida, o importante é garantir que todas as imagens do slider terão a mesma resolução. Em nosso exemplo, usamos imagens de 1920 x 550 pixels. O resultado foi uma página inicial com imagens atrativas, que convidam à leitura dos artigos.

Página inicial site WordPress

Conclusão

Como vimos, pode ser fácil e rápido criar um site WordPress, bastando ter um bom tema e os plugins certos. As possibilidades de criação de sites com o WordPress são infinitas e muitos outros temas e plugins estão à disposição de todos. Veja o resultado final do nosso site de demonstração e baixe o tema clicando nos botões abaixo.

Ver site demo Download do tema

Se você teve alguma dificuldade ou gostaria de acrescentar algo, compartilhe suas ideias conosco nos comentários!

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

27 Comentários

  1. Bruno

    Me surgiu uma dúvida que não sei se podem me ajudar. Na versão 4.8 do WordPress, o mesmo vem habilitado o envio de vídeos e arquivos de áudio. Sabem dizer como faz para desabilitar novamente? É que por estar fazendo uma rede social com o WordPress, não quero que os usuários enviem vídeos e áudios direto para o site, mas fazer um link com sites que já possuem essa função…

    Responder
    • Redação

      Olá, Bruno!
      Sim, existem maneiras de limitar os tipos de arquivos que podem ser enviados para a biblioteca do WordPress. Encontrei um tutorial bem interessante, que mostra como é possível aumentar os tipos de arquivos ou limitar, dependendo das suas necessidades. O link é paulund.co.uk/change-wordpress-upload-mime-types (em inglês). Você pode adaptar o trecho Remove Existing Mime Types para incluir os tipos de arquivos que não deseja permitir upload. Isso vai valer para todos os usuários (incluindo administradores).
      Se você quiser limitar o upload de acordo com o nível de permissão do usuário, precisará de uma abordagem um pouco diferente, como essa aqui.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, basta avisar.
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  2. Jairo

    Parabéns pelo artigo amigo muito útil é muito bem explicado depois que eu encontrei esse artigo é segui o passo a passo já montei meu primeiro site com WordPress obrigado por ter compartilhado esse conhecimento muito bom mesmo.

    Responder
    • Redação

      Olá, Jairo!
      Obrigado pelo comentário! Ficamos felizes em saber que esse conteúdo foi útil para você. 🙂

      Responder
  3. Bruno

    Só queria saber e entender uma coisa que nunca consegui fazer no WordPress. Quando você adiciona uma categoria ao menu, onde o usuário clica no link da categoria, ele aparece com o nome category -> hospedagem por exemplo e abaixo tem escrito algo como postagens da categoria hospedagem… Queria saber como retirar o nome category da barra de endereço e não aparecer esse nome logo acima das postagens como categoria, como foi feito no site de vocês?

    Obrigado pela ajuda e fico no aguardo.

    Responder
    • Redação

      Olá, Bruno!
      Existem algumas maneiras diferentes de atingir este objetivo. Uma delas é editando o arquivo .htaccess que fica na raiz do WordPress, para que contenha a regra de reescrita de URL, como no exemplo abaixo:

      RewriteRule ^category/(.+)$ http://www.meusite.com/$1 [R=301,L]

      Observação: no exemplo acima substitua o domínio meusite.com pelo domínio do seu site.

      Outras maneiras envolvem o uso de plugins para realizar a reescrita de URL. A vantagem é que você não precisa lidar com edição de código, nesse caso.
      O plugin FV Top Level Categories foi criado para essa função. Basta instalar, ativar e pronto!
      Como alternativa, se você usa o plugin Yoast SEO, ele possui essa função embutida. No painel de administração, vá até a página SEO -> Avançado -> Links Permanentes e ative a opção “Mudar URLs”. Isso fará com que a palavra category seja removida das URLs.
      Importante: ao fazer alterações na sua estrutura de URLs, certifique-se de que há um redirecionamento das URLs antigas para as novas. Caso contrário, seu site poderá ter a sua indexação prejudicada no Google e os usuários que visitarem URLs antigas poderão cair em páginas de erro 404.
      Tendo qualquer dúvida, basta entrar em contato!
      Abraços e boa sorte.

      Responder
      • Bruno

        Obrigado, ajudou muito.

        Acho que prefiro fazer a mudança pelo código no arquivo .htaccess, pois muitos plugins podem ser uma faca de dois gumes (deixar o site vulnerável e deixar o mesmo pesado), por isso só recorro aos plugins em último caso.

        Responder
        • Redação

          Disponha!
          Realmente, se você está à vontade para fazer a alteração diretamente pelo código, certamente é uma boa opção. Mas lembre-se de fazer um backup antes de alterar qualquer arquivo. 😉

  4. Claudemir Verona

    Muito bom seu tutorial, parabéns.
    Poderia por favor tirar um dúvida? Eu estou criando um site para minha empresa, e estou vendendo a possibilidade de clientes colocarem sua propaganda no meu site. Como faço isso?

    Responder
    • Redação

      Olá, Claudemir!
      Existem diversos plugins para administração de anúncios no WordPress. Dentre eles, recomendo que dê uma olhada no Advanced Ads. Este plugin é bastante versátil e permite uma administração bem completa, incluindo a rotação de banners e a publicação de anúncios em diversos formatos.
      Caso tenha qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  5. Danilo

    Boa noite,

    Mais uma vez graças a este site estou tomando boas decisões para iniciar um e-commerce pequeno. Porém tenho uma dúvida ou melhor gostaria de uma orientação se possível. Eu quero montar uma loja de roupa e assessórios. Para hospedar o site desses, posso realizar em um plano básico ou tem que ser próprio para loja virtual (plano mais caro) ?

    Obrigado pela oportunidade e espaço.

    Responder
    • Redação

      Olá, Danilo!
      Obrigado. Que bom que o nosso site tem sido útil para você. Sobre a sua dúvida, imagino que esteja se referindo à HostGator, que foi o exemplo que usamos no post. Neste caso, você poderia optar pelo M ou pelo Business, porém no M você precisaria contratar o SSL à parte, enquanto no Business ele é gratuito. O preço do certificado SSL básico na HostGator pode ser visto nesta página da empresa.
      Como você planeja ter uma loja virtual, é fundamental que a sua hospedagem permita a instalação de um certificado SSL e ofereça espaço de armazenamento e largura de banda suficientes para as demandas da sua loja. Para mais dicas sobre isso, recomendamos este artigo sobre loja virtual, que é bem abrangente: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/como-montar-uma-loja-virtual/.
      Boa sorte com o seu e-commerce, e precisando de algo, escreva para a gente! 🙂

      Responder
      • Danilo

        Muito Obrigado pela orientação, estou lendo o artigo recomendado e estou gostando muito, cada vez mais me deixa satisfeito em planejar um e-commerce. Sucesso para vocês !

        Responder
  6. Diná Aguiar

    Muito bom o artigo. Mas uma dúvida: Quando uma pessoa deixa um comentário num post, tem como o word press me notificar por e-mail?

    Responder
    • Redação

      Olá, Diná!
      Sim, com certeza! Na verdade, essa é uma função padrão do WordPress: sempre que um novo comentário é feito, o administrador do WordPress receberá um aviso e poderá autorizar ou não a publicação do mesmo.

      Responder
  7. Ítalo Honorato

    Parabéns. Esse é o único tutorial e encontrei que é bom e atualizado (é recente, já os outros são um pouco antigos). Andei procurando um tutorial bom e recente uns dos primeiros que encontrei foi esse.

    Gostei!
    abçss

    Responder
      • Ítalo Honorato

        Tenho outra dúvida. Sabe se um site de e-comerce em Word permite que se adicione produtos e que cadastre pessoas para fazer funções específicas (por ex, colocar um cara para poder somente ver as compras realizadas, sem ter poder de editar os anúncios de produtos ou de mudar qq outra coisa no site)?

        Responder
        • Redação

          Sim, é possível usar o WordPress como plataforma de e-commerce (através da instalação de plugins específicos) e criar usuários no modo “colaborador”, que permitirá ao usuário ter acesso à relatórios e até mesmo ao cadastramento de novos produtos e publicações – sem, no entanto, permitir que ele faça qualquer publicação ou alteração no site.

          Devemos alertá-lo, contudo, que o WordPress não é uma plataforma planejada para e-commerce, podendo ser adaptado para tal, mas deixando a desejar em alguns aspectos. Pode ser uma boa opção para quem está começando a vender online, mas quando sua loja começar a crescer, você provavelmente sentirá falta de outros recursos e poderá desejar migrar para uma plataforma mais robusta, como o Magento, por exemplo.

          Esperamos ter ajudado! Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.

          Um abraço e boa sorte com o site!

  8. Amanda

    Olá! Adorei o tutorial, é bem simples e bastante claro! Mas estou com um probleminha… não consigo fazer com que blogueiras de outras plataformas sigam meu blog no WordPress…. tem algo errado?

    Responder
    • Redação

      Oi, Amanda! Que bom que o tutorial foi útil para você. Sobre a sua dúvida, talvez um plugin resolva, mas para afirmar isso precisaria entender melhor o que precisa. Poderia nos dizer de que forma você quer que outras blogueiras sigam o seu blog? Se tiver um exemplo de blog com este recurso seria ainda melhor. Obrigado!

      Responder
      • Bruno

        Acho que eu sei qual é o problema dela, se for o que estou pensando é uma forma de seguir blogs WordPress semelhante ao Blogger. Se não me engano você pode habilitar ou desabilitar essa função dentro da guia opções

        Responder
  9. Ana Paula

    Adorei!! Acabei de criar um blog e conseguir fazer tudo seguindo o passo a passo de vocês… Muitíssimo obrigada.

    Responder
    • Redação

      Olá, Ana!
      Obrigado pelo seu comentário! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo foi útil pra você!
      Um abraço e boa sorte com o blog!

      Responder

Deixe um comentário