Como redirecionar um domínio ou página

Ilustração de uma página sendo redirecionada para outra

Se você possui um ou mais domínios registrados, existem grandes chances de já ter se deparado com a necessidade de redirecionar um domínio para algum lugar. O redirecionamento de um domínio pode ser necessário em uma série de situações, como por exemplo, quando registramos um domínio adicional para um site, quando alteramos a URL (endereço) de uma página, e muitas outras.

Neste artigo, vamos conhecer as situações mais comuns nas quais o redirecionamento se faz necessário. E também ver diversas formas de fazer esses redirecionamentos.

Se quiser ir direto ao ponto, consulte a lista abaixo e clique no assunto que te interessa para ver mais detalhes.

Quando redirecionar um domínio

Existem alguns cenários nos quais pode ser necessário redirecionar um domínio. Conheça os principais:

  • Você registrou um domínio adicional para o seu site e deseja que ele aponte para o site principal.
  • Você alterou o endereço de uma página (URL) no seu site e deseja que o endereço antigo redirecione para o endereço novo.
  • Você registrou um domínio e quer fazer com que ele aponte para um endereço qualquer, como por exemplo uma página em uma rede social.
  • Você deseja definir um padrão de URL para o seu site, como por exemplo, fazendo com que todas as páginas tenham www no endereço ou usem o protocolo seguro HTTPS.

Se você se identificou com alguma das situações acima, está no lugar certo. Veremos, mais adiante, como configurar estes redirecionamentos. Mas primeiro, vamos entender algumas questões importantes sobre o assunto, e que podem causar confusão.

Redirecionamento de domínios e DNS

É importante esclarecer que os redirecionamentos que vamos abordar neste artigo não têm relação com o apontamento ou configuração de DNS. Ou seja, não falaremos de como configurar ou apontar um domínio para uma hospedagem. Aqui estamos falando exclusivamente da situação na qual o usuário acessa o endereço A e é direcionado para o endereço B (ex.: dominio-um.com redireciona para dominio-dois.com).

Alterações nas configurações de DNS de um domínio podem causar redirecionamentos, mas seu propósito é diferente dos citados aqui. Aqui vamos tratar de redirecionamentos no servidor de hospedagem e nas páginas de um site.

Se você deseja saber como realizar configurações de apontamento em nível de DNS, consulte o artigo O que é DNS e qual o seu papel na internet.

O que é necessário para redirecionar um domínio

Antes de realizar qualquer redirecionamento, tenha em mente que os seguintes passos devem realizados:

  1. Registrar um domínio (caso ainda não o tenha)
  2. Contratar uma hospedagem (com algumas exceções)
  3. Apontar o domínio (DNS) para a hospedagem
  4. Fazer o redirecionamento

Vamos entender melhor estes itens a seguir:

Registrar um domínio

Ao registrar um domínio, você garante o direito de uso do mesmo. Mas para que ele funcione, é preciso direcioná-lo para um servidor. O registro tem o prazo mínimo de um ano e pode ser renovado indefinidamente pelo proprietário. Registrar um domínio é o primeiro passo antes de realizar qualquer ação.

Contratar uma hospedagem (com exceções)

O servidor de hospedagem é o computador que receberá o tráfego de usuários que acessarem o domínio em questão. É nele que as regras de redirecionamento vão “morar”.

Mas saiba que nem sempre a hospedagem pode ser necessária para fazer um redirecionamento. Em geral, as empresas que registram domínios não oferecem o recurso de redirecionamento sem que o domínio seja apontado para uma hospedagem. Como exemplo de exceção, podemos citar o Registro.br, que possui esta funcionalidade em seu painel de controle. A ferramenta permite fazer redirecionamentos simples, como apontar o domínio para uma rede social, por exemplo.

Apontar o domínio (DNS) para a hospedagem

Se o local que você registrou o domínio não oferece a possibilidade de redirecionamento sem servidor, então é necessário apontar o DNS do domínio para um servidor de hospedagem. Isso é feito alterando-se as entradas de DNS do domínio.

Fazer o redirecionamento

Uma vez que o domínio está registrado e apontando para um servidor de hospedagem, o redirecionamento pode ser configurado. O procedimento pode ser feito de diversas maneiras. Ele pode ser feito diretamente no servidor, alterando-se algumas configurações ou nos próprios arquivos que compõem o site.

A técnica escolhida para o redirecionamento deve levar em consideração alguns fatores. Primeiramente, é necessário ter em mente o que se deseja redirecionar (apenas uma página, um domínio inteiro, um formato de URL, entre outros). Também deve-se levar em conta o grau de conhecimento da pessoa que fará o redirecionamento. Muitos painéis de controle de hospedagem oferecem telas amigáveis para configuração de redirecionamentos. Mas um programador pode achar mais simples e eficiente alterar um arquivo de configurações do servidor.

Vamos ver a seguir alguns possíveis cenários e maneiras de fazer redirecionamentos.

Tipos de redirecionamento mais comuns

Como falamos no início do artigo, a técnica escolhida dependerá de diversos fatores, mas principalmente do tipo de redirecionamento que se deseja fazer.

Tipos de redirecionamento mais comuns

Alguns cenários comuns de redirecionamento incluem:

  • Redirecionar a página A para a página B (ex.: site.com/pagina-a -> site.com/pagina-b).
  • Redirecionar o domínio A para o domínio B (ex.: site-a.com -> site-b.com).
  • Redirecionar o domínio A para o domínio B preservando suas URLs (ex.: site-a.com/contato -> site-b.com/contato)
  • Redirecionar um formato de URL para outro (ex.: site.com -> www.site.com).

Além disso, os redirecionamentos podem informar ao navegador e aos buscadores a natureza da mudança. Existem diversas classificações para redirecionamentos, mas os mais usados são:

  • Redirecionamentos permanentes (código 301)
  • Redirecionamentos temporários (código 302)

Não vamos entrar em muitos detalhes sobre a natureza do redirecionamento, mas tenha em mente que, se a mudança de domínio será de longo prazo, opte pelo redirecionamento permanente, ou 301. Este redirecionamento garante que os mecanismos de busca, como o Google, vão “entender” que a página ou domínio em questão possui um novo endereço.

Como redirecionar um domínio ou página

Agora vamos abordar algumas das diversas técnicas que permitem redirecionar um domínio, ou apenas uma página, para outro endereço.

Redirecionamento via painel de controle de hospedagem

Redirecionamentos de domínio e página podem ser complexos, principalmente para quem não é da área. Além disso, configurar um redirecionamento pode ser uma operação delicada, considerando que ela pode alterar completamente o funcionamento de um site. Se algum erro for cometido, as consequências podem ser ruins, podendo até deixar o site fora do ar.

Por isso, muitas empresas oferecem a possibilidade de configurar redirecionamentos diretamente no painel de controle da hospedagem. Vamos conhecer algumas a seguir.

Redirecionamentos na HostGator

Redirecionamentos na HostGator podem ser feitos no painel de controle cPanel, em uma área chamada Redireciona. É possível escolher o tipo de redirecionamento (permanente ou temporário) e se ele vai afetar um domínio específico ou todos. Veja as instruções para redirecionamento de URLs nesta página da HostGator.

Redirecionamento no painel HostGator

Redirecionamentos na GoDaddy

Os planos de hospedagem de sites da GoDaddy oferecem o cPanel para administração do serviço. Por isso, a mesma opção para redirecionar um domínio encontrada na HostGator está disponível na GoDaddy. Apenas o nome da opção é um pouco diferente. No cPanel da GoDaddy, busque pelo ícone Redirecionamentos e você verá a página de configuração. Para saber como configurá-lo, acesse esta página (instruções em inglês).

Redirecionamento via cPanel na GoDaddy

Redirecionamentos na Hostinger e WebLink

A Hostinger e a WebLink são empresas do mesmo grupo e oferecem serviços semelhantes. Ambas possuem planos de hospedagem com painel de controle próprio ou com o cPanel. O painel de controle próprio da Hostinger possui a função de redirecionamento e as instruções para a configuração estão nesta página. Para a WebLink, veja as instruções aqui. Para as hospedagens cPanel, o procedimento é semelhante ao encontrado na HostGator e na GoDaddy.

Redirecionamento no painel da Hostinger

Redirecionamentos na Locaweb, UOL Host e KingHost

As empresas de hospedagem Locaweb, UOL Host e KingHost não oferecem a opção de redirecionar um domínio pelo painel de controle da hospedagem. Estas empresas recomendam que os redirecionamentos sejam realizados através de configurações no servidor ou no código-fonte do site.

Se você possui um site em uma destas empresas e deseja configurar um redirecionamento, veja abaixo diversas formas de realizar a configuração e escolha a mais adequada. O funcionamento das configurações que mostraremos a seguir está relacionado ao servidor e/ou à linguagem de programação e independem da empresa escolhida.

Redirecionamento de domínios e páginas via CloudFlare

O CloudFlare é um serviço criado com o objetivo de otimizar o desempenho/velocidade de sites e oferecer proteção contra spam e outras ameaças virtuais. A plataforma evoluiu sobremaneira desde a sua concepção e oferece uma gama de serviços bastante úteis e necessários para site e aplicações.

Através do painel de regras de página (Page Rules), é possível configurar diversos tipos de de redirecionamentos no CloudFlare, dos mais simples até os bastante complexos.

Exemplo de redirecionamento de domínio para uma rede social no painel do CloudFlare
Exemplo de redirecionamento de domínio para uma rede social no painel do CloudFlare

Para saber mais, veja este tutorial que explica como redirecionar um domínio no CloudFlare gratuitamente a necessidade de uma hospedagem de sites.

Redirecionamento em servidores Linux com Apache (via .htaccess)

Segundo dados do W3 Techs, a maioria dos sites ativos na internet utiliza o servidor web Apache para gerenciar suas requisições. Diversas configurações do Apache podem ser realizadas através da manipulação do arquivo .htaccess. Este arquivo é distribuído e pode ser adicionado apenas nos diretórios onde se deseja criar uma regra.

Para criar uma regra de redirecionamento em uma hospedagem com o Apache (geralmente hospedagens Linux), localize o diretório que corresponde à raiz do seu domínio e crie um arquivo de texto com o nome .htaccess (caso não exista). Em seguida, acrescente o código correspondente ao que deseja. Abaixo estão alguns exemplos de redirecionamentos que podem ser adaptados por usuários de hospedagens com Apache.

De uma página para outra:

Redirect 301 /pagina-antiga http://www.seudominio.com.br/pagina-nova

Neste exemplo, após o comando “Redirect 301”, deve-se informar a página de origem, sem o domínio (ex.: /pagina-antiga). Insira um espaço após a página de origem e depois informe a URL completa de destino, incluindo o http:// (ex.: http://www.seudominio.com.br/pagina-nova). Se o redirecionamento for temporário, basta alterar o Redirect para 302.

Após a inclusão do código, salve o arquivo e envie-o para o servidor. Depois acesse o endereço da página antiga para confirmar que o redirecionamento funciona. Pode ser necessário limpar o cache do navegador. Para facilitar o teste, acesse o endereço usando o modo “navegação anônima” do navegador. Isso evitará que o cache armazenado no navegador afete o redirecionamento.

De um domínio para outro:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^siteantigo.com.br$
RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]

Esta regra informa que qualquer requisição a um endereço será redirecionada para o mesmo endereço, mas no novo domínio. Assim, ao acessar, por exemplo, siteantigo.com.br/pagina1, você será redirecionado para novosite.com.br/pagina1. Este redirecionamento é bastante utilizado se um site mudou de endereço, mas conserva a mesma estrutura de URLs. Em cenários assim, é muito importante configurar um redirecionamento corretamente, para que o Google e outros buscadores entendam que se trata do mesmo site e que ele apenas mudou de endereço.

Essa mesma lógica pode ser usada para forçar a navegação de um site com o www no endereço. O redirecionamento no .htaccess seria algo como:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^meusite\.com\.br
RewriteRule ^(.*)$ http://www.meusite.com.br/$1 [R=301,L]

No exemplo acima, ao acessar a página meusite.com.br/pagina1, o usuário é redirecionado para www.meusite.com.br/pagina1.

Se o site possui um certificado SSL, é importante redirecionar todas as URLs para a versão segura do site (com HTTPS), podemos usar a seguinte regra no arquivo .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

Lembre-se de que se tratam apenas de exemplos e que eles devem ser adaptados para a realidade de cada um.

Redirecionamento em servidores Windows

Servidores Windows possuem um funcionamento parecido com servidores Linux quando o assunto é redirecionamento. As regras, nesse caso, são escritas em um arquivo denominado Web.config, que está localizado no diretório raiz do site. Assim, se você deseja criar uma regra de redirecionamento para um site que está no diretório /meusite/, basta localizar e editar o arquivo web.config em /meusite/Web.config.

Para fazer um redirecionamento simples, de uma URL para outra, utilize a seguinte regra em seu arquivo Web.config:

<configuration>
  <location path="pagina_antiga">
    <system.webServer>
      <httpRedirect enabled="true" destination="http://seudominio.com.br/pagina_nova" httpResponseStatus="Permanent" />
    </system.webServer>
  </location>
</configuration>

Se você alterou o domínio do seu site e deseja que as URLs do site antigo redirecionem para a mesma página, mas no novo domínio, poderia usar uma regra semelhante a:

<rewrite>
  <rules>
     <rule name="Exemplo de redirecionamento" stopProcessing="true">
     <match url="(.*)" />
     <conditions logicalGrouping="MatchAny" trackAllCaptures="false">
        <add input="{HTTP_HOST}{REQUEST_URI}" pattern="siteantigo.com.br" />
     </conditions>
     <action type="Redirect" url="http://sitenovo.com.br/{R:1}" redirectType="Permanent"/>
     </rule>
  </rules>
</rewrite>

Versões mais antigas do servidor Windows IIS podem não interpretar as regras acima. Para mais informações sobre redirecionamento em servidores Windows, consulte esta página (em inglês).

Redirecionamento de páginas usando linguagens de programação

Em muitas situações, pode ser mais prático não alterar as configurações do servidor e utilizar uma linguagem de programação para realizar o redirecionamento de uma página.

Todas as linguagens de programação utilizadas na internet possuem uma forma de redirecionar o usuário de uma página para outra. Vamos conhecer algumas a seguir:

Redirecionamento com PHP

O PHP é uma linguagem bastante popular na internet e muito usada para a construção de sites. Ela é interpretada no servidor, ou seja, as páginas são processadas e “montadas” no servidor, sendo o resultado enviado para o navegador do usuário, que recebe uma página HTML estática.

O redirecionamento de uma página com PHP se vale da função header(), que envia informações para o navegador antes de qualquer carregamento. Por esse motivo, a função deve ser usada logo no início do arquivo, antes de qualquer outra informação na página.

O exemplo abaixo informa ao navegador que a página em questão foi movida de maneira permanente e redireciona o usuário para o novo endereço.

<?php
header( 'HTTP/1.1 301 Moved Permanently' );
header( 'Location: http://www.seusite.com.br/novapagina' );
?>

Como se trata de um redirecionamento por linguagem de programação, o arquivo que contém a regra deve ser inserido individualmente em todas as páginas que se deseja redirecionar.

Redirecionamento com ASP e ASP.NET

ASP (também conhecida como “ASP clássico”) e ASP.NET são linguagens de programação criadas pela Microsoft e usadas em servidores Windows. Assim como o PHP, estas linguagens são interpretadas no servidor e o resultado é enviado para o navegador do usuário.

Para redirecionar uma página em ASP clássico, insira o código de redirecionamento no arquivo de carregamento da página em questão, como no exemplo abaixo:

<%
    Response.Redirect "http://meusite.com.br/pagina"
%>

Para redirecionar uma página em ASP.NET, insira o código de redirecionamento, como no exemplo abaixo, na página que deseja redirecionar.

<%@ Page Language="C#" %>
<script runat="server">
    private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e){
        Response.Status = "301 Moved Permanently";
        Response.AddHeader("Location","http://meusite.com.br/pagina");
    }
</script>

Redirecionamento com Javascript

Ao contrário do PHP, o Javascript (não confundir com Java) é uma linguagem interpretada no navegador do usuário. Dessa forma, sua programação pode ser visualizada, pois está presente no código-fonte da página.

Para que uma página seja redirecionada para outra, usando Javascript, insira um código como o abaixo no código-fonte da página em questão:

<script>
    window.location="https://www.meusite.com/pagina";
</script>

Redirecionamentos com Javascript podem ser menos eficientes do que redirecionamentos com linguagem de programação de servidor, porque, se o usuário estiver com o javascript desativado no navegador, ou por algum motivo o carregamento do script não for concluído, o redirecionamento não vai ocorrer. Por esse motivo, se o redirecionamento for essencial, como em casos de mudança de endereço, recomendamos que se use outro método, diferente de Javascript.

Redirecionamento com HTML

HTML não é uma linguagem de programação, mas sim de marcação, presente em todas as páginas da internet. As linguagens dinâmicas, de programação, geram código HTML após processar as requisições feitas pelo usuário. O Javascript, por ser uma linguagem de programação que roda no navegador, consegue manipular HTML dinamicamente, alterando em tempo real os elementos presentes em uma página.

Apesar de não ser uma linguagem de programação, o HTML pode ser usado para redirecionar uma página. Isso é possível através da inserção de uma tag do tipo meta em conjunto com o atributo http-equiv=”refresh”. Este atributo informa ao navegador que a página deve ser redirecionada para determinado endereço após uma quantidade de segundos estipulada. Para que a página seja redirecionada imediatamente, basta definir o tempo como 0 (zero), como no exemplo:

<meta http-equiv="refresh" content="0;url=http://meusite.com.br/pagina" />

Se desejarmos que a página seja redirecionada após 5 segundos, por exemplo, basta alterar o valor antes do endereço:

<meta http-equiv="refresh" content="5;url=http://meusite.com.br/pagina" />

Da mesma forma que as linguagens de programação, para que o redirecionamento em HTML funcione, é necessário inserir a meta tag no cabeçalho da página que se deseja redirecionar. O cabeçalho de uma página HTML fica entre as tags <head> e </head>.

Como redirecionar domínios adicionais

É muito comum registrar mais de um domínio para o mesmo site. Com frequência isso é feito para garantir que algumas variações do domínio serão pertencentes ao dono da marca. Uma empresa que possui um domínio terminado em .com.br, por exemplo, pode registrar o mesmo domínio, mas com variações na terminação, como .com, .net e outras.

Quando isso ocorre, é interessante garantir que o domínio adicional será redirecionado para o site existente no domínio principal. Assim, quando alguém tentar acessar o domínio adicional exemplo.com, será redirecionado para o principal exemplo.com.br.

Da mesma forma que os exemplos que vimos até aqui, para realizar esse tipo de redirecionamento é necessário registrar o domínio desejado e apontá-lo para um servidor de hospedagem. Deve-se então redirecionar o domínio no servidor.

Algumas empresas oferecem a possibilidade de adicionar domínio estacionados ou mapeados, que refletem o conteúdo do site principal. Assim, ao acessar o domínio de exemplo dominio-adicional.com, o usuário verá o mesmo conteúdo presente no site principal dominio-principal.com. Apesar de ser uma configuração simples de se fazer, esta configuração não é interessante para quem deseja visibilidade  nos mecanismos de busca. O motivo é que os buscadores podem entender que se trata de um segundo site com o mesmo conteúdo do primeiro, o que poderia ser considerado conteúdo duplicado.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é inserir um domínio adicional na hospedagem (como se fosse um segundo site) e configurar um redirecionamento 301 para o site principal. Dessa forma, sempre que alguém tentar acessar o domínio adicional, será redirecionado para o site principal, sem que o domínio adicional seja exibido na barra de endereços.

E a configuração desse tipo de redirecionamento é bem simples, mas deve-se optar por um redirecionamento no nível do servidor (ao invés de redirecionar apenas uma página). Se você usa uma hospedagem Linux, por exemplo, poderia inserir apenas um arquivo do tipo .htaccess no diretório do domínio adicional com o redirecionamento de domínio.

O código, nesse caso, deve informar que qualquer requisição para aquele domínio (incluindo subpáginas) será redirecionada. Por exemplo:

RewriteEngine on
RewriteRule ^.*$ http://meusite.com.br [L,R=301]

Também é possível redirecionar um domínio adicional usando uma linguagem de programação. No entanto, não recomendo esta opção para domínios adicionais, porque o redirecionamento com linguagem de programação é aplicado apenas se determinado arquivo for carregado (ex.: index.php ou pagina.php). Assim, se alguém tentar acessar uma URL diferente da URL base do domínio, poderá não ser redirecionado.

O redirecionamento no nível do servidor (via .htaccess ou Web.config) é mais poderoso nesse cenário, porque permite a criação de regras que cobrem qualquer tipo de URL e acesso ao domínio adicional.

Como redirecionar domínios no Registro.br

O Registro.br, entidade brasileira responsável pelo controle de todos os domínios terminados em .br, possui uma funcionalidade que permite realizar o redirecionamento de domínios sem a necessidade de apontá-lo para uma hospedagem. Esta opção só está disponível para domínios terminados em .br (ex.: meusite.com.br) e registrados diretamente no site do Registro.br.

Este recurso pode ser útil para aqueles que registraram um domínio, mas ainda não possuem um site. Dessa forma, os usuários poderão usar o seu endereço para levar o usuário para uma página em uma rede social, por exemplo.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos os cenários mais comuns onde pode ser necessário redirecionar um domínio. Vimos também diversas técnicas para configuração do redirecionamento, que atendem desde pessoas técnicas até iniciantes nesse universo

Espero ter ajudado você a redirecionar um domínio ou página, mas se tiver alguma dúvida, deixe um comentário! E já que estamos falando de domínio, sabia que existe um serviço que protege os seus dados de registrante da internet? Saiba mais neste artigo sobre Privacidade de domínio.

Tags: ,

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

68 Comentários

  1. Ramon

    É possível criar um redirecionamento de url, onde eu consiga redirecionar para mais de uma url?

    Por exemplo: Você clica no link agora e é redirecionado para o endereço1, a pessoa seguinte ao clicar no mesmo link que você será redirecionado para o endereço2

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ramon,
      Sim, isso é possível. Mas, nesse caso, você deve usar uma linguagem de programação para fazer o redirecionamento. Basicamente, você precisa criar um script para que o redirecionamento ocorra com o comportamento desejado. Isso pode ser feito em qualquer linguagem de programação que rode no seu servidor de hospedagem.
      Abraços!

      Responder
  2. Ligia

    Olá, Bill!

    Com sua ajuda eu consegui criar um subdomínio e agora gostaria que meu domínio antigo redirecionasse para esse subdomínio.
    O domínio antigo está hospedado no wix. Sabe como posso fazer isso?

    Muito obrigada pela ajuda!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Ligia,
      Por padrão, é necessário usar um servidor de hospedagem para fazer redirecionamentos. No entanto, existe uma alternativa atualmente que pode contornar essa necessidade.
      Recomendo que leia o artigo como redirecionar um domínio no CloudFlare. No caso, você poderia apontar o seu domínio para o CloudFlare e realizar o procedimento descrito no artigo para redirecionar o seu domínio sobressalente.
      Qualquer dúvida me fale.
      Abraços!

      Responder
  3. Paulo

    Excelente artigo, entretanto estou com um problema um pouco diferente. Toda vez que tento acessar o meu site, sou direcionado para um site estranho ( aparentemente chinês ). Já tentei acessar por vários computadores e várias redes, mas o problema se repete. Aparentemente meu site foi sequestrado ( não sei se seria esse o diagnóstico correto). Qual seria a sugestão para resolver esse problema? Antecipadamente agradeço.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paulo,
      Seu site provavelmente foi invadido e um redirecionamento foi configurado para este site estranho. O primeiro passo para a correção seria restaurar um backup do seu site com o conteúdo original. Uma vez que o site foi recuperado, é importante revisar a segurança do servidor e do site em si. Troque todas as senhas de acesso ao servidor e ao site — mas é importante dizer que somente isso não é suficiente. Provavelmente existem vulnerabilidades no site que permitiram esta invasão. Dependendo da tecnologia que foi utilizada no site, o caminho para identificação e correção das vulnerabilidades pode variar bastante.
      Em alguns casos, o suporte da empresa de hospedagem pode ajudar. Em outros, talvez a contratação de um profissional seja necessária.
      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato novamente.
      Boa sorte!

      Responder
  4. Mariana

    Bom dia Bill, tudo bem?

    Tenho um site “.com” para atender meu público estrangeiro e agora quero duplicá-lo pelo shopify usando um novo domínio “.com.br” para atender meu público brasileiro (quero ter os dois sites porque os preços dos produtos praticados no Brasil serão inferiores aos estrangeiros já que não acresce os custos de importação/exportação que tenho para vender em outros países).

    O que você me sugere? Uma amiga trabalha com uma situação idêntica à minha e quando alguém entra no site dela (independente do domínio digitado), é direcionado para uma página onde escolhe a opção “marca x worldwide” ou “marca x brasil”. Essa opção me parece bem interessante mas não estou encontrando como fazer. Obrigada desde já 🙂

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Mariana,
      Faz sentido duplicar a sua loja e ter dois domínios diferentes, considerando os pontos que destacou. 🙂
      Não sou especialista no Shopify, mas pelo que andei pesquisando, acho que você teria que configurar duas lojas diferentes e sincronizar o catálogo. Me parece que há inclusive uma ferramenta que permite fazer esta sincronização entre as lojas (veja aqui os detalhes).
      Outra opção seria manter apenas um domínio e ter uma versão traduzida de todas as páginas. Esta opção, no entanto, tem as suas limitações (saiba mais aqui).
      Espero ter ajudado!
      Abraços.

      Responder
      • Mariana

        Muito obrigada.

        Com relação à minha outra questão: eu tenho uma amiga com uma situação idêntica à minha e ela tem uma página inicial para o site dela com domínio “.com” (que é o mais antigo), qual permite que quando alguém entra naquele site possa escolher uma entre as duas opções: “site worldwide” ou “site brasil”. Essa opção é o que eu preciso, mas não estou encontrando como fazer. Você saberia me dizer alguma maneira. Desde já obrigada mais uma vez 🙂

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Mariana,
          Acredito que você pode criar uma landing page com o design desejado na raiz do domínio principal (ex.: sualoja.com) e transferir a página inicial da loja para um subdiretório (ex.: sualoja.com/home) o um subdomínio (ex.: loja.sualoja.com). Como disse, não sou especialista no Shopify, mas vejo que existem complementos que podem te ajudar na criação da página (veja aqui).

          Quanto à migração da página inicial para um subdiretório ou subdomínio, este parece ser um procedimento um pouco mais complexo no Shopify, mas não impossível. Uma maneira viável que identifiquei seria criar a loja em um subdomínio. Saiba mais sobre o apontamento de subdomínios no Shopify aqui.

  5. Rafael

    Olá, Bill,

    Quero redirecionar um domínio adicional sem conteúdo (exemplo.com.br) para o dominio principal (exemplo.com), porém, gostaria de que na barra de endereços, continuasse com o dominio (exemplo.com.br). Fico no aguardo.

    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rafael,
      Você pode fazer isso usando um iframe ou configurando o endereço adicional com um domínio estacionado.

      Vale ficar atento, no entanto, às implicações de SEO que as práticas acima podem acarretar. Se o seu objetivo é posicionar organicamente o domínio adicional nos mecanismos de busca, nenhuma dessas técnicas vai te ajudar com isso. Se, por outro lado, o posicionamento nas buscas não for importante, então as técnicas vão te atender.
      Abraços!

      Responder
      • Jonas Martins

        Bill, tenho um dominio no registro.br e uso e-mail da Zoho.com. Por isso minha edição de zona tem alguns itens. Gostaria de adicionar um tipo A e/ou cname direcionando para minha página do facebook ou do blogger e não sei como fazer. Pode me ajudar?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Jonas,
          Não é possível fazer um redirecionamento simples no painel do Registro.br se você já possui registros no modo avançado. Isso inviabiliza, por exemplo, criar uma entrada que redirecione para o Facebook. No entanto, existem alternativas.

          Para o Blogger, você pode configurar o seu domínio normalmente (veja aqui nosso tutorial sobre o assunto).

          Se ainda assim desejar criar um redirecionamento para o Facebook mantendo os apontamento para o Zoho Mail, você pode usar o CloudFlare para tal. Escrevi um tutorial sobre isso (veja aqui).
          Espero ter ajudado!
          Abraços.

  6. Lucimar Moreira

    Bom dia Bill!

    Tudo bem? Primeiro, parabéns pelo artigo, está incrível 🙂

    Preciso muito de ajudar…

    Li os comentários e até onde entendi, não vi um caso igual ao meu, então vamos lá tomar um pouco do seu tempo..

    Tenho 2 sites com conteúdo iguais…Um deles tem adsense e o outro foi banido do adsense.
    Sempre utilizei o site que tinha adsense nas redes sociais, então ele está bem divulgado, mas foi banido do adsense recentemente. Então o que quero fazer…

    Redirecionar todos os links do site atual (que foi banido do adsense) para o novo que tem adsense. Sei que dá certo com plugins e códigos no servidos…porém não posso fazer com plugins (por motivos complexos para explicar rsrs) e nem manualmente, somente através de HTML (só posso editar no head).

    Exemplo para ficar mais claro:

    Site atual https://www.site1.com/como-fazer-lasanha
    redirecionar para
    https://www.site2.com/como-fazer-lasanha

    Tentei fazer da maneira que você explicou, porém redireciona as urls dos artigos para a inicial do novo site.

    Enfim, só restou te pedir ajuda.

    O que eu poderia fazer?

    Obrigada!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lucimar,

      O ideal, para a finalidade que descreveu, seria fazer um regra de redirecionamento no nível do servidor — como algumas exemplificadas aqui no artigo —, redirecionando a mesma página para um domínio diferente (sem especificar a página).

      No entanto, considerando as suas limitações, uma possibilidade seria você inserir um javascript no head do seu site contendo um redirecionamento. Existem várias maneiras de conseguir o mesmo resultado e não conheço exatamente as suas limitações.

      Você poderia, por exemplo, simplesmente redirecionar a página em questão para o outro domínio:

      <script>
      window.location="https://www.site2.com/como-fazer-lasanha";
      </script>

      Ou então fazer uma condicional para verificar, se for a página X, redirecionar para a mesma página no segundo domínio (esta é uma abordagem fácil de fazer, mas mais trabalhosa):

      <script>
      if (window.location.href == "https://www.site1.com/como-fazer-lasanha" ) {
      window.location="https://www.site2.com/como-fazer-lasanha";
      } else if (window.location.href == "https://www.site1.com/como-fazer-espaguete" ) {
      window.location="https://www.site2.com/como-fazer-espaguete";
      } else {
      // etc...
      }
      </script>

      Outra possibilidade, mais elegante e que não depende da especificação de todas as páginas do site, seria quebrar a url da página atual em partes e redirecionar para o segundo domínio, mantendo o complemento da URL:

      <script>
      var urlCompleta = window.location.pathname.split( '/' );
      location.href='https://www.site2.com/' + (urlCompleta[2] ? urlCompleta[2] : '');
      </script>

      O exemplo acima pode não funcionar para URLs com mais de dois níveis (ex.: https://www.site2.com/receitas/como-fazer-lasanha). E reforço aqui que não conheço os detalhes do seu ambiente, portanto, é possível que estas abordagens não funcione caso existam limitações, na sua aplicação, para o uso de javascript.

      Se o Javascript não for permitido, você ainda pode testar o redirecionamento em HTML, como exemplificado aqui no artigo. No entanto, como não se trata de uma linguagem de programação, as possibilidades são bem mais limitadas.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Lucimar. 🙂

  7. Fabio

    Boa tarde Bill, tudo bem?

    Estou precisando incluir no meu subdomínio alguns atributos para enviar junto com requisição ao site. Por exemplo:

    https://sistemaum.meudominio.com.br/software/html5.html?user=admin&pwd=admin&program=C:Program%20Files%20(x86)sistform.exe&startupdir=C:Program%20Files%20(x86)sistform&params=

    Como esta url esta muito comprida, gostaria de deixa-la mais amigável.

    Você poderia me orientar qual a melhor maneira de fazer isso?

    o ideal seria que o usuário entrasse apenas no subdomínio, por exemplo:
    https://sistemaum.meudominio.com.br
    e o redirecionamento assumisse de forma anônima para o endereço com os atributos.
    Inclusive se você perceber, nos atributos eu envio login e senha e o ideal era isso ser escondido do usuário.

    Espero ter sido didático em minha dúvida.

    obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fabio,
      De fato, o ideal é você não enviar informações sensíveis pela URL, como login e senha. Recomendo que você não faça isso em nenhuma hipótese. Não conheço os detalhes da sua aplicação, mas você poderia considerar enviar estas informações usando o método POST, que serve justamente para enviar informações via HTTP de maneira oculta (veja aqui todos os métodos de requisição HTTP).

      Dependendo da linguagem de programação que estiver usando, a sintaxe será diferente. Pelo que descreveu, me parece que o usuário virá de outra página. Nesse caso, você poderia enviar as informações via POST geradas através de um formulário na página de origem.

      É difícil te dar uma sugestão sem conhecer os detalhes, mas espero ter ajudado de alguma maneira.
      Abraços.

      Responder
      • Fabio

        Ola Bill, ajudou sim. Obrigado pelas informações.
        Já conseguimos redirecionar deixando a URL bem mais amigável, porem a senha ainda não ficou oculta.
        Devo pesquisar então como criar métodos POST em servidores Windows, certo?

        Abraço

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Fabio,
          Disponha.
          Sim, se você usar servidores Windows, deve procurar as instruções para uso do protocolo neste tipo de servidor.
          Abraços.

  8. Thiago Luiz

    Boa noite Bill,

    Veja se consegue me ajudar com esta duvida.

    Redirecionei o domínio (armazembh.com.br) para abrir outro site (https://armazembh.midhaz.com), porém, gostaria que na barra de endereços, continuasse com o dominio (armazembh.com.br), é possível?

    Realizei o registro e redirecionamento pelo registro.br .

    Abraço!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thiago,
      Para realizar tal configuração, você deve apontar o DNS do seu domínio para um servidor que tenha sido configurado previamente para receber o seu domínio. Veja aqui como fazer o apontamento no Registro.br.

      Mas antes, uma observação importante: segundo as informações disponíveis no site da plataforma Midhaz, o uso de um domínio personalizado é possível, mas apenas para clientes do plano Ouro. Não encontrei as instruções para realizar a integração no site da empresa. Se este for o seu caso, recomendo que entre em contato com o suporte da plataforma antes de realizar qualquer alteração.

      Se puder ajudar com mais alguma informação, estou à disposição.
      Abraços!

      Responder
    • Thiago Luiz

      Boa tarde Bill,

      Obrigado pelo retorno, tenho este plano ouro, vou fazer um contato com a plataforma.

      Em tempo, parabéns pelos artigos e respostas aos comentários, tudo bem redigido e com máxima atenção a todos.

      Sucesso meu caro!!!

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Thiago,

        Disponha! 🙂

        Se você possui o plano Ouro, acredito que é somente uma questão de configuração, para você ter o seu domínio na plataforma. Antes de fazer o apontamento, é necessário que o domínio esteja presente nos servidores da Midhaz. Quanto a isso, não encontrei orientações sobre o procedimento no site, mas acredito que o suporte pode te ajudar.

        Se tiver dúvidas sobre o apontamento do domínio no Registro.br, basta retornar o contato, estamos à disposição!

        Um abraço e boa sorte com o site!

        Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigado, Alex! 🙂

      Responder
  9. Tiago

    Boa tarde, Bill.

    Estou redirecionando o domínio http://www.estudocerteiro.com para o novo domínio https://estudocerteiro.com.br . Até aí funcionou bem.

    Porém, se for o link https://www.estudocerteiro.com o redirecionamento não acontece.

    Utilizei o código RewriteRule (.*) https://www.estudocerteiro.com/$1 [R=301,L] no .htaccess.

    Todos links relevantes do www.estudocerteiro.com no Google estão com o https, sendo assim não estou tendo o redirecionamento de nenhuma postagem minha posicionada no google.

    Obrigado desde já.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Tiago,
      No momento, me parece que o redirecionamento está funcionando corretamente. Mas pelo que descreveu, é possível que o problema estivesse na falta de um certificado SSL no domínio https://www.estudocerteiro.com/. Estou certo?
      Bom, acredito que está tudo resolvido agora. Se precisar de ajuda com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  10. Joao paulo

    Vou ser mais especifico: tenho um sub-domínio > blog.meusite.com.br quero que quando alquem acesse esse sub-domínio ele vá para uma pagina dentro dele mesmo ex: blog.meusite.com.br/cliente.html é possível ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, João,
      Sim, este redirecionamento é perfeitamente possível. Existem várias formas de fazê-lo e a opção escolhida pode variar de acordo com o seu conhecimento e/ou com a tecnologia presente no seu servidor de hospedagem. Vamos a alguns exemplos.

      Se você utiliza uma hospedagem com o painel de controle cPanel, então consegue implementar o redirecionamento diretamente pelo painel. Acesse o cPanel e vá em Domínios -> Redireciona. Nesta seção, basta escolher o domínio que deseja redirecionar (ex.: blog.meusite.com.br), a página que será redirecionada (para redirecionar a raiz do blog, deixe em branco) e a página de destino (ex.: blog.meusite.com.br/cliente.html).

      Se você não utiliza o cPanel, mas está em um servidor web Apache, então pode criar um arquivo do tipo .htaccess na raiz do blog e inserir a seguinte linha:

      Redirect 301 / blog.meusite.com.br/cliente.html

      (repare que a barra (/) representa a raiz do seu subdomínio)

      Existem muitas outras maneiras de fazer o redirecionamento, que você pode conferir aqui mesmo, na seção Como redirecionar um domínio ou página.

      Se ainda tiver dúvidas, informe por gentileza a tecnologia que está usando e posso tentar ser mais específico quanto à técnica escolhida.
      Abraços.

      Responder
  11. Joao Paulo

    Olá boa tarde, gostaria de saber como faço o redirecionamento de MEUDOMINIO.COM.BR PARA UMA PAGINA A DENTRO DESSE MESMO Domínio. exemplo: meusite.com.br para meusite.com.br/cliente.html. fico grato pela informação

    Responder
  12. andre

    eu uso o blogger e queria saber como eu faço para redirecionar um visitante da pagina inicial para meu outro blog mais quando ele entrar nas postagens não seja redirecionado.

    EX: quando alguém entrar em dominio.com/contato não seja redirecionado mais quando entra em dominio.com ele seja redirecionado para meu outro blog eu uso o blogger.com

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, André,
      Você pode fazer isso editando o HTML do seu tema e inserindo um trecho de código. O código deve conter duas instruções: na primeira você declara uma condicional, informando ao Blogger que o trecho de código a seguir só vale para a página inicial. O segundo trecho de código realiza o redirecionamento para a URL que você desejar. Veja um exemplo abaixo:

      <b:if cond='data:blog.url == data:blog.homepageUrl'> 
          <meta http-equiv="refresh" content="0;URL='https://www.outroblog.com/'" />
      </b:if>
      

      Lembre-se de adaptar o exemplo acima alterando o endereço para a página desejada.

      Para editar o HTML do tema, acesse o painel de Blogger, clique em Temas, no menu de 3 pontinhos e depois em Editar HTML.

      Espero ter ajudado!
      Abraços.

      Responder
  13. RPN

    Olá! Obrigado pela artigo, tirou muitas dúvidas.
    Mas fiquei pensando uma coisa. No redirecionamento domínio A para o domínio B preservando suas URLs, como ficam os redirecionamentos antigos do domínio A do tipo página A para a página B, realizados por mudança de url ou por uma página ter sido retirada do ar e redirecionada para outra ou para a home? Usei o plugin redirection para fazer esses redirecionamentos no domínio atual e tenho cerca de 60 redirecionamentos do tipo página A para a página B. Teria que manter o wordpress do domínio A ativo para sempre para rodar esses redirecionamentos página A para a página B antigos?
    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá,
      O ideal é você manter estes redirecionamentos antigos ativos. Você não precisa, no entanto, manter uma instalação do WordPress ativa apenas para deixar os redirecionamentos. Existem outras formas mais simples e que consomem menos recursos do servidor, como aqueles feitos via arquivo .htaccess, em hospedagens Linux. Esse tipo de redirecionamento também pode ser feito via painel de controle da hospedagem, geralmente. Você precisa ter apenas a lista de URLs que estão sendo redirecionadas.
      Outro ponto importante é com relação ao domínio antigo. Caso se trate de um domínio que não é mais utilizado, você poderia mantê-lo apenas por algum tempo, 1 ano talvez. Se houver links externos apontando para URLs antigas, você poderia entrar em contato com os sites em questão e solicitar a atualização do link.
      Estas são apenas algumas sugestões. Conhecer melhor o seu cenário é fundamental para decidir qual a melhor abordagem nesse caso.
      Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato novamente.
      Abraços.

      Responder
  14. Bruno luiz

    Olá.. Legal o post mas não tem o meu caso…

    Já redirecionei o domínio luizartpedra.com.br para semprenaviagem.com.br/luizartpedra

    Só que eu não queria que aparecesse na barra do navegador o endereço redirecionado. Gostaria que ficasse na barra de navegação o endereço luizartpedra.com.br (nome do dominio oiriginal)..

    alguma dica… é multisite wordpress

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Bruno,
      Para conseguir o que você deseja, é necessário alterar o domínio principal do site semprenaviagem.com.br para luizartpedra.com.br.
      Para isso, é necessário configurar o domínio luizartpedra.com.br na hospedagem onde o site semprenaviagem.com.br se encontra, caso não esteja.
      Após este procedimento, é necessário realizar uma mudança na URL padrão do WordPress, para que a URL base http://www.semprenaviagem.com.br/luizartpedra/ vire luizartpedra.com.br. Como você usa multisite, é necessário cautela para ajustar apenas as URLs referentes a este site (sem alterar os demais sites).

      Recomendo que leia o artigo como migrar o WordPress com mudança de domínio, especialmente o trecho sobre a alteração da URL de instalação. Lembre-se de que o seu caso é um pouco diferente, pois usa o multisite.

      Uma possível solução mais simples seria configurar o domínio luizartpedra.com.br no servidor e fazer uma instalação única do WordPress (ao invés de multisite) para manter os sites independentes.

      Para ajudar com mais profundidade, seria necessário conhecer os detalhes da sua instalação. Se puder ajudar com mais alguma dúvida, basta retornar o comentário.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  15. Cleber Almeida

    Olá,
    como eu faço o redirecionamento do site A para o site B preservando as URLS?

    Responder
  16. RENE FANTINI

    Boa noite, hoje eu tenho o site renewsolutions.com.br na Locaweb, e tenho reservado na Argentina o dominio renewsolutions.com.ar. Eu consigo utilizar o site .com.br para receber os visitantes do dominio .com.ar?
    Na Argentina tenho só o dominio, mas antes de contratar lá queria ver se podia centralizar tudo aqui.
    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rene,
      Sim, você pode configurar um redirecionamento no domínio renewsolutions.com.ar para que ele direcione os visitantes para renewsolutions.com.br. Para isso, basta escolher um dos métodos explicados aqui neste tutorial e fazer o redirecionamento. Caso a sua hospedagem na Locaweb permita a inclusão de múltiplos domínios, você poderia inserir este domínio adicional na hospedagem, apontar o DNS para a Locaweb e configurar o redirecionamento por lá.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta retornar o contato.
      Abraços.

      Responder
  17. Marcelo

    Bom dia,

    então minha dúvida é: eu tenho um link fixo que redireciona para a página A, após X cliques eu quero que esse link fixo redirecione para a página B, e após x cliques redirecione para a página C e assim por diante. Tem como fazer isso? E como seria?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marcelo,
      Sim, é possível fazer o link se comportar dessa maneira. A execução vai envolver o desenvolvimento de um script na linguagem de programação presente no seu servidor.
      Uma abordagem simples poderia ser criar um contador e fazer uma verificação condicional a cada clique. Dependendo do número de cliques até o momento, o usuário seria direcionado para o link X, Y, Z…
      Abraços.

      Responder
  18. Ana Claudia

    Olá boa tarde,

    Tenho um sistema no meu servidor windows e preciso publicar o site em um servidor linux. Minha hospedagem kinghost permite essa configuração e a plataforma linux está no subdomínio site.meudominio.com.br e queria que ao acessar meudominio.com.br fosse redirecionado para site.meudominio.com.br sem mudar a url. Sabe me informar como fazer o redirecionamento?

    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ana,
      Não sei se entendi bem. O domínio (meudominio.com.br) está configurado em um servidor Windows. Você possui também uma hospedagem Linux com um subdomínio deste domínio configurado (site.meudominio.com.br). E você quer redirecionar os acessos deste domínio para o subdomínio, sem alterar a URL (ou seja, mantendo o acesso em meudominio.com.br)? Seria isso? Nesse caso, como o sistema Windows é acessado? Seria por outro subdomínio? Um subdiretório, talvez?
      Se puder explicar um pouco melhor seu ambiente, posso tentar ajudá-la.
      Abraços.

      Responder
      • Ana Claudia

        Olá boa tarde, obrigado por responder.

        O sistema é acessado por subdomínio sistema.meudominio.com.br o grande problema é que o sistema é asp e está em plataforma windows e o site precisa estar em linux, logo eu preciso que ao acessar o meudominio.com.br ele redirecione para site.meudominio.com.br e não mude a url. Sei que é possível fazer via html mas nesse caso para o google seria ruim, certo?

        Obrigado

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Ana Claudia,
          Obrigado pelas informações.
          Como o sistema está em um subdomínio, você não precisa hospedar o site em outro subdomínio. Você poderia configurar uma entrada do tipo A, com o valor meudominio.com.br apontando para o IP do servidor Linux onde pretende hospedar o site. Crie também uma entrada A com o valor www, também apontando para o IP do servidor. Assim você garante que o site será acessado das duas maneiras (com e sem www).
          Isso não vai afetar o subdomínio do sistema em Windows que imagino já estar em funcionamento.
          Caso seja necessário usar um subdomínio, basta criar as respectivas entradas para o endereço desejado.
          Sobre fazer o redirecionamento em HTML, de fato, este não é o cenário ideal.
          Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente. 🙂
          Abraços!

  19. Mario Ferreira

    Boa tarde!

    Tem como fazer essa configuração abaixo via registro.br sem ativar um ambiente de hospedagem.

    Ao acessar: www.meusite.com.br
    direciona para: meusite.com.br

    Ao acessar: https://www.meusite.com.br
    direciona para: https://meusite.com.br

    Desde já agradeço comentário
    Aguardo feedback

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Mario,
      Infelizmente não é possível fazer os redirecionamentos que deseja usando somente o Registro.br. A ferramenta de redirecionamento simples do Registro.br permite apenas redirecionar um domínio puro, sem www (ex.: meusite.com.br), para uma URL de outro domínio, em qualquer formato (ex.: outrosite.com.br).

      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  20. Thiago Oliveira

    Boa noite Bill.
    Muito interessante seu artigo, será que conseguiria tirar uma dúvida? Estou fazendo um serviço para um cliente, mas não vou mudar o site dele e sim adicionar algumas paginas novas, conseguiria fazer um redirecionamento no site dele para que caia na minha hospedagem e mostre os artigos que ele contratou meu serviço para fazer?
    Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thiago,
      Para conseguir direcionar os visitantes de um mesmo domínio para um servidor separado, você pode criar um subdomínio (ex.: projeto.dominio.com) ou então configurar um redirecionamento em um diretório específico (ex.: dominio.com/projeto/). Isso pode ser uma saída útil e bem conveniente em muitos casos. No entanto, dependendo da sua estratégia de comunicação, pode ser mais interessante inserir os conteúdos em páginas do próprio domínio.
      Caso tenha mais alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  21. Humberto de França Santos

    Funcionou perfeito comigo, usei pelo .htaccess e ficou show!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Que bom, Humberto! 🙂

      Responder
    • Jeferson Passos

      Estou usando filezilla…:-( também é uma maldida hospedagem do terra.

      Responder
  22. Silvana

    Gostaria de saber como devo proceder para redirecionar um domínio X.com.br (domínio adicional) para um domínio Y.com.br (domínio principal) ambos registrados no Registro.br e o Y.com.br está hospedado e no ar através da plataforma da Loja Integrada e com certificado SSL, tudo certinho. O motivo da mudança de X para Y se deu em função das atividades exercidas, mas somos conhecidos pelos nossos clientes, pelos meios de busca, etc… pelo domínio X. Efetuei o pagamento por mais um ano do domínio X mas o que já encontra-se no ar é o Y. Para poder manter pelo menos por mais um ano o X, gostaria de redireciona-lo para o Y. Como devo proceder? Aguardo contato. Obrigada [conteúdo removido]

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Silvana,
      Existem muitas maneiras de realizar o redirecionamento de um domínio. Vou tentar ajudá-la com algumas sugestões.

      Se o seu site já existia no domínio X.com.br, então talvez o melhor cenário seja realizar um redirecionamento 301 (permanente) de cada URL do site antigo para a sua correspondente no domínio Y.com.br. Este processo, no entanto, pode ser desafiador para aqueles que não são profissionais da área.

      Existem maneiras mais simples de fazer o redirecionamento de um domínio. Se você registrou o mesmo no Registro.br, então pode usar o recurso de redirecionamento simples, que está explicado aqui.

      A opção acima só está disponível se você estiver gerenciando o DNS do seu domínio pelo Registro.br. Se ele estiver apontado para uma hospedagem, pode ser mais fácil fazer um redirecionamento na própria hospedagem. Existem vários exemplos de como fazer isso neste artigo, mas se quiser uma ajuda mais objetiva, informe o nome da empresa para onde o domínio X.com.br está apontado e tentarei ajudá-la.

      Fico à disposição!
      Abraços.

      Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ricardo,
      Pelo que pude verificar, o redirecionamento não está disponível como uma opção no painel de controle do Terra. Mas independente disso é possível realizar o redirecionamento usando um dos métodos exemplificados nesta página.
      A hospedagem Terra oferece servidores com sistema operacional Linux e Windows. Então o primeiro passo é verificar o ambiente em questão (se Linux ou Windows). Se for Linux, você pode usar regras no arquivo .htaccess. Para servidores Windows, verifique com o suporte se o arquivo Web.config está disponível. Outra possibilidade é usar o redirecionamento através de uma linguagem de programação, como também explicado no artigo.
      Em todos os casos acima, você precisará do acesso FTP ao servidor. Para ver como criar um usuário de FTP, acesse esta página.
      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Fernando

        Olá Bill, tudo bem?

        Estou com a mesma dúvida que o Ricardo. A minha hospedagem é terra também e queria fazer redirecionamento http para https. Creio que seja Linux o meu server, afinal o htacess funcionou ao redirecionar de o site para a url segura fornecida pela Terra.

        Fiz dessa forma:

        RewriteEngine On
        RewriteRule (.*) https://secure75.securewebsession.com/r2bpropaganda.com.br/

        Mas agora preciso que o secure75.securewebsession.com/ seja mascarado. Por fim, o que mais me deixou digamos chateado foi a inexplicação coerente com os servidores da Terra, ou seja, eles não explicam de forma nenhuma como deve ser feito os procedimentos de acordo com os equipamentos deles.

        Desde já agradeço rs

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Fernando,
          Obrigado pelo comentário.
          Não sei se entendi bem o que deseja. Você possui o controle deste subdomínio, secure75.securewebsession.com? Qual seria o domínio principal do site?
          É possível, usando o .htaccess, redirecionar completamente um domínio (ex.: secure74.securewebsession.com para exemplo.com), mas nesse caso, o domínio (exemplo.com) precisa estar configurado no servidor.
          Se puder fornecer mais detalhes sobre o seu ambiente e o que está tentando fazer, posso tentar te ajudar melhor.
          Fico à disposição.
          Abraços!

        • Fernando

          Como não consegui responder na sua resposta Bill, segue maiores informações. No caso meu domínio é r2bpropaganda.com.br. Ao contratar a hospedagem Terra eles geram um certificado SSL gratuito que fica disponível na url que mencionei, dessa forma só acessando aquela url que o site é seguro. Mas digitando apenas meu dominio o mesmo não se torna seguro. Contactei o suporte deles e me disseram que tenho que redirecionar meu dominio r2b… para a url segura e mascarar parte da url segura (secure….) transformando apenas em https://r2bpropaganda.com.br ao invés de uma url enorme. Verifiquei que isso é possível pelo htacess e gostaria de aprender como isso funciona, afinal estou iniciando meu aprendizado em programação. Espero que tenha explicado e ficado esclarecido. Muitissimo obrigado por me ajudar

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Fernando,
          Acho que agora consegui entender, obrigado pelas informações.
          Até onde eu sei, não é possível mascarar o domínio base, a não ser que você tenha acesso ao arquivo de configuração do servidor, o que geralmente não é o caso em hospedagens compartilhadas. Mas se o próprio suporte do Terra te deu essa recomendação, então pode ser que seja possível no servidor deles. Nesse caso, você pode tentar algo como o exemplo abaixo:

          # Essa regra vai redirecionar o domínio, mantendo o caminho depois do domínio.
          # Por exemplo: ao acessar siteA.com.br/post1, você será redirecionado para siteB.com.br/post1
          RewriteEngine On
          RewriteCond %{HTTP_HOST} ^siteA.com.br
          RewriteRule ^(.*) https://siteB.com.br/$1 [P]

          obs.: a flag [P] vai forçar o módulo de proxy do Apache a cuidar da requisição. Você pode tentar removê-la, se for o caso.
          Não garanto que vai funcionar, mas pode ser um ponto de partida para o seu caso.
          Seria muito bom se o suporte do Terra pudesse te dar orientações mais precisas sobre este mascaramento, porque o uso de alguns recursos do Apache via .htaccess depende de configurações globais do servidor. Se desconhecemos estas configurações, pode ser mais difícil descobrir o que funciona e o que não funciona em casos como esse.
          Espero ter ajudado. Precisando, é só entrar em contato novamente.
          Abraços!

    • Jeferson Passos

      Boa tarde!
      Ricardo consegue acessa a pasta do ssl gratuito do terra pelo filezilla?

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉