Como transferir um domínio: tudo o que você precisa saber

Como transferir um domínio

Seu domínio é uma das partes mais importantes do seu site, afinal, ele é uma das principais formas de acesso àquilo que você tem para oferecer na internet. Sendo assim, não precisamos nem ressaltar o quão importante é cuidar bem dele, não é mesmo?

Além do mais, se você seguiu a dica que demos aqui e registrou diversos domínios para seu site, talvez já tenha sentido dificuldade de administrá-los e até tido surpresas na renovação do seu domínio, como cobranças superiores ao que você imaginava.

Mas não se preocupe! Se você não tomou a melhor decisão da primeira vez e está insatisfeito com o serviço que a empresa vem oferecendo, não significa que você está preso com ela para sempre (ufa!). É possível sim transferir um domínio e o processo é menos complicado do que você pode estar pensando.

Diferenças entre transferir domínio, titularidade e hospedagem

Antes de entrarmos no assunto vale lembrar: transferir um domínio não é o mesmo que transferir a titularidade do domínio ou migrar de hospedagem. Aqui estamos falando sobre transferir um domínio de onde ele está registrado atualmente para uma nova empresa. Ao realizar este procedimento, a renovação do domínio passará a ser feita pela nova empresa, para a qual o domínio foi transferido.

Por que transferir o seu domínio

Além da administração em si, a transferência de um domínio pode ser especialmente interessante se o preço de renovação do domínio for mais em conta na nova empresa.

Como não há uma tabela fixa para preços de domínio, os custos podem variar bastante de empresa para empresa. Algumas, inclusive, oferecem um preço mais baixo no primeiro ano, fazendo com que a renovação saia bem mais cara.

Por isso, mesmo se você não estiver pensando em mudar de empresa, vale a pena checar o custo da renovação de um domínio que você já possui na empresa onde ele foi registrado. Se achar válido, aproveite este tutorial e agilize a transferência!

Os procedimentos para transferir um domínio nacional e internacional são diferentes entre si, portanto veremos cada um deles separadamente. Domínio nacional é todo aquele que termina com .br, já os domínios internacionais não necessariamente precisam terminar com o código do país, podem ter apenas a categoria (ex.: .com).

O que você precisa saber antes de transferir um domínio

Existem alguns pontos que requerem a sua atenção antes de você iniciar a transferência do seu domínio:

  • É de extrema importância conferir se os dados que você cadastrou inicialmente continuam atualizados. O e-mail do seu cadastro será utilizado para que a nova empresa registradora do domínio se comunique com você. Caso seja preciso atualizar algum dado, você precisará aguardar 60 dias para realizar a transferência. Você pode conferir seus dados junto à empresa na qual você tem seu domínio registrado, ou fazer uma consulta no banco de dados do Whois. Vale lembrar que, se você possui o serviço de proteção de identidade ativado no seu domínio, não será possível conferir seus dados pelo Whois. Nesse caso, apenas a empresa onde você registrou o domínio terá essas informações.
  • Qualquer mudança de DNS deve ser feita antes ou depois da conclusão da transferência, nunca durante. Apesar dessa mudança não ter relação com o processo de transferência de domínio, uma informação atualizada pode não ser levada para a nova empresa, caso seja feita durante a transferência.
  • Por padrão, ao transferir um domínio nacional (.br), todos os demais domínios nacionais em seu nome serão transferidos para a nova empresa. Porém, caso você queira transferir apenas um domínio também é possível. O Registro.br explica como fazer isto em sua página de ajuda. Basta clicar em “Gerenciamento de Conta” e rolar a página até o item 5.3.

Prazos para transferir um domínio

Para que um domínio possa ser transferido é preciso que ele tenha sido registrado ou renovado há mais de 60 dias e que a data da sua renovação seja superior a 30 dias. Enquanto domínios internacionais não podem ser transferidos se não estiverem dentro dessas condições, no caso de domínios nacionais (.br), há ainda uma alternativa.

Se por algum motivo você quiser transferir um domínio .br durante a carência de 60 dias, é possível apenas cancelar o provedor atual, no próprio site do Registro.br. Nesse caso, o Registro.br será o responsável pela administração do seu domínio. Após o término da carência, você poderá realizar a transferência da administração do domínio para onde desejar.

Duração da transferência e custo

  • A transferência de domínio varia bastante de uma empresa para outra, porém pode levar até 10 dias para ser concluída dependendo da empresa escolhida. Seu site permanece no ar normalmente durante a transferência, não é preciso se preocupar.
  • O preço para transferir um domínio varia de empresa para empresa. Algumas não cobram nada e outras o mesmo valor cobrado para registrar um domínio. Neste último caso, costuma-se renovar o domínio por mais um ano.

Agora que você já tem todas estas informações, vamos explicar como funciona o passo a passo para realizar a transferência do domínio!

Como transferir um domínio nacional (.br)

Neste tutorial veremos como fazer a transferência do registro de todos os seus domínios nacionais. Se você deseja transferir apenas alguns domínios, acesse a página de ajuda do Registro.br, que mencionamos acima.

Os passos que trazemos aqui podem ser utilizados tanto para transferir domínios nacionais do Registro.br para outra empresa, de outra empresa para o Registro.br e até mesmo para transferir domínios de uma empresa para outra.

Pode parecer um pouco estranho que em todos estes casos a transferência seja feita pelo site do Registro.br, mas isso acontece porque ela é a entidade responsável pelas atividades de registro e manutenção de todos os domínios nacionais.

Abaixo estão os passos que você precisa seguir para transferir um domínio nacional (.br) com sucesso:

  1. Faça login no site do Registro.br. Caso seu domínio não esteja registrado no Registro.br, você precisará criar uma conta no site. Para isso, basta clicar em “CRIAR CONTA”. Nesse caso, informe o mesmo documento (CPF ou CNPJ) que usou para cadastrar-se na empresa onde registrou o domínio.
    Tela de login do Registro.br
  2. Ao acessar a sua conta, clique na caixa “TITULARIDADE” e então em “EDITAR INFORMAÇÕES”.
    Titularidade - editar informações no Registro.br
  3. Procure por “PROVEDOR DE SERVIÇOS” e clique em “Selecionar outro provedor”.
    Selecionar outro provedor no Registro.br
  4. Selecione a empresa para onde você deseja transferir o seu domínio e clique em “SALVAR”. Se você está em outra empresa e deseja transferir seu domínio para o Registro.br, basta selecionar “NENHUM”. Lembrando que ao salvar você estará transferindo o registro de todos os seus domínios.
    Tela para seleção de outro provedor de serviçosSe você está transferindo seu domínio de uma empresa para o Registro.br, então o processo está finalizado. Você receberá um e-mail da entidade confirmando a mudança. Caso esteja transferindo seu domínio para uma empresa, siga para o próximo e último passo.
  5. Preencha o formulário da empresa para onde você deseja transferir seu domínio. Este último passo já é fora do Registro.br. A maioria das empresas utiliza um formulário para realizar a transferência, que você pode encontrar no próprio site da empresa ou solicitar ao suporte. Após preenchê-lo, a empresa entrará em contato com você e realizará as últimas configurações para finalizar a transferência.
Dica: a maioria das empresas costuma ter essa parte do processo de transferência explicada em seu FAQ, portanto, caso você tenha alguma dúvida, basta procurar em algum site de busca sobre “como transferir o domínio para empresa X” e você não terá dificuldades para encontrar a resposta. Caso precise de ajuda, você também pode entrar em contato com o suporte da empresa.

Como transferir um domínio internacional

Se o seu domínio é internacional, não se preocupe, você também não irá encontrar maiores problemas para transferi-lo. Trazemos dois exemplos para que você possa entender melhor cada passo. Vamos, então, ao que interessa:

1. Desbloqueie seu domínio

O local para desbloquear o domínio varia de acordo com a empresa. Ao acessar o painel de controle da empresa, procure por seus domínios registrados. O botão para desbloquear pode ser um cadeado ou um texto como “editar configurações”.

Para deixar mais claro tudo isso, trazemos aqui dois exemplos.

Exemplo UOL Host

Ao entrar no painel do cliente no UOL Host,  acesse a área “Domínios”. Em seguida role a página até a lista de domínios. Localize o domínio a ser transferido e clique no menu, disponível na coluna “Gerenciar”. Então clique em  “Alterar dados de contato”, conforme demonstrado abaixo.

Transferir domínio internacional no UOL Host - passo 1

Uma nova página será aberta para alteração dos dados de contato do domínio selecionado. Uma vez nela, clique em “alterar”, ao lado do provedor do registro, para fazer o desbloqueio. A imagem abaixo mostra o procedimento.

tela para liberação do domínio para transferência

Exemplo SuperDomínios

Faça seu login no site da SuperDomínios e entre no painel de controle. Acesse a área “Domínios” na página inicial, ou “Meus Domínios” no menu. Em seguida clique no botão que representa as configurações do domínio, conforme demonstramos abaixo.

Lista de domínios - Super Domínios

A seguir, clique em “trava de registro” na coluna da esquerda, então clique em “Desabilitar o Bloqueio de Registrante”, como na imagem abaixo.

Tela para desbloquear um domínio e liberar sua transferência na Super Domínios

2. Consiga o código de autorização com a empresa atual

Esse código pode ter muitos nomes: chave de autorização, código EPP, código auth-info e assim por diante, portanto não estranhe se você encontrar uma nomenclatura um pouco diferente dessas que mostramos aqui.

Conseguir esse código é simples. O botão para pedir esse código costuma estar na mesma página onde você desbloqueou seu domínio, variando de posição de acordo com o painel de cada empresa. Conseguindo o código, copie-o e deixe-o em algum lugar em que possa ser consultado logo em seguida.

Exemplo UOL Host

Ao clicar em “alterar”, como mostramos no passo anterior, a chave já será automaticamente criada e aparecerá para você como na imagem abaixo.

Tela exibindo a chave EPP ou auth key - necessária para a transferência do domínio

Exemplo SuperDomínios

Após desbloquear seu domínio, clique em “pegar código EPP”, exibido na mesma coluna de “trava de registro”, como mostra a imagem abaixo.

Link para acesso à chave EPP na Super Domínios

Copie o código que aparecerá para você e cole em algum lugar de fácil acesso, para que você o tenha em mãos quando chegar a hora.

Código EPP visível no painel da Super Domínios

3. Solicite a transferência na empresa para onde você está levando seu domínio

Esta última etapa é similar ao último passo da transferência de domínios nacionais. A maioria das empresas fornecerá um formulário a ser preenchido e pedirá também a chave de autorização que você conseguiu no passo anterior.

Ainda assim, o processo varia bastante em cada empresa, portanto não temos como trazer estes últimos passos aqui. Porém, não se preocupe, a empresa contratada lhe dará todas as direções para que você finalize a transferência. Além disso, como falamos acima, cada empresa costuma ter uma página onde explica como fazer a transferência dentro do seu painel.

Autorize a transferência do seu domínio

A transferência de domínios internacionais envolve a participação de quatro entidades: você (o dono do domínio), a empresa onde o domínio foi registrado originalmente, a empresa para onde você está levando o domínio e o ICANN, que é o órgão que regulamenta o registro de todos os domínios na internet.

Portanto, durante o processo, será necessário que você confirme e autorize a transferência do domínio. Isso se dará através de um e-mail enviado para o endereço de e-mail cadastrado no momento do registro. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar a transferência do domínio. Ao clicar no link, você será direcionado para uma página onde deve aceitar a transferência. Ao aceitar, uma tela como essa será exibida:

Tela de autorização de transferência de domínio

A duração do processo como um todo pode levar de 4 a 30 dias, mas é comum que ele seja concluído em cerca de 10 dias, segundo informações das empresas de registro de domínio.

Conclusão

Transferir um domínio não é tão complicado como você estava pensando, não é mesmo? Seguindo esses passos e prestando atenção nos pontos que levantamos aqui, você conseguirá transferir seu domínio sem nenhuma dor de cabeça.

Caso tenha decidido fazer a transferência, mas ainda não sabe qual empresa escolher, conheça neste ranking as principais empresas de registro de domínio e faça sua escolha!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aqui nos comentários!

,

Publicado originalmente em 22/03/2018 - Atualizado em 20/04/2018

Por:

Estudante de administração e bacharela em direito. Viciada em marketing digital e doces, ama explorar o universo da internet. Acredita que nada é tão complicado que não possa ser aprendido.

12 Comentários

  1. Alexander Lima

    Olá! Ótimo artigo. Ficou uma dúvida. Quando transferimos um domínio, ele já é renovado?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alexander,
      Isso depende da empresa. Ao solicitar a transferência do domínio, algumas empresas cobram o valor equivalente à renovação do domínio e já realizam a renovação do mesmo. Outras empresas não cobram nada, mas mantém o prazo original de renovação. Nesse caso, quando estiver se aproximando do vencimento, você deve fazer a renovação na empresa para onde o transferiu.
      Se estiver interessado em transferir um domínio, recomendo que verifique essa questão antes de solicitar a transferência.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom! Disponha, Alexander.

  2. Luiz Marques

    Olá amigos!

    Podemos ter dois domínios diferentes, no mesmo CPF?

    Att.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Luiz,
      Sim, você pode ter quantos domínios desejar no mesmo CPF.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  3. Carlos Guiln

    Olá pessoal, boa noite! Poderiam me ajudar?

    Criei uma hospedagem na Global Host e eles me forneceram quatro entradas DNS para serem inseridas em meu dominio que está em outro provedor, porém eu tenho um serviço de e-mail externo no G Suite.

    Se eu apontar as DNS para os servidores deles diretamente eu passarei a utilizar o serviço de e-mail deles e não do GSuite, correto?

    Vocês poderiam me ajudar nessa questão ou eu devo entrar em contato direto com a Global Host?

    Agradeço a ajuda de vocês!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      Você tem razão em se preocupar. Se você simplesmente apontar o DNS para a Global Host, suas contas de e-mail no G Suite vão parar de funcionar. Para realizar a mudança sem que haja interrupção no serviço de e-mail do G Suite, faça o seguinte:

      • Antes de mais nada, acesse o painel da sua hospedagem e localize a área de edição de entradas DNS.
      • Insira os valores MX fornecidos pelo G Suite (os mesmos que estão configurados atualmente na empresa onde registrou o domínio).
      • Se existirem outras entradas de DNS na área de administração do seu domínio, reproduza elas também no painel da Global Host.
      • Somente depois disso, com todas as entradas inseridas na sua nova hospedagem, você pode alterar o apontamento do DNS para o novo servidor, usando os valores fornecidos pela Global Host.

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  4. Kristinando

    Olá.
    Eu contratei o Siteground para hospedar meu domínio e meu site… e preciso enviar meu domínio para eles, para que eu possa ter o meu site no ar…

    Na parte do DNS está escrito :
    “Você está utilizando os servidores DNS do Registro.br”
    e tem dois campos :
    “Editar Zona” e “Editar Servidores DNS”

    Se eu entro em Editar Zona, aparece “Tela de domínio” e ” Edição de Zona meudominio.com.br e informa :
    “Nenhum record cadastrado”

    Em “Editar servidores DNS” ele pede para informar servidores DNS e aí aparece “Master” e “Slave 1” depois, se eu preencher isso, aparece o campo para escrever o slave 2..

    Eu tenho essas duas informações a seguir :

    ns1.us151.siteground.us
    ns2.us151.siteground.us

    mas não sei como fazer… você poderia me ajudar por favor ?
    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kristinando,
      Você deve utilizar a opção Alterar servidores DNS e inserir os valores que informou (ns1.us151.siteground.us e ns2.us151.siteground.us) respectivamente nos campos Master e Slave 1 do painel do Registro.br. Depois de inserir os dados, salve as alterações.
      Após a realização deste procedimento, pode levar cerca de 24 horas até o seu domínio estar funcionando na nova hospedagem. Para saber mais sobre a propagação do DNS, veja o artigo Como funciona a propagação de domínios na internet.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço!

      Responder
    • Paula Salum

      Olá, Cintia! Fico muito feliz em saber disso, é para isso que estamos aqui! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉