Como transferir um domínio: tudo o que você precisa saber

Como transferir um domínio

Seu domínio é uma das partes mais importantes do seu site, afinal, ele é uma das principais formas de acesso àquilo que você tem para oferecer na internet. Sendo assim, não precisamos nem ressaltar o quão importante é cuidar bem dele, não é mesmo?

Além do mais, se você seguiu a dica que demos aqui e registrou diversos domínios para seu site, talvez já tenha sentido dificuldade de administrá-los e até tido surpresas na renovação do seu domínio, como cobranças superiores ao que você imaginava.

Mas não se preocupe! Se você não tomou a melhor decisão da primeira vez e está insatisfeito com o serviço que a empresa vem oferecendo, não significa que você está preso com ela para sempre (ufa!). É possível sim transferir um domínio e o processo é menos complicado do que você pode estar pensando.

Diferenças entre transferir domínio, titularidade e hospedagem

Antes de entrarmos no assunto vale lembrar: transferir um domínio não é o mesmo que transferir a titularidade do domínio ou migrar de hospedagem. Aqui estamos falando sobre transferir um domínio de onde ele está registrado atualmente para uma nova empresa. Ao realizar este procedimento, a renovação do domínio passará a ser feita pela nova empresa, para a qual o domínio foi transferido.

Por que transferir o seu domínio

Além da administração em si, a transferência de um domínio pode ser especialmente interessante se o preço de renovação do domínio for mais em conta na nova empresa.

Como não há uma tabela fixa para preços de domínio, os custos podem variar bastante de empresa para empresa. Algumas, inclusive, oferecem um preço mais baixo no primeiro ano, fazendo com que a renovação saia bem mais cara.

Por isso, mesmo se você não estiver pensando em mudar de empresa, vale a pena checar o custo da renovação de um domínio que você já possui na empresa onde ele foi registrado. Se achar válido, aproveite este tutorial e agilize a transferência!

Os procedimentos para transferir um domínio nacional e internacional são diferentes entre si, portanto veremos cada um deles separadamente. Domínio nacional é todo aquele que termina com .br, já os domínios internacionais não necessariamente precisam terminar com o código do país, podem ter apenas a categoria (ex.: .com).

O que você precisa saber antes de transferir um domínio

Existem alguns pontos que requerem a sua atenção antes de você iniciar a transferência do seu domínio:

  • É de extrema importância conferir se os dados que você cadastrou inicialmente continuam atualizados. O e-mail do seu cadastro será utilizado para que a nova empresa registradora do domínio se comunique com você. Caso seja preciso atualizar algum dado, você precisará aguardar 60 dias para realizar a transferência. Você pode conferir seus dados junto à empresa na qual você tem seu domínio registrado, ou fazer uma consulta no banco de dados do Whois. Vale lembrar que, se você possui o serviço de proteção de identidade ativado no seu domínio, não será possível conferir seus dados pelo Whois. Nesse caso, apenas a empresa onde você registrou o domínio terá essas informações.
  • Qualquer mudança de DNS deve ser feita antes ou depois da conclusão da transferência, nunca durante. Apesar dessa mudança não ter relação com o processo de transferência de domínio, uma informação atualizada pode não ser levada para a nova empresa, caso seja feita durante a transferência.
  • Por padrão, ao transferir um domínio nacional (.br), todos os demais domínios nacionais em seu nome serão transferidos para a nova empresa. Porém, caso você queira transferir apenas um domínio também é possível. O Registro.br explica como fazer isto em sua página de ajuda. Basta clicar em “Gerenciamento de Conta” e rolar a página até o item 5.3.

Prazos para transferir um domínio

Para que um domínio possa ser transferido é preciso que ele tenha sido registrado ou renovado há mais de 60 dias e que a data da sua renovação seja superior a 30 dias. Enquanto domínios internacionais não podem ser transferidos se não estiverem dentro dessas condições, no caso de domínios nacionais (.br), há ainda uma alternativa.

Se por algum motivo você quiser transferir um domínio .br durante a carência de 60 dias, é possível apenas cancelar o provedor atual, no próprio site do Registro.br. Nesse caso, o Registro.br será o responsável pela administração do seu domínio. Após o término da carência, você poderá realizar a transferência da administração do domínio para onde desejar.

Duração da transferência e custo

  • A transferência de domínio varia bastante de uma empresa para outra, porém pode levar até 10 dias para ser concluída dependendo da empresa escolhida. Seu site permanece no ar normalmente durante a transferência, não é preciso se preocupar.
  • O preço para transferir um domínio varia de empresa para empresa. Algumas não cobram nada e outras o mesmo valor cobrado para registrar um domínio. Neste último caso, costuma-se renovar o domínio por mais um ano.

Agora que você já tem todas estas informações, vamos explicar como funciona o passo a passo para realizar a transferência do domínio!

Como transferir um domínio nacional (.br)

Neste tutorial veremos como fazer a transferência do registro de todos os seus domínios nacionais. Se você deseja transferir apenas alguns domínios, acesse a página de ajuda do Registro.br, que mencionamos acima.

Os passos que trazemos aqui podem ser utilizados tanto para transferir domínios nacionais do Registro.br para outra empresa, de outra empresa para o Registro.br e até mesmo para transferir domínios de uma empresa para outra.

Pode parecer um pouco estranho que em todos estes casos a transferência seja feita pelo site do Registro.br, mas isso acontece porque ela é a entidade responsável pelas atividades de registro e manutenção de todos os domínios nacionais.

Abaixo estão os passos que você precisa seguir para transferir um domínio nacional (.br) com sucesso:

  1. Faça login no site do Registro.br. Caso seu domínio não esteja registrado no Registro.br, você precisará criar uma conta no site. Para isso, basta clicar em “CRIAR CONTA”. Nesse caso, informe o mesmo documento (CPF ou CNPJ) que usou para cadastrar-se na empresa onde registrou o domínio.
    Tela de login do Registro.br
  2. Ao acessar a sua conta, clique na caixa “TITULARIDADE” e então em “EDITAR INFORMAÇÕES”.
    Titularidade - editar informações no Registro.br
  3. Procure por “PROVEDOR DE SERVIÇOS” e clique em “Selecionar outro provedor”.
    Selecionar outro provedor no Registro.br
  4. Selecione a empresa para onde você deseja transferir o seu domínio e clique em “SALVAR”. Se você está em outra empresa e deseja transferir seu domínio para o Registro.br, basta selecionar “NENHUM”. Lembrando que ao salvar você estará transferindo o registro de todos os seus domínios.
    Tela para seleção de outro provedor de serviçosSe você está transferindo seu domínio de uma empresa para o Registro.br, então o processo está finalizado. Você receberá um e-mail da entidade confirmando a mudança. Caso esteja transferindo seu domínio para uma empresa, siga para o próximo e último passo.
  5. Preencha o formulário da empresa para onde você deseja transferir seu domínio. Este último passo já é fora do Registro.br. A maioria das empresas utiliza um formulário para realizar a transferência, que você pode encontrar no próprio site da empresa ou solicitar ao suporte. Após preenchê-lo, a empresa entrará em contato com você e realizará as últimas configurações para finalizar a transferência.
Dica: a maioria das empresas costuma ter essa parte do processo de transferência explicada em seu FAQ, portanto, caso você tenha alguma dúvida, basta procurar em algum site de busca sobre “como transferir o domínio para empresa X” e você não terá dificuldades para encontrar a resposta. Caso precise de ajuda, você também pode entrar em contato com o suporte da empresa.

Como transferir um domínio internacional

Se o seu domínio é internacional, não se preocupe, você também não irá encontrar maiores problemas para transferi-lo. Trazemos dois exemplos para que você possa entender melhor cada passo. Vamos, então, ao que interessa:

1. Desbloqueie seu domínio

O local para desbloquear o domínio varia de acordo com a empresa. Ao acessar o painel de controle da empresa, procure por seus domínios registrados. O botão para desbloquear pode ser um cadeado ou um texto como “editar configurações”.

Para deixar mais claro tudo isso, trazemos aqui dois exemplos.

Exemplo UOL Host

Ao entrar no painel do cliente no UOL Host,  acesse a área “Domínios”. Em seguida role a página até a lista de domínios. Localize o domínio a ser transferido e clique no menu, disponível na coluna “Gerenciar”. Então clique em  “Alterar dados de contato”, conforme demonstrado abaixo.

Transferir domínio internacional no UOL Host - passo 1

Uma nova página será aberta para alteração dos dados de contato do domínio selecionado. Uma vez nela, clique em “alterar”, ao lado do provedor do registro, para fazer o desbloqueio. A imagem abaixo mostra o procedimento.

tela para liberação do domínio para transferência

Exemplo SuperDomínios

Faça seu login no site da SuperDomínios e entre no painel de controle. Acesse a área “Domínios” na página inicial, ou “Meus Domínios” no menu. Em seguida clique no botão que representa as configurações do domínio, conforme demonstramos abaixo.

Lista de domínios - Super Domínios

A seguir, clique em “trava de registro” na coluna da esquerda, então clique em “Desabilitar o Bloqueio de Registrante”, como na imagem abaixo.

Tela para desbloquear um domínio e liberar sua transferência na Super Domínios

2. Consiga o código de autorização com a empresa atual

Esse código pode ter muitos nomes: chave de autorização, código EPP, código auth-info e assim por diante, portanto não estranhe se você encontrar uma nomenclatura um pouco diferente dessas que mostramos aqui.

Conseguir esse código é simples. O botão para pedir esse código costuma estar na mesma página onde você desbloqueou seu domínio, variando de posição de acordo com o painel de cada empresa. Conseguindo o código, copie-o e deixe-o em algum lugar em que possa ser consultado logo em seguida.

Exemplo UOL Host

Ao clicar em “alterar”, como mostramos no passo anterior, a chave já será automaticamente criada e aparecerá para você como na imagem abaixo.

Tela exibindo a chave EPP ou auth key - necessária para a transferência do domínio

Exemplo SuperDomínios

Após desbloquear seu domínio, clique em “pegar código EPP”, exibido na mesma coluna de “trava de registro”, como mostra a imagem abaixo.

Link para acesso à chave EPP na Super Domínios

Copie o código que aparecerá para você e cole em algum lugar de fácil acesso, para que você o tenha em mãos quando chegar a hora.

Código EPP visível no painel da Super Domínios

3. Solicite a transferência na empresa para onde você está levando seu domínio

Esta última etapa é similar ao último passo da transferência de domínios nacionais. A maioria das empresas fornecerá um formulário a ser preenchido e pedirá também a chave de autorização que você conseguiu no passo anterior.

Ainda assim, o processo varia bastante em cada empresa, portanto não temos como trazer estes últimos passos aqui. Porém, não se preocupe, a empresa contratada lhe dará todas as direções para que você finalize a transferência. Além disso, como falamos acima, cada empresa costuma ter uma página onde explica como fazer a transferência dentro do seu painel.

Autorize a transferência do seu domínio

A transferência de domínios internacionais envolve a participação de quatro entidades: você (o dono do domínio), a empresa onde o domínio foi registrado originalmente, a empresa para onde você está levando o domínio e o ICANN, que é o órgão que regulamenta o registro de todos os domínios na internet.

Portanto, durante o processo, será necessário que você confirme e autorize a transferência do domínio. Isso se dará através de um e-mail enviado para o endereço de e-mail cadastrado no momento do registro. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar a transferência do domínio. Ao clicar no link, você será direcionado para uma página onde deve aceitar a transferência. Ao aceitar, uma tela como essa será exibida:

Tela de autorização de transferência de domínio

A duração do processo como um todo pode levar de 4 a 30 dias, mas é comum que ele seja concluído em cerca de 10 dias, segundo informações das empresas de registro de domínio.

Conclusão

Transferir um domínio não é tão complicado como você estava pensando, não é mesmo? Seguindo esses passos e prestando atenção nos pontos que levantamos aqui, você conseguirá transferir seu domínio sem nenhuma dor de cabeça.

Caso tenha decidido fazer a transferência, mas ainda não sabe qual empresa escolher, conheça neste ranking as principais empresas de registro de domínio e faça sua escolha!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aqui nos comentários!

Tags: ,

Por:

Estudante de administração e bacharela em direito. Viciada em marketing digital e doces, ama explorar o universo da internet. Acredita que nada é tão complicado que não possa ser aprendido.

58 Comentários

  1. Maria

    Primeiramente, gostaria de elogiar e dizer que amei o artigo! E gostaria de saber se você poderia me responder uma dúvida, se eu vendi um dominio e um servidor e não efetuaram o pagamento? Eu poderia apagar o site?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Maria,
      Em geral, as empresas oferecem um tempo estipulado previamente para remoção do site e do domínio após a data de vencimento do serviço em questão. Esse tempo varia de empresa para empresa. Mas é comum que o serviço seja interrompido alguns dias após o vencimento (em caso de não pagamento), no entanto, os dados ficam preservados no servidor por mais algum tempo. Vencido este prazo, se não houver um acerto de contas por parte do cliente, aí sim os dados são removidos do servidor sem possibilidade de recuperação.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  2. Erika Zaunrith

    Olá! excelente texto! me ajudou muito a entender. Fico com uma dúvida… quando há hospedagem de site e também endereço de email contratado (na WP e Locaweb) e e quero migrar apenas a hospedagem para Wix. É possível?
    Tenho medo de migrar o domínio e atrapalhar com o email.
    Obrigada

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Erika,
      Ótimo ponto! De fato, para não perder o envio de mensagens para o e-mail que já está em funcionamento, é importante manter todas as entradas na zona de DNS do seu domínio referentes ao serviço de e-mail. Sendo assim, você tem duas opções:
      1) Transferir o gerenciamento do seu domínio para o Wix e reproduzir as configurações atuais do serviço de e-mail.
      OU
      2) Manter o domínio onde está e apenas configurar um apontamento para o Wix.

      Acredito que a segunda opção é a menos trabalhosa no seu caso. O que você precisa fazer é usar o método de configuração de domínio por apontamento (aqui há um tutorial explicando como fazer). De maneira resumida, você deve acessar o local onde administra a zona DNS do seu domínio e configurar entradas do tipo A e CNAME (fornecidas pelo Wix para o seu site).

      O tutorial é bem detalhado, mas se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato novamente.
      Abraços e sucesso!

      Responder
  3. marco barros

    Prezados,
    Faço o registro um domínio no “Registro.Br”, e, a seguir, efetuo a venda de tal domínio.
    Após a venda, surge um “reclamante” – ou seja um terceiro que reivindica a titularidade do domínio – que aciona o SACI-Adm ou o Poder judiciário.

    PERGUNTO: quem será o “reclamado” – que terá de responder perante ao SACI-Adm ou Justiça? Quem criou o registro, no caso “eu”, ou o ” titular atual”, para quem vendi o domínio?

    Obs.: não faço tal pergunta visando usar de má-fé, mas, sim, a fim de evitar futura dor de cabeça (ver o polêmico caso https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=51293&sid=4)

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marco!
      Analisando o caso, acredito que o titular atual do domínio seria acionado pela empresa reclamante. O que poderia ocorrer, em paralelo ou posteriormente, é esse titular entrar com uma ação contra o titular anterior do domínio, alegando prejuízos decorrentes dessa compra.
      No entanto, essa é uma questão acima de tudo jurídica, tema que não é nossa especialidade. Portanto, minha recomendação é que procure um advogado especializado na área, caso precise de orientações.

      Responder
  4. Isabela Calmon

    Olá!!

    Possuo um domínio .com comprado e já renovado pelo Wix, válido até junho de 2021 (porém não conectado). Para conseguir habilitar o domínio em uma loja online (Bagy), gostaria de transferi-lo para Hostgator, por indicação da própria Bagy. No entanto, a transferência de domínios internacionais na Hostgator possui uma taxa de R$59,99 – ou seja, o preço de um domínio novo (e o pagamento renova o domínio por mais um ano). No entanto, a transferência de domínios nacionais não possui taxa. Quando indaguei sobre essa diferença, fui informada que é política dos órgãos reguladores dos domínios. Gostaria de saber se essa informação procede ou é simplesmente política da empresa cobrar essa taxa.

    Estou pensando que se tiver que pagar R$59,99 para transferir um domínio válido, talvez valha mais a pena comprar o domínio igual só que .br, além de cancelar a renovação automática do outro domínio. Vocês sabem me informar a diferença prática entre um domínio .com e um .br?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi Isabela,

      Os processos de transferência de domínios nacionais e internacionais realmente são muito diferentes. Não saberia te afirmar sobre a obrigatoriedade de renovação por 1 ano nas transferências de domínio internacional, mas acredito que seja, considerando as muitas regras nesse tipo de transferência. Além disso, é praxe de mercado. Não me recordo de alguma empresa que não faça essa cobrança.

      Caso não queira “adiantar” essa anuidade do domínio, que seria o caso, você pode manter o domínio no Wix e só transferir mais perto da renovação. Tecnicamente isso deveria ser permitido pelo Wix (e pela Bagy), afinal, você é a dona do domínio. A solução alternativa, de registrar um domínio com final .br, também é viável, uma vez que ainda não está usando nenhum dos endereços. Daí você poderia deixar o .com expirar ou usá-lo como domínio secundário. Essa costuma ser uma prática recomendada para você proteger seu endereço de terceiros (considerando que .com e .com.br são amplamente usados).

      Quanto à sua dúvida sobre as diferenças entre os domínios, elas incluem principalmente preço (.br conta com preços estáveis, sem flutuação por conta do dólar) e área de atuação (domínios .br são indicados para sites voltados para o público brasileiro, enquanto .com é uma extensão considerada global). Caso o foco da sua loja seja atender mais de um país, o .com é mais indicado. Caso queira vender primariamente no Brasil, o .br pode ser mais interessante, inclusive porque indica para o Google que o seu site é voltado para o Brasil. De qualquer modo, seu site poderá ser encontrado e acessado em todo o mundo, independente da extensão escolhida.

      Caso queira se aprofundar, neste artigo eu explico os motivos para optar por um .br. Ah, se for registrar um .br, recomendo usar o Registro.br. Aqui eu explico quais as diferenças entre optar pelo Registro.br ou por uma empresa de hospedagem.

      Boa sorte na escolha! 🙂

      Responder
  5. Walter

    Caro Bill, bom dia!
    Muito obrigado por sua gentileza e atenção.
    Tem nos ajudado bastante!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Disponha, Walter! 🙂

      Responder
  6. Walter

    Caro Bill,Boa tarde!
    Estamos para contratar o plano M da HostGator de hospedagem de domínios.Você saberia dizer se, com a hospedagem HostGator, teremos acessos a recursos existentes no KlickPages, como os listados abaixo, além de testes A/B? Imagino que os plugins e addons free do WP possam atender. Estou certo?
    Mais uma vez, gratos!!!!

    Abaixo, os recursos que são anunciados pelo KP:>>

    “” o KLICKREDIRECT, que te ajuda a redirecionar automaticamente em determinado dia e hora pra onde você deve mandar as sua leads. Por exemplo, você vai fazer um webinário e em determinada hora você quer que todo mundo que acessar o link q era da pagina de espera caia no seu webinario… e depois disso caia em uma lista de espera.
     o KLICKTIMER, que é usado para enviar por e-mail um contador que cria uma escassez real em quem abre o seu e-mail, e quando o tempo esgotar ele muda para esgotado e envia para uma lista de espera.
     o KLICKBOX, com o Klickbox você vai criar Quizzes que vão segmentar o seu público e permitir que você fale de maneira personalizada com cada um dos seus futuros clientes. “”

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Walter,

      Os recursos que listou não fazem parte do pacote de serviços de hospedagem da HostGator. Como mencionei anteriormente, o Klickpages oferece essas funcionalidades prontas para uso em seus planos. Em qualquer hospedagem de sites, é possível configurar funcionalidades semelhantes usando recursos de terceiros, como programação customizada ou plugins externos. Essa opção, no entanto, demanda um trabalho maior, que pode envolver inclusive a programação manual de certas funcionalidades. Em alguns casos, pode ser necessário a contratação de um programador ou web designer para desenvolver e implementar determinados recursos.

      Cabe a você avaliar o que é melhor para o seu negócio, tanto do ponto de vista do trabalho envolvido quanto dos custos. Nossa intenção ao responder os comentários de leitores, é fornecer uma orientação básica e esclarecer eventuais dúvidas sobre um assunto que muitas vezes é demasiadamente técnico para quem não é da área. Apesar disso, a decisão sobre a contratação de um serviço ou de outro, bem como as escolhas comerciais de um negócio, devem ficar sempre a cargo do leitor, que conhece o seu próprio negócio muito melhor do que nossa equipe.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, fico à disposição.
      Abraços!

      Responder
      • Walter

        Caro Bill,

        Bom dia!

        Vc está certíssimo!

        Nossa dúvida é se há plugins/addons na plataforma WP que façam redirecionamentos programados entre landing pages (como da home para a pg de blog de vendas e, em determinado horário, automaticamente, redirecionar para a pg de vendas e, também em determinado horário, redirecionar o visitante de minha home page para uma pg de lista de espera) e tamb;em se há plugins/addons para fazer quizzes. Já encontramos o Send Tric que pode fazer a contagem regressiva nos e-mails.

        Bill, mais uma vez, muito gratos!!!!!!!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Walter,
          Existem inúmeros plugins de redirecionamento para WordPress. Mas a funcionalidade de programar redirecionamentos para ocorrerem em determinado horário não é tão comum de se encontrar. Esse tipo de recurso entra na categoria das coisas que precisariam ser desenvolvidas ou que exigem algum trabalho maior de pesquisa e configuração. Uma solução simples para isso seria ativar e desativar manualmente os redirecionamentos desejados, caso seja viável.
          Da mesma forma, também existem muitos plugins para a criação de quizzes.

          Pessoalmente, nunca usei nenhum destes plugins para redirecionamento ou quiz. Mas acredito que com uma análise atenta, sobretudo à seção de suporte e de avaliações dos usuários, poderá ajudá-lo a encontrar a melhor opção para vocês.

          Abraços e boa sorte com o site!

        • Walter

          Caro Bill,
          Como em regra, objetivas e esclarecedoras suas explicações. Gratidão!!

          Li algo sobre período de carência para transferência de provedor. Seria de 60 dias mas somente para domínios .br.
          Ainda procede isso?
          Mais uma vez, obrigado por suas contribuições! Muito valiosas para nós!!!

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Walter,
          Essa carência se aplica principalmente a domínios internacionais. No caso de domínios terminados em .br, também existe a carência, mas há uma alternativa, conforme explicado no trecho:

          Se por algum motivo você quiser transferir um domínio .br durante a carência de 60 dias, é possível apenas cancelar o provedor atual, no próprio site do Registro.br. Nesse caso, o Registro.br será o responsável pela administração do seu domínio. Após o término da carência, você poderá realizar a transferência da administração do domínio para onde desejar.

          Abraços!

  7. Luiz Rodrigo

    Ola,
    Tenho um domínio .org registrado no google domains, ele sera renovado somente em 7 de Janeiro de 2021, para fazer a tranferencia dele eu devo renovar ou tenho que esperar a renovação em 7 de janeiro?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Luiz,
      Você pode fazer a transferência do seu domínio a qualquer momento. É importante saber, no entanto, que o pedido não pode ocorrer se restarem menos de 30 dias para a renovação do domínio. Se você já tem a intenção de transferi-lo, fique atento ao prazo.

      Quanto ao custo da transferência, vale a pena pesquisar isso antes de escolher uma empresa. Em muitos casos é possível transferir o domínio sem custos. Nesse caso, você pagaria apenas o preço da renovação quando chegar a época. Mas algumas empresas cobram a renovação antecipadamente no momento da transferência, o que renova o domínio antecipadamente também. Portanto, avalie o que fica melhor para você.

      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  8. marc

    Olá tenho 2 dúvidas a respeito de transferência de dominios. 1) Tenho um dominio que vence dia 5 de Julho e está na Godaddy, então vou ter que ficar por lá mesmo,pois tem essa regra de 30 dias e então não vai dar pra transferir? 2) No caso de transferir um dominio, você paga a taxa da transferência MAIS um registro anual pra nova empresa de registro ou é apenas o valor da transferencia?Grato pela atenção.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marc,
      Respondendo suas perguntas:

      1. A princípio sim. No entanto, algumas empresas alegam que um domínio pode ser transferido em até 10 dias de seu vencimento. Essa regra não está tão clara quanto a de 60 dias do registro ou renovação, que é uma restrição da ICANN para domínios internacionais. A GoDaddy informa que segue esta regra dos 60 dias, mas não menciona a antecedência da renovação. Portanto, como você acabou de entrar no período de 30 dias da renovação, sugiro que entre em contato com a empresa e verifique se eles ainda aceitam a transferência. Se for um domínio internacional, pegue a chave EPP na empresa onde o domínio está registrado atualmente para agilizar a transferência.
      2. O valor da renovação do domínio — e se há ou não uma taxa — varia de empresa para empresa. É muito comum, no entanto, que exista apenas a cobrança da anuidade, no mesmo valor cobrado para clientes que já estão na empresa para onde deseja transferir o domínio. Por isso, vale pesquisar o valor da renovação da extensão de domínio que deseja transferir em várias empresas.

      Se eu puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
    • Joao

      Amigos, por favor, me tirem uma dúvida?
      Comprei um domínio na Hostgator mês passado, não curti lá, li essa matéria e movi ele para o Registro.br semana passada.
      Fui agora mesmo comprar outro domínio, diretamente no Registro.br e diz que meu responsável por registra é a Endurance (Hostgator).
      Seria porque ainda não concluíram a mudança ou realmente não muda a empresa responsável pelos meus domínios, só muda o local de gerenciamento do domínio?
      Levei semana passada para o Registro.br e queria comprar outro agora (tenho até pressa)…

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, João,
        Ao migrar a administração dos seus domínios para o Registro.br, você tem a capacidade de registrar outros domínios diretamente no Registro.br. De acordo com o que relatou, seu domínio ainda não foi migrado para o Registro.br e permanece sendo administrado pela HostGator/Endurance. Recomendo que verifique com a HostGator o andamento desta mudança para ter certeza de que a migração está sendo realizada e qual a previsão de conclusão.
        Abraços!

        Responder
  9. Altamir

    Olá!
    Possuo domínio e emails hospedados na UOL, porém gostaria de cancelar os dois serviços e transferí-los para o Hostgator, no qual já possuo serviço de e-mail também, porém não o utilizo ainda.
    Qual seria o melhor procedimento para transferir a hospedagem do domínio e e-mails sem que haja cortes ou que o período de corte no recebimento dos meus emails seja pequeno?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Altamir,
      Você pode transferir o domínio para a HostGator como descrito aqui neste artigo. Ao transferi-lo, as suas configurações de DNS são mantidas, então você não terá o serviço de e-mail interrompido durante este processo, mas ele vai continuar apontando para a UOL Host, que é onde está configurado agora.
      Depois de transferir o domínio e antes de cancelar o serviço no UOL Host, você precisará fazer algumas alterações na sua zona de DNS para que os domínios passem a ser enviados e recebidos pela HostGator. O suporte da HostGator pode te ajudar em identificar quais entradas devem ser atualizadas para que você aponte o servidor de e-mails para a HostGator.
      Quanto às mensagens de e-mail que estão na UOL Host, você precisará migrá-las para o novo servidor (ou baixá-las para o seu computador). Neste artigo sobre migração de hospedagem há um trecho dedicado à migração de mensagens de e-mail. Recomendo que faça a migração das mensagens antes de interromper o serviço na UOL Host.
      Então, se me permite uma sugestão, faria a migração nesta ordem:

      1. Transferência do registro de domínio para a HostGator;
      2. Migração das mensagens de e-mail do servidor antigo para o novo (UOL Host -> HostGator);
      3. Alteração das entradas de DNS para que o e-mail passe a funcionar na HostGator;
      4. Depois de certificar-se que tudo está funcionando na HostGator, cancele o serviço na UOL.

      Se eu puder ajudar com mais alguma dúvida, estou à disposição.
      Abraços!

      Responder
      • Altamir

        Olá Bill,
        Quando ocorrer a alteração das entradas de DNS para que os emails passem a funcionar, haverá um tempo de propagação?

        Responder
  10. André

    eu tenho um domínio .com.br na HostGator que vai vencer no mês de julho e eu queria saber se eu posso transferir o domínio para Registro.br, outra coisa eu tenho que pagar no Registro.br uma taxa pela transferência, ou eu pago a renovação do domínio quando eu transferir o só em julho que e a data de vencimento do domínio na HostGator

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, André,
      Sim, você ainda pode transferir o seu domínio para o Registro.br. Para isso, siga as instruções descritas aqui, no tópico Como transferir um domínio nacional (.br).

      Não há nenhuma taxa a se pagar pela transferência no Registro.br. Apenas a renovação do domínio, que custa R$ 40, deverá ser paga na época da renovação. Ao transferir o domínio, você também não precisará pagar nada referente a esta transferência para a HostGator.

      Lembrando que, ao solicitar a transferência para o Registro.br, todos os domínios que possui terminados em .br passarão a ser administrados pelo Registro.br, incluindo novos domínios que venha a registrar no futuro.

      Recomendo que inicie a transferência com mais de 30 dias da data de renovação.

      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  11. Diana

    Tenha dois domínios que fiz registro no site Registro.org que só depois que verifiquei que não funciona um botão sequer no site além do pagamento. Quem opera é a Plugweb, um site bem tosco por sinal e não consigo ver essas configurações para fazer a transferência do registro de domínio para um empresa mais conhecida pois estão bem insegura em relação a este prestador de serviço. Solicitei informações pelo contato do site porém estou aguardando ainda.
    Por acaso, já conhece? tem alguma dica?
    Site: http://plugweb.com.br/site/
    E pior qdo acessamos o painel aparece como caminho: pedro.plubweb ….

    Muito estranho

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Diana!
      Já tinha ouvido falar, mas não é uma das empresas que recomendamos. Ao acessar o site, consigo entender o motivo da sua preocupação.
      O que eu faria no seu lugar seria publicar uma reclamação na página da Plugweb no ReclameAqui, pois vejo que eles estão interagindo por lá. Caso tenha algum domínio na extensão .BR, é possível que também consiga a transferência entrando em contato com o próprio Registro.br, entidade que gerencia os domínios .BR. Pode ser um processo burocrático, mas existe essa possibilidade.
      Espero que consiga resolver essa questão e fico à disposição para o que mais precisar.

      Responder
  12. Cyrius

    Belo artigo! Eu sabia que era possível a transferência de registrador, só não sabia como fazer o procedimento, e o artigo me ajudou muito. Demorou um pouco mais do que o artigo fala (8 dias), mas vc havia dito que depende da registradora.
    Eu economizei 62 R$, comprei um domínio por 20 R$ no godaddy, e agora 3 meses antes de expirar, eles me mandaram um alerta de renovação, fui renovar e tava lá a surpresa, 98 R$ (3 vezes o valor original da compra)! Uso os serviços do CloudFlare e no mesmo dia o cloudflare me mandou um alerta de renovação com a proposta de mudar de registrador pagando 3 vezes menos (kkkk). Na hora fui procurar como se faz a transferência…
    Sacanagem essa da godaddy! olha, se fosse só o dobro eu ainda pagaria, mas o triplo não dá.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente, Cyrius! Ficamos felizes em saber que o artigo foi útil. 🙂
      E que ótimo que conseguiu transferir em tempo hábil (e por um preço muito menor!). Muitas vezes a pessoa perde o prazo e é obrigada a pagar um valor exorbitante, como esse que citou, para não perder o domínio.

      Responder
      • Cyrius

        Tive sorte, fiz o pedido um dia antes dos 60 dias que eles pedem, se passasse para o próximo dia, eu teria que ter pago os 98… Foi por um tris, por isso a importância de sempre renovar os domínios 3 meses antes. E de novo, obrigado pelas informações.

        Responder
  13. Herbet

    A explicação é muito boa, mas fiquei com uma dúvida em relação ao pagamento. Tenho um domínio internacional na UOL, que vai vencer em 5 meses. Se eu transferir o domínio para o Google, ele está pedindo para eu pagar 50 R$ (para um ano) isso quer dizer que quando meu domínio vencer no UOL em 5 meses eu não precisarei mais pagar?
    Ou terei que pagar dois domínios?
    Após a transferência tudo será feito no Google? Poderei excluir meu cadastro no UOL?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Herbert,
      Após a transferência do domínio não haverá mais nenhuma cobrança por parte do UOL e todas as renovações deste domínio serão feitas através do Google Domains. Após a conclusão do processo, se desejar, você pode excluir o seu cadastro do UOL.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Herbet! 🙂

  14. Guilherme

    Olá tenho uma dúvida, comprei um domínio na Godaddy já faz um ano, renovei ele recentemente (18/12) e hoje comprei outro domínio só que na HostGator, porém a HostGator me mandou um e-mail que não conseguiu registrar por causa que meu provedor é a Godaddy, então eles mandaram pra mim um tutorial pra mudar de provedor no registro .br

    Só que aparece que está em carência para mudar de provedor pois renovei recentemente e a única opção que tem é “excluir provedor” ai aparece uma tela dizendo várias coisas e embaixo mudar para NENHUM(0).

    Gostaria de saber o que eu faço? Se eu excluir meu provedor eu consigo mudar para Godaddy?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Guilherme,
      Durante o período de carência, você consegue apenas alterar a administração do seu domínio para o Registro.br. Apenas após o término do período de carência você consegue mudar para um novo provedor de serviços. Sendo assim, você tem algumas opções.
      Uma delas seria manter o domínio na GoDaddy e registrar o novo domínio com eles (GoDaddy). Após o período de carência você transfere o mesmo para a HostGator.
      Outra opção seria excluir o provedor e passar a administrar pelo Registro.br. Nesse caso, você poderia, para garantir o registro do novo domínio que deseja, registrá-lo diretamente no Registro.br. Da mesma forma, após o período de carência, você poderia transferi-lo para a HostGator, se desejar.
      Outra opção seria aguardar o término da carência, alterar o provedor de serviços para a HostGator e então, finalmente, registrar o domínio que deseja com eles.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  15. Marisson Vespermann

    Olá, excelente artigo!

    Tenho um domínio .com.br registrado na Locaweb e quero transferir a propriedade desse domínio para a HostGator. Esse domínio que quero transferir a propriedade, possui site ativo. Essa transferência de domínio alterá o funcionamento online do meu site? O mesmo está hospedado na HostGator também, somente o domínio foi registrado na Locaweb.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marisson,
      A transferência do domínio não afeta o funcionamento do site. Ao fazê-la, as entradas de DNS que utiliza no domínio em questão são migradas de uma empresa para a outra, mantendo, portanto, todos os apontamentos que já existem. Sendo assim, pode ir adiante com o procedimento de transferência, pois seu site não vai ficar fora do ar.
      O procedimento para transferência de um domínio nacional (.br) para a HostGator está explicado neste link.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  16. André

    Olá! Obrigado pelos esclarecimentos.

    Uma dúvida, porém: há alguma diferença prática em migrar ou apontar o domínio para a nova hospedagem excetuando o ponto dos custos?

    Digo, de velocidade, facilidade de gerenciamento, indexação, etc? Ou é somente uma questão de custos mesmo?

    Grato,

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, André,
      A escolha de uma empresa para registrar o seu domínio envolve apenas o aspecto do custo e do gerenciamento do serviço. Do ponto de vista técnico (velocidade, indexação etc.) não há qualquer vantagem ou desvantagem em escolher uma ou outra empresa. Isso porque, uma vez que o DNS do domínio está propagado, estas informações são distribuídas pela internet e ficam armazenadas nos milhares de servidores DNS espalhados pelo mundo.
      Portanto, ao avaliar onde registrar o seu domínio, tome esta decisão baseado em outros aspectos, como conveniência, preço, painel de gerenciamento e outros.
      Vale lembrar que estamos falando apenas do registro do domínio. Em outros serviços, como hospedagem e e-mails, a empresa escolhida terá um papel bem mais relevante.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  17. erick reis

    Bom dia, Economizei 60 reais na renovação com sua dica obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Erick,
      Obrigado pelo comentário. Ficamos felizes em saber que o artigo te ajudou. 🙂
      Abraços!

      Responder
  18. Roberto

    Bom dia, otimo artigo, porem estou com uma duvida. O UOLHOST PODE PRENDER DOMINIO SE O TITULAR QUISER LEVAR PARA OUTRO PROVEDOR?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Roberto,
      Domínios sob a gestão do UOL Host podem ser levados para outras empresas a qualquer momento, sempre que o cliente desejar. Para saber como transferir um domínio internacional, siga este link. Para domínios nacionais (terminados em .br), veja este link.
      Se tiver qualquer dúvida, entre em contato novamente e tentaremos ajudá-lo.
      Abraços.

      Responder
  19. Alexander Lima

    Olá! Ótimo artigo. Ficou uma dúvida. Quando transferimos um domínio, ele já é renovado?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alexander,
      Isso depende da empresa. Ao solicitar a transferência do domínio, algumas empresas cobram o valor equivalente à renovação do domínio e já realizam a renovação do mesmo. Outras empresas não cobram nada, mas mantém o prazo original de renovação. Nesse caso, quando estiver se aproximando do vencimento, você deve fazer a renovação na empresa para onde o transferiu.
      Se estiver interessado em transferir um domínio, recomendo que verifique essa questão antes de solicitar a transferência.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Que bom! Disponha, Alexander.

  20. Luiz Marques

    Olá amigos!

    Podemos ter dois domínios diferentes, no mesmo CPF?

    Att.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Luiz,
      Sim, você pode ter quantos domínios desejar no mesmo CPF.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  21. Carlos Guiln

    Olá pessoal, boa noite! Poderiam me ajudar?

    Criei uma hospedagem na Global Host e eles me forneceram quatro entradas DNS para serem inseridas em meu dominio que está em outro provedor, porém eu tenho um serviço de e-mail externo no G Suite.

    Se eu apontar as DNS para os servidores deles diretamente eu passarei a utilizar o serviço de e-mail deles e não do GSuite, correto?

    Vocês poderiam me ajudar nessa questão ou eu devo entrar em contato direto com a Global Host?

    Agradeço a ajuda de vocês!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      Você tem razão em se preocupar. Se você simplesmente apontar o DNS para a Global Host, suas contas de e-mail no G Suite vão parar de funcionar. Para realizar a mudança sem que haja interrupção no serviço de e-mail do G Suite, faça o seguinte:

      • Antes de mais nada, acesse o painel da sua hospedagem e localize a área de edição de entradas DNS.
      • Insira os valores MX fornecidos pelo G Suite (os mesmos que estão configurados atualmente na empresa onde registrou o domínio).
      • Se existirem outras entradas de DNS na área de administração do seu domínio, reproduza elas também no painel da Global Host.
      • Somente depois disso, com todas as entradas inseridas na sua nova hospedagem, você pode alterar o apontamento do DNS para o novo servidor, usando os valores fornecidos pela Global Host.

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  22. Kristinando

    Olá.
    Eu contratei o Siteground para hospedar meu domínio e meu site… e preciso enviar meu domínio para eles, para que eu possa ter o meu site no ar…

    Na parte do DNS está escrito :
    “Você está utilizando os servidores DNS do Registro.br”
    e tem dois campos :
    “Editar Zona” e “Editar Servidores DNS”

    Se eu entro em Editar Zona, aparece “Tela de domínio” e ” Edição de Zona meudominio.com.br e informa :
    “Nenhum record cadastrado”

    Em “Editar servidores DNS” ele pede para informar servidores DNS e aí aparece “Master” e “Slave 1” depois, se eu preencher isso, aparece o campo para escrever o slave 2..

    Eu tenho essas duas informações a seguir :

    ns1.us151.siteground.us
    ns2.us151.siteground.us

    mas não sei como fazer… você poderia me ajudar por favor ?
    Obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kristinando,
      Você deve utilizar a opção Alterar servidores DNS e inserir os valores que informou (ns1.us151.siteground.us e ns2.us151.siteground.us) respectivamente nos campos Master e Slave 1 do painel do Registro.br. Depois de inserir os dados, salve as alterações.
      Após a realização deste procedimento, pode levar cerca de 24 horas até o seu domínio estar funcionando na nova hospedagem. Para saber mais sobre a propagação do DNS, veja o artigo Como funciona a propagação de domínios na internet.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço!

      Responder
    • Paula Salum

      Olá, Cintia! Fico muito feliz em saber disso, é para isso que estamos aqui! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉