Editor Wix ou ADI Wix: qual escolher na hora de criar o meu site?

Editor Wix ou ADI Wix

O Wix é um dos criadores de sites mais populares do mundo, sendo escolhido por mais de 100 milhões de pessoas. Apesar de existir há muitos anos, a ferramenta está sempre evoluindo e desenvolvendo maneiras mais fáceis de se criar um site.

Com tantas opções, é comum ficar sem saber o que escolher na hora de criar um site no Wix. Por isso, neste artigo vou mostrar e comparar as duas opções disponíveis: Editor Wix e ADI Wix. Acompanhe o artigo e descubra qual a melhor escolha para você!

Apresentando: Editor Wix e ADI Wix

Antes de começar as comparações, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das ferramentas.

O que é o ADI Wix

Montagem da tela de edição do Wix ADI

O Wix ADI é uma ferramenta de inteligência artificial de design do Wix, que cria um site personalizado em poucos minutos, com base em informações simples fornecidas pelo usuário. O ADI foi criado em 2016 pela própria Wix como mais um recurso da plataforma e está disponível gratuitamente a todos os usuários.

O que é o Editor Wix

Montagem da tela de edição do Wix Editor

O Editor Wix é a ferramenta de criação de site do Wix na sua versão mais completa. É o Wix como a maioria de nós conhece. No Editor Wix, o usuário começa selecionando um template para seu site e então personaliza o design e o conteúdo, usando todas os recursos disponibilizados pela plataforma.

Qual ferramenta é mais indicada: Editor Wix ou ADI Wix?

As duas ferramentas são boas, porém a melhor vai depender da necessidade de cada usuário. Fiz um resumo a seguir que pode ajudá-lo a identificar qual seria a ferramenta mais indicada em cada caso.

Para quem o ADI Wix é indicado

O ADI Wix é ideal para quem quer criar um site de maneira fácil e da forma mais rápida e automatizada possível. É para quem quer poupar tempo na criação e mesmo assim obter um site único, que combine com a sua marca e/ou com o estilo que se busca.

É indicado também para construir sites “tradicionais”, que utilizam uma estrutura e recursos comuns à maioria dos sites. Um exemplo seria um site que tenha de 3 a 5 páginas, incluindo uma página sobre a empresa ou a pessoa, uma página sobre produtos e serviços e uma página de contato. Já os recursos comuns seriam formulário de contato, blog, mapa, redes sociais e outros.

Para quem o Editor Wix é indicado

Por ser mais completo, o Editor Wix é ideal tanto para quem quer apenas personalizar um template pronto como para quem deseja utilizar funcionalidades mais avançadas de edição.

Usuários que querem criar um site com design moderno e atraente, sem perder tempo construindo um template do zero, encontram nessa modalidade uma ótima opção. O Editor Wix oferece centenas de templates lindos eprontos para serem usados.

Esta opção também é indicada para usuários mais exigentes, que querem ter controle e liberdade total na criação. Ou que buscam recursos mais avançados para o seu site, incluindo a edição de códigos, via o recurso Wix Code.

Prós e contras de cada ferramenta

Como comentei, cada ferramenta é mais indicada para uma necessidade ou perfil de usuário. Por conta disso, ambas trazem vantagens e desvantagens, que detalho nas tabelas a seguir.

ADI Wix

PrósContras
É o modo mais fácil de usar o Wix. É muito mais intuitivo e menos técnico.É mais limitado em recursos. Possui menos opções de customização.
É mais fácil criar um site com visual único, pois não utiliza um template como base.Há poucos temas e o layout é visto apenas no final do processo. O visual do site é bonito, porém mais simples.
Informações fornecidas, como endereço, telefone e redes sociais são inseridas automaticamente no site.A ferramenta é um pouco mais pesada e pode apresentar lentidão em alguns momentos.
Permite trocar de tema durante a edição do site e após sua publicação.A troca de tema pode desconfigurar alguns elementos do site criado anteriormente.
É possível construir um site no ADI Wix e depois migrá-lo para o Editor Wix.Ao usar o Editor Wix e retornar para o ADI, todas as informações feitas no Editor são perdidas.
Funciona como em outros criadores de sites, em que você edita o site por seções, a partir de opções previamente criadas.Oferece menos flexibilidade e liberdade para criar um site. Não possui função arrastar e soltar.
Possui aplicativos gratuitos de loja virtual, blog, chat e agendamentos.Há pouca variedade de aplicativos para inserir no site (apenas 4).

Editor Wix

PrósContras
Oferece muito mais recursos e opções de customização.É mais difícil de usar e tem uma curva de aprendizado maior, comparado ao ADI.
Existe grande liberdade e controle na criação do site. Possui função de arrastar e soltar.Há mais chance de quebrar um layout ou fazer algo fora das boas práticas de design, devido à liberdade.
Há centenas de templates disponíveis para visualizar e escolher.Os templates são marcantes e mudá-lo totalmente é mais trabalhoso.
Você pode optar por templates em branco, escolhendo um que tenha uma estrutura próxima ao que busca para o seu site.
Possui recurso de edição de códigos (Wix Code), para usuários avançados.
Possui centenas de aplicativos do próprio Wix e de terceiros. E mais de 100 aplicativos gratuitos.

Comparativo: ADI Wix x Editor Wix

Agora que você já viu as principais informações sobre cada ferramenta, vamos compará-las em quesitos específicos.

Painel de edição

Editor Wix

Painel do Editor Wix

Painel do Editor Wix

O painel do Editor Wix possui mais recursos do que o Wix ADI. Por isso, oferece mais possibilidades de edição ao usuário. Por outro lado, também pode causar alguma aflição em usuários leigos, que buscam simplicidade na ferramenta.

As edições podem ser feitas clicando no elemento do site ou através dos menus que ficam sempre disponíveis no painel.

ADI Wix

Painel do ADI Wix

Painel do ADI Wix

O painel do ADI é simples e criado para ajudar o usuário. O visual é bem limpo, sem todos os menus do Editor. Assim, o usuário vê apenas o site que está criando. As opções de edição aparecem quando ele seleciona uma seção a ser editada, como na imagem acima. Isso faz com que o usuário se concentre apenas naquilo que quer editar e evita que ele fique confuso com tantas opções.

Templates e temas

Editor Wix

Ao usar o Editor Wix, o usuário tem ao seu dispor centenas de templates para escolher para o seu site. Além de ter uma variedade bem maior do que no ADI, o Editor Wix também permite que você visualize previamente o template, antes de fazer a escolha. Isso dá mais segurança para quem está criando o site, pois o usuário já sabe o que esperar como resultado.

Exemplos de temas disponíveis pelo Editor Wix

Exemplos de temas disponíveis pelo Editor Wix

Os templates disponibilizados pelo Editor estão divididos em categorias e subcategorias, conforme o tipo de site. Negócios, Loja Virtual, Restaurantes, Portfólio e CV, Fotografia e Design são apenas alguns exemplos de categorias.

Uma característica do Editor, que acaba se tornando uma desvantagem comparado ao ADI, é que ele não permite a troca de tema. Uma vez selecionado, é preciso mantê-lo ou criar um novo site em outro tema, o que torna o processo mais trabalhoso. Acredito que essa limitação possa ser explicada na grande diferença entre os templates. Imagine como seria difícil, senão impossível, “transportar” os mesmos textos e imagens para um template totalmente diferente?

Wix ADI

O Wix ADI possui um pouco mais de 30 temas disponíveis. Diferentemente do Editor, ele divide os temas em palavras, como “Chique”, “Clássico”, “Adorável”, entre outros. Apenas uma pequena paleta de cores, uma fonte e uma descrição criativa acompanham o tema. Para dar uma ideia, o tema “Fresco” é descrito “como grama recém-cortada em um dia de verão, fresco e revigorante”. 🙂

Seleção do design do site no ADI Wix

Seleção do design do site no ADI Wix

Não há nenhuma imagem mostrando previamente o visual do tema, o que é muito incomum nesse tipo de ferramenta. Acredito que a ideia seja facilitar esse processo de criação que pode ser cansativo para quem está fazendo seu primeiro site e não é especialista.

Usando termos como “clássico” ou “elegante”, a ferramenta permite que o usuário escolha o tema de acordo com a imagem que ele deseja transmitir em seu site, em vez de fazê-lo analisar e interpretar templates previamente criados.

Por usar uma estrutura base, o Wix ADI permite trocar o tema a qualquer momento, mesmo após a publicação do site.

Vale destacar que o Wix considera “temas” e “templates” coisas diferentes. O primeiro é usado no ADI e o segundo, no Editor. No entanto, ambos são usados para definir o visual do site, por isso foram comparados aqui. Na prática, são praticamente a mesma coisa.

Criação e personalização do site

Editor Wix

Criar um site pelo Editor Wix pode ser bem simples. Após a escolha do tema, basta usar o editor para selecionar e editar as seções e conteúdos que desejar. É possível arrastar e soltar conteúdos, inserir aplicativos, páginas e tudo mais.

Alterando o design da galeria de imagens no Editor Wix

Alterando o design da galeria de imagens no Editor Wix

No entanto, a criação pode se tornar mais difícil dependendo do nível de personalização ou da complexidade do site que está sendo criado. Quanto mais personalizado e complexo for o site, maior o esforço para criá-lo. Mas isso não é exclusividade do Wix. O mesmo vale para sites criados em outras ferramentas, como o WordPress, por exemplo. Aliás, se você tem dúvida sobre qual ferramenta escolher, recomendo a leitura do nosso comparativo sobre Wix e WordPress.

Voltando ao Editor Wix, a grande vantagem dele é o nível de personalização oferecido quando comparado ao ADI. Com ele é possível, inclusive, editar os códigos do site. Isso graças ao Wix Code, recurso criado pela empresa alguns anos atrás.

O Wix Code permite fazer edições diretamente no código, algo raro em criadores de sites. Com ele é possível criar coleções de banco de dados, adicionar comportamento com JavaScript e Wix APIs, criar formulários personalizados de informações de usuários, adicionar layouts de repetição e muito mais.

Para usar o Wix Code basta clicar na opção “Código” (no menu superior) e habilitar a ferramenta para desenvolvedores. O editor então exibe os recursos de edição avançadas. Para desabilitar, basta clicar novamente.

Exemplo de edição de código no Wix Code

Exemplo de edição de código no Wix Code

Mesmo que você não entenda de códigos, esse recurso pode ser útil no futuro. Se um dia decidir evoluir com o site e contar com a ajuda de um desenvolvedor, ele certamente precisará ter acesso ao código do site para fazer as customizações necessárias. Algo que não é possível no ADI Wix.

ADI Wix

O processo de criação de um site pelo ADI é bem mais intuitivo. Todas as etapas foram simplificadas e trazidas para o universo das pessoas leigas, que não lidam com design no dia a dia.

O ADI Wix funciona como um assistente virtual, que cria um site com base nas respostas fornecidas pelo usuário. Entre elas estão o tipo de site que se deseja criar (em uma infinidade de opções) e a seleção de recursos para o site. Os recursos disponíveis no ADI são venda online, reservas e agendamentos, blog e formulário de contato.

A ferramenta ainda coleta imagens e informações na internet sobre o seu negócio, para adicionar ao site. Isso funciona bem para quem tem conteúdo e imagens no Google Maps, por exemplo.

O visual do site fica por conta do tema selecionado e da paleta de cores personalizada pelo ADI quando o usuário faz upload de algum logotipo. Quem prefere, pode selecionar outras paletas pré-existentes. Achei muito útil esse recurso de criação da paleta de cores através do logotipo porque muitas vezes o usuário tem a marca, mas não sabe os códigos exatos das cores. Dessa forma fica muito mais fácil reproduzir as cores da marca, sem precisar entender nada de design, pois o Wix ADI encontra as cores para você.

Exemplo de criação de paleta de cores a partir do logotipo do nosso site

Exemplo de criação de paleta de cores a partir do logotipo do nosso site

Uma vez criada a primeira versão do site, é possível editar e customizar todo o site. É possível adicionar e editar seções e páginas, usando modelos prontos e fáceis de aplicar. Textos, fontes, cores, imagens, seções, tudo é editável.

Basta selecionar um elemento para editá-lo com as opções exibidas na tela

Basta selecionar um elemento para editá-lo com as opções exibidas na tela

Assim como no Editor Wix, a versão mobile do site é criada automaticamente e pode ser customizada de forma separada da versão desktop.

Recursos e aplicativos

Ao criar um site, é esperado que ele possua determinadas funcionalidades, específicas para o seu segmento. Por exemplo, o site de uma pousada pode contar com um recurso de reservas online. Um professor particular, com o recurso de agendamento. E por aí vai.

No Wix é possível adicionar muitas funcionalidades a um site, através dos aplicativos, como são chamados. Neste quesito, o Editor Wix supera, de longe, o Wix ADI.

Editor Wix

O Editor Wix oferece centenas de aplicativos através do Wix App Market. Dentre eles, há mais de 100 apps gratuitos e criados pela própria Wix. Há ainda muitos apps de terceiros como o Google Adsense e o Google Analytics, apenas para citar alguns. A lista completa de apps pode ser vista nesta página do Wix.

Mais de 300 aplicativos fazem parte do Wix App Market

Mais de 300 aplicativos fazem parte do Wix App Market

ADI Wix

Já o Wix ADI disponibiliza 4 aplicativos, gratuitos e muito úteis. São eles: blog, loja virtual, chat e agendamentos. Comparado ao Editor Wix, no entanto, é uma variedade muito menor de aplicativos.

Aplicativos disponíveis no ADI Wix

Aplicativos disponíveis no ADI Wix

Vale ressaltar que ao usar o Wix ADI o usuário não está proibido de usar os aplicativos oferecidos pela empresa. Ele pode contar com todos os aplicativos da plataforma, bastando mudar para o Editor Wix. Não tem custo nenhum e é tão fácil quanto clicar em um botão. Só é preciso ter em mente que uma migração de volta para o ADI fará com que todas as mudanças feitas no Editor sejam perdidas.

Planos e preços

Não há diferença de planos e preços para os usuários do Editor Wix ou do ADI Wix. Ambos possuem versão gratuita e planos pagos, que contam com mais recursos. A tabela completa de planos segue abaixo:

Recursos/PlanosFreeConnect DomainComboUnlimitedeCommerceVIP
Domínio personalizadoNãoSimSimSimSimSim
Suporte PremiumNãoSimSimSimSimSim
Remoção de anúnciosNãoNãoSimSimSimSim
Cupom Google AdWordsNãoNãoSimSimSimSim
Favicon personalizadoNãoNãoSimSimSimSim
Loja virtualNãoNãoNãoNãoSimSim
Resposta prioritáriaNãoNãoNãoNãoNãoSim
Campanhas de e-mailNãoNãoNãoNãoNão10 por mês
Largura de banda500 MB1 GB2 GBIlimitadaIlimitadaIlimitada
Espaço500 MB500 MB3 GB10 GB20 GB20 GB
Preço (mensal)GrátisR$ 9,50R$ 19R$ 28,90R$ 37,25R$ 57,29
VisitarVisitarVisitarVisitarVisitarVisitar

Afinal, qual escolher: Editor Wix ou ADI Wix?

Como vimos, o Editor Wix oferece mais funcionalidades, enquanto o ADI Wix é mais fácil de usar. Essa diferença faz com que cada modalidade seja interessante para um tipo de site e de usuário.

Se você quer criar um site simples, bonito e de forma rápida, o ADI Wix é uma mão na roda. Como assistente virtual, ele faz uma boa parte do trabalho.

Já o Editor Wix pode atender todos os tipos de necessidades. Aqueles que querem criar um site simples e bonito podem aproveitar os templates prontos para economizar tempo na construção do site. Quem busca opções avançadas também tem no Editor Wix a melhor opção, uma vez que ele conta com o recurso de edição de códigos — o Wix Code.

E aí, conseguiu descobrir qual Wix é ideal para você? Espero ter te ajudado nessa missão! Qualquer dúvida que tiver, deixe um comentário aqui que terei prazer em retornar. 🙂

Se já estiver pronto para criar seu site, acesse o Wix e comece já!

Criar um site no Wix

,

Publicado originalmente em 29/11/2018 - Atualizado em 29/11/2018

Por:

Profissional de marketing com MBA pela FGV e mais de 10 anos de experiência na área digital. Já trabalhou em rádio, em empresa de tecnologia, teve uma agência digital e atualmente empreende no Tudo sobre Hospedagem de Sites. É apaixonada por sites desde o surgimento das primeiras ferramentas e adora ajudar as pessoas a criar os seus próprios sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉