13 motivos para criar seu site no WordPress

Motivos criar site com WordPress
Ao criar um site, é comum ficar em dúvida sobre qual ferramenta escolher, principalmente quando se possui pouca familiaridade com a área. São dezenas – senão centenas – de opções, cada uma com finalidades e características próprias, que dificultam a tomada de decisão.

Neste artigo falaremos do WordPress, que vem se destacando nos últimos anos e atualmente é a ferramenta de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo. Gratuita e fácil de usar, a plataforma é uma excelente opção para aqueles que desejam criar um site por conta própria. Se você ainda tem dúvida, nos acompanhe que vamos te mostrar 13 motivos para criar seu site no WordPress.

1. Instalação simples

WordPress fácil instalação

A instalação do WordPress é realmente bastante simples, e às vezes nem é necessária. Isso porque em muitos casos o WordPress já vem instalado ou pode ser instalado automaticamente. É importante ressaltar que existem diferenças entre WordPress.com e WordPress.org e em cada uma delas a instalação é diferente. Explicaremos abaixo cada uma dessas opções.

O WordPress.com permite a publicação e hospedagem gratuita de um blog ou site, o que pode ser feito rapidamente após o preenchimento do cadastro e de algumas configurações básicas. Nesta opção, o WordPress já está instalado e você pode começar a usá-lo imediatamente após o cadastro. Vale dizer, no entanto, que seus recursos são bem restritos, e para usufruir de mais funcionalidades – como domínio próprio, por exemplo – é preciso pagar. Caso opte por essa solução, veja aqui como começar.

Já no WordPress.org essas restrições não existem, e você tem liberdade total para modificar o WordPress de acordo com suas necessidades. Neste caso, é necessário contar com um serviço para hospedar seu WordPress, que custa a partir de R$ 10 por mês, sendo possível até mesmo utilizar uma hospedagem grátis (com restrições). Ao escolher esta versão do WordPress, a instalação da ferramenta estará sob sua responsabilidade. Apesar disso, é muito fácil instalar a ferramenta, em um processo conhecido como instalação de 5 minutos. Se você não quiser realizar a instalação manual, não se preocupe, muitas empresas de hospedagem de sites oferecem a instalação automatizada do WordPress, através de um painel amigável.

2. Interface amigável e intuitiva

painel wordpress

Apesar do extenso número de recursos e plugins, o painel de administração do WordPress é bastante amigável e sua interface contribui muito para a facilidade de uso, guiando até mesmo os usuários que possuem pouco conhecimento da ferramenta.

Criar um post ou publicar uma nova página, por exemplo, são tarefas triviais que não exigem mais do que clicar em alguns botões, inserir o conteúdo e atualizar a página.

Da mesma forma, a instalação de plugins e até mesmo novos temas, que poderão dar uma aparência completamente nova para o seu site ou blog, é muito fácil e estas tarefas podem ser realizadas igualmente pelo painel de administração, e com poucos cliques.

3. Agendamento de posts

Os posts do WordPress podem ser agendados para publicação automática em uma data no futuro. Esse recurso é bastante conveniente quando se tem uma equipe trabalhando no conteúdo do site, permitindo que o administrador gerencie e defina antecipadamente quando determinado conteúdo será publicado. É ainda um recurso muito útil para quem pretende viajar ou tirar férias, pois não é necessário pedir ou contratar alguém para realizar qualquer publicação durante a sua ausência.

4. Infinidade de temas

temas gratuitos wordpress

Alguns anos atrás, ter um site completamente personalizado era algo possível – para alguém sem conhecimento técnico – apenas com a contratação de um profissional especializado no assunto, como um web designer. Esse cenário mudou radicalmente nos últimos anos, desde que ferramentas amigáveis para a criação de sites começaram a se proliferar pela web.

Com o WordPress não poderia ser diferente. É possível mudar a cara do seu site da noite para o dia – e personalizá-lo completamente – com a instalação de um novo tema. Literalmente, milhares de temas, gratuitos ou pagos, estão à disposição dos usuários do WordPress. Com um pouco de criatividade é possível customizar um tema gratuito e ter um site com uma aparência única. E se você deseja mais recursos ou uma aparência diferenciada, um tema pago pode ser uma solução barata. Por cerca de 50 dólares é possível comprar um tema profissional e cheio de possibilidades de customização. Para isso, existem diversos sites especializados em venda de temas WordPress, como o Theme Forest e o Template Monster.

5. Amigável aos mecanismos de busca (SEO)

pesquisar na internet

Todos sabem o quão importante é para um site estar bem posicionado em uma busca na internet. Entre os diversos fatores que possibilitam isso, ter um site com uma estrutura amigável aos buscadores é algo fundamental. O WordPress foi criado com essa premissa em mente, e a plataforma possui todos os recursos necessários para que os mecanismos de busca leiam e armazenem seu conteúdo.

Além disso, existem diversos plugins disponíveis (gratuitos e pagos) para expandir os recursos originais do WordPress e melhorar ainda mais sua relação com os buscadores.

6. Adequado para qualquer tipo de site

diversos tipos de sites usam wordpress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo extremamente flexível, se comparado aos demais sistemas do mercado, pois ele funciona muito bem para todo tipo de site. Apesar de ter sido criado originalmente como uma plataforma de blog, seus recursos evoluíram desde o seu lançamento, e atualmente o WordPress pode ser perfeitamente usado como um site institucional, portal de notícias, site de classificados e até mesmo uma loja virtual.

Para ver alguns exemplos de uso, vale a pena visitar a galeria de sites do WordPress.org. Você poderá se surpreender com o que encontrará por lá. 🙂

7. Diversos níveis de acesso

usuários wordpress

Se você possui uma empresa ou simplesmente deseja acrescentar outras pessoas para trabalharem no site, o WordPress permite que você conceda diferentes níveis de acesso para qualquer novo usuário do site. Indo desde assinante à administrador, é possível permitir que outras pessoas tenham acesso ao painel administrativo, mas com capacidades limitadas, evitando, por exemplo, que alguém possa publicar um post sem a autorização do administrador.

Essa característica do WordPress transforma-o em uma ótima ferramenta de publicação para equipes de todos os tamanhos. Em outras palavras, trata-se de um excelente recurso de segurança e controle.

8. Grande comunidade online

comunidade wordpress

Por ser uma ferramenta de código aberto e utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, o WordPress conta com uma grande comunidade. Dessa forma, fica bem fácil conseguir ajuda para solucionar um problema. Na verdade, você descobrirá que a maior parte das dificuldades que você enfrentará ao utilizar o WordPress já foram enfrentadas e resolvidas antes, e possuem algum registro online. Seja em um tutorial, fórum ou documentação oficial, você poderá solucionar qualquer tipo de problema com certa facilidade, já que será possível consultar, em fóruns, milhares de tópicos já existentes sobre o assunto.

Como ferramentas de suporte, podemos citar a documentação oficial, o fórum oficial e os tópicos de suporte dos próprios plugins. Mas o suporte do WordPress não se limita a essas páginas: existem centenas de blogs independentes, em diversas línguas, que ensinam a customizar, configurar e solucionar muitos problemas relacionados à plataforma.

9. Atualizações constantes

atualizações wordpress

A cada 6 meses, aproximadamente, uma nova versão do WordPress é lançada. Entre uma versão e outra, também são lançadas algumas atualizações de segurança e correção de bugs, o que faz do WordPress uma plataforma em constante aperfeiçoamento. Isto é ótimo para seus utilizadores e para o público em geral, pois podem contar com com mais segurança e melhorias constantes.

As atualizações de segurança são realizadas automaticamente, sendo o administrador apenas notificado de que o sistema foi atualizado. Já as atualizações de versão devem ser realizadas manualmente. Apesar disso, o procedimento é bem simples, a recomendação mais importante é que se faça um backup dos arquivos e da base de dados, antes de realizar qualquer atualização.

E para aqueles que não querem se preocupar com atualizações de versão, existem muitos serviços de hospedagem para WordPress que oferecem atualizações automáticas no plano.

10. Sites responsivos

o que é design responsivo

Ter um site responsivo significa que o mesmo será exibido perfeitamente em qualquer dispositivo que seja utilizado, como computadores, tablets, smartphones e outros. Até pouco tempo atrás, ter um site compatível com dispositivos móveis era trabalhoso e exigia uma programação técnica completamente diferente para a versão reduzida do site. Atualmente, graças à criação do conceito de responsividade para sites, isso não é mais necessário e é possível ter um site que se adapta ao tamanho da tela, oferecendo assim o mesmo conteúdo nas diversas plataformas.

O WordPress, naturalmente, acompanhou essa evolução e oferece diversos temas responsivos. Em geral, apenas alguns temas mais antigos ainda não foram adaptados para o design responsivo, por isso é importante checar se o tema que você pretende utilizar oferece esse recurso. Uma vez que isso for confirmado, você poderá usar o tema normalmente, tendo a tranquilidade de saber que as páginas do seu site serão visualizadas corretamente por todos os usuários.

11. Grande variedade de plugins

plugins para wordpress

As funcionalidades do WordPress e do tema escolhido para o seu site podem ser facilmente expandidas através da utilização de plugins. Existe um vasto acervo de plugins para WordPress espalhados pela internet, contendo as mais diversas funções que adaptam-se à todo tipo de necessidade. Da mesma forma que ocorre com os temas, os plugins podem ser gratuitos ou pagos.

Para citar algumas dos recursos que podem ser adicionados ao WordPress através de plugins, podemos citar: a criação de um formulário de contato, a instalação do Google Analytics, configuração de filtros anti-spam para comentários e muitos outros! Para ver mais, visite o diretório oficial de plugins para WordPress.

12. Sistema de código aberto (open source)

open source - código aberto
Quando dizemos que um sistema é de código aberto (também chamado open source), isso significa que qualquer desenvolvedor ou programador que entenda da linguagem em questão poderá alterar e contribuir para a evolução da ferramenta. Esse é um dos pontos fortes do WordPress: como dito anteriormente, sua grande comunidade é uma das razões pela qual a plataforma está em constante aperfeiçoamento; e o fato de ser open source certamente acelera esta evolução, uma vez que pessoas de todo o mundo podem contribuir com ideias e melhorias.

Além disso, essa característica também permite que iniciantes em web design – ou qualquer outra pessoa – consigam fazer modificações e customizar o WordPress como desejar.

13. E o melhor: o WordPress é gratuito

grátis

Deixamos o melhor para o final: você não precisa gastar dinheiro algum para contar com todas as vantagens acima mencionadas. É possível configurar e personalizar o WordPress de diversas maneiras e sem pagar por nenhum plugin ou tema. Em geral, você terá, como teria independentemente da plataforma que escolhesse, despesas com o domínio e a hospedagem do seu site, mas atualmente existem planos bastante acessíveis e baratos por aí.

Portanto, você terá gastos extras apenas se desejar obter um plugin ou tema com recursos avançados. Ainda assim, geralmente um tema e um plugin podem ser comprados, o que significa que o gasto é realizado uma única vez.

Conclusão

Como vimos, o WordPress é uma ferramenta para publicação de sites que possui recursos altamente desejáveis para qualquer pessoa – leiga ou especialista – configurar e publicar o seu site, blog ou plataforma online. E não se assuste se a etapa de configuração lhe parecer muito técnica e difícil. Existem diversas maneiras de criar seu site no WordPress sem precisar editar uma linha de código sequer!

Quer saber mais, veja este artigo que ensina como criar um site WordPress em apenas 4 passos.

,

Publicado originalmente em 16/06/2016 - Atualizado em 22/10/2017

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

2 Comentários

  1. Gerson

    Eu sempre gostei de WordPress e sempre indico o wordpress como painel administrativo de sites.

    Aproveito este post para perguntar se você aceita posts de terceiros para postar em este site? Tenho um artigo original com 956 palavras que fala sobre incompatibilidade entre plugins no WordPress. Só peço de volta um link numa palavra deste artigo. O que acha?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Legal, Gerson! Nós também somos fãs do WordPress. 🙂
      Sobre a sua pergunta, somos bem exigentes sobre isso, mas conteúdos originais, úteis e de ótima qualidade são sempre bem-vindos. Por favor, envie um email para contato@tudosobrehospedagemdesites.com.br com mais detalhes sobre o seu artigo e proposta. Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉