Por que usar o WordPress para criar seu site: 15 motivos

Por que usar o WordPress para criar seu site

Você já se perguntou por que usar o WordPress para criar o seu site? Se sim, então está no lugar certo. É bastante comum ficar em dúvida sobre qual ferramenta escolher para criar um site, principalmente quando se possui pouca familiaridade com a área. São diversas as opções disponíveis no mercado, cada uma com finalidades e características próprias, o que pode dificultar a tomada de decisão.

Neste cenário, o WordPress certamente se destaca. Já faz alguns anos que ele é o sistema de criação de sites mais usado no mundo. Neste artigo, vamos listar 15 motivos para usar o WordPress na criação do seu site, blog ou loja virtual. Confira!

Por que usar o WordPress?

Quando estamos procurando uma plataforma para a criação de sites, ferramentas como Wix, Blogger e outras podem aparecer nas pesquisas. Sejam estes nomes familiares ou não para você, antes de fazer a escolha definitiva, acredito ser muito válido considerar o WordPress como plataforma. Quer saber por que?

Nossa equipe listou 15 bons motivos que explicam porque usar o WordPress para criar um site para qualquer finalidade. São eles:

Vamos conhecer a seguir em detalhes cada um desses motivos para usar o WordPress em detrimento de outras opções de criadores de sites.

Pela facilidade de uso e gestão de conteúdo

Uma vez instalado, o WordPress é uma ferramenta fácil de usar, mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos. Seu painel de administração é amigável, o que permite encontrar rapidamente os recursos e ferramentas desejadas.

Criar um post ou publicar uma nova página, por exemplo, são tarefas triviais e que não exigem mais do que clicar em alguns botões, inserir o conteúdo e atualizar a página. Através do sistema de blocos, seus usuários podem escolher e inserir o tipo de conteúdo desejado na página, em um processo simples e intuitivo.

A inserção e edição de conteúdo no WordPress é feita através de um editor baseado em blocos
A inserção e edição de conteúdo no WordPress é feita através de um editor baseado em blocos

Começando com os blocos básicos, como títulos e parágrafos, até elementos mais ricos, como imagens, vídeos e layouts pré-definidos, a inserção de conteúdo em uma página ou post é uma experiência empolgante.

Da mesma forma, a instalação de plugins e de temas, que conferem aparência e recursos diversos para o seu site, é muito fácil e estas tarefas podem ser realizadas igualmente pelo painel de administração, com poucos cliques.

Os plugins podem ser instalados diretamente no painel de administração do site
Os plugins para WordPress podem ser instalados diretamente no painel de administração do site

Porque o WordPress possui uma infinidade de temas e plugins

O WordPress permite alterar a aparência do seu site radicalmente – e personalizá-lo a seu gosto – com a instalação de um novo tema. Literalmente, milhares de temas, gratuitos e pagos, estão à disposição dos usuários da plataforma. Com um pouco de criatividade é possível customizar um tema gratuito e ter um site com uma aparência única. E se você deseja mais recursos ou uma aparência diferenciada, um tema pago pode ser uma boa solução. Por cerca de 50 dólares é possível comprar um tema profissional e cheio de possibilidades de customização. Para isso, existem diversos sites especializados em venda de temas WordPress, como por exemplo o TemplateMonster.

Milhares de temas gratuitos estão disponíveis no acervo do WordPress
Milhares de temas gratuitos estão disponíveis no acervo do WordPress

As funcionalidades do WordPress e do tema escolhido para o seu site podem ser facilmente expandidas através da utilização de plugins. Existe um vasto acervo de extensões para WordPress espalhados pela internet, contendo as mais diversas funções que se adaptam a todo tipo de necessidade. Da mesma forma que ocorre com os temas, os plugins podem ser gratuitos ou pagos.

Para citar alguns dos recursos que podem ser adicionados ao WordPress através de plugins, podemos listar: a criação de uma loja virtual (através do WooCommerce), a criação de formulários de contato, a instalação do Google Analytics, a captação de cadastros dos usuários e muitos outros! Para ver mais, visite o diretório oficial de plugins para WordPress.

Veja também: Como criar uma loja virtual WooCommerce (tutorial)

Ele é perfeito para fazer SEO (um dos melhores motivos para usar o WordPress)

Todos sabem o quão importante é para um site estar bem posicionado em uma busca na internet. Entre os diversos fatores que possibilitam isso, ter um site com uma estrutura amigável aos buscadores é algo fundamental. O WordPress foi criado com essa premissa em mente, o que o torna perfeito para fazer SEO (otimização para os mecanismos de busca). A plataforma possui todos os recursos necessários para que os mecanismos de busca leiam e armazenem seu conteúdo.

Além de ter uma estrutura HTML com todos os códigos necessários para uma boa leitura por parte dos robôs do Google e de outros buscadores, por baixo da superfície também se encontram meta informações que colaboram com esta leitura.

O Yoast SEO é um dos plugins mais populares, usado em mais de 5 milhões de sites
O Yoast SEO é um dos plugins mais populares do WordPress, usado em mais de 5 milhões de sites

Somado a isso, existem diversos plugins disponíveis para expandir os recursos originais do WordPress e melhorar ainda mais sua relação com os buscadores. Entre os mais populares estão o Jetpack e o Yoast SEO. Este último é praticamente indispensável para qualquer site construído com o WordPress.

Veja também: WordPress Multisite: o que é e como instalar uma rede de sites

Por que usar o WordPress? Ele é versátil e pode criar qualquer tipo de site

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo extremamente flexível, especialmente quando comparado a outras opções disponíveis no mercado, pois funciona muito bem para todo tipo de site. Apesar de ter sido criado originalmente como uma plataforma de blog, seus recursos evoluíram e, atualmente, ele pode ser perfeitamente usado como um site institucional, portal de notícias, site de classificados, fórum, loja virtual ou apps com diversas finalidades.

Um dos caminhos mais práticos para criar um site no WordPress é começar procurando um tema que contenha as funcionalidades ou a aparência desejada. Uma vez que o tema foi instalado, basta começar a customização do mesmo. O recurso de edição do visual do site (aparência) vem sendo aprimorado e é bastante intuitivo e fácil de usar. Atualmente, é possível customizar páginas e áreas específicas do site no modo visual, ou seja, visualizando o resultado final.

Por que usar o WordPress: o editor de aparência está cada vez mais poderoso e fácil de usar
O editor de aparência do WordPress está cada vez mais poderoso e fácil de usar – Imagem: WordPress.org

Em conjunto com a instalação de plugins, é possível transformar e adaptar o WordPress para qualquer necessidade. Veja, por exemplo, o site de notícias da Meta, empresa dona do Facebook, criado com o WordPress.

A Meta, empresa dona do Facebook, usa o WordPress em seu blog de notícias
Site de notícias da Meta, empresa dona do Facebook, criado com o WordPress

Para ver mais exemplos de uso, vale a pena visitar a galeria de sites do WordPress.org. Você poderá se surpreender com o que encontrará por lá. 🙂

Mais um motivo para usar o WordPress: a integração com diversas ferramentas externas

Um dos grandes motivos em porque usar o WordPress diz respeito às possibilidades de integração com ferramentas e serviços externos. Pense nas ferramentas e plataformas mais usadas na internet atualmente. Google Analytics, serviços de automação de marketing, meios de pagamento, entre muitos outros! Todos eles podem ser integrados facilmente com o WordPress.

Em muitos casos, a integração se dá através da simples instalação de um plugin. Para situações mais complexas e específicas, é possível se valer da API (REST API), disponível nativamente em qualquer instalação da plataforma. E se você não sabe o que isso significa, não se preocupe. Como mencionei, há uma variedade gigante de plugins que realizam estas integrações para você.

É interessante mencionar este aspecto, pois diversos outros criadores de sites oferecem algum tipo de integração com serviços externos. No entanto, nem sempre eles estão disponíveis na plataforma em questão. E, no caso de plataformas de código fechado, como é o caso do Wix, por exemplo, você poderá contar apenas com as integrações desenvolvidas pela própria empresa, sem a possibilidade de customizar um pedaço do sistema para suas necessidades de integração.

Existem milhares de empresas e profissionais especializados em WordPress

Respondendo mais uma vez a pergunta “por que usar o WordPress”, uma das grandes forças do sistema está na comunidade gigante de usuários, desenvolvedores e empresas que utilizam o sistema diariamente. Portanto, é fácil encontrar respostas para qualquer tipo de problema ou dificuldade que se tenha ao usar a plataforma. Pois, seja qual for a questão a ser resolvida, provavelmente alguém já se deparou com o problema antes e publicou a solução no gigantesco fórum de suporte do WordPress.org.

Além disso, há uma ampla gama de desenvolvedores e empresas especializadas no desenvolvimento de temas e plugins para WordPress. Dessa forma, ao comprar por exemplo um tema ou um plugin, você terá acesso a algum nível de suporte ou, no mínimo, uma documentação detalhada que explica o funcionamento e a configuração do recurso em questão.

Ao redor do mundo, milhares de pessoas se reúnem fisicamente e virtualmente em torno de um tema em comum
Ao redor do mundo, milhares de pessoas se reúnem fisicamente e virtualmente todos os anos em torno de um tema em comum

Ainda, as empresas que fornecem serviços baseados na plataforma, como hospedagem, por exemplo, também garantem algum nível de suporte e possuem documentação para ajudar seus clientes.

Portanto, como podemos constatar, obter ajuda para qualquer tipo de questão relacionada ao uso da plataforma é possível de diversas e abundantes formas.

O WordPress é seguro e recebe atualizações regulares

Ao menos 3 vezes por ano uma nova versão do WordPress é lançada. Entre uma versão e outra, também são lançadas atualizações de segurança e correção de bugs sempre que necessário, o que faz do WordPress uma plataforma em constante aperfeiçoamento. Isto é ótimo para seus usuários e para o público em geral, pois esse movimento traz segurança e melhorias constantes.

As atualizações de segurança são realizadas automaticamente, sendo o administrador apenas notificado de que o sistema foi atualizado. Para as atualizações de versão, há a possibilidade de realizá-las manualmente ou automaticamente (essa opção está disponível no painel de administração do WordPress). Para evitar erros ou bugs depois de qualquer atualização, o WordPress incorporou em seu sistema a possibilidade de reverter a atualização de um tema ou plugin para sua versão anterior. O recurso está disponível a partir da versão 6.3 da plataforma.

E para aqueles que não querem se preocupar com atualizações de versão, existem muitos serviços gerenciados de hospedagem para WordPress que oferecem atualizações automáticas incluídas no plano.

Sites WordPress são responsivos por padrão

Ter um site responsivo significa que ele se adapta à largura da tela dos diversos dispositivos que podem ser usados para acessá-lo. Dessa forma, a visualização e a navegação de um site pode se adaptar tanto para telas de computadores quanto para telas de dispositivos móveis. Anos atrás, ter um site compatível com dispositivos móveis era trabalhoso e exigia uma programação técnica completamente diferente para a versão reduzida do site. Atualmente, graças à criação do conceito de responsividade para sites, é possível (e bem mais fácil) ter um site que se adapta ao tamanho da tela, oferecendo assim o mesmo conteúdo nas diversas plataformas.

Além dos diversos temas, o próprio painel de administração do WordPress é responsivo
Além dos diversos temas, o próprio painel de administração do WordPress é responsivo

O WordPress, naturalmente, acompanhou essa evolução e oferece temas responsivos por padrão no momento da instalação. Além disso, a maioria dos temas de terceiros disponíveis, gratuitos ou pagos, também são responsivos. 

Em geral, apenas temas muito antigos não foram adaptados para serem responsivos. Por isso é importante checar se o tema que pretende utilizar oferece esse recurso (provavelmente oferece). Uma vez que isso for confirmado, você poderá usar o tema normalmente, tendo a tranquilidade de saber que as páginas do seu site serão visualizadas corretamente por todos os usuários.

É um sistema de código aberto (open source) que conta com a colaboração de pessoas de todo o mundo

Quando dizemos que um sistema é de código aberto (também chamado open source), isso significa que qualquer desenvolvedor ou programador que entenda da linguagem em questão poderá ter acesso e até mesmo alterar o código-fonte original para adaptá-lo às suas necessidades. Esse é um dos pontos fortes do WordPress: como dito anteriormente, sua grande comunidade é uma das razões pela qual a plataforma está em constante aperfeiçoamento. E o fato de ser open source certamente acelera esta evolução, uma vez que pessoas de todo o mundo podem contribuir com ideias e melhorias.

Além disso, essa característica também permite que iniciantes em web design – ou qualquer outra pessoa – façam modificações e customizem o WordPress como desejar.

Vale mencionar também que o WordPress conta com uma grande comunidade. Dessa forma, fica bem fácil conseguir ajuda para solucionar um problema. Na verdade, a maior parte das dificuldades que se pode ter ao utilizar o WordPress já foram enfrentadas e resolvidas antes, e possuem algum registro online. Seja em um tutorial, fórum ou documentação oficial, é possível solucionar qualquer tipo de problema com certa facilidade, bastando consultar, em fóruns, os milhares de tópicos já existentes sobre o assunto.

O código-fonte do WordPress pode ser lido e modificado à vontade
O código-fonte do WordPress pode ser lido e modificado à vontade

Como ferramentas de suporte, podemos citar a documentação oficial, o fórum oficial e os tópicos de suporte dos próprios plugins. Mas o suporte do WordPress não se limita a essas páginas: existem centenas de blogs independentes, em diversas línguas, que ensinam a customizar, configurar e solucionar muitos problemas relacionados à plataforma.

É um parque de diversões para desenvolvedores 

Como mencionei anteriormente, o fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto facilita muito a vida de desenvolvedores que queiram customizar o sistema para suas necessidades. Nesse tocante, vale mencionar dois recursos que estão disponíveis e que são muito interessantes no sentido de agilizar a execução de diversas tarefas e também de expandir o modo como as informações são gravadas e lidas no WordPress. Estamos falando do WP-CLI e do REST API.

O WP-CLI é uma interface baseada em linha de comando e que pode ser acessada usando um terminal. Através de comandos de texto simples, é possível controlar o WordPress remotamente e executar tarefas básicas e complexas, como por exemplo atualizar plugins, temas e as versões do WordPress. O WP-CLI também permite realizar novas instalações do WordPress de maneira rápida usando o terminal.

O WP-CLI permite executar diversas tarefas relacionadas ao WordPress remotamente usando um terminal
O WP-CLI permite executar diversas tarefas relacionadas ao WordPress remotamente usando um terminal

Já o REST API é um protocolo de comunicação que permite integrar o WordPress com qualquer outro tipo de aplicação. É possível, por exemplo, criar e gerenciar sites WordPress usando linguagens de programação completamente diferentes do PHP, que é a linguagem que o WordPress utiliza originalmente. Assim, é possível, por exemplo, ter uma aplicação baseada em Angular ou React JS que utilize o WordPress como backend. Isso para citar apenas um exemplo. As possibilidades são infinitas.

Agora, se para você estas siglas e nomes parecem ter saído de um filme de ficção científica, não se preocupe. Como mencionamos anteriormente, não é necessário conhecer nenhuma linguagem de programação para lidar com o WordPress. 🙂

Permite cadastrar usuários com diversos níveis de acesso

Se você possui uma empresa ou simplesmente deseja acrescentar outras pessoas para trabalharem no site, o WordPress permite que você conceda diferentes níveis de acesso para qualquer novo usuário do site. Indo desde assinante à administrador, é possível permitir que outras pessoas tenham acesso ao painel administrativo, mas com capacidades limitadas, evitando, por exemplo, que alguém possa publicar um post sem a autorização do administrador.

Essa característica do WordPress transforma-o em uma ótima ferramenta de publicação para equipes de todos os tamanhos. Em outras palavras, trata-se de um excelente recurso de segurança e controle.

Além disso, é perfeitamente possível transformar o WordPress em uma plataforma que possui conteúdos exclusivos e disponíveis apenas para assinantes. Esse recurso não está disponível por padrão, no entanto, existem vários plugins e temas que permitem usar o sistema com esse propósito.

A instalação do WordPress é simples (automática em muitos casos)

A instalação do WordPress é realmente bastante simples, e às vezes nem é necessária. Isso porque em muitos casos o WordPress já vem instalado ou pode ser instalado automaticamente. Originalmente, era necessário criar um banco de dados, subir os arquivos do WordPress para o servidor e realizar a instalação na sequência. Este processo representava uma barreira para muita gente, especialmente para usuários não-técnicos e que desejam apenas criar um site por conta própria.

Devido ao sucesso e ao grande número de usuários da plataforma, atualmente isso não é mais necessário. Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites — tradicionais ou especializadas na plataforma — incluem a instalação automática do WordPress com poucos cliques. Assim, não é necessário lidar com a configuração de bancos de dados ou com acesso ao servidor. Esta opção, de instalação automática, geralmente também inclui outros benefícios para seus usuários, como a possibilidade de realizar upgrades automaticamente.

Exemplo de instalação automática do WordPress no painel de controle da HostGator
Exemplo de instalação automática do WordPress no painel de controle da HostGator

Esse funcionamento representa um grande salto e certamente contribui para ampliar o alcance do sistema e aumentar o número de usuários do WordPress.

O WordPress é portátil (pode ser migrado de hospedagem)

Muitas ferramentas de criação de sites online, como o Wix, possuem código fechado e não permitem que seu sistema seja migrado para fora de seus servidores. Isso deixa o usuário refém do serviço em questão e pode causar alguns inconvenientes, especialmente para aqueles que constroem sua presença digital em torno de uma dessas plataformas. 

Com o WordPress, isso é diferente. Se você tem um site WordPress instalado em uma empresa de hospedagem e está insatisfeito com o serviço ou deseja mudar de empresa, seja qual for o motivo, é perfeitamente possível levar o seu site inteiro para outra empresa. Isso significa que o dono de um site WordPress é de fato o seu proprietário, e pode “levar ele embora” a qualquer momento.

Muitas empresas, inclusive, oferecem o serviço de migração de sites gratuitamente com o intuito de atrair novos clientes. Se você deseja trocar de hospedagem e quer fazer o processo por conta própria, veja este tutorial sobre a migração do WordPress sob o mesmo domínio. Sim, você pode migrar o seu site de hospedagem e manter o mesmo domínio personalizado que registrou inicialmente.

Ainda, para aqueles que estão desenvolvendo o WordPress em um ambiente de testes e desejam migrar o site pronto para um servidor que terá outro domínio, isso também é possível. Veja este tutorial sobre o assunto.

Veja também: Wix ou WordPress: qual escolher?

O WordPress é o sistema mais usado no mundo para criar sites

De todos os sites publicados atualmente na internet, mais de 43% deles usam o WordPress. Se considerarmos apenas os sistemas de criação de sites conhecidos, este número sobe para mais de 63%. Repare, na imagem abaixo, que o WordPress está muito à frente do segundo colocado, o Shopify, que é um sistema de lojas virtuais. Em terceiro, vem o Wix, que é outra plataforma bastante popular para a criação de sites. No entanto, como mencionamos acima, ambas as plataformas possuem código proprietário e não podem ser migradas, o que não ocorre com o WordPress.

Por que usar o WordPress? Um dos motivos é a liderança de mercado

Estes dados são de agosto de 2023 cuja fonte é o site W3Techs. Desde que eu acompanho essas estatísticas, o WordPress sempre esteve na liderança, no entanto, a distância dele para seus concorrentes vem aumentando, ou seja, ele está sendo cada vez mais usado por pessoas e empresas em todo o mundo.

Esta liderança pode ser explicada por vários fatores e é difícil apontar o principal deles. Como você deve ter percebido ao longo do texto, talvez a sua popularidade se explique por algumas das vantagens que listamos aqui no artigo sobre porque usar o WordPress, como a facilidade de uso, o fato de ser uma plataforma amigável aos buscadores e excelente para fazer SEO e o gigantesco ecossistema de usuários e empresas da plataforma. Trata-se de um ciclo que se retroalimenta. Quanto mais usuários, mais empresas terão interesse em desenvolver soluções baseadas no sistema.

O WordPress é gratuito (ou custa muito pouco)

Deixamos o melhor para o final: você não precisa gastar dinheiro algum para contar com todas as vantagens acima mencionadas. É possível configurar e personalizar o WordPress de diversas maneiras e sem pagar por nenhum plugin ou tema. Em geral, você tem apenas as despesas básicas não relacionadas ao WordPress em si, como teria independentemente da plataforma que escolhesse. São elas o registro do domínio e a hospedagem do site. Atualmente os serviços desse tipo são bastante acessíveis e podem custar menos de R$ 20 por mês. Veja aqui uma seleção das melhores hospedagens baratas.

Isso ocorre porque o WordPress em si é uma ferramenta gratuita e está disponível para qualquer pessoa que queira usá-la. Agora, é claro, para poder ter um site publicado e que pode ser acessado por todos, aí sim é necessário ter um domínio e uma hospedagem.

E se você estiver procurando por uma opção 100% gratuita (incluindo a hospedagem e o domínio), pode usar o plano grátis oferecido pelo WordPress.com. Trata-se de um serviço de hospedagem para WordPress que já inclui a hospedagem. Na modalidade gratuita, o usuário não pode usar um domínio personalizado, como meusite.com, mas apenas um subdomínio, como por exemplo meusite.wordpress.com. Para ter direito a usar um domínio personalizado em WordPress.com, paga-se um pouco a mais (R$ 12 por mês, mais o custo do domínio). Vale mencionar que, se você quiser usar temas e plugins externos em WordPress.com, precisa assinar o plano Negócios ou superior.

Mas, como mencionamos aqui, o WordPress pode ser instalado em praticamente qualquer hospedagem de sites a um custo muito baixo. Veja aqui ótimas opções de hospedagem para WordPress.

Além dos custos básicos com domínio e hospedagem, você só terá gastos extras se desejar obter plugins ou temas pagos. Isso será necessário em casos específicos, como para obter recursos avançados e que não estão disponíveis em versões gratuitas. Ainda assim, geralmente um tema e um plugin podem ser comprados, o que significa que o gasto é realizado uma única vez.

Conclusão sobre por que usar o WordPress

Como vimos, o WordPress é uma ferramenta que possui excelentes e inúmeros recursos para qualquer pessoa que queira ter um site de qualquer natureza. Para aqueles que têm pouca experiência no assunto, há uma variedade enorme de empresas que oferecem a instalação automática do sistema, sem que seja necessário lidar com nenhum aspecto técnico.

A versatilidade da plataforma e o baixo custo de hospedagem contribuem significativamente para que o WordPress seja o sistema de criação de sites mais usado no mundo, disparado à frente de seus concorrentes.

Agora que você já sabe porque usar o WordPress, veja este artigo que ensina como criar um site WordPress em apenas 4 passos.

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉