WooCommerce: o plugin de e-commerce para WordPress mais popular da internet

Woocommerce plugin para WordPress
  • Produto: WooCommerce (plugin de e-commerce para WordPress)
  • Preço: gratuito, com extensões pagas e gratuitas
  • Indicado para: pessoas que querem criar uma loja virtual em um site WordPress
  • Avaliação geral: muito bom
  • Resumo: plugin gratuito, com instalação simples e fácil de usar (principalmente para quem já conhece o WordPress)

Criar conta gratuita no WooCommerce

O que é o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce para o WordPress e atualmente é a plataforma mais popular do mundo no segmento. No Brasil ele também é líder com 32% de participação, seguido do Magento (10%) e da VTEX (9%). Já o OpenCart ocupa a quarta posição, com 8%. As estatísticas são de junho de 2017 e podem ser acompanhadas no site Builtwith.

Desenhada para atender lojas virtuais de todos os tamanhos, o WooCommerce vem fazendo sucesso devido à sua simplicidade de instalação e customização, impulsionada pela sua versão gratuita.

Alguns dados sobre a plataforma (dados de junho/2017):

  • O WooCommerce é atualmente a plataforma de e-commerce mais popular da internet.
  • No Brasil, ele também está em primeiro lugar, com mais de 32% das lojas virtuais (sob o domínio .br).
  • Já foram feitos quase 27 milhões de downloads do WooCommerce.
  • A WooThemes, desenvolvedora de temas para WordPress, foi quem lançou o WooCommerce, em 2011. Em maio de 2015, ambas as empresas foram adquiridas pela Automattic, a empresa que lançou e mantém o WordPress.

Fonte: WooCommerceBuiltWith e Wikipedia

Como funciona o WooCommerce?

woocommerce-instalacao

O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce, que funciona de forma integrada ao WordPress. Uma vez instalado, ele habilita uma série de recursos, que permitem que você opere sua loja virtual dentro do seu WordPress. Dentre os recursos estão: gestão de pedidos, produtos, clientes, formas de pagamento, frete e outros. Assim como o próprio WordPress, o WooCommerce está disponível em português.

Para fazer customizações avançadas ou inserir recursos extras na sua loja, você pode utilizar mais de 300 extensões, disponíveis de forma gratuita e paga. Veja todas as extensões gratuitas no diretório do WordPress.org.

Para utilizar o WooCommerce você precisa contratar uma hospedagem e instalar nela o WordPress. O domínio também é necessário para publicar a sua loja virtual. A instalação é muito fácil e rápida. Você cria uma conta gratuita no WooCommerce, e neste momento já escolhe como instalar o plugin no seu WordPress. É um processo simples e rápido, que mostraremos adiante neste artigo.

Criar conta gratuita no WooCommerce

Recursos do WooCommerce

O WooCommerce possui uma grande variedade de recursos, tanto gratuitos como pagos. Abaixo vamos detalhar os principais recursos desta plataforma de e-commerce:

Preparado para vender o que você quiser

O WooCommerce é muito flexível e permite que você venda diversos tipos de produtos, como:

  • Produtos físicos
  • Produtos digitais
  • Serviços
  • Ingressos
  • Produtos e conteúdos restritos a membros
  • Produtos de afiliados

Cada tipo de venda é feita de uma forma diferente e algumas extensões são pagas, mas a plataforma está preparada para vender todos os produtos listados acima.

Design e temas

Toda loja virtual precisa de um tema, que é a parte que o usuário vê e interage. Escolher um tema para a sua loja virtual é uma etapa muito importante e pode ser um fator crucial para o sucesso do seu negócio online.

Há muitos temas WordPress para o WooCommerce, em sites como o ThemeForest e o CodeCanyon, que custam a partir de US$ 59. Você pode escolher um tema pago desses ou optar pelo tema criado e disponibilizado gratuitamente pelo próprio WooCommerce: o Storefront.

Storefront: o tema gratuito da WooCommerce

Woocommerce - Proshop storefront child theme
Segundo a própria empresa, o Storefront foi criado para o WooCommerce e é totalmente compatível com a plataforma. Devido à essa característica, ele é livre de conflitos entre tema e plugin, o que pode ocorrer com outros temas durante atualizações da plataforma.

Além disso, o Storefront foi construído para ser leve, seguro e estável. Ele utiliza como base o tema Underscores, criado pela Automattic e usado em todos os temas do WordPress.com. É responsivo (adaptável para qualquer dispositivo), amigável para SEO, pronto para tradução, e o melhor, é gratuito.

Já foram feitos mais de 900.000 downloads do tema, que pode ser usado na sua forma mais básica (gratuita) ou através de child themes, que são temas customizados a partir do tema principal. Os temas customizados da Storefront podem ser comprados a US$ 39 ou você pode ter acesso a todos os temas por US$ 399, ideal para designers ou agências que criam sites para clientes. O Storefront também conta com extensões gratuitas e pagas, que servem para customizar ainda mais o seu tema.

Ver temas customizados da Storefront

Carrinho de compras / Formas de pagamento

O WooCommerce vem com diversos gateways de pagamento pré-instalados, incluindo PayPal, transferência bancária e pagamento na entrega. Para oferecer mais formas de pagamento, é possível utilizar extensões.

extensões gratuitas para os métodos de pagamento mais usados no Brasil, como: Boleto, PagSeguro, MercadoPago e Moip. Esses plugins estão disponíveis no diretório do WordPress e possuem ótima avaliação, além de milhares de downloads. E o melhor, foram disponibilizados pelos seus desenvolvedores de forma gratuita. Para ver e baixar os plugins gratuitos, basta clicar em um dos links abaixo:

Há também extensões pagas disponíveis no site do WooCommerce, no valor de US$ 79/cada, que dão direito a 1 ano de atualização e suporte. A escolha entre esses plugins depende mais de você, mas é importante levar em conta as avaliações feitas por quem utiliza ou já utilizou o plugin.
Woo commerce - formas de pagamento
Dentre os recursos de configuração do carrinho, é possível estabelecer os países e moedas com os quais irá trabalhar, além de preferências de envio e impostos para cada região. A plataforma também permite usar a geolocalização para verificar o endereço do seu cliente, facilitando o processo de check-out.

Para reduzir o tempo de carregamento das páginas, o WooCommerce utiliza AJAX na função “adicionar ao carrinho”. Isto significa que a sua loja não precisará recarregar a página a cada vez que o seu cliente adicionar um produto no carrinho.

Entrega e logística

O WooCommerce tem integração com dezenas de empresas e serviços de logística, mas a maioria é voltada para o mercado internacional. Para o Brasil há uma extensão gratuita para os Correios, muito bem avaliada e com mais de 20.000 instalações. Para quem prefere uma extensão paga, também está disponível um plugin, que custa US$ 79 e dá direito a 1 ano de atualização e suporte.

correiosQuem realiza envios para fora do Brasil poderá utilizar também o UPS, FedEx e outras 43 opções de método de envio, pagas e gratuitas.

A plataforma WooCommerce permite ainda as seguintes customizações relativas à entrega:

  • Cálculo de frete para diferentes opções de entrega.
  • Inserção de calculadora no carrinho.
  • Exibição de custos de entrega somente após a inserção do endereço.
  • Opção de envio para endereço de entrega ou de cobrança, ou somente endereço de cobrança.
  • Restrição de áreas de entrega (por país).
  • Utilização de múltiplos métodos de entrega: gratuita, taxa única, remessa internacional, buscar na loja, ou automático, que mostra a opção mais barata disponível.
  • Criação de múltiplas áreas de entrega, cada uma com as suas próprias regras de entrega.

Outras extensões populares permitem imprimir faturas e listas de pacotes, realizar traqueamento de envio, validar endereços e outros.

Produtos

Uma das vantagens do WooCommerce é que ele suporta qualquer tamanho de loja, tenha ela um produto ou milhares de produtos. É importante ressaltar, no entanto, que a performance da loja dependerá da hospedagem escolhida (faça nosso teste e descubra qual a hospedagem ideal para a sua loja virtual).

Algumas das funcionalidades de produtos oferecidas pela plataforma:

  • Inserção e gestão de produtos: além de poder adicionar produtos à loja, é possível selecionar os tamanhos de imagens para o catálogo, produto único e miniaturas, e habilitar lightbox nas imagens dos produtos.
  • Inserção de variáveis de produtos: para cada variação, é possível definir e controlar preços, estoque, imagem, tamanho, peso, cores, materiais e outros.
  • Escolha entre produto simples, agrupado, produto afiliado, produto variável e produto digital ou por download.
  • Gestão de inventário: é possível gerenciar o inventário da loja, acompanhar os níveis de estoque, receber notificações por email, ocultar itens fora de estoque e muito mais.
woocommerce produtos

Ainda estão disponíveis extensões para pré-compra, lista de espera, agendamento, combo de produtos, add-ons, zoom em produtos, preços dinâmicos e outros.

Marketing & SEO

sete motivos para colocar sua empresa na internet

O WooCommerce funciona dentro do WordPress, reconhecido como uma das melhores plataformas para SEO. Por isso, o WoCommerce já vem preparado para ser otimizado para os mecanismos de busca. Basta aplicar as melhores práticas de SEO para ganhar visibilidade em buscadores como o Google.

Para promover e aumentar as vendas da loja virtual, a plataforma permite o uso de cupons e códigos promocionais. É possível definir um valor fixo ou percentual, permitir o frete grátis e estabelecer uma data de expiração para o cupom. Além disso, o cupom pode ser aplicado em todo o carrinho ou em produtos selecionados.

Para dar mais credibilidade à loja, é possível habilitar reviews de produtos. Assim os clientes podem avaliar os produtos vendidos na sua loja. Caso prefira não exibir este recurso, basta desabilitá-lo. Outra opção é permitir reviews apenas de clientes verificados.

Outras opções de marketing estão disponíveis como extensões (pagas e gratuitas). Entre elas estão: Yoast SEO, integração com as redes sociais, listas de desejo, newsletter, venda de produtos no Facebook, check-out de uma página e outros.

Analytics e relatórios

Com o WooCommerce você tem acesso a diversos relatórios, e ferramentas de Analytics que podem ser integradas à sua plataforma. A plataforma já vem com:

  • Relatórios de vendas brutas e líquidas.
  • Painel com pedidos, tráfego e um resumo sobre o status da loja.
  • Análise de produtos e pedidos.
Woocommerce painel geral

Como extensões estão as integrações com as ferramentas de Analytics (como Google Analytics, KissMetrics etc.), relatórios do carrinho, notificações SMS, histórico dos clientes, anti-fraude e outros.

Gestão da loja / CRM

A plataforma também vem com recursos para gerenciar a loja virtual e os clientes, como:

  • Acesso administrativo através do aplicativo WooCommerce iOS, para usuários do iPhone.
  • Cadastro de clientes: permita que os clientes se registrem no check-out ou na página da conta e/ou exiba um lembrete de login na página de check-out para os clientes já existentes.
  • Permissão de utilizar e-mail como nome de usuário, facilitando a criação da conta.
  • Opção de gerar senhas automáticas para os clientes.

Hospedagem e domínio

diferença entre domínio e hospedagem

O WooCommerce roda no WordPress, que é um gerenciador de conteúdo gratuito, e que precisa de uma hospedagem para funcionar. Ou seja, todos os arquivos e conteúdos do seu e-commerce ficam armazenados na sua empresa de hospedagem. Por isso é tão importante escolher uma ótima hospedagem para a sua loja virtual.

Ao contrário do que ocorre com as plataformas de e-commerce SaaS, no WooCommerce você tem liberdade para evoluir com a sua loja e é o único proprietário dela. Não há aluguel para usar a ferramenta, pois ela é gratuita.

A mesma liberdade que você possui na hospedagem, também possui no domínio. Você pode registrar o seu domínio em qualquer entidade que desejar, e usá-la na sua loja virtual WooCommerce.

A plataforma também não coloca nenhum tipo de restrição em relação à disponibilidade ou largura de banda, até porque essas limitações virão do plano de hospedagem que você escolher para a sua loja virtual. Também não há cobrança de taxa pelas vendas realizadas no seu site.

Conheça as melhores hospedagens de sites

Suporte

O WooCommerce oferece suporte para os produtos pagos, mas também ajuda seus usuários com dúvidas e problemas com instalações, configurações e uso da plataforma. Além disso, há uma vasta documentação para ajudar desenvolvedores e novos usuários do WooCommerce.

Para solicitar suporte, deve-se abrir um ticket direto do painel WooCommerce. Um ticket costuma ser respondido em até 48 horas, segundo a empresa. Não há suporte pelas redes sociais.

Como instalar

woocommerce download

Instalar o WooCommerce é rápido e fácil, como acontece com a maioria dos plugins para WordPress. O primeiro passo é criar a conta gratuita no WooCommerce. O segundo passo é ativar o WooCommerce no WordPress.

Criando uma conta gratuita no WooCommerce

Para criar sua conta gratuita no WooCommerce, acesse o site Woocommerce.com. Nele, preencha seus dados, crie seu nome de usuário e senha, e responda a algumas perguntas sobre a loja virtual que está criando. Em seguida, escolha como instalar o WooCommerce, dentre as opções:

  • WooCommerce pré-instalado – esta opção oferece hospedagem, WordPress e WooCommerce em um mesmo pacote, através de um dos parceiros da WooCommerce. Se você deseja ter liberdade para escolher a hospedagem, esta não é a melhor opção, pois está restrita a 3 empresas.
  • Instalação automática do WooCommerce em um site WordPress existente – para quem possui uma instalação WordPress, esta é a opção mais conveniente. Nela você só precisa fazer o login no seu WordPress e ele automaticamente instala o plugin na sua conta, em apenas um clique. Você também pode instalar o plugin direto pelo WordPress.
  • Download do plugin e instalação manual – para quem é desenvolvedor ou prefere instalar plugins manualmente ou via FTP, esta é uma boa opção.

Criar conta gratuita no WooCommerce

Ativando o WooCommerce no WordPress

Ao instalar o WooCommerce no WordPress, o próximo passo é ativá-lo. A ferramenta tem um assistente de configuração que funciona muito bem, mas se preferir, você pode pular esta etapa e ir direto para o seu painel.

woocommerce assistente de configuração

Caso queira usar o assistente, ele te ajudará na configuração da seguinte maneira:

  • Criará automaticamente as páginas essenciais da sua loja virtual, como Loja, Carrinho, Finalizar compra e Minha conta.
  • Te ajudará a definir a localização da sua loja, a sua moeda, a unidade de peso (ex: kg) e de dimensões (ex: cm).
  • Te ajudará a definir as configurações básicas de envio e impostos.
  • Te ajudará a definir as formas de pagamento aceitas.

Todas essas configurações poderão ser facilmente alteradas pelo painel do WooCommerce, a qualquer momento.

Atrativos do WooCommerce para desenvolvedores

O WooCommerce, que é uma ferramenta totalmente open source, possui uma documentação bem detalhada, o que certamente vai ajudar os desenvolvedores – mesmo aqueles que não têm muita experiência com programação back-end (veja aqui a documentação do plugin). Isso porque diversas variáveis pré-criadas estão disponíveis para manipulação e integração com temas próprios ou customizados pelo desenvolvedor/programador.

Requisitos mínimos e status do servidor

Os requisitos mínimos para instalação do WooCommerce geralmente são atendidos em muitas hospedagens compartilhadas, mas é importante checar essa questão antes de contratar uma nova hospedagem apenas para esse fim. Os requisitos mínimos do WooCommerce são:

  • PHP 5.6 ou superior
  • MySQL 5.6 ou superior
  • O WooCommerce 2.5 demanda um WordPress 4.1 ou superior
  • O WooCommerce 2.6 demanda um WordPress 4.4 ou superior
  • Memória limite de WordPress de 64 MB ou superior (sendo ideal acima de 128 MB)

Se você está em dúvida se sua hospedagem está dentro destes requisitos, você pode entrar em contato com o suporte e perguntar, principalmente se ainda não tiver contratado o serviço. Se já possuiu uma hospedagem e desejar saber se a mesma é compatível, existe uma maneira bem simples de descobrir: basta instalar o plugin e visitar a seção “status do sistema”. Nessa área, o plugin fará uma verificação de todos os itens necessários e outras variáveis do sistema também serão exibidas. Caso exista algo fora das especificações, o sistema acusará.

woocommerce status do sistema

No teste que fizemos, o status do sistema indicou que a versão do MySQL de nossas hospedagem estava abaixo do recomendado, que seria a 5.6.

Vantagens e desvantagens do WooCommerce

avaliacao blog uol host

Como qualquer plataforma, o WooCommerce tem pontos positivos e negativos. Conheça abaixo as principais vantagens e desvantagens de escolher o WooCommerce como a sua plataforma de e-commerce:

Vantagens

  • O WooCommerce é uma plataforma de código aberto e gratuita.
  • A plataforma possui versão em português (do Brasil).
  • Você possui liberdade de hospedar a sua loja virtual em qualquer lugar.
  • Permite que você tenha seu site, blog e loja funcionando no WordPress.
  • A plataforma funciona bem para SEO, pois roda dentro do WordPress.
  • Não há cobrança de taxas por vendas realizadas na loja virtual.

Desvantagens

  • Apesar de ser gratuita, em alguns casos é preciso investir em extensões pagas para adicionar funcionalidades à sua loja virtual.
  • A curva de aprendizado pode ser maior do que uma plataforma de e-commerce SaaS (loja virtual pronta).
  • Falta de suporte via chat e telefone.
  • Dependência grande de plugins, que podem comprometer a performance da loja virtual.

E aí, o que achou deste artigo? Espero que ele tenha sido útil para você. Confira também nosso artigo que é um guia de como montar uma loja virtual.


5 Comentários

  1. William Tormen

    Amigos, quantos plugins é o ideal para manter uma boa performance no woo, exemplo uma loja com 20 plugins é muito, o ideal seria 10, ou como que funciona essa questão. Obrigado.

    Responder
    • Redação

      Olá, William!
      É difícil indicar um número exato de plugins. O importante é ter em mente que cada plugin cobra um “preço” do desempenho total do site. Ou seja, cada novo plugin insere scripts e códigos que vão desacelerar mais ou menos o site como um todo, dependendo da quantidade de código inserida. Portanto, é interessante que você avalie a real necessidade de cada um deles, mantendo apenas os que são importantes para o negócio.
      Vale lembrar também que ter um site otimizado e usar recursos como um sistema de cache e uma CDN são itens que podem melhorar em muito o desempenho do site. Isso além de ter uma boa hospedagem, claro. 🙂
      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço.

      Responder
  2. alberto

    Bom dia, pessoal.
    Quero abrir um site de classificados.
    Gostaria saber se posso percorrer o mesmo caminho das lojas virtuais usando o Woo Commerce ?
    Obrigado.

    Responder
    • Redação

      Olá, Alberto!
      Existem sistemas específicos para a criação de sites de classificados. Dentre as opções gratuitas e de código-aberto, posso citar o Osclass, mas existem outros. Sistemas como esse são soluções mais adequados do que o WooCommerce para a criação de sites de classificados, mas tudo dependerá de seu projeto.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder

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