Criar um site Wix – passo a passo

criar um site wix

Se você tem vontade de criar um site Wix, mas não sabe como começar, este artigo é para você. Apesar da ferramenta ser fácil, sabemos que construir um site ainda é uma novidade para a maioria das pessoas, por isso resolvemos mostrar aqui um passo a passo simples para criar um site Wix, desde a criação da conta até a publicação do site. Você verá que em poucos passos é possível ter um site profissional e personalizado. 🙂

#1 – Crie uma conta grátis no Wix

Para criar um site Wix, é preciso começar criando uma conta no site. Clique aqui para acessar o site Wix e lá clique em “Comece Já”. Abrirá uma janela como esta abaixo. Cadastre seu e-mail, ou se preferir, faça login com a sua conta do Facebook ou do Google.

criar um site wix

#2 – Selecione um tema para seu site

Assim que criar sua conta você verá uma tela com as categorias possíveis para o seu site. O objetivo deste passo é oferecer os temas mais adequados ao seu tipo de negócio, facilitando a criação do seu site. Fique tranquilo: você poderá clicar em uma categoria e mudá-la em seguida, quando for escolher os templates.

criar site wix

Ao selecionar uma categoria, uma página abrirá detalhando os recursos exclusivos do Wix para aquele tipo de site. Em nosso exemplo, selecionamos a categoria >Hospedagem, opção >Todos. Ela vem com sistema de gerenciamento de reservas online, parceria com Trip Advisor, reservas em múltiplos idiomas e outros. É interessante a ferramenta já vir com recursos para cada tipo de negócio, pois facilita o gerenciamento do site por qualquer pessoa, sem conhecimento técnico. Um exemplo desta página segue abaixo.

Sistema de reservas online para o seu hotel Wix.com

Para avançar, clique em “Começar já”. Você verá uma galeria com diversos templates, como na imagem abaixo, só que de acordo com a sua categoria. Agora é o momento de visualizar os temas e selecionar o seu preferido para começar a editá-lo. 🙂

Templates para Hospedagem WIX

Dica: você pode visualizar e navegar nos templates antes de selecioná-lo. Quando tiver o tema escolhido, clique no botão “Edite este site”. Então o criador de sites Wix abrirá e você já terá tudo que precisa para começar a personalizar o seu site. O template que escolhemos para o nosso exemplo é este abaixo. Você verá em instantes, como ele ficou original e diferente após a nossa personalização.

Tema escolhido para criar site Wix

Template site WIX

#3 – Personalize seu site

Agora que você já selecionou seu tema e entrou no editor de sites, é momento de personalizá-lo. Como você pode ver na imagem, o editor é em português e tem uma navegação bem intuitiva, com menus nos lados e na parte superior da tela. Você verá como é simples criar um site Wix.

Editor de Site Wix

Em geral, para editar um elemento da página, basta clicar nele e um menu de opções irá aparecer para você escolher o que quer fazer. Basta testar a ferramenta por alguns minutos para entender como ela funciona. Inserir e apagar elementos é igualmente fácil. Para mover algo, basta arrastar e soltar.

A personalização de um site costuma ser a fase mais demorada, mas se você já souber o que quer e tiver seu material separado, dá para criar um site Wix em apenas 1 dia. Você precisará definir o conteúdo e as páginas, e então trocar as imagens e inserir o texto e outros itens, como mapas, formulários e redes sociais. Com a ferramenta do Wix isso tudo já está pronto para você inserir onde e como desejar.

Em apenas duas horas na ferramenta, conseguimos personalizar nosso tema e deixá-lo com uma aparência original e diferente. Veja a imagem abaixo e depois compare com o tema que escolhemos para editar. Por esse exemplo dá pra ver que é possível criar um site Wix totalmente novo e único a partir de um tema. Nós mudamos o painel, o logo, o menu, os botões, as imagens, as cores e até as formas. 🙂

Tema personalizado

Site Wix Viaje Fácil

#4 – Publique seu site

Uma vez que tenha customizado seu site, é hora de publicá-lo na internet, para que todos possam acessá-lo (até então só você podia ver o seu site). Publicar um site no Wix é muito fácil: basta clicar no botão “Publicar”, que fica no próprio editor.

É importante saber que, ao publicar seu site, você precisará definir o domínio, ou seja, o endereço do seu site na internet (ex: www.meusite.com.br). Se criar um site Wix grátis, como no nosso exemplo, terá que usar um domínio do Wix, que tem a estrutura: www.nomedeusuario.wix.com/seu-site. Este tipo de endereço não é o ideal se você possui um site de empresa ou se quer passar uma imagem mais profissional, mas já é um começo. 🙂

Caso você tenha um domínio personalizado (ex: www.meusite.com.br), poderá conectar seu domínio no Wix, através de um dos planos Premium, que custam a partir de R$ 9,50 por mês no plano anual.

Publicar site Wix

Crie uma conta grátis no Wix ou Leia nosso review sobre o Wix

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

4 Comentários

  1. Inadepto

    Realmente o Wix é uma boa ferramenta pra criar sites, é fácil de usar. Mas tbm pisa na bola. É ilegal exigir q o cliente pague um plano para pode conectar o domínio ao site. Se eu já paguei R$75 por 2 anos de domínio no próprio Wix eu tenho direito a usá-lo independente do plano. Isso é cobrar 2 vezes pelo mesmo serviço, eu compro um nome mas para usá-lo tenho q pagar mais uma taxa. Além de ser venda casada, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
    E para ajudar fiquei um bom tempo tentando reclamar sobre isso no site, mas todas as áreas de pergunta e suporte só tem textos prontos e nenhum espaço para mandar email ou mensagem com seu problema específico.

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Olá!
      Lamento que não tenha conseguido contatar o Wix. Vou tentar ajudá-lo, explicando o que pode ter acontecido, ok?
      Se entendi bem, você comprou apenas o domínio, que é o endereço do seu site. Este é um serviço independente do criador de sites. O domínio pode ser comprado em diversas entidades, como Registro.br (para domínios “.BR”), empresas de hospedagem e também o Wix. No seu caso, você pode usar o seu domínio por 2 anos, onde desejar, e não somente no Wix.
      Agora, se deseja criar um site pelo Wix, usando um domínio próprio, precisará pagar uma mensalidade pelo uso da ferramenta. Esse é o plano que está se referindo.
      Para usar um criador de sites que permita o uso de domínio próprio, de forma gratuita, recomendo experimentar o Webnode, que é uma boa ferramenta e a única que eu conheço que permite isso. Os demais, assim como o Wix, só permitem que você utilize um domínio próprio se contratar um plano.
      Espero ter ajudado. Precisando de algo mais, é só responder o comentário. 🙂

      Responder
      • Inadepto

        Na verdade comecei meu site no Wix como gratuito, depois peguei uma promoção de um plano, mas como a renovação era muito cara e quase não usei nada do plano, eu não fiz. então cancelaram o domínio. Eu entrei na minha conta e comprei só o domínio, mas não adianta, pq tem q ter o plano pra usar o domínio. Acho isso ilegal, se o Wix vende o domínio separado não deveria me impedir de usá-lo. Agora não tem como estornar o pagamento e o caso já está no Procon. Agradeço a atenção e acho importante divulgar como eles estão agindo.

        Responder
        • Tathiana Sobroza

          Entendi. Não posso afirmar o que aconteceu no seu caso, mas em situações normais você deveria poder usar este domínio, mesmo sem um plano do Wix. Boa sorte, espero que consiga resolver o problema. 🙂

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo