Tipos de hospedagem de sites

tipos de hospedagem

Você provavelmente já ficou em dúvida sobre qual tipo de hospedagem escolher para o seu site. São muitas opções, e frequentemente as explicações são técnicas demais, dificultando a decisão. No entanto, a verdade é que os tipos de hospedagem são bem diferentes, ou seja, a decisão é mais fácil do que se imagina.

Há diversos tipos de hospedagem no mercado, indicados para diferentes necessidades. Os principais se dividem em: hospedagem de sites (compartilhada), revenda de hospedagem, VPS, hospedagem cloud e servidor dedicado. Neste artigo explicaremos o que é e para quê serve cada uma dessas hospedagens.

Hospedagem de Sites (Compartilhada)

Chamada apenas de hospedagem de sites pelas empresas, esta é a hospedagem mais utilizada no mercado. Neste plano, diversos sites compartilham o mesmo servidor. Por conta disso, este tipo de hospedagem tem um preço bem competitivo e é indicado para a maioria dos sites e blogs. Para dar uma ideia, é possível contratar uma hospedagem por menos de R$ 10 por mês. Caso tenha interesse em conhecer as empresas que oferecem este plano, confira o nosso ranking da melhor hospedagem de sites. No ranking você também tem acesso a descontos diferenciados.

Saiba mais sobre hospedagem compartilhada

Revenda de Hospedagem

Este plano é adequado para quem deseja revender a hospedagem de sites aos seus clientes. Recursos como espaço em disco e tráfego costumam ser superiores à uma hospedagem compartilhada, pois a revenda permite colocar diversos sites na mesma hospedagem. Outro grande diferencial é que você pode criar diversos painéis de controle, independentes e customizados com sua própria marca, pacotes e preços.

Saiba mais sobre revenda de hospedagem

Servidor Virtual (VPS)

O VPS é um plano intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Ele cria dentro do servidor uma máquina virtual, permitindo customizar praticamente todas as configurações, o que lhe confere uma boa relação custo-benefício.

Saiba mais sobre VPS

Hospedagem em Cloud

A hospedagem em cloud também se trata de uma máquina virtual, porém ao invés de estar contida em um único servidor, seus recursos estão espalhados por diversos outros servidores. A grande vantagem desta modalidade é a elasticidade de seus recursos, impossível de se conseguir em hospedagens tradicionais. Os preços, um pouco maiores que o compartilhado e inferiores ao dedicado, variam conforme o uso de recursos.

Saiba mais sobre Hospedagem Cloud

Servidor Dedicado

É considerado um serviço superior aos demais tipos de hospedagem, e por isso, mais caro. Neste tipo de hospedagem, você aluga um servidor inteiro, sem ter que dividi-lo com ninguém. Por ser dedicado, é totalmente gerenciável, e possui recursos e desempenho superiores. É indicado para sites com maior volume de tráfego.

Saiba mais sobre Dedicado

Conclusão

Como podemos ver, existem diferentes tipos de hospedagem e cada um atende à uma necessidade. Para a maioria dos sites, a hospedagem de sites compartilhada é suficiente, o que é ótimo, já que ela custa bem menos que as demais hospedagens. Já os sites mais robustos podem encontrar no VPS, Cloud ou dedicado a solução ideal. Sites e blogs com picos de tráfego encontram no Cloud os recursos escaláveis necessários.

E você, descobriu qual tipo de hospedagem é ideal para o seu site? Caso precise de mais uma ajudinha, recomendamos nosso teste gratuito: Qual a hospedagem ideal para o seu site? São apenas 3 perguntas! Você também pode deixar um comentário aqui que nós respondemos o mais breve possível. 🙂

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

7 Comentários

  1. Elimar Drehmer

    a hospedagem compartilhada é indicada para e-comerce??? Sendo empresa iniciante, com pouco trafego de dados.

    Responder
    • Redação

      Olá, Elimar!
      De modo geral, você pode hospedar um e-commerce em uma hospedagem compartilhada, mas tomando alguns cuidados. O primeiro é escolher um plano que tenha (ou que permita que você instale) um SSL dedicado, que dará segurança ao seu e-commerce. O segundo é verificar se os recursos oferecidos pela empresa de hospedagem são suficientes para a sua loja virtual. Isso irá variar conforme a empresa de hospedagem e também de acordo com o tamanho da sua loja virtual e como ela foi construída. Mesmo um site pequeno, quando não otimizado, pode ter problemas em uma hospedagem compartilhada. Por isso, certifique-se de usar uma boa plataforma para o seu e-commerce, utilize sempre imagens otimizadas e acompanhe o uso de recursos da sua hospedagem. Desta forma, terá a sua loja virtual funcionando bem e poderá planejar um upgrade de hospedagem quando a sua loja virtual crescer. Sucesso!

      Responder
  2. Edvaldo Santos

    Muito bom o site!
    Estou começando agora, vi que tem vários temas para wordpress, isso vai me facilitar muito…
    Qual a melhor hospedagem de sites quando se trata de WordPress?

    Atualmente contratei a Cirtrox, hospedagem em cloud, mais tenho medo de enfrentar problemas futuros.

    Responder
    • Redação

      Olá Edvaldo, obrigado!
      Existem diversas empresas de hospedagem que poderão lhe atender perfeitamente para hospedar um site WordPress.

      No entanto, a BlueHost, é citada pelo próprio WordPress.org como sendo uma boa opção de empresa. A página é em inglês.

      Mas volto a repetir, várias empresas lhe atenderão nesse caso. Sugiro que consulte o nosso ranking para conhecer outras.

      Responder
  3. Tomas

    Website bastante informativo. Estou dando meus primeiros passos neste mundo e este site me ajudou bastante. Obrigado.

    Responder
  4. Geomar

    O site está de parabéns pelas informações, sempre procuro sites com notícias atualizadas e este me chamou a atenção pelos seus conteúdos, Continue assim.

    Responder

Deixe um comentário