Tipos de hospedagem de sites

Tipos de hospedagem de sites

Você provavelmente já ficou em dúvida sobre qual tipo de hospedagem escolher para o seu site. São muitas opções, e frequentemente as explicações são técnicas demais, dificultando a decisão. No entanto, a verdade é que os tipos de hospedagem são bem diferentes, ou seja, a decisão é mais fácil do que se imagina.

Há diversos tipos de hospedagem no mercado, indicados para diferentes necessidades. Os principais se dividem em: hospedagem de sites (compartilhada), revenda de hospedagem, VPS, hospedagem cloud e servidor dedicado. Neste artigo explicaremos o que é e para quê serve cada uma dessas hospedagens.

Hospedagem de Sites (Compartilhada)

Chamada apenas de hospedagem de sites pelas empresas, esta é a hospedagem mais utilizada no mercado. Neste plano, diversos sites compartilham o mesmo servidor. Por conta disso, este tipo de hospedagem tem um preço bem competitivo e é indicado para a maioria dos sites e blogs. Para dar uma ideia, é possível contratar uma hospedagem por menos de R$ 10 por mês. Caso tenha interesse em conhecer as empresas que oferecem este plano, confira o nosso ranking da melhor hospedagem de sites. No ranking você também tem acesso a descontos diferenciados.

Saiba mais sobre hospedagem compartilhada

Revenda de Hospedagem

Este plano é adequado para quem deseja revender a hospedagem de sites aos seus clientes. Recursos como espaço em disco e tráfego costumam ser superiores à uma hospedagem compartilhada, pois a revenda permite colocar diversos sites na mesma hospedagem. Outro grande diferencial é que você pode criar diversos painéis de controle, independentes e customizados com sua própria marca, pacotes e preços. Veja aqui o comparativo das revendas de hospedagem com melhor custo-benefício.

Saiba mais sobre revenda de hospedagem

Servidor Virtual (VPS)

O VPS é um plano intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Ele cria dentro do servidor uma máquina virtual, permitindo customizar praticamente todas as configurações, o que lhe confere uma boa relação custo-benefício. Veja aqui o ranking dos melhores servidores VPS da atualidade.

Saiba mais sobre VPS

Hospedagem em Cloud

A hospedagem em cloud também se trata de uma máquina virtual, porém ao invés de estar contida em um único servidor, seus recursos estão espalhados por diversos outros servidores. A grande vantagem desta modalidade é a elasticidade de seus recursos, impossível de se conseguir em hospedagens tradicionais. Os preços, um pouco maiores que o compartilhado e inferiores ao dedicado, variam conforme o uso de recursos.

Saiba mais sobre Hospedagem Cloud

Servidor Dedicado

É considerado um serviço superior aos demais tipos de hospedagem, e por isso, mais caro. Neste tipo de hospedagem, você aluga um servidor inteiro, sem ter que dividi-lo com ninguém. Por ser dedicado, é totalmente gerenciável, e possui recursos e desempenho superiores. É indicado para sites com maior volume de tráfego.

Saiba mais sobre Dedicado

Conclusão

Como podemos ver, existem diferentes tipos de hospedagem e cada um atende à uma necessidade. Para a maioria dos sites, a hospedagem de sites compartilhada é suficiente, o que é ótimo, já que ela custa bem menos que as demais hospedagens. Já os sites mais robustos podem encontrar no VPS, Cloud ou dedicado a solução ideal. Sites e blogs com picos de tráfego têm no Cloud os recursos escaláveis necessários.

Para hospedar mais de um site, é possível usar uma hospedagem compartilhada, um VPS/dedicado ou até mesmo uma revenda de hospedagem. Neste artigo a gente explica como hospedar vários sites e qual solução é mais indicada para cada caso.

E você, descobriu qual tipo de hospedagem é ideal para o seu site? Caso precise de mais uma ajudinha, recomendamos nosso teste gratuito: Qual a hospedagem ideal para o seu site? São apenas 3 perguntas! Você também pode deixar um comentário aqui que nós respondemos o mais breve possível. 🙂

Tags:

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

13 Comentários

  1. Hitchely

    Ola galera, já li praticamente todos os textos e achei bem bacana.
    Resolvi fazer a pergunta nesse porque foi um os últimos:
    Estou querendo monta uma revenda de hospedagem, gostaria de saber qual e o melhor tipo de servidor a escolher? Pelo que vi o compartilhado não e uma boa, outra curiosidade, teria algum lugar que vocês indicam para eu poder ver o tamanho de um site e o tráfego dele?
    Minhas necessidades atuais são vários sites institucionais com loja pequena de produtos, nenhum site com muito acesso ate o momento, mais como será tudo para o público universitário pode vim a ter um trafego maior em algumas épocas do mês, por isso ja prefiro trafego ilimitado.
    Um detalhe, estou aprendendo tudo agora entendo 50¢ no máximo do que e melhor, mais de configuração sou totalmente cru. Qual empresa vocês indicam?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Hitchely,
      Obrigado pelo comentário.
      A revenda em servidor compartilhado pode ser uma boa opção para começar. Pelo que você informou, que hospedará sites institucionais e com pouco tráfego, ela pode ser de fato uma boa opção. Mas se você tiver potencial para investir mais, uma revenda em um VPS ou dedicado oferece mais capacidade, sem dúvida.
      Acho que pode ser interessante consultar o nosso comparativo dos planos de revenda com melhor custo-benefício. Ele é atualizado mensalmente e também inclui revendas em VPS. A página também contém informações sobre o que avaliar para escolher a sua revenda.
      Quanto à uma ferramenta para ver o tráfego de um site, existem algumas que se propõem a fazer isso, como o SimilarWeb e o Alexa. Mas repare que os resultados são apenas estimativas, pois apenas o administrador de um site tem acesso preciso a estas informações.
      Espero ter ajudado! Precisando, é só entrar em contato.
      Abraços e boa sorte.

      Responder
  2. Renan

    Olá,

    Trabalho em uma empresa que está desenvolvendo um aplicativo para gerenciar atendimento à clientes. O aplicativo será utilizado para preencher relatórios, que serão enviados ao servidor para serem armazenados. Neste caso, há necessidade de contratar um serviço de hospedagem? Ou seria melhor montar um servidor na empresa?

    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Renan,
      Quando falamos em montar um servidor na empresa é importante lembrar que você (ou o encarregado por isso) ficará com a responsabilidade de manter o servidor online 100% do tempo. Dentre as muitas implicações desta empreitada, destaco algumas:
      – Energia: um sistema de nobreak com bastante autonomia pode ser necessário;
      – Link de internet: se você quiser garantir 100% de disponibilidade, pode ter que contratar mais de um link de internet e configurar uma redundância;
      – Administração do sistema: a rede e todos os softwares necessários para o funcionamento da infra estrutura (firewall, servidor web etc) precisam de manutenção, como a realização de upgrades, backups etc.
      Se você já tem um ambiente propício na sua empresa, montar um servidor pode ser um caminho. Mas devemos reconhecer que isso pode estar indo na contramão do que muitas empresas estão fazendo ao virtualizar sua infraestrutura.
      Veja bem, não estou querendo jogar um balde de água fria no seu projeto, mas acho que a reflexão é válida e importante nesse caso. 🙂
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos por aqui!
      Abraços.

      Responder
  3. Fernando

    Olá sou 50% iniciante podemos dizer, para ser compreensivo, 100%, quero aprender, a desenvolver blogs e sites de sucesso, ao ler seus conteudo fiquei surpreso confiante 100% no profissionalismo, minha duvida, tem algum treinamento online, presencial, consutorias? por favor

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernando!
      Obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está te ajudando. 🙂
      No momento, não oferecemos nenhum tipo de treinamento ou consultoria, mas vou deixar sua sugestão anotada para, quem sabe, oferecer algo do tipo no futuro.
      Apesar disso, se tiver dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à hospedagem de sites, você pode entrar em contato a qualquer momento conosco, por e-mail ou deixando um comentário. A vantagem de deixar um comentário é que a sua dúvida pode ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema. Faremos o possível para ajudá-lo.
      Então, fique à vontade para enviar sua dúvida sempre que precisar, ok?
      Um abraço.

      Responder
  4. Elimar Drehmer

    a hospedagem compartilhada é indicada para e-comerce??? Sendo empresa iniciante, com pouco trafego de dados.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Elimar!
      De modo geral, você pode hospedar um e-commerce em uma hospedagem compartilhada, mas tomando alguns cuidados. O primeiro é escolher um plano que tenha (ou que permita que você instale) um SSL dedicado, que dará segurança ao seu e-commerce. O segundo é verificar se os recursos oferecidos pela empresa de hospedagem são suficientes para a sua loja virtual. Isso irá variar conforme a empresa de hospedagem e também de acordo com o tamanho da sua loja virtual e como ela foi construída. Mesmo um site pequeno, quando não otimizado, pode ter problemas em uma hospedagem compartilhada. Por isso, certifique-se de usar uma boa plataforma para o seu e-commerce, utilize sempre imagens otimizadas e acompanhe o uso de recursos da sua hospedagem. Desta forma, terá a sua loja virtual funcionando bem e poderá planejar um upgrade de hospedagem quando a sua loja virtual crescer. Sucesso!

      Responder
  5. Edvaldo Santos

    Muito bom o site!
    Estou começando agora, vi que tem vários temas para wordpress, isso vai me facilitar muito…
    Qual a melhor hospedagem de sites quando se trata de WordPress?

    Atualmente contratei a Cirtrox, hospedagem em cloud, mais tenho medo de enfrentar problemas futuros.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá Edvaldo, obrigado!
      Existem diversas empresas de hospedagem que poderão lhe atender perfeitamente para hospedar um site WordPress.

      No entanto, a BlueHost, é citada pelo próprio WordPress.org como sendo uma boa opção de empresa. A página é em inglês.

      Mas volto a repetir, várias empresas lhe atenderão nesse caso. Sugiro que consulte o nosso ranking para conhecer outras.

      Responder
  6. Tomas

    Website bastante informativo. Estou dando meus primeiros passos neste mundo e este site me ajudou bastante. Obrigado.

    Responder
  7. Geomar

    O site está de parabéns pelas informações, sempre procuro sites com notícias atualizadas e este me chamou a atenção pelos seus conteúdos, Continue assim.

    Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉