Espaço em disco: o que é e como funciona na hospedagem

Espaço em disco na hospedagem

Se você possui uma hospedagem ou pretende contratar uma, provavelmente já se deparou com o termo “espaço em disco”. Ele é mencionado por praticamente todas as empresas de hospedagem, junto com diversos outros recursos.

O espaço em disco é um dos recursos mais importantes de uma hospedagem e entender o seu conceito básico é fundamental para qualquer pessoa que tenha um site. Neste artigo você saberá o que é espaço em disco e aprenderá como estimar e visualizar o uso desse recurso na sua hospedagem. Vamos lá?

O que é espaço em disco?

Em uma hospedagem, espaço em disco é a quantidade de espaço disponibilizada no servidor para armazenamento do conteúdo do seu site. Esse conteúdo inclui páginas, imagens, vídeos, arquivos, bancos de dados, entre outros. Em alguns casos ele também pode ser usado para armazenar e-mails, mas essa não é uma regra.

Sendo assim, ao hospedar um site, todo o seu conteúdo é armazenado nesse espaço. À medida que você o atualiza, novos conteúdos vão sendo armazenados. Isso é feito automaticamente, não sendo necessário realizar nenhuma ação.

O espaço em disco oferecido pelas empresas de hospedagem varia bastante, inclusive por tipo de hospedagem. Em hospedagens compartilhadas esse espaço é dividido entre os clientes, que ocupam um mesmo servidor. Nesses casos, ele pode ser limitado por cliente ou “ilimitado”. Já hospedagens mais robustas, como VPS e dedicado, esse espaço é fixo e está limitado ao tamanho do disco rígido instalado no servidor.

Espaço em disco ilimitado existe?

Essa questão é importante e gera muitas dúvidas. Várias empresas anunciam espaço em disco ilimitado, e por falta de informação muitos clientes acabam se sentindo prejudicados. Vamos explicar abaixo as regras que costumam ser aplicadas em hospedagens com espaço em disco ilimitado.

A primeira delas é que o objetivo da hospedagem é de hospedar sites. Sendo assim, não há um limite de utilização de espaço em disco, porém todos os arquivos contidos na hospedagem devem ser referentes ao site ou estarem ligadas a ele de alguma forma. Qualquer armazenamento com propósito diferente, como de repositório ou compartilhamento de arquivos, é proibido pelas empresas.

Em casos onde as empresas identificam um uso excessivo dos recursos do servidor, que comprometam a estabilidade ou o desempenho dos servidores, a equipe de suporte entra em contato com o cliente propondo uma redução no uso ou um upgrade de plano para um VPS ou dedicado.

Como as empresas costumam dizer, é muito raro que um site pessoal ou de uma pequena empresa exceda os limites deste plano. A propósito, a hospedagem compartilhada é a mais utilizada por pessoas e empresas em todo o mundo e os planos chegam a oferecer até 100 GB de armazenamento, o que é muito superior ao usado pela grande maioria dos sites. Ainda assim, é importante saber que até mesmo uma hospedagem ilimitada possui limites.

Por que é importante acompanhar o uso de espaço em disco na minha hospedagem

Saber medir o uso de espaço em disco do seu site é fundamental. E isso vale tanto para quem já utiliza uma hospedagem, quanto para quem planeja contratar uma.

Se você pensa em contratar uma hospedagem para o seu site, precisa estimar o espaço em disco que ele necessitará. Dessa forma, terá segurança em escolher a hospedagem certa. Caso já possua uma hospedagem, precisa acompanhar o consumo de espaço em disco para evitar que ultrapasse o limite e o site saia do ar. Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”, então é importante identificar antecipadamente a necessidade de um upgrade de plano e migrar de hospedagem com o seu site no ar.

Como avaliar o espaço em disco do meu site?

Calcular com precisão o uso de espaço em disco pode ser uma tarefa complicada quando o site ainda não existe. A boa notícia é que, na maioria das vezes, isso não é necessário. Uma estimativa é mais do que suficiente, já que você só precisa descobrir qual tipo de hospedagem contratar.

Como falamos, todo o conteúdo do site é armazenado no espaço em disco da hospedagem. Em alguns casos, esse espaço é utilizado também para armazenar e-mails. Antes de calcular o espaço em disco necessário para o seu site, é importante entender alguns pontos:

  • Imagens, vídeos e áudios costumam ser os conteúdos que mais ocupam espaço em um site;
  • Blogs e lojas virtuais tendem a ocupar mais espaço em disco do que sites institucionais, por conta da quantidade de arquivos multimídia;
  • Publicar imagens sem nenhum tipo de otimização pode comprometer o espaço em disco da sua hospedagem;
  • E-mails podem ser o vilão de uma hospedagem, dependendo do número de contas e uso do e-mail.

Como estimar o espaço?

O espaço em disco é calculado em bytes, assim como o disco rígido do seu computador, sendo 1 Gigabyte (GB) = a 1.000 Megabytes (MB) = a 1.000.000 Kilobytes (KB). Por exemplo, um site como este ocupa menos de 2GB de espaço em disco. Já uma página costuma ocupar em média 1,7 MB.

Como vimos, conteúdos multimídia e e-mails são os principais itens a considerar ao estimar o uso de espaço em disco. Portanto, se você pretende construir um site institucional, dificilmente terá problemas com uma hospedagem de sites compartilhada. Nesse tipo de site, a quantidade de páginas e conteúdos é pequena e ocupa pouco espaço. A maioria dos planos compartilhados oferece de 10 GB até 100 GB, o que permite milhares de imagens no site.

Blogs em geral também se encaixam na hospedagem compartilhada, à exceção dos muito populares. Nesses casos, é comum ter problemas em recursos como largura de banda e memória, antes mesmo de encher o espaço em disco. Para blogs muito populares, é necessário contratar uma VPS, cloud ou dedicado. O plano exato dependerá das características do site.

As lojas virtuais seguem a mesma lógica. Se você vende poucos produtos, terá menos imagens no site. Já lojas gigantes, como Submarino, talvez tenham até um milhão de imagens. Viu como é bem diferente? 🙂

E por último estão os e-mails. Se você pretende utilizá-lo na sua hospedagem, apenas leve em consideração que cada e-mail armazenado ocupa um pedaço bem pequeno da hospedagem. Sendo assim, o espaço em disco usado para e-mails crescerá com o tempo. O número de contas de e-mail definirá a velocidade desse crescimento. Alternativas como baixar os e-mails no computador ou contratar serviços de e-mail profissional podem aliviar o consumo de espaço da sua hospedagem.

Como identificar o espaço em disco utilizado na sua hospedagem

Se você já possui um site hospedado, encontrar essa informação é bem fácil. Ela já está disponível no painel de controle da sua hospedagem.

Para facilitar o gerenciamento da conta, toda empresa de hospedagem oferece um painel que permite que você visualize o consumo de recursos e faça as principais configurações na sua conta. Se você tem interesse em conhecer mais detalhes, confira nosso artigo que explica o que é o painel de controle e como ele funciona.

Espaço em disco no painel e controle da hospedagem

Espaço em disco no painel de controle das hospedagens Godaddy e UOL Host

Conclusão

Como vimos, o espaço em disco é usado para armazenar todo o conteúdo do site. Em alguns casos, também o e-mail. É um recurso importante da hospedagem e deve ser considerado tanto por quem já tem um site quanto por quem está construindo um.

Para estimar o espaço em disco necessário para o seu site, leve em consideração o seu tipo de site e a quantidade de conteúdos que ele terá. Pense também nos e-mails, caso use esse recurso da sua hospedagem. Se você já tem uma hospedagem, não deixe de acompanhar o seu consumo de espaço em disco. Essa informação pode ser facilmente encontrada no painel da sua hospedagem.

Agora que você já entende o que é espaço em disco e quanto você precisa para hospedar o seu site, descubra tudo o que você precisa considerar ao escolher uma hospedagem.

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

4 Comentários

  1. Hugo Hiroshi

    Existe algum modo ou ferramenta para visualizar quanto um site (apenas o site) ocupa no disco do meu servidor?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Hugo!
      Sim, existem algumas maneiras de verificar quanto espaço em disco o seu site (e apenas o site) está ocupando no servidor. Vou listar duas opções abaixo:
      Via SSH – se você tem acesso SSH ao servidor de de hospedagem, abra o terminal, conecte-se ao servidor e rode o comando du -sh [diretório-do-site]. Lembre-se de substituir [diretório-do-site] pelo nome do diretório que contém os arquivos do seu site (ex.: public_html). O terminal vai exibir o espaço ocupado por todos os arquivos dentro do diretório em questão, em Gigabytes.
      Via painel de controle da hospedagem – Geralmente o painel de controle da sua hospedagem traz informações quanto ao espaço em disco ocupado pelos arquivos do site. Infelizmente não há um padrão para que eu possa te indicar uma maneira que funcionará em todas as hospedagens. Mas se você usa um painel como o cPanel, na área “Arquivos”, localize o link “Uso do disco” ou Disk space usage, se estiver em inglês. Nesta área você poderá visualizar o espaço usado por cada diretório. No caso do cPanel, procure por public_html.
      Espero ter ajudado! Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço.

      Responder
      • Hugo Hiroshi

        Certo, mas nesse caso é para verificar 1 site por vez eu queria verificar todos os sites de uma vez.

        no momento estou tendo que verificar domínio por domínio e leva muito tempo.

        ex: de 100% do disco da minha hospedagem 20% é ocupado só por sites.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Hugo!
          Se todos os sites estiverem no mesmo ambiente de hospedagem, a verificação na pasta public_html te dará o total de espaço de todos os sites, de uma só vez. Se estiverem em hospedagens ou servidores diferentes, você terá que verificar um a um.
          Se quiser fornecer mais detalhes sobre sua configuração (ex.: se é uma revenda com WHM), podemos tentar encontrar uma maneira melhor de ajudá-lo.
          Abraços.

Deixe um comentário