Hospedagem SSD: o que é, vantagens e onde contratar

Hospedagem com SSD - ilustração de unidade SSD com u velocímetro logo acima.

Existem inúmeras tecnologias envolvidas na hospedagem de um site. Na receita para o bom desempenho de um site, cada uma delas conta. Afinal, os usuários esperam cada vez mais encontrar uma navegação rápida e eficiente.

Entre as tecnologias envolvidas, uma delas diz respeito ao armazenamento de dados. Tradicionalmente, os servidores utilizam discos rígidos para isso — o famoso HD, igualmente presente em computadores pessoais. Contudo, há alguns anos, uma nova tecnologia entrou em cena e vem mudando para melhor, não apenas nossos computadores pessoais, mas também servidores, estando presente cada vez mais em grandes data centers. Estamos falando da tecnologia SSD.

Neste artigo, vamos descobrir suas características e os benefícios que uma hospedagem SSD pode trazer para o seu site. Veremos também uma seleção das melhores empresas que oferecem hospedagem SSD. Continue conosco e descubra o poder do SSD!

O que é SSD

A sigla SSD vem de Solid State Drive, que em português significa unidade (ou disco) de estado sólido. Este dispositivo é usado para armazenar dados de forma permanente e pode ser encontrado em computadores pessoais, servidores e diversos outros equipamentos que necessitam salvar dados digitalmente.

Os discos SSD representam uma evolução em relação ao tradicional disco rígido, ou HDD (Hard Disk Drive). Ambos os dispositivos foram criados para armazenar dados de maneira permanente, ou seja, de modo que a informação seja preservada mesmo que o computador seja desligado e desconectado da rede elétrica.

Diferenças entre o HDD e o SSD

Um HDD (Hard Disk Drive), também conhecido como HD ou simplesmente disco rígido, possui um ou mais discos giratórios e um braço mecânico, que é o responsável pela leitura e gravação dos dados nos discos. Para que uma informação seja gravada ou recuperada, o disco precisa girar enquanto o braço é movido e posicionado no exato local onde a informação está ou será gravada.

Dessa forma, a velocidade de leitura ou de gravação depende da rotação dos discos e do posicionamento do braço sobre o local de gravação. Como podemos supor, este processo deixa um pouco a desejar em termos de velocidade.

Há ainda o problema da fragmentação dos dados. Em um HD tradicional, a gravação de dados é feita em áreas específicas do disco magnético, chamadas de setores. Um único arquivo pode ser armazenado em partes espalhadas pelo HD, fisicamente distantes umas das outras. Isso gera uma lentidão ainda maior na leitura dos dados.

Ao contrário de um HDD, um disco de estado sólido (SSD) não possui partes móveis e todas as informações são gravadas e acessadas em um circuito eletrônico. Sua arquitetura é parecida com a de um pen drive, mas com uma velocidade de gravação e acesso muito maior. Também não há problemas em ter arquivos fragmentados, pois a velocidade de acesso é a mesma em qualquer parte do dispositivo.

Vantagens de usar uma hospedagem SSD

vantagens de uso de uma hospedagem com ssd

Como você pode ter deduzido, o SSD possui diversas vantagens sobre o HD tradicional. Vamos conhecer as principais a seguir. É importante mencionar que as características listadas aqui consideram o SSD tanto para uso doméstico, como por exemplo em computadores pessoais, quanto para uso corporativo, como em servidores e data centers.

Velocidade

Uma das vantagens mais aclamadas do SSD sobre o HDD é a velocidade. Para se ter uma ideia de seu desempenho, a velocidade de acesso aos dados em um SSD é de 0,2 milissegundos, enquanto pode chegar a 20 milissegundos em um HDD1. Essa diferença pode parecer pequena, já que estamos falando de milissegundos. Mas quando se trata de acessar e armazenar uma grande quantidade de dados, o ganho de desempenho é significativo.

Economia de energia

O consumo de energia por um SSD, quando comparado a um HDD, é bem menor. Isso é explicado, principalmente, pelo fato do SSD conter apenas circuitos. Enquanto isso, os HDDs contém diversas partes móveis, que consomem bem mais energia ao se movimentarem, além dos circuitos que também estão presentes no dispositivo.

Menor nível de ruído

Pelo mesmo motivo mencionado acima, o nível de ruídos no SSD é praticamente inexistente quando comparado com o HDD. O processo de leitura e gravação em um HDD é perfeitamente audível, devido à arquitetura e às partes móveis presentes no equipamento. O mesmo não ocorre com o SSD, que possui apenas circuitos para ler e gravar informações.

Maior resistência à vibrações e acidentes

A resistência à vibrações e quedas também é superior no SSD. Por possuir um braço de leitura, o HDD pode ser danificado e/ou dados podem ser perdidos caso ele seja agitado ou sofra qualquer tipo de impacto durante seu funcionamento. Isso não se aplica ao SSD, tornando este dispositivo muito mais resistente do que um HDD.

Além disso, o HDD precisa de ar para funcionar. Ao girar, uma pequena bolsa de ar se forma entre o disco e o leitor. Em condições extremas, como altitudes muito elevadas, o dispositivo pode ser danificado devido ao ar rarefeito. O mesmo não ocorre com o SSD, que pode funcionar mesmo no vácuo.

Descubra os planos que oferecem SSD entre as melhores hospedagens de sites

Desvantagens

A capacidade de armazenamento de uma unidade de estado sólido é, em geral, menor do que a encontrada em um HD tradicional. Essa característica se deve principalmente ao custo final de cada tipo de dispositivo.

Dessa forma, o custo por Gigabyte é mais alto em SSDs, o que nos traz a outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem: o preço. A diferença de custo entre um HDD e um SSD, no entanto, vem diminuindo ao longo do tempo. Ela é mais significativa quando falamos de computadores pessoais. Em se tratando de serviços, como o de hospedagem de sites, esse custo é diluído junto com uma série de outros aspectos inerentes ao negócio e não chega a fazer tanta diferença.

Hospedagem SSD: por que usar

A grande vantagem de usar uma hospedagem SSD é a velocidade. O tempo de acesso reduzido aos dados pode fazer uma grande diferença em sites e aplicações com muitos acessos e/ou que realizam muitas requisições ao servidor/banco de dados. Portanto, se você se preocupa em oferecer a melhor experiência para os usuários do seu site, considere migrar para uma hospedagem com SSD.

Mas não é só isso. Os SSDs são mais duráveis do que os HDDs, portanto mais confiáveis. Assim, além de ter um bom sistema de backup implementado, uma hospedagem SSD também oferece mais chances de proteger a integridade dos seus dados.

Vale lembrar que, em uma empresa de hospedagem, o armazenamento SSD pode ser usado tanto no servidor de arquivos quanto no servidor do banco de dados. Aliás, este é um ponto para ficar atento antes de contratar: algumas empresas utilizam a tecnologia apenas no armazenamento dos arquivos, enquanto outras apenas no banco de dados. Para se beneficiar de maneira mais abrangente, é interessante optar por uma hospedagem SSD presente tanto no servidor quanto no banco de dados.

Para quem a hospedagem com SSD é indicada

De maneira geral, qualquer site ou aplicação pode se beneficiar do ganho de desempenho que uma hospedagem com SSD oferece. Blogs e sites com muito tráfego certamente são candidatos ao uso da tecnologia. Mas, principalmente, aplicações que realizam um volume grande de leitura/escrita no servidor certamente se beneficiariam com uma hospedagem SSD. Aqui podemos citas lojas virtuais, blogs e CMSs em geral (ex.: WordPress, Joomla, Magento etc.), aplicativos, entre muitos outros.

Sites estáticos, com baixo tráfego e que não dependem de alto desempenho para atender seu público, talvez não precisem se preocupar em usar esse tipo de recurso. No entanto, em um mundo cada vez mais instantâneo, o bom desempenho de um site é fundamental para criar uma boa impressão em seu público-alvo. Além disso, um site veloz pode fazer diferença (para melhor) nos resultados das buscas.

É claro que a velocidade de um site está ligado à diversos fatores, como ter uma aplicação otimizada, memória RAM suficiente, usar recursos como cache e CDN, entre outros. Ainda assim, qualquer aspecto que ofereça ganho de desempenho pode ser considerado para a otimização de um site, como as que citamos aqui.

A boa notícia é que esta tecnologia de armazenamento está cada vez mais em conta e já existe uma oferta considerável de hospedagens de sites baratas com SSD no mercado, felizmente.

Quanto custa e onde contratar uma hospedagem com SSD?

O fato de uma empresa oferecer armazenamento em discos SSD pode não encarecer o produto em si. Como mencionado anteriormente, o custo de um serviço de hospedagem é formado por diversos fatores. As despesas com equipamento, o que inclui o SSD, é apenas um dos aspectos.

Portanto, é possível encontrar empresas que oferecem hospedagem SSD em planos com preços bastante competitivos. Por menos de R$ 10 mensais é possível contratar um plano de hospedagem que ofereça este tipo de armazenamento. E a oferta de planos de hospedagem com SSD está disponível tanto em empresas brasileiras quanto estrangeiras.

Se você está à procura de uma empresa que ofereça o recurso, ou apenas quer ter uma noção de preços, consulte o ranking da melhor hospedagem de sites. As empresas que utilizam SSD no armazenamento estão indicadas na tabela inicial da página.

Ver hospedagens com SSD

*Fonte: NotebookCheck

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

2 Comentários

  1. Matheus Silva Soares

    Gostei muito do assunto, estou atualmente pesquisando sobre hospedagem pois quero colocar meu portfólio online, tenho algumas peças ,como cover de sessões que serão animações , estou em duvida em qual tipo de hospedagem adquirir pra não ter dor de cabeça

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus!
      Se o seu site ainda será lançado, você não terá uma audiência muito grande, pelo menos não a princípio. Na verdade, sites de portfólio, pelo seu propósito, acabam não tendo uma audiência muito grande ao longo de sua vida. Por isso, acredito que você pode começar com uma hospedagem compartilhada, porque ela deve te atender por um bom tempo sem que você precise fazer um investimento muito grande. Temos uma seleção das melhores hospedagens de sites aqui. Recomendo também que dê uma olhada no artigo “Como escolher uma boa hospedagem“.
      No mais, lembre-se também de que você deve se preocupar com o desempenho do seu site como um todo, para que ele carregue rápido e isso vai além da escolha da hospedagem.
      Se tiver outras dúvidas e precisar de ajuda com mais alguma coisa, basta entrar em contato!
      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉