Garantia de Uptime: saiba o que é

A garantia de uptime é algo que muitas vezes passa despercebido pelos consumidores em meio a tantos termos relacionados aos serviços de hospedagem de sites. Apesar disso, é importante saber o que isso significa e porque devemos nos preocupar com a garantia de uptime oferecida pelas empresas de hospedagem ao contratar o serviço.

O que significa uptime

O termo uptime refere-se ao tempo de atividade – ou disponibilidade – de um servidor. No caso de um servidor de hospedagem de sites, uptime é o tempo que o servidor ficará disponível para ser utilizado e acessado por seus usuários (internautas e administradores).

Inversamente, quando um servidor está fora do ar, chamamos este período de indisponibilidade de downtime.

Garantia de uptime em horas

garantia de uptimeGrande parte das empresas de hospedagem de sites oferecem a seus clientes uma garantia de uptime de 99,9%. Com isso,  a empresa também informa a seus clientes, que poderá ficar com o servidor que hospeda seu site indisponível durante 0,1% do tempo.

Traduzindo essa porcentagem em horas, podemos concluir que seu site poderá ficar indisponível por no máximo 8 horas em um período de um ano, em uma empresa que oferece 99,9% de uptime. Olhando dessa forma a coisa fica um pouco diferente, não é mesmo?

Existe 100% de uptime?

Em uma hospedagem compartilhada regular, é praticamente impossível obter 100% de uptime. O motivo é simples: uma infinidade de fatores poderá forçar um servidor de hospedagem a ficar indisponível, mesmo que seja para uma simples reinicialização da máquina. No entanto, este downtime de manutenção geralmente é rápido e programado para ser realizado em horários de menor acesso ao site.

Já em uma hospedagem do tipo cloud, o funcionamento é diferente, pois o servidor é virtualizado e não está associado a uma máquina específica. Sendo assim, caso seja necessário realizar uma manutenção em determinado servidor, o sistema de gerenciamento daquela “nuvem” poderá realocar os recursos para que os sites hospedados ali continuem disponíveis, sem interrupção. Mas mesmo em um plano cloud é difícil garantir que haverá 100% de uptime. Para comprovar isso, basta observar que até mesmo as grandes empresas, como o Google ou o Facebook, de vez em quando também tem os seus momentos de indisponibilidade.

Direitos do consumidor

Ao contratar um serviço de hospedagem de sites, é importante observar se a empresa oferece reembolso em caso de indisponibilidade. Isso deverá estar especificado nos termos de serviço da empresa. Esta é uma prática comum, mas que muitos desconhecem.

Dependendo da indisponibilidade do serviço, é possível ter um mês inteiro de isenção. Logicamente, ninguém deseja que o seu site fique indisponível apenas para ter um desconto na mensalidade, mas não custa nada checar quando se tem direito a este tipo de reembolso.

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo