Painel de controle de hospedagem: para que serve e por que é tão importante?

painel de controle hospedagem

Para facilitar a administração dos recursos de uma hospedagem de sites, as empresas oferecem, em sua maioria, um painel de controle. Se não fosse por eles, você provavelmente teria que usar comandos bastante intimidadores em um terminal (aquela caixinha preta com um monte de códigos que só os profissionais da área conseguem entender). O painel de controle da hospedagem torna a administração de um site bem mais fácil e permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, possa gerenciar os principais aspectos de sua hospedagem.

Entre os painéis de controle mais populares, podemos citar o cPanel e o Plesk, mas a lista é extensa. Vale lembrar que muitas empresas de hospedagem desenvolvem seus próprios painéis, com o objetivo de oferecer uma experiência única para seus clientes.

Neste artigo, vamos conhecer os recursos que você encontrará no painel de controle das melhores hospedagens de sites.

Principais recursos do painel de controle

Painel de controle cPanel

Painel de controle cPanel

Apesar da variedade de painéis de controle existentes, alguns recursos serão encontrados em qualquer painel de hospedagem, independente da empresa. A localização das ferramentas e a forma de operá-las pode mudar de uma empresa para outra, mas em geral você encontrará os principais recursos em todas elas (o que faz muito sentido, já que estamos falando de uma ferramenta para gerenciar aspectos que são comuns a qualquer hospedagem de sites). Vamos conhecer alguns desses recursos a seguir.

Gerenciamento de arquivos

Um gerenciador de arquivos é uma interface gráfica que permite que você visualize e navegue pelos arquivos e diretórios que estão em sua hospedagem, utilizando um navegador de internet. Além disso, é possível realizar outras ações, como mover, copiar, colar, fazer upload, criar diretórios e até mesmo editar o conteúdo de determinados arquivos. Tudo isso utilizando o gerenciador de arquivos de sua hospedagem. Funções avançadas, como alterar a permissão de determinado arquivo ou diretório, também estão disponíveis nessa ferramenta.

A aparência do gerenciador de arquivos é semelhante à que encontramos em nossos próprios computadores, como no Windows Explorer ou no Finder, por exemplo. Por isso, até mesmo os usuários sem experiência no assunto conseguem se localizar e executar as funções básicas do gerenciador de arquivos.

Gerenciador de arquivos do painel de controle cPanel

Gerenciador de arquivos do painel de controle cPanel

É importante mencionar que utilizar o gerenciador de arquivos do seu painel de controle pode não ser a maneira mais eficiente de administrar seus arquivos. Ao invés disso, você terá mais agilidade se utilizar um programa de FTP ou, para os mais experientes, um terminal.

Gerenciamento de domínios e contas de e-mail

Gerenciador de domínios do painel de controle Plesk

Gerenciador de domínios do painel de controle Plesk

O gerenciamento de domínios é uma das funções primordiais de um painel de controle. Para hospedar um site, você precisará configurar um domínio, que é o endereço eletrônico do seu site. Além disso, você deve poder também adicionar novos domínios, subdomínios e fazer redirecionamentos através desta área de administração do seu painel de controle.

Contas de e-mail estão diretamente relacionadas aos domínios. Se você possui, por exemplo, o domínio meusite.com.br, poderá criar contas de e-mail que pertencem a este domínio, como por exemplo paulo@meusite.com.br, jose@meusite.com.br e assim por diante. Além da criação das contas de e-mail, você também será capaz de administrar o espaço utilizado para cada conta de e-mail, alterar senhas, acessar o webmail, entre outras funções relacionadas.

Ainda, se você desejar ter o seu e-mail em uma empresa diferente da que hospeda o seu site, como o Google Apps, por exemplo, poderá também configurar este direcionamento através do painel de controle de sua hospedagem. Para isso, você fará uma configuração que informa ao servidor que os e-mails para determinado domínio devem ser entregues em outro local. As configurações para tal procedimento são fornecidas pelo suporte da empresa que hospeda o seu e-mail.

Instalação de aplicativos

Aplicativos de CMS disponíveis no painel de controle da GoDaddy

Aplicativos de CMS disponíveis no painel de controle da GoDaddy

O uso de aplicativos, especialmente os do tipo CMS ou gerenciadores de conteúdo, está cada vez mais popular para a criação de sites. Utilizando um aplicativo como o WordPress ou o Magento, por exemplo, é possível configurar e publicar um site ou uma loja virtual em poucos dias. A instalação deste tipo de aplicativo – e de muitos outros – está disponível em diversos painéis de controle.

É verdade que a instalação de um aplicativo pode ser feita manualmente, desde que ele seja compatível com sua hospedagem. O problema é que muitas vezes o processo é complicado e você precisará checar antes se o aplicativo em questão é suportado pela hospedagem que você contratou. A vantagem de utilizar um instalador automático é que, além de não ter que se preocupar com o processo de instalação em si, você terá a certeza de que o mesmo é compatível com o serviço, afinal, ele não estaria disponível no painel se não fosse compatível.

Criação e gerenciamento de bancos de dados

A criação e o gerenciamento de bancos de dados é muito fácil através do painel de controle da hospedagem. Além das funções básicas, como criar bancos e usuários, muitas empresas oferecem uma interface para que você acesse efetivamente seu banco de dados através do navegador. Um exemplo disso é o programa PHPMyAdmin, que está disponível em todas as distribuições do cPanel.

Caso programa semelhante não esteja disponível, você ainda poderá acessar sua base de dados através de um programa instalado em seu computador e que se conecte com o banco de dados. Como exemplo, podemos citar o MySQL Workbench ou o MySQL Front. Para liberar acessos externos à base de dados, no entanto, poderá ser necessário conceder uma permissão. Operação que será feita no… (adivinhem!) painel de controle de sua hospedagem. ????

Estatísticas de uso do serviço

Estatísticas dos recursos utilizados pelo site

Estatísticas dos recursos utilizados pelo site estão disponíveis no painel de controle da hospedagem

Estatísticas sobre o uso do serviço de hospedagem geralmente estão disponíveis no painel de qualquer empresa que ofereça este serviço. É possível encontrar, sem muito esforço, dados como como o plano contratado, o espaço em disco utilizado, a quantidade de arquivos no servidor, a transferência de dados acumulada no mês, entre outros. Essas informações são importantes para que possa acompanhar a “saúde” do seu site e saber – a qualquer momento – se você está chegando perto dos limites de uso do seu plano.

Além disso, também é comum encontrar estatísticas de uso do próprio site no painel de controle. Número de visitas, origens do tráfego, páginas por visitantes, são apenas algumas das informações que você poderá encontrar. É interessante mencionar que, após a popularização do Google Analytics, muita gente passou a acompanhar as estatísticas do site através desta ferramenta, em vez de usar o painel de controle. O Google Analytics é um sistema gratuito, criado e mantido pelo Google, que pode ser instalado facilmente no seu site para fornecer dados detalhados sobre sua audiência.

Recursos avançados

Recursos avançados do painel de controle da hospedagem

Recursos avançados estão disponíveis no painel de controle da hospedagem

Profissionais da área e usuários experientes também têm à sua disposição ferramentas poderosas para a administração de sua hospedagem. É possível, por exemplo, liberar o acesso via SSH (terminal), instalar certificados SSL, editar configurações do PHP e do MySQL, criar regras para o Apache, entre muitos outros recursos. Mesmo os usuários mais experientes e que preferem administrar sua hospedagem via linha de comando, eventualmente acabarão precisando acessar o painel de controle para gerenciar determinadas áreas.

Conclusão

Como vimos, a lista de recursos é extensa e não se limita aos listados aqui. Além das funcionalidades que estão disponíveis por padrão nas plataformas mais populares, as empresas de hospedagem com frequência inserem novidades e melhorias em seus painéis. Essa evolução facilita bastante o uso da hospedagem em seu dia a dia.

Mesmo para quem nunca teve contato com o assunto, o painel de controle de uma hospedagem não deve intimidar, pelo contrário, deve ser fácil de usar e de encontrar recursos. Se você deseja se aprofundar um pouco mais no assunto, veja o artigo que publicamos sobre o painel de controle cPanel, disponível no link abaixo.

Possui alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e teremos prazer em ajudar! ????

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário