Como ativar o HTTPS no Blogger (SSL) e por que você deveria fazer isso já

Como ativar HTTPS no Blogger

Faz pelo menos 4 anos desde que o Google informou que o uso do HTTPS pode beneficiar uma página nos resultados de busca. De lá pra cá, a adoção deste protocolo só aumentou, mas não apenas por isso. Diversas empresas passaram a oferecer certificados SSL gratuitamente, para qualquer pessoa interessada. Para completar, em 2018 os navegadores passaram a tratar de maneira bem mais explícita sites que não utilizam este protocolo de segurança, identificando-os como não-seguros.

Resumindo: tornou-se praticamente uma obrigação, para qualquer site, possuir um certificado SSL e, através dele, usar o protocolo HTTPS. Felizmente, ficou bem fácil e barato, até mesmo gratuito, conseguir um.

Para os usuários do Blogger, uma notícia melhor ainda: a famosa plataforma de blogs oferece certificados SSL gratuitos para todos os seus usuários. E a instalação e configuração é tão simples quanto apertar um botão.

Quer saber como ativar o HTTPS no Blogger? Continue conosco saiba tudo neste tutorial.😉

Por que usar o HTTPS (ou a importância de um certificado SSL para o seu blog)

HTTPS é um protocolo de comunicação usado na internet para troca de dados. Ele se vale do protocolo HTTP, usado desde os primórdios da internet, mas adiciona uma camada extra de segurança. A sigla HTTP vem de Hyper Text Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Já a letra “S” vem de Secure, isto é, seguro. Portanto, HTTPS representa protocolo seguro de transferência de hipertexto.

No protocolo HTTP, as informações trafegam entre as partes em texto plano. Isso significa que, se um envio for interceptado, seu conteúdo pode ser lido facilmente pelo interceptador. No protocolo HTTPS isso não ocorre, pois ele envia e recebe os dados de maneira criptografada. Apenas o emissor e o receptor possuem a chave para descriptografar as informações trocadas. Assim, mesmo que a transmissão seja interceptada, os dados não podem ser lidos.

A adoção do HTTPS trouxe uma série de melhorias na segurança dos dados pela internet. Dentre elas podemos citar:

  • Privacidade – Uma vez que os dados estão criptografados, nenhum ponto de tráfego, como provedores de internet (e hackers eventuais), pode “ver” o que está sendo acessado.
  • Proteção dos dados – Um golpe comum, principalmente em redes de wi-fi públicas, consiste em alterar um site legítimo e apresentar para o usuário informações falsas, na tentativa de capturar dados ou enganar o público-alvo. Em conexões HTTPS, este tipo de golpe não é possível.
  • Segurança – Dados sensíveis, como por exemplo números de cartão de crédito e senhas, ficam protegidos em transações criptografadas na internet. Por esse motivo, compras online e logins devem ser feitos apenas em páginas que utilizam HTTPS.
  • Autenticidade – Os certificados SSL mais básicos validam o domínio do site para o qual foram emitidos. Dessa forma, o usuário tem uma prova de que está acessando o site correto, e não um site que tenta se passar por outro.

Como se não bastassem os pontos acima, os navegadores vêm identificando sites que não utilizam HTTPS como “não seguros”.

Navegador Chrome exibindo a identificação “não seguro” ao lado do endereço da página.
Site sem HTTPS é identificado como “não seguro” no navegador Chrome

Pré-requisitos para utilizar o SSL no Blogger

Qualquer pessoa que possua uma conta do Blogger está habilitada para conseguir um certificado SSL e usar o HTTPS no Blogger. Não existe nenhuma restrição quanto a isso. Sendo assim, o único pré-requisito para a utilização de um certificado SSL no Blogger é a existência de um blog ou site na plataforma.

Se você utiliza um subdomínio Blogspot como endereço no Blogger (ex.: meublog.blogspot.com), o HTTPS já está ativado por padrão e você não precisa fazer nada. Faz algum tempo que todos os blogs com um subdomínio de blogspot.com foram redirecionados automaticamente para a versão HTTPS das URLs. Nesse caso, nem mesmo a opção de ativar o redirecionamento está visível, uma vez que isso é feito por padrão.

Agora, se você possui um domínio personalizado como endereço do seu blog (ex.: meublog.com), então você precisa ativar manualmente o uso do HTTPS. No caso de domínios personalizados, o uso do HTTPS no Blogger é facultativo (mas altamente recomendado).

Vale lembrar que o uso de um domínio personalizado é gratuito no Blogger, o que é algo bem interessante, considerando que outras plataformas cobram por isso. Existe apenas o custo do registro do domínio, que pode ser feito em qualquer empresas de registro (veja aqui uma seleção das melhores). Depois, basta fazer algumas configurações para ter o endereço funcionando na plataforma. Se você deseja saber mais sobre isso, veja este tutorial sobre como configurar um domínio personalizado no Blogger.

HTTPS no Blogger passo a passo

Acompanhe a seguir o passo a passo para instalar um certificado SSL no Blogger e ativar o HTTPS em todas as páginas do seu blog.

1. Acesse o Blogger e localize seu blog

O primeiro passo é acessar sua conta no Blogger e fazer login. Em seguida, use o menu drop-down (setinha para baixo) no canto superior direito e selecione o blog no qual você deseja configurar o HTTPS.

Painel do Blogger com a caixa de seleção de blogs em destaque

2. Acesse o menu de configurações

Uma vez selecionado o blog, acesse a área de configurações básicas do blog em questão. Ela está disponível no menu lateral, em Configurações -> Básico.

Área de configurações em destaque no menu do Blogger

3. Ative o protocolo HTTPS

Na página de configurações, localize a área HTTPS e marque a opção Disponibilidade de HTTPS como Sim. Ao fazer isso, um aviso é exibido na tela, informando que a disponibilidade do HTTPS está sendo verificada.

Menu para ativar a disponibilidade de HTTPS no painel do Blogger

O que de fato ocorre, durante este período de verificação, é que um certificado SSL está sendo emitido para o domínio. Dentre os tipos de certificados SSL usados na internet, a modalidade usada é a de validação de domínio. Basicamente, um processo automatizado verifica se o domínio em questão está apontado e configurado nos servidores do Blogger. Durante a verificação, alguns testes criptográficos são realizados. Se o resultado dos testes for positivo, um certificado único e exclusivo é emitido. Por ser exclusivo, este certificado não tem utilidade em nenhum domínio que não seja aquele para onde foi emitido.

O certificado SSL é emitido em poucos minutos após a solicitação. Para verificar, basta recarregar a página. Em caso positivo, o aviso de verificação desaparece.

Menu para ativar a disponibilidade de HTTPS no painel do Blogger

Nesse momento, seus visitantes podem acessar tanto a versão HTTP quanto a HTTPS das páginas do seu blog.

Navegador exibindo as versões HTTPS e HTTP do mesmo site.
Ambas as versões – HTTPS e HTTP – podem ser acessadas após a instalação do certificado SSL

Repare que, logo abaixo da área para disponibilizar o HTTPS há uma segunda opção, para ativar o redirecionamento para HTTPS. Esta opção também deve ser marcada como Sim. No entanto, antes de ativar o redirecionamento, pode ser prudente fazer uma verificação no seu blog, como veremos a seguir.

O que fazer depois de configurar o HTTPS no Blogger

Antes de ativar o redirecionamento de todas as URLs do seu blog para HTTPS, é importante verificar se não existem erros sendo gerados por conteúdo inseguro. Isso pode acontecer, por exemplo, se existirem imagens ou outros elementos em seus posts sendo carregados com URLs HTTP.

Para descobrir se é o caso, acesse o seu blog usando a versão HTTPS da URL (ex.: https://www.meublog.com.br). Navegue pelos posts e verifique se o navegador está exibindo um cadeado fechado ao lado do endereço da página. Se o cadeado estiver fechado e nenhum outro aviso estiver sendo exibido, então provavelmente está tudo certo.

O ícone “i” é exibido ao lado do endereço da página
O ícone “i” aparece ao lado do endereço se houver conteúdo misto em páginas HTTPS

No entanto, se houver algum aviso do tipo “Não seguro”, então pode haver conteúdo misto, pelos motivos que explicamos acima. Para confirmar, abra o console do navegador. No Chrome, ele pode ser localizado em menu (três pontinhos) -> Mais ferramentas -> Ferramentas do desenvolvedor. Ou simplesmente pressione a tecla “F12” para acessá-lo.

Caminho para encontrar as ferramentas do desenvolvedor, no navegador Chrome

Se houver algum erro, um ícone de “x” vermelho, seguido de um número, é exibido no canto superior direito da janela. Ao clicar sobre este ícone, o console se abre e é possível visualizar as mensagens de erros e outros avisos do console.

Console do navegador Chrome com erros do tipo “Mixed Content”
Console do navegador Chrome com erros do tipo “Mixed Content”

Repare que há um aviso, em laranja, do tipo “Mixed Content”. Este aviso indica que a página possui um certificado SSL válido e está sendo carregada com HTTPS. No entanto, alguns elementos na página estão sendo carregados com HTTP.

Corrija erros de conteúdo misto (mixed content)

A própria mensagem de erro exibe a URL do elemento que está sendo carregado com HTTP. Uma vez que isso foi identificado, a correção é simples. Basta acessar a área de edição do post e atualizar as URLs para a versão HTTPS.

Mas atenção, caso se trate de uma URL externa, é preciso verificar se a versão HTTPS do mesmo elemento está disponível. Apesar da maioria dos sites atualmente usar este protocolo, alguns sites e ferramentas antigas ainda não possuem um certificado. Se a versão HTTPS do elemento não estiver disponível, substitua o recurso por um que contenha o protocolo HTTPS. No caso de imagens, você pode simplesmente fazer um upload para o Blogger. Dessa forma, a versão HTTPS é usada automaticamente.

Após realizar a correção das URLs, publique as atualizações e visualize o mesmo artigo com o console aberto. Os erros do tipo Mixed Content devem desaparecer após a mudança.

Console do navegador sem erros do tipo “Mixed Content”
Console do navegador sem erros do tipo “Mixed Content”

Ative o redirecionamento para HTTPS

Depois de certificar-se de que não existe conteúdo misto ou qualquer outro problema de carregamento nas páginas de seu blog, relacionado ao certificado SSL e à navegação em HTTPS, é hora de prosseguir. O próximo e último passo para configurar o HTTPS no Blogger é garantir que todos os visitantes do seu blog visualizem apenas a versão segura das suas páginas, isto é a versão que contém HTTPS na URL.

O redirecionamento também garante que seu blog não irá gerar conteúdo duplicado, que é algo que pode resultar em perda de ranqueamento no Google. Então, se você quer ter um site otimizado para o buscador, saiba que essa é uma boa prática de SEO.

A ativação do redirecionamento, como vimos anteriormente, está disponível na mesma área, em em Configurações -> Básico. Uma vez na página, procure pela área Redirecionamento para HTTPS e altere a opção para Sim.

Tela para ativação do redirecionamento para HTTPS, no painel do Blogger
Após corrigir os erros, ative o redirecionamento para HTTPS no Blogger

A alteração é gravada automaticamente após a mudança. Para conferir, acesse novamente o seu blog usando o protocolo HTTP, como por exemplo http://www.meublog.com. Durante o carregamento da página, você deve ser redirecionado para https://www.meublog.com.

Página com HTTPS sem a indicação de erros no navegador
Página com HTTPS no Blogger sem a indicação de erros

Uma dica: faça o acesso usando a navegação anônima do navegador. Dessa forma, você evita que cookies de redirecionamento gravados anteriormente sejam ativados durante o seu acesso.

Cadastre seu blog no Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar e melhorar a visibilidade de sites nos resultados de busca do Google. Dentre as informações visíveis no Google Search Console, podemos destacar o número de vezes que suas páginas apareceram nas buscas, quantas pessoas clicaram em um resultado para o seu site, quais termos estão gerando visitas para o seu site, e muito mais. Se você ainda não cadastrou o seu blog na plataforma, faça isso já!

O cadastro de usuários do Blogger no Search Console é muito simples. Basta acessar o Search Console e clicar em adicione uma propriedade.

Tela para adicionar um novo site no Google Search Console
Tela para adicionar um novo site no Google Search Console

Na janela que se abre, informe o endereço completo do seu blog, incluindo o HTTPS (ex.: https://meublog.com) e clique em Adicionar.

Campo para informar o site no Google Search Console

Após adicionar o site, pode levar algumas horas até que a plataforma passe a exibir informações sobre o seu site, principalmente se for um site novo. No entanto, a riqueza e o detalhamento das informações é grande.

Painel de um site no novo Google Search Console
Painel de um site no novo Google Search Console

A equipe do GSC está aprimorando a interface e, atualmente, é possível acessar o painel antigo e o novo. As informações são basicamente as mesmas, apenas apresentadas de maneira diferente.

O Google Search Console é uma ferramenta fundamental para qualquer site que deseja ser encontrado nos resultados de busca. Para saber mais sobre a plataforma, visite esta página do Google.

Conclusão

Pela minha experiência em outras plataformas, principalmente blogs instalados em servidores de hospedagem, posso afirmar que o processo de instalação do SSL no Blogger está entre os mais fáceis de ser implementado. Talvez perca apenas para plataformas que adotaram o HTTPS como padrão em todas as contas, como é o caso de diversos criadores de sites. Como dizem por aí, “acabaram as desculpas” para não usar HTTPS no Blogger.😎

Agora que você configurou o SSL no Blogger, que tal criar um e-mail profissional usando o seu próprio domínio? Pois saiba que é possível ter um e-mail do tipo nome@seusite.com até mesmo gratuitamente. Saiba como neste tutorial: Como criar um e-mail profissional (para você ou para sua empresa).

Tags: , ,

Publicado originalmente em 8/02/2019 - Atualizado em 8/02/2019

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. =)

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉