Vantagens de usar um tema pago no WordPress (na prática com o Monstroid2)

vantagens de usar um tema pago no WordPress

Um dos aspectos mais interessantes no uso do WordPress para a criação de sites é a possibilidade de alterar completamente o aspecto e as funcionalidades de um site com a simples instalação de um tema. Esse recurso é fascinante e talvez um dos grandes atrativos do famoso sistema de gerenciamento de conteúdo.

Um tema é um pacote de arquivos que determina a aparência e alguns dos recursos de um site WordPress. É ele que dá aparência ao site e que tem um impacto direto no que os visitantes encontram ao navegar por suas páginas.

Existem muitos temas gratuitos para WordPress. Mas, como era de se esperar para uma plataforma tão popular, um grande mercado de temas pagos para WordPress se consolidou e oferece opções surpreendentes para sites de todos os tipos e finalidades.

Neste artigo, vamos conhecer algumas das vantagens de usar um tema pago no WordPress. Vamos lá?

Alerta de desconto: Pensando em comprar um tema premium? Pegue aqui um cupom de 10% desconto para usar em qualquer tema na TemplateMonster.

O que é um tema pago para WordPress

Um tema pago para WordPress — também chamado de tema premium —, como o próprio nome sugere, é um tema que pode ser adquirido (comprado) para ser usado em qualquer site WordPress, por um preço determinado. Ao contrário dos temas gratuitos, os temas premium são vendidos geralmente em sites especializados no assunto, podendo ser usados em um ou mais sites, dependendo do tipo de licença incluída no preço.

De maneira geral, paga-se uma única vez pelo uso do tema. Ou, seja, ao comprar o tema, você não precisa pagar mais nada e pode usá-lo “eternamente” em seu site, se assim desejar.

Uma vez que o tema foi adquirido e instalado no site, ele pode ser customizado à vontade, de acordo com as necessidades de quem o comprou.

A seguir, para ver os exemplos de uso de um tema premium na prática, vamos utilizar um bastante popular, o Monstroid2, da TemplateMonster.

Uma das vantagens de usar um tema pago no WordPress é a variedade de criação de layouts
O tema Monstroid2 oferece diversas possibilidades de criação de layouts – Imagem: TemplateMonster

Vantagens de um tema premium para o WordPress

O uso de um tema pago no WordPress oferece diversos benefícios quando comparado com o uso de templates gratuitos. Vamos conhecer agora alguns dos pontos mais relevantes ao usar um tema premium no WordPress.

Facilidade de instalação

O ponto de partida no uso de qualquer tema é a instalação. E nesse quesito, um tema pago para WordPress oferece algumas vantagens. Para entender isso, é necessário dar um passo para trás e entender melhor como funciona um site WordPress.

Por ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress faz parte de um ecossistema complexo e muito colaborativo. Ao redor da plataforma, desenvolvem-se não apenas temas, mas muitos plugins para a plataforma. Um plugin serve para acrescentar recursos e funcionalidade a um site, de maneira mais ágil do que um tema. Imagine se, para acrescentar determinado recurso em seu site, fosse necessário instalar um tema completamente novo. Seria um trabalho muito grande para um acréscimo pontual, não é mesmo? Portanto, a combinação de temas + plugins torna o WordPress ainda mais versátil.

Para facilitar este ponto de partida, é comum encontrar temas pagos para WordPress que oferecem um processo de instalação automático, que inclui todos os recursos necessários para a configuração do tema.

Tomemos como exemplo o tema pago Monstroid2. A configuração inicial do tema pode ser feita completamente a partir de um assistente, que demanda apenas a instalação de um simples plugin para funcionar.

O plugin assistente que acompanha o Monstroid2 é o único elemento necessário para configurar este tema
O plugin assistente que acompanha o Monstroid2 é o único elemento necessário para configurar este tema

Ao instalar e ativar o plugin, o assistente guia o usuário pelas etapas de configuração do seu tema premium.

A facilidade de instalação é uma das vantagens de usar um tema pago no WordPress
Para iniciar o assistente de instalação, é necessário inserir o ID, fornecido na compra do tema

Ao longo do processo de instalação, as opções necessárias para configuração do tema vão sendo apresentadas na tela. Dentre outras opções, o usuário tem a possibilidade de instalar automaticamente todos os plugins que são necessários para a melhor configuração do tema.

Processo de instalação de plugins em andamento ao rodar o assistente do Monstroid2
Processo de instalação de plugins em andamento ao rodar o assistente do Monstroid2

Além de poder optar por plugins adicionais, que podem ser necessários ou não dependendo do tipo de site que se deseja criar.

A configuração automática de plugins também está presente em um tema pago no WordPress
Lista de plugins recomendados e adicionais que podem ser configurados durante a instalação do Monstroid2

A propósito, qualquer tema do WordPress pode ser usado tanto na versão instalada, disponível em WordPress.org (e que estou usando neste artigo), quanto na versão hospedada, oferecida pelo WordPress.com

Uma diferença entre as versões do WordPress é que, na primeira, a hospedagem e a manutenção da ferramenta são de responsabilidade do cliente, enquanto na segunda isso é parte integrante do serviço oferecido pela empresa. Há planos pagos do WordPress.com que oferecem ainda outros benefícios, como o acesso ilimitado a temas premium e um ano de domínio gratuito. Em contrapartida, a relação custo x benefício depende de cada usuário, que deve avaliar de acordo com as suas necessidades.

Variedade de layouts e conteúdo de marcação

Se você já instalou um tema gratuito, sabe como pode ser frustrante visualizar a imagem de preview do tema, clicar em “instalar”, “ativar” e encontrar um site completamente diferente do que se esperava. Isso ocorre porque os temas gratuitos geralmente não incluem nenhum tipo de conteúdo de marcação ou amostra na instalação. Assim, ao ativar o tema, ele é aplicado sobre o conteúdo existente em seu site, que não foi criado e nem está configurado para o tema que acabou de ser instalado.

Visualização do tema gratuito Twenty Nineteen com uma amostra de conteúdo
Visualização do tema gratuito Twenty Nineteen com uma amostra de conteúdo

Para evitar isso e causar uma boa impressão logo de cara, os temas pagos para WordPress frequentemente incluem a opção de inserir conteúdo de marcação. Isso permite que você possa visualizar um site robusto, e não apenas uma instalação vazia do WordPress. Além disso, a estrutura do site é configurada, em muitos casos, para não dar aquela impressão de “site vazio”, que vimos na imagem acima.

Uma das grandes vantagens desse recurso é a possibilidade de simplesmente abrir uma página com conteúdo de marcação e substituir o mesmo por conteúdo real, mantendo as configurações e a aparência proposta pelo criador do tema.

Layouts diversos com conteúdo de marcação são oferecidos em diversos temas pagos no WordPress
Página com conteúdo de marcação em um dos inúmeros layouts disponíveis no Monstroid2

O tema premium que estamos usando como exemplo neste artigo, o Monstroid2, não oferece apenas a inclusão de conteúdo de marcação, mas também a opção de escolher um layout, dentre diversas opções disponíveis, para popular o conteúdo inicial de seu site.

É possível escolher um modelo de layout durante a instalação do tema premium Monstroid2
É possível escolher um modelo de layout durante a instalação do tema premium Monstroid2

Ao optar por um dos modelos, o assistente de instalação do Monstroid2 insere em seu site o conteúdo de marcação referente ao template escolhido, o que facilita bastante a edição posterior e inserção de conteúdo real (veja aqui uma demonstração do tema Monstroid2). Vale mencionar que o conteúdo de marcação veio em inglês, nesse caso. 

Tema pré-configurado

Como citamos anteriormente, o WordPress é uma ferramenta para criação de sites que evoluiu incrivelmente ao longo do tempo e possui possibilidades de configuração praticamente infinitas. Nesse aspecto, outra vantagem de um tema pago para WordPress é a pré-configuração de diversos recursos realizada durante a instalação do mesmo.

Tomemos a função de menu personalizado, por exemplo, que é bastante explorada pelos criadores de temas pagos no WordPress. Ao instalar um novo tema, a funcionalidade de menu personalizado pode estar presente no tema. No entanto, para funcionar, ela exige uma ação do usuário, que é a de criar, popular e publicar o referido menu.

Em um tema premium para WordPress, o(s) menu(s) personalizado(s) geralmente vem pré-configurados e posicionados, como neste exemplo do Monstroid2, cujo menu principal (main) foi configurado durante o uso do assistente de instalação do tema.

Menu principal pré-configurado no Monstroid2
Menu principal pré-configurado no Monstroid2

Assim como o menu, o rodapé e outros elementos das páginas foram configurados durante o mesmo processo, que incluiu redes sociais, textos e links de marcação, para serem substituídos por conteúdo real posteriormente.

Rodapé com conteúdo de marcação no tema Monstroid2 com a opção de layout Stylaro
Rodapé com conteúdo de marcação no tema Monstroid2 com a opção de layout Stylaro

Suporte premium

O diretório de temas oficial do WordPress oferece milhares de temas que podem ser baixados gratuitamente por qualquer pessoa. No entanto, se você optar por usar um destes temas e precisar de ajuda em algum momento de seu uso, corre o risco de não obtê-la. Isso ocorre porque os temas gratuitos não costumam oferecer nenhum tipo de suporte aos seus usuários.

O único recurso de suporte padrão para temas gratuitos é o fórum, onde usuários do tema relatam problemas e pedem ajuda à comunidade. No entanto, é comum encontrar perguntas não respondidas entre seus tópicos.

Fórum de suporte do tema Twenty Nineteen
Fórum de suporte do tema Twenty Nineteen

Com um tema pago para WordPress, o usuário recebe junto com o produto algum nível de suporte, de acordo com o vendedor. Muitas lojas oferecem mais de um canal de suporte, que geralmente incluem pelo menos chat e ticket.

Opções de suporte para um tema na TemplateMonster
Opções de suporte para um tema na TemplateMonster

Nos temas premium para WordPress, é comum que o próprio autor do template forneça suporte para os compradores do mesmo, o que representa uma grande vantagem sobre as opções gratuitas.

Documentação detalhada

A documentação de um tema é uma espécie de manual de instruções e serve como um guia que pode ser consultado sempre que necessário. Durante os primeiros momentos com o tema, a documentação se faz especialmente importante e deve ser lida antes mesmo de iniciar a instalação.

Temas gratuitos nem sempre oferecem uma documentação detalhada para o próprio tema. Ao contrário, em temas premium — ou aqueles que oferecem uma versão gratuita e uma paga — é praticamente obrigatório oferecer uma documentação detalhada sobre o uso do mesmo.

Página inicial com a documentação do tema Monstroid2
Página inicial com a documentação do tema Monstroid2

A documentação pode ser baixada juntamente com os arquivos do tema, após a compra do mesmo, e contém instruções valiosas para configurar todos os aspectos do tema, como as possibilidades de customização, áreas de widget, menus, aparência de todas as páginas, etc. Vale comentar que geralmente a documentação é disponibilizada em inglês, assim como o tema.

Atualizações constantes

No quesito atualizações, os temas pagos, em geral, oferecem uma grande vantagem sobre os gratuitos. Antes de entrar em detalhes, devemos entender como funcionam as atualizações no WordPress.

O código-fonte do WordPress, que é completamente separado do tema, recebe atualizações regulares. Estas atualizações podem ser de recursos (exemplo: inserção de novos recursos ou melhorias dos atuais) ou de segurança (exemplo: correção de eventuais brechas de segurança). Devido a essa característica, é importante que tanto os plugins quanto os temas acompanhem estas atualizações

Atualizações de recursos do WordPress podem ser inseridas como funcionalidades dos temas à medida que vão sendo lançadas. Já as atualizações de segurança, estas são mandatórias e é fundamental que o tema acompanhe este movimento.

Por terem sido criados com uma finalidade comercial, os temas pagos recebem atualizações constantes e se mantêm em dia com as atualizações de segurança e compatibilidade com os novos recursos do WordPress.

Desvantagens de usar um tema pago

Como tudo na vida, um tema pago para WordPress não possui apenas vantagens e eu não poderia publicar este artigo sem mencionar as principais.

A principal delas é o preço. Para sites que não possuem finalidades comerciais, o preço de um tema — que gira em torno de 50 a 100 dólares — pode ser um pouco acima do que se está disposto a pagar.

Outra desvantagem — para alguns — é a grande quantidade de opções disponíveis em um tema pago. Ao se deparar com tantas opções, pode ser difícil escolher um caminho para começar. Nesse ponto, talvez um tema gratuito e que não inclua conteúdo de marcação pode ser mais adequado para aqueles que desejam customizar o site aos poucos.

Há ainda um aspecto técnico a se considerar que pode ser uma desvantagem para um tema premium: a hospedagem. Com tantos recursos disponíveis, alguns temas premium podem não ser indicados para as hospedagens de sites mais baratas, demandando serviços um pouco mais robustos. Não estou dizendo com isso que um tema premium não vai rodar em um plano de hospedagem de entrada, mas sim que talvez seu desempenho deixe um pouco a desejar. Se o seu objetivo é usar um tema premium em seu site, talvez deva considerar uma Hospedagem WordPress ou um plano mais robusto entre as melhores hospedagens de sites. Se estiver em dúvida sobre qual escolher, recomendo a leitura do artigo Hospedagem de sites ou hospedagem WordPress: qual escolher?

E por último, mas não menos importante, está a questão da falta de exclusividade do layout. Apesar de ser altamente customizável, um tema pago não pode oferecer a ninguém um layout único, visto que ele é vendido a diversas pessoas. Por conta disso (mas não se limitando a), os profissionais da área podem querer desenvolver seu próprio tema. Além de ser um desafio estimulante para alguns, ainda permite incluir apenas as funcionalidades necessárias e uma aparência exclusiva para o projeto em questão.

Como vimos, um tema pago pode não ser para todos. Algumas pessoas podem se beneficiar bastante com a simplicidade de tema gratuito, enquanto outras podem querer um tema enxuto, criado por conta própria especialmente para um site específico. Há ainda os que preferem uma ferramenta mais simples e fácil de usar. Neste caso, um desses criadores de sites pode ser a opção mais indicada.

Como escolher um tema premium

Se você ficou animado com a possibilidade de usar um tema pago em seu site, saiba que pode ser interessante tomar alguns cuidados antes de concluir a compra. Vamos enumerar a seguir os principais aspectos que devem ser considerados ao procurar por um tema pago para WordPress.

  • Recursos: como vimos, um tema pago pode ter inúmeros recursos (frequentemente mais do que você irá usar). Independentemente da quantidade de recursos, procure por aqueles que você efetivamente precisa em seu site.
  • Compatibilidade: pelo fato do WordPress receber atualizações constantes, é importante verificar se o tema desejado é compatível com a versão mais recente da plataforma.
  • Avaliações: ao procurar por um produto ou serviço na internet, nada melhor do que um bom sistema de reviews/avaliações. Com os temas pagos para WordPress também é assim. As melhores lojas de tema incluem avaliações de usuários para cada tema vendido. Procure por temas com boas avaliações, como o Monstroid2, que mostrei neste artigo.
  • Suporte: o suporte técnico para um tema pode fazer muita diferença em alguns casos, uma vez que a documentação do tema pode não cobrir todos os cenários e problemas possíveis. Portanto, procure um tema pago que ofereça suporte técnico.
  • Loja do tema: assim como ocorre com a compra de qualquer coisa pela internet, é importante certificar-se de que estamos fazendo negócio com uma empresa confiável. Por isso, ao comprar temas pagos para WordPress, certifique-se de fazer isso em sites conhecidos e especializados no assunto, como por exemplo, a TemplateMonster.

Conclusão

Como vimos, o uso de um tema pago para WordPress pode oferecer inúmeras vantagens frente às opções gratuitas. Não pretendo aqui esgotar as vantagens e desvantagens do assunto, mas apenas apontar algumas que considero relevantes nessa empreitada.

Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto, deixe um comentário e terei prazer em conversar. 🙂

Para saber mais sobre o tema que usamos nos exemplos deste artigo, visite a página do Monstroid2 no site da TemplateMonster ou acesse este link de demonstração do tema.

Crédito imagem topo: adaptação de vetor cedido por Freepik. 
 

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉