Como instalar o WordPress na HostGator via QuickInstall

Instalar WordPress HostGator

Se você possui uma hospedagem de sites na HostGator e deseja instalar o WordPress, este artigo poderá te ajudar. Vamos mostrar em detalhes como instalar o WordPress em poucos minutos, usando o QuickInstall.

QuickInstall é o instalador de aplicações exclusivo da HostGator, que permite instalar automaticamente dezenas de scripts e aplicações. No caso do WordPress, há uma vantagem adicional: é possível habilitar upgrades automáticos em seu WordPress. Isso significa nunca mais ter que se preocupar com atualizações de versão do WordPress, pois isso será feito automaticamente. Esse recurso pode ser escolhido no momento da instalação, como veremos abaixo.

Para quem não conhece, WordPress é um gerenciador de conteúdo (ou CMS – Content Management System) bastante popular, usado por mais de 60 milhões de websites em todo o mundo (saiba mais).

Como instalar o WordPress via QuickInstall

Antes de começar, acesse o cPanel de sua hospedagem. Se estiver em dúvida sobre como fazer isso, veja a página de primeiros passos da HostGator.

Passo 1: localize e acesse o QuickInstall em seu cPanel

Ao acessar o cPanel, procure pela caixa Softwares / Serviços e clique em QuickInstall.

cpanel quickinstall

Passo 2: Dentro do QuickInstall, localize o WordPress

Passo 3: Na tela seguinte, com a explicação sobre o WordPress, clique em Continue.

Tela inicial QuickInstall WordPress

Um pequeno formulário vai aparecer, conforme mostrado abaixo:

formulário de instalação do wordpress

No campo Application URL (1), selecione o domínio do seu site na lista de domínios disponíveis (todos os domínios de sua hospedagem serão listados aqui).

No campo seguinte (2), é possível criar ou informar o diretório onde deseja instalar o WordPress. Se você deixar esse campo em branco, ele será instalado na raiz do domínio. No exemplo abaixo, vamos instalar o WordPress na raiz do domínio fictício “meusite.com.br“. Se eu quiser, por exemplo, instalar o WordPress em um diretório, para que não fique na raiz do domínio, poderia ter usado algo como “wordpress” no segundo campo. Nesse caso, o WordPress seria instalado em “meusite.com.br/wordpress“. Isso pode ser útil em casos de teste ou site em construção. Você pode construir todo o site em uma pasta escondida e, quando estiver tudo pronto, passar ele para a raiz do site e publicar. Se você estiver apenas testando o instalador, recomendo fortemente que crie instale o WordPress em um diretório qualquer e não na raiz do domínio.

A opção Enable Auto Upgrades (3) permite que o WordPress seja atualizado automaticamente pelo QuickInstall. É uma boa ideia deixar esse campo marcado e não se preocupar com as atualizações do WordPress.

No campo Admin Email (4) informe o e-mail que será usado para administrar o WordPress. No campo Blog Title (5) informe o nome que deseja dar ao site (isso poderá ser alterado depois). No campo Admin User (6) informe o login que deseja criar para acessar o WordPress como administrador (isso não poderá ser alterado, mas outros usuários poderão ser criados no futuro). Nos campos First Name (7) e Last Name (8) informe, respectivamente, o primeiro e o último nome do administrador.

Depois de tudo preenchido, clique em Install Now (9) para efetivamente instalar o WordPress

Você verá uma barra de progresso com o status de instalação. Ao final do processo, uma tela de confirmação será exibida, onde você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel de administração (campo Admin Area), o login de administração e uma senha gerada automaticamente. Essa senha poderá ser alterada depois, mas é necessária para realizar o primeiro acesso ao painel.

confirmação de instalação do WordPress

Passo 4: Acesse o painel de administração do WordPress

Se você chegou até aqui, isso quer dizer que o seu WordPress foi instalado com sucesso! Para acessar o painel administrativo, clique no link exibido em Admin Area e você será levado para a tela de login do WordPress. Agora é só acessar o painel com o login escolhido e com a senha gerada automaticamente. Você também receberá a senha no e-mail que informou na hora da criação.

tela de login WordPress

Agora que você já instalou o WordPress, faça alguma coisa por si mesmo, como dar uma pausa para tomar um café e se deliciar com esse momento antes de efetivamente começar a customizar o seu novo site WordPress! ☕️ 😁

Ficou com dúvidas? Compartilhe conosco nos comentários!

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

18 Comentários

  1. Julio

    Olá,
    Fiz o processo de instalação correto, no entanto, por bobeira acabei clicando no X vermelho do WordPress, ainda no quick install, e desinstalou.
    Tentei instalar novamente mas da erro. Pode me ajudar?

    Responder
    • Redação

      Olá, Julio!
      Talvez o erro esteja sendo causado por alguma “sobra” de código que possa ter ficado no seu servidor decorrente da instalação interrompida. Nesse caso, sugiro que você faça o seguinte: Acesse o diretório no qual tentou instalar o WordPress (via gerenciador de arquivos ou FTP) e apague todos os arquivos que estiverem lá. Em seguida, acesse o phpMyAdmin, pelo cPanel, localize o banco de dados que foi criado pelo QuickInstall e apague todas as tabelas.
      Mas atenção: antes de apagar qualquer arquivo, faça um backup! Isso vale para o banco de dados também. O backup dos arquivos pode ser feito via gerenciador de arquivos ou FTP. E o backup do banco de dados pode ser feito dentro do phpMyAdmin, na aba Exportar.
      Depois de realizar essa limpeza nos arquivos e no banco de dados, vá até o QuickInstall e instale novamente o WordPress.
      Uma alternativa ao processo descrito acima, é instalar o WordPress em um diretório diferente do que usou na primeira tentativa. Isso fará com que a instalação comece limpa e provavelmente você terá sucesso na instalação de primeira. O inconveniente, nesse caso, é que você deverá realizar um procedimento para mover o WordPress para fora deste diretório quando chegar o momento de publicar o site oficialmente. Esse procedimento não é complicado e não é necessário mover os arquivos, apenas “informar” ao WordPress que sua instalação não está na raiz do domínio.
      Esperamos ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  2. Jardielma

    Olá, apos seguir todo passo a passo e concluir a instalação tentei acessar o link: meudominio.com.br/wp-login.php, mais não consigo acessá-lo, aparece a seguinte mensagem: “An appropriate representation of the requested resource could not be found on this server. This error was generated by Mod_Security.”, porem já consegui fazer o acesso no mesmo link, mais ta nisso, hora funciona e hora não funciona.

    desde já agradeço.

    Responder
    • Redação

      Olá, Jardielma!
      Esse erro é gerado por uma instrução de segurança do servidor Apache. Talvez por um conflito entre cookies desabilitados no site e o Apache, que considera esse cenário menos seguro. Mas não se desespere! Você pode desabilitar essa função de uma das maneiras a seguir:

      Se você usa o cPanel em sua hospedagem, acesse-o e procure por um item chamado ModSecurity. Dentro da área de edição do ModSecurity, você poderá escolher se quer desativá-lo em todos os domínios ou apenas em um domínio específico. Faça a desativação como desejar e tente acessar o site novamente.

      Se o ModSecurity não estiver disponível no seu cPanel ou se você não utiliza o cPanel em sua hospedagem, você terá que desabilitar o ModSecurity manualmente, inserindo uma instrução no arquivo .htaccess. Este arquivo fica na raiz do diretório de instalação do WordPress. Para acessá-lo, você poderá utilizar o gerenciador de arquivos de sua hospedagem ou um programa de FTP.
      Localize o arquivo .htaccess e insira o seguinte código no final do arquivo:

      <IfModule mod_security.c>
      SecFilterEngine Off
      SecFilterScanPOST Off
      </IfModule>

      Importante: antes de alterar qualquer arquivo, faça um backup do arquivo em questão.

      Caso tenha qualquer dificuldade em fazer o procedimento acima, entre em contato com o suporte de sua hospedagem. Se ainda tiver dúvidas ou outras questões, entre em contato e faremos o possível para ajudá-la!

      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  3. Jaila

    Boa noite. Após fazer o passo 3 -onde terei que enviar o link com final “wp-admin”. Não recebi email e ao clicar aparece a mensagem: “Não é possível acessar esse site Não foi possível encontrar o endereço DNS do servidor de”

    O que fazer?

    Responder
    • Redação

      Olá, Jaila!
      Pelo que descreveu, o DNS do seu domínio não foi apontado para a nova hospedagem ou ainda não foi propagado pela internet. Ao registrar um novo domínio, é necessário apontá-lo para o servidor que hospedará o site. Após a alteração, levará cerca de 24 horas que a modificação se propague por toda a internet. Caso isso não seja feito, o site não estará acessível para ninguém.
      Provavelmente você se enquadra em uma das situações a seguir:

      1. Se você registrou o domínio na própria HostGator, esse procedimento será feito automaticamente. Nesse caso, basta aguardar o término da propagação e tentar acessar o site novamente.
      2. Se você registrou o domínio em outra empresa, você precisa apontar o DNS para a HostGator. Nesse caso, você deve procurar os valores de name server no e-mail de boas-vindas que a HostGator te enviou após a confirmação do pagamento. Os valores se parecerão com nsXXX.hostgator.com.br.

      Para saber mais sobre o assunto, recomendo que leia os artigos abaixo.

      O que é DNS e qual o seu papel na internet
      Como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br
      Como alterar o DNS do seu domínio na GoDaddy

      Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  4. mauro

    olá crei meu dominio e hospedagem na hostigaitor ja fiz tudo certo em estalar meu wordpress no quickinstall recebi o acesso e a senha na hora da instalação mas não recebi o email para acessar meu wordpress , ja olhei na lista de spam e nada de chegar ,ja tentei refazer novamente mas da erro ,ja tentei acessar direto o wordpress com a senha e loguim da erro como devo fazer ?

    Responder
    • Redação

      Olá, Mauro!
      A URL para login do WordPress aparece na mensagem de confirmação da instalação, no próprio QuickInstall. Caso não a tenha recebido, por alguma razão, basta utilizar a seguinte regra para acessar o painel do seu WordPress: meudominio.com.br/wp-admin. Substitua o trecho meudominio.com.br/ pelo domínio que você registrou e tente novamente.
      Caso continue com problemas, acesse o suporte da HostGator e eles poderão lhe ajudar. Para entrar em contato com o suporte, acesse http://www.hostgator.com.br/atendimento.
      Quanto ao e-mail não ter chegado, certifique-se de que digitou o e-mail corretamente e de que o domínio do e-mail está funcionando.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato!

      Responder
  5. Israel

    Boa noite.
    Me ajude, por favor!!
    É o seguinte: eu fiz tudo certo até chegar na parte em que é enviado o link com o final “wp-admin” para o meu email.
    Mas eu recebi esse link há horas e ele não funciona. Aparece aquela tela com a mensagem: “Não é possível acessar esse site
    Não foi possível encontrar o endereço DNS do servidor de…”
    O que eu fiz de errado??? Isso tem a ver com o fato de eu ter usado um domínio do registro.br? Não sei o que está acontecendo.

    Responder
    • Redação

      Olá, Israel!
      Pelo que descreveu, a causa mais provável para o erro é a de que o domínio não foi apontado para a sua hospedagem. De maneira simplificada, você precisa ir no painel do Registro.br e informar que este domínio será usado na hospedagem HostGator.
      Para saber como apontar o domínio para a sua hospedagem, veja este artigo: Como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br.
      Vale lembrar que o domínio precisa estar presente no cPanel da HostGator antes de fazer a mudança no Registro.br.
      Após realizar o procedimento, pode levar até 24 horas para que a mudança seja propagada por toda a internet.
      Esperamos ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
    • Redação

      Olá, Thiago!
      Ficamos felizes em saber que o artigo foi útil pra você! ????
      Você pode dar um like no alto da página: perto do título estão os botões para curtir o conteúdo 😉
      Um abraço.

      Responder
  6. Fábio

    Não consigo entender o que aconteceu! Vou passar a contar tudo desde já, quero criar um site para a minha empresa e não estou a conseguir, comecei por comprar o “Premium” do wordpress.com pensado que podia instalar plugin´s afinal não era possível, acabei por cancelar a comprar ficando apenas com o domínio que lá tinha comprado, percebi então que tinha que comprar Hospedagem e dirigi-me ao Hostgastor, e comprei o “Started Plan” do WordPress Hosting no Hostgastor, logo fiquei desiludido porque percebi que era mais uma vez o WordPress.com, acabei por cancelar a adesão e comprei o Hatchling Plan do Hostgastor, disse que já possuía um domínio o que tinha comprado no WordPress.com e fiz a instalação do WordPress no Quickinstall qual foi a minha admiração depois de fazer a instalação e meter os dados que me enviaram no e-mail. levava-me novamente para o WordPress.com e não para o wordpress.org e agora já não consigo entrar com os dados do e-mail apenas com a outra conta onde o dominio que comprei no wordpress.com. Não aguento mais isto, necessito de ajuda urgentemente.

    Responder
  7. Ezequiel

    Estou muito confuso com essa história de wordpress.com e wordpress.org. Quer dizer eu sei que no meu caso preciso do .org. Mas e quando eu vou instalar com o quickinstall ele usa o .org ou o .com. Ou n tem nada a ver com isso. Por favor me de uma luz.

    Responder
    • Redação

      Olá, Ezequiel!
      Toda instalação do WordPress realizada por uma empresa de hospedagem será feita utilizando o WordPress do WordPress.org, inclusive o do QuickInstall. O uso do WordPress.com é possível apenas através do site de mesmo endereço (WordPress.com). Resumidamente, enquanto o primeiro (.org) pode ser baixado, instalado e modificado livremente, o segundo (.com) é oferecido como um serviço.
      Para saber mais, veja o artigo que escrevemos: WordPress.com e WordPress.org: entenda a diferença.
      Qualquer outra dúvida, entre em contato e faremos o possível para ajudá-lo.

      Responder
  8. Maicon

    Gostei das dicas. Porém, eu utilizava uma hospedagem antiga pela GoDadyy, sendo assim não consigo logar com os dados que me foi informado. 🙁

    Responder
    • Redação

      Olá, Maicon!
      Essas dicas se referem exclusivamente à instalação do WordPress na hospedagem HostGator, pois a ferramenta QuickInstall é exclusiva desta empresa. No entanto, sempre existe uma maneira de recuperar a senha do WordPress. Você já tentou o link “perdeu a senha”? Se o seu e-mail tiver tiver sido configurado corretamente na instalação do WordPress, você deverá receber um link para recuperação da senha. Outra maneira de recuperá-la seria alterando a mesma diretamente no banco de dados, mas o processo é um pouco mais complicado.
      Se pudermos ajudar em algo, fique à vontade para entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo