SEO e Hospedagem: saiba como a sua hospedagem pode afetar o SEO do seu site

SEO e hospedagem

Quem deseja otimizar um site para os mecanismos de busca sabe que é preciso seguir boas práticas, como ter um código amigável, publicar conteúdo de qualidade e ganhar links de relevância. Mas e a hospedagem? Será que ela pode influenciar no posicionamento do seu site?

A resposta é sim. Embora um ótima hospedagem não consiga garantir boas posições para o seu site, uma hospedagem ruim certamente influenciará negativamente o seu ranqueamento no Google, no Bing e em outros buscadores. Por isso é tão importante escolher uma boa empresa na hora de hospedar o seu site.

Neste artigo vamos explicar a relação entre SEO e hospedagem e citar quais aspectos neste serviço são críticos para o posicionamento do seu site na internet. Vamos lá? 🙂

Tempo de disponibilidade

tempo de disponibilidade

Este é um dos fatores da hospedagem que mais impacta o SEO de um site: o tempo de disponibilidade. Também chamado de uptime, ele indica quanto tempo o servidor da sua hospedagem está funcionando de forma ininterrupta. Quanto maior este número, maior o tempo que o seu site está disponível para os usuários.

Um site que vive fora do ar, ou apresenta instabilidades, não só gera frustração para os seus visitantes como afeta negativamente o SEO do site, o que resulta em um ranqueamento ruim nos mecanismos de busca. Não são raros os casos em que um site bem posicionado, após um tempo de indisponibilidade, apresente queda de posição. Este posicionamento costuma voltar, mas se o seu site cai com frequência, você estará sempre em desvantagem.

As melhores empresas de hospedagem garantem no mínimo 99,9% de uptime (ou disponibilidade). Mas fique de olho, para garantir que a hospedagem é realmente estável. Ferramentas como o Pingdom (pago) e UptimeRobot (gratuito) são ótimas soluções para monitorar a disponibilidade do seu site.

Para se aprofundar, veja este artigo que ensina como monitorar um site gratuitamente.

Velocidade

Velocidade

O Google já deixou claro que a velocidade do site é um fator de ranqueamento, como neste post da empresa. Portanto, para estar bem posicionado é imprescindível ter um site otimizado e que carregue com rapidez. Dentre as ações que podem ser realizadas para melhorar o carregamento de páginas estão o uso de uma CDN, o uso de cache e a otimização das imagens do site, todas muito importantes.

O que nem todos sabem é que outro fator contribui para a velocidade de carregamento de um site: a hospedagem. Cada vez que um usuário acessa uma página de um site, vários recursos da hospedagem são utilizados, como por exemplo, processamento e memória. Portanto, quanto maior o tráfego deste site, maior o volume de recursos que ele irá consumir do servidor.

Uma hospedagem com recursos insuficientes deixará o seu site lento, e até mesmo, inacessível para os usuários, influenciando negativamente o ranqueamento do seu site. Otimize o seu site e escolha bem a sua hospedagem, de modo que ela não prejudique o seu SEO.

Segurança

Segurança

Quanto maior a vulnerabilidade do seu site, maior a chance dele ser invadido por hackers ou infectado por malwares, que podem tornar o seu site lento, instável e até mesmo indisponível. Além disto, você ainda corre o risco de ter o seu site inserido em uma blacklist, sem sequer tomar conhecimento. Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Situações como estas são bastante prejudiciais para o SEO do seu site, por isso, é fundamental investir em segurança.

Uma parte deste trabalho é de responsabilidade do dono do site, que deve seguir uma rotina de manutenção. Ela deve incluir, entre outras coisas, a atualização de plugins e sistemas, cujas brechas são frequentemente usadas pelos invasores. Outra parte é responsabilidade da empresa de hospedagem, que deve monitorar e gerenciar seus servidores a fim de evitar e/ou mitigar ataques e invasões que possam prejudicar os seus clientes. É importante ressaltar que a servidores dedicados (e alguns VPSs) devem ser gerenciados pelo cliente, que fica responsável pela sua segurança.

Sendo assim, antes de escolher a sua hospedagem, verifique se ela é segura. Se quiser ser ainda mais precavido, utilize ferramentas externas que protegem o seu site contra vulnerabilidades.

HTTPS / SSL

HTTPS

O Google declarou que o certificado SSL agora conta como fator de ranqueamento nos resultados de pesquisa. Apesar de não ter um peso grande no SEO, a tendência é que se torne cada vez mais importante em um site. Afinal, esta é uma iniciativa do próprio Google (e de outras empresas) para tornar a internet mais segura.

Como a implementação do SSL em um site precisa passar pela hospedagem, certifique-se de que o seu plano permite a instalação de um certificado de segurança. Ou melhor ainda, se permite o uso de um certificado gratuito, como o Let’s Encrypt. Como um SSL custa em média R$ 200 por ano, esta economia pode cobrir os custos da sua hospedagem. E de quebra, você ainda garante a segurança do seu site. 🙂

Localização

localização

Apesar de não ser um fator determinante, a localização do servidor onde o seu site está hospedado pode ter alguma influência no seu SEO, dependendo da audiência que você estiver tentando atingir. Neste sentido, um site hospedado no Brasil com as mesmas características de um site hospedado no exterior, poderia ter vantagem no ranqueamento para usuários no Brasil, pelo fato do servidor estar geograficamente mais próximo da audiência.

Isso não significa que você não deva contratar uma hospedagem no exterior, nem migrar o seu site para uma hospedagem no Brasil. Como o próprio Google afirma, este fator tem pouca importância no ranqueamento. A razão para a baixa importância se deve ao fato de que é cada vez mais comum hospedar em países onde a infraestrutura de data centers é superior (como nos Estados Unidos) e também pelo uso crescente das redes de distribuição de conteúdos (CDNs).

Outro aspecto relacionado à localização do servidor está na velocidade de resposta para os usuários. Quanto mais próximos os usuários estiverem do servidor, mais rápida será a resposta. Estamos falando de milissegundos, que não interferem na maioria dos sites, mas que fazem a diferença em sites com grande volume de acessos.

Tipo de hospedagem

Tipo de hospedagem

Uma hospedagem compartilhada é dividida por centenas de clientes. Logo, se o seu site está neste tipo de hospedagem, você correr o risco de ter um ou mais “vizinhos” que usam a hospedagem para praticar spam, phishing e outras ações do tipo. Apesar de mínimo, existe o risco do seu site ser prejudicado no ranqueamento por compartilharem o mesmo servidor (e endereço de IP). Como disse o próprio Matt Cutts neste vídeo, isto é raro, mas não é impossível de acontecer.

Felizmente, a maioria das empresas de hospedagem monitora os seus servidores a fim de evitar e combater esta prática. Mas ainda existem empresas que não são cuidadosas e permitem que qualquer cliente utilize sua hospedagem. Por isso, ao contratar uma empresa, evite as que não levam esta questão a sério. Lembre-se: uma boa reputação é fundamental para o SEO do seu site.

Conclusão: qual a relação entre SEO e hospedagem?

Como vimos, a hospedagem tem um papel importante no SEO do seu site. Disponibilidade, velocidade, segurança e localização são apenas alguns aspectos de uma hospedagem, que podem impactar no SEO do seu site. E relembrando, ainda que uma hospedagem não possa garantir o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, ela poderá afetar negativamente o seu posicionamento, se não for séria, estável e confiável.

Agora que você já sabe como é importante escolher uma boa hospedagem para o seu site, confira nosso ranking com as melhores empresas de hospedagem! 🙂

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

11 Comentários

  1. Andre

    Boa Tarde, eu estou com duvidas em relação de qual jeito eu devo fazer. A minha namorada, ela quer ter um site para usar como Blog e usar para vender produtos. Ela quer fazer pelo WordPress (até porque já tem um gratuito), porem pelo próprio site fica inviável, já que o plano oferecido é a partir do “Negocio”, o valor é muito alto, pois entra na questão de monetização, ferramente SEO e etc. E usando a hospedagem de site (Hostgator ou localweb) eu ainda não me senti seguro, pois o site Localweb não soube responder, pediu para entrar em contato com WordPress. Já Hostgator disse que sim, você terá todas ferramentas necessárias, então só queria ter a certeza se possível, para não fazer um mau negocio, caso eu compre eu vou ter a opção de colocar a ferramenta SEO, e etc. Pois a ideia é ter um espaço para trabalhar com vendas e com o blog.
    Desde já obrigado.

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    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Andre!
      Pelo que pude perceber, você está em dúvida entre escolher a versão do WordPress como um serviço (disponível em WordPress.com, plano Negócio) ou instalado em uma hospedagem de sites (ex.: HostGator ou Locaweb). É normal se confundir com estas modalidades, mas é importante saber que elas possuem diferenças fundamentais.

      De maneira simplificada, o WordPress instalado em uma empresa de hospedagem oferece liberdade total de customização, mas os aspectos da manutenção do site ficam sob sua responsabilidade. Já no WordPress.com, tudo relacionado à infraestrutura (ex.: hospedagem e atualizações) está sob a responsabilidade do WordPress.com. Por outro lado, tem-se menos possibilidades de customização, principalmente nos planos iniciais. Se quiser se aprofundar, você pode ler este artigo explicando as diferenças entre WordPress.com e WordPress.org.

      Se me permite uma sugestão, o WordPress instalado na hospedagem pode ser a melhor opção para você. Além de sair mais barato, você terá acesso a todas as ferramentas que precisa (incluindo o plugin de SEO, restrito aos planos mais caros da versão do WordPress.com). Para facilitar ainda mais, atualmente a maioria das hospedagens oferece a instalação automática do WordPress e pode ajudar com as configurações gerais.

      Espero ter ajudado! E boa sorte com o site! ?

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  2. Odilon Bras

    Olá Tathiana boa tarde,
    Estou para mudar de provedor pois ele limita muito os recursos do Magento, WordPress e tudo mais, e alem disso tem um valor alto. Hoje eu tenho um site tipo meudominio.com.br e uma loja magento em um subdominio loja.meudominio.com.br. Gostaria de atualizar o site para uma land page, ter um blog e a loja magento quero atualizar para a versão 2. A dúvida é se eu mantenho a loja no subdominio, pois ela esta bem posicionada no google, ou passo ela para um subdiretorio /loja? Se faço a land page em html ou no bootstrap studio ou junto com o blog no wordpress? No caso da loja Magento, se eu manter o mesmo subdominio e só atualizar a versão, vou manter o posicionamento? Uso o sistema de migração do novo provedor e depois atualizo tudo? Muito obrigado pelo conteudo ja publicado.

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    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, Odilon! Obrigada pelo comentário.
      Suas dúvidas são complexas, mas vou tentar responder da melhor forma possível. Vamos lá:

      1. Sobre ter a loja no subdomínio ou em um subdiretório, a escolha depende de muitos fatores. No seu caso, você disse que a loja já está bem posicionada no Google e aparentemente seu domínio terá apenas uma landing page. No seu lugar, não vejo benefício de mudar a loja para um subdiretório, pelo menos não nesse momento em que planeja tantas mudanças. No caso do blog, acho que vale a pena tê-lo em um subdiretório, porque ele contribuirá para o domínio e funciona bem nessa estrutura. Uma questão que vale a pena comentar é que no subdomínio você pode usar servidores diferentes, se desejar, enquanto em um subdiretório não. De qualquer forma, é difícil apontar o melhor caminho sem conhecer o seu negócio. Este artigo do Search Engine Journal (em inglês) pode te ajudar a tomar essa decisão, já que fala especificamente sobre o uso de subdomínio e subdiretório do ponto de vista de SEO. Recomendo a leitura, pois é bem explicativo.
      2. Sobre construir a landing page, pode ser conveniente usar o WordPress, considerando que já vai usar esse CMS no blog. No entanto, se você está mais familiarizado com outra ferramenta, tudo bem, desde que ela atenda às suas necessidades.
      3. Em princípio, a mudança de versão não deveria influenciar no posicionamento do site, a não ser que ela “quebre” algo que estava funcionando antes. Para evitar qualquer problema, recomendo que faça um backup antes de mudar a versão, e se possível, teste antes em um ambiente de desenvolvimento. Outra sugestão seria você ler a documentação da nova versão e comentários de outros usuários da ferramenta, para saber quais são as mudanças e descobrir possíveis bugs que outros usuários já experimentaram.
      4. Considerando que você vai usar o serviço de migração da empresa, pode ser mais seguro você migrar e somente depois fazer as mudanças que planeja. Dessa forma, será mais fácil acompanhar e garantir que tudo está funcionando corretamente. Se você fizer todas essas mudanças e migrar em seguida, terá maior dificuldade em diagnosticar a causa de um possível problema, pois terá muitas variáveis para acompanhar.

      Existem muitas formas de trabalhar SEO, então é comum encontrar opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. No final das contas, você é quem conhece melhor o seu site e o seu negócio, então a decisão é sua. Boa sorte e sucesso!

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  3. Bruno Guerreiro de Moraes

    Olá Tathiana, eu estou tendo um problema com o Blogger e perante as suas analises parece que a melhor coisa que eu deveria fazer era dar um jeito de migrar para uma hospedagem que não tenha limites de tráfico. Porém estou precisando de uma assessoria de alguém que entende e é experiente no assunto, pois recentemente eu fiz a compra de domínio e em vez de aumentar o meu trafico que era de uns 1500 em média, caiu drasticamente para 400 até no máximo 600 (talvez isso mude com o tempo) mas foi um desastre. Mas a minha intenção era aumentar, não diminuir. Então realmente preciso de uma assessoria, você presta serviço de assessoria? E quanto custaria?

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    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Bruno! Entendo a sua frustração. Vamos ver se consigo te ajudar com algumas informações.
      A hospedagem do Blogger é da Google, então creio que o problema não tenha relação com o volume de tráfego que o seu site recebe.
      Já a troca de domínio pode ter ocasionado a queda de tráfego, mas por conta de outros fatores. Como, por exemplo, o redirecionamento incorreto das URLs ou outras questões de configuração do domínio. Mas não pelo novo domínio propriamente dito. Se tudo estivesse ok, essa troca de domínio poderia até causar uma oscilação de tráfego, mas que se normalizaria.
      Outra possibilidade seria o teu site ter sido afetado por alguma mudança de algoritmo do Google. As mudanças são frequentes e pode acontecer de alguns sites perderem visibilidade orgânica.
      Uma coisa que você pode fazer para diagnosticar o problema é usar o Google Search Console, disponível na área de configurações do Blogger (em preferências de pesquisa). Ele é feito automaticamente para novos usuários, mas se o seu blog é antigo, você precisa habilitar pelo painel. É bem simples de fazer. Essa ferramenta é muito boa porque mostra como o seu site/blog está sendo lido e indexado pelo Google. Por ali você consegue acompanhar e identificar problemas e ajudar o Google a entender o conteúdo do seu site. O Google Analytics também é útil para mostrar onde houve a queda de tráfego, mas sozinho não é suficiente.
      A propósito, pesquisei no Google e acho que encontrei o seu site. Pelo que vi, seu endereço está com acento, certo? Procurei pela versão sem acento e ela dá erro. Não sei quais domínios possui, mas seria interessante você ter o domínio sem acento e até mesmo usá-lo como endereço principal. Apesar de possível, não é recomendável usar domínios com acento, pois dificulta o acesso pelos usuários, que estão acostumados a não usar acento no endereço.
      Sobre a assessoria, infelizmente eu não faço, mas estou disponível para ajudá-lo no que for possível. Caso precise de algo mais, basta entrar em contato!

      Responder
  4. Luís Franco

    Parabéns pelo artigo Thatiana, ele sanou algumas dúvidas minhas sobre a relação entre SEO e hospedagem. Estou pensando em fazer um site simples para exposição de um empreendimento imobiliário, simples, com algumas fotos, textos e contato. Você pode sugerir alguma plataforma de criação de sites e hospedagem para esse fim?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Obrigada pelo comentário, Luís!
      Sobre a sua dúvida, eu escolheria a plataforma com base em alguns aspectos. O primeiro deles é quem irá criar o site. Se você for criar o site, mas não tiver conhecimento nesta área, o criador de sites é mais interessante (veja algumas opções aqui). Mas isso se o site for atender uma necessidade mais imediata. Caso você pretenda ficar com este site por mais tempo e quiser trabalhar o SEO para gerar tráfego orgânico para ele, recomendo que faça o seu site em WordPress (confira este passo a passo para criar por conta própria). Ele é de longe o que tem maior potencial para trabalhar o SEO e que mais te trará benefícios a longo prazo. Sobre a hospedagem, na primeira opção ela já está incluída no plano; na segunda é preciso contratar uma hospedagem (veja aqui ótimas opções com desconto). Em relação ao layout e aos recursos, ambas as ferramentas te atenderão (pelo que descreveu), mas o WordPress é o que oferece mais possibilidades. Caso queira entender as diferenças em detalhes, produzi um artigo que compara o Criador de sites e o WordPress. É bem completo e também pode te ajudar. O link é este: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/criador-de-site-ou-wordpress/.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida nova, basta comentar. 🙂

      Responder
    • Renata

      Olá, tenho um site e pago uma hosoedagem cara demais. Quero fazer outro site novo (começar do zero) mas com o MESMO DOMINIO. Minha pergunta é: se mudar de hospedagem e fizer um site novo usando o mesmo domínio em uma hospedagem diferente, eu perco o posicionamento do google?

      Responder
      • Tathiana Sobroza
        Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Oi, Renata!

        A mudança de hospedagem não deve ocasionar perda de posicionamento do Google, desde que seja uma hospedagem igual ou melhor do que a que utiliza atualmente. Como melhor, quero dizer, estável e com boa performance. Uma hospedagem lenta ou que saia do ar com frequência pode impactar negativamente o posicionamento do site.

        Quanto à mudança do site, dependerá de como você irá fazer essa transição e também do tamanho do site. Quanto maiores forem as mudanças (conteúdo, URLs, layouts etc.), maiores as chances do seu posicionamento oscilar por um tempo, até que o Google “processe” todas as novas informações. Se for um site pequeno, esse impacto tende a ser menor. Caso seja um site ou blog com muitas páginas, pode ser interessante contar com a ajuda de um profissional. Ele poderá cuidar de todos os aspectos que envolvem uma migração, como apontamento do domínio, redirecionamento de URLs e outros.

        Caso queira se aprofundar, temos dois artigos bem interessantes sobre migração de hospedagem, um genérico e outro para sites WordPress. Vou deixar os links abaixo:
        Como migrar de hospedagem – passo a passo
        Como migrar o WordPress de hospedagem (mantendo o mesmo domínio)

        Boa sorte e sucesso na nova hospedagem! 🙂

        Responder
        • Tathiana Sobroza
          Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Renata,
          Relendo sua pergunta, vejo que minha resposta anterior ficou incompleta. Ao criar um site novo (do zero), o Google irá reavaliar todo o posicionamento com base no que será inserido e publicado no novo site. A manutenção do domínio, por si só, não garante o posicionamento já alcançado. Quanto maior a mudança, maiores as chances de oscilação no posicionamento. No entanto, se for um site pequeno, cujo posicionamento no Google está mais voltado para o nome do negócio, menor deve ser a oscilação, especialmente se você submeter o novo sitemap no Google Search Console. Enfim, são muitas variáveis, o que torna difícil dar uma resposta completa. Caso tenha outras dúvidas e precise de ajuda, basta comentar novamente.

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