Hospedagem Ilimitada: entenda o que você está levando

hospedagem ilimitada

Hospedagem ilimitada: aí está um assunto que gera dúvidas, e também muita polêmica. De um lado, clientes confusos ou desapontados com uma hospedagem que parecia não ter limites. De outro, empresas precisando lidar com frustrações e explicar que as regras estão nos termos de serviço da hospedagem.

Muitas vezes, é aí que mora o problema: você leu os termos de serviço antes de contratar? Neste artigo vamos explicar o que está por trás da famosa hospedagem ilimitada e como você pode tirar proveito dela, conhecendo as suas limitações. Vamos lá?

O que significa hospedagem ilimitada?

Em primeiro lugar, hospedagem ilimitada não significa hospedagem infinita, por mais que esta seja a primeira impressão que temos. Hospedagem ilimitada significa que ela não possui uma limitação definida, previamente estabelecida.

Toda empresa de hospedagem administra seus servidores para garantir um ótimo desempenho e máxima estabilidade. Para que isso funcione, ela monitora e controla uma série de recursos dos servidores, tais como uso de memória, espaço em disco, banda, entre outros.

Esses recursos, por sua vez, são divididos por todos os clientes hospedados naquele servidor (que é o que ocorre na hospedagem compartilhada). Como falamos, para que o servidor tenha estabilidade e boa performance, a empresa monitora o uso de recursos por cada um desses sites. Cada vez que um site “abusa” de um ou mais recursos, ela intervém rapidamente, antes que este site afete o desempenho dos demais sites hospedados no mesmo servidor.

A história de um morador espaçoso

piscina hospedagem ilimitada

Para que fique mais fácil entender a questão, vamos imaginar que o servidor que hospeda o seu site é um prédio residencial. Como todo prédio, há várias áreas comuns a todos os moradores, como elevador, portaria, piscina, academia etc.. Todos têm direito a usar essas áreas e o custo para manter essa infraestrutura é dividido pelos moradores do prédio, que convivem em harmonia (na maioria das vezes, rs).

Não é estabelecido um limite de vezes que um morador pode frequentar a piscina. Tampouco se restringe o uso da academia ou de outras facilidades disponíveis no prédio. O que existem são regras gerais que os moradores precisam cumprir para a boa convivência de todos.

Agora imagine que em um domingo de sol, um dos moradores decida levar 30 amigos para a piscina do prédio. Provavelmente ele prejudicará outros moradores, que querem ir à piscina e têm este direito, pois também pagam por isso. Em situações como essa, o síndico (ou outro funcionário do prédio) precisa intervir e pedir ao morador, que fez o uso “abusivo” do recurso, que libere espaço na piscina.

Com a hospedagem ilimitada ocorre a mesma coisa. Há vários sites compartilhando recursos de um mesmo servidor, e isso é equilibrado através de um uso normal desses recursos pelos sites. Quando um site faz um uso excessivo de recursos, compromete a estabilidade e a performance de todos os outros sites na mesma hospedagem.

Como o mais complicado é saber o que seria um uso normal, vamos explicar aqui o limite de cada um desses recursos.

Afinal, quais são os limites de cada recurso?

Espaço em disco ilimitado

Todo disco possui um limite de armazenamento, afinal é um disco rígido. Em hospedagens com espaço em disco ilimitado, você tem flexibilidade no uso deste recurso, já que não há um teto definido. Por outro lado, é normal haver restrições no modo de utilização desse espaço.

Por exemplo, a maioria das hospedagens ilimitadas proíbe o uso da hospedagem como repositório de arquivos. Para situações como essa, o ideal é que contrate um serviço específico de armazenamento, como o Dropbox, Google Drive e One Drive, entre outros. Também costumam proibir a hospedagem de sites de download ou upload de arquivos, porque estes consomem muito espaço em disco.

Caso o seu site ou blog seja pessoal ou institucional, você provavelmente não terá problemas com o uso de espaço em disco. A maioria das hospedagens oferece espaços generosos, que a grande maioria dos sites jamais atingirá. Pense em um site de restaurante ou de um salão de beleza, por exemplo. Mesmo que ele tenha muitas fotos, provavelmente não chegará a 1 GB de espaço, o que é muito menos do que as empresas oferecem.

Por outro lado, é importante entender como cada hospedagem trabalha com o espaço em disco. Algumas disponibilizam este espaço para armazenar site, e-mails e bancos de dados, enquanto outras dividem o espaço entre cada recurso. É preciso ficar atento a isso ao contratar uma hospedagem.

Transferência ilimitada

De modo simplificado, podemos dizer que a transferência está relacionada ao tráfego do seu site. Cada vez que alguém acessa o seu site, faz download dos seus arquivos no navegador (ex: Chrome). Este navegador então exibe as informações na tela do seu computador ou celular. Quanto mais pessoas acessarem o seu site e navegarem nele, maior será o uso do recurso de transferência na hospedagem.

Para que as empresas consigam oferecer transferência ilimitada, elas costumam ter restrições, como número de processos, uso de memória, CPU, entre outros. Em outras palavras, se o seu site consumir muitos recursos ou tiver um número alto de acessos, você poderá ser notificado pela empresa de hospedagem e terá que migrar para um servidor adequado ao seu site.

Algumas empresas proíbem a hospedagem de sites de leilão e sites de jogos online, mas blogs muito acessados também podem ter problemas por conta dos picos de tráfego, que tendem a sobrecarregar o servidor. Sites que recebem visitas ao longo do dia, sem picos, não costumam dar problemas nesse tipo de hospedagem.

Contas de e-mail ilimitadas

É preciso saber diferenciar e-mail ilimitado de contas ilimitadas. Parecem a mesma coisa, mas são totalmente diferentes. E-mail ilimitado seria um e-mail com espaço infinito, o que ninguém, nem o Gmail, oferece. Já contas de e-mail ilimitadas significa que você pode criar quantos endereços de e-mail desejar, o que é oferecido por boa parte das empresas.

Sendo assim, para não cair em uma pegadinha, procure descobrir qual o espaço destinado a cada conta de e-mail. Algumas empresas deixam essa informação explícita no site. Outras empresas não deixam isso tão claro, então é preciso pesquisar no site.

Há um item que poucos conhecem, mas que pode fazer a sua conta ser suspensa de uma hospedagem, que é o número de inodes. Cada arquivo é um inode, independente do seu tamanho. Um e-mail, uma imagem, um arquivo no servidor, cada um desses itens conta como 1 inode. A maioria das empresas que oferece hospedagem ilimitada possui limitação de inodes (algo em torno de 250.000 inodes, podendo variar conforme a hospedagem).

É bastante coisa, mas imagine que você tenha um site grande e muitas contas de e-mail ativas, tudo armazenado na sua hospedagem. Pode ser que em poucos anos você atinja esse limite, portanto é preciso acompanhar esse dado. A boa notícia é que ele está disponível no painel de controle da sua hospedagem.

Bancos de dados ilimitados

Para este recurso, valem as regras acima. Verifique onde está a restrição, para se certificar que a hospedagem irá atender as suas necessidades e que você andará dentro das “regras”. Em alguns casos, você poderá criar quantos bancos de dados quiser, mas o espaço ficará restrito ao espaço total oferecido pela hospedagem. Em outros casos, haverá limite de tabelas por banco de dados, ou de inodes. É possível ainda que esse ilimitado se aplique apenas aos bancos MySQL, por exemplo, não incluindo o MS SQL, que é da Microsoft (e tem custo alto).

Mais uma vez, sites comuns e de pequenos negócios dificilmente terão problemas com bancos de dados.

Para quem a hospedagem ilimitada é indicada?

Como falamos, a hospedagem ilimitada é compartilhada, portanto, indicada apenas para sites e blogs pessoais ou institucionais, com tráfego moderado. Na dúvida, você pode verificar a possibilidade de hospedar o seu site, entrando em contato com a empresa.

Se o seu site é novo e você não sabe ao certo quanto recurso precisará, pode começar com uma hospedagem compartilhada e fazer upgrade quando o site crescer. A migração costuma ser simples e a própria empresa de hospedagem poderá te ajudar neste processo.

E se eu ultrapassar os limites da hospedagem?

Às vezes um site é notificado por abuso de recursos, mesmo sem ser grande ou ter muitas visitas. Isso acontece quando o site não está otimizado, ou foi construído de forma inadequada, consumindo mais recursos do que um site similar. Nesses casos, a otimização do site pode ser suficiente para continuar na hospedagem compartilhada.

Há muitas maneiras de otimizar o site, mas uma dica valiosa é habilitar o cache no servidor. O cache diminui a carga de processamento do servidor, pois gera uma cópia estática das páginas do site. Já uma forma de otimizar a hospedagem é fazer backup externo e download dos e-mails em um cliente como Gmail ou Outlook. Dessa forma você diminui o número de inodes e o uso de espaço em disco, por exemplo.

Se o seu site está otimizado e mesmo assim você for notificado, é hora de buscar uma hospedagem mais robusta para o seu site. Neste caso, recomendamos que avalie a possibilidade de contratar um VPS, Dedicado ou Cloud.

Como saber se uma hospedagem ilimitada é boa?

Você precisará avaliar a hospedagem ilimitada como avaliaria qualquer hospedagem, porém com mais atenção. Busque as informações, leia os termos de serviço da hospedagem, e veja se atende as necessidades do seu site.

A hospedagem ilimitada oferece muitas vantagens, inclusive a possibilidade de usar mais recursos do que uma hospedagem com recursos definidos. Esta não é uma regra, mas muitas vezes é o que ocorre.

Usando o exemplo do prédio, seria como escolher entre uma piscina pequena, só para você, ou uma piscina grande, que costuma ter espaço livre para você nadar. O importante é ter cuidado para não escolher uma hospedagem ruim e acabar com uma piscina lotada, que ninguém controla.

É preciso escolher a hospedagem certa para o seu site, seja ela limitada ou ilimitada. Espero que este artigo tenha sido útil para você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário aqui pra gente. 🙂

Quais as melhores hospedagens de sites?

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo