Como hospedar um site

Como hospedar um site

Todos sabemos como é importante estar presente na internet. Mas, como começar? O assunto parece complicado, mas na verdade não é um bicho de sete cabeças. Neste artigo explicarei os principais passos sobre como hospedar um site e garantir assim uma boa presença na web.

1. Registrar um domínio

campo de pesquisa registro de dominio nacional

O primeiro passo é ter um endereço personalizado para o seu site, que chamamos de domínio. É através deste endereço que as pessoas encontrarão o seu site. O domínio de um site tem um formato parecido com: www.meusite.com.br.

Se você já tiver um domínio, pode pular esta etapa. Caso contrário, você precisará registrar um domínio (veja o passo a passo aqui). Há várias terminações disponíveis, como .com, .com.br, .org, que você poderá escolher para o seu site. Aqui no Brasil, a opção mais utilizada é a .com.br, que representa quase 92% dos domínios nacionais, e por isso recomendada na maioria dos casos.

Para registrar um domínio nacional (ex: .com.br), você pode fazê-lo através do Registro.br ou através de uma empresa de hospedagem de sites. A vantagem de fazer pelo Registro.br é que você não fica vinculado à uma empresa de hospedagem. Mas se você prefere fazer tudo no mesmo lugar, então a empresa de hospedagem é uma boa opção. Para uma análise detalhada, leia nosso artigo sobre as diferenças entre registrar no Registro.br ou em uma empresa de hospedagem.

Agora, se você deseja registrar um domínio internacional (ex: .com), precisará fazer isso através de uma empresa de hospedagem. Neste caso, aproveite para pesquisar promoções que ofereçam domínio grátis na contratação da hospedagem. Economizar nunca é demais! 🙂

2. Escolher uma hospedagem de sites

servidor de hospedagem

O segundo passo é decidir onde o site será hospedado. O domínio garante apenas o uso do endereço, mas não é possível publicar nada sem uma hospedagem. A hospedagem, portanto, seria como a “casa” do seu site.

No momento de escolher a hospedagem podem surgir diversas dúvidas. Por exemplo: qual o tipo de hospedagem ideal para o meu site? Eu preciso mesmo de uma hospedagem ou existem outras maneiras de publicar um site? Estes questionamentos são válidos e muito importantes. Vamos te ajudar a respondê-los agora.

Qual o tipo de hospedagem ideal para o meu site?

Há muitos tipos de hospedagem disponíveis para um site. A hospedagem mais popular e econômica é a compartilhada. Conhecida simplesmente como “hospedagem de sites”, a hospedagem compartilhada atende à grande maioria dos sites da internet e é de longe a mais barata. Se você pretende publicar um site ou um blog novo, é muito provável que a hospedagem compartilhada comporte o seu projeto adequadamente durante um bom tempo. Veja aqui uma seleção de hospedagens compartilhadas com ótimo custo-benefício.

Em outros casos, como sites e blogs com muitos acessos, lojas virtuais e outros aplicativos, modalidades mais robustas podem ser necessárias. As demais opções de hospedagem incluem servidor virtual privado (ou simplesmente VPS), hospedagem cloud (nuvem) e servidor dedicado. Todas estas modalidades são para sites com muito tráfego ou aplicações com necessidades de recursos especiais.

Há ainda a modalidade de revenda de hospedagem, que é indicada para profissionais da web que desejam revender hospedagem para seus próprios clientes.

Mas eu preciso mesmo de uma hospedagem de sites?

Ótima pergunta! A resposta é: nem sempre. Existe uma grande variedade de serviços de publicação que já incluem a hospedagem no pacote. Portanto, se você for usuário ou cliente do serviço em questão, uma hospedagem não é necessária. Dentre os principais serviços de publicação que dispensam uma hospedagem podemos citar as plataformas de blog, os criadores de sites e algumas plataformas de loja online.

Se você deseja publicar um blog, serviços como o Blogger, WordPress.com, Tumblr e outros, dispensam a necessidade de um serviço de hospedagem. É possível, inclusive, conectar um domínio personalizado a estas plataformas. Dependendo da plataforma o domínio pode ser conectado gratuitamente, como é o caso do Blogger.

Outra plataforma de publicação que vem ganhando muitos adeptos são os criadores de sites. Essa ferramenta permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, possa criar e publicar seu próprio site. Os criadores de sites em geral são bastante intuitivos e funcionam no próprio navegador, sem necessidade de instalar qualquer programa no computador do usuário. E, da mesma forma que ocorre com os blogs, os criadores de sites também incluem a hospedagem.

Dentre os criadores de sites, um dos mais famosos é o Wix. Para ver outras opções, acesse nosso comparativo dos melhores criadores de site da atualidade.


Seja qual for o tipo de site ou plataforma que você tem em mente, se quiser uma ajuda para descobrir qual hospedagem atende às suas necessidades, faça nosso teste gratuito e veja qual é a hospedagem ideal para você!

3. Criar um site e publicá-lo

criador de sites

Agora que você já optou pela hospedagem e pelo domínio, precisa pensar no site propriamente dito. Para criar um site, você tem alguns caminhos:

  • Criar um site por conta própria, através de um criador de sites, caso você não tenha conhecimento técnico.
  • Criar seu site por conta própria, em uma plataforma como o WordPress (ou outra), se você possui conhecimento técnico.
  • Criar um site com um profissional ou agência, por uma plataforma como o WordPress, por exemplo.

Publicando um site feito no criador de sites

Como mencionamos anteriormente, os criadores de sites já incluem a hospedagem de sites no serviço. Portanto, o próximo passo é colocar a mão na massa e começar a construir o seu site. Muitas plataformas permitem que você utilize a ferramenta, e até mesmo publique um site, antes de contratar qualquer serviço. Portanto, vale a pena explorar as plataformas que mais te despertaram atenção para escolher aquela que mais lhe agrade.

Antes disso, pode valer a pena fazer um planejamento do tipo de site que se deseja construir e do conteúdo que será publicado. Isso facilitará em muito o processo de criação do site, independentemente da plataforma.

Após o planejamento e a criação do site, a publicação é o caminho natural. Mas este não é o último passo. Muito pelo contrário: a publicação é apenas o início da jornada. Sites são como organismos vivos, que demandam atenção. Manter o conteúdo atualizado e publicar novidades é uma ótima maneira de atrair novos visitantes.

Publicando um site em uma hospedagem

Seja qual for o serviço de hospedagem de sites contratado, em todos eles você receberá instruções de acesso ao painel de controle e ao servidor de hospedagem. Com este acesso em mãos, você está a um passo de publicar o seu próprio site.

Siga as instruções recebidas para a integração do seu domínio e envie os arquivos para o servidor para a publicação do site. Este é o conceito básico da publicação de um site. No entanto, dependendo da tecnologia escolhida para o site, a publicação do site pode demandar alguns ajustes no servidor. A empresa de hospedagem que você escolheu está a postos para tirar suas dúvidas e te ajudar neste processo.

Se você optar por criar um site no WordPress, por exemplo, precisará que ele seja instalado na sua hospedagem. Uma das maneiras de fazer isso é usando um instalador automático, oferecido gratuitamente pela maioria das empresas de hospedagem. A instalação manual do WordPress também é uma opção.

Conclusão

Em resumos, uma vez que você tenha o domínio, a hospedagem e o site, bastam algumas configurações e tudo estará pronto para ser publicado. Aponte seu domínio para a hospedagem ou para a plataforma escolhida e boa sorte! 🙂

Agora que você já sabe como hospedar um site, clique nos links abaixo e escolha a melhor opção para criar o seu próprio site:

Ver melhores criadores de sites ou Ver melhores opções de hospedagem

Ainda com dúvidas sobre como hospedar um site? Se precisar de alguma ajuda sobre como hospedar sites, deixe um comentário aqui no post que a gente responde! 😉

,

Publicado originalmente em 10/08/2013 - Atualizado em 5/12/2018

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

16 Comentários

  1. Edileuza

    Boa noite, acabei de fazer um curso de Web Designer, ou seja, sou TOTALMENTE leiga no assunto. Minha pergunta é: criei um site sobre artesanatos, já cadastrei no Registro.br, subi o site pelo 000webhost, fui orientada pelos professores a fazer a hospedagem agora. Será preciso fazer a migração para o local de hospedagem q escolhi, que no caso será paga? Por favor, preciso muito muito da ajuda ou orientação de vcs. Obrigada

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Edileuza,
      A opção de migrar o seu site para uma hospedagem paga, ao invés de manter o site na opção gratuita que você informou utilizar, dependerá de alguns fatores. Se este for um projeto apenas para aprendizado e sem fins lucrativos, talvez você possa mantê-lo indefinidamente no serviço gratuito. No entanto, se tiver maiores pretensões para o seu site, então pode valer a pena levá-lo para uma hospedagem profissional.
      Depois de contratar um serviço de hospedagem você precisará fazer a migração do seu site para o novo serviço. De maneira resumida, você terá que:

      • Migrar os arquivos e banco de dados (se houver) para a nova hospedagem.
      • Apontar o DNS do domínio para a nova hospedagem.

      Temos alguns artigos que podem te ajudar, dependendo do tipo de migração que pretende fazer. Vamos a eles.

      Este artigo reúne os passos que envolvem a migração de hospedagem: Como migrar de hospedagem – passo a passo

      Se o seu site tiver sido criado com o WordPress, então veja um dos tutoriais abaixo:
      Como migrar o WordPress de hospedagem (mantendo o mesmo domínio)
      Como migrar o WordPress com mudança de domínio

      Sobre a alteração de DNS no Registro.br: Como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br

      E por último, mas não menos importante: Por que pagar por uma hospedagem para o meu site ou blog?

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, é só entrar em contato. 🙂
      Abraços e boa sorte.

      Responder
  2. Pedro Veloso

    OI, hoje tenho um site no ar mas quero trocar ele, já tenho os dados e a conexão via FTP, como devo proceder

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Pedro,
      Se você substituir o site atual por um novo, mantendo a mesma hospedagem, o procedimento pode variar dependendo da plataforma usada no seu site. Caso se trate de um site estático (sem banco de dados), você pode simplesmente fazer um backup do site atual (e talvez remover ele da hospedagem) e enviar os arquivos do novo site para o servidor. No entanto, se você usa um CMS, como o WordPress, por exemplo, o procedimento pode envolver outras etapas e configurações.
      Se quiser nos enviar mais informações sobre o seu novo site, podemos tentar ajudar com informações.
      Estamos à disposição.
      Abraços.

      Responder
  3. Juvenal Alexandre

    Eu estou interessado em fazer uma rede social semelhante ao facebook, pra no minimo de 30 milhões de perfis e capacidade de crescer mais 30 milhões. Com SSL e pagamento com cartões. Tenho pouco dinheiro pra investir e não posso errar. Quero saber qual a melhor configuração pra hospedar um site desse tipo?????

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Juvenal,
      Para hospedar aplicações que necessitam expandir recursos rapidamente, o serviço mais indicado é a hospedagem cloud. Mas prepare o bolso, porque uma rede social com no mínimo 30 milhões de usuários exigirá uma infraestrutura que não será nada barata. 😉

      Responder
  4. carlos

    Tenho faz muitos anos uma Home page hospedada na Locaweb que pretendo manter. Agora adquiri a plataforma Builderall onde vou a fazer o lançamento de um curso online,a builderall me solicita que linke meu domínio,que esta no domínio.br, na sua plataforma para isso solicita que altere os DNS 1 e 2, no domínio.br .
    Pergunta casso faça isso corro o risco de tirar meu site do ar, na outra plataforma? o um registro pode operar em dois plataformas diferentes como é o casso, uma com a home e a outra com o blog por exemplo?
    se vcs podem esclarecer a dúvida agradeço

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlos,
      De fato, se você apontar o DNS do seu domínio para o Builderall, o site na Locaweb vai parar de funcionar. Mas é possível manter as duas plataformas em funcionamento simultâneo. Para isso, você pode criar um subdomínio e apontar apenas ele para a Builderall. Dessa forma, o site poderia continuar com o endereço normal (ex.: meusite.com.br) enquanto o site do curso seria algo como curso.meusite.com.br.
      Para fazer esta configuração, você deve inserir algumas entradas na zona de DNS do seu domínio. Como ele está apontado para a Locaweb, você deve fazer isso no painel da Locaweb.
      Se o Builderall forneceu para você o endereço de IP do servidor, você pode criar uma entrada do tipo A, conforme o exemplo abaixo:

      Type	Name	Value
      A	curso	180.254.0.3 (exemplo)
      

      No exemplo acima, o A é o tipo de entrada, curso é o subdomínio que deseja criar e o número corresponde ao IP do servidor fornecido pela plataforma.

      Se por algum motivo o Builderall não permitir este tipo de configuração, temos também a opção de usar uma entrada do tipo CNAME. Nesse caso, um domínio deve ser usado, ao invés de um IP. Por exemplo:

      Type	Name	Value
      CNAME	curso	www.builderall.com (exemplo)
      

      Se nenhuma das duas opções estiver disponível, ainda existe a possibilidade de fazer o inverso: apontar o DNS para o Builderall e recriar as entradas de DNS do seu site na Locaweb na área de gerenciamento de domínios do Builderall.

      Espero ter contribuído! Se ainda encontrar dificuldades, forneça mais detalhes sobre o que está tentando fazer e faremos o possível para ajudá-lo.
      Abraços e boa sorte!

      Responder
  5. Déborah

    Olá, fiz um site gratuito pela WordPress, quero comprar registro e hospedar, porém tenho dúvida com o nome do domínio, fiz errado e ainda sim gostaria de aproveitar o site pois foi bem trabalhoso montar. Na hospedagem consigo fazer isso, transferir esse site com o nome de domínio correto? Não sei se expliquei bem. Muito grata

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Déborah!
      O WordPress tem duas versões: a hospedada e a instalada. Pelo que descreveu, você criou um site na versão hospedada do WordPress, disponível no site WordPress.com. Neste caso você tem duas opções:
      1) Usar o plano pago do WordPress.com, que permite domínio personalizado – nesta opção, basta registrar o domínio e apontar para o seu site. O processo é bem simples e você não perde nada no seu site atual. Só é preciso contratar um plano pago do WordPress.com, pois ele não permite domínio personalizado na versão gratuita. A hospedagem, neste caso, já está incluída pelo próprio WordPress.com. Em resumo, esta é a solução mais fácil e adequada para quem não entende ou não quer lidar com questões técnicas.
      2) Migrar o seu site do WordPress.com para o WordPress.org – esta opção possui maior complexidade técnica, mas é viável e a que te dará mais liberdade com o site e com a hospedagem. Neste processo, você precisará mover o seu site WordPress atual para a versão instalada, que funciona dentro de uma hospedagem que você precisará contratar. Nós temos este tutorial sobre como migrar o seu WordPress do .com para o .org, que é o seu caso. É importante saber que você precisará lidar com questões bem técnicas ou contratar alguém que faça isso para você. Dependendo do tema e das customizações do seu site, também pode ser necessário fazer adaptações.
      Espero ter ajudado, mas fico à disposição caso tenha dúvidas. 🙂

      Responder
  6. João Victor Moreira

    Boa tarde,

    Qual plataforma mais aconselhada para fazer hospedagem. ? Sendo o ramo de negocio marca de roupas.
    Obrigado.

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Boa tarde, João Victor! A hospedagem vai depender do tipo de site que possui ou irá criar:
      1. Se for um site institucional apenas, uma hospedagem de sites compartilhada será suficiente. Neste link você pode ver uma seleção com as melhores hospedagens, feita pela nossa equipe.
      2. Se for uma loja virtual, você também poderá começar com uma hospedagem de sites compartilhada, desde que ela possua o certificado de segurança SSL (essencial em lojas virtuais). Com o crescimento da loja, poderá migrar para uma hospedagem mais robusta (Cloud ou dedicado).
      Caso ainda não tenha criado o seu site ou loja virtual, há ainda duas alternativas: as lojas virtuais prontas e os criadores de sites. Ambas opções são fáceis de usar e oferecem hospedagem gratuita. Você pode ver mais sobre isso nos links abaixo:
      Lojas virtuais prontas
      Criadores de Sites
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, basta responder o comentário. 🙂

      Responder
  7. Vera

    Olá meu nome é Vera, estou precisando de uma ajuda estou tirando meu site de um domínio, como fazer pra ter o meu próprio? No caso ele é profissional.

    Gostaria de saber como fazer uma hospedagem que não seja cara, é como faço para adqui-la? O meu site é profissional.

    Responder
  8. Tomaz

    Olá, contratei uma empresa para fazer o site da minha empresa, ela gerencia tudo, tenho o domínio. Agora estou pensando em eu mesmo gerenciar a página. O que preciso fazer e como fazer? Quais os passos necessários para eu gerenciar? Tenho que contratar uma empresa para hospedar meu site? Primeiro encerro o contrato com a empresa que gerencia e depois contrato uma empresa para hospedar o meu site, ou vice-versa? Penso em pagar uma empresa para hospedar para ter mais liberdade para trabalhar no site.
    Aguardo retorno. Obrigada

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá Tomaz,
      Existem muitas maneiras de fazer essa transição. Mas definitivamente não recomendo que você encerre o contrato com a empresa que hospeda o seu site antes de tê-lo migrado para outro serviço de hospedagem. Caso contrário, você poderá ficar com o site indisponível durante alguns dias.
      Algumas empresas de hospedagem oferecem o serviço de migração gratuitamente. Sugiro que você contrate o serviço de hospedagem, solicite a migração e, somente quando estiver tudo funcionando na nova hospedagem, cancele o serviço com a empresa anterior. Para realizar esse processo poderá ser necessário fornecer dados de acesso da hospedagem antiga para a nova.
      Caso tenha mais alguma dúvida, basta entrar em contato.
      Boa sorte com a migração!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉