Como hospedar um site

Como hospedar um site

Todos sabemos como é importante estar presente na internet. Mas, como começar? O assunto parece complicado, mas na verdade não é um bicho de sete cabeças. Neste artigo explicarei os principais passos sobre como hospedar um site e garantir assim uma boa presença na web.

1. Registrar um domínio

campo de pesquisa registro de dominio nacional

O primeiro passo é ter um endereço personalizado para o seu site, que chamamos de domínio. É através deste endereço que as pessoas encontrarão o seu site e tem uma forma parecida com esta: www.meusite.com.br.

Se você já tiver um domínio, pode pular esta etapa. Caso contrário, você precisará registrar um domínio (veja o passo a passo aqui). Há várias terminações disponíveis, como .com, .com.br, .org, que você poderá escolher para o seu site. Aqui no Brasil, a opção mais utilizada é a .com.br, que representa quase 92% dos domínios nacionais, e por isso recomendada na maioria dos casos.

Para registrar um domínio nacional (ex: .com.br), você pode fazê-lo através do Registro.br ou através de uma empresa de hospedagem de sites. A vantagem de fazer pelo Registro.br é que você não fica vinculado à uma empresa de hospedagem. Mas se você prefere fazer tudo no mesmo lugar, então a empresa de hospedagem é uma boa opção. Para uma análise detalhada, leia nosso artigo sobre as diferenças entre registrar no Registro.br ou em uma empresa de hospedagem.

Agora, se você deseja registrar um domínio internacional (ex: .com), precisará fazer isso através de uma empresa de hospedagem. Neste caso, aproveite para pesquisar promoções que ofereçam domínio grátis na contratação da hospedagem. Economizar nunca é demais! 🙂

2. Escolher uma hospedagem de sites

servidor de hospedagem

Primeiramente é preciso decidir onde o site será hospedado: em uma hospedagem grátis ou paga? Também é preciso avaliar: qual o tipo de hospedagem ideal para o meu site?

Hospedagem gratuita ou paga?

A hospedagem gratuita tem vantagens para quem está iniciando na internet. É possível testar ideias sem custo, e depois apostar na que mais gostou. Não há investimento, a não ser o seu próprio tempo. Entre as hospedagens gratuitas, uma das mais conhecidas é a Hostinger. Já entre as ferramentas de criação de sites com hospedagem grátis podemos citar, por exemplo, o Wix e o WordPress.com.

Apesar de atraentes, é importante entender que as soluções gratuitas possuem restrições para quem deseja criar um site profissional. No serviço de hospedagem grátis é comum haver restrições de recursos, como espaço em disco e banda. Além disso, o suporte é limitado e a qualidade da hospedagem dificilmente se iguala à uma hospedagem paga.

Sobre as ferramentas de criação de sites, a primeira restrição é o domínio. Se optar pelo grátis, não poderá usar um domínio próprio, como www.minhaloja.com.br. A segunda restrição são os anúncios que a empresa exibirá no seu site.

Sendo assim, para ter um site profissional é recomendável contratar uma hospedagem de sites (ou um criador de sites pago). A boa notícia é que isso pode custar pouco por mês, dependendo da solução que você escolher. Um plano de hospedagem de sites com e-mail incluído custa entre R$ 10 e R$ 30 por mês.

Tipos de hospedagem

Há muitos tipos de hospedagem disponíveis para um site. A hospedagem mais popular e econômica é a compartilhada, mas há outros tipos como VPS, dedicado, cloud e revenda.

A hospedagem compartilhada atende a grande maioria dos sites da internet e é de longe a mais barata. As opções de Cloud, VPS e dedicado são indicadas para sites em crescimento ou com grande tráfego. Já a revenda é para quem quer ter a sua própria hospedagem.

Caso queira uma ajuda para descobrir qual hospedagem atende às necessidades do seu site, faça nosso teste gratuito e veja qual é a hospedagem ideal para você!

3. Criar um site e publicá-lo

criador de sites

Agora que você já optou pela hospedagem e pelo domínio, precisa pensar no site propriamente dito. Para criar um site, você tem alguns caminhos:

  • Criar um site por conta própria, através de um criador de sites, caso você não tenha conhecimento técnico.
  • Criar seu site por conta própria, em uma plataforma como o WordPress (ou outra), se você possui conhecimento técnico.
  • Criar um site com um profissional ou agência, por uma plataforma como o WordPress, por exemplo.

Como hospedar um site feito no criador de sites

Se optar por utilizar o criador de sites, terá a opção de usar a ferramenta oferecida gratuitamente na hospedagem ou contratá-la separadamente. A vantagem desta última opção é que o criador já vem com a hospedagem gratuita, isentando você da necessidade de contratar uma hospedagem.

Sendo assim, se você planeja criar um site neste tipo de ferramenta, recomendo que contrate o criador de sites, em vez de uma hospedagem. Isso porque é comum, na hospedagem, que se ofereça uma versão limitada da ferramenta e se cobre um adicional para usá-la na versão completa. Ao contratar o criador de sites, você paga apenas pela ferramenta, que vem com a hospedagem incluída.

Como hospedar um site criado no WordPress ou em outra ferramenta

Caso opte por criar um site no WordPress ou em outra plataforma, seja por conta própria ou com uma agência, precisará que ela esteja instalada na sua hospedagem. Para isso você poderá usar o instalador automático, oferecido gratuitamente pela maioria das empresas de hospedagem, ou fazer a instalação manual, via FTP ou gerenciador de arquivos.

Uma vez que tenha o domínio, a hospedagem e o site, bastam algumas configurações e tudo estará pronto para ser publicado. Não esqueça de apontar o seu domínio para a hospedagem, caso contrário ele não irá funcionar adequadamente.

Ainda com dúvidas sobre como hospedar um site? Se precisar de alguma ajuda sobre como hospedar um site, deixe um comentário aqui no post, que a gente responde! 😉

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

6 Comentários

  1. João Victor Moreira

    Boa tarde,

    Qual plataforma mais aconselhada para fazer hospedagem. ? Sendo o ramo de negocio marca de roupas.
    Obrigado.

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Boa tarde, João Victor! A hospedagem vai depender do tipo de site que possui ou irá criar:
      1. Se for um site institucional apenas, uma hospedagem de sites compartilhada será suficiente. Neste link você pode ver uma seleção com as melhores hospedagens, feita pela nossa equipe.
      2. Se for uma loja virtual, você também poderá começar com uma hospedagem de sites compartilhada, desde que ela possua o certificado de segurança SSL (essencial em lojas virtuais). Com o crescimento da loja, poderá migrar para uma hospedagem mais robusta (Cloud ou dedicado).
      Caso ainda não tenha criado o seu site ou loja virtual, há ainda duas alternativas: as lojas virtuais prontas e os criadores de sites. Ambas opções são fáceis de usar e oferecem hospedagem gratuita. Você pode ver mais sobre isso nos links abaixo:
      Lojas virtuais prontas
      Criadores de Sites
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, basta responder o comentário. 🙂

      Responder
  2. Vera

    Olá meu nome é Vera, estou precisando de uma ajuda estou tirando meu site de um domínio, como fazer pra ter o meu próprio? No caso ele é profissional.

    Gostaria de saber como fazer uma hospedagem que não seja cara, é como faço para adqui-la? O meu site é profissional.

    Responder
  3. Tomaz

    Olá, contratei uma empresa para fazer o site da minha empresa, ela gerencia tudo, tenho o domínio. Agora estou pensando em eu mesmo gerenciar a página. O que preciso fazer e como fazer? Quais os passos necessários para eu gerenciar? Tenho que contratar uma empresa para hospedar meu site? Primeiro encerro o contrato com a empresa que gerencia e depois contrato uma empresa para hospedar o meu site, ou vice-versa? Penso em pagar uma empresa para hospedar para ter mais liberdade para trabalhar no site.
    Aguardo retorno. Obrigada

    Responder
    • Redação

      Olá Tomaz,
      Existem muitas maneiras de fazer essa transição. Mas definitivamente não recomendo que você encerre o contrato com a empresa que hospeda o seu site antes de tê-lo migrado para outro serviço de hospedagem. Caso contrário, você poderá ficar com o site indisponível durante alguns dias.
      Algumas empresas de hospedagem oferecem o serviço de migração gratuitamente. Sugiro que você contrate o serviço de hospedagem, solicite a migração e, somente quando estiver tudo funcionando na nova hospedagem, cancele o serviço com a empresa anterior. Para realizar esse processo poderá ser necessário fornecer dados de acesso da hospedagem antiga para a nova.
      Caso tenha mais alguma dúvida, basta entrar em contato.
      Boa sorte com a migração!

      Responder

Deixe um comentário