Como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br

alterar dns registro.br

Se você contratou uma empresa de hospedagem de sites e já possui um domínio no Registro.br, precisará apontar o novo domínio para o servidor de hospedagem. Para isso, será necessário inserir os valores de DNS fornecidos pela empresa e seguir os passos abaixo para configurar o domínio no Registro.br.

Antes de começar, tenha certeza de que o domínio foi inserido na sua hospedagem, caso contrário, o registro.br vai exibir o erro “Domínio desconhecido“.

Para começar, acesse o site do Registro.br e clique no link Acessar conta, no canto superior direito da página.

Acessando a sua conta no Registro.br

Após o login, você verá a listagem com todos os domínios que possui registrados. Clique no domínio que deseja configurar para iniciar a mudança.

alterar dns registro.br

Na tela seguinte, clique em Alterar Servidores DNS e em seguida, no link Informar Servidores DNS. A tela de edição vai se abrir, como mostrado abaixo. Basta então inserir os valores de DNS informados pela empresa de hospedagem que contratou.

valores dns registro.br

Ao final, clique em Salvar dados e pronto!

As alterações de DNS levam até 24 horas para se refletirem em toda a internet. Isso significa que você não verá seu domínio apontando imediatamente para o servidor de hospedagem. Cheque novamente após algumas horas para ter certeza de que a alteração já está propagada.

Importante: antes de realizar este procedimento, o domínio precisa estar configurado no painel de controle de sua hospedagem, caso contrário o erro “Servidor DNS Master: Domínio desconhecido” será exibido.

O procedimento para esta configuração pode mudar de acordo com a empresa. Em geral, se você informou o domínio no momento da contratação, esse passo será feito automaticamente. Se você registrar um novo domínio e quiser adicioná-lo à mesma hospedagem, deverá fazer a configuração na hospedagem antes de apontar o DNS no registro.br.

Esse procedimento de alteração do DNS no Registro.br é válido para qualquer hospedagem de sites que você tiver contratado.

Redirecionando um domínio para seu perfil na rede social ou outra página

Caso tenha um domínio no Registro.br sem uso porque você ainda não tem um site, saiba que é possível redirecionar seu domínio para uma página externa, diretamente pelo site do Registro.br. É um recurso útil que permite que você divulgue seu endereço, que automaticamente direciona para o seu perfil na rede social ou qualquer outra URL. Para saber como funciona esse procedimento, veja esse tutorial sobre como redirecionar um domínio pelo registro.br.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, deixe um comentário e teremos prazer em ajudá-lo!

Tags: ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

102 Comentários

  1. Edson

    Boa tarde Bill Tudo bem?
    Meu amigo peço a sua ajuda mai uma vez.
    Eu contratei um registro do Registro.Br e havia feito a hospedagem do meu site com a HostGator e usava o e-mail da Zoho.
    Agora criei um novo site na WIX. com isso meu e-mail parou de funcionar no Zoho.
    O zoho está informando que meu os registros MX do(s) seu(s) domínio(s) não estão apontando para o Zoho e que a entradas SPF em seus domínios DNS não estão configuradas para corresponder a Zoho.
    Quero fazer os apontamentos novamente mas o registro.br está solicitando o MASTER e SLAVE 1
    Aonde eu consigo essas informações? Com a WIX?

    Desde já obrigado.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Edson,
      O e-mail do Zoho parou de funcionar provavelmente porque você alterou o apontamento do seu domínio. Pela sua mensagem, não consigo saber exatamente onde houve a alteração, mas se você pretende fazer um site no Wix e apontar seu e-mail para o Zoho, pode seguir os seguintes passos:

      1) Aponte seu domínio para os servidores do Wix (veja as instruções aqui). Obs.: estando logado, os valores MASTER e SLAVE serão exibidos nesta página.

      2) Acesse o painel do Wix e vá em Configurações -> Domínios. Na tela Domínios, clique em Avançado. Em seguida, insira as entradas MX e SPF fornecidas pelo Zoho Mail. Se estiver em dúvida, veja este tutorial. Este aqui também pode ajudar.

      Depois de seguir os passos acima, seu site estará publicado no Wix e você voltará a poder enviar e receber e-mails pelo Zoho.

      Se tiver outras dúvidas, basta retornar e tentarei ajudá-lo!.
      Abraços!

      Responder
      • Edson

        Boa tarde Bill,
        Meu domínio está registrado no Registro.br. quando criei o site com a HostGator apontei o domínio para eles. Agora eu conectei o domínio ao site da WIX mas continua registrado com a Registro.br. não transferi o registro para a WIX.
        Seguindo as suas orientações de: Acesse o painel do Wix e vá em Configurações -> Domínios. Na tela Domínios, clique em Avançado. Em seguida, insira as entradas MX e SPF fornecidas pelo Zoho Mail as únicas opções apresentadas são:
        *Transferir para o Wix
        *Remover domínio do Wix
        *Verificar conexão
        Na configuração Geral, apresenta a msg: Seu domínio foi conectado com sucesso ao seu site e agora está online.
        e apresenta as opções:
        Atribuído ao site: Nome do site / Desatribuir
        Tipo de conexão: Por apontamento / Transferir este domínio para o Wix
        Não aparece a opção de inserir as entradas Mx e SPF

        Tem algum outro meio de realizar esses apontamentos?

        Mais uma vez obrigado pela sua atenção.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Edson,
          Pelo que descreveu, acredito que as opções avançadas não aparecem porque a mudança foi feita recentemente. Nesse caso, você pode clicar em “verificar conexão” para que os servidores do Wix verifiquem se o apontamento foi feito corretamente. Este procedimento está explicado no passo 3 deste tutorial.

          Ainda pelo que descreveu, me parece que você conectou seu domínio ao Wix por apontamento, certo? Para ter certeza, acesse o painel do Registro.br e verifique se, na tela de administração do domínio, aparece a mensagem “Você está utilizando os servidores DNS do Registro.br” e a opção para “editar zona”. Se sim, a edição das entradas MX e SPF deve ser feita pelo Registro.br. O procedimento para configuração do Zoho no Registro.br está descrito neste tutorial.
          Se, ao invés desta mensagem, aparece os servidores Master e Slave, então seu domínio está apontado para outro lugar (o Wix, eu suponho).

          É importante saber onde exatamente você está gerenciando o DNS do seu domínio, porque isso vai ditar onde você deve inserir as entradas MX e SPF do Zoho.

          Espero ter ajudado a esclarecer. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
          Abraços.

  2. Ingrid Feitosa

    Olá!
    Tenho um dominio com a registro.br onde recebo os e-mials pelo zoho.com e estou tentando configurar o dominio para uma página da minestore, fiz a configuração conforme expolicado no tutorial deles, porém ao tentar acessar a página dá o erro ” No Such app”, por favor onde estou errando:
    *P.S.: domínio foi abreviado…
    tp.com.br A 104.196.99.223
    tp.com.br MX 10 mx.zoho.com
    tp.com.br MX 20 mx2.zoho.com
    tp.com.br MX 50 mx3.zoho.com
    tp.com.br TXT “v=spf1 include:zoho.com ~all”
    zoho._domainkey.tunadoparts.com.br TXT “v=DKIM1; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQCfKrR7XXM7sihyJr/IY7lWTlIglzRLDDsJMvebYvBhRDy6axhl7v/Ti5y/y1TKffHByaZbLpabaCRuyI1r7b/nDfsbNspURcqvDOtnT7hGIzYtakpw04dKxP93ZbS7/tRMvwY4bIofbN/a+IQ59eyxSKWwNEnouRkpV8JU6li4yQIDAQAB”

    http://www.tp.com.br CNAME dns-manager.minestore.com.br

    zb15713296.tps.com.br CNAME zmverify.zoho.com

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Ingrid,
      Esse erro sugere que o seu domínio ainda não está configurado no servidor de hospedagem (Minestore), pois as entradas que listou me parecem corretas. No entanto, pode ser apenas uma questão de propagação.
      Se você seguiu todos os passos descritos neste tutorial, então acredito que seja apenas uma questão de tempo. Vale ressaltar que eles recomendam habilitar o domínio personalizado no painel da Minestore somente após a propagação das entradas de DNS inseridas no Registro.br.
      Recomendo que revise todos os passos do tutorial, incluindo a inserção das entradas no Registro.br.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato. 🙂
      Abraços!

      Responder
  3. Valter

    Bom dia. Por favor, contratei um domínio no Registro.br tipo minhaempresa.com.br e também aderi ao Wix no plano Premium, mas minha dúvida é se no nome do meu domínio irá aparecer o termo WIX, tipo minhaempresawix.com.br, pois já fiz toda a parte de divulgação da minha pequena empresa com o nome do domínio do Registro.br. No site do Wix não tem essa informação. Muito obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Valter,
      O plano Premium permite conectar domínios personalizados no Wix, o que viabiliza justamente que você use um domínio do tipo minhaempresa.com.br no seu site (sem o termo wix na URL).
      As instruções para conexão de um domínio no Wix estão aqui.
      Espero ter ajudado! E boa sorte com o site. 🙂
      Abraços.

      Responder
  4. Leandro

    Prezados

    Tenho um dominio no registro.br e o site no WIX. Adquiri um pacote na GoDaddy para somente o e-mail, uma vez que o da wix está caro. Ao tentar configurar o email na godaddy apparece a seguinte mensagem:

    Antes de concluirmos a configuração da sua conta, você precisará confirmar a titularidade do seu dominio
    Faça login na conta com seu host atual de DNS. O que é DNS?
    Definir os registros TXT a seguir.
    Nome Valor TXT
    @ D6651635
    @ v=spf1 mx include:secureserver.net -all

    Onde cargas d’água eu insiro esses dados? Desculpe minha ignorância e agradeço antecipadamente a ajuda.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Leandro,
      As nomenclaturas relacionadas à configuração de domínio podem ser um pouco confusas! Mas vou tentar te ajudar.
      DNS representa Sistema de Nomes Domínio (Domain Name System) e foi criado para que pudéssemos nos referir à locais na internet usando nomes amigáveis (ex.: google.com) ao invés de números (ex.: 123.456.789.00). Um domínio pode conter diversos tipos do que chamamos de entradas de DNS ou registros de DNS. Para saber mais, recomendo o artigo o que é DNS e o seu papel na internet.

      Voltando à configuração do seu e-mail, a GoDaddy te forneceu entradas do tipo TXT para validar a propriedade do domínio. Você precisa inserir estas entradas no painel do local onde está gerenciando o DNS do seu domínio, que pode ser o Wix (se tiver apontado o domínio para lá usando entradas NS) ou o Registro.br (se estiver apontado apenas entradas A e CNAME para configurar o site Wix). É importante que você saiba onde está gerenciando o DNS do seu domínio antes de fazer alterações. O Wix permite configurar um site de ambas as formas (veja aqui), então, o local onde você vai inserir as entradas TXT pode variar dependendo do apontamento que fez para configurar seu site Wix.

      Envio abaixo os caminhos para inserção das entradas nos dois painéis, mas você vai fazer isso em apenas um deles. Portanto, antes de prosseguir, certifique-se de onde está gerenciando o DNS, porque você você vai usar apenas uma das opções abaixo.

      -> Se você estiver gerenciando o DNS pelo Wix, acesse o painel e vá em Configurações -> Domínio -> Avançado. Clique em Editar DNS, procure a linha TXT e clique em Adicionar outro. No campo que se abre, insira o valor D6651635 (ignore o @). Clique em adicionar outro novamente e insira o v=spf1 mx include:secureserver.net -all. Pode deixar as 2 entradas como 1 hora. No topo da página, clique em Salvar DNS.

      -> Se estiver gerenciando pelo Registro.br, você precisa acessar o painel do Registro.br com seu login e senha e clicar no domínio que deseja configurar. Em seguida, procure pelo link Editar Zona e depois em Nova entrada (se não estiver visível, clique em modo avançado). Insira uma nova entrada selecionando TXT na caixa de seleção. Deixe o primeiro campo em brando e insira apenas o valor D6651635 no segundo campo. Clique em adicionar. Repita o procedimento para a entrada v=spf1 mx include:secureserver.net -all. Ao final, clique em salvar.

      Depois de inserir as entradas, em algumas horas você já pode voltar à GoDaddy e confirmar a propriedade do domínio. Outras informações sobre isso estão aqui.

      Espero ter ajudado! Precisando, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
      • Leandro

        Bill. Fantástico. Deu certinho. Muitíssimo obrigado. O mundo precisa de mais pessoas como você.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigado pelo retorno, Leandro!
          Fico feliz em saber que deu certo. 🙂
          Um abraço!

  5. kathleen

    Comprei um domínio pelo registro.br há 2 dias, porém não estou conseguindo utilizar o dominio personalizado no site que criei no google sites. Meu dominio foi verificado e agora a mensagem é que o dns é inválido. Porque?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kathleen,
      O Google Sites não permite apontamento de DNS, mas apenas o mapeamento de um subdomínio, através de uma entrada CNAME e da verificação do domínio. Se você puder informar mais detalhes sobre o erro, podemos tentar ajudá-la melhor.
      Abraços.

      Responder
  6. Wallace Nagashima

    Primeiro, parabéns por responder todas perguntas. Sempre respostas completas e complexas.

    Estou montando um site novo e tenho um domínio no Godaddy e outro no Registro. Meu servidor é no AWS e o DNS que estou configurando é no CloudFlare.

    O Godaddy eu consegui transferir para o CloudFlare mas o Registro está retornando um erro, conforme abaixo:

    >> Servidor DNS Master: Pesquisa recusada

    No CloudFlare já tenho os registros configurados:

    >> A libratur.com.br 13.XXX.166.226
    >> A libratur.com 13.XXX.166.226

    O que será que está ocasionando o erro na hora de fazer a checagem? Está incorreto o registro de apontamento para o .com.br?

    Grato.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Wallace,
      Obrigado pelo comentário.
      Pelo que entendi, você possui dois domínios distintos e deseja configurá-los no mesmo site, certo?
      Como você pretende usar o CloudFlare para os dois domínios, deve configurá-los separadamente. Vou explicar melhor.

      O Registro.br informa o erro “pesquisa recusada” quando não consegue verificar a autoridade de um domínio nos servidores de DNS que estão sendo informados. Por isso, antes de realizar a alteração do DNS no Registro.br, é necessário configurar o domínio no CloudFlare (ou em qualquer outro servidor de hospedagem para onde o domínio será apontado).

      É importante ter em mente que cada domínio deve ser inserido no CloudFlare como um novo site (mesmo que ambos redirecionem para o mesmo site). Para isso, acesse a página inicial do painel do CloudFlare e clique em “+ Add a site”. Informe o domínio e siga as instruções. O CloudFlare fará uma varredura das entradas de DNS presentes no domínio e vai copiá-las, para que você não precise inseri-las manualmente. Se houver alguma entrada ausente, você pode inseri-la nesse momento ou posteriormente. Finalizada esta configuração inicial, o CF vai informar os servidores de DNS que você deve usar no Registro.br. Com estes valores em mãos, basta retornar ao Registro.br e fazer o apontamento.

      Posteriormente, você pode configurar os redirecionamentos que desejar.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  7. Lucas Caproni

    Boa tarde,

    Estou tentando incluir um IP(bloco) no registro.br que é o nosso IP de contingencia, mas o mesmo não mostra nenhuma opção como editar e tudo mais, poderiam me ajudar?
    Nosso link primário está fora e estamos impossibilitados de enviar e-mails.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Lucas,
      Para esse tipo de ajuda, recomendo que entre em contato diretamente com o Registro.br. O suporte deles é excelente e tenho certeza que poderão ajudar.
      O atendimento pode ser feito por telefone – (11) 5509-3500, de 8h às 18h (seg. a sex.) – ou por e-mail (hostmaster@registro.br).
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  8. Marcio

    Segui o tutorial para configurar o DNS no Godaddy do meu domínio que está no registro.br e deu super certo.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Marcio,
      Que bom que deu certo, obrigado por comentar. 🙂

      Responder
  9. RAQUEL BARBOSA

    Bom dia,
    Tenho um domínio com site “.com” e, agora consegui o mesmo domínio com vcs no “.br” e gostaria de estar colocando este domínio “.br” com redirecionamento no site já existente.
    Qual o procedimento?
    Porque meu interesse é tanto a procura ao digitar o “dominio.com” como o “domínio.com.br” abrirem no mesmo site.
    Fico no aguardo, agradecendo desde já a atenção.
    Att.
    Raquel

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Raquel,
      Obrigado pelo comentário. Antes de responder sua pergunta, gostaria apenas de esclarecer que nós somos apenas um site de conteúdo e não fornecemos nenhum tipo de serviço, como registro de domínio ou hospedagem de sites. Dito isso, vamos à sua resposta. 🙂

      Você pode configurar um redirecionamento do domínio .br para o .com e existem várias maneiras de fazer isso. Uma maneira bem simples é usar esta funcionalidade de redirecionamento criada pelo próprio Registro.br.

      Outras opções envolvem apontar o domínio para a sua hospedagem e configurar o redirecionamento por lá. Para saber mais sobre isso, recomendo que leia o artigo como redirecionar um domínio ou página.

      Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  10. Antonio

    Boa tarde. Eu tenho um domínio e gostaria de tirar o site do ar elo registro.br. Então eu tirei o DNS e coloquei o do próprio registro.br. “Você está utilizando os servidores DNS do Registro.br” Está certo o procedimento, pois o site não saiu do ar.? Obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Antonio,
      Sim, com este procedimento o site vai sair do ar em algumas horas. A demora se deve ao tempo de propagação do DNS.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  11. Fabio

    No registro.br editar zonas DNS ainda me da erro de ‘pesquisa recusada MASTER e SLAVE’ já tem alguns dias que add a hospedagem de dns do .com.br no site GODADDY peguei os dns que gerou pra mim e fui tentar por no registro.br NAO VAI!!!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fabio,
      O erro “pesquisa recusada” indica que o servidor para o qual você está tentando apontar o DNS não possui autoridade sobre o domínio em questão. Em outras palavras, o domínio não foi inserido no servidor de hospedagem. Ao tentar alterar os servidores DNS no Registro.br, o sistema faz uma checagem no servidor de destino e verifica se o domínio está configurado por lá. Se o resultado desta checagem for positivo, a alteração é feita e o DNS pode ser gerenciado pelo novo servidor. Caso contrário, o erro “pesquisa recusada” aparece e não é possível fazer a alteração.

      Para resolver, basta configurar o domínio em questão na hospedagem. Se você acredita que se trata de um erro, entre em contato com o suporte da GoDaddy para que eles possam configurar o domínio no servidor de hospedagem. O suporte da GoDaddy pode ser feito por telefone, de segunda a sexta, das 9h às 21h. Os números são 4003 3329 (capitais e regiões metropolitanas), (21) 3956 9989 (Rio de Janeiro) e (11) 3958 5679 (São Paulo).
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  12. Moacir

    Estou tentando apontar um dominio comprado na Go Daddy para a Loca Web, porém da a mensagem, DNS não configurado.
    O domínio já está registrado na go daddy, mas ainda não está apontado para os servidores da Locaweb.
    Mensagem “Você precisa alterar os DNS do domínio em seu provedor de registro para os seguintes servidores”.

    ns1.locaweb.com.br
    ns2.locaweb.com.br
    ns3.locaweb.com.br
    Porém já fiz isso e na Go Daddy confirma, mas a Locaweb não consegue ver. Diz que o DNS não está configurado.
    Como posso resolver esse problema?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Moacir,
      Se você já alterou o DNS na GoDaddy, então pode ser apenas uma questão de tempo até a Locaweb identificar a mudança. Após a alteração do DNS, pode levar várias horas até que o novo apontamento se propague pela internet. Esta demora está relacionada ao funcionamento do sistema de DNS (saiba mais aqui).
      Portanto, se você fez a alteração corretamente, provavelmente em até 24 horas (um pouco mais, em alguns casos) seu domínio estará funcionando na Locaweb.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  13. Pedro

    Olá Pessoal!

    Pesquisei na internet e não encontrei a solução, depois de 6 dias achamos o erro “Encontramos um problema com o NS2, não estava sincronizando com o NS1”.

    Espero que ajuda você que esteja com o mesmo problema!

    Abraços e boa sorte!
    Pedro Santos

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Pedro,
      Legal, obrigado por compartilhar! 🙂
      Abraços!

      Responder
  14. Fernando Lacerda

    Caros, boa tarde e parabéns pela matéria e pelo suporte valioso que prestam.

    Tenho meu domínio no Registro.br, contratei hospedagem do site no Hostgator (plano mais básico, construtor de sites). Pergunta:
    Posso continuar “hospedando” meus emails no gSuite, onde opero ha bastante tempo sem problemas?
    Se sim, como faço isso (site no hostgstor, email no gsuite).

    Saudações e ótima semana

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Fernando,
      Obrigado pelo comentário. 🙂
      Sim, você pode continuar usando o G Suite para gerenciar seus e-mails e publicar o seu site na HostGator.
      Quanto à configuração, você tem duas opções: continuar usando o Registro.br como gerenciador de DNS ou passar a fazer isso pela HostGator. Em ambas as opções você terá que lidar com a inserção de algumas entradas de DNS no seu domínio.

      Se optar por continuar com o gerenciador do Registro.br, você deve inserir as entradas correspondentes ao endereço do seu site na HostGator. Como padrão, ele deve conter uma entrada do tipo A com o IP do servidor onde o seu site está hospedado e uma entrada do tipo CNAME com o valor “www” apontando para o domínio do seu site (para permitir o acesso ao site no formato tradicional “www.site.com.br”). Outras entradas podem ser necessárias dependendo do uso de outros serviços na HostGator, como por exemplo FTP (que viabiliza o uso do endereço “ftp.meusite.com.br” para trocas de arquivos com o servidor), cPanel (para acessar o painel de controle da hospedagem em um subdomínio como “cpanel.meusite.com.br”), entre outros. Os valores a serem usados estão disponíveis no cPanel, na área “Editor de zona avançado” (ou Advanced Zone Editor, se estiver em inglês). Caso o seu plano não utilize o cPanel ou se tiver dificuldade em encontrar estas informações, o suporte pode te ajudar. Basta informar que deseja gerenciar o DNS externamente e solicitar as entradas necessárias para fazer o apontamento para o site.

      Ao invés de fazer o descrito acima, você também pode optar por apontar o seu domínio completamente para a HostGator e fazer o gerenciamento de DNS por lá. Para isso, no Registro.br, acesse o domínio que deseja gerenciar e clique na opção “Alterar servidores DNS”, seguindo o procedimento descrito neste post. Mas atenção: antes de fazer a alteração, você deve configurar as entradas do G Suite no painel de gerenciamento de DNS da HostGator. Caso contrário, seu e-mail pode parar de funcionar. As instruções para isso estão descritas nesta página. Depois de inserir as entradas como descrito na página de ajuda, você pode ir até o painel do Registro.br e realizar a mudança.

      Fica a seu critério escolher uma das opções acima. A melhor é aquela que te deixar mais confortável para fazer a mudança. Antes de realizar qualquer alteração, sugiro que acesse os painéis e localize as áreas onde as mudanças serão realizadas, para se familiarizar com as interfaces. Também pode ser interessante esclarecer todas as dúvidas antes de efetivamente realizar qualquer mudança. Este cuidado é importante principalmente porque você já possui o e-mail configurado e em funcionamento. 😉

      Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato e tentarei ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
  15. Rogerio

    Bom dia!
    gostaria de saber se é possível e como consigo direcionar meu endereço principal para outro endereço, mas que continue aparecendo na barra de endereços o endereço inicial. Ex:
    www.meuendereco.com.br registrado no .br e apontado para outro site onde está hospedado a página www.paginaprincipal.com.br.
    Queria que o conteúdo da www.paginaprincipal.com.br aparece-se, mas as pessoas iriam ver no endereço do navegador www.meuendereco.com.br.
    Obrigado!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Rogerio,
      Sim, existem algumas formas de fazer isso.
      Se você deseja apenas que o endereço A exiba o conteúdo do endereço B, então pode simplesmente configurar um domínio estacionado na hospedagem. Nesse caso, tenha o cuidado de usar link canônicos para informar aos buscadores qual endereço possui o conteúdo original.
      Outra opção que pode ser adequada, principalmente do ponto de vista da visibilidade do site para os buscadores (SEO), seria alterar o domínio principal do site, de www.paginaprincipal.com.br para www.meuendereco.com.br. Ou ainda, fazer uma migração de conteúdo, de um site para o outro. Dependendo da plataforma em que o site foi criado, o nível de complexidade da operação pode variar. Após a mudança, você poderia informar ao Google e aos outros buscadores que a mudança de endereço ocorreu. Dessa forma, você consegue preservar a indexação e visibilidade que o seu site já possui nos resultados de busca. Se este não for um ponto importante, então você pode apenas realizar a mudança de endereço, sem problemas.
      Existe uma outro método, que não recomendo, mas faz exatamente isso que você deseja. Ele consiste em usar a tag HTML <iframe>. Esta tag permite inserir conteúdos externos em determinada página. Ela é comumente usada para inserir players de vídeos e widgets sociais (ex.: Facebook), mas também pode ser usada para exibir páginas inteiras de sites terceiros dentro de uma página específica (ex.: site A exibe o conteúdo do site B). O resultado é exatamente o que você descreveu. O problema desta técnica é que, para os buscadores, o endereço indexado será o do site que contém de fato o conteúdo, ou seja, sempre que a página em questão aparecer em um resultado de busca, o usuário será jogado para o site original. Se isso não for um problema no seu caso, pode usar esta técnica à vontade.
      Veja aqui as instruções básicas de uso da tag iframe.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Rogerio

        Obrigado pela pronta resposta. Mas eu fiz o site, bem simples, pelos tempaltes do wix, sei que eles tem planos que faz esse direcionamento, mas gostaria de não ter que gastar. Resumindo, teno o domínio no registro.br e um site nome.wixsite.com/nomedodominio,
        Dessa maneira não sei como apontar e se consigo no próprio registro, sem ter que me hospedar a um outro provedor.
        Desde já, agradeço

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Rogerio,
          No modo gratuito, o Wix não permite configurar um domínio personalizado. Uma opção para você seria usar o redirecionamento gratuito do Registro.br. Explicamos neste artigo como fazê-lo. Este recurso vai apenas redirecionar o domínio, ou seja, sempre que alguém acessar o domínio do seu site (ex.: site.com.br), será direcionado para o seu endereço no Wix (ex.: nome.wix.com/site). Não é o melhor dos cenários, mas é uma opção para não gastar nada a mais.
          Para os outros exemplos que mencionei, você precisaria de uma hospedagem de sites ou contratar um plano pago do Wix.
          Espero ter ajudado. Precisando, é só entrar em contato.
          Abraços.

      • Rogerio

        Bom dia!
        O que acontece é que o endereço fica com wixsite…
        Mas por enquanto sem problemas. Agora estava no modo avançado,pois configurei o zoho para servidor de emal com o meu domínio. Pelo que vi, esse redirecionamento só funciona no modo básico? Sem sendo assim, ou redireciono ou uso o email com meu domínio? Um abraço.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Oi, Rogerio,
          Isso mesmo. O redirecionamento simples do Registro.br só funciona no modo básico. Se você já tem um e-mail configurado, então infelizmente não é possível usar o redirecionamento simples em conjunto com o e-mail.
          Para contornar isso e redirecionar o domínio para uma URL no Wix, você precisaria contratar um plano pago do Wix ou uma hospedagem de sites (o que não teria propósito, nesse caso, considerando que você já possui um site no Wix).
          Existe ainda uma solução alternativa, que não é muito convencional, mas funciona. Seria gerenciar o DNS do seu domínio pelo CloudFlare e configurar uma regra de redirecionamento por lá. Eu explico como fazer o redirecionamento neste comentário. O CloudFlare possui uma modalidade gratuita e é uma ferramenta altamente confiável.
          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
          Abraços e boa sorte!

        • Rogério

          Boa tarde! Acabei deixando o redirecionamento por enquanto. Mas eu consigo fazer com que as pesquisas google encontrem o site principal, se sim, eu teria que entrar com código na página do site no wix?
          Obrigado.

        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Rogério,
          Com este redirecionamento simples, as pessoas que digitarem o endereço do seu site no navegador, ou clicarem em um link contendo o domínio do site, serão redirecionadas para o Wix. No entanto, o endereço que será indexado no Google e aparecerá nos resultados de busca é o cadastrado no Wix, porque este é o endereço que contém de fato as páginas do seu site.

          Um endereço dentro do domínio Wix não impede que o site seja indexado e encontrado no Google, apesar de um domínio próprio ter algumas vantagens nesse sentido. O Wix disponibiliza, há algum tempo, diversas ferramentas internas para ajudar donos de sites a otimizarem suas páginas para os resultados de busca. Veja aqui orientações bem detalhadas sobre o assunto.

          Vale lembrar que o domínio é apenas um dos aspectos que são considerados para um site ser apresentado nos resultados de busca. Muitos outros fatores são levados em consideração. Para entender melhor como isso funciona, consulte este link.

          Qualquer dúvida, estamos à disposição.
          Abraços!

  16. Caique Vieira Lima

    Mudei o DNS do meu Registro.br para adquirir certificado SSL pelo CloudFlare, mas meu site é hospedado do Boxloja e não é WordPress, então não consigo inserir o plugin. Existe chances do meu site parar de funcionar nessa transição? eu gostaria de desfazer a ação e retornar para o DNS do Registro.br, mas preciso esperar 2 horas agora.. o que eu faço?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Caique,
      A alteração do DNS para o CloudFlare mantém o site online durante todo o processo, desde que os passos indicados na ativação tenham sido executados. No entanto, pelo fato de você usar uma plataforma que já fornece a infraestrutura, acredito que o CloudFlare não seja o mais indicado. O CloudFlare é recomendado em situações nas quais você tem controle da hospedagem, como é o caso de sites que utilizam um serviço de hospedagem de sites. Para serviços de aluguel de plataforma, como por exemplo lojas SaaS e criadores de sites, o CloudFlare não é indicado, pois as plataformas, em teoria, cuidam para que a sua infraestrutura se mantenha otimizada.

      Quanto ao SSL, a Boxloja informa, na página de vendas, que o certificado SSL está incluído em todos os planos. No entanto, pelo que li na documentação, o SSL está disponível apenas no carrinho de compras. O ideal seria que o SSL estivesse disponível em toda a navegação de loja, como acredito que você tentou configurar com o CloudFlare. Nesse caso, recomento que entre em contato com o suporte da empresa para verificar se eles têm planos de disponibilizar SSL para o seu domínio hospedado com eles. Se não for o caso, sugiro que reavalie suas opções e, se for o caso, mude para uma plataforma que permita o uso do SSL no seu domínio. Não apenas no carrinho, mas em todas as páginas da loja.

      O SSL tem se tornado item essencial em qualquer site, loja online e aplicações web, por ser peça fundamental na proteção dos dados que trafegam entre o servidor e os usuários do site. Além disso, os navegadores estão sendo cada vez mais explícitos nos avisos de sites que não possuem um certificado SSL, o que pode afugentar possíveis clientes. Por conta disso, é bem importante garantir que sua loja online terá o recurso.

      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  17. Alexandre Krugs

    Boa noite,
    Tudo bem?
    Gostaria de uma ajuda. Montei um site no site.google. Tenho também um domínio (registro,br) e queria usa-lo dentro do site.google atual. Consigo efetuar essa troca? colocar meu domínio e aparecer no lugar do site.google? Como seria?
    Grato,

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Alexandre,
      Sim, o Google Sites permite que você configure um domínio personalizado gratuitamente nos sites criados com a plataforma. Para isso, você precisa realizar algumas configurações no local onde registrou o seu domínio (Registro.br) e também no próprio Google Sites.
      As instruções de configuração podem ser lidas aqui.
      Apenas uma observação, no caso do Registro.br, para gerenciar as entradas de DNS, acesse o painel, clique sobre o domínio que deseja editar e depois localize e clique no link “editar zona”. Na página de edição de zona, se a opção para inserir valores avançados não estiver sendo exibida por padrão (ex.: TXT, CNAME, A), altere a visualização para o “modo avançado”.
      Depois, basta inserir a entrada CNAME como indicado pela página de ajuda do Google.
      Qualquer dúvida, basta comentar aqui.
      Abraços!

      Responder
      • Alexandre Krugs

        Obrigado pelo seu retorno. Fiz conforme falado. Obrigado.
        Veja como ficou:
        sites.google.com/view/monteseurestauranteonline/
        www.monteseurestauranteonline.com.br

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Alexandre,
          Que bom que conseguiu configurar o domínio! 🙂
          Se tiver outras dúvidas, fique à vontade para entrar em contato.
          Abraços.

  18. LIVIA GALHARDO

    Olá boa tarde tenho uma dúvida, acredito que com sua experiência você poderá me ajudar. Tenho um e-commerce pronto na plataforma Woocommerce com o domínio www .homeoculos .com.br, ele está hospedado no servidor de uma agência (mas o registro do domínio foi feito no registro br) e estou migrando meu site para a Tray e mudarei o dominio para www .oticastore .com.br (tb registrado no registro br) e usarei o servidor próprio da Tray. Gostaria de saber como posso fazer o redirecionamento sem perder a pouca relevância que já tenho no Google, se vale a pena ter esse trabalho, já que daqui um tempo irei inutilizar o site homeoculos .com.br. Devo começar do zero o oticastore .com.br?? Como já fiz alguns clientes no homeóculos gostaria que se a pessoa digitasse o endereço antigo fosse redirecionado para o novo site.
    Aguardo retorno e desde já agradeço!!

    Att,
    Lívia

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Lívia,
      Sua preocupação é de fato bem importante, porque a migração de domínio, em conjunto com a mudança de plataforma, é algo que demanda alguns cuidados especiais.

      Primeiramente, o ideal é que todo o conteúdo existente no site antigo tenha um equivalente no site novo. Dessa forma, é possível criar um redirecionamento de um produto antigo para um novo (ex.: site-antigo.com/produtoA redireciona para site-novo.com/produtoA). Esse redirecionamento será benéfico tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca, como o Google, que entenderão a mudança.

      Caso algum produto ou URL não exista mais no site novo, ela deve ser redirecionada da mesma forma, para uma URL que seja o mais próximo possível do conteúdo antigo. Evite redirecionar muitas URLs do site antigo para a página inicial do site novo. Esse procedimento é prejudicial do ponto de vista de SEO e poderá fazer com que você perca a sua relevância nos buscadores. Por esse motivo, o ideal é ter um produto/URL correspondente no site novo. Se realmente não existir uma URL correspondente, então redirecione para a página inicial, mas procure fazer isso apenas com uma pequena parte do conteúdo.

      Do ponto de vista técnico, existem muitas maneiras de fazer este redirecionamento. Caso a estrutura de URLs se mantenha no novo site, uma das maneiras mais eficientes é utilizar uma regra de correspondência no servidor. Dessa forma, o redirecionamento ocorre produto a produto, como no exemplo site-antigo.com/produtoA -> site-novo.com/produtoA.
      Se a estrutura de URLs mudar (ex.: site-antigo.com/produtoA -> site-novo.com/mesmo-produto-A), nesse caso, o ideal é mapear todas as URLs antigas e novas e criar redirecionamentos individuais, uma regra para cada URL. É um processo que pode ser trabalhoso, mas que vale a pena.

      Como você informou que o endereço antigo está apontado para o servidor de uma agência, seria interessante verificar com eles se poderiam configurar estas regras de redirecionamento para você, no servidor antigo. Se não for possível, você pode apontar o domínio para outra hospedagem, apenas para configurar as regras de redirecionamento.

      Por último, com relação ao Google, recomendo fortemente que você informe ao Google sobre a mudança de endereço do site. Você pode encontrar mais informações sobre isso aqui, aqui e aqui. Repare que, dependendo do tipo de migração, o procedimento pode variar. Por isso, recomendo que estude o assunto antes de iniciar a mudança.

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, é só entrar em contato. 🙂

      Abraços e boa sorte!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Disponha, Livia! 😀

  19. kirchoff

    meu amigo saberia dizer porque o botão para alterar ou editar o dns não aparece no meu painel no site do ponto br????

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Kirchoff,
      Se você registrou o domínio no Registro.br, então o caminho para alterar o DNS é o seguinte:

      • Acesse o site do Registro.br e clique em Acessar conta no canto superior direito da página.
      • Na lista de domínios registrados, clique sobre o domínio que deseja alterar.
      • Role a página e localize o bloco DNS.
      • Se você apenas registrou o domínio e nunca fez nenhum apontamento, dois links devem estar disponíveis: Editar zona e Alterar servidores DNS. Nesse caso, para alterar o servidor DNS, basta clicar em Alterar servidores DNS e seguir com a mudança.
      • Se você já fez o apontamento do DNS para outra empresa, então apenas a opção Alterar servidores DNS deve estar disponível.

      Nos dois casos, ao clicar em Alterar servidores DNS, um aviso aparece informando que você deve alterar os servidores apenas se já possui um serviço de hospedagem. Para prosseguir com a alteração, basta clicar em Informar servidores DNS e a tela de edição do DNS vai aparecer.

      Se ainda estiver tendo dificuldades, envie mais informações sobre o procedimento que está fazendo e tentarei ajudá-lo.
      Abraços!

      Responder
  20. Naidiele

    Oiiii Bill !
    Você não vai acreditar, eu conseguiiiiiiiiii,poxa muitoooo obrigadaaa se não fosse você eu não tinha conseguido,parabéns pelo seu trabalho, vlw,vlw,mil vezes obrigadaaaaa??????

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Naidiele!
      Nossa, que bom! Fico feliz em saber que consegui te ajudar! 😀
      Aproveitando, vimos que sua dúvida é a mesma de muita gente e que o processo para inclusão de domínios no Blogger pode ser um pouco chato. Por isso decidimos fazer um tutorial explicando como fazer, que pode ser lido em como configurar um domínio personalizado no Blogger. Também comento no artigo sobre como configurar a versão segura do domínio (HTTPS). Acho que isso pode ser útil para você também. 😉
      Precisando de qualquer coisa, é só entrar em contato.
      Abraços e sucesso com o blog!

      Responder
  21. Naidiele

    Boa Noite!
    Bill Sempre que eu entro em contato com a equipe do Registro. Br eles informação que o meu domínio esta sendo redirecionado para a plataforma do Blogger, isso já faz uns quatro dias. Meu domínio é naidyalves.com.br e o site do meu Blogger é naydalves.blogpost.com

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Naidiele,
      Obrigado pelas informações. Agora acho que consigo te ajudar 🙂
      Pelo que identifiquei nesta ferramenta, você parece ter feito uma parte dos apontamentos corretamente. Não foi possível identificar, no entanto, a presença da entrada do tipo CNAME com o código exclusivo do seu blog. Segundo as instruções do Blogger para configuração de um domínio personalizado, além da entrada do tipo CNAME apontando para ghs.google.com, também é necessário inserir uma entrada do tipo CNAME com um código único para o seu blog. O valor necessário é informado no momento em que você insere o domínio no Blogger e a inserção deve ser feita no Registro.br como neste exemplo.
      Verifiquei também que você fez as inserções do tipo A corretamente com os IPs do Blogger. Sendo assim, você também pode, na configuração do domínio, deixar marcada a opção “Redirecionar naidyalves.com.br para http://www.naidyalves.com.br“. E não opção “Usar um host de arquivos ausentes”, deixe marcada a opção “Não”.
      Por favor me informe se as informações acima te ajudaram de alguma maneira ou se ainda não conseguiu resolver o problema.
      Aproveitando, verifiquei que muita gente encontra dificuldades para configurar um domínio personalizado no Blogger, então estamos produzindo um tutorial sobre isso. Vou atualizar este comentário assim que ele ficar pronto. produzimos um tutorial sobre isso, que pode ser lido em como configurar um domínio personalizado no Blogger.
      Precisando de ajuda com mais alguma coisa, é só entrar em contato.
      Abraços!

      Responder
  22. Naidiele

    Olá!
    A plataforma que estou usando é o Blogger, e o domínio que estou tentando colocar é no registro. br

    Responder
  23. Naidiele

    Olá!
    Estou com um probleminha, não consigo colocar meu domínio no blog, quando chego no último passo que é salvar o IP no site do registro.br diz IP inválido, porque isso esta acontecendo?? Podem me ajudar por favor

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Naidiele,
      O IP só é necessário em casos especiais, como por exemplo quando você precisa usar nameservers personalizados. Tente inserir apenas os nameservers (sem informar o IP), como no exemplo abaixo:

      ns01.exemplo.com
      ns02.exemplo.com
      ns03.exemplo.com
      

      Se ainda estiver encontrando dificuldades, por favor informe mais detalhes do problema para que possamos ajudá-la.
      Abraços.

      Responder
      • Naidiele

        Amigo você tem me ajudado tanto, mais agoro surgiu outro probleminha com meu domínio personalizado, antes dava erro no cod 9, e agora esta dando erro no código 13, sei que se trata do token,mais não sei como apagar as configurações e entra com outra conta para adquirir um novo token, como faço isso?

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Naidiele,
          Qual plataforma de blog você está usando? Seria o WordPress.com? Blogger? Por favor informe a plataforma e também os detalhes da configuração que está tentando fazer, como por exemplo as instruções fornecidas pela plataforma para configuração do domínio. Qualquer informação adicional pode ser útil. 🙂
          Fico à disposição.
          Abraços!

  24. Denis Siqueira

    Ola pessoal do Registro.br, estou com uma duvida aqui, comprei o Dominio pro meu site .com.br na Hostgator e fiz a hospedagem do meu site na infinty free ou seja gratis e não estou conseguindo apontar o dominio pago pois da erro porque a minha hospegem fala que tenho que apontar o dominio primeiro pra depois criar ela na hospedagem, o que faço nesse caso???

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Denis,
      Pelo pude verificar junto à InfinityFree, uma das regras de utilização do plano gratuito informa que o DNS do domínio deve ser apontando para eles antes da criação da conta e consequente configuração do domínio. O problema é que muitas empresas, como é o caso do Registro.br, não permitem a alteração do DNS antes do domínio estar configurado no servidor. Segundo eles, para contornar esta situação, as alternativas são registrar outro domínio em uma empresa que permita a alteração dos Name Servers antes da configuração do domínio no servidor ou contratar um dos planos pagos da empresa (eles informam que nos planos pagos esta operação está liberada). A mensagem original, informando sobre esta questão, está a seguir:

      Name servers MUST be set before adding the domain here, if your registrar REQUIRES that you add a domain before setting the name servers then you will need to use a different domain name / registrar (or contact there support requesting they manually set the name servers). We are NOT able to add domains to the vPanel without the name servers being set firstly. If this is a requirement, please UPGRADE, on our premium hosting we do allow domain names to be added without the name servers being set. Please do NOT create a support ticket unless you have waited at least 48 hours after successfully changing name servers / adding domain.

      Nesse caso, Denis, se você quiser usar este domínio, talvez tenha que utilizar outra hospedagem ou contratar um dos planos sugeridos por eles.
      Espero ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
      • Denis Siqueira

        ok muito obrigado pela atenção, valeu mesmo vou contratar outra hospedagem ok

        Responder
      • Sonia

        Olá!
        Estou com um pequeno probleminha: configurei um blog pelo blogger e adquiri um domínio pago. Mas, não consigo configurá-lo. Eu gostaria de colocar páginas, links, etc. O objetivo desse blog é educacional, para postagens de fotos, vídeoaulas, links para vídeos e pdf’s, google forms, etc. tudo com propósito educacional. Mas não estou conseguindo configurar as páginas. É preciso ter hospedagem? Se a resposta é sim, como fazer isto?
        Meu domínio é http://www.informaticacef5.com
        Agradeço a atenção.

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Sonia,
          Não é necessário contratar uma hospedagem para o Blogger, pois o serviço já oferece a hospedagem gratuitamente.
          Para criar páginas, basta seguir os passos descritos nesta página.
          Você pode ver esta e outras dicas de publicação na página de ajuda do Blogger, em https://support.google.com/blogger#topic=3339243.
          Tem bastante material lá, mas se tiver outras dúvidas, é só entrar em contato conosco. 🙂
          Abraços e boa sorte!

  25. Matheus A.

    Olá!

    Primeiramente ótima matéria, muito intuitiva! Agora estou com a seguinte duvida:
    – No caso eu já tenho um site pela Loja Integrada e rapaz responsável pelo marketing criou uma página em outro servidor e me passou os dois dns do servidor.

    1º) Se eu adicionar o DNS no meu domínio, a minha página principal que está pela loja integrada irá desaparecer?

    2º) Como deixar: “www.meudomínio.com.br” para a página principal e “blog.meudominio.com.br” para essa segunda página que está localizada em um outro servidor ?

    OBS: Registro.br é onde tenho o domínio.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus!
      A Loja Integrada não possui gerenciamento de DNS. Sendo assim, você precisa configurar as entradas de DNS no Registro.br ou na empresa de hospedagem para a qual apontou seu domínio.
      Não sei exatamente como estão as suas configurações, mas considerando que você registrou o seu domínio no Registro.br, temos duas possibilidades:

      1. Administrar as entradas de DNS pelo próprio Registro.br.
      2. Apontar o domínio para outra empresa e gerenciar as entradas de DNS por esta empresa.

      Nos dois casos, o que você precisa fazer é inserir as entradas corretas para ter o domínio principal em um servidor e o subdomínio .blog em outro. No caso da loja integrada, as entradas que precisam ser inseridas são:

      • Uma entrada do tipo A apontando para 54.232.92.235
      • Uma entrada do tipo CNAME com o subdomínio www apontando para http://www.site.com.br.cdn.vtex.com (sendo que “site.com.br” deve ser substituído pelo seu domínio)

      Depois disso, você deve ativer o certificado digital em sua loja.
      As informações completas sobre o procedimento acima estão em aqui.

      Quanto ao blog, o procedimento é semelhante. As entradas do tipo A suportam apenas endereços de IP, portanto, se você tiver o endereço de IP do servidor onde blog.meudominio.com.br está hospedado, poderia inserir a seguinte entrada em sua zona de DNS:
      Nome: blog
      Tipo: A
      Valor: 111.222.333.444 (substitua pelo endereço de IP do servidor)

      É possível fazer isso também com o CNAME, mas ele não aceita IPs, apenas endereços de domínio ou subdomínio, então acho que essa opção não se aplica nesse caso.

      É difícil confirmar se o procedimento acima é o mais adequado para o seu caso sem analisar as configurações que você possui atualmente. Por isso, antes de realizar as alterações acima, sugiro que copie os valores que estão configurados atualmente, para poder voltar atrás caso algo não funcione.

      Caso tenha outras dúvidas, basta escrever e faremos o possível para ajudá-lo. Se preferir, envie um e-mail para e podemos entrar em mais detalhes.

      Um abraço e boa sorte!

      Responder
      • Matheus A.

        O meu site principal é “www.militarshopping.com.br” , entretanto gostaria de criar um “blog.militarshopping.com.br” que está em um servidor. No caso do Loja Integrada a gente aponta pelo A lá no IP e o CNAME. Até aí só para ter o link principal tudo rodando muito bem, mas eu não sei como direcionar esse “blog.militarshopping.com.br” para o servidor.

        Eu apontei o DNS para o servidor, mas a página principal da loja ficou offline.

        Como proceder? Obrigado pela explicação, mas ainda não compreendi.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Matheus!
          Ao apontar o DNS para o servidor onde está “blog.militarshopping.com.br”, você passou a gerenciar todas as entradas (A, CNAME, TXT, etc.) pela hospedagem onde está o blog. Como as entradas de A e CNAME da Loja Integrada não estão configuradas neste servidor, ela ficou off line. Nesse caso, você precisa recriar as entradas do tipo A e CNAME que apontam para a Loja Integrada no novo servidor.
          Se puder, por gentileza, informar qual é a empresa de hospedagem, posso te ajudar a localizar esta informação. O suporte da empresa também pode te informar onde encontrar a área de gerenciamento de zonas de DNS do seu domínio.
          Caso tenha ficado alguma dúvida, basta entrar em contato novamente.
          Um abraço.

        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Apenas complementando, você também precisará configurar o subdomínio blog.militarshopping.com.br, caso ainda não tenha feito. Como o DNS foi apontado completamente para o servidor onde ele está, geralmente é uma operação simples, que pode ser feita pelo painel de controle da própria hospedagem. Procure por algo como “hospedagem x configurar subdomínio”. É provável que a empresa possua uma página com as instruções para isso.

  26. Louise

    Olá. Obrigada pelo post, foi o mais explicativo que encontrei e que realmente responde o que eu preciso. Antes de fazer esse procedimento, quero tirar uma dúvida. Contratei o domínio pelo Registro.br e também a hospedagem pela Hostgator, mas como sou nova no assunto, acabei dependendo de tutoriais e tendo que me virar com a terminologia. Como queria fazer a ligação do domínio e da hospedagem, acabei entrando no suporte da Hostgator e caí num link para fazer a transferência de domínio. Que seria eu largar o Registro.br e ficar dependente da Hostgator, né? (eu comprei o domínio separado exatamente para ter liberdade). Como a terminologia ainda é nova para mim, achei que era o caminho certo e mudei o provedor pra Endurance Brasil 43. Levei um susto quando voltei no Registro.br e, na aba Domínios > DNS, vi a frase “Você deixou de utilizar os servidores do Registro.br”. Voltei a colocar “nenhum provedor”, aguardei os 3 dias úteis, mas essa frase continua e tenho a opção de “Utilizar DNS do Registro.br”. Eu não lembro como era antes de eu ter feito o erro de trocar o provedor. Tu pode me dizer se eu tenho que clicar nessa opção? Estou perdida, já que não sei se isso aparece para todos ou só pra mim que fiz essa mudança errada anteriormente.
    Obrigada desde já.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Louise!
      Não se desespere, você está no caminho certo. 🙂
      Para gerenciar seu domínio pelo Registro.br, você deve deixar a seção “provedor de serviços” com a opção “Nenhum provedor selecionado”, como já o fez.
      Respondendo à sua pergunta: não escolha a opção “Utilizar DNS do Registro.br”.
      O próximo passo é apontar o DNS para a sua hospedagem na HostGator. Para isso, na seção “DNS” você deve clicar em “Alterar servidores DNS” e em seguida no link “Informar servidores DNS”, como indicado neste artigo. Daí é só informar nos campos Master e Slave os valores que a HostGator forneceu assim que ativou sua hospedagem. Deve ser algo parecido com ns000.hostgator.com.br. Clique em Salvar dados para finalizar.
      Após esta mudança, em até 24 horas seu domínio estará apontado para a HostGator.
      Espero ter ajudado! Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  27. Davi Salatiel

    Olá! Boa noite!
    Estou passando por um problema na configuração de e-mail.

    Recentemente adquiri um e-mail profissional na GoDaddy, porém na hora da configuração fico meio perdido. Eu já tenho o Domínio no Registro Br.

    A Godaddy passa todos os passos para inserir, como CNAME, MX… até aí tudo bem, mas o último passo ele pede para inserir um tal de REGISTRO SRV. O Registro Br não tem essa opção. Tem apenas as opções A, AAAA, TXT, CNAME, MX e TLSA.

    Sabe me informar onde eu consigo colocar esse registro SRV?

    Obrigado pela atenção!
    Grande Abraço!

    Davi Salatiel

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Davi!
      De fato, o Registro.br não aceita registros do tipo SRV. Nesse caso, ao invés de gerenciar o DNS pelo Registro.br, o ideal seria apontar o domínio completamente para a GoDaddy e gerenciar as entradas por lá. Assim, você poderá inserir os registros do tipo SRV, além de poder reproduzir todas as demais entradas que já estão no Registro.br.
      Para isso, você deverá fazer alterações nos dois painéis, como explico a seguir:
      – Acesse sua conta na GoDaddy e vá em DNS -> Adicionar Hospedagem DNS;
      – Insira o domínio que está registrado no Registro.br;
      – Ao adicionar o domínio, serão exibidos na tela os valores de DNS que você deverá utilizar no Registro.br para apontar seu domínio para a GoDaddy. Será algo como:
      ns01.domaincontrol.com
      ns02.domaincontrol.com

      – Acesse o Registro.br e clique no domínio que deseja apontar para a GoDaddy;
      – Na tela que se abre, selecione Alterar servidores DNS;
      – Insira os dados que a GoDaddy forneceu, como exemplificado acima, nos campos Master e Slave.
      – Clique em Salvar dados.

      A partir deste ponto, o gerenciamento dos registros do seu domínio será feito pela GoDaddy. Então, retorne ao painel da GoDaddy e clique em Gerenciar DNS. Agora você poderá inserir normalmente os valores que precisar, incluindo os do tipo SRV.

      Lembre-se de que, após a alteração do DNS, pode levar até 48 horas para que a mudança seja propagada pela internet.
      Vale lembrar também que, caso existam valores diferentes do padrão configurados anteriormente, eles deverão ser reproduzidos na GoDaddy.

      Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  28. Thiago

    Olá, eu adquirir um domínio no UOL host, gostaria de saber como eu faço pra hospedar e criar um site meu domínio?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thiago!
      O domínio é apenas uma das partes que compõem um site. Você também precisará de uma hospedagem, que será a responsável por disponibilizar o seu site na internet. E também precisará… do próprio site!
      Existem muitas maneiras e muitas ferramentas para criar sites atualmente. Separamos alguns artigos que poderão te ajudar a entender melhor os conceitos e escolher a ferramenta ideal no seu caso. Vamos lá:
      Hospedagem de Sites: descubra o que é e como funciona
      Como escolher uma boa hospedagem
      Depois de escolher uma hospedagem de sites, você precisará apontar o DNS do domínio para o servidor escolhido. Veja abaixo como fazer isso.
      O que é DNS e qual o seu papel na internet
      Para a criação do site, temos um artigo bem detalhado que explica todas as etapas do processo. Veja só:
      Como criar um site: da escolha do domínio à publicação

      Pode parecer complicado, mas com um pouco de dedicação acredito que você conseguirá ter o seu site publicado.
      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  29. Elison Takashi Ichikihara

    Tenho um dominio na go Daddy e hospedagem no hospedameusite.com.br – estou tentando colocar o dns do hospedameusite na go daddy ,mas está dando a seguinte mensagem

    As modificações que você solicitou no domínio empresa.com.br FALHARAM.

    Erro: Parameter value syntax error; Invalid attribute value syntax; IPADDRESS0: (123.456.789.101) ; Name server pending addition is not registered: ns9.hospedameusite.com.br; Parameter value syntax error; Invalid attribute value syntax; IPADDRESS0: (123.456.789.101)

    Pode me ajudar?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Elison!
      Pela descrição do erro, me parece ser uma questão de sintaxe, que seria a “ortografia”, a forma como o valor deve ser inserido no campo. Em muitos casos, você não precisará incluir o IP, bastando inserir o nome do servidor (ex.: ns9.hospedameusite.com.br). Tente revisar esta questão e tentar novamente.
      Além disso, é importante saber que o domínio precisa estar configurado no servidor de hospedagem antes do DNS ser alterado na GoDaddy.
      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços

      Responder
  30. OSVALDO SOUZA

    OLÁ,

    Tenho dominio no registro.br e desejo aponta-lo para uma loja minestone.

    Porém (sempre há, rs) uso contas de email paga no uol e ao abrir o registro aparece no dns master e slave1 / slave 2 eles estao com informação uol.

    Pergunto qual dns controla a conta de email?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Osvaldo!
      Entramos em contato com o suporte da Minestore e verificamos que eles não oferecem a possibilidade de apontar seu domínio para um serviço de e-mails externo.
      Em outro cenário, você poderia ter o seu domínio apontado para um serviço de hospedagem qualquer enquanto o serviço e-mail está apontado para outro lugar, como a UOL Host. Para isso, você deveria editar as entradas MX do seu servidor de hospedagem. A UOL Host fornece um passo a passo para esse procedimento neste link.
      Infelizmente, no entanto, a Minestore não oferece este tipo de customização. Caso queira obter mais informações sobre o assunto, você pode entrar em contato diretamente com o suporte da Minestore através do e-mail contato@minestore.com.br ou do telefone (41) 3010-2275.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte com a loja!

      Responder
  31. Anderson

    Boa noite, possuo dois domínios no godaddy (ravansolutions.com – principal), (ravansolution.com – está sendo redirecionado para o principal) e possuo o domínio (ravansolutions.com.br) eu preciso redirecionar este para o principal, como eu faço isso, no caso ele está apenas registrado no registro.br, não possui nenhum servidor master ou slave cadastrado nele, tentei usar o NS (Servidor de nomes), mas ao colocar isso no registro.br e clicar em salvar dados ele retorna com a seguinte mensagem “Servidor DNS Master: Pesquisa recusada” e “Servidor DNS Slave 1: Pesquisa recusada”, como devo proceder tanto no registro.br como no godaddy?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anderson!
      Sua dúvida é bastante recorrente quando se trata da hospedagem GoDaddy. Imagino que seja porque essa mudança não é muito intuitiva no painel.
      O importante é saber que, antes de alterar o DNS do seu domínio no Registro.br, você precisa cadastrar o novo domínio na GoDaddy.

      Para fazer isso, acesse o painel de controle da GoDaddy e vá em “Gerir meus domínios”.
      No alto da tabela com os domínios, clique no botão “mais” e selecione “Adicionar DNS externo”, como na imagem abaixo:
      Adicionar DNS externo - painel de controle GoDaddy

      Na janela que se abre, insira o domínio que deseja apontar para a GoDaddy e clique em “Seguinte”:
      Adicionar DNS externo - passo 2 - painel de controle GoDaddy

      Se o domínio estiver registrado corretamente, ele vai aparecer na tabela com sua lista de domínios. Em seguida, clique no domínio em questão e vá até o final da página, até encontrar a seção “NS – Servidor de nomes”. Nessa área você verá os valores de DNS Master e Slave que precisam ser inseridos no Registro.br
      valores DNS GoDaddy

      Com esses dados em mãos, basta acessar o painel do Registro.br e editar a zona de DNS no domínio que deseja apontar para a GoDaddy.

      Esperamos ter ajudado! Caso tenha qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte com o site!

      Responder
      • Anderson

        Muito obrigado pela ajuda!!! Nossa vocês foram muito rápido na resposta, fiz o procedimento, mas ainda não está funcionando… vamos aguardar pois pode demorar um pouco….

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Isso mesmo, Anderson! Uma alteração de DNS pode levar até 72 horas para se propagar pela internet, mas geralmente o domínio já está funcionando 24 horas após a mudança. O jeito é esperar. A vantagem é que dá pra tomar várias xícaras de café enquanto isso ☕?
          Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato!

      • Mário Soares

        OU, muito obirgado mesmo por isso ai, consegui resolver meu prolbmeas!

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Obrigado pelo comentário, Mário! 🙂

  32. Alex

    Não consigo Definir destino dos emails do meu godaddy para o Registro.br…

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Alex!
      Para poder ajudá-lo, precisamos de mais informações sobre o que está tentando fazer. Pelo que informou, parece que você tem uma hospedagem na GoDaddy e um domínio registrado no Registro.br, seria isso?

      Se esse for o caso, você precisa primeiro inserir o domínio na GoDaddy (se ainda não tiver feito isso), ou seja, acrescentar o domínio como um domínio adicional ou principal na sua hospedagem. Feito isso, você precisa descobrir os valores DNS do seu servidor de hospedagem. Essa informação deve estar disponível no painel de controle da sua hospedagem. Com esses valores em mãos, você precisa acessar o painel do Registro.br e editar as informações de DNS, inserindo os valores que a GoDaddy forneceu. Para realizar esta última alteração, você pode seguir o passo a passo que está descrito neste artigo. Após o apontamento do domínio, pode levar até 24 horas para ele funcionar normalmente.

      Sobre os e-mails, lembre-se de criar as contas que deseja no painel de controle. Se estiver migrando de outra hospedagem e já existirem contas de e-mail para esse domínio, também será necessário criar as mesmas contas de e-mail na nova hospedagem.

      Esperamos ter ajudado. Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato!

      Responder
      • Aline

        Mas a godaddy passa os servidores para atualizar os registros TXT, CNAME, MX e SRV e no site do registro.br pede o master e slave 1, como saber isso???

        Responder
      • Redação
        Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Oi, Aline!
        As informações de nome de domínio master e slave na GoDaddy estão um pouco “escondidas”, mas fica fácil encontrá-las seguindo os passos abaixo. Vamos lá:
        – Acesse o seu painel de cliente na GoDaddy e selecione a opção Domínios -> Administrar.
        – Você encontrará uma lista com os domínios que possui associados à sua hospedagem. Mesmo os domínios registrados externamente (ex: registro.br), se eles foram associados à hospedagem no momento da contratação, vão aparecer nessa lista, com o status Apenas DNS (Hospedagem), como na imagem abaixo:
        gerenciar domínios GoDaddy
        – Clique no nome do domínio que deseja saber os valores de DNS.
        – Dentro da área de gerenciamento do domínio, clique na aba Configurações.
        – Em seguida, vá até o final da página e procure o título NS (Servidor de nomes).
        – As informações de DNS master e slave vão aparecer na coluna Aponta para:
        valores DNS GoDaddy
        Agora é só copiar os valores que aparecem nesta coluna e inserir no Registro.br, respectivamente nos campos Master e Slave.
        Esperamos ter ajudado! Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato!

        Responder
  33. carlinho

    boa-tardi. conprei uma revenda de hospedagem.) um criente tem um dominio registrado no registro.br,e o site dele ta hopedado em outra hopedagem, ele não que mais o site da outra hopedagem, mais ele comprou um plano de hospedagem comigo, ele que usa o mesmo dominio na minha hopedagem,/
    o que eu fasso aponto o dominio para minha hospedagem primeiro? ou falo para ele cansela o plano da outra hospedagem que ele ta lagando primeiro ?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlinho!
      Se já existir um site na hospedagem antiga, o ideal é migrar completamente o site antes de apontar o domínio para a nova hospedagem. A migração do site deverá incluir os arquivos que estão no servidor antigo, banco de dados (se houver) e eventuais configurações (ex.: redirecionamentos).
      Além disso, é importante verificar se existem contas de e-mail em utilização na hospedagem atual do seu cliente. Nesse caso, as mesmas contas de e-mail deverão ser criadas na nova hospedagem.
      Ainda quanto aos e-mails, um backup das mensagens poderá ser necessário, visto que os e-mails não serão migrados apenas com a criação das contas.
      Somente após certificar-se de que todas essas questões estão cobertas (o site está funcionando na nova hospedagem e as contas de e-mail existem) é que a hospedagem antiga deverá ser cancelada. Lembre-se de que, após o cancelamento da hospedagem antiga, seu cliente perderá qualquer tipo de acesso ao servidor, painel de controle e e-mails.
      Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e faremos o possível para ajudá-lo.
      E boa sorte com a revenda!

      Responder
  34. Rafael

    Boa tarde! Contratei um servidor privado na godaddy e tenho um dominio no registro.br, eu insiro no servidor master os valores mas não da a seguinte mensagem:

    “Servidor DNS Master: Domínio desconhecido”

    O que fazer? Podem me adicionar no skype para ajudar?

    [conteúdo removido]

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá Rafael,
      Isso está acontecendo porque o registro.br não está reconhecendo o seu domínio como existente no servidor de hospedagem. Para corrigir isso, você deve inserir o domínio que possui registrado no painel de administração da sua hospedagem (acesse o seu painel de cliente e faça a inserção do mesmo na área de administração de domínios). Após esse procedimento você poderá acessar o painel do registro.br e alterar normalmente os valores de DNS. Qualquer dúvida, basta entrar em contato!

      Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Roberson!
          Você poderia fornecer mais detalhes sobre a sua dificuldade?
          É importante ter em mente que, antes de alterar o DNS no Registro.br, o domínio precisa existir em sua hospedagem, ou seja, ele precisa estar configurado na hospedagem. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida.
          Ficamos à disposição para ajudá-lo.

      • Roberson

        Consegui resolver, o processo é exatamente o que nos passou, o que muda apenas, é que aparentemente, o DNS vai depender do plano contratado(Pelo menos no Go Daddy) mudou o DNS.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Roberson, fico feliz que resolveu o problema! E obrigado por avisar que o DNS muda de acordo com o plano – essa informação também poderá ser útil para outras pessoas.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉