Como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br

alterar dns registro.br

Se você contratou uma empresa de hospedagem de sites e já possui um domínio no Registro.br, precisará apontar o novo domínio para o servidor de hospedagem. Para isso, será necessário inserir os valores de DNS fornecidos pela empresa e seguir os passos abaixo para configurar o domínio no Registro.br.

Antes de começar, tenha certeza de que o domínio foi inserido na sua hospedagem, caso contrário, o registro.br vai exibir o erro “Domínio desconhecido“.

Para começar, acesse o site do Registro.br e clique no link Acessar conta, no canto superior direito da página.

Acessando a sua conta no Registro.br

Após o login, você verá a listagem com todos os domínios que possui registrados. Clique no domínio que deseja configurar para iniciar a mudança.

alterar dns registro.br

Na tela seguinte, clique em Alterar Servidores DNS e em seguida, no link Informar Servidores DNS. A tela de edição vai se abrir, como mostrado abaixo. Basta então inserir os valores de DNS informados pela empresa de hospedagem que contratou.

valores dns registro.br

Ao final, clique em Salvar dados e pronto!

As alterações de DNS levam até 24 horas para se refletirem em toda a internet. Isso significa que você não verá seu domínio apontando imediatamente para o servidor de hospedagem. Cheque novamente após algumas horas para ter certeza de que a alteração já está propagada.

Importante: antes de realizar este procedimento, o domínio precisa estar configurado no painel de controle de sua hospedagem, caso contrário o erro “Servidor DNS Master: Domínio desconhecido” será exibido.

O procedimento para esta configuração pode mudar de acordo com a empresa. Em geral, se você informou o domínio no momento da contratação, esse passo será feito automaticamente. Se você registrar um novo domínio e quiser adicioná-lo à mesma hospedagem, deverá fazer a configuração na hospedagem antes de apontar o DNS no registro.br.

Esse procedimento de alteração do DNS no Registro.br é válido para qualquer hospedagem de sites que você tiver contratado. Se ainda assim você tiver alguma dúvida, deixe um comentário e teremos prazer em ajudá-lo!

, ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

32 Comentários

  1. Matheus A.

    Olá!

    Primeiramente ótima matéria, muito intuitiva! Agora estou com a seguinte duvida:
    – No caso eu já tenho um site pela Loja Integrada e rapaz responsável pelo marketing criou uma página em outro servidor e me passou os dois dns do servidor.

    1º) Se eu adicionar o DNS no meu domínio, a minha página principal que está pela loja integrada irá desaparecer?

    2º) Como deixar: “www.meudomínio.com.br” para a página principal e “blog.meudominio.com.br” para essa segunda página que está localizada em um outro servidor ?

    OBS: Registro.br é onde tenho o domínio.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Matheus!
      A Loja Integrada não possui gerenciamento de DNS. Sendo assim, você precisa configurar as entradas de DNS no Registro.br ou na empresa de hospedagem para a qual apontou seu domínio.
      Não sei exatamente como estão as suas configurações, mas considerando que você registrou o seu domínio no Registro.br, temos duas possibilidades:

      1. Administrar as entradas de DNS pelo próprio Registro.br.
      2. Apontar o domínio para outra empresa e gerenciar as entradas de DNS por esta empresa.

      Nos dois casos, o que você precisa fazer é inserir as entradas corretas para ter o domínio principal em um servidor e o subdomínio .blog em outro. No caso da loja integrada, as entradas que precisam ser inseridas são:

      • Uma entrada do tipo A apontando para 54.232.92.235
      • Uma entrada do tipo CNAME com o subdomínio www apontando para http://www.site.com.br.cdn.vtex.com (sendo que “site.com.br” deve ser substituído pelo seu domínio)

      Depois disso, você deve ativer o certificado digital em sua loja.
      As informações completas sobre o procedimento acima estão em aqui.

      Quanto ao blog, o procedimento é semelhante. As entradas do tipo A suportam apenas endereços de IP, portanto, se você tiver o endereço de IP do servidor onde blog.meudominio.com.br está hospedado, poderia inserir a seguinte entrada em sua zona de DNS:
      Nome: blog
      Tipo: A
      Valor: 111.222.333.444 (substitua pelo endereço de IP do servidor)

      É possível fazer isso também com o CNAME, mas ele não aceita IPs, apenas endereços de domínio ou subdomínio, então acho que essa opção não se aplica nesse caso.

      É difícil confirmar se o procedimento acima é o mais adequado para o seu caso sem analisar as configurações que você possui atualmente. Por isso, antes de realizar as alterações acima, sugiro que copie os valores que estão configurados atualmente, para poder voltar atrás caso algo não funcione.

      Caso tenha outras dúvidas, basta escrever e faremos o possível para ajudá-lo. Se preferir, envie um e-mail para e podemos entrar em mais detalhes.

      Um abraço e boa sorte!

      Responder
      • Matheus A.

        O meu site principal é “www.militarshopping.com.br” , entretanto gostaria de criar um “blog.militarshopping.com.br” que está em um servidor. No caso do Loja Integrada a gente aponta pelo A lá no IP e o CNAME. Até aí só para ter o link principal tudo rodando muito bem, mas eu não sei como direcionar esse “blog.militarshopping.com.br” para o servidor.

        Eu apontei o DNS para o servidor, mas a página principal da loja ficou offline.

        Como proceder? Obrigado pela explicação, mas ainda não compreendi.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Matheus!
          Ao apontar o DNS para o servidor onde está “blog.militarshopping.com.br”, você passou a gerenciar todas as entradas (A, CNAME, TXT, etc.) pela hospedagem onde está o blog. Como as entradas de A e CNAME da Loja Integrada não estão configuradas neste servidor, ela ficou off line. Nesse caso, você precisa recriar as entradas do tipo A e CNAME que apontam para a Loja Integrada no novo servidor.
          Se puder, por gentileza, informar qual é a empresa de hospedagem, posso te ajudar a localizar esta informação. O suporte da empresa também pode te informar onde encontrar a área de gerenciamento de zonas de DNS do seu domínio.
          Caso tenha ficado alguma dúvida, basta entrar em contato novamente.
          Um abraço.

        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Apenas complementando, você também precisará configurar o subdomínio blog.militarshopping.com.br, caso ainda não tenha feito. Como o DNS foi apontado completamente para o servidor onde ele está, geralmente é uma operação simples, que pode ser feita pelo painel de controle da própria hospedagem. Procure por algo como “hospedagem x configurar subdomínio”. É provável que a empresa possua uma página com as instruções para isso.

  2. Louise

    Olá. Obrigada pelo post, foi o mais explicativo que encontrei e que realmente responde o que eu preciso. Antes de fazer esse procedimento, quero tirar uma dúvida. Contratei o domínio pelo Registro.br e também a hospedagem pela Hostgator, mas como sou nova no assunto, acabei dependendo de tutoriais e tendo que me virar com a terminologia. Como queria fazer a ligação do domínio e da hospedagem, acabei entrando no suporte da Hostgator e caí num link para fazer a transferência de domínio. Que seria eu largar o Registro.br e ficar dependente da Hostgator, né? (eu comprei o domínio separado exatamente para ter liberdade). Como a terminologia ainda é nova para mim, achei que era o caminho certo e mudei o provedor pra Endurance Brasil 43. Levei um susto quando voltei no Registro.br e, na aba Domínios > DNS, vi a frase “Você deixou de utilizar os servidores do Registro.br”. Voltei a colocar “nenhum provedor”, aguardei os 3 dias úteis, mas essa frase continua e tenho a opção de “Utilizar DNS do Registro.br”. Eu não lembro como era antes de eu ter feito o erro de trocar o provedor. Tu pode me dizer se eu tenho que clicar nessa opção? Estou perdida, já que não sei se isso aparece para todos ou só pra mim que fiz essa mudança errada anteriormente.
    Obrigada desde já.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Louise!
      Não se desespere, você está no caminho certo. 🙂
      Para gerenciar seu domínio pelo Registro.br, você deve deixar a seção “provedor de serviços” com a opção “Nenhum provedor selecionado”, como já o fez.
      Respondendo à sua pergunta: não escolha a opção “Utilizar DNS do Registro.br”.
      O próximo passo é apontar o DNS para a sua hospedagem na HostGator. Para isso, na seção “DNS” você deve clicar em “Alterar servidores DNS” e em seguida no link “Informar servidores DNS”, como indicado neste artigo. Daí é só informar nos campos Master e Slave os valores que a HostGator forneceu assim que ativou sua hospedagem. Deve ser algo parecido com ns000.hostgator.com.br. Clique em Salvar dados para finalizar.
      Após esta mudança, em até 24 horas seu domínio estará apontado para a HostGator.
      Espero ter ajudado! Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  3. Davi Salatiel

    Olá! Boa noite!
    Estou passando por um problema na configuração de e-mail.

    Recentemente adquiri um e-mail profissional na GoDaddy, porém na hora da configuração fico meio perdido. Eu já tenho o Domínio no Registro Br.

    A Godaddy passa todos os passos para inserir, como CNAME, MX… até aí tudo bem, mas o último passo ele pede para inserir um tal de REGISTRO SRV. O Registro Br não tem essa opção. Tem apenas as opções A, AAAA, TXT, CNAME, MX e TLSA.

    Sabe me informar onde eu consigo colocar esse registro SRV?

    Obrigado pela atenção!
    Grande Abraço!

    Davi Salatiel

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Davi!
      De fato, o Registro.br não aceita registros do tipo SRV. Nesse caso, ao invés de gerenciar o DNS pelo Registro.br, o ideal seria apontar o domínio completamente para a GoDaddy e gerenciar as entradas por lá. Assim, você poderá inserir os registros do tipo SRV, além de poder reproduzir todas as demais entradas que já estão no Registro.br.
      Para isso, você deverá fazer alterações nos dois painéis, como explico a seguir:
      – Acesse sua conta na GoDaddy e vá em DNS -> Adicionar Hospedagem DNS;
      – Insira o domínio que está registrado no Registro.br;
      – Ao adicionar o domínio, serão exibidos na tela os valores de DNS que você deverá utilizar no Registro.br para apontar seu domínio para a GoDaddy. Será algo como:
      ns01.domaincontrol.com
      ns02.domaincontrol.com

      – Acesse o Registro.br e clique no domínio que deseja apontar para a GoDaddy;
      – Na tela que se abre, selecione Alterar servidores DNS;
      – Insira os dados que a GoDaddy forneceu, como exemplificado acima, nos campos Master e Slave.
      – Clique em Salvar dados.

      A partir deste ponto, o gerenciamento dos registros do seu domínio será feito pela GoDaddy. Então, retorne ao painel da GoDaddy e clique em Gerenciar DNS. Agora você poderá inserir normalmente os valores que precisar, incluindo os do tipo SRV.

      Lembre-se de que, após a alteração do DNS, pode levar até 48 horas para que a mudança seja propagada pela internet.
      Vale lembrar também que, caso existam valores diferentes do padrão configurados anteriormente, eles deverão ser reproduzidos na GoDaddy.

      Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  4. Thiago

    Olá, eu adquirir um domínio no UOL host, gostaria de saber como eu faço pra hospedar e criar um site meu domínio?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Thiago!
      O domínio é apenas uma das partes que compõem um site. Você também precisará de uma hospedagem, que será a responsável por disponibilizar o seu site na internet. E também precisará… do próprio site!
      Existem muitas maneiras e muitas ferramentas para criar sites atualmente. Separamos alguns artigos que poderão te ajudar a entender melhor os conceitos e escolher a ferramenta ideal no seu caso. Vamos lá:
      Hospedagem de Sites: descubra o que é e como funciona
      Como escolher uma boa hospedagem
      Depois de escolher uma hospedagem de sites, você precisará apontar o DNS do domínio para o servidor escolhido. Veja abaixo como fazer isso.
      O que é DNS e qual o seu papel na internet
      Para a criação do site, temos um artigo bem detalhado que explica todas as etapas do processo. Veja só:
      Como criar um site: da escolha do domínio à publicação

      Pode parecer complicado, mas com um pouco de dedicação acredito que você conseguirá ter o seu site publicado.
      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  5. Elison Takashi Ichikihara

    Tenho um dominio na go Daddy e hospedagem no hospedameusite.com.br – estou tentando colocar o dns do hospedameusite na go daddy ,mas está dando a seguinte mensagem

    As modificações que você solicitou no domínio empresa.com.br FALHARAM.

    Erro: Parameter value syntax error; Invalid attribute value syntax; IPADDRESS0: (123.456.789.101) ; Name server pending addition is not registered: ns9.hospedameusite.com.br; Parameter value syntax error; Invalid attribute value syntax; IPADDRESS0: (123.456.789.101)

    Pode me ajudar?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Elison!
      Pela descrição do erro, me parece ser uma questão de sintaxe, que seria a “ortografia”, a forma como o valor deve ser inserido no campo. Em muitos casos, você não precisará incluir o IP, bastando inserir o nome do servidor (ex.: ns9.hospedameusite.com.br). Tente revisar esta questão e tentar novamente.
      Além disso, é importante saber que o domínio precisa estar configurado no servidor de hospedagem antes do DNS ser alterado na GoDaddy.
      Espero ter ajudado. Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Abraços

      Responder
  6. OSVALDO SOUZA

    OLÁ,

    Tenho dominio no registro.br e desejo aponta-lo para uma loja minestone.

    Porém (sempre há, rs) uso contas de email paga no uol e ao abrir o registro aparece no dns master e slave1 / slave 2 eles estao com informação uol.

    Pergunto qual dns controla a conta de email?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Osvaldo!
      Entramos em contato com o suporte da Minestore e verificamos que eles não oferecem a possibilidade de apontar seu domínio para um serviço de e-mails externo.
      Em outro cenário, você poderia ter o seu domínio apontado para um serviço de hospedagem qualquer enquanto o serviço e-mail está apontado para outro lugar, como a UOL Host. Para isso, você deveria editar as entradas MX do seu servidor de hospedagem. A UOL Host fornece um passo a passo para esse procedimento neste link.
      Infelizmente, no entanto, a Minestore não oferece este tipo de customização. Caso queira obter mais informações sobre o assunto, você pode entrar em contato diretamente com o suporte da Minestore através do e-mail contato@minestore.com.br ou do telefone (41) 3010-2275.
      Se pudermos ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte com a loja!

      Responder
  7. Anderson

    Boa noite, possuo dois domínios no godaddy (ravansolutions.com – principal), (ravansolution.com – está sendo redirecionado para o principal) e possuo o domínio (ravansolutions.com.br) eu preciso redirecionar este para o principal, como eu faço isso, no caso ele está apenas registrado no registro.br, não possui nenhum servidor master ou slave cadastrado nele, tentei usar o NS (Servidor de nomes), mas ao colocar isso no registro.br e clicar em salvar dados ele retorna com a seguinte mensagem “Servidor DNS Master: Pesquisa recusada” e “Servidor DNS Slave 1: Pesquisa recusada”, como devo proceder tanto no registro.br como no godaddy?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anderson!
      Sua dúvida é bastante recorrente quando se trata da hospedagem GoDaddy. Imagino que seja porque essa mudança não é muito intuitiva no painel.
      O importante é saber que, antes de alterar o DNS do seu domínio no Registro.br, você precisa cadastrar o novo domínio na GoDaddy.

      Para fazer isso, acesse o painel de controle da GoDaddy e vá em “Gerir meus domínios”.
      No alto da tabela com os domínios, clique no botão “mais” e selecione “Adicionar DNS externo”, como na imagem abaixo:
      Adicionar DNS externo - painel de controle GoDaddy

      Na janela que se abre, insira o domínio que deseja apontar para a GoDaddy e clique em “Seguinte”:
      Adicionar DNS externo - passo 2 - painel de controle GoDaddy

      Se o domínio estiver registrado corretamente, ele vai aparecer na tabela com sua lista de domínios. Em seguida, clique no domínio em questão e vá até o final da página, até encontrar a seção “NS – Servidor de nomes”. Nessa área você verá os valores de DNS Master e Slave que precisam ser inseridos no Registro.br
      valores DNS GoDaddy

      Com esses dados em mãos, basta acessar o painel do Registro.br e editar a zona de DNS no domínio que deseja apontar para a GoDaddy.

      Esperamos ter ajudado! Caso tenha qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte com o site!

      Responder
      • Anderson

        Muito obrigado pela ajuda!!! Nossa vocês foram muito rápido na resposta, fiz o procedimento, mas ainda não está funcionando… vamos aguardar pois pode demorar um pouco….

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Isso mesmo, Anderson! Uma alteração de DNS pode levar até 72 horas para se propagar pela internet, mas geralmente o domínio já está funcionando 24 horas após a mudança. O jeito é esperar. A vantagem é que dá pra tomar várias xícaras de café enquanto isso ☕😁
          Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato!

  8. Alex

    Não consigo Definir destino dos emails do meu godaddy para o Registro.br…

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Alex!
      Para poder ajudá-lo, precisamos de mais informações sobre o que está tentando fazer. Pelo que informou, parece que você tem uma hospedagem na GoDaddy e um domínio registrado no Registro.br, seria isso?

      Se esse for o caso, você precisa primeiro inserir o domínio na GoDaddy (se ainda não tiver feito isso), ou seja, acrescentar o domínio como um domínio adicional ou principal na sua hospedagem. Feito isso, você precisa descobrir os valores DNS do seu servidor de hospedagem. Essa informação deve estar disponível no painel de controle da sua hospedagem. Com esses valores em mãos, você precisa acessar o painel do Registro.br e editar as informações de DNS, inserindo os valores que a GoDaddy forneceu. Para realizar esta última alteração, você pode seguir o passo a passo que está descrito neste artigo. Após o apontamento do domínio, pode levar até 24 horas para ele funcionar normalmente.

      Sobre os e-mails, lembre-se de criar as contas que deseja no painel de controle. Se estiver migrando de outra hospedagem e já existirem contas de e-mail para esse domínio, também será necessário criar as mesmas contas de e-mail na nova hospedagem.

      Esperamos ter ajudado. Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato!

      Responder
      • Aline

        Mas a godaddy passa os servidores para atualizar os registros TXT, CNAME, MX e SRV e no site do registro.br pede o master e slave 1, como saber isso???

        Responder
      • Redação
        Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Oi, Aline!
        As informações de nome de domínio master e slave na GoDaddy estão um pouco “escondidas”, mas fica fácil encontrá-las seguindo os passos abaixo. Vamos lá:
        – Acesse o seu painel de cliente na GoDaddy e selecione a opção Domínios -> Administrar.
        – Você encontrará uma lista com os domínios que possui associados à sua hospedagem. Mesmo os domínios registrados externamente (ex: registro.br), se eles foram associados à hospedagem no momento da contratação, vão aparecer nessa lista, com o status Apenas DNS (Hospedagem), como na imagem abaixo:
        gerenciar domínios GoDaddy
        – Clique no nome do domínio que deseja saber os valores de DNS.
        – Dentro da área de gerenciamento do domínio, clique na aba Configurações.
        – Em seguida, vá até o final da página e procure o título NS (Servidor de nomes).
        – As informações de DNS master e slave vão aparecer na coluna Aponta para:
        valores DNS GoDaddy
        Agora é só copiar os valores que aparecem nesta coluna e inserir no Registro.br, respectivamente nos campos Master e Slave.
        Esperamos ter ajudado! Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato!

        Responder
  9. carlinho

    boa-tardi. conprei uma revenda de hospedagem.) um criente tem um dominio registrado no registro.br,e o site dele ta hopedado em outra hopedagem, ele não que mais o site da outra hopedagem, mais ele comprou um plano de hospedagem comigo, ele que usa o mesmo dominio na minha hopedagem,/
    o que eu fasso aponto o dominio para minha hospedagem primeiro? ou falo para ele cansela o plano da outra hospedagem que ele ta lagando primeiro ?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Carlinho!
      Se já existir um site na hospedagem antiga, o ideal é migrar completamente o site antes de apontar o domínio para a nova hospedagem. A migração do site deverá incluir os arquivos que estão no servidor antigo, banco de dados (se houver) e eventuais configurações (ex.: redirecionamentos).
      Além disso, é importante verificar se existem contas de e-mail em utilização na hospedagem atual do seu cliente. Nesse caso, as mesmas contas de e-mail deverão ser criadas na nova hospedagem.
      Ainda quanto aos e-mails, um backup das mensagens poderá ser necessário, visto que os e-mails não serão migrados apenas com a criação das contas.
      Somente após certificar-se de que todas essas questões estão cobertas (o site está funcionando na nova hospedagem e as contas de e-mail existem) é que a hospedagem antiga deverá ser cancelada. Lembre-se de que, após o cancelamento da hospedagem antiga, seu cliente perderá qualquer tipo de acesso ao servidor, painel de controle e e-mails.
      Se ainda tiver dúvidas, entre em contato e faremos o possível para ajudá-lo.
      E boa sorte com a revenda!

      Responder
  10. Rafael

    Boa tarde! Contratei um servidor privado na godaddy e tenho um dominio no registro.br, eu insiro no servidor master os valores mas não da a seguinte mensagem:

    “Servidor DNS Master: Domínio desconhecido”

    O que fazer? Podem me adicionar no skype para ajudar?

    [conteúdo removido]

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá Rafael,
      Isso está acontecendo porque o registro.br não está reconhecendo o seu domínio como existente no servidor de hospedagem. Para corrigir isso, você deve inserir o domínio que possui registrado no painel de administração da sua hospedagem (acesse o seu painel de cliente e faça a inserção do mesmo na área de administração de domínios). Após esse procedimento você poderá acessar o painel do registro.br e alterar normalmente os valores de DNS. Qualquer dúvida, basta entrar em contato!

      Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Olá, Roberson!
          Você poderia fornecer mais detalhes sobre a sua dificuldade?
          É importante ter em mente que, antes de alterar o DNS no Registro.br, o domínio precisa existir em sua hospedagem, ou seja, ele precisa estar configurado na hospedagem. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida.
          Ficamos à disposição para ajudá-lo.

      • Roberson

        Consegui resolver, o processo é exatamente o que nos passou, o que muda apenas, é que aparentemente, o DNS vai depender do plano contratado(Pelo menos no Go Daddy) mudou o DNS.

        Responder
        • Redação
          Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Roberson, fico feliz que resolveu o problema! E obrigado por avisar que o DNS muda de acordo com o plano – essa informação também poderá ser útil para outras pessoas.

Deixe um comentário