Instalador automático: o jeito mais fácil de instalar aplicações em sua hospedagem

Instalador automático

Em uma era na qual todos querem marcar sua presença na internet, a procura por ferramentas e plataformas para publicar sites e outros sistemas cresce a cada ano. Da mesma forma, multiplicam-se as empresas que oferecem serviços de hospedagem de sites. Estas, por sua vez, agregam uma enxurrada de recursos para facilitar a vida de seus clientes. Assim, publicar um site está se tornando uma tarefa trivial, tanto para os especialistas quanto para os leigos.

Uma das ferramentas que ajudam bastante neste processo são os instaladores automáticos, oferecidos pelos provedores de hospedagem de sites. Através deles, é possível instalar uma infinidade de aplicações, que podem ir desde sites e páginas estáticas até sistemas complexos.

Acompanhe-nos neste artigo e saiba mais sobre esta poderosa ferramenta que está gratuitamente à disposição de qualquer pessoa que utiliza o serviço de hospedagem de sites.

O que é o instalador automático

O instalador automático, como o próprio nome sugere, é um programa que realiza a instalação de scripts, sistemas e aplicações em uma hospedagem de sites. O processo de instalação é feito de forma automatizada, ou seja, sem a intervenção de nenhum funcionário da empresa que disponibiliza o instalador.

Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites oferecem algum tipo de instalador automático no painel do cliente. Apesar de todas as aplicações disponíveis poderem ser instaladas manualmente, o processo de instalação pode ser trabalhoso e complexo. É justamente para evitar este tedioso processo que o instalador automático foi criado.

Com poucos cliques, leigos e pessoas mais técnicas podem se valer da praticidade de ter um sistema completo instalado e pronto para ser usado em sua hospedagem.

Instalador automático Softaculous - amostra de aplicações disponíveis

Instalador automático Softaculous – amostra de aplicações disponíveis

Como funciona

Ao acessar um instalador automático, você verá uma lista com os sistemas/scripts disponíveis. Após escolher o que deseja instalar, o sistema solicitará alguns dados. Você deverá inserir, por exemplo, o login e a senha que deseja utilizar na aplicação que será instalada. Neste processo, você também poderá escolher no local da sua hospedagem (diretório) no qual deseja instalar o recurso.

Após seguir estes breves passos, o sistema fará a instalação do item desejado e você poderá acessá-lo alguns instantes depois. Dependendo da complexidade do que se está instalando, esse tempo de espera pode ir de alguns segundos até vários minutos.

Em geral, você receberá um e-mail com os dados para acessar a aplicação que acabou de ser instalada, além de instruções na própria tela de instalação.

Instalador automático Installatron - amostra de aplicações disponíveis

Instalador automático Installatron – amostra de aplicações disponíveis

Atualizações automáticas

As aplicações modernas sofrem atualizações e melhorias frequentemente. O WordPress, por exemplo, lança cerca de 4 grandes atualizações por ano, sem contar com as atualizações de segurança. Essas atualizações são ótimas para os usuários, mas podem gerar bastante trabalho para o responsável pela manutenção do sistema. É fundamental manter qualquer sistema atualizado e isso deve ocorrer sempre que uma nova versão é lançada.

Uma das vantagens do instalador automático é a possibilidade de realizar upgrades automaticamente. Assim, o administrador do site ou da aplicação poupará bastante tempo por não ter que fazer atualizações manualmente.

Geralmente é possível escolher, no momento da instalação da aplicação, se as atualizações serão feitas automaticamente ou não.

O que pode ser instalado

A lista de aplicações que estão disponíveis nos principais instaladores do mercado é vasta e seria uma tarefa árdua listar todas aqui. No entanto, vamos citar abaixo algumas aplicações bastante procuradas. Eles estão disponíveis no instalador automático das principais empresas de hospedagem do mercado Brasileiro e mundial. Vamos lá!

Blog/Site

e-Commerce/Loja virtual

  • Magento
  • PrestaShop
  • ZenCart
  • OpenCart
  • osCommerce

Frameworks

  • CakePHP
  • Laravel
  • Symphony
  • CodeIgniter

Fórum

  • phpBB
  • bbPress

Suporte

  • osTicket
  • Live Helper Chat

Imagens/galerias

  • Gallery
  • ZenPhoto

Ensino à distância

  • Moodle
  • eFront

Wiki

  • MediaWiki

Lembrando que esta lista é apenas uma pequena amostra do que é possível instalar usando um instalador automático.

Instalador automático Fantastico De Luxe - amostra de aplicações disponíveis

Instalador automático Fantastico De Luxe – amostra de aplicações disponíveis

Para quem é indicado

Pela gama de possibilidades, o instalador automático é indicado para públicos em vários níveis de conhecimento. Leigos e técnicos poderão se beneficiar da ferramenta.

Para os leigos, é de uma ajuda sem tamanho poder instalar qualquer sistema em sua hospedagem sem ter que se preocupar com upload de arquivos, edição de código-fonte, criação de bancos de dados, e outras questões.

Da mesma forma, mesmo para usuários mais experientes, como desenvolvedores e programadores, a vantagem do instalador é pular etapas mecânicas e massantes de instalação manual. Ao utilizar tal ferramenta, ganha-se muita agilidade.

Outro aspecto interessante dos instaladores automáticos, é que você poderá experimentar aplicações pelo simples ato de explorar. Caso determinada aplicação tenha despertado o seu interesse, o processo de instalação é simplificado. Assim, você poderá explorar o novo sistema, escolhendo usá-lo ou não para outros fins.

Instalador automático KingBox, da KingHost - amostra de aplicações disponíveis

Instalador automático KingBox, da KingHost – amostra de aplicações disponíveis

Instaladores automáticos mais populares

O instalador automático disponibilizado por determinada empresa pode ser fornecido por terceiros ou desenvolvido pela própria empresa de hospedagem.

Instaladores automáticos populares

Como exemplos de instaladores automáticos de terceiros, podemos citar o Installatron, o Softaculous e o Fantastico De Luxe. Estas ferramentas estão disponíveis no painel de controle de várias empresas de hospedagem de sites. Nesse caso, o sistema pode ser adaptado em sua aparência para receber a marca que o está oferecendo. Mas a instalação dos aplicativos se dá de maneira semelhante em todas as empresas que o oferecem.

Instalador automático QuickInstall, da HostGator - amostra de aplicações disponíveis

Instalador automático QuickInstall, da HostGator – amostra de aplicações disponíveis

Algumas empresas, no entanto, optam por desenvolver e manter seu próprio instalador automático. Um exemplo disso é o QuickInstall, desenvolvido e mantido pela HostGator. A KingHost, empresa brasileira de hospedagem de sites, também desenvolveu seu próprio instalador automático, chamado de KingBox.

Os instaladores desenvolvidos pelas empresas de hospedagem se assemelham em funcionalidade aos outros disponíveis no mercado, podendo variar em quantidade de aplicativos disponíveis. Para se ter uma ideia desta diferença, o QuickInstall oferece dezenas de aplicações, enquanto o KingBox oferece apenas 7.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos as vantagens de utilizar um instalador automático para a instalação de sistemas e scripts em uma hospedagem. Asprincipais empresas de hospedagem de sites do mercado oferecem algum tipo de instalador automático para seus clientes.

Se você estiver interessado em se beneficiar da instalação automática na sua hospedagem, é importante certificar-se de que o aplicativo desejado está disponível na empresa, antes de contratar o serviço.

Gostou do artigo? Possui alguma dúvida? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e vamos conversar!

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

2 Comentários

  1. Mwnoel

    Boa tarde!
    Parabéns pelo site, depois de muito tempo procurando algo esclarecedor sobre criação de sites, encontrei o que precisava.
    Muito obrigado pelos conteúdos divulgados.

    Responder

Deixe um comentário