Como escolher uma boa hospedagem

Como escolher uma boa hospedagem

Você está criando um site e agora precisa escolher uma boa hospedagem? Se você está em dúvida sobre qual contratar, fique tranquilo: você não está sozinho. Muitas pessoas se deparam com esta pergunta e ficam sem saber por onde começar. Neste artigo, explicaremos como escolher uma boa hospedagem em apenas 4 etapas.

Em primeiro lugar, vem a empresa de hospedagem, que precisa oferecer um serviço de qualidade e um suporte sempre disponível. Estes são os requisitos mínimos, pois sem eles você corre o risco de ter o seu site indisponível na hora em que mais precisa.

Além de escolher a empresa, você também precisa escolher um plano de hospedagem. Isso porque cada empresa oferece diversos planos, para diferentes tipos de site. Cada plano possui configurações específicas, que podem mudar bastante de empresa para empresa.

Preparamos aqui uma maneira prática de ajudá-lo, explicando como escolher uma boa hospedagem em apenas 4 passos. Vamos lá? 🙂

1. Tamanho do seu site

websiteO site que você possui ou está construindo é pequeno ou grande? Caso não saiba quanto espaço ele ocupa, pense no número de páginas. É um site de até 10 páginas ou muito maior do que isso? E a quantidade de imagens e vídeos?

Essa pergunta é importante porque o tamanho do seu site determinará o espaço em disco necessário na sua hospedagem. Agora vamos mostrar a hospedagem ideal para os dois casos.

Pequeno a médio – Site institucional, de um negócio local ou blog

Se você possui um site institucional ou um blog, a hospedagem de sites (compartilhada) lhe atenderá tranquilamente. Esse tipo de hospedagem é o mais popular e atende a grande maioria dos sites na internet, como este blog, por exemplo. Além disso, é o mais barato e é oferecido por todas as empresas de hospedagem. Os planos variam entre R$ 6 e R$ 20 mensais. Há também planos específicos de hospedagem para WordPress.

Um plano de hospedagem compartilhada funciona assim: vários clientes compartilham o mesmo servidor, isto é, hospedam seus sites em um único servidor. Isso não significa que o serviço será ruim, já que teremos dezenas de sites dividindo o mesmo servidor. As empresas de hospedagem possuem meios para garantir que um cliente que esteja abusando dos recursos de uma máquina não interfira em outro cliente hospedado no mesmo servidor.

Médio a grande – Sites grandes e robustos ou blog profissional

multimediaCaso possua um site com muitas páginas e principalmente, muitos arquivos, como fotos, vídeos e áudio, como por exemplo, um site de download de imagens, é recomendável que contrate um plano mais robusto, como um servidor VPS, cloud ou servidor dedicado. Nesse caso, a quantidade e o tamanho dos arquivos fazem mais diferença do que o número de páginas do site.

Se o site ainda não foi publicado, você pode começar com uma hospedagem de sites comum e esperar o seu site crescer para migrar para um plano mais robusto. Afinal, isso pode levar algum tempo e você vai economizar bastante nesse meio tempo, já que os valores das hospedagens variam bastante.

2. Quantidade de acessos ao site

Seu site recebe muitas visitas? Avaliar o tráfego é importante por conta da transferência oferecida pelos planos de hospedagem. Além disso, cada vez que uma página é carregada, ela utiliza um pouco dos recursos do servidor de hospedagem.

transferencia webAcesso pequeno a moderado

Se você possui um blog ou um site com nível de acessos moderado, poderá hospedar seu site na hospedagem de sites compartilhada. Como falamos, este blog está em uma hospedagem como essa, e olha que temos muitos acessos (o que é ótimo!). 🙂

Muitos acessos ou picos de tráfego

Um site com muitos acessos pode consumir rapidamente os recursos disponíveis até o limite estabelecido pelo plano de hospedagem, o que pode levar o site a ficar fora do ar. Esse cenário é bastante comum em sites que possuem uma grande audiência e divulgam seu conteúdo nas redes sociais. Ao publicar um novo link na rede social, o site receberá uma enxurrada de novas visitas e pode ficar indisponível, se estiver hospedado em um plano que não aguente o tranco. Em casos como esse, a recomendação é contratar uma hospedagem Cloud ou um servidor dedicado.

3. Existência de uma loja virtual

Se você possui um site de e-commerce (loja virtual), sua hospedagem precisa oferecer o protocolo de segurança SSL e o IP Dedicado, que garantem a segurança dos dados dos clientes através da criptografia em cada informação enviada e recebida. Não oferecer esse tipo de segurança é colocar em risco as informações dos seus clientes, que poderão ser expostas à pessoas mal-intencionadas.

e-commerceSe a venda é feita através de uma ferramenta de pagamento de terceiros, como o PagSeguro ou o PayPal, não há essa preocupação, pois a venda será realizada no ambiente seguro dessas empresas terceiras.

O plano varia conforme o tamanho da loja. Se forem poucas páginas e produtos, uma hospedagem de sites comum, mas que disponha de SSL e IP Dedicado, atenderá às suas necessidades. Já lojas virtuais médias e grandes demandam planos mais robustos, como Servidor VPS, cloud e servidor dedicado. Algumas empresas oferecem planos de hospedagem para lojas virtuais, que podem ou não incluir a própria plataforma de e-commerce.

4. Avaliando uma boa hospedagem

Respondendo as perguntas acima, você já está apto a escolher o plano de hospedagem ideal para o seu site. Caso queira conhecer as melhores empresas do mercado, acesse nosso ranking de hospedagem de sites. Se preferir se aprofundar mais no assunto, veja outros pontos importantes ao escolher uma boa hospedagem:

Sobre a empresa de hospedagem

  • Reputação no mercado – qual é a opinião dos clientes e o tamanho da empresa?
  • Suporte – quais os canais e horário de atendimento? Há suporte em português?
  • Gerenciamento – o painel de controle é em português?
  • Garantias – a empresa oferece reembolso, caso o cliente fique insatisfeito?
  • Uptime – a empresa oferece uma garantia de disponibilidade do servidor acima de 99,5%?

Sobre o plano de hospedagem

  • Espaço em disco – qual o espaço em disco oferecido no plano?
  • Transferência de dados – qual o limite de tráfego do plano?
  • Plataforma – é oferecida hospedagem Linux ou Windows?
  • E-mail – quantas contas de e-mail e qual o espaço para armazenamento em cada conta?
  • Extras – há construtor de sites? E recursos, como SSL privado e IP dedicado?

E o preço, devo levar em conta?

A questão do preço não deve ser determinante na sua escolha da hospedagem, mas pode ajudá-lo. Há empresas de hospedagem com preços bem competitivos, que oferecem um serviço de ótima qualidade. Isso acontece porque o preço está relacionado a diversos fatores, como por exemplo a localização do servidor. Empresas com servidores fora do Brasil costumam oferecer planos mais baratos do que as que hospedam no Brasil.

Ao analisar o preço de uma hospedagem, leve em consideração o que está sendo oferecido e quais são as suas garantias. Se é uma boa hospedagem e o preço está dentro do esperado, então aí está uma boa opção.

Espero que as dicas tenham te ajudado a escolher uma boa hospedagem de sites. Até a próxima!

Crédito imagens: desktop (Alfredo H), multimídia (José García), transferência (Maxim Basinski) e shopping cart (Lokas Software).

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

2 Comentários

  1. Cleiton

    São boas estas dicas básicas para escolher uma boa hospedagem de sites, outra coisa que gostaria de acrescentar aqui é procurar saber sobre a satisfação de clientes dessas empresas, desse modo é possível ter uma visão prática sobre pontos fracos e fortes que podem ter.

    Responder

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo