Introdução aos domínios personalizados

introdução aos domínios personalizados
Você sabia que pode ter o seu próprio domínio, mesmo utilizando ferramentas gratuitas, como o Wix ou o WordPress.com? Saiba mais sobre o assunto neste artigo, que é a tradução do primeiro artigo da série Domínios 101, escrito originalmente por Erica Varlese para o blog do WordPress.com.


Não foi Shakespeare que uma vez disse: “um blog de qualquer outro domínio seria igualmente agradável de ler”? Embora seja verdade que, desde que você esteja escrevendo bom conteúdo de forma consistente você encontrará seu nicho e audiência, o endereço de seu site é parte importante da sua presença online. Um endereço marcante é um link direto entre você e seus leitores. Sem isso, eles não poderão encontrá-lo.
domínios são endereços eletrônicos

Quando você se cadastra para ter um site gratuito no WordPress.com, você ganha automaticamente um subdomínio em WordPress.com, como por exemplo postsdiarios.wordpress.com. Seu site ficará sempre disponível neste endereço e você poderá utilizá-lo livremente por quanto tempo desejar. Com o crescimento do seu blog, você poderá desejar customizar ainda mais este endereço, substituindo o subdomínio *.wordpress.com pelo seu próprio endereço .com.

Para ajudá-lo a se familiarizar com o mundo dos domínios, nós criamos uma série de posts com o básico sobre domínios, propriedade de domínios e, o principal, como os domínios funcionam.

O básico sobre domínios

É um ato comum para muitos de nós: você senta de frente para o seu computador ou pega o notebook enquanto se acomoda no sofá. Aperta o botão de ligar, a tela brilha e o ponteiro do mouse se move, quase que automaticamente, em direção ao seu navegador preferido. Na barra de endereços, você começa a digitar uma URL, aperta enter e voilà!

Quando você digita uma URL na barra de endereços, você envia um sinal, através do seu computador, requisitando os arquivos que montam e exibem na tela o site que você procura. Mas, adivinha? Qualquer um pode registrar o seu próprio e único domínio, inclusive você.

domínios de topoPara usar o seu próprio domínio, primeiro é necessário registrá-lo. Registrar um domínio significa que você possui este endereço eletrônico em particular, da mesma forma que o WordPress possui o endereço wordpress.com. Ninguém mais poderá registrar um domínio enquanto ele estiver em seu nome, uma vez que a mesma URL não pode buscar mais do que um site por vez.

Antes de registrar um domínio, existem algumas opções que você deve observar. O final de um domínio, como .com ou .net, é conhecido como TLD ou top-level domain (domínio de topo, em português). O domínio de topo que você escolher não afetará os visitantes do seu site ou o modo como ele é apresentado. Ao contrário, domínios de topo são originalmente uma preferência de estilo. O domínio de topo também pode ser uma marca regional – como .ca se refere a sites do Canadá – ou apenas uma oportunidade de brincar com palavras, como migre.me. No WordPress.com é possível registrar domínios de topo como .com, .net, .org ou .me.

Durante o processo de registro, você também irá se deparar com a questão da privacidade. Por padrão, as informações de contato da pessoa ou empresa que estão registrando o domínio são visíveis publicamente através da ferramenta Whois (do inglês Who is? Ou “Quem é?”), que permite que qualquer um veja a quem pertence determinado domínio. Se você deseja manter suas informações de cadastro privadas, o órgão que registrar o seu domínio deverá oferecer esta opção. Em qualquer modalidade de registro de domínios, é importante manter suas informações de contato corretas e atualizadas, porém estas opções estarão ocultas nas buscas realizadas através do Whois, caso você tenha optado por isso.

Algumas dúvidas frequentes

Dúvida: Quando você compra um domínio, ele será seu para sempre?

Resposta: O registro de domínios precisa ser renovado anualmente para que a propriedade seja mantida e é muito importante garantir que que o domínio não expire durante o tempo que você pretende utilizá-lo.

Se você renovar o domínio através de uma empresa, é possível definir o registro para ser renovado automaticamente e isso será feito a cada ano. Renovações automáticas são realizadas com um mês de antecedência da data de expiração do domínio. Assim, caso haja algum problema com o pagamento, você será alertado a tempo para renovar com segurança seu domínio.

regsitro de dominios

D: Ninguém pode comprar um domínio que contenha meu nome.

R: É uma boa ideia comprar um domínio que contenha o seu nome, mas isso não garante que ele estará livre. Caso exista outra pessoa com o mesmo nome que você, é possível que esta pessoa já o tenha registrado anteriormente. Em se tratando de domínios, quem chega primeiro leva.

Uma vez que o domínio está registrado, não será possível que ninguém mais o faça.

Se o domínio que você desejar já estiver registrado, considere registrar o mesmo domínio, mas com um TLD diferente. Por exemplo, caso joaoroberto.com já esteja registrado, joaoroberto.net poderia ser uma opção, caso esteja disponível.


Acesse o artigo original em Domains 101: An Introduction to Custom Domains, publicado em 24 de junho de 2013.
Autora: Erica Varlese.

Ainda possui dúvidas sobre domínios? Não se preocupe, nós vamos lhe ajudar. Veja aqui no blog todas as informações sobre domínios.

Publicado originalmente em 23/08/2013 - Atualizado em 22/10/2017

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉