Como hospedar vários sites: 3 alternativas para diferentes necessidades

Ilustração com fundo laranja representando sites saindo do mesmo servidor.

A popularização da Internet e o crescente número de ferramentas de presença online têm criado uma necessidade cada vez mais frequente em profissionais de diversas áreas: a de administrar e hospedar vários sites.

Lidar diariamente com tecnologia já é a realidade de muitos empreendedores, blogueiros, designers, programadores e profissionais de TI. Em alguns casos, as demandas surgem para atender ao próprio negócio. Em outros, o foco está em atender às necessidades dos clientes. Há ainda quem se dedique ao assunto apenas como hobby.

Em todas as situações, o trabalho pode envolver a criação e publicação periódica de sites e aplicações na internet. Como é o caso, por exemplo, de agências, freelancers e empreendedores digitais, que estão sempre criando um novo projeto na internet.

Ter tantos projetos na web, no entanto, gera uma outra demanda: a de administrar dezenas (ou até centenas) de sites e domínios ao mesmo tempo. E se gerenciar muitos domínios e sites já pode ser trabalhoso, imagine hospedar todos eles?

Bem, essa tarefa pode ser mais ou menos complexa e trabalhosa, dependendo da sua necessidade (e da sua escolha). Para ajudá-lo nessa decisão, apresentarei neste artigo três formas para hospedar vários sites, incluindo as vantagens e desvantagens de cada opção.

1. Tenha um plano de hospedagem que suporte múltiplos sites

Ilustração com fundo laranja e 3 sites coloridos saindo do mesmo servidor

Todos os planos de hospedagem oferecidos pelas empresas se diferenciam em tipo e em recursos disponíveis. Assim como memória e espaço em disco, um desses recursos é a quantidade de sites permitidos em determinado plano de hospedagem.

A primeira opção para hospedar vários sites é escolher um plano que permita múltiplos sites. Talvez isso faça parecer que este tipo de plano é caro ou complexo, mas a verdade é que ele pode ser tão simples e barato quanto planos para apenas 1 site. Enquanto um plano para site único pode custar menos de R$ 10 por mês, um para múltiplos sites pode custar menos de R$ 15, ainda mais se contratado em promoções sazonais, feitas pelas empresas (conheça aqui as hospedagens compartilhadas com melhor custo-benefício).

Logicamente, é importante destacar que o valor pode variar bastante, dependendo do volume de recursos necessários para hospedar todos os sites.

Supondo que você tenha 5 sites institucionais, todos com pouco tráfego (e otimizados). Sua necessidade provavelmente pode ser atendida com uma hospedagem compartilhada, que foi essa que comentei acima.

No entanto, se você administra vários sites grandes e/ou com tráfego moderado a alto, precisa de uma solução mais robusta, como um dedicado, uma Cloud ou um VPS, sendo o último o mais em conta entre eles. Nesses tipos de hospedagem você tem uma quantidade de recursos definida e pode dimensionar melhor as suas necessidades, tanto geral como para cada site.

Então a melhor forma de hospedar meus sites é usar apenas uma hospedagem? A resposta é depende. Vamos ver abaixo as vantagens e desvantagens de hospedar vários sites em uma mesma hospedagem.

Vantagens de hospedar vários sites no mesmo plano de hospedagem

  • Economia financeira – ao contratar uma hospedagem com mais recursos e dividir o custo entre vários sites, o preço por cada site hospedado tende a ser menor do que quando a hospedagem é contratada individualmente. A lógica é a mesma de uma compra em atacado.
  • Conveniência – ao usar um plano apenas, o tempo investido na administração de contas é reduzido. Imagine pagar boletos separados para cada plano de hospedagem? Mesmo usando cartão de crédito, ainda assim precisaria lidar com diferentes contratos, notas fiscais etc.
  • Facilidade de gerenciamento – a mesma economia de tempo vale para o gerenciamento técnico. Ao administrar todas as contas a partir da mesma hospedagem, você simplifica o processo e o torna mais eficiente. Não é necessário lidar com tantos logins, senhas e provedores, algo que pode tomar muito do seu tempo.

Desvantagens de hospedar vários sites no mesmo plano de hospedagem

  • Maior impacto em caso de indisponibilidade – hospedar todos os sites em um mesmo plano não aumenta as chances dele ficar indisponível (a não ser que esteja sobrecarregando o servidor). No entanto, caso haja uma indisponibilidade, o impacto dela é maior, já que todos os sites administrados ficam indisponíveis ao mesmo tempo. Dependendo do número de sites afetados, esse pode ser um grande problema.
  • Possibilidade de um site afetar os demais – se um dos seus sites apresentar um pico de tráfego acima do esperado ou sofrer um ataque DDoS, entre outras coisas, todos os sites hospedados na mesma conta podem ter seu desempenho prejudicado ou até mesmo ficar indisponíveis. O mesmo pode ocorrer se a sua conta for suspensa por quebra nos termos de serviço, o que pode acontecer, por razões diversas. Uma vez que a conta é suspensa, todos os seus sites ficam fora do ar até que o problema seja solucionado.
  • Dificuldade de gerenciar os sites separadamente – caso opte por ter vários sites em uma hospedagem compartilhada — e que ela tenha recursos suficientes para tal —, ainda há o inconveniente de administrar todos os sites a partir de um mesmo painel de controle. Se todos os sites forem seus, tudo bem. Mas se também tiver sites dos seus clientes, fornecer a eles o acesso à hospedagem deixa de ser uma opção. Isso significa ter clientes que dependem de ajuda para realizar qualquer tarefa rotineira na hospedagem, gerando ainda mais trabalho para você.
  • Restrições de alguns planos – apesar de muitos planos permitirem hospedar vários sites na mesma conta, alguns possuem limitações quanto à sua finalidade. Por exemplo, algumas hospedagens compartilhadas proíbem que ela seja usada para hospedar sites de terceiros (ou seja, que não sejam do próprio cliente que contratou o site). Isso ocorre especialmente quando a empresa de hospedagem avalia que um plano compartilhado está sendo usado para revender hospedagem. Nesses casos, a empresa notifica o cliente e informa que ele precisa migrar de hospedagem. Em servidores VPS e dedicados não há esse tipo de restrição, uma vez que o cliente está comprando uma quantidade fixa de recursos e pode usá-la como desejar (desde que respeite os termos de serviços, claro).

Atenção: sites e domínios são coisas diferentes

O número de sites permitidos em uma hospedagem não é necessariamente o mesmo que o número de domínios permitidos. Você pode ter domínios estacionados, que redirecionam ou não para algum site, e que não contam para os limites da hospedagem. Sendo assim, se você possui um site com um domínio, e mais 3 domínios que redirecionam para este site, você pode usar um plano de hospedagem para apenas 1 site. 😉

Agora vamos à segunda forma de hospedar vários sites, também em uma mesma hospedagem.

2. Tenha uma revenda de hospedagem

Ilustração com fundo laranja representando sites em uma revenda

Uma alternativa econômica de hospedar vários sites em uma mesma conta é contratar um plano de revenda de hospedagem. Nesta modalidade, você tem disponível uma quantidade pré-determinada de recursos — conforme o plano escolhido — e pode dividi-los em contas distintas dentro da hospedagem, para então revender aos seus clientes.

Além disso, tem ao seu dispor ferramentas úteis para gerenciar as contas dentro da hospedagem, de forma individualizada. Desde a formatação dos planos e dos preços, até a cobrança e gerenciamento das contas. Algumas mais conhecidas e utilizadas são o painel de controle WHM e o sistema de gerenciamento e cobrança WHMCS.

Algumas empresas permitem ainda que o dono da conta revenda domínios e utilize os mesmos recursos oferecidos aos clientes da própria empresa, como criador de sites, SSL gratuito, entre outros. É como ter uma empresa de hospedagem, mas sem ter de fornecer e cuidar da infra-estrutura. Vale lembrar que o suporte é oferecido pela empresa de hospedagem, mas somente ao proprietário da revenda. O dono da revenda, por sua vez, é quem presta suporte aos seus clientes.

É comum que a revenda de hospedagem fique em um ambiente compartilhado, porém existem soluções de revenda em ambientes mais robustos, como VPS e dedicado. Mais uma vez, a hospedagem mais adequada vai depender das necessidades de cada um. Uma revenda de hospedagem em ambiente compartilhado será mais barata e terá uma quantidade menor de recursos, enquanto que a hospedagem em ambiente dedicado será mais robusta e onerosa (veja aqui os melhores planos de revenda de hospedagem).

Vantagens de hospedar vários sites em uma revenda

  • Facilidade e economia de tempo na gestão – por ter todos os sites centralizados em uma mesma hospedagem, o gerenciamento das contas e dos sites fica mais fácil, permitindo que você realize outras tarefas no seu dia a dia.
  • Controle sobre os recursos – enquanto em uma hospedagem compartilhada todos os seus sites estão juntos em uma conta, na revenda eles estão em contas separadas, conforme os recursos que alocou para cada site. Além de ser mais organizado, você garante que uma conta não está usando os recursos das demais. Se você gerencia sites de clientes com diferentes necessidades, ainda pode alocar os recursos e fazer a cobrança proporcionalmente.
  • Acesso à ferramentas extras – ao optar por uma revenda, você tem diversas ferramentas disponíveis para atender às necessidades dos seus clientes. Além da hospedagem propriamente dita, pode ter acesso a criadores de sites, domínios, certificados SSL e outros, para usar nos sites hospedados na sua revenda.
  • Centralização no gerenciamento das contas – através de um painel de gerenciamento, é possível administrar todos os aspectos da hospedagem. Ao mesmo tempo, você pode oferecer um painel de controle exclusivo para cada cliente acessar a sua própria conta. Isso pode ser útil, por exemplo, para permitir que o cliente crie novas contas de e-mail, sem precisar da sua ajuda. As hospedagens que usam o painel WHM/cPanel são muito populares por oferecer esse nível de gerenciamento.
  • Faturamento automatizado para seus clientes – em revendas WHM/cPanel, é comum a disponibilização do painel financeiro WHMCS. Ele permite, entre outras coisas, que você realize cobranças de forma automática aos seus clientes. É uma solução que traz praticidade, já que você não precisa cobrar e receber de todos os seus clientes, de forma manual.

Desvantagens de hospedar vários sites em uma revenda

  • Maior impacto em caso de indisponibilidade – assim como na primeira opção, na revenda de hospedagem todos os planos estão no mesmo servidor. Portanto, caso haja alguma indisponibilidade ou instabilidade, todos os seus sites são impactados. Imagine que você tenha 100 clientes hospedados em sua revenda e que todos fiquem fora do ar ao mesmo tempo. Você terá um sério problema em suas mãos, não é mesmo? Uma alternativa seria dividir as contas em revendas diferentes, para reduzir os riscos. Ainda assim, qualquer downtime pode representar uma dor de cabeça até que o problema seja solucionado.
  • Risco de ter recursos sem utilização – ao contratar uma revenda, espera-se que você venda muitos planos e tenha lucro com essa operação. No entanto, dependendo do número de clientes e do preço que cobrar, existe o risco da revenda levar um tempo até se tornar um negócio lucrativo. É como um avião que decola com assentos vazios. Cada mês com recursos parados na sua revenda, representa custos que você está tendo que arcar, mesmo sem clientes. Uma alternativa para minimizar esse risco é começar com um plano mais barato e fazer upgrade à medida que hospeda novos sites. Há planos de revenda para começar que custam cerca de R$ 30 por mês.

Agora vamos à terceira opção para hospedar vários sites. Desta vez, em contas diferentes.

3. Tenha um plano de hospedagem para cada site

Ilustração com fundo laranja representando 3 sites, cada um em um servidor de hospedagem diferente.

À primeira vista, esta pode parecer uma péssima alternativa. Nas opções anteriores, comentei sobre a economia, a praticidade e tudo mais que uma hospedagem única oferece para quem precisa hospedar vários sites. No entanto, por incrível que pareça, às vezes a solução ideal é usar um plano de hospedagem para cada site.

Não há muito o que detalhar nesta opção, já que ela é autoexplicativa. Basicamente, cada site tem uma hospedagem — compartilhada, dedicada ou qualquer outro tipo — que atende exclusivamente a este site.

Embora talvez não seja tão comum, esta pode ser uma boa solução para quem não deseja administrar os sites de seus clientes. Por exemplo, talvez você trabalhe com desenvolvimento de sites, mas prefira que os clientes contratem a hospedagem, pois não deseja oferecer este serviço. Assim como nesse caso, existem outras situações em que é preferível hospedar sites de forma totalmente separada, como veremos a seguir.

Vantagens de contratar planos de hospedagem separados

  • Soluções customizadas para cada site – pode ser que você gerencie sites com necessidades muito distintas entre si. Neste caso, ter apenas uma hospedagem pode não ser a solução ideal. Talvez você tenha sites pequenos, que funcionem bem em um ambiente compartilhado, enquanto um site tenha muito tráfego e necessite de uma solução Cloud. Ou ainda, que tenha sites que precisem de um servidor no Brasil, enquanto outros possam ficar hospedados em servidores no exterior. Ao hospedar um site em cada solução, é possível escolher a hospedagem ideal de acordo com cada necessidade.
  • Independência entre os sites – ao hospedar vários sites em uma mesma conta, você está compartilhando também o endereço de IP. Na maioria dos casos, isso não chega a ser um problema, mas podem existir benefícios ao não compartilhar o IP. Por exemplo, empresas que possuem vários sites que trocam links entre si podem ter melhores resultados em ranqueamento ao hospedar seus sites em ambientes totalmente separados.
  • Menor impacto em caso de indisponibilidade – ao contrário das duas primeiras opções, esta é a que traz menos dor de cabeça em caso de indisponibilidade. Caso um dos seus sites — ou do seu cliente — fique fora do ar, você precisa lidar com um caso apenas, e não com uma dezena ou centena deles. Dessa forma, pode agir também de forma mais rápida, pois está focado inteiramente em solucionar o problema de um site. A propósito, veja neste artigo o que fazer se o seu site ficar fora do ar.
  • Experimentar diferentes soluções – ao utilizar hospedagens separadas e de diferentes provedores, você também tem a oportunidade de conhecer e testar diversas soluções. Isso te dá mais experiência, e com o tempo, te permite migrar os sites para as hospedagens que funcionam melhor para você. Ao usar apenas uma, você perde a oportunidade de conhecer uma hospedagem que pode ser ainda melhor do que a que utiliza atualmente.

Desvantagens de contratar planos de hospedagem separados

  • Custo total provavelmente maior – enquanto hospedar vários sites em uma mesma hospedagem tende a ser mais econômico, contratar uma hospedagem para cada site pode sair mais caro no total. Afinal, é como se você estivesse comprando “no varejo”. Em compensação, o lado bom é que nesse caso não existe “assento vazio”. Você não precisa manter recursos que não utiliza.
  • Maior tempo dedicado ao gerenciamento – ao usar contas distintas (e em alguns casos, em diferentes provedores), você terá de dedicar muito mais tempo na administração dos seus sites. Há ainda uma curva maior de aprendizado, já que cada painel de hospedagem difere do outro, mesmo quando ambos usam o cPanel. Isso sem contar com as dezenas de logins, senhas e painéis para administrar.

Conclusão

Embora haja tantas opções para hospedar vários sites, a escolha ideal depende de muitos fatores. É preciso avaliar o nível de independência que se quer ter entre os sites, as necessidades específicas de cada projeto e o que você considera mais importante na hora de fazer esse gerenciamento.

Como vimos, hospedar vários sites em um mesmo ambiente traz vantagens como economia de custos e maior facilidade no gerenciamento. Por outro lado, ao ter uma hospedagem para cada projeto, você diminui os riscos e pode buscar soluções mais personalizadas para cada site.

Agora que você já conhece as opções e sabe qual é a mais indicada para o seu caso, que tal economizar na contratação da sua hospedagem? Confira aqui os nossos cupons de desconto para os maiores provedores de hospedagem do mundo e economize!

Por:

Profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência na área digital, já liderou e participou da criação de dezenas de sites e blogs, desde pessoais até de grandes empresas. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉