Como apontar um domínio para a hospedagem

Como apontar um domínio para a hospedagem

O básico para um site funcionar é ter um domínio, que é o endereço do site (ex.: meusite.com) e uma hospedagem, que é o local onde os arquivos que compõem o seu site serão disponibilizados através da internet. O domínio e a hospedagem não precisam necessariamente ser adquiridos no mesmo local.

Quando isso ocorre, se faz necessário realizar uma pequena configuração para que o domínio seja “ligado” à hospedagem. A esta configuração, damos o nome de apontamento de DNS, cuja sigla vem de Domain Name System, que seria algo como Sistema de Nomes de Domínios, em português. Este sistema funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet e é o responsável por fazer a ligação entre os domínios e os servidores de hospedagem em todo o mundo.

Se você adquiriu um domínio e uma hospedagem e deseja configurar os dois para funcionarem juntos, acompanhe este tutorial e saiba como apontar um domínio para a hospedagem. Ao final do tutorial, esperamos que você esteja apto a fazer o procedimento por conta própria e em qualquer sistema/hospedagem.

Como apontar um domínio para a hospedagem

Para apontar um ou mais domínios para uma hospedagem, precisamos passar pelos seguintes passos:

  1. Preparar o servidor de hospedagem para receber o domínio
  2. Apontar o DNS do domínio para o servidor de hospedagem
  3. Aguardar a propagação do DNS pela internet

Primeiro passo: preparar a hospedagem para receber o domínio

Ao inserir o nome do servidor no local onde o domínio foi registrado, o sistema de DNS vai procurar pelo servidor de hospedagem informado. Se ele não existir ou se o domínio em questão não estiver presente no servidor, a alteração será recusada e não poderá ser concluída. Portanto, antes de apontar o DNS do domínio para a hospedagem é necessário configurar o domínio na hospedagem.

Esta configuração é realizada automaticamente se o domínio foi informado ou registrado no momento da contratação da hospedagem. Nesse caso, nenhum outro procedimento será necessário. Se este é o seu caso, pode pular este item e ir direto para o próximo passo. Se o domínio ainda não foi configurado na hospedagem, realize o procedimento que vamos detalhar a seguir.

Acesse o painel de controle da sua hospedagem e procure pela área de administração de domínios. A localização pode mudar dependendo da empresa. Se sua empresa de hospedagem disponibiliza o cPanel, que é um painel de controle bem popular, procure pela área Addon domains ou Domínios de complementos, se estiver em português.

Link para inserir domínios complementares na GoDaddy

Link para inserir domínios complementares na GoDaddy

Em hospedagens que não usam o cPanel, a inserção é realizada em áreas com outros nomes, mas a lógica é a mesma. No UOL Host e na Locaweb, por exemplo, a inserção de um novo domínio está associada a um plano de hospedagem e deve ser feita na área correspondente à hospedagem, conforme exibido a seguir.

Inserção de domínios na hospedagem UOL Host

No painel de controle da UOL Host, o caminho para inserir o domínio na hospedagem é Hospedagem -> Ícone de menu na caixa do plano ativo -> Administrar -> Incluir domínio

 

Inserção de domínios externos na Locaweb

Na Locaweb, o domínio deve ser adicionado no momento da criação de um novo site, no painel de controle da hospedagem

Após localizar a área, faça a inserção do domínio que deseja apontar para a hospedagem na tela que se abre. Se o seu plano de hospedagem permitir, pode-se inserir diversos domínios complementares em uma mesma hospedagem.

Relembrando, se você já informou o domínio no momento da contratação do plano, este passo não será necessário.

Segundo passo: apontar o DNS do domínio para a nova hospedagem

Agora que a sua hospedagem já está pronta para receber o domínio, podemos ir para o segundo passo e ver na prática como apontar um domínio para a nova hospedagem. Este é o passo mais importante do processo, pois é ele que vai efetivamente “ligar” o domínio à hospedagem.

Primeiramente, deve-se acessar o painel de administração do local onde o domínio foi registrado. Em seguida, deve-se localizar a área de gerenciamento de DNS. Esta área pode ter nomes diversos, dependendo de qual empresa estamos falando. A nomenclatura, no entanto, deve ser algo parecido com “Alterar servidores DNS” ou “Alterar Nameservers”.

Veja abaixo exemplos da localização dos nomes de servidores (nameservers) em algumas empresas:

Registro.br:

Alteração de servidores DNS no Registro.br

No Registro.br, a alteração de DNS, ou nameserver, pode ser feita clicando-se no domínio que se deseja alterar e em seguida em “Alterar Servidores DNS”

Se você deseja ver um passo a passo para alterar o DNS do seu domínio no Registro.br clique aqui.

GoDaddy:

Alteração de DNS no painel da GoDaddy

O gerenciamento do DNS dos domínios registrados na GoDaddy é feito no painel do cliente, em Domínios -> DNS -> Servidores de Nomes

Veja aqui ver o passo a passo de alteração do DNS na GoDaddy.

HostGator:

Alteração de DNS em domínios registrados na HostGator

Na HostGator, os nameservers podem ser alterados no painel do cliente, em Meus Domínios -> Ícone de configuração -> Alterar Nameservers – DNS

UOL Host:

Alteração de DNS na UOL Host

Na UOL Host, os nameservers devem ser alterados no painel do cliente, em Domínios -> Ícone de configuração -> Alterar zona de DNS

Uma vez dentro da área de edição do DNS, deve-se inserir os valores NS (cuja sigla significa nameserver ou servidor de nomes) fornecidos pela empresa de hospedagem. Geralmente os nomes de servidores são informados após a ativação do plano, por e-mail ou através do painel de controle.

A quantidade de entradas pode ser de dois ou mais valores, e deve ser algo parecido com:

ns01.servidorx.com.br 
ns02.servidorx.com.br
ns03.servidorx.com.br

Com os valores em mãos, basta inseri-los nos campos apropriados, no painel da empresa onde o domínio foi registrado. Vejamos alguns exemplos a seguir.

HostGator:

Tela de alteração dos nameservers dentro do painel do cliente da HostGator

Tela de alteração dos nameservers dentro do painel do cliente da HostGator

GoDaddy:

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da GoDaddy

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da GoDaddy

Locaweb:

Alteração de DNS no painel do cliente da Locaweb

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da Locaweb

Registro.br:

Alteração dos servidores DNS no sistema do Registro.br

Alteração dos servidores DNS no sistema do Registro.br

Terceiro passo: aguardar a propagação do DNS

Após alterar o servidor de DNS do seu domínio apontando-o para o servidor de hospedagem, o próximo passo é aguardar a propagação da alteração por toda a internet. Esse processo pode levar até 72 horas para ser concluído, mas geralmente ocorre em 24 horas. A explicação para este tempo de propagação tão longo está no fato do sistema de nomes de domínio (DNS) ser um recurso distribuído.

O DNS funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet, ligando nomes de domínios à servidores de hospedagem. O que ocorre na prática é que diversos servidores espalhados pelo mundo possuem uma cópia deste catálogo. Ao fazer qualquer mudança na base de dados, como por exemplo a alteração dos nameservers explicada neste artigo, esta informação precisa ser enviada para todos os servidores de DNS espalhados pelo mundo. Em um intervalo regular (ex.: a cada hora), estes servidores transmitem as mudanças para “seus colegas” mais próximos, que por sua vez, espalham para outros e assim por diante. Em até 72 horas, todos os servidores de DNS da internet mundial recebem a mudança feita em um servidor específico.

Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo como funciona a propagação de domínios na internet.

Administração do DNS na hospedagem

Este tópico não contém nenhuma instrução especial e contém apenas informações complementares a respeito do assunto. Agora que já vimos como apontar um domínio para a hospedagem, é interessante saber um pouco mais sobre o gerenciamento das entradas DNS do domínio em questão.

Após o apontamento dos nameservers para um domínio específico, o servidor de hospedagem passará a ser o responsável por administrar todas e qualquer entrada de DNS daquele domínio.

Além das entradas do tipo NS (nameserver), um domínio também pode ter diversas outras, como por exemplo, entradas do tipo A e AAAA (para IPv4 e IPv6 respectivamente), CNAME (para criação de subdomínios), MX (para o serviço de e-mail), entre outras. Portanto, ao alterar o DNS de um domínio, inserindo nameservers que apontam para um servidor de hospedagem, todas as entradas deverão ser administradas pela hospedagem e não mais no local onde o domínio foi registrado. A grande maioria das empresas de hospedagem oferece uma área, em seu painel de controle, na qual é possível administrar estas entradas.

Portanto, a partir deste ponto, se você precisar editar qualquer entrada de DNS que não seja do tipo NS, deve fazer isso na empresa de hospedagem para onde o seu domínio foi apontado.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que tenha aprendido como apontar um domínio para uma hospedagem. Se teve alguma dificuldade, deixe um comentário e tentaremos ajudá-lo(a).

Agora que o domínio e a hospedagem estão funcionando, que tal dar o próximo passo e começar a criar o seu site? Se ainda não sabe por onde começar, dê uma olhada no tutorial como criar um site WordPress em 4 passos e mãos à obra! 🙂

,

Publicado originalmente em 28/06/2018 - Atualizado em 28/06/2018

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. =)

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉