Como apontar um domínio para a hospedagem

Como apontar um domínio para a hospedagem

O básico para um site funcionar é ter um domínio, que é o endereço do site (ex.: meusite.com) e uma hospedagem, que é o local onde os arquivos que compõem o seu site serão disponibilizados através da internet. O domínio e a hospedagem não precisam necessariamente ser adquiridos no mesmo local.

Quando isso ocorre, se faz necessário realizar uma pequena configuração para que o domínio seja “ligado” à hospedagem. A esta configuração, damos o nome de apontamento de DNS, cuja sigla vem de Domain Name System, que seria algo como Sistema de Nomes de Domínios, em português. Este sistema funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet e é o responsável por fazer a ligação entre os domínios e os servidores de hospedagem em todo o mundo.

Se você adquiriu um domínio e uma hospedagem e deseja configurar os dois para funcionarem juntos, acompanhe este tutorial e saiba como apontar um domínio para a hospedagem. Ao final do tutorial, esperamos que você esteja apto a fazer o procedimento por conta própria e em qualquer sistema/hospedagem.

Como apontar um domínio para a hospedagem

Para apontar um ou mais domínios para uma hospedagem, precisamos passar pelos seguintes passos:

  1. Preparar o servidor de hospedagem para receber o domínio
  2. Apontar o DNS do domínio para o servidor de hospedagem
  3. Aguardar a propagação do DNS pela internet

Primeiro passo: preparar a hospedagem para receber o domínio

Ao inserir o nome do servidor no local onde o domínio foi registrado, o sistema de DNS vai procurar pelo servidor de hospedagem informado. Se ele não existir ou se o domínio em questão não estiver presente no servidor, a alteração será recusada e não poderá ser concluída. Portanto, antes de apontar o DNS do domínio para a hospedagem é necessário configurar o domínio na hospedagem.

Esta configuração é realizada automaticamente se o domínio foi informado ou registrado no momento da contratação da hospedagem. Nesse caso, nenhum outro procedimento será necessário. Se este é o seu caso, pode pular este item e ir direto para o próximo passo. Se o domínio ainda não foi configurado na hospedagem, realize o procedimento que vamos detalhar a seguir.

Acesse o painel de controle da sua hospedagem e procure pela área de administração de domínios. A localização pode mudar dependendo da empresa. Se sua empresa de hospedagem disponibiliza o cPanel, que é um painel de controle bem popular, procure pela área Addon domains ou Domínios de complementos, se estiver em português.

Link para inserir domínios complementares na GoDaddy

Link para inserir domínios complementares na GoDaddy

Em hospedagens que não usam o cPanel, a inserção é realizada em áreas com outros nomes, mas a lógica é a mesma. No UOL Host e na Locaweb, por exemplo, a inserção de um novo domínio está associada a um plano de hospedagem e deve ser feita na área correspondente à hospedagem, conforme exibido a seguir.

Inserção de domínios na hospedagem UOL Host

No painel de controle da UOL Host, o caminho para inserir o domínio na hospedagem é Hospedagem -> Ícone de menu na caixa do plano ativo -> Administrar -> Incluir domínio

 

Inserção de domínios externos na Locaweb

Na Locaweb, o domínio deve ser adicionado no momento da criação de um novo site, no painel de controle da hospedagem

Após localizar a área, faça a inserção do domínio que deseja apontar para a hospedagem na tela que se abre. Se o seu plano de hospedagem permitir, pode-se inserir diversos domínios complementares em uma mesma hospedagem.

Relembrando, se você já informou o domínio no momento da contratação do plano, este passo não será necessário.

Segundo passo: apontar o DNS do domínio para a nova hospedagem

Agora que a sua hospedagem já está pronta para receber o domínio, podemos ir para o segundo passo e ver na prática como apontar um domínio para a nova hospedagem. Este é o passo mais importante do processo, pois é ele que vai efetivamente “ligar” o domínio à hospedagem.

Primeiramente, deve-se acessar o painel de administração do local onde o domínio foi registrado. Em seguida, deve-se localizar a área de gerenciamento de DNS. Esta área pode ter nomes diversos, dependendo de qual empresa estamos falando. A nomenclatura, no entanto, deve ser algo parecido com “Alterar servidores DNS” ou “Alterar Nameservers”.

Veja abaixo exemplos da localização dos nomes de servidores (nameservers) em algumas empresas:

Registro.br:

Alteração de servidores DNS no Registro.br

No Registro.br, a alteração de DNS, ou nameserver, pode ser feita clicando-se no domínio que se deseja alterar e em seguida em “Alterar Servidores DNS”

Se você deseja ver um passo a passo para alterar o DNS do seu domínio no Registro.br clique aqui.

GoDaddy:

Alteração de DNS no painel da GoDaddy

O gerenciamento do DNS dos domínios registrados na GoDaddy é feito no painel do cliente, em Domínios -> DNS -> Servidores de Nomes

Veja aqui ver o passo a passo de alteração do DNS na GoDaddy.

HostGator:

Alteração de DNS em domínios registrados na HostGator

Na HostGator, os nameservers podem ser alterados no painel do cliente, em Meus Domínios -> Ícone de configuração -> Alterar Nameservers – DNS

UOL Host:

Alteração de DNS na UOL Host

Na UOL Host, os nameservers devem ser alterados no painel do cliente, em Domínios -> Ícone de configuração -> Alterar zona de DNS

Uma vez dentro da área de edição do DNS, deve-se inserir os valores NS (cuja sigla significa nameserver ou servidor de nomes) fornecidos pela empresa de hospedagem. Geralmente os nomes de servidores são informados após a ativação do plano, por e-mail ou através do painel de controle.

A quantidade de entradas pode ser de dois ou mais valores, e deve ser algo parecido com:

ns01.servidorx.com.br 
ns02.servidorx.com.br
ns03.servidorx.com.br

Com os valores em mãos, basta inseri-los nos campos apropriados, no painel da empresa onde o domínio foi registrado. Vejamos alguns exemplos a seguir.

HostGator:

Tela de alteração dos nameservers dentro do painel do cliente da HostGator

Tela de alteração dos nameservers dentro do painel do cliente da HostGator

GoDaddy:

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da GoDaddy

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da GoDaddy

Locaweb:

Alteração de DNS no painel do cliente da Locaweb

Tela de alteração dos servidores DNS dentro do painel do cliente da Locaweb

Registro.br:

Alteração dos servidores DNS no sistema do Registro.br

Alteração dos servidores DNS no sistema do Registro.br

Terceiro passo: aguardar a propagação do DNS

Após alterar o servidor de DNS do seu domínio apontando-o para o servidor de hospedagem, o próximo passo é aguardar a propagação da alteração por toda a internet. Esse processo pode levar até 72 horas para ser concluído, mas geralmente ocorre em 24 horas. A explicação para este tempo de propagação tão longo está no fato do sistema de nomes de domínio (DNS) ser um recurso distribuído.

O DNS funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet, ligando nomes de domínios à servidores de hospedagem. O que ocorre na prática é que diversos servidores espalhados pelo mundo possuem uma cópia deste catálogo. Ao fazer qualquer mudança na base de dados, como por exemplo a alteração dos nameservers explicada neste artigo, esta informação precisa ser enviada para todos os servidores de DNS espalhados pelo mundo. Em um intervalo regular (ex.: a cada hora), estes servidores transmitem as mudanças para “seus colegas” mais próximos, que por sua vez, espalham para outros e assim por diante. Em até 72 horas, todos os servidores de DNS da internet mundial recebem a mudança feita em um servidor específico.

Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo como funciona a propagação de domínios na internet.

Administração do DNS na hospedagem

Este tópico não contém nenhuma instrução especial e contém apenas informações complementares a respeito do assunto. Agora que já vimos como apontar um domínio para a hospedagem, é interessante saber um pouco mais sobre o gerenciamento das entradas DNS do domínio em questão.

Após o apontamento dos nameservers para um domínio específico, o servidor de hospedagem passará a ser o responsável por administrar todas e qualquer entrada de DNS daquele domínio.

Além das entradas do tipo NS (nameserver), um domínio também pode ter diversas outras, como por exemplo, entradas do tipo A e AAAA (para IPv4 e IPv6 respectivamente), CNAME (para criação de subdomínios), MX (para o serviço de e-mail), entre outras. Portanto, ao alterar o DNS de um domínio, inserindo nameservers que apontam para um servidor de hospedagem, todas as entradas deverão ser administradas pela hospedagem e não mais no local onde o domínio foi registrado. A grande maioria das empresas de hospedagem oferece uma área, em seu painel de controle, na qual é possível administrar estas entradas.

Portanto, a partir deste ponto, se você precisar editar qualquer entrada de DNS que não seja do tipo NS, deve fazer isso na empresa de hospedagem para onde o seu domínio foi apontado.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que tenha aprendido como apontar um domínio para uma hospedagem. Se teve alguma dificuldade, deixe um comentário e tentaremos ajudá-lo(a).

Agora que o domínio e a hospedagem estão funcionando, que tal dar o próximo passo e começar a criar o seu site? Se ainda não sabe por onde começar, dê uma olhada no tutorial como criar um site WordPress em 4 passos e mãos à obra! 🙂

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. =)

14 Comentários

  1. Sandré Cardoso

    eu fiz um apontamento e página home aparece com o endereço ip e não o dominio do site

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Sandré,
      Não sei se entendi o que quis dizer. O domínio do site não exibe a página inicial? Se puder, forneça mais detalhes sobre o problema e podemos tentar ajudar.
      Vale lembrar que, após qualquer mudança de DNS, há um tempo de propagação. Assim, é possível que leve algumas horas até que o domínio comece a funcionar (mais de 24 horas, em alguns casos).

      Responder
      • Sandré Cardoso

        Eu dígito a url no navegador e quando aperto enter converte para o ip do servidor

        Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Pelo que descreveu, deve existir algum redirecionamento configurado e que aponta para o IP do servidor. Nesse caso, entre em contato com o suporte da hospedagem para que eles possam verificar e te fornecer orientações.
          Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.

  2. Anabel

    Boa noite!
    Antes de jogar a pergunta quero fazer um elogio. Esse site é maravilhoso! Me fez entender várias coisas que tinha muitas dúvidas, e clareou bastante minha mente.
    Mas tem uma coisa que não encontrei, ou não soube procurar.
    Eu tenho uma hospedagem de Plano M na hostgator e tenho 3 domínios próprios. Um principal, que adquiri junto com a hospedagem e dois que adquiri depois.
    O principal está la bonitinho, com o site funcionando, tudo perfeito. Porém os outros dois ainda não consegui colocar no ar. E pelo que eu já li aqui no site eu tinha feito as coisas certas. Coloquei os dois dominios no Dominio de complementos e apontei o domínio. Eles apareciam no cPanel e tb no Dominio de complementos. Mas como eu não estava me achando em colocar o site para funcionar acabei tirando do Dominio de complementos….agora não consigo voltar com eles pq da essa mensagem de erro:”Sorry, www cannot be used in subdomains. It is implicitly added to all newly created subdomains.”
    Vocês podem me ajudar?
    Muito obrigada!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Anabel,
      Obrigado pelo comentário! 🙂
      Pelo que descreveu, é possível que ainda existam registros dos subdomínios www no cPanel, mesmo depois de remover os domínios. Daí, ao tentar inserir o domínio novamente, ele exibe esta mensagem de erro.
      Uma investigação seria necessária para tentar encontrar a causa real, mas me ocorrem alguma possibilidades de solução:

      Você está inserindo o domínio na versão nua (sem www)? Se estiver inserindo algo como www.dominio.com, este erro será exibido. Nesse caso, basta remover o www e usar a versão dominio.com e o domínio será inserido normalmente.

      Outra possibilidade, como mencionei, é que ainda existam registros da versão www, mesmo tendo removido o domínio de complemento. Nesse caso, você pode tentar o seguinte:
      – Certifique-se de que não há nenhum domínio adicional (domínio de complemento) ou subdomínio dentro do domínio que deseja adicionar.
      – No cPanel, na caixa de domínios, acesse a opção Advanced Zone Editor.
      – Procure por uma entrada CNAME cujo nome seja a versão www do domínio que está tentando adicionar. (ex.: www.seudominioadicional.com).
      – Se houver, remova a entrada.
      – Tente inserir o domínio adicional novamente.
      – Se não houver, ou se não estiver se sentindo segura para realizar alterações na zona de DNS, entre em contato com o suporte da HostGator. Eles com certeza poderão corrigir este problema para você. 😉

      Importante: não faça alterações na zona de DNS se não tiver certeza do que estiver fazendo. Antes de alterar algo, por segurança, faça uma cópia dos registros existentes.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
        • Bill Bordallo
          Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

          Opa, que bom, Anabel! 🙂

  3. Paulo

    Tenho um dominio www.grecoseguros.com.br hospedado no Terra. Gostaria de apontar esse dominio para um blog que fiz. Por onde começar sem que esse apontamento nao interfira em meus emails terra.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paulo,
      Para apontar o seu domínio para um blog, sem interferir no envio e recebimento de e-mails, você deve inserir, na zona de DNS do seu domínio, as entradas correspondentes aos servidores do blog. As entradas podem ser do tipo A, AAAA ou CNAME. As entradas do tipo A e AAAA aceitam apenas endereços de IP (IPv4 e IPv6, respectivamente). Já a entrada CNAME aceita um nome de domínio/subdomínio (ex.: ghs.google.com). Os valores que você deve usar são fornecidos pela plataforma na qual você está criando o blog.
      Se puder informar o nome da plataforma ou do serviço em que está criando o blog, posso fornecer instruções mais detalhadas.
      No mais, se puder ajudar a esclarecer mais alguma dúvida, fico à disposição.
      Abraços!

      Responder
  4. alexandre

    Olá! Boa tarde!

    Depois que fizer esse procedimento, o site fica fora do ar por até 72 horas mesmo?

    obrigado

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Alexandre,
      72 horas é o prazo máximo informado pelos provedores de serviço. Dependendo do local onde o domínio foi registrado, em poucas horas a propagação já ocorre. Acredito que seria seguro afirmar que em até 24 horas a propagação já ocorreu na maior parte do mundo.
      Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
      Abraços.

      Responder
  5. Natanael

    Olá, Eu criei um dominio de complementos dentro do cpanel na hostgator, mas não consigo apontar o DNS dele já que o mesmo foi criado dentro do próprio servidor, poderia me ajudar nessa situação?
    Se caso poder agradeço muito!

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Natanael,
      A inserção de um domínio de complemento no cPanel prepara o servidor para receber o apontamento do domínio. Mas a alteração do DNS deve ser feita no local onde você registrou o domínio.
      Para apontar o DNS deste novo domínio, acesse o painel do local onde você o registrou e use os mesmos valores de DNS que a HostGator te informou para o domínio principal. Por exemplo, se você registrou o domínio no Registro.br, acesso o painel do Registro.br, localize o domínio e altere os servidores de DNS para os valores fornecidos pela HostGator para o domínio principal (ex.: br000.hostgator.com.br e br001.hostgator.com.br).
      Se tiver dificuldades em realizar o procedimento, informe o local onde registrou o domínio e te ajudaremos com mais informações.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉