Hospedagem Linux ou Windows: saiba como escolher a melhor opção

hospedagem linux ou windows
Praticamente todos que estão começando ou tem experiência com criação de sites já se depararam com esta dúvida: na hora de hospedar um site, qual plataforma devo escolher? Hospedagem Linux ou Windows? Essa questão pode ainda levantar outras dúvidas, como por exemplo: “Nunca utilizei o Linux, será que vou conseguir publicar meu site?“, ou ainda: “Se escolher a plataforma errada, será que vai dar problema?

A verdade é que estas questões são fáceis de responder e com um conhecimento básico já é possível entender as diferenças e saber como escolher a plataforma mais adequada para o seu caso. Neste artigo vamos tentar desfazer os principais mitos e dúvidas sobre o assunto.

Principais diferenças entre servidores Linux e Windows

A principal e mais óbvia diferença entre as duas plataformas é o sistema operacional: enquanto os servidores Windows rodam uma versão do software IIS (abreviação de Internet Information Services), os servidores Linux normalmente estão configurados com o servidor Apache e podem rodar uma das diversas distribuições que existem para este sistema operacional. No caso dos servidores web, entre as distribuições mais populares estão CentOS, Debian, Red Hat, Ubuntu e muitas outras. Esta diversidade de distribuições se deve ao fato de que o código-fonte do Linux é gratuito e aberto (open source), o que estimula empresas e organizações a criarem sua própria versão do Linux.

…o principal a saber para se decidir entre uma hospedagem Linux ou Windows são questões relacionadas ao site ou à aplicação que você pretende hospedar.

É importante também esclarecer que o sistema operacional do servidor de hospedagem escolhido não tem nenhuma relação com o sistema operacional dos computadores que utilizamos em casa. Você pode, por exemplo, escolher um servidor Linux mesmo que tenha utilizado um computador com Windows ou Mac OS para criar o seu site. O que irá pesar na hora de escolher a plataforma adequada são outros detalhes.

O que é melhor: Hospedagem Linux ou Windows?

No caso da hospedagem de sites, o principal a saber para se decidir entre uma hospedagem Windows ou Linux são questões relacionados ao site ou à aplicação que você pretende hospedar. Por exemplo, se o seu site será construído com a linguagem de programação PHP, então o recomendado é a Hospedagem Linux. Apesar dos servidores Windows também rodarem PHP, esta é uma linguagem nativa dos servidores Linux.

Os servidores Windows também possuem algumas linguagens nativas, criadas pela Microsoft especificamente para rodarem neste tipo de servidor. As linguagens de programação ASP e .NET são um exemplo e só são suportadas por servidores IIS (Windows). Se este é o seu caso, então o ideal é escolher uma Hospedagem Windows.

Caso seja um site que não utilize linguagens de programação no servidor e contenha apenas HTML e CSS, por exemplo, qualquer uma das plataformas irá lhe atender, pois ambas suportam perfeitamente estas linguagens.

Para facilitar o entendimento e a comparação entre as plataformas Windows e Linux, fizemos uma tabela comparativa com as principais linguagens utilizadas na internet e sua compatibilidade com cada plataforma.

Tabela de comparação entre linguagens e plataformas

Linguagem / ServiçoWindowsLinux
Ajaxsimsim
ASP Classicsimnão
ASP .NETsimnão
C, C++simsim
C# (C sharp)simnão
Cold Fusionsimsim
Flashsimsim
HTMLsimsim
Java (.jsp)simsim
Javascriptsimsim
Microsoft Accesssimnão
Microsoft Exchangesimnão
Perlsimsim
Pythonsimsim
PHPsim*sim
Share Pointsimnão
XMLsimsim

Qualquer aplicação PHP terá um desempenho superior em um servidor Linux, pois o PHP é uma linguagem nativa dos servidores Linux.

Existem algumas aplicações web, criadas com a finalidade de gerenciamento de conteúdo, que são bastante populares, como por exemplo o CMS WordPress (não confundir com o WordPress.com, que possui hospedagem própria e não pode ser instalado no seu servidor) ou o Magento (loja de e-commerce open-source e gratuita). Estas aplicações com frequência são oferecidas com instaladores automáticos pelas empresas de hospedagem de sites. Apesar de também poderem ser instaladas manualmente, os instaladores automáticos facilitam o uso por pessoas que não são tão experientes na área de desenvolvimento e podem ser de grande ajuda para publicar um site sem muito contato com códigos e programação.

Grande parte destas aplicações foram criadas com PHP e poderão ser instaladas tanto em servidores de hospedagem Windows, quanto Linux, conforme ilustra a tabela abaixo. É sempre bom lembrar que, qualquer aplicação PHP terá um desempenho superior em um servidor de hospedagem Linux, pois o PHP é uma linguagem nativa dos servidores Linux.

Tabela de comparação entre aplicações web e plataformas

Aplicação / CMSWindowsLinux
Drupalsimsim
Joomlasimsim
Magentosimsim
Moodlesimsim
WordPresssimsim

Além das questões ligadas à tecnologia utilizada, não podemos desconsiderar o aspecto comercial (preço). Apesar de não ser uma regra, geralmente a hospedagem Windows é mais cara, pois a empresa de hospedagem precisa pagar uma licença de uso pelo sistema operacional Windows. No caso do Linux esta licença não existe, uma vez que se trata de um software distribuído gratuitamente.

Conclusão

Como podemos observar nas tabelas acima, diversas tecnologias são suportadas por ambas as plataformas, no entanto, vimos que determinada linguagem poderá ter um desempenho superior de acordo com a plataforma, o que certamente fará diferença na hora da escolha.

Como via de regra, posso sugerir sem medo que a escolha seja feita da seguinte forma: se você vai utilizar uma tecnologia exclusiva da Microsoft, como .NET, escolha um servidor de hospedagem Windows. Se este não for o caso, o servidor de hospedagem Linux será a melhor opção, mesmo que ambas as plataformas suportem a linguagem que você irá utilizar.

Espero que este post tenha lhe ajudado a entender as principais diferenças entre servidores de hospedagem Windows e Linux para hospedagem de sites, mas se você ainda tiver alguma dúvida, escreva nos comentários e terei prazer em ajudá-lo. Além disso, sua dúvida também pode ser a de outros!

Por:

Designer, desenvolvedor web e um dos fundadores do Tudo sobre Hospedagem de Sites. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet está ajudando a tornar o mundo um lugar melhor de se viver. =)

20 Comentários

  1. Iraci Vernier

    Olá, gostaria de saber se no linux tem como tem como hospedar com um apenas um programa. Eu tenho usado windows com um programa chamado “applewebserver” e tudo que eu tenho que fazer é apertar dois botoes no programa e jogar os arquivos do site na pasta dele. tem algo do tipo para linux ?

    Responder
    • Redação

      Olá, Iraci!
      O Apple Webserver é um gerenciador do servidor Apache que contém PHP, MySQL e PHPMyAdmin. Sua função é reproduzir o funcionamento de um servidor web. Repare que os programas gerenciados pelo Apple Webserver são todos nativos da plataforma Linux. Portanto, você pode usar uma distribuição Linux para rodar as mesmas aplicações que está rodando no Apple Webserver. Isso vale tanto para o Linux Desktop quanto servidor. Talvez o fluxo de publicação seja um pouco diferente, mas a compatibilidade existe.
      Se puder dar mais detalhes sobre o que está tentando fazer, podemos tentar ajudar de maneira mais efetiva.
      Um abraço.

      Responder
  2. Renan

    Olá ! Cara, estou pensando em usar uma cpu antiga e transformá-la num servidor de testes. É possível fazer isso ? Segunda pergunta : estou criando um site usando wordpress e percebi que o seu também foi feito com ele. Demorou pra você criar seu próprio tema ?

    Responder
    • Bill Bordallo

      Olá, Renan! Sim, com certeza é possível configurar um computador para que ele seja um servidor de hospedagem caseiro. Além de configurar a máquina, você também precisará de um link de acesso à internet com IP fixo. Os provedores mais populares de serviço de internet geralmente oferecem um IP dinâmico, portanto, vale ficar atento a esta questão.
      O procedimento em si pode ser um pouco complicado, mas existem alguns tutoriais na internet explicando como fazer.
      Sobre o nosso site, sim ele foi criado com o WordPress e desenvolvemos um tema próprio, adequado às nossas necessidades. Ele está em constante mudança, porque frequentemente implementamos novas funcionalidades ou fazemos alterações de layout. O tempo para desenvolvimento de um tema dependerá principalmente de dois fatores: a complexidade do tema e a sua habilidade em desenvolvimento.
      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  3. Luís santos

    Ola bom dia….

    Obrigado pelo artigo sempre usei o windows mas um amigo programador que utiliza os dois sistemas também me indicou o linux… Começo essa semana meu mergulho nesse mundo… Vou de ubuntu mesmo pois tambem disseram que é o melhor…

    Valeu…

    Responder
    • Redação

      Olá, Luís!
      Obrigado pelo seu comentário!
      Sim, o Linux, em suas diversas distribuições, é um sistema operacional tão poderoso quanto os grandes players do mercado.
      Apenas lembrando que o sistema operacional de um computador pessoal não tem relação com o sistema operacional de um servidor de hospedagem. Assim, é possível desenvolver um site localmente, usando um computador Windows e publicá-lo em um servidor que utiliza uma versão do Linux.
      Boa sorte com a mudança! 🙂

      Responder
  4. Jarbas

    Parabéns pelo artigo!

    Saberia me informar quanto à compatibilidade de banco de dados não-relacionais em ambos os Servers ? Linux sempre parece a opção mais vantajosa…

    Responder
    • Redação

      Olá, Jarbas!
      De fato o Linux oferece muitas possibilidades para se trabalhar com bancos de dados não-relacionais, sendo eles perfeitamente compatíveis com webservers como Apache, Lighttpd e Nginx. No entanto, a Microsoft também oferece suas soluções para bancos desse tipo, como pode ser visto aqui. A grande questão, como sempre, é que os produtos da Microsoft são pagos, então você deve considerar o investimento que seria necessário para se usar uma solução como essa em um ambiente Windows.
      Se tiver outras dúvidas, é só entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  5. ONYX

    Olá, Vou utilizar CMS Joomla para criar o meu site, porém existe alguns plugins que utilizam linguagem de programação ASP,AJAX, qual servidor posso utilizar? só o windows ou o linux pode me atender nesse caso?

    Responder
    • Redação

      Olá, Onyx!
      O Joomla é um CMS escrito em PHP, portanto o sistema operacional indicado é o Linux.
      A linguagem de programação ASP não é compatível com o Joomla. Recomendo que verifique o plugin em questão para ter certeza de que ele é mesmo compatível com o Joomla.
      Quanto ao Ajax, esse sim, pode ser usado sem problemas com o Joomla, pois se trata de javascript, que é uma linguagem de programação que será interpretada no navegador, e não no servidor.

      Responder
  6. Ronaldo

    Muito bom seu artigo, tava na duvida porque meu site fiz no dreamweaver utilizando somente HTML, CSS e minha hospedagem sera num servidor Linux.

    Valeu e Parabéns

    Responder
    • Redação

      Obrigado pelo comentário, Ronaldo! Ficamos felizes em poder ajudar. 🙂

      Responder
  7. Marcos Santos

    Para hospedar loja Magento qual sistema operacional seria melhor em termos de compartibilidade e desempenho?

    Responder
    • Redação

      Olá Marcos,
      No caso do Magento, a melhor opção é o Linux. Como citamos no artigo, aplicações em PHP terão desempenho superior em um servidor Linux, visto que o PHP é uma linguagem nativa deste tipo de servidor.

      Responder
  8. Balddok

    Muito obrigado pela explicação. Achei que seria difícil alguém explicar algo mais técnico em hospedagem, mas encontrei rápido e fácil o seu site. Parabéns!

    Responder
  9. alex

    Muitíssimo obrigado, estava com essa dúvida e esse post foi muito esclarecedor, vou de Linux 🙂
    Muito obrigado amigo.

    Responder

Deixe um comentário