Criar um site por conta própria ou contratar um profissional?

Criar um site por conta própria

Atualmente há muitas formas de criar e publicar um site na internet, seja por conta própria ou através de terceiros, como um Web designer ou agência web. Cada opção traz uma série de vantagens e desvantagens, que poderão auxilia-lo na decisão sobre qual caminho seguir na construção do seu site.

1. Criar um site por conta própria pelo Criador de Sites

Hoje em dia é muito mais fácil criar um site profissional sem conhecimento técnico, utilizando uma ferramenta como o Criador de Sites. Esse tipo de ferramenta oferece centenas de temas para você escolher e começar. Uma vez selecionado o tema, basta mudar as imagens, o texto e alguns itens da aparência para ter um site único e profissional. O editor de sites é intuitivo e fácil de usar, o que permite que qualquer pessoa possa criar um site por conta própria, sem dificuldades.

Editor de Sites Wix
Editor de Sites Wix

Prós:

  • Nenhuma habilidade técnica necessária, pois a ferramenta é amigável e fácil de usar
  • Você pode criar seu site no seu ritmo, e do seu jeito, pois não depende de terceiros
  • Há ótimos construtores de sites disponíveis, com centenas de temas profissionais e versões otimizadas para celulares e tablets
  • custo é baixo, ainda mais considerando que você mesmo poderá manter o site atualizado. Algumas empresas ainda permitem que você experimente o criador de sites grátis, como a Wix.com
  • A hospedagem é gratuita e vem incluída no plano do criador de sites

Contras:

  • É preciso investir tempo na criação e publicação do site
  • Uma vez que tenha criado o site em uma ferramenta,  ficará dependente dela. Isso não chega a ser um problema, mas significa que, se um dia trocar de empresa, terá de reconstruir o site em outra plataforma ou ficar com o site sem possibilidade de atualização
  • As funcionalidades avançadas são limitadas e dependem da ferramenta contratada

2. Criar um site no WordPress (ou em uma ferramenta semelhante)

Criar um site por conta própria usando a plataforma WordPress é totalmente possível e muito comum (o WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo), mas requer algum conhecimento técnico, que pode ser compensado com a ajuda de terceiros ou de tutoriais na internet.

Por ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress é gratuito e constantemente aperfeiçoado por uma grande comunidade de desenvolvedores de todo o mundo. Criado inicialmente para blogs, hoje o WordPress é versátil e atende muito bem sites corporativos e até lojas virtuais.

wordpress painel administrador

Prós:

  • Ferramenta de qualidade excelente e gratuita
  • Possibilidade de customização avançada do seu site
  • Liberdade para levar seu site para qualquer hospedagem, sem nenhuma complicação
  • Ferramenta sempre atualizada – o WordPress faz atualizações regulares de interface e segurança
  • Você terá a sua disposição milhares de temas WordPress gratuitos ou pagos, número muito maior do que as opções oferecidas no criador de sites
  • Você terá milhares de plug-ins disponíveis para adicionar ao seu site

Contras:

  • A instalação e a criação de um site no WordPress exigem um conhecimento técnico intermediário
  • A interface é muito boa, mas menos intuitiva que o criador de sites
  • A personalização de temas em geral requer conhecimento em HTML e/ou CSS

3. Contratar um profissional ou agência

Web designer

Uma solução alternativa ao estilo “Faça você mesmo” é a contratação de uma empresa ou web designer para construir o seu site para você. Apesar de ser uma opção mais cara, há vantagens que tornam essa opção interessante, como a economia de tempo e a certeza de que seu site ficará do jeito que você quiser.

Contratar um web designer ou agência para criar o seu site pode custar entre centenas até milhares de reais, dependendo do escopo do trabalho e da plataforma que ele utilizará para criar o seu site.

Prós:

  • Você economizará o seu tempo, pois deixará com o profissional o trabalho de criação e publicação do site
  • Você terá um site profissional, pois ele terá sido construído por um especialista
  • Variedade de opções no uso da ferramenta. Ele poderá criar o seu site no criador de sites, no WordPress ou em qualquer outra ferramenta que você escolher

Contras:

  • Esta opção é a mais cara entre todas
  • Você dependerá do profissional para fazer cada atualização, caso ele não entregue a ferramenta customizada para você mesmo atualizar
  • O prazo de entrega poderá ser mais longo, dependendo da disponibilidade do fornecedor

Conclusão: escolha a melhor opção para o seu site

Se você planeja construir um site customizado e com funcionalidades avançadas, poderá optar pelo WordPress, e dependendo do seu conhecimento técnico, fazer sozinho ou com a ajuda de um web designer. Por outro lado, se você deseja criar um site por conta própria, de forma rápida, barata e com uma aparência atraente e profissional, o criador de sites pode ser a melhor alternativa.

Com qualquer uma das opções acima e um pouco de dedicação, você terá um site atraente e que trará um ótimo retorno para o seu negócio!

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

6 Comentários

  1. Junior

    Olá ,
    Ja tenho um site no Wix, plano premium. Um empresa de MK propos começar outro, desde o inicio, no WordPress para ficar mais evidente nos buscadores do Google. Isto procede?

    Responder
    • Tathiana Sobroza
      Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Junior!

      A resposta é “teoricamente sim”, mas não é uma regra, já que depende de vários fatores. O WordPress é a ferramenta mais amigável para os buscadores, mas ela não faz isso sozinha. O posicionamento dependerá de um bom trabalho de SEO, que é como se chama o conjunto de boas práticas para garantir uma boa indexação no Google. Para você ter uma ideia, além dos aspectos estruturais do site, é preciso ter conteúdo relevante, um site que carregue rapidamente, que possua certificado SSL, que possua versão para celulares, entre outras coisas. O posicionamento nos buscadores também será influenciado pela competitividade do segmento em que atua e para quais palavras-chave você está tentando se posicionar.

      Portanto, eu diria que o WordPress é a melhor opção, desde que todos esses aspectos sejam levados em consideração. Nosso site é em WordPress, e para estarmos bem posicionados, dedicamos bastante tempo para mantê-lo otimizado e atualizado. Sobre o Wix, é uma ferramenta que já melhorou muito a questão do SEO. Se bem trabalhado, talvez atenda às suas necessidades. Só não posso te garantir, porque depende mais do seu objetivo e recursos disponíveis para isso.

      Falando em visibilidade no Google, caso tenha um negócio local, não deixe de cadastrá-lo no Google Meu Negócio, pois isso aumentará sua visibilidade nas pesquisas locais. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉