Criar site grátis: conheça 10 ferramentas

como criar site grátis

Planejando criar um site grátis, mas não sabe por onde começar? Neste artigo nós trazemos 10 ferramentas gratuitas de criação de sites para você conhecer e escolher. Confira a lista!

Wix – nosso favorito!

O Wix é uma das melhores ferramentas de criação de sites grátis do mercado. Moderno, flexível e fácil de usar, o Wix conta com centenas de temas profissionais e adaptados para celulares.

Criar um site grátis no Wix é bem simples e rápido. Você se cadastra e na mesma hora já começa a construir o seu site. Você pode publicar quantos sites desejar, gratuitamente, e se quiser tornar seu site mais profissional, pode contratar um dos planos oferecidos pela empresa. Dentre as opções pagas está o e-commerce.

A versão grátis do Wix tem algumas limitações, como em qualquer criador de sites grátis. Por exemplo, eles exibem anúncios do Wix no seu site e ele só pode ser hospedado no subdomínio do Wix. Apesar disso, é uma ferramenta excelente e que está sempre lançando novidades.

Criar site grátis no Wix

Webnode – ótima opção

Bastante recomendado para quem está começando, o Webnode possui uma ferramenta de edição intuitiva e simplificada. Também dispõe de mais de 50 templates responsivos, ou seja, adaptados aos dispositivos móveis. Diferentemente de muitos criadores de sites gratuitos, o Webnode não exibe propaganda e permite importar um domínio já existente. O único porém é que ele funciona como um redirecionamento para o subdomínio do Webnode.

As funcionalidades de blog e e-commerce são muito antigas e ultrapassadas, então o mais indicado é usar o Webnode apenas para criar sites. Aliás, isso ele faz muito bem.

Criar um site grátis no Webnode

Weebly – ótima opção

O Weebly também possui uma versão gratuita e é bastante simples de usar. Os temas são bonitos, responsivos e é possível criar quantos sites quiser na mesma conta. O plano gratuito do Weebly permite até 10 páginas e há um limite de armazenamento de 500MB.

A versão grátis do criador também traz a marca Weebly e fica hospedado no endereço do Weebly (subdomínio), além de outras restrições. Apesar das limitações, que toda as ferramentas têm na versão gratuita, o Weebly é um criador de sites ótimo, que vale a pena experimentar!

Criar site grátis no Weebly

Yola

O Yola é uma ferramenta bem conhecida e utilizada no Brasil. Apesar de não ser a mais flexível e simples de usar, ela conta com 10 temas responsivos e permite 2 sites gratuitos por conta.

A versão gratuita do Yola vem com limite de 3 páginas, largura de banda e armazenamento de 1 GB e subdomínio Yola. Por outro lado, eles não veiculam nenhum anúncio no site dos usuários. É uma ferramenta um pouco mais limitada do que as anteriores, mas cumpre sua finalidade.

Criar um site gratuito no Yola

Strikingly

O Strikingly conta com uma versão gratuita e oferece 10 temas responsivos, ou seja, que funcionam perfeitamente em qualquer dispositivo. A ferramenta, que está disponível apenas em inglês (e outros idiomas), é um pouco limitada e parece voltada para sites de uma página, que predominam entre os temas oferecidos.

A ferramenta permite sites ilimitados, mas possui uma limitação de banda de 5 GB por mês e subdomínio Strikingly.com.

Criar site grátis no Strikingly

IM Creator

Esta empresa conta com duas ferramentas: a XPRS e a versão clássica IM Creator. A primeira é bem moderna e só está disponível para teste gratuito. O criador de sites IM Creator, por sua vez, é a ferramenta mais conhecida e antiga da empresa. Ela é fácil de usar, mas muito antiga e não possui o recurso arrastar e soltar, muito usado nos criadores de sites atuais.

Centenas de temas estão disponíveis, e eles até são bonitos, mas não possuem versão mobile, nem são responsivos. Também é possível criar quantos sites quiser gratuitamente, mas eles são publicados no subdomínio IM Creator. Por fim, está disponível somente no idioma inglês.

Criar site grátis no IM Creator

Jimdo

O Jimdo, no seu plano free, oferece recursos básicos, tal como outras ferramentas do gênero. É uma ferramenta um pouco limitada e não está disponível em português, o que também é uma desvantagem. Como ponto positivo, eles oferecem 15 temas responsivos e recursos de blog, formulários e outros, mesmo na versão grátis.

O armazenamento da versão gratuita do criador de sites é de 500 MB e ele vem com anúncios e subdomínio do Jimdo. As funções de SEO também são mais restritas do que nos planos pagos.

Criar site gratuito no Jimdo

DudaOne – ótima opção

O DudaOne é um excelente criador de sites e também oferece uma versão gratuita. Um dos seus diferenciais é o importador de conteúdo, que cria seu site automaticamente a partir de conteúdos seus já publicados em outros sites e páginas do Facebook. É um recurso muito útil e que facilita o processo de criação do site.

O Duda oferece mais de 70 temas responsivos e possui um design moderno e profissional. A ferramenta é fácil de usar, bastante flexível e seu ponto fraco é que ainda não está disponível em português. Se inglês não é um problema para você, vale a pena experimentar o Duda!

Criar site grátis no DudaOne

Blogger

O Blogger é um dos dinossauros da internet. Lançado em 1999, foi comprada pelo Google em 2003, e ajudou a cunhar o termo “blogueiro” mundo afora.

Atualmente, a ferramenta está restrita à criação de blogs, ou seja, não se pode esperar os mesmos recursos de criação de sites presentes em outras plataformas similares. Apesar disso, pode ser a maneira mais prática e rápida de criar e configurar, em poucos minutos, o seu próprio blog. É possível configurar um domínio próprio, que pode ser registrado em qualquer empresa, para utilizar gratuitamente no seu Blogger.

Para começar, você precisa apenas ter uma conta no Gmail.

Criar site grátis no Blogger

WordPress.com – ótima opção

O WordPress é ao mesmo tempo um clássico e uma ferramenta de vanguarda. Lançado em 2003, a plataforma encontra-se em franco crescimento, estando presente em 26% de todos os sites da internet.

Contando com uma comunidade gigantesca, que contribui com o aperfeiçoamento do sistema e com a criação de novos temas e plugins, o WordPress possui uma gama de templates – gratuitos e pagos – muito grande, tendo como destaque a versatilidade e as possibilidades de customização.

A plataforma pode ser utilizada gratuitamente através do WordPress.com, onde também são disponibilizados upgrades e outras funcionalidades, pagas à parte. Vale a pena conferir também a opção instalada. Para mais informações sobre a ferramenta, leia o artigo WordPress.com e WordPress.org: entenda a diferença.

Criar conta grátis no WordPress.com

Comparativo criadores de sites

Criar site grátis vale a pena?

A resposta é depende. Os criadores de sites grátis são muito úteis para quem precisa de um site, mas não tem como investir. Imagine como seria se todos os sites na internet tivessem que ser pagos? Certamente deixaríamos de conhecer sites interessantes, de pessoas comuns, que não tinham a pretensão de transformar seu site em um projeto profissional.

Outra utilidade do criador de sites grátis é que ele permite que as pessoas experimentem as ferramentas antes de contratá-las. É uma forma de criar um site sem risco e escolher o melhor criador de sites no final.

Claro que, se você tiver recursos, recomendamos que invista em um site, pois você terá muito mais possibilidades e seu site terá mais visibilidade e chance de sucesso. E acredite, não é preciso gastar muito para ter um site profissional. Os próprios criadores de sites oferecem planos superiores que permitem que você tenha um site profissional, sem pagar muito por isso. Para saber quanto é preciso investir, veja nosso post: Quanto custa ter um site.

Conclusão

O mercado de criadores de sites é bastante vasto. Com diversas opções, inclusive gratuitas, o usuário pode desenvolver seu próprio site de forma rápida e prática, sem precisar de nenhum conhecimento técnico.

Sobre optar por criar um site grátis ou utilizar uma ferramenta paga, cabe a cada um analisar as demandas dos seus projetos e definir se um plano gratuito já lhe satisfaz, ou se é necessário pagar um pouquinho a mais por ferramentas mais avançadas.

Esperamos que com a nossa lista você consiga criar seu site grátis, mas se tiver algumas dúvida, deixe um comentário pra gente! Será um prazer poder ajudar. 🙂

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

2 Comentários

  1. Adilma

    Bom dia!
    Otima materia… amei!
    Hoje tenho yola mas quero
    criar no wordpress.org pra migrar por onde começo rs??? e como faço pra ficar apenas com a hospedagem deles (yola)?
    att
    obg

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Olá, Adilma! Que bom que gostou, obrigada. 🙂
      Para usar o WordPress.org você precisará de uma hospedagem, mas a do Yola infelizmente não servirá. A hospedagem do Yola é usada somente para hospedar os sites criados nessa ferramenta. Da mesma forma, infelizmente não será possível migrar o seu site, pois são plataformas diferentes. Nesse caso, você precisará recriar o seu site no WordPress. Caso tenha um domínio próprio, também precisará fazer o apontamento para a nova ferramenta, para evitar que seu site fique fora do ar.

      Responder

Deixe um comentário