7 coisas para fazer antes de criar o seu site

7 coisas para fazer antes de criar o seu site
Decidiu criar o seu site? Parabéns, você tomou uma decisão acertada! Atualmente é muito importante estar presente na internet, afinal cada vez mais pessoas estão lá. Além disso, ter um site é fundamental para qualquer empresa, por menor que seja. Não estar na internet é não aproveitar as oportunidades de relacionamento com seus clientes, e principalmente, de vender mais!

Agora que você tomou a decisão, será que está preparado para começar? O processo de criação de um site pode variar bastante em complexidade. Por isso, um bom planejamento é fundamental e pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Separamos aqui alguns itens importantes que você precisa levar em conta antes de começar a criar o seu site. Para facilitar o entendimento, resumimos os itens a seguir no infográfico abaixo:

7 coisas para fazer antes de criar um site infografico

1. Escolha o domínio do seu site

Escolha o domínio
Para criar o seu site, você precisará de um domínio (ex: www.minhaempresa.com.br), que funciona como o endereço da sua empresa na internet. Se a sua empresa já existe, o melhor domínio será o próprio nome da empresa. Mas e se o negócio estiver começando? Neste caso, ao avaliar os possíveis nomes para a sua empresa, pense em como ele ficará no endereço do seu site. Procure escolher um nome fácil de escrever e pronunciar, e de preferência curto. Afinal, você não quer correr o risco de não ser encontrado pelo seu cliente, quando ele te procurar na internet, não é verdade?

Ao escolher o domínio ideal para você, é necessário conferir se ele está disponível para registro. Cada endereço é único, então é preciso se certificar que o endereço ainda não tem dono. Para isso, você pode acessar o site do Registro.br, entidade responsável por todos os domínios nacionais, ou acessar uma empresa de hospedagem de sites, como a GoDaddy ou a UOL Host, para consultar a disponibilidade de domínios nacionais (ex: .com.br) e internacionais (ex: .com).

registro.br

Uma vez que o domínio for consultado, se ele estiver disponível, você poderá contratá-lo imediatamente. Não é preciso ter um site para registrar um domínio. Na verdade, muitas pessoas registram domínios para ideias de negócio futuras, garantindo que ninguém registre na sua frente. Então, se você tiver uma boa ideia, aproveite e registre seu domínio o mais rápido possível! 🙂

Para ver o passo a passo do registro de domínios, leia o artigo: Como registrar um domínio

2. Pesquise os sites da concorrência

Pesquise sites da concorrência
Agora que você já tem o domínio, é hora de estimular a criatividade. Afinal, você precisa estar preparado para criar o seu site. Uma boa forma de começar é ampliar o seu repertório visual, fazendo uma pesquisa da concorrência. Pesquise na internet outros sites do mesmo segmento e veja o que eles estão fazendo. A ideia não é copiá-los, e sim identificar pontos positivos e usá-los como inspiração para fazer um site ainda melhor e único para a sua empresa.

Para iniciar a pesquisa, acesse o Google e busque pelos nomes das empresas que você conhece, mas também por palavras-chave relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você faz bolos para festas, procure no Google por “bolos de casamento”, “bolos de 15 anos” etc.. Você encontrará empresas que não concorrem com você, pois estão geograficamente distantes, mas que podem trazer ótimas ideias para o seu site. Inclusive, eles não estão nas primeiras posições do Google à toa. Significa que eles são relevantes para o público que pesquisa este tipo de palavra.

Ao visitar cada um desses sites, anote o que você gostou ou achou interessante, e que seria útil no seu site. Talvez uma página de fotos, ou quem sabe um formulário de contato. Talvez uma tabela com a lista de bolos e preços para encomenda. Anote tudo, pois você precisará dessas informações para seguir para a próxima etapa.

3. Planeje a estrutura do site

Planeje a estrutura do site
Uma vez que já tenha a bagagem de referências e a lista de itens que você considera importante, é hora de definir a estrutura do seu site, que inclui as páginas ou seções que ele terá.

Algumas páginas estão presentes na maioria dos sites, como: “home”, “sobre” ou “quem somos”, “produtos” ou “portfólio” e “contato”. No entanto, cada negócio possui características próprias, portanto considere inserir páginas adicionais que sejam importantes para o seu público.

Dica: comece a criar o mapa do site listando as páginas em uma folha ou bloco de notas mesmo. Se sentir que precisa de algo mais visual, use um programa que faça isso por você, como o Power Point.

4. Escreva o texto das páginas

Escreva o texto das páginas
O texto é um dos itens mais importantes de um site e frequentemente não recebe a devida atenção. A maneira como você se apresenta na internet pode atrair ou afastar os clientes, por isso é fundamental dar atenção ao conteúdo e à escrita.

Use uma linguagem clara e fácil de entender, de modo que os visitantes saibam rapidamente o que você tem a oferecer e por que deveriam comprar o seu produto ou ideia.

Utilize as seções do site que você definiu na etapa anterior e crie seu texto com base nisso. O processo fica mais fácil e você evita o risco de escrever muito ou pouco. Se surgir uma ideia nova nesta etapa, não tem problema. Volte na estrutura do site e adicione uma nova seção, se necessário. Esta é a vantagem de fazer o planejamento: você pode aperfeiçoar a sua ideia e colocá-la em prática quando tiver tudo pronto.

Dica 1: evite textos muito longos e alterne com imagens atraentes sobre o assunto.

Dica 2: faça a revisão gramatical dos textos antes de publicá-los no site. Erros de português podem espantar potenciais clientes e manchar a imagem do seu negócio. Se preferir, conte com a ajuda de um profissional para redigir ou revisar os textos.

5. Selecione as imagens

Selecione as imagens para o site
Ao criar o seu site, o uso de imagens é fundamental e a escolha delas deve ser feita com atenção. Se possível, utilize fotos originais de qualidade, como fotos da sua empresa, dos seus produtos ou serviços, da equipe e tudo mais que você considerar importante para o seu público.

Para as imagens de apoio do site, você pode contar com diversos bancos de imagem na internet (veja 11 bancos de imagens gratuitos aqui). Nesses bancos você encontra fotos e ilustrações de todos os tipos e pode comprar imagens de alta resolução por preços bem acessíveis. Dependendo da plataforma que você utilizar para criar o seu site, terá acesso a um acervo de imagens gratuitas, como no criador de sites, por exemplo.

Não recomendamos que você utilize imagens do Google, pois elas possivelmente têm direitos autorais. Este cuidado te poupará de dores de cabeça no futuro e você ainda evitará ver fotos suas repetidas em vários sites.

O seu site é como a sua empresa, só que na internet. Por isso, é importante criar um site visualmente atraente e manter o seu conteúdo organizado e atualizado. Assim os clientes se sentirão bem e retornarão ao seu site.

6. Defina a ferramenta ideal para criar o seu site

Defina a ferramenta ideal
Você já tem quase tudo para criar o seu site, mas ainda falta um passo importante: decidir a plataforma de criação do seu site. Você pretende criar um site por conta própria e não tem conhecimento técnico? Se sim, um criador de sites pode ser a melhor opção para você. Você tem conhecimento técnico ou planeja contratar um web designer ou agência para fazer o seu site? Que tal criar o seu site em WordPress? Se você está na dúvida, leia o artigo sobre contratar um profissional ou criar um site por conta própria. Ele pode te ajudar a tomar esta decisão final.

7. Avalie a necessidade de uma hospedagem

Avalie a necessidade de uma hospedagem
Ao decidir pela ferramenta de criação de site ou pela contratação de um profissional, o passo final será avaliar a hospedagem do seu site. Se optar por um criador de sites, não precisará se preocupar com este item, pois a hospedagem está incluída no plano. Se, por outro lado, você decidir criar o seu site em uma plataforma externa como o WordPress, precisará de uma hospedagem de sites.

Para conhecer as principais empresas de hospedagem do Brasil e do mundo, confira nosso ranking de hospedagem. Nele você conhece um pouco mais sobre cada empresa e aprende o que analisar para escolher a melhor hospedagem para o seu site.

Boa sorte com seu site! Qualquer dúvida, deixe um comentário que te ajudaremos! 🙂

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário